Sunteți pe pagina 1din 10

4

1 REA Comportamento humano nas organizaes 1.1 Tema Qualidade de vida no trabalho. 1.2 Pergunta-problema A importncia da qualidade de vida no trabalho para o desempenho do funcionrio. 1.3 Introduo Em toda parte do mundo, existem pessoas, trabalhadores, sejam eles, especialistas, operrios, tcnicos, executivos; independente da colocao profissional sofrem conseqncias por atuarem em determinadas reas onde o ser humano no tem importncia. Diante desse fator surgiu, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) que se preocupa principalmente com dois aspectos importantes: o bem-estar do trabalhador e a eficcia organizacional. As empresas com a necessidade de se tornarem cada vez mais competitivas no mercado veio busca da Qualidade Total. E com ela, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que tem como foco o potencial humano e o meio que convive em todos os sentidos. Para Rodrigues (1999) apud Vasconcelos (2001), com outros ttulos e em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfao e bem-estar ao trabalhador na execuo de suas tarefas, a qualidade de vida sempre foi objeto de preocupao da raa humana. Vrios pesquisadores, no sculo XX, contriburam para o estudo em relao a satisfao do indivduo no trabalho. Onde possvel destacar Helton Mayo, cujas pesquisas, so altamente considerveis para o estudo do comportamento humano,

da motivao dos indivduos para obteno das metas organizacionais e da Qualidade de Vida do Trabalhador, principalmente a partir das pesquisas e estudos efetuados na Western Eletric Company (Hawthorne Chicago) no incio dos anos 20, que culminaram com a escola de Relaes Humanas (VASCONCELOS, 2001). De acordo com Albuquerque e Frana (1998) a sociedade vive novos paradigmas de modo de vida dentro e fora da empresa, gerando, em conseqncia, novos valores e demandas de Qualidade de Vida no Trabalho. Albuquerque e Frana (1998) apud Vasconcelos (2001), outras cincias tem dado sua contribuio ao estudo da Qualidade de Vida no Trabalho.
Sade: nessa rea, a cincia tem buscado preservar a integridade fsica, mental e social do ser humano e no apenas atuar sobre o controle de doenas, gerando avanos biomdicos e maior expectativa de vida. Ecologia: v o homem como parte integrante e responsvel pela preservao do sistema dos seres vivos e dos insumos da natureza. Ergonomia: estuda as condies de trabalho ligadas pessoa. Fundamenta-se na medicina, na psicologia, na motricidade e na tecnologia industrial, visando ao conforto na operao. Psicologia: juntamente com a filosofia, demonstra a influncia das atitudes internas e perspectivas de vida de cada pessoa em seu trabalho e a importncia do significado intrnseco das necessidades individuais para seu envolvimento com o trabalho. Sociologia: resgata a dimenso simblica do que compartilhado e construdo socialmente, demonstrando suas implicaes nos diversos contextos culturais e antropolgicos da empresa. Economia: enfatiza a conscincia de que os bens finitos e que a distribuio de bens, recursos e servios deve envolver de forma equilibrada a responsabilidade e os direitos da sociedade. Administrao: procura aumentar a capacidade de mobilizar recursos para atingir resultados, em ambiente cada vez mais complexo, mutvel e competitivo. Engenharia: elabora formas de produo voltadas para a flexibilizao da manufatura, armazenamento de materiais, uso da tecnologia, organizao do trabalho e controle de processos (VASCONCELOS, 2001, p.26).

Diante da ampla contribuio que a Qualidade de Vida no Trabalho oferece, o presente trabalho tem como objetivo investigar sua importncia e benefcios para o ser humano. Para enfocar o tema em questo e atingir os objetivos propostos utilizar-se- como metodologia, pesquisas bibliogrficas e documentais.

1.4 Justificativa e importncia Qualidade de vida o grande tema desse sculo. Muito tem-se debatido e estudado sobre o tema Qualidade de vida no Trabalho. A Qualidade de vida no se resume somente prtica de exerccios fsicos e cuidados com a sade, mas tambm diversos fatores que determinam se uma pessoa leva ou no, uma vida adequada de acordo com seus padres pessoais. Assuntos relacionados como: motivao, auto-realizao humana, segurana, sade, globalizao, tecnologia, costumes e cultura, tambm ajudam na construo de uma idia bsica da Qualidade de Vida no Trabalho. Todos temos grande necessidade de termos sucesso em todos os setores da vida, trabalho, famlia, amigos. O insucesso em um desses setores pode se refletir radicalmente no outro. Um trabalhador fracassado transfere para o trabalho toda a possibilidade de se realizar. Assim, o trabalho assume dimenses gigantescas na vida das pessoas. o que podemos chamar de Qualidade de Vida no Trabalho e Auto Realizao Humana. Neste contexto, perfeitamente pertinente e muito relevante percebermos que a Qualidade de Vida no Trabalho est relacionada no que diz respeito a sentimentos e ambies. Um empregado sempre quer ser parte da engrenagem: trabalhar, dar sugestes, debater idias, ajudar a empresa a crescer. Ningum mais quer ser comparado a um rob que apenas recebe ordens e simplesmente as executa. A empresa que tem o interesse de sobressair e estar dentro dos padres globalizados deve valorizar seu empregado, propiciando seu desenvolvimento, seu nvel de ambiente de trabalho. Ou seja, preocupar-se com a sade, com o bem-estar fsico e emocional. E ainda, dar oportunidade para que ele tenha chances de ascenso profissional. A motivao um instrumento muito importante. E com ela a interao com os colegas de trabalho, criando um ambiente saudvel. Onde existir troca de experincias, no s entre colegas, mas tambm com os superiores.

responsabilidade da gerncia ou dos lderes mais prximos de criar ambientes onde as pessoas se sintam bem. A gerncia ou lderes mais prximos precisam tambm estar demonstrando que as pessoas tem um papel importante na organizao e que outras pessoas contam com elas. O trabalho vital para o ser humano, ele sendo participativo, utilizando potencialidades e talentos, dar mais condies de trabalho adequado, e ter como resultado um aumento da sade mental, fsica e emocional. Assim, o programa de Qualidade de Vida no Trabalho deve atingir todos os nveis, direcionando esforos para a canalizao da energia disponvel para o comprometimento humano. 1.5 Objetivos 1.5.1 Objetivo geral Atravs da pesquisa, demonstrar que atravs da implantao de um sistema de qualidade de vida no trabalho nas empresas possvel beneficiar os funcionrios, os quais so os maiores responsveis pelo crescimento e bom desenvolvimento das mesmas. 1.5.2 Objetivos especficos Descrever os fatores que influenciam a Qualidade de Vida do trabalhador; Analisar as condies do ambiente de trabalho; Verificar as percepes dos funcionrios diante do ambiente em que trabalham; Avaliar at que ponto a Qualidade de Vida no Trabalho influencia na produtividade da empresa. 1.6 Hiptese

A qualidade de vida est diretamente ligada no trabalho, ou seja, quanto maior a qualidade de vida no trabalho, maior a qualidade de vida do indivduo. Pois, o indivduo passa a maior parte de seu tempo trabalhando. nessa hora que experimenta diversos tipos de emoes, sejam elas boas e ruins. E tambm tem oportunidade de viver situaes que dentro de casa no teriam como viver. Para que aja uma melhoria da qualidade de vida do trabalhador necessrio se buscar a valorizao do bem mais valioso que ela possui, isto , o seu capital humano, com vista tambm na valorizao da coletividade. Pois, o trabalho em equipe garante resultados mais positivos, desde que se respeite a individualidade e as limitaes de cada colaborador.

2 REVISO DE LITERATURA

Nos dias de hoje a qualidade de vida das pessoas de um modo geral est relacionada a um conjunto de fatores que envolvem duas categorias. A primeira considerando as condies favorveis de bem estar social do indivduo, como sade, educao, habitao, transporte entre outras. J a segunda considerando o mbito pessoal e mais ntimo, como famlia, trabalho, lazer. Embora categorias com particularidades distintas, esto intimamente ligadas e influenciam diretamente uma a outra. De acordo com Moreno (1991), os tericos da cincia comportamental tm buscado, atravs de uma rea de estudo denominada qualidade de vida no trabalho, a reorganizao do trabalho, visando proporcionar ao trabalhador participao na tomada de deciso, autonomia, nvel de desafio, liberao do potencial criativo, uso de experincias e variedade de habilidades, oportunidade de aprendizagem, resultando assim em melhoria da produtividade e no desenvolvimento pessoal do indivduo. Para superar as barreiras existentes na relao do homem com o trabalho, preciso mais que oferecer-lhe uma oportunidade de emprego, atravs de testes de conhecimentos tericos ou vagas em concursos pblicos, e simplesmente lhe delegar a funo, necessrio, que aps esse processo imediato de admisso, iniciar uma busca de aptides, de qualidades existentes neste empregado. O grande desafio dos gestores na atualidade encontrar pessoas que se enquadre em perfis adequados para cada tipo de funo, e a qualidade de vida vem servir como ferramenta para essa tomada de deciso (DIAS, 2008). O fato que a relao do homem com seu trabalho uma preocupao a muito discutida, mas com resultados mnimos e pouco divulgado, gerando apenas resultados paliativos, quase sempre colocados em segundo plano, tanto para o empregador, por no olhar para esse fator como sendo relevante para seus

10

propsitos, assim como para o trabalhador por ignorncia ou falta de incentivo (DIAS, 2008). Vrios estudos esto sendo feitos. Porm, essa discusso torna-se cada vez mais necessria, e faz parte da preocupao de diversos campos de atuao do trabalho, envolvendo os trabalhadores, os patres e os servios de sade. Principalmente porque a partir da revoluo tecnolgica e das constantes transformaes ocorridas diariamente no ambiente de trabalho, em praticamente todas as reas de atuao, que se constata um interesse crescente na relao entre trabalho, qualidade de vida e trabalhador (DIAS, 2008). Mendes e Dias (1999, p. 432), ressaltam que:
O trabalho tem um papel fundamental na insero dos indivduos no mundo, contribuindo para a formao de sua identidade a construo da subjetividade e permitindo que os mesmos participem da vida social, sendo elemento essencial para a sade. Entretanto, na forma como esse trabalho est organizado e executado por um grande contingente de profissionais, na sociedade atual, so maximizados seus efeitos negativos, entre eles o adoecimento e a morte.

O trabalhador antes visto como mquina, hoje valorizado como fator imprescindvel para o sucesso de uma organizao. Portanto, garantir condies adequadas de trabalho resultar no aumento da sade mental e fsica dos trabalhadores o que se iguala a lucro e produtividade. A Qualidade de Vida no Trabalho uma maneira de se contribuir no resgate do sentido humano do trabalho.

11

3 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

Para Marconi & Lakatos (2006, p. 83) mtodo o conjunto das atividades sistemticas e racionais que, com maior segurana e economia, permite alcanar o objetivo conhecimentos vlidos e verdadeiros -, traando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decises do cientista. Oliveira (2002, p. 57) explica que o mtodo uma forma de pensar para chegar natureza de um determinado problema, quer seja para estud-lo, quer seja para explic-lo. O presente trabalho ser feito atravs pesquisa terico bibliogrfica. Tem o intuito de encontrar resposta do problema definido, mas tem tambm o interesse de conhecer e at mesmo aprofundar a respeito do tema escolhido.

12

4 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Cronograma Pesquisa Bibliogrfica Leitura e fichamento das obras Coleta e seleo dos dados Anlise crtica do material coletado Elaborao preliminar do texto Tabular e analisar os dados Redao final e Concluso Reviso da monografia

jan/12

fev/12 mar/12 abr/12

13

REFERNCIAS ALBUQUERQUE, L. G. e FRANA, A. C. L. Estratgias de recursos humanos e gesto da qualidade de vida no trabalho: o stress e a expanso do conceito de qualidade total. Revista de Administrao. So Paulo, abr./jun. 1998, vol. 33, n.2. CAMPOS, Vicente Falconi. TQC - Controle da qualidade total . 2. ed. So Paulo: Bloch, 1992. DIAS, Rosngela de Cssia. Doenas laborais em profissionais da informao: um estudo de caso na biblioteca do CCS Ana Missako Yendo Ito. Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Departamento de Cincias da Informao, da Universidade Estadual de Londrina. Londrina (PR), 2008. FRANA, Ana Cristina Limong Qualidade de vida no trabalho QVT: conceitos e prticas nas empresas da sociedade ps-industrial / 2. Ed. So Paulo: Atlas, 2004. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 6. ed. 3. reimpr. So Paulo: Atlas, 2006. MORENO, Nadina Aparecida. Qualidade de vida no trabalho: uma anlise das caractersticas da tarefa de profissionais bibliotecrios atuantes em bibliotecas universitrias. 1991. Dissertao (Mestrado em Biblioteconomia) Escola de Biblioteconomia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte 1991. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia cientfica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaes e teses . So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. RODRIGUES, Marcus V.C. Qualidade de vida no trabalho: evoluo e anlise no nvel gerencial. Petroplis (RJ) Vozes, 1999. VASCONCELOS, Anselmo Ferreira. Qualidade de vida no trabalho: origem, evoluo e perspectivas. Caderno de Pesquisas em Administrao. So Paulo, v. 08, n. 1, janeiro/maro 2001.

S-ar putea să vă placă și