Sunteți pe pagina 1din 5

A ETIQUETA : smbolo de "controle social" na corte de Luiz XIV Antonio Carlos FRASSONi

UEPG/UNIMEP/CAPES "Cada forma de dominao o reflexo de uma luta social e a concretizao da partilha de poder dela resultante" (Norbert Elias). ii" Resumo: Como pressuposto terico deste trabalho, utilizamos o conjunto de obras de Norbert Elias, priorizando a Sociedade de Corte, na busca de elementos que favoream uma compreenso das interdependncias, sociedade, poder e controle social que instalaram-se no reinado de Luiz XIV, enfocando a etiqueta como smbolo de controle social, tendo como principal estrutura de organizao o cerimonial do palcio, atravs do qual o rei podia controlar as emoes, tenses e estabelecer os valores de prestgio hierarquizado na corte, fazendo crescer a interdependncia entre o rei e os nobres. Esta anlise feita em dois momentos, traz em primeiro plano a funo da etiqueta como instrumento de dominao e num segundo como instrumento de controle social objetivando encontrar a essncia da relao do rei para com os nobres. Unitermos: Histria, controle social, etiqueta, sociedade cortes. Summary: About theoretical presupposition of this work, we use the group of works of Norbert Elias, prioritizing the Society of Court, searching of elements that favor interdependencies, understanding society, cannot and social control that settled in Luiz XIV reign, focusing the label as symbol of social control, I tend as main organization structure the ceremonial of the palace, throughout which the king could control the emotions, tensions and to establish the values of nested prestige in the court, making to grow the interdependence between the king and the noblemen. This analysis done in two moments, brings in first plan the function of the label as dominance instrument highlighting and in a second one as instrument of social control objectifying to find the essence of the king's relationship to the noblemen. Abstract: History, social control, labels, courtly society.

A histria tem demonstrado, ao longo dos tempos, que os fatos sofrem variaes de um perodo ao outro, de sentidos intencionais ou no, estabelecendo novas configuraes to complexas, suscetveis de diferentes interpretaes, que merecem ser analisadas e entendidas. Entre estas configuraes, um fato que merece receber um exaustivo estudo, j h algum tempo, expondo a sua evoluo histrica, as circunstncias e as vrias formas de ligao e de associaes de como se fez presente na histria da humanidade, o perodo que corresponde ao reinado de Luiz XIViii. J no faltam autoresiv que analisam o perodo referente ao reinado de Luiz XIV, possibilitando novos entendimentos, o que faz com que ele seja considerado um dos mais significativos nos campos da pesquisa, por considerar a importncia deste rei no contexto cultural, poltico e administrativo, demonstrando a sua relevncia para histria da Frana e, por conseguinte, de toda a humanidade. Um dos principais analistas contemporneos desta sociedade Norbert Eliasv que, com observaes fundamentadas numa reflexo sociolgica, rompeu com as idias pr-estabelecidas, inserindo neste contexto elementos inovadores para constituir um novo eixo histrico de abordar este perodo, criando assim premissas imprescindveis para este nosso estudo. As determinantes apontadas por Norbert Elias tendem a mostrar as mais variadas formas de existncia e de desenvolvimento entre os indivduos na sociedade da corte, pois, "[...] foi nessa sociedade de corte que se formou o elenco bsico de modelos de conduta que, depois, fundidos com outros e modificados de acordo com a posio dos grupos que os adotavam, difundiu-se, junto com a compulso a utilizar o esprito de previso, por crculos de funes constantemente maiores".vi O modelo Elisiano de anlise, por sua prpria natureza, encontra espao que suscita uma complexa relao do rei com os membros da corte, com diversos graus de intensidade. Para Norbert Elias, "a imensa rede humana que Luiz XIV governava tinha um 'momentum' prprio e um centro de gravidade tambm prprio, que ele era obrigado a respeitar"vii (sem destaques no original) na medida em que se apresenta como estrutura configuracional desta sociedade que demarcou um modelo prprio de governo. Entre estas, encontram-se a funo social do rei, as suas relaes com a corte e, em especial, a busca de uma estabilidade e controle poltico feita atravs do uso do cerimonial que a nosso ver pode ser considerado como o "centro de gravidade" de todos os atos inerentes a Luiz XIV no dia-a-dia da corte.

Elias demonstra tambm que o poder de Luiz XIV decididamente de controle sobre as emoes, tenses, estabelecendo valores de prestgio hierarquizado e de insegurana entre os nobres, pois ao mesmo tempo que os nobres "eram amigos, aliados ou parceiros em potencial; e, ao mesmo tempo, adversrios, concorrentes ou inimigos em potencial"viii, demonstrando assim toda a fragilidade da estrutura social vivida na corte. As inovaes implantadas por este sistema de governo tornou-se significativa, pois os nobres buscavam ficar prximo do rei e automaticamente de seus interesses, tais como a manuteno do cargo, da posio de nobre entre outras, transformando o palcio real em centro oficial da corte e smbolo de poder, servindo inclusive de alojamento para os nobres, salvo poucas excees, com uma pluralidade de intenes manifestadas de vrias formas, a qual podemos considerar desde o ficar somente prximo ao rei at a servi-lo como um dos serviais do palcio. Neste sentido, as causas e necessidades de ter um ordenamento administrativo-poltico centrado na pessoa de Luiz XIV, fez-se necessrio estabelecer cdigos de conduta e de controle especficos para cada momento, indo alm das limitadas e modestas exigncias que se faziam presentes na corte. Este ordenamento diretivo de organizao tem no "cerimonial do palcio" a sua principal estrutura para conferir o mximo de funcionalidade, adotando uma concepo orgnica que objetivasse garantir a ordem e as exigncias dos valores ideolgicos que permeavam a vida social da corte. Com referncia ao cerimonial, no contexto das observaes levantadas por Norbert Elias, devemos admitir que Luiz XIV, apesar de no ter sido o seu idealizador, foi o soberano que mais soube aproveita-lo para consolidar a sua posio de governante supremo da sociedade cortes, em razo que todo sistema governamental se fundamentava em sua pessoa. O modelo de controle implantado pelo rei atravs das mltiplas conexes estruturais organizativa do cerimonial teve na "etiqueta" um meio, de maior abrangncia, com caractersticas e competncias prprias, pelo qual Luiz XIV podia controlar, dominar e manipular todos os membros da corte. Tanto era a sua importncia, que a mesma demarcou as classes sociais e as posies hierrquicas, instalou conflitos, divergncias e presses, fazendo crescer a interdependncia entre o rei e os nobres. Cerimonial e etiqueta tornaram-se um movimento contnuo dentro da sociedade cortes. Neste mbito podemos visualizar o fenmeno "etiqueta", que de um simples ato do cerimonial sem valor sociolgico, transforma-se, no contexto Elisiano de anlise da sociedade da corte, provocando uma nova orientao para entender as relaes existentes entre o rei e a corte, fazendo com que a mesma assuma uma funo histrica - simblica de maior alcance e destaque na corte. Luiz XIV, ao referir-se sobre a etiqueta em suas Memrias, demonstra claramente os objetivos a qual esta servia em seu governo, ao afirmar:
Enganam-se grosseiramente aqueles que pensam que no passam de questes de cerimnia. Os povos sobre os quais reinamos, no podendo penetrar no mago das coisas, fazem juzo pelo que vem de fora e quase sempre a partir de precedncias e das posies hierrquicas que medem seu respeito e obedincia. Como importante para o pblico ser governado por uma s pessoa, tambm, e importante para ele que aquele que desempenha essa funo esteja de tal modo acima dos outros que ningum possa confundir ou comparar com ele e no se pode, sem lesar todo o corpo de Estado, retirar sua cabea os sinais de superioridade, e mesmo os mais nfimos, que a distinguem dos seus membros."ix

Contextualizando esta afirmao de Luiz XIV, a "etiqueta", assim, mesmo demonstrando ter o escopo de satisfazer as necessidades, a preservao de privilgios e os caprichos existenciais do rei, traz em si outros "momentuns" em seu contexto, principalmente o de dominao e de controle social, que a nosso ver contriburam para pr em relevo a forma pela qual a sociedade da corte manteve a sua estrutura organizacional de poder. Entender a maneira como este exercia o controle de todas as aes na sociedade cortes, tendo como eixo a disputa pelo poder, um trabalho interessante, na medida que se aprofundam os estudos e passa-se a observar como a "etiqueta" tornou-se o ponto de referncia de todas as possveis configuraes estabelecidas na sociedade francesa, projetando concretamente a vida de cada membro da corte na comunho de seus interesses, no servindo somente como uma mediao social entre rei e sditos. Ao aceitar esta interpretao, devemos faze-lo em dois momentos que relacionam entre si. Num primeiro momento, como instrumento de dominao, demonstrada pela sua concreta realizao e o seu mximo desenvolvimento na medida que a "[...] monarquia chega a seu maior poder na fase histrica em que a nobreza em decadncia j est obrigada a competir de muitas maneiras com grupos burgueses em ascenso, sem qualquer um dos lados possa derrotar inapelavelmente o outro"x. A forma centralizada de poder praticada por Luiz XIV, dentro de uma concepo que imps a si prprio como princpio e fim de todas as aes na corte, obrigou o rei a criar instrumentos de controle da sociedade que agissem como forma de dominao e conduzissem para uma estabilizao poltica. Ao aceitar a tese, a respeito da etiqueta como um hbil instrumento de dominao, antes de ser somente um instrumento do cerimonial sem influncia qualquer, devemos destacar a complexidade que levam para esta afirmao.

Neste tipo de relao existente, o raciocnio elementar, sua prtica se fundamenta no momento que ao lado do homem que pratica o poder, estiver outro que aceite a coero, a dominao, a opresso, a imposio, e condicione o seu comportamento da maneira como tal aquele deseja, quer seja por submisso inconsciente ou por interesses prprios, sem resistncia s determinaes, perdendo assim a sua prpria identidade. Apesar da complexidade com que a rede de submisso ou de interesses pode ser abordada, vital destacar a argumentao trabalhada por Norbert Elias no tocante aos interesses dos nobres em manter o sistema de dominao vigente neste perodo. "O nosso estudo permitiu mostrar as presses a que esto expostas as camadas dominantes e o mais poderoso dos seus representantes, o rei absoluto. Vimos que esto sujeitos a uma autodisciplina permanente, visto que a manuteno de suas altas funes, da sua posio de elite e da sua superioridade face s outras camadas se tornou para eles um fim em si que se sobrepe a qualquer outra considerao"xi. Neste contexto, a dominao adquire suas conotaes inseridas em governos unitrios e totalitrios, limitados politicamente, constitudo de presses e imposies com o objetivo nico de controle e dominao da sociedade. E num segundo momento, como instrumento de controle social, em razo de buscarmos uma configurao social mais abrangente para a sua ao que venha abordar as "relaes ambivalentes entre as camadas sociais de um mesmo Estado, a alternncia entre a dependncia recproca e a hostilidade das vrias camadas sociais , sobretudo no seio de formaes sociais com muitos extratos, onde os vrios grupos combatem simultaneamente em vrias frentes [...]xii (sem destaque no original). Evidentemente que para podermos estabelecer uma interpretao estruturalista da ao controle social etiqueta, dentro do sistema governamental implantado por Luiz XIV, imprescindvel reportarmos primeiramente a uma acepo do significado "controle social", no obstante os entendimentos que deram a sua origem. O termo controle social, em seu aspecto conceitual, tem recebido conotaes e significados polmicos e diferenciados, que na maioria da vezes tem trazido mais divergncias e poucos momentos de convergncia para o seu entendimento nas diversas configuraes que podem instalar em seu redor, desde uma acepo na perspectiva determinista de fora, dominao, repreenso, a qual estamos acostumados a vivenciar, ou quanto para indicar uma relao de harmonia entre o homem para com a sociedade dentro de uma abrangncia social. Com isto podemos verificar que as dimenses do controle social no funcionam como um fato nico e nem uma ao homognea, j que pode ser exercido de forma diferenciada, dentro de uma perspectiva social do homem e utilizar de vrios meios para alcanar os seus objetivos maiores a partir de um delineamento pr-estabelecido para o momento. De acordo com esta acepo, Norbert Elias enfatiza que "o modelo de autocontrole, o gabarito pelo qual so moldadas as paixes, certamente varia muito de acordo com a funo e a posio do indivduo nessa cadeia, e h mesmo hoje, em diferentes setores do mundo ocidental, variaes de intensidade e estabilidade no aparelho de autocontrole que parecem, primeira vista, muito grandes [...]"xiii. Pelo seu papel conflituoso de entendimento buscamos utilizar de Ross, que ao conceituar controle social, estabeleceu um relevo fundamental para a relao controle social-etiqueta ao demonstr-lo em duas acepes: "pela primeira acepo se entendem todos os processos que, ao determinar na interao das relaes entre vrios indivduos, levam a regular e a organizar o comportamento do homem e estabelecem condies de ordem social; pela segunda acepo se entende o controle exercido por um grupo sobre os prprios membros ou por uma instituio ou grupos de presso e classes sociais sobre a populao de uma sociedade ou parte dela"xiv. O desenvolvimento concreto da teoria conceitual de controle social proposta por Ross, apesar de ser ambivalente, a nosso ver, de grande valia para indicar traos que iro distinguir a importncia, o sistema de controle, a abrangncia e o seu significado nesta sociedade, estabelecendo assim, novos paradigmas dentro da conjuntura poltica administrativa da corte de Luiz XIV. necessrio, nesta perspectiva lgica de entendermos o controle social como essencial na relao do rei para com a corte, verificarmos os meios, a estrutura, as normas, valores, graus de intensidade e a forma empregada por Luiz XIV, como quer que fosse, os mecanismos de controle sobre os nobres. Garelli, ao abordar sobre os meios de controle social, assume um delineamento claro ao demonstr-lo como um: "[...] conjunto de meios de interveno, quer positivos ou negativos, acionados por cada sociedade ou grupo social a fim de induzir os prprios membros a se conformarem s normas que a caracterizam, de impedir e desistimular os comportamentos contrrios s mencionadas normas, de restabelecer condies de conformao, tambm em relao a uma mudana do sistema normativo"xv. No menos importante que as estruturas a maneira como este controle social exercido e empregado, Berger apud Garelli sintetiza com muita propriedade algumas dessas aes "[...] dependem de uma socializao bem sucedida; se esta ltima foi realizada adequadamente ento o indivduo que pratica certas transgresses contra as regras da sociedade ser condenado pela sua prpria conscincia, que na realidade constitui a interiorizao dos controles sociais."xvi Um dos fatos que bem demarcam esta posio, constituindo numa fonte inesgotvel de situaes de controle social o cerimonial do levantar do rei, sendo possvel distinguir o prestgio e a hierarquizao da cada nobre, bem como, demarcando com muita preciso o centro de equilbrio da corte.

O acesso ao quarto de dormir, composto por entradas pr-determinadas, o vestir do rei, a prece, enfim cada gesto em seus aposentos determinava com muita probidade a maneira como Luiz XIV governava e mantinha o controle sobre os nobres da corte. Norbert Elias, ao referenciar sobre o ritual do levantar do rei, demonstra ter "interesse em analisar mais de perto essas estruturas porque precisamente em tais contextos que melhor se observam as particularidades das presses que os homens envolvidos em determinadas relaes sociais infligem uns aos outros"xvii, pois em cada gesto do rei estava determinado um valor de prestgio, um agrado, um desagrado que demarcava a condio social de cada um. Esta particularidade da etiqueta de ser um smbolo de controle social possvel visualizar e considerar que esta foi um instrumento bem sucedido e utilizado adequadamente por Luiz XIV, aproveitando dos interesses dos nobres que convergiam para um nico objetivo, a manuteno do seu statuo quo, ou seja, o de centro de poder na corte. Deixamos claro, ao concluir, que a etiqueta serviu para Luiz XIV dominar, espalhar tenses, prestgios, ansiedade, restries aos membros da corte fazendo-a de uma maneira mpar, canalizando todo o poder para a sua pessoa. Da a mxima "Ltat cest moi" - "O Estado sou eu". REFERENCIA BIBLIOGRFICA BOBBIO, Norberto & MATTEUCCI, Nicola & PASQUINO, Gianfranco. Dicionrio de Poltica. 10 ed. Braslia : Editora Universidade de Braslia, 1997. 2 v. ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte. Lisboa : Editorial Estampa, 1987. ELIAS, Norbert. O processo civilizador : uma histria dos costumes. Traduo de Ruy Jurgman. 2 ed., Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1994. 1v. ELIAS, Norbert. O processo civilizador : formao do estado e civilizao. Traduo de Ruy Jurgman. 2 ed., Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1994. 2v. WEBER, Max. Economia e sociedade : fundamentos da sociologia compreensiva. Traduo Regis Barbosa e Karen Barbosa. Braslia : Editora Universidade de Braslia, 1991.

i ii iii

iv v

vi vii viii ix x xi xii xiii xiv xv xvi xvii

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa Norbert ELIAS. A sociedade de corte. 1987. p. 141. Luiz XIV (1638-1715), governou a Frana no perodo de 1661 a 1715, tornando-se o seu principal governante absolutista, auto se denominando "Ltat cest moi" - "O Estado sou eu". O sucesso de seu governo est fundamentado no incentivo a cultura, na reorganizao do exercito, no luxo, nas festas e no cerimonial da etiqueta. Conhecido tambm como o "Rei Sol", edifica o Palcio de Versalhes, onde passa a viver a Corte francesa. Entre estes encontramos: historiadores, economistas, polticos e socilogos. Entre as obras de Norbert ELIAS podemos citar: A Sociedade de Corte. Lisboa : Editorial Estampa, 1987; O Processo Civilizador. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1993 2v. Norbert ELIAS. O processo civilizador. v2. p. 215-16. Ibid. p. 171. Ibid. p. 145. Norbert ELIAS. A sociedade de Corte. p. 92. Norbert ELIAS. O processo civilizador. 2v. p. 152. Norbert ELIAS. A sociedade da corte. p.148. Ibid. p. 150. Norbert ELIAS. O processo civilizador. 2v. p.197. BOBBIO, Norberto. Dicionrio de Poltica. p. 284. Ibid. p. 283 Ibid. p. 284. Norbert ELIAS. A sociedade da corte. p. 61.

Publicado: In 3 Simpsio Internacional Processo Civilizador : Educao, Histria e Lazer. (3. : 11 a 13 de novembro de 1998 : Piracicaba - SP). Anais. Piracicaba : Universidade Metodista de Piracicaba : Ncleo de Histria da Educao Brasileira PPGE/UNIMEP, 1998. Pg. 61/67

S-ar putea să vă placă și