Sunteți pe pagina 1din 2

DICAS DO GELADO, ou Gelak...

PRA REDAO: Segue a tudo o que o gelak j postou aqui mesmo no tpico, e que agora vai cobrar de vocs. ---------------------------

Atendendo a pedidos, e sem cobrar, abaixo listarei a receita para uma redao nota mxima:

a dica a seguir para uma redao de 30 a 60 linhas.

1) no invente. Se no pedir para por o ttulo, no ponha. 2) No use, jamais a primeira pessoa do singular. 3) SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE, para uma redao de 30 a 60 linhas, escreva, no mximo, 40 linhas. O professor que for corrigir j vai comear *&%+ da cara a ter de corrigir redaes longas. Alm do que, quanto mais escrever maiores as chances de errar. O corretor no quer saber de seus esdrxulos pensamentos longos. Fale $@#%&, mas fale pouco. 4) SEMPRE SEMPRE SEMPRE faa a seguinte estrutura: .....uma introduo, com 6 ou, no mximo, 7 linhas. .....APENAS dois pargrafos de desenvolvimento, com 10 a 12 linhas. .....uma concluso, com 7 a, no mximo, 9 linhas. Ou seja, sua redao ter 4 pargrafos apenas. Introduo+desenvolvimento 1+desenvolvimento2+concluso. Quanto ao contedo: ----na introduo, defina, de forma geral, o tema. Apenas defina. Mais nada. Exemplo: O tema "a violncia". Entao comece sua redao definindo: " a violncia ....." uma definio simples. Concisa.. sem palavras difceis nem palavras excessivamente comuns. exemplo:

"A violncia um grave problema social. Ela destri os valores....etc....etc..."


V assim at, no mximo 7 linhas. No passe disso. faa frases pequenas. No tenha medo de usar o ponto final bastante. Na dvida, entre ponto, virgula e ponto e vrgula, use sempre o ponto. Ainda na introduo, na ltima linha da introduo, faa uma chamada para os dois desenvolvimentos.

Ainda seguindo o exemplo acima, definindo violncia, poderia usar a ltima frase como assim: "a violncia destris os valores da sociedade e colabora para a perpetuao das disparidades sociais".
Veja que esta frase possui dois ncleos: destruir valores da sociedade ..e.. perpetuao das disparidades sociais. Estes dois ncleos sero os ncleos de cada pargrafo dos desenvolvimentos. no pargrafo 2 (desenvolvimento 1), use o primeiro ncleo: destruir os valores da sociedade. Fale apenas sobre isso. Cite, se for o caso, exemplos. Explique o que isso. (no esquea que o pargrafo, obrigatoriamente, deve ter de 10 a 12 linhas) no terceiro pargrafo (desenvolvimento 2) use o outro ncleo: "perpetuar disparidades sociais". Fale sobre isso, defina isso. Cite exemplos. No esquea, tambm de 10 a 12 linhas. Finalmente o 4 e ltimo pargrafo, concluso. Volte ao tema inicial, agora dando a sua pessoa definio para isso, e mostrando uma possvel soluo para o problema. (cuidade com o mximo de 7 a 9 linhas. Pronto.... aps fazer a redao d uma lida novamente. Substitua palavras que vc tem dvida na ortografia por sinnimas.

Passe a limpo, respeitando alinhamento (deixe sua redao "justificada", usando uma linguagem de informtica").

Cuide com a vrgula. Na dvida em por ou no vrgula, insira uma expresso que assim vc no ter dvida.
Exemplo..vc tem a frase.. "A violncia destri os valores com uma fora insupervel" Vc acha que pode haver uma vrgula "A violncia destri os valores, com uma fora insupervel". Pegue e desloque a expresso... "A violncia, com uma fora insupervel, destri os valores" ou insira uma expresso estranha, "a violncia destri os valores, usando da prpria natureza humana, com uma fora insupervel". copirght, gelak, todos os direitos reservados. proibida a publicao ou cpias, salvo se citado a fonte e o autor.

Enfim , amigos e secadores, esta uma sugesto de quem, em tres redaes seguidas tirou 5, pelo CESPE.

Forte Abrao

S-ar putea să vă placă și