Sunteți pe pagina 1din 2

segunda-feira, 05/08/13 Ambiguidade Ambiguidade a possibilidade de uma mensagem ter dois sentidos.

. Ela geralmente provocada pela m organizao das palavras na frase. A ambiguidade um caso especial de polissemia, a possibilidade de uma palavra apresentar vrios sentidos em um contexto. Ex:

"Onde est a vaca da sua av?" (Que vaca? A av ou a vaca criada pela av?) "Onde est a cachorra da sua me?" (Que cachorra? A me ou a cadela criada pela me?) "Este lder dirigiu bem sua nao"("Sua"? Nao da 2 ou 3 pessoa (o lder)?).

Obs 1: O pronome possessivo "seu(ua)(s)" gera muita confuso por ser geralmente associado ao receptor da mensagem. Obs 2: A preposio "como" tambm gera confuso com o verbo "comer" na 1 pessoa do singular. A ambiguidade normalmente indesejvel na comunicao unidirecional, em particular na escrita, pois nem sempre possvel contactar o emissor da mensagem para question-lo sobre sua inteno comunicativa original e assim obter a interpretao correta da mensagem. Exerccios sobre ambiguidade 01 No h ambiguidade na frase: a) Estivemos na escola da cidade que foi destruda pelo incndio. b) Cmara torna crime porte ilegal de armas. c) Vi o acidente do barco. d) O policial prendeu o ladro em sua casa. 2 Indique a ambiguidade das frases a seguir. a) Joo e Maria vo casar-se . b) Eu e ela viemos de carro. c) O juiz declarou ter julgado o ru errado. d) Comi um churrasco num restaurante que era gostoso. e) No gostei da pintura da minha irm. 3- Reescreva as frases , eliminando as ambiguidades. a) A empregada lavou as roupas que encontrou no tanque. b) Se voc tivesse ido festa com Jos, encontraria sua namorada. c) Voc deve esperar seu irmo e lev-lo em seu carro at o hospital. d) Em casual encontro com Jlia , Pedro fez comentrios sobre os exames. e) Andr foi com o amigo casa do profess f) Tenho um trabalho para entregar ao professor, que me deixa preocupado. g) Estou fazendo um livro para a editora, que me ocupa o dia todo. h) H um ano comprei uma casa com um vistoso porto, que venderei agora.

2. (IBGE) Assinale a opo em que houve erro no emprego do pronome pessoal em relao ao uso culto da lngua: a) Ele entregou um texto para mim corrigir. b) Para mim, a leitura est fcil. c) Isto para eu fazer agora. d) No saia sem mim. . Instruo: Aps ter visto os principais casos referentes ao uso correto do pronome, voc est apto a reescrever os perodos abaixo, corrigindo-os quando for o caso: 01 - "Jamais haver inimizade entre voc e eu ", disse o rapaz lamentando e chorando". 02 - "Venha e traga contigo todo o material que estiver a!" 03 - "Ela falou que era para mim comer, e depois, para mim sair dali." 04 - Polidamente, mandei eles entrar e, depois, deixei eles sentar" 05 - "Durante toda a aula os alunos falaram sobre ti e sobre mim." 07 - "Informamo- lhe que tudo estava bem conosco e com eles." Respostas: 01 - .... entre voc e mim. 02 - ...Traga consigo... 03 - ....para eu comer... para eu sair 04 - ... mandei-os entrar ... deixei-os sair 05 - ...sobre ele... 06 - ... 07 - ...bem com ns

S-ar putea să vă placă și