Sunteți pe pagina 1din 8

Conceitue e exemplifique: 1)Crimes Comuns: o que pode ser praticado por qualquer pessoa (leso corporal, estelionato, furto).

. definido no Cdigo Penal. 2) Crimes Especiais: So definidos no Direito Penal Especial. Crime que pressupe no agente uma particular qualidade ou condio pessoal, que pode ser de cunho social. 3) Crimes Prprios: So aqueles que exigem ser o agente portador de uma capacidade especial. O tipo penal limita o crculo do autor, que deve encontrarse em uma posio jurdica, como funcionrio pblico, mdico, ou de fato, como me da vtima (art. 123), pai ou me (art. 246) etc. 4) Crime de Mo Prpria (Atuao Pessoal): Distinguem-se dos delitos prprios porque estes no so suscetveis de ser cometidos por um nmero limitado de pessoas, que podem, no entanto, valer-se de outras para execut-los, enquanto nos delitos de mo prpria embora passveis de serem cometidos por qualquer pessoa ningum os pratica por intermdio de outrem. Como exemplos tm-se o de falsidade ideolgica de atestado mdico e o de falso testemunho ou falsa percia. 5) Crimes de Dano: S se consumam com a efetiva leso do bem jurdico visado, por exemplo, leso vida, no homicdio; ao patrimnio, no furto; honra, na injria etc. 6) Crimes de Perigo: O delito consuma-se com o simples perigo criado para o bem jurdico. O perigo pode ser individual, quando expe ao risco o interesse de uma s ou de um nmero determinado de pessoas, ou coletivo, quando ficam expostos ao risco os interesses jurdicos de um nmero indeterminado de pessoas, tais como nos crimes de perigo comum.

7) Crimes Materiais: H necessidade de um resultado externo ao, descrito na lei, e que se destaca lgica e cronologicamente da conduta. Ex: Homicdio, furto e roubo. 8) Crimes Formais: No h necessidade de realizao daquilo que pretendido pelo agente, e o resultado jurdico previsto no tipo ocorre ao mesmo tempo em que se desenrola a conduta. A lei antecipa o resultado no tipo; por isso, so chamados crimes de conduta antecipada. Ex: Ameaa (art. 147). 9) Crimes de Mera Conduta: A Lei no exige qualquer resultado naturalstico, contentando-se com a ao ou omisso do agente. No sendo relevante o resultado material, h uma ofensa (de dano ou de perigo) presumida pela lei diante da prtica da conduta. Ex: Violao de domiclio (art. 150). 10) Crimes Comissivos: So os que exigem, segundo o tipo penal objetivo, em princpio, uma atividade positiva do agente, um fazer. Na rixa (art. 137) ser o participar; no furto (art. 155) o subtrair etc. 11) Crimes Omissivos: So os que objetivamente so descritos com uma conduta negativa, de no fazer o que a lei determina, consistindo a omisso na transgresso da norma jurdica e no sendo necessrio qualquer resultado naturalstico. Ex: No prestar assistncia a uma pessoa ferida (omisso de socorro, art. 135). 12) Crimes Comissivos por Omisso: A omisso consiste na transgresso do dever jurdico de impedir o resultado, praticando-se o crime que, abstratamente, comissivo. Ex: Me que deixa de amamentar ou cuidar do filho causando-lhe a morte. 13) Crimes Instantneos: aquele que, uma vez consumado, est

encerrado, a consumao no se prolonga. Isso no quer dizer que a ao seja rpida, mas que a consumao ocorre em determinado momento e no mais prossegue. Ex: Homicdio. 14) Crimes Permanentes: A consumao se prolonga no tempo, dependente da ao do sujeito ativo. Ex: Crcere privado (art. 148).

21) Crimes Simples: o tipo bsico, fundamental, que contm os elementos mnimos e determina seu contedo subjetivo sem qualquer circunstncia que aumente ou diminua sua gravidade. H homicdio simples, furto simples etc. 22) Crimes Complexos: Encerram dois ou mais tipos em uma nica descrio legal. Ex: Roubo (art. 157), que nada mais que a reunio de um crime de furto (art. 155) e de ameaa (art. 147).

15) Crimes Instantneos de Efeitos Permanentes: Ocorrem quando, consumada a infrao em dado momento, os efeitos permanecem, independentemente da vontade do sujeito ativo. Na bigamia (art. 235), no possvel aos agentes desfazer o segundo casamento. 16) Crime Continuado: Compreende uma pluralidade de atos criminosos da mesma espcie, praticados sucessivamente e sem intercorrente punio, a que a lei imprime unidade em razo de sua homogeneidade objetiva. 17) Crimes Principais: Independem da prtica de delito anterior. 18) Crimes Acessrios: Sempre pressupe a existncia de uma infrao penal anterior, a ele ligada pelo dispositivo penal que, no tipo, faz referncia quela. O crime de receptao (art. 180), por exemplo, s existe se antes foi cometido outro delito (furto, roubo, estelionato etc). 19) Crimes Condicionados: A instaurao da persecuo penal depende de uma condio objetiva de punibilidade. (art. 7, II). 20) Crimes Incondicionados: A instaurao da persecuo penal no depende de uma condio objetiva de punibilidade.

23) Crime Progressivo: Um tipo abstratamente considerado contm implicitamente outro que deve necessariamente ser realizado para se alcanar o resultado. O anterior simples passagem para o posterior e fica absorvido por este. Assim, no homicdio, necessrio que exista, em decorrncia da conduta, leso corporal que ocasione a morte. 24) Delito Putativo: D-se quando o agente imagina que a conduta por ele praticada constitui crime mas em verdade constitui uma conduta atpica, ou seja no h punio para o ato praticado. 25) Crime de Flagrante Esperado: Ocorre quando o indivduo sabe que vai ser a vtima de um delito e avisa a Polcia, que pe seus agentes de sentinela, os quais apanham o autor no momento da prtica ilcita; no se trata de crime putativo, pois no h provocao. 26) Crime de Flagrante Forjado: Algum, de forma insidiosa, provoca o agente prtica de um crime, ao mesmo tempo que toma providncias para que o mesmo no se consuma.

27)Crime Impossvel: aquele que jamais poderia ser consumado em razo da ineficcia absoluta do meio empregado ou pela impropriedade absoluta do objeto. A ineficcia do meio se caracteriza quando o instrumento utilizado no permite que o delito possa ser consumado. Por exemplo: usar um alfinete para matar uma pessoa adulta ou produzir leses corporais mediante o mero arremesso de um travesseiro de pluma, etc. A impropriedade do objeto se caracteriza quando a conduta do agente no pode provocar nenhum resultado lesivo vtima. Por exemplo: matar um cadver. 28) Crime Consumado: Ato que j reuniu todos os elementos da definio legal de um crime. 29) Crime Tentado: O ato que, tendo sua execuo iniciada, por circunstncias alheias vontade do agente no chega a reunir todos os elementos da definio legal de um crime.

30) Crime Falho: Em sendo a tentativa perfeita, o resultado no se verifica por circunstncias alheias vontade do agente. Vale salientar que em tal crime o agente esgota todo o seu potencial lesivo sem contudo alcanar o resultado esperado. 31) Crimes Unissubsistente: o que se perfaz com um nico ato, como a injria verbal. 32) Crimes Plurissubsistente: aquele que exige mais de um ato para sua realizao. Ex: Estelionato (art. 171). 33) Crimes de Dupla Subjetividade Passiva: aquele que tem, necessariamente, mais de um sujeito passivo, como o caso do crime de violao de correspondncia (art. 151), no qual o remetente e o destinatrio so ofendidos.

34) Crime Exaurido: aquele em que o agente, mesmo aps atingir o resultado consumativo, continua a agredir o bem jurdico. No caracteriza novo delito, e sim mero desdobramento de uma conduta j consumada. Influencia na dosagem da pena, por pode agravar as consequncias do crime, funcionando como circunstncia judicial desfavorvel. 35) Crime de Concurso Necessrio: o que exige pluralidade de sujeitos ativos. Ex: Rixa (art. 137). 35)Crime Doloso: Teorias: a) Teoria da Vontade: Dolo a vontade de realizar a conduta e produzir o resultado. b) Teoria da Representao: Dolo a vontade de realizar a conduta, prevendo a possibilidade de produo do resultado. c) Teoria do Assentimento: Dolo a vontade de realizar a conduta, assumindo o risco pela produo do resultado. Teorias Adotadas pelo CP: O art. 18, I, do CP, diz que h crime doloso quando o agente quer o resultado (dolo direto) ou quando assume o risco de produzi-lo (dolo eventual). Na hiptese de dolo direto, o legislador adotou a teoria da vontade e, no caso de dolo eventual, consagrou-se a teoria do assentimento. 36) Crime Culposo: No Crime Culposo, o agente no quer nem assume o risco de produzir o resultado, mas a ele d causa, nos termos do art. 18, II, do CP, por imprudncia, negligncia ou impercia. Teoria do Crime: Crime culposo aquele resultante da inobservncia de um cuidado necessrio, manifestada na conduta produtora de um resultado objetivamente prevsivel, atravs de

imprudncia, negligncia ou impercia. 37) Crime Preterdoloso: apenas uma das espcies dos chamados crimes qualificados pelo resultado. Estes ltimos ocorrem quando o legislador, aps descrever uma figura tpica fundamental, acrescenta-lhe um resultado, que tem por finalidade aumentar a pena. O resultado vai alm do dolo do agente. Ex: O agente desfere um soco na vtima, apenas com a inteno de agredi-lo fisicamente, porm, a vtima sofre uma hemorragia e vem a bito. 38) Crime Simples: Tipo bsico, fundamental, que contm os elementos mnimos e determina seu contedo subjetivo sem qualquer circunstncia que aumente ou diminua sua gravidade. H homicdio simples (art. 121, caput), furto simples (art. 155, caput) etc. 39) Crime Privilegiado: Existe quando ao tipo bsico a lei acrescenta circunstncia que o torna menos grave, diminuindo, em consequncia, suas sanes. So crimes privilegiados, por exemplo, o homicdio praticado por relevante valor moral (eutansia, por exemplo). Nessas hipteses, as circunstncias que envolvem o fato tpico fazem com que o crime seja menos severamente apenado. 40) Crime Qualificado: aquele em que ao tipo bsico a lei acrescenta circunstncia que agrava sua natureza, elevando os limites da pena. No surge a formao de um novo tipo penal, mas apenas uma forma mais grave de ilcito. Chama-se homicdio qualificado, por exemplo, aquele praticado mediante paga ou promessa de recompensa ou por outro motivo torpe. (art. 121, pargrafo 2, I). 41) Crime Subsidirio: aquele cujo tipo penal tem aplicao subsidiria, isto , s se aplica se no for o caso de crime mais grave (periclitao da vida ou sade de outrem art. 132, que s

ocorre se, no caso concreto, o agente no tinha a inteno de ferir ou matar). Incide o princpio da subsidiariedade. 42) Crime Vago: aquele que tem por sujeito passivo entidade sem personalidade jurdica, como a coletividade em seu pudor. o caso do crime de ato obseno (art. 223). 43) Crime de Mera Suspeita: O autor punido pela mera suspeita despertada. Em nosso ordenamento jurdico, s h uma forma que se assemelha a esse crime, que a contraveno penal prevista no art. 25 da LCP (posse de instrumentos usualmente empregados para a prtica de crime contra o patrimnio, por quem j tenha sido condenado por esse delito). 44) Crime Comum: Atingem bens jurdicos do indivduo, da famlia, da sociedade e do prprio Estado, estando definidos no CP e em leis especiais. 45) Crime Poltico: Lesam ou pem em perigo a prpria segurana interna ou externa do Estado. Ex: Lei n 7.170/83, So crimes polticos os que lesam ou expem a perigo de leso: I a integridade territorial e a soberania nacional. 46) Crime Multitudinrio: Cometido por influncia de multido em tumulto (linchamento). 47) Crime de Opinio: o abuso da liberdade de expresso do pensamento ( o caso do crime de injria art. 140). 48) Crime Inominado: Partindo da premissa de que em matria penal no h direitos adquiridos, criou uma categoria de crimes consistentes na violao de uma regra ou bem jurdico do indivduo consagrados pela lei penal, apresentando carter ilcito pela ausncia de qualquer direito, legal ou natural, que pudesse favorecer o agente. Seriam punidos no interesse do

indivduo e no no da sociedade. No aceita pela doutrina esta teoria.

49) Crime de Ao Multipla: O tipo contm vrias modalidades de conduta, em vrios verbos, qualquer deles caracterizando a prtica de crime. Pode-se praticar o crime definido no art. 122, induzindo, instigando ou prestando auxlio ao suicida; o de fabricao, importao, exportao, aquisio ou guarde de objetos obsceno (art. 234) etc. Neste ltimo, as condutas so fases do mesmo crime. 50) Crime de Forma Livre: o praticado por qualquer meio de execuo. Ex: O crime de homicdio (art. 121) pode ser cometido de diferentes maneiras, no prevendo a lei um modo especfico de realiz-lo. 51) Crime de Forma Vinculada: O tipo j descreve a maneira pela qual o crime cometido. Ex: O curandeirismo um crime que s pode ser realizado de uma das maneiras previstas no tipo penal (art. 284 e incisos, CP). 52) Crime de Ao Penal Pblica: Pnivel mediante ao que pode ser movida pelo ofendido ou seu representante, se o ministrio pblico no a mover no prazo legal (art. 29, CPP). 53) Crime de Ao Penal Privada: Pnivel mediante ao que pode ser movida pela prpria vtima, e no pelo ministrio pblico. 54) Crime Habitual: Constitudo de uma reiterao de atos, penalmente indiferentes, que constituem um todo, um delito apenas, traduzindo geralmente um modo ou estilo de vida. Embora a prtica de um ato apenas no seja tpica, o conjunto de vrios, praticados com habitualidade, configurar o crime. Ex: Curandeirismo, Exercer ilegalmente a medicina.

55) Crime Profissional: Qualquer delito praticado por aquele que exerce uma profisso, utilizando-se dela para a atividade ilcita. Assim, o aborto praticado por mdicos ou parteiras, o furto qualificado com chave falsa ou rompimento de obstculos por serralheiro, etc.

56) Crime Conexo: Crime que pressuposto, elemento constitutivo, ou agravante de outro (art. 108). 57) Crime de Impeto: Ocorre o crime de mpeto no homicdio cometido sob domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao, vez que a pessoa age repentinamente. Logo se conclui, que crime de mpeto aquele em que o agente, de forma sbita e ligeira, pratica uma conduta delituosa sem qualquer arquitetura do plano delitivo - que obra de um ato repentino deste. 58) Crime Funcional: Cometido pelo funcionrio pblico. Crime Funcional prprio o que s pode ser praticado pelo funcionrio pblico; crime funcional imprprio o que pode ser cometido tambm pelo particular, mas com outro nomen juris (p. ex., a apropriao de coisa alheia pode configurar peculato, se cometida por funcionrio pblico, ou a apropriao indbita, quando praticada por particular). 59) Crime a Distncia: aquele em que a execuo do crime d-se em um pas e o resultado em outro. Ex: O agente escreve uma carta injuriosa em SP e remete a seu desafeto em Paris. Aplica-se a teoria da ubiquidade, e os dois pases so competentes para julgar o crime. 60) Crime Plurilocal: aquele em que a conduta se d em um local e o resultado em outro, mas dentro do mesmo pas. Aplica-se a teoria do

resultado, e o foro competente o do local da consumao. 61) Delito de referncia: a denominao dada por Maurach ao fato de o sujeito no denunciar um crime conhecido quando iminente ou em grau de realizao, mas ainda no concludo, questo que ser analisada no concurso de agentes. 62) Delito de Impresso: Causam determinado estado anmico na vtima. Dividem-se em: a) Delitos de inteligncia: os que se realizam com o engano, como o estelionato. b) Delitos de sentimento: incidem sobre as faculdades emocionais, como a injria. c) Delitos de vontade: incidem sobre a vontade, como o constrangimento ilegal. 63) Crime de Simples Desobedincia: Consiste crime desobedecer ordem legal de funcionrio pblico. O exemplo mais claro seria o da ocorrncia de priso por desobedincia quando o suposto autor dos fatos for encontrado em atitude suspeita, e que tem sido uma constante quando atuamos em um Juizado Especial Criminal. O cidado abordado por policiais em atitude suspeita e desobedece a ordem de parar ou de se submeter realizao de uma busca pessoal. So comuns os casos de pessoas que so conduzidas para a delegacia de polcia e enviadas aos Juizados Especiais Criminais nessa situao. 64) Crime Pluriofensivo: So os que lesam ou expem a perigo de dano mais de um bem jurdico (ex. art.157, pargr.3. in fine) 65) Crime Falimentar: So certos atos, previstos em lei, praticados pelo comerciante antes ou depois de decretada sua falncia, como por exemplo, o desvio de bens, ou qualquer outro ato fraudulento, que cause ou possa causar prejuzo aos seus

credores. Os delitos falimentares so os chamados crimes do colarinho branco. Isto porque, a prtica criminosa pelo empresrio possui certos requintes que a distingue da delinqncia comum. 66) Crime a prazo: aquele que se consuma aps passado um perodo de tempo. Ex. art. 129, 1, I, CP. 67) Crime gratuito: Entende-se por crime gratuito aquele praticado sem motivo. Porm, ateno, crime gratuito no se confunde com motivo ftil. No motivo ftil, o motivo existe, mesmo sendo pequeno ou insignificante. 68) Delito de circulao: Praticado por intermdio do automvel (Damsio E. de Jesus) 69) Delito Transuente: No deixa vestgios. 70) Delito No Transuente: Deixe vestgios. 71) Crime de Atentado ou de Empreendimento: Delito em que o legislador prev tentativa a mesma pena do crime consumado, sem atenuao. (Ex: arts. 352 e 358) 72) Crime em Trnsito: So delitos em que o sujeito desenvolve a atividade em um pas sem atingir qualquer bem jurdico de seus cidados. 73) Crimes Internacionais: So crimes que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir. Podemos citar como exemplo o trfico de mulheres, entorpecentes etc. 74) Quase Crime: So os definidos no Cdigo Penal no art. 17 (crime impossvel) e art. 31 (participao impunvel). 75) Crime de Tipo Fechado: So aqueles que apresentam a definio completa, como homicdio.

76) Crime de Tipo Aberto: so os que no apresentam a descrio tpica completa. A norma de proibio violada no aparece claramente. 77) Tentativa Branca: H a tentativa branca quando o objetivo material no sofre leso. 78) Tentativa Cruenta: Quando o sujeito atinge a vtima. 79) Tentativa Incruenta: Quando a vtima no atingida. 80) Crime Consunto e Consuntivo: a denominao que recebem os delitos, quando aplicvel o princpio da consuno. Crime Consunto: o absorvido; Crime Consuntivo: o que absorve. 81)Crimes de Responsabilidade: Este tipo de crime alvo de discusses, pois esta classificao suscita dvidas no que concerne a sua interpretao. Por vezes entendido como crimes e infraes de natureza polticoadministrativas no sancionadas com penas de natureza criminal. Damsio de Jesus define, em sentido amplo, como um fato violador do dever do cargo ou da funo, apenado com uma sano criminal ou de natureza poltica. Divide ainda este tipo de crime em duas espcies: prprio, que constitui delito, e imprprio, que diz respeito infrao polticoadministrativa. 82) Crimes Hediondos: Toda vez que uma conduta delituosa estivesse revestida de excepcional gravidade, seja na execuo, quando o agente revela total desprezo pela vtima, insensvel ao sofrimento fsico ou moral a que a submete, seja quanto natureza do bem jurdico ofendido, ainda pela especial condio das vtimas. A Constituio Federal de 1988 considera estes crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia (art. 5, inc. XLIII).

83) Crimes Contra a Economia Popular: Obter ou tentar obter ganhos ilcitos em detrimento do povo ou de nmero indeterminado de pessoas, mediante especulaes ou processos fraudulentos (bola de neve, cadeias, pichardismo, e quaisquer outros meios equivalentes) art. 2., IX, da Lei n. 1.521/51. 84) Crime contra as relaes de consumo: todo aquele que definido como tal, por lei, atinge de forma direta ou indireta os interesses e necessidades dos consumidores, bem como sua dignidade, sade, segurana e interesses econmicos. Ex: Pool: coligao feita entre vrias pessoas, fsicas ou jurdicas, de carter temporrio, visando uma especulao econmica, com a finalidade de eliminar os concorrentes. 85) Crime de Genocdio: definido como crime contra a humanidade, que consiste em cometer, com a inteno de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, tnico, racial ou religioso, qualquer dos seguintes atos: I) matar membros do grupo; II) causar-lhes leso grave integridade fsica ou mental. 86) Crimes Ambientais: ato que viola e vai contra as leis impostas pelos governos acerca do meio ambiente, sendo a sua culpabilidade um pressuposto da pena. 87) Crime de Imprensa: Quando h conduta imprpria que resulte em situaes de ofensa intencional a cidados ou instituies. "Caluniar algum, imputando-lhe falsamente fato definido como crime, pena: deteno de seis meses a trs anos e multa de um a 20 salrios mnimos". (Constituio Federal, artigo 20). 88) Contravenes Penais: So infraes consideradas de menor potencial ofensivo que muitas pessoas acabam cometendo no dia a dia, que chegam at a ser toleradas pela

sociedade e at por autoridades, mas que no podem deixar de receber a devida punio. 89) Crimes Eleitorais: Os crimes eleitorais so previstos no Cdigo Eleitoral e em leis extravagantes, como nas Leis n 9.504/97, 6.091/74, 6.996/82, 7.021/82 e Lei Complementar n 64/90, sendo definidos como condutas lesivas aos servios eleitorais e ao processo eleitoral. Os crimes eleitorais so tidos como crimes comuns e, no como crimes polticos, conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE, REspe n 16.048-SP, Rel. Min. Eduardo Alckmin, DJU 14.04.2000, p. 96). O delito de corrupo eleitoral ou crime de compra de votos, previsto no art. 299 do Cdigo Eleitoral, o crime de maior incidncia, em virtude do alto grau de corrupo no nosso Pas. 90) Crimes Contra a Segurana Nacional: Trata-se de proteger a segurana do Estado, como bem interesse de importncia fundamental. Essa tutela jurdica se dirige, no plano da segurana externa, preservao da independncia e da integridade do territrio nacional, e da defesa contra agresso no exterior. No plano de segurana interna, procura-se preservar contra a sedio, os orgos em que se estrutura o governo, na forma em que a Constituio os prev. 91) Crimes Militares: Toda violao acentuada ao dever militar e aos valores das instituies militares. Ex: Dormir em servio.

S-ar putea să vă placă și