Sunteți pe pagina 1din 5

Lio elaborada pelo blog Trabalhinhos: www.trabalhinhos.blogspot.com Figuras: www.oneyearbibleblog.com www.collectingwords.blogspot.com www.phillipmartin.

info flirck da Karen Grace

Profetas Maiores e Menores: lio 2

Na semana passada aprendemos sobre dois profetas: Isaas e Jonas. Essa semana vamos conhecer mais dois: Jeremias, da turma dos profetas maiores e Ams, da turma dos profetas menores.

Mas antes de comear a nossa lio, que tal pedirmos a Deus que nos abenoe e nos ajude a aprender direitinho a Sua Palavra? Orao: Querido Deus, vamos hoje aprender sobre pessoas que o Senhor escolheu para ensinar ao povo a Sua vontade. Ajuda-nos a fazer tambm tudo o que o Senhor mandar e sermos, assim, obedientes. Em nome de Jesus, amm. Profeta Jeremias

O profeta Jeremias foi quem escreveu o segundo livro dos profetas maiores ( que falam de profecias) na ordem da Bblia. Ele muito conhecido por suas previses sobre coisas ruins que aconteceriam com Jerusalm no futuro, por no obedecerem a Deus. Jeremias viveu entre os anos 627 e 585 a.C. Mas... Espere! Como assim? Antes do nascimento de Jesus contamos os anos de trs para frente. Um exemplo: contamos sempre 1, 2, 3, 4, 5, no ? Pois antes de Jesus vir a Terra, contamos como se fosse uma contagem regressiva, como fazem com os foguetes: 5, 4, 3, 2, 1. Assim, podemos saber o quo distante uma pessoa viveu em anos, do nascimento de Jesus. Na poca em que viveu Jeremias, Deus queria que o povo voltasse a viver da maneira certa, mas o povo no obedecia. Deus ento chamou Jeremias para avisar ao povo sobre as conseqncias daquilo que estavam fazendo. Quando fazemos algo de ruim, ou seja, quando pecamos, temos que sofrer as conseqncias dos nossos erros. Por isso, ficamos afastados de Deus. Mas Deus nos amou tanto, que assim como escolheu Jeremias para ajudar o povo, mandou Jesus, Nosso Salvador, para nos salvar e perdoar de nossos pecados. (momento de evangelizao)

Sem Jesus, as conseqncias dos nossos erros seriam ir para o inferno, pois o pecado no entra no cu. Mas com Jesus, podemos ter nossos pecados perdoados e assim, vivermos felizes obedecendo a Deus e ir para o cu um dia. Assim, Jeremias tentou avisar o povo para mudarem a maneira de agir. Ele fez isso por mais ou menos uns quarenta anos! Jeremias disse em uma parte do livro: Eu vi o desastre da Judia e a runa de Jerusalm: e peo que voltem para o Senhor. Captulo 35 de Jeremias. Mas infelizmente no conseguiu fazer o povo obedecer. Ento, Deus disse: "Tenha nimo, pois eles no te rejeitaram, e sim a mim, o Senhor Deus." Jeremias tambm escreveu um livro da Bblia chamado Lamentaes. Nele, o profeta lamenta os horrores q Israel vive por causa dos seus pecados, por terem trado a Deus e adorado outros dolos, desobedecendo quase tudo q lhes foi ordenado. Apesar disso tudo, ele termina o livro com f. Informado s pessoas que devem se arrepender dos seus pecados e voltar para Deus para terem a alegria de volta. Agora est na hora de quem? Turma dos Profetas Menores: Ams! Antes de ser chamado por Deus para ser profeta, Ams foi, segundo ele mesmo disse, o primeiro pastor na regio de Belm. No tempo de Ams, Deus disse que iria destruir completamente a Israel. Mas, no final do livro diz que, se eles voltarem, Deus estaria de braos abertos, como um Pai carinhoso, e aceitaria eles de volta. Na verdade, queridos alunos, Deus amava ao povo apesar das coisas erradas que faziam. Ele queria muito que eles entendessem o quanto eram importantes para Deus. s vezes nossos pais nos corrigem e nos chamam a ateno. Mas isso no significa que nos odeiam ou no nos amem. Nossos pais nos amam muito e fazem isso porque querem que faamos as coisas de maneira correta. Eles no querem nos ver tristes ou sofrendo, assim como Deus no quer isso tambm. Deus nos ama muito e quer nos ensinar como podemos ser felizes se obedecermos. Orao: Senhor Deus, perdoe nossos pecados. s vezes fazemos coisas erradas que no agrada ao Senhor, assim como o povo de Israel fez tambm. Nos ajude a sermos obedientes aos nossos pais e ao Senhor. Em nome de Jesus, amm.

Figuras de Jeremias

Ams

Atividades sobre Obedincia Pinte a figura com giz de cera Use tesoura sem ponta para recortar

S-ar putea să vă placă și