Sunteți pe pagina 1din 20

P O D E R J U D I C I R I O T R I B U N A L R E G I O N A L E L E I T O R A L D E MI N A S G E R A I S C O N C U R S OP B L I C OE D I T A L N 1 / 2 0 1 2

T I P O0 1 B R A N C A J U D I C I R I A

A NA L I S T AJ U D I C I R I O

O r g a n i z a d o r a :

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

PROVA 1 (P1) CONHECIMENTOS GERAIS


LNGUA PORTUGUESA
Texto I para responder s questes de 01 a 08. O auge da vida democrtica o momento do voto. A democracia, regime em que a maioria escolhe os governantes, tambm o regime da igualdade, em que todos tm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excludos. Por isso, tenho sustentado que ela o regime mais tico que existe. Melhor dizendo, o nico regime que hoje podemos considerar tico. As formas de governo que a teoria antigamente chamava de monarquia ou aristocracia, considerando-as legtimas, atualmente apenas podem ser chamadas de ditaduras. Uma ditadura, em nossos dias, ilegtima. S a democracia legtima. [...] O mnimo, numa democracia, ter dois lados opostos, divergentes, mas, respeitados. Porm, se eu aplicar o modelo da tica Poltica, entenderei que um lado o bem, e o outro, o mal; e portanto, tentarei impedir o mal at mesmo de concorrer. Assim, foi a perseguio ao comunismo, no Brasil, mesmo quando no tnhamos uma ditadura escancarada. Assim foi a perseguio aos partidos liberais nos regimes comunistas. [...] H sada? O mais bvio : a tica um pr-requisito. Queremos, de todos os candidatos, que sejam honestos. Que no sejam antiticos. E, entre os postulantes decentes, optaremos por critrios polticos. [...] preciso grandeza de esprito para sair dessa incapacidade de pensar o que desejamos construir. Porque propor a Poltica formular o futuro.
(Ribeiro, Renato Janine. Filosofia. Setembro de 2012. Adaptado.)

02
Est correta a reescrita do trecho ... em que todos tm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excludos., sem que haja prejuzo do valor semntico, em (A) cujo valor todos tm, sejam ricos, pobres, integrados e excludos. (B) em que todos tm o mesmo valor: ricos e pobres, integrados e excludos. (C) os quais tm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excludos. (D) ... onde todos tm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excludos. (E) de que todos tm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excludos.

03
Em ... se eu aplicar o modelo da tica Poltica, entenderei que um lado o bem, e o outro, o mal; e portanto, tentarei impedir o mal at mesmo de concorrer., os termos destacados produzem efeitos de sentido que traduzem, respectivamente, (A) ressalva e acrscimo. (B) ressalva e explicao. (C) condio e concluso. (D) condio e explicao. (E) conformidade e concluso.

04
Sobre o uso das vrgulas no trecho A democracia, regime em que a maioria escolhe os governantes, tambm o regime da igualdade,..., correto afirmar, mantendo-se a correo de acordo com a norma culta, que a (A) substituio da vrgula aps governantes pelo ponto preserva o valor semntico e a coerncia do perodo. (B) insero do sinal de dois pontos aps o termo democracia permite a retirada das vrgulas de todo o perodo. (C) retirada da explicao regime em que a maioria escolhe os governantes permite a manuteno da vrgula aps o termo democracia. (D) retirada das vrgulas manteria a coerncia textual, enfatizando a explicao regime em que a maioria escolhe os governantes. (E) substituio pelo duplo travesso manteria a coerncia textual delimitando a explicao regime em que a maioria escolhe os governantes.

01
Ao substituir as formas por a forma em As formas de governo que a teoria antigamente chamava de monarquia ou aristocracia, considerando-as legtimas, atualmente apenas podem ser chamadas de ditaduras., torna-se adequada, de acordo com a norma culta, a seguinte alterao (A) considerando-a legtima, atualmente apenas pode ser chamada de ditadura. (B) lhe considerando legtima, atualmente apenas pode ser chamada de ditadura. (C) considerando-lhe legtima, atualmente apenas pode ser chamada de ditadura. (D) considerando ela legtima, atualmente apenas pode ser chamada de ditadura. (E) considerando a ela legtima, atualmente apenas pode ser chamada de ditadura.

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) -2Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

05
Analise os trechos em destaque. I. ... em que todos tm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excludos. II. Uma ditadura, em nossos dias, ilegtima. S a democracia legtima. III. O mnimo, numa democracia, ter dois lados opostos, divergentes, mas, respeitados. IV. Porm, se eu aplicar o modelo da tica Poltica, entenderei que um lado o bem, e o outro, o mal;... Uma relao de oposio, estabelecida por palavras e/ou ideias, pode ser verificada em (A) I, II, III e IV. (B) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I, II e III, apenas. (E) I, III e IV, apenas.

Texto II para responder s questes de 09 a 13. Norma jurdica x realidade poltica No avano do processo de democratizao do Estado brasileiro, com o consequente aumento da transparncia dos atos pblicos, a imprensa vem derramando nos ouvidos da sociedade uma verdadeira enxurrada de denncias (fundadas ou no) de conduta ilcita ou reprovvel por parte de agentes pblicos. Isso tem resultado no profundo descrdito da classe poltica, que regularmente se mantm flagrante, at que uma notcia de grande repercusso desvie as atenes do povo das acusaes e aes contra Senadores, Deputados, Ministros, lobistas de todo tipo. (Mas esse fenmeno ocorre s por pouco tempo: passada a perplexidade com a notcia calamitosa, volta-se logo ao lugar-comum da corrupo, do favoritismo, do enriquecimento ilcito por desvio de recursos pblicos.) Tornou-se comum ouvir em entrevistas com populares expresses de descrena na classe poltica, ao lado de reclamaes por uma lei que proba isso. Sabe-se que isso no soluo. [...] Os recursos de integrao hermenutica, disponveis ao aplicador contemporneo, so suficientes para exigir, dos agentes pblicos, a conduta politicamente virtuosa e constitucionalmente positivada que se espera deles. Alm disso, verifica-se no Brasil um conjunto de fatores comuns a pases de democratizao tardia, que saram de regimes autocrticos. Inclui-se entre esses fatores a falta de maturidade democrtica de boa parcela da populao, que simplesmente outorga ao agente pblico seu voto, sem exigir dele prestao de contas de seu mandato, ou mesmo qualquer ao poltica efetiva. Os motivos para tal inrcia tm sede na prpria histria e tradio brasileira, como se houvesse uma aceitao na no participao ativa nas decises de governo, no referendo tcito a oligarquias locais, numa forma de clientelismo patolgico, de troca de votos por cestas de alimentos. Tais fenmenos guardam mais relao com o desconhecimento da lei e dos meios de controle poltico, disposio de qualquer cidado, do que com uma tradio consciente de passividade.
(Maluf, Emir Couto Manjud. O desafio da justia eleitoral face crise de moralidade poltica. Revista de monografias: concurso de monografias do TRE/MG. n 1 (2010). Belo Horizonte: TRE/MG, 2010.)

06
Identifique a afirmativa correta de acordo com as ideias expressas no texto. (A) Na prtica, a oposio de ideias em um regime democrtico invivel. (B) O fato de possuir como caracterstica a igualdade de valores conduz a democracia legitimidade. (C) A perseguio ao comunismo e aos partidos liberais demonstra o carter legtimo da democracia. (D) Em relao monarquia ou aristrocacia, possvel observar permanncia de entendimento com o passar do tempo. (E) Em uma democracia, a divergncia e o respeito entre lados opostos so elementos que se alternam, no ocorrendo concomitantemente.

07
Na substituio de uma palavra por termos equivalentes, que contribuem para a coeso do texto, est correto o indicado em (A) em que todos tm o mesmo valor, regime da igualdade (B) ela o regime mais tico que existe. regime da igualdade (C) considerando-as legtimas, legtimas (D) dessa incapacidade de pensar grandeza de esprito (E) o que desejamos construir. critrios polticos

09
Considerando-se o contexto, a expresso destacada no segmento ... a imprensa vem derramando nos ouvidos da sociedade uma verdadeira enxurrada de denncias (fundadas ou no)... tem o sentido corretamente expresso em (A) srie de conflitos. (B) acusaes indevidas. (C) revelaes indesejadas. (D) abundncia de acusaes. (E) sequncia de inconvenincias.

08
Assinale a alternativa em que todas as palavras so acentuadas graficamente pelo mesmo motivo. (A) tm tica (B) s porm poltica (C) at tambm mnimo (D) democrtica tico nico (E) excludo legtimas ilegtima

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) -3Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

10
Pode-se inferir, com base no texto, que o desconhecimento da lei em relao poltica gera na populao (A) constante desconfiana no regime democrtico. (B) insatisfao e indignao mediante o processo eleitoral. (C) atitudes que demonstram uma conduta no participativa. (D) desejo de haver uma efetiva cobrana junto aos governos. (E) tomadas de deciso que propiciam mudanas significativas.

Texto III para responder s questes 13 e 14.

(Disponvel em: http://ambidestro.com/site/nao-venda-seu-voto/)

11
Os recursos de integrao hermenutica, disponveis ao aplicador contemporneo, so suficientes para exigir, dos agentes pblicos, a conduta politicamente virtuosa e constitucionalmente positivada que se espera deles. Considerando o perodo anterior, assinale a alternativa correta. (A) O adjetivo disponveis, diferente de suficientes, refere-se a recursos. (B) O advrbio politicamente tem a funo de caracterizar o processo verbal. (C) O pronome que representa o antecendente conduta, substantivo j referido. (D) A substituio do termo dos por de em dos agentes preserva o sentido original. (E) O termo deles prejudica a coeso textual ao ampliar o sentido de agentes pblicos.

13
Considerando o texto II, pode-se inferir que o texto publicitrio (texto III) (A) apresenta um ponto de vista diferente. (B) contrrio ao ponto de vista apresentado. (C) faz uma sntese de todas as questes apresentadas. (D) trata de forma mais detalhada sobre a questo do voto. (E) critica prtica que exemplifica a imaturidade democrtica.

14
Com relao ao texto publicitrio (texto III), analise as afirmativas a seguir. I. Possui uma linguagem persuasiva, direta e clara. II. Os verbos so apresentados no modo imperativo ou no presente do indicativo. III. Usa como recurso argumentativo o jogo de ideias, considerando imagem e palavra. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) I, II e III. (B) I, apenas. (C) II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) II e III, apenas.

12
Em relao ao emprego da crase, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Em ... a imprensa vem derramando nos ouvidos..., se houver a ocorrncia do acento grave indicando crase ser indevido, pois o termo a um artigo definido diante do substantivo imprensa. ( ) Em ... disponveis ao aplicador contemporneo,..., o acento grave indicador da crase ser obrigatrio caso aplicador seja substitudo por aplicadora, respeitando-se as devidas alteraes na frase. ( ) Em ... no referendo tcito a oligarquias locais,..., o uso do acento grave indicador da crase facultativo, j que o termo a diante de oligarquias trata-se de uma preposio. A sequncia est correta em (A) V, V, F (B) F, F, V (C) F, V, F (D) V, F, V (E) V, V, V

15
Artigo VII Por decreto irrevogvel fica estabelecido o reinado permanente da justia e da claridade, e a alegria ser uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.
(Thiago de Mello. Os Estatutos do Homem. Santiago do Chile. Abril de 1964. Fragmento. Disponvel em: http://www.revista.agulha.nom.br/ tmello.html#estat)

Em relao linguagem utilizada por Thiago de Mello, correto afirmar que (A) se revela plurissignificativa e requer a interpretao dos elementos textuais. (B) tem como caracterstica a objetividade, tendo em vista a finalidade de tal gnero textual. (C) o significado explcito dos elementos do texto permite sua compreenso imediata e concreta. (D) indica a valorizao de falares regionais em oposio ao preconceito lingustico ainda existente na sociedade. (E) ironiza valores como justia e alegria ao estabelecer comparaes com elementos como reinado e bandeira.

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) -4Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG) NOES DE INFORMTICA

18
Considere as seguintes afirmativas sobre o Sistema Operacional Microsoft Windows 7 Ultimate (configurao padro portugus Brasil). I. Na rea de trabalho deste Sistema possvel instalar pequenos programas como medidores de utilizao do processador e memria, termmetro e outros. Esses recursos so conhecidos como Gadgets. II. O recurso de modo de compatibilidade est disponvel e tem a finalidade de tentar executar programas antigos que funcionavam em verses anteriores, mas no esto funcionando no Windows 7. III. Para bloquear o acesso ao Sistema Operacional devem ser pressionadas simultaneamente as teclas Windows e B. IV. Para abrir uma nova janela de um aplicativo que j est aberto na barra de tarefas, deve-se pressionar a tecla Ctrl e clicar no cone do programa desejado. Esto corretas apenas as afirmativas (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) II, III e IV.

16
Os cookies so pequenos arquivos de texto que os sites podem enviar aos navegadores, anexando-os a qualquer conexo. A funcionalidade dos cookies est em distinguir usurios e memorizar preferncias em acessos posteriores, mas, tambm, podem colocar em risco a privacidade do usurio ao rastrear os sites que foram visitados. O procedimento para excluir os cookies mantendo apenas os que pertencem aos sites adicionados na lista de favoritos, abrir o navegador Internet Explorer 8 (configurao padro) e (A) clicar no boto de segurana / clicar em Excluir Histrico de Navegao / clicar em Dados / clicar em Limpar Cookies / clicar em Excluir. (B) clicar no boto de segurana / clicar em Excluir Histrico de Navegao / marcar a caixa de seleo ao lado de Cookies / clicar em Excluir. (C) clicar no boto de segurana / clicar em Excluir Histrico de Navegao / clicar em Arquivos / clicar em Limpar Cookies / clicar em Excluir. (D) clicar no boto de segurana / clicar em Excluir Histrico de Navegao / clicar em Arquivos / marcar a caixa de seleo Preservar dados de sites favoritos / clicar em Excluir. (E) clicar no boto segurana / clicar em Excluir Histrico de Navegao / marcar a caixa de seleo ao lado de Cookies / marcar a caixa de seleo Preservar dados de sites favoritos / clicar em Excluir.

19
Carlos Augusto, responsvel pelo setor de compras e vendas de uma grande loja de peas automotivas, estabelece diariamente contatos com fornecedores a procura dos melhores preos para aquisio de peas. Para que seu trabalho seja realizado, ele utiliza um computador com o aplicativo Microsoft Outlook 2007, a fim de estabelecer contato com os fornecedores. Considerando que Carlos Augusto entrar de frias, o responsvel pelas suas atividades ser outro funcionrio, cujo endereo de e-mail diferente do de Carlos. Atravs do Outlook 2007, uma forma eficiente de notificar os clientes de que os contatos devero ser estabelecidos atravs do outro endereo a (A) criao de um feed de notcias. (B) suspenso da conta de e-mail de Carlos. (C) criao de um log automtico, registrando as tentativas de envio a Carlos. (D) criao de um macro instantneo endereado a cada destinatrio com uma mensagem padro. (E) criao de uma regra para enviar uma resposta automtica com uma mensagem padro, a cada tentativa de envio de um fornecedor a Carlos.

17
Considere os componentes do Sistema Operacional Microsoft Windows XP (configurao padro portugus Brasil): I. II. III. Os componentes apresentados so, respectivamente, (A) barra de tarefas, barra de aplicativos e menu iniciar. (B) rea de notificao, barra de inicializao e menu iniciar. (C) barra de notificao, barra de inicializao e menu iniciar. (D) rea de notificao, barra de inicializao rpida e boto iniciar. (E) gerenciador de tarefas, barra de inicializao rpida e iniciar sistema.

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) -5Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

20
Marcos possui um importante documento redigido no aplicativo Microsoft Office Word 2007 (configurao padro). Como ele trabalha em uma empresa em que diferentes pessoas tm acesso ao mesmo computador, o procedimento para que ele proteja o seu arquivo com uma senha, evitando o acesso indevido, clicar no boto (A) Microsoft Office / apontar para menu Preparar / Criptografar Documento e, em seguida, digitar a senha desejada no campo senha. (B) Microsoft Office / apontar para menu Segurana / Proteger Documento e, em seguida, digitar a senha desejada no campo senha. (C) Microsoft Office / apontar para menu Segurana / Proteger Documento e, em seguida, digitar a senha desejada no campo senha de acesso. (D) Microsoft Office / apontar para menu Configuraes / Segurana / Senhas e, em seguida, digitar a senha desejada no campo senha de acesso. (E) Microsoft Office / apontar para menu Preparar / Criptografar Documento e, em seguida, digitar a senha desejada no campo chave de segurana.

23
Na organizao interna dos Tribunais Regionais Eleitorais atuam magistrados de diversas origens, sendo que um deles ser eleito Presidente do Tribunal. Consoante as normas constitucionais, tal cargo ser ocupado por (A) Juiz de Direito, eleito pelo Tribunal de Justia. (B) Juiz Federal, por indicao do Tribunal Federal. (C) Ministro, oriundo do Superior Tribunal de Justia. (D) Advogado, indicado pelo Presidente da Repblica. (E) Desembargador, dentre os integrantes do Tribunal Eleitoral.

24
Laura, candidata a Deputada Federal, teve o seu pedido indeferido pela Justia Eleitoral. Aps os trmites do processo, lanou mo da impetrao de Mandado de Segurana que, pela autoridade coatora indicada, foi ofertado perante o Tribunal Superior Eleitoral, no uso de sua competncia originria que, utilizando fundamentos constitucionais, denegou a segurana. Nesse caso, consoante as normas constitucionais, cabe o recurso, dirigido ao Supremo Tribunal Federal, denominado (A) Agravo. (B) Especial. (C) Ordinrio. (D) Apelao. (E) Extraordinrio.

PROVA 2 (P2) CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21


O Estado brasileiro tem, reiteradas vezes, recusado apoio a iniciativas de pases ou organismos internacionais de legitimar a atuao militar em Estados nacionais reconhecidos pela Organizao das Naes Unidas (ONU). Ao atuar dessa forma, realiza-se o princpio constitucional do(a) (A) repdio ao terrorismo. (B) concesso de cooperao. (C) erradicao da desigualdade. (D) autodeterminao dos povos. (E) promoo do desenvolvimento.

25
Eugnio, cidado atuante e vigilante, cioso dos direitos dos cidados inseridos na Constituio Federal e nas leis em vigor, teve cincia de que o ocupante do cargo de Presidente da Repblica praticou delito contra o oramento. Diante disso, apresentou denncia Cmara dos Deputados para a instaurao de processo por crime de responsabilidade. Ocorre que, antes do desfecho da sua denncia, findou o mandato do Presidente, que no veio a ocupar qualquer outro mandato eletivo. Nos termos da Lei n 1.079/50, que regula os crimes de responsabilidade, (A) ocorrer a extino do processo diante do trmino do mandato presidencial, no admitindo o prosseguimento. (B) haver prosseguimento com autorizao expressa do Senado Federal, rgo competente para o julgamento do processo. (C) a denncia deve ser analisada e, caso se comprovem os fatos, deve a acusao ser votada perante a Cmara dos Deputados. (D) havendo reunio das duas Casas do Congresso Nacional e por votao pela maioria de votos dos parlamentares, o processo poder prosseguir. (E) o processo deve prosseguir com a produo de provas e o depoimento pessoal do ocupante do cargo de Presidente, mesmo dele afastado.

22
Paulo, Analista Judicirio, vinculado a Tribunal Federal, responsvel pela elaborao dos planos de custeio que iro constar do oramento do tribunal, bem como deve zelar pelo regular cumprimento das normas oramentrias aprovadas pelo Congresso Nacional. De acordo com as normas constitucionais, o servidor integra o(a) (A) organizao nacional de controle do oramento pblico. (B) rede integrada de servidores que controlam o oramento. (C) atividade de controle externo de fiscalizao oramentria. (D) sistema de controle interno oramentrio do Poder Judicirio. (E) estrutura de controle autnomo oramentrio dos servidores pblicos.

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) -6Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

26
Sobre a extino das licitaes, correto afirmar que (A) possvel haver revogao da licitao por motivo de interesse pblico, mesmo que decorrente de fato ou ato superveniente. (B) a anulao da licitao se d por motivo de ilegalidade, a qual pode ser declarada de ofcio, sem que seja necessrio ouvir os licitantes interessados. (C) a anulao de algum ato do procedimento licitatrio no repercute nos demais atos subsequentes, de modo que a licitao deve prosseguir com o refazimento do ato anulado. (D) a anulao da licitao gera o dever de indenizar em decorrncia dos prejuzos efetivamente comprovados, ao contrrio da revogao, uma vez que o licitante tem mera expectativa de celebrao do contrato. (E) no possvel haver revogao de procedimento licitatrio em que a licitao seja inexigvel, uma vez que nesta a inviabilidade de competio no permite que haja mudana nos critrios de discricionariedade.

28
A Administrao Pblica estadual pretende realizar licitao para a contratao de servio de dedetizao, decidindo-se pela utilizao da modalidade de prego. Diante do exposto, correto afirmar que (A) o prego, como modalidade de procedimento licitatrio, no pode ser utilizado pelos Estados, uma vez que foi criado pela Lei Federal n 10.520/2002 e direcionado Unio Federal. (B) no caso no necessria a realizao de licitao em qualquer de suas modalidades, uma vez que o objeto da contratao caracteriza-se como de urgncia, configurando hiptese de licitao dispensada. (C) possvel a sua utilizao, sendo certo que o prego um procedimento licitatrio exclusivamente documental, em que as propostas so abertas e julgadas em sesso nica, o que garante a celeridade do certame. (D) possvel a utilizao do prego, de modo que somente se proceder verificao da habilitao do licitante vencedor, etapa que suceder a de julgamento, em contraposio ao que ocorre regularmente na Lei n 8.666/93. (E) no possvel a sua utilizao, uma vez que no h previso de utilizao do prego para contratao de servios, mas exclusivamente para a aquisio de bens comuns, quais sejam, aqueles cujos padres de desempenho sejam objetivamente definidos.

27
Determinada autarquia federal, regularmente criada, pretende instituir uma parceria pblico-privada patrocinada (nos moldes da Lei n 11.079/2004) para a concesso de determinada rodovia interestadual. Estipulou-se no contrato o prazo de durao de 30 anos, a repartio objetiva dos riscos, e a remunerao do parceiro privado ser feita integralmente pelo Poder Pblico, de acordo com a efetiva utilizao da rodovia pelos usurios. Sobre a hiptese apresentada, correto afirmar que o contrato no vlido, (A) uma vez que o prazo mximo de durao das parcerias pblico-privadas de 10 anos. (B) uma vez que as parcerias pblico-privadas somente podem ser celebradas pela Administrao Pblica direta. (C) j que, nos termos da Lei n 11.079/2004, a responsabilidade contratual deve ser exclusivamente do particular. (D) uma vez que no permitida a remunerao varivel do parceiro privado, mesmo que previamente estipulada no contrato. (E) sendo certo que nas parcerias pblico-privadas patrocinadas, o parceiro privado, necessariamente, deve ser remunerado pelo Poder Pblico, bem como pelo usurio do servio pblico.

29
A Secretaria de Sade de determinado Estado da Federao pretende adquirir material cirrgico a ser utilizado em operaes de pacientes dos seus hospitais. A esse respeito, assinale a alternativa correta. (A) A compra deve ser precedida de licitao, a qual ser dada ampla publicidade, por meio de audincia pblica. (B) A licitao no exigida, mas, sim, procedimento simplificado de escolha dentre as Organizaes Sociais cadastradas perante o Estado. (C) A Administrao Pblica no necessita realizar licitao, uma vez que a aquisio de material para hospitais caracteriza-se como de urgncia. (D) A licitao exigida, devendo ser utilizada a modalidade de tomada de preos, a qual no pode ser processada perante o sistema de registro de preos. (E) A licitao necessria, sendo que no procedimento licitatrio, em igualdade de condies, como critrio de desempate, ser assegurada a preferncia dos bens produzidos no Brasil.

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) -7Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

30
A chamada Lei da Ficha Limpa, publicada em junho de 2010, trouxe inovaes no regime das inelegibilidades, mediante alteraes Lei Complementar 64/90. Foram introduzidas novas causas de inelegibilidade e modificados prazos de incidncia de algumas hipteses j existentes. Com relao ao tema, luz da legislao vigente, correto afirmar que ficam inelegveis os que forem (A) declarados indignos do oficialato, ou com ele incompatveis, pelo prazo de 10 anos. (B) demitidos do servio pblico em decorrncia de processo administrativo ou judicial, pelo prazo de 8 anos, contado da deciso, salvo se o ato houver sido suspenso ou anulado pelo Poder Judicirio. (C) condenados por crimes contra a administrao pblica ou o patrimnio pblico, em deciso transitada em julgado ou proferida por juzo singular, desde a condenao at o transcurso do prazo de 8 anos aps o cumprimento da pena. (D) excludos do exerccio da profisso, por deciso sancionatria do rgo profissional competente, em decorrncia de infrao tico-profissional, pelo prazo de 10 anos, salvo se o ato houver sido anulado ou suspenso pelo Poder Judicirio. (E) condenados suspenso dos direitos polticos, em deciso transitada em julgado ou proferida por juzo singular, por ato doloso de improbidade administrativa que importe leso ao patrimnio pblico, desde a condenao ou o trnsito em julgado at o decurso do prazo de 10 anos aps o cumprimento da sano.

32
Atualmente, h cerca de 30 partidos polticos regularmente registrados e em funcionamento no Brasil. Trata-se de pessoas jurdicas de direito privado que desempenham importante papel no concerto democrtico. A respeito das regras aplicveis aos partidos polticos, assinale a alternativa correta. (A) Os recursos do Fundo Partidrio so distribudos, de forma paritria, aos rgos nacionais de todos os partidos. (B) expressamente vedado ao partido poltico ministrar instruo militar ou paramilitar e adotar uniforme para seus membros. (C) O partido poltico, aps adquirir personalidade jurdica, registra seu estatuto no Tribunal Regional Eleitoral do Estado em que funcionar sua sede. (D) Diante do interesse pblico inerente a sua atuao, ao partido poltico no se assegura autonomia para definir sua estrutura interna, organizao e funcionamento, que so inteiramente delimitados pela Justia Eleitoral. (E) livre a criao, fuso e incorporao de partidos polticos cujos programas respeitem a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana. A extino de um partido, no entanto, depende de aprovao do Congresso Nacional.

33
A propaganda eleitoral, indispensvel ao regime democrtico, norteada pelo princpio da igualdade entre os candidatos. Nos ltimos anos, tem crescido o papel da Internet e das redes sociais na divulgao de candidaturas e na difuso de nomes, projetos e programas. Mas as prticas nem sempre se mostram afinadas com as regras legais sobre o tema e podem constituir infraes eleitorais. Em relao propaganda eleitoral pela Internet, assinale a alternativa correta, de acordo com a legislao atualmente em vigor. (A) Pode ser realizada em qualquer poca de um ano eleitoral. (B) vedada a veiculao de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. (C) No pode ser realizada por meio de mensagens eletrnicas para endereos cadastrados por candidato, partido ou coligao. (D) Admite-se a difuso de propaganda eleitoral em stios de pessoas naturais ou de pessoas jurdicas, desde que sem fins lucrativos. (E) Ainda que o contedo seja gerado por candidatos ou partidos, proibida a propaganda por meio de blogs ou redes sociais nos trs meses que antecederem ao pleito.

31
A Resoluo TSE 22.610/2007 disciplina o processo de perda de cargo eletivo em decorrncia de desfiliao partidria sem justa causa e de justificao de desfiliao partidria. Essa Resoluo nasceu de consultas formuladas junto ao Tribunal Superior Eleitoral a respeito dos efeitos da infidelidade partidria. Sua constitucionalidade j foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal. Imagine-se que determinado Senador da Repblica, representante do Estado de Minas Gerais, deixa, injustificadamente, o partido pelo qual se elegeu e, a seguir, filia-se a uma outra entidade partidria. Inconformado, seu partido de origem almeja reaver o mandato. Na hiptese, de conformidade com a Resoluo TSE 22.610/2007, ser competente para receber e examinar a pretenso do partido pelo qual se elegera o Senador, o (A) Senado Federal. (B) Supremo Tribunal Federal. (C) Tribunal Superior Eleitoral. (D) Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. (E) Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) -8Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

34
A Justia Eleitoral brasileira completa 81 anos de existncia em 2013. Suas competncias, atribuies, estruturao e composio so peculiares. No que tange composio e organizao de nossos Tribunais Eleitorais, assinale a alternativa correta. (A) A presidncia dos Tribunais Regionais Eleitorais pode ser exercida por qualquer de seus membros, mediante eleio secreta. (B) Composto por sete Ministros, o Tribunal Superior Eleitoral sempre presidido por um Ministro oriundo do Supremo Tribunal Federal. (C) Pelo menos dois dos Ministros do Tribunal Superior Eleitoral devem ser Juzes de carreira, um indicado pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justia. (D) Em observncia ao chamado quinto constitucional, integra o Tribunal Superior Eleitoral um Promotor de Justia ou um Procurador da Repblica indicado pelo Conselho Nacional do Ministrio Pblico. (E) Nos Tribunais Regionais Eleitorais, h sempre sete membros, dos quais um advogado, nomeado pelo Governador do Estado, e um Promotor de Justia, indicado pelo Procurador Regional Eleitoral ao Procurador-Geral de Justia.

36
Os eleitos para ocupar mandatos eletivos no Brasil so definidos segundo os sistemas proporcional ou majoritrio. As regras constitucionais e legais que definem qual o princpio adotado, a depender do cargo. correto afirmar que se elegem, necessariamente, por maioria absoluta todos os (A) Vereadores. (B) Deputados Federais. (C) Prefeitos de Capitais. (D) Senadores da Repblica. (E) Governadores de Estado.

37
Em outubro de 2014, o eleitorado brasileiro voltar s urnas para escolher representantes, a saber: Presidente da Repblica, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. Os futuros candidatos devero registrar suas candidaturas oportunamente. S assim, seus nomes sero submetidos vontade popular. Os candidatos ao cargo de Deputado Federal devem formular o pedido de registro de candidatura junto ao() (A) Cmara dos Deputados. (B) Tribunal Regional Eleitoral. (C) Supremo Tribunal Federal. (D) Tribunal Superior Eleitoral. (E) Zona Eleitoral de seu domiclio.

35
Os crimes eleitorais esto tipificados no apenas no Cdigo Eleitoral, mas tambm na Lei das Eleies, na Lei das Inelegibilidades, entre outras normas. No dia do pleito, para que a manifestao do eleitorado seja a mais livre possvel, h certas restries impostas pela legislao. Determinadas condutas podem caracterizar a prtica de crime. Especificamente sobre o chamado crime de boca de urna e demais prticas delitivas no dia da eleio, assinale a alternativa correta. (A) O uso de alto-falantes e de amplificadores de som s admitido distncia mnima de 200 metros dos locais de votao. (B) A distribuio de material grfico s autorizada at as 8 horas da manh do dia da eleio, antes do incio do processo de votao. (C) A boca de urna constitui crime inafianvel, cujos autores no podem ser beneficiados com transao penal, em virtude das elevadas penas aplicveis. (D) Admite-se a manifestao individual e silenciosa da preferncia do eleitor por partido poltico ou candidato, desde que revelada, exclusivamente, pelo uso de bandeiras, broches, dsticos e adesivos. (E) Para a realizao de comcio ou carreata, o candidato, partido ou coligao responsvel pelo ato deve comunicar autoridade policial, no mnimo, 24 horas antes, a fim de que seja assegurada, segundo a prioridade do aviso, o direito contra quem pretenda usar o local no horrio do dia da votao.

38
O Ministrio Pblico Eleitoral desempenha importantes atribuies na defesa do regime democrtico. Atua de diversas formas, nas fases do processo eleitoral. Em relao s atribuies do Ministrio Pblico (MP), assinale a alternativa correta, de acordo com a legislao vigente e a jurisprudncia do Tribunal Superior Eleitoral. (A) Nos processos de registro de candidaturas, o MP deve necessariamente emitir parecer, mas no legitimado a impugnar candidaturas. (B) O MP legitimado, juntamente com candidatos, partidos e coligaes, a ajuizar representao por propaganda eleitoral irregular. (C) A atuao do MP no processo penal eleitoral supletiva, j que a legitimao para deflagrar aes penais eleitorais , por primazia, dos prprios candidatos. (D) O MP deve ser previamente ouvido nos casos de abertura de investigao judicial eleitoral, cuja iniciativa limitada a candidatos, afastada a legitimao ativa de partidos polticos. (E) Nos casos de desfiliao partidria sem justa causa (infidelidade partidria), a legitimao ativa do MP e, apenas na sua inrcia, surge a legitimao subsidiria dos partidos polticos para a perda do cargo eletivo.

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) -9Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

39
O art. 104 do Cdigo Civil estabelece que a validade do negcio jurdico requer agente capaz, objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel e forma prescrita ou no defesa em lei. A falta ou o defeito de qualquer desses requisitos leva invalidade do negcio jurdico. A respeito do tema, assinale a alternativa correta. (A) Se o dolo, um dos defeitos do negcio jurdico que causa sua anulabilidade, for do representante legal ou convencional de uma das partes, s est obrigado o representado a responder civilmente at a importncia do proveito que teve. (B) anulvel o negcio jurdico simulado, mas subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma. Tambm anulvel o negcio jurdico viciado por erro, dolo, coao, estado de perigo, leso ou fraude contra credores, e o prejudicado tem o prazo decadencial de dois anos para pugnar pela sua anulao. (C) Os negcios de transmisso gratuita de bens ou remisso de dvida, se os praticar o devedor j insolvente, ou por eles reduzido insolvncia, desde que no o ignore, podero ser anulados pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos, sendo que igual direito assiste aos credores cuja garantia se tornar insuficiente. (D) Respeitada a inteno das partes, a invalidade parcial de um negcio jurdico no o prejudicar na parte vlida, se esta for separvel. Alm disso, a invalidade da obrigao principal implica a das obrigaes acessrias, mas a destas no induz a da obrigao principal, exceto em caso de nulidade, em que o vcio em uma das obrigaes, principal ou acessria, contamina todas as demais. (E) A validade da declarao de vontade no depender de forma especial, seno quando a lei expressamente a exigir, como no caso dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas, em que, no dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial sua validade.

40
A adoo do princpio da dignidade da pessoa humana como fundamento da Repblica influenciou sobremaneira a tutela dos direitos da personalidade, considerando ser esta expresso da condio humana. Sobre os direitos da personalidade, correto afirmar que (A) so absolutamente intransmissveis e irrenunciveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria. (B) vlida, com objetivo cientfico, ou altrustico, a disposio gratuita do prprio corpo, no todo ou em parte, durante a vida e para depois da morte. (C) toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome. Alm disso, o pseudnimo adotado para atividades lcitas goza da proteo que se d ao nome. (D) a vida privada da pessoa natural inviolvel, e o juiz, a requerimento do interessado ou de ofcio, adotar as providncias necessrias para impedir ou fazer cessar ato contrrio a esta norma. (E) em se tratando de morto, ter legitimao para requerer que cesse a ameaa ou leso a direito da personalidade e requerer perdas e danos o cnjuge sobrevivente, ou, na sua falta, qualquer parente em linha reta, ou colateral at o quarto grau.

41
As tutelas de urgncia podem ser definidas como medidas que visam resguardar direito sujeito ameaa de violao, assim definido como aquele que no poder aguardar o desfecho do trmite natural das aes ditas principais. Dentre as medidas de urgncia, o legislador ptrio, seguindo o modelo processual civil italiano, estabeleceu no Cdigo de Processo Civil o Processo Cautelar. A respeito do Processo Cautelar no Processo Civil, marque a alternativa INCORRETA. (A) As medidas cautelares, em casos excepcionais expressamente autorizados por lei, podero ser determinadas pelo juiz sem a audincia das partes. (B) A medida cautelar poder ser substituda de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes pela prestao de cauo ou garantia menos gravosa para o requerido. (C) Qualquer que seja o procedimento cautelar, o requerido ser citado para contestar o pedido, no prazo de 10 dias, contado a partir do momento da prtica do ato citatrio pelo oficial de justia. (D) As medidas cautelares sero requeridas ao juiz da causa ou diretamente ao tribunal quando interposto recurso e, mesmo sendo medida de urgncia, comporta pedido de concesso de liminar. (E) No sendo contestado o pedido, o juiz proferir sentena dentro de cinco dias e, se o requerido contestar no prazo legal, o juiz designar audincia de instruo e julgamento, caso haja prova a ser nela produzida.

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) - 10 Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

42
Na clssica obra Do esprito das Leis, Montesquieu definiu o juiz como bouche de la loi (a boca da lei), apontando o perfil inanimado dos juzes daquela poca ao pronunciarem suas sentenas. A atividade dos magistrados no Direito Contemporneo encontra vieses legais para agir de ofcio quando autorizado por lei e quando se tratar de questes de ordem pblica. O julgador deve observar o princpio da inrcia da jurisdio, mas agir luz do princpio do impulso oficial dos processos, podendo e por vezes devendo adotar postura ativa, atentando para as normas que lhe limitam poderes e impem-lhe deveres e responsabilidades. Considerando o trecho acerca dos atos do juiz, assinale a afirmativa que trata corretamente dos poderes, deveres e responsabilidade do julgador, nos moldes estabelecidos no Cdigo de Processo Civil. (A) O juiz somente poder determinar as provas necessrias instruo do processo quando expressamente requerida pelas partes. (B) O juiz que exercer suas funes em processo em que funcionou como rgo do Ministrio Pblico incorrer em suspeio de parcialidade. (C) O juiz, no havendo normas legais, dever julgar a lide recorrendo aos costumes, analogia aos princpios gerais do direito, mas somente decidir por equidade nos casos previsto em lei. (D) O juiz que, sem justo motivo, omitir ou retardar providncia, a qual deva ordenar de ofcio, responder administrativamente, no sendo cabvel a responsabilizao por perdas e danos. (E) O juiz que concluir a audincia julgar a lide, salvo se estiver aposentado, caso em que passar os autos ao seu sucessor que no poder mandar repetir as provas j produzidas para proferir a sentena.

44
Os critrios de fixao de competncia no podem ser presumidos e a petio inicial, na qual se descreve a demanda, ser o elemento orientador da competncia que fixada no momento em que a ao proposta. possvel que em determinados casos ocorra modificao de competncia, conquanto que em outros no se admitir em absoluto a sua modificao. Partindo dos critrios de competncia estabelecidos no Cdigo de Processo Civil, correto afirmar que (A) quando o ru for pessoa incapaz, a ao se processar no foro de seu domiclio, ainda que diverso do de seu representante. (B) a incompetncia absoluta deve ser alegada a qualquer tempo, desde que antes da sentena, por meio de exceo de incompetncia. (C) a competncia em razo da hierarquia inderrogvel por conveno das partes, contudo, estas podero modificar a competncia em razo da matria. (D) h competncia internacional concorrente entre autoridade judiciria brasileira e a estrangeira quando a ao se originar de fato ocorrido ou ato praticado no Brasil. (E) haver conflito de competncia quando dois ou mais juzes se declararem incompetentes e o conflito ser suscitado ao presidente do tribunal exclusivamente de ofcio pelo juiz.

45
O Processo de Execuo, um dos trs gneros dos processos previstos no Cdigo de Processo Civil ao lado dos Processos de Conhecimento e Cautelar, passou por diversas alteraes legislativas, dentre as quais se destaca o advento das Leis n 11.232/2005 e n 11.382/2006. Tomando como diretriz a nova disciplina da execuo no Processo Civil, assinale a alternativa correta. (A) O documento pblico e a escritura pblica somente constituiro ttulo executivo extrajudicial se assinados pelo devedor e por duas testemunhas. (B) A prova de m-f do terceiro adquirente ou o registro da penhora do bem alienado so requisitos para o reconhecimento da fraude execuo. (C) O credor no poder iniciar a execuo se o devedor cumprir a obrigao, mas poder prosseguir nela ainda que o devedor cumpra a obrigao durante o curso da execuo. (D) Os bens do devedor, desde que no estejam em poder de terceiros, ficam sujeitos execuo, enquanto que os bens do scio, em qualquer hiptese, ficam a salvo da execuo. (E) A apelao da sentena de improcedncia dos embargos do executado, ainda que recebida no efeito suspensivo, no obsta o carter definitivo da execuo fundada em ttulo extrajudicial.

43
Os recursos podem ser definidos como ferramentas jurdicas cabveis quando a parte vencida, o Ministrio Pblico ou terceiro prejudicado buscam novo pronunciamento judicial acerca daquilo que foi desfavorvel ao recorrente em determinado julgado. Considerando os recursos previstos no Cdigo de Processo Civil, correto afirmar que (A) das decises interlocutrias proferidas em audincia de instruo e julgamento, caber agravo na forma retida por meio de petio, no prazo de 5 dias. (B) a apelao interposta de sentena que confirmar a antecipao dos efeitos da tutela ou decidir o processo cautelar ser recebida nos efeitos suspensivo e devolutivo. (C) os recursos especial e extraordinrio sero interpostos perante o presidente ou o vice-presidente do Superior Tribunal de Justia e Supremo Tribunal Federal, respectivamente. (D) o recurso especial e o recurso extraordinrio no obstam a execuo da sentena, assim como a interposio do agravo de instrumento, em regra, no impede o andamento do feito. (E) o recorrente poder desistir do recurso interposto desde que, devidamente intimados, o recorrido e eventuais litisconsortes manifestem anuncia nos autos ou aquiesam com seu silncio.

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) - 11 Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

46
Desde fevereiro de 2013, as aes distribudas nas varas cveis do Frum Joo Mendes Jnior, no Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, devem observar o procedimento digital. Poucos meses antes, naquele mesmo frum, havia sido adotado o sistema hbrido de processos fsicos (papel) e digitais, mas, a partir de fevereiro, somente os feitos de papel j propostos tero seguimento no formato convencional, devendo os novos ser recebidos exclusivamente no sistema eletrnico. O Tribunal de Justia de So Paulo j estabeleceu cronograma de processo eletrnico, inclusive para Segunda Instncia.
(Disponvel em: http://www.tjsp.jus.br/Institucional/ CanaisComunicacao/Noticias/Noticia.aspx?Id=17117)

47
O legislador constituinte estabeleceu, dentre as garantias fundamentais, que se conceder mandado de segurana para proteger direito lquido e certo quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio do Poder Pblico, bem como previu a possibilidade de impetrao de mandado de segurana coletivo por partido poltico, organizao sindical, entidade de classe ou associao, nos termos no texto constitucional. No ano de 2009, a Lei n 12.016 revogou expressamente diversos textos legislativos infraconstitucionais, passando a disciplinar os mandados de segurana individual e coletivo. Com base na Lei n 12.016, de 7 de agosto de 2009, e no entendimento do Superior Tribunal de Justia, marque a alternativa correta. (A) A sentena prolatada em mandado de segurana coletivo far coisa julgada limitada aos membros do grupo ou categoria substitudos pelo impetrante. (B) Da sentena que conceder o mandado de segurana caber recurso de apelao e, caso o julgador denegue o mandado de segurana, o recurso cabvel ser o agravo de instrumento. (C) A sentena que conceder a segurana estar sujeita ao duplo grau de jurisdio obrigatrio e cabvel a condenao em honorrios advocatcios nas aes de mandado de segurana. (D) No se conceder o mandado de segurana quando se tratar de deciso judicial transitada em julgado, mas se conceder contra a deciso judicial contra a qual caiba recurso com efeito suspensivo. (E) A caducidade da medida liminar concedida, que ocorrer quando o impetrante deixar de promover por mais de 10 dias teis os atos que lhe cumprirem, ser decretada a requerimento do Ministrio Pblico, vedada a decretao ex officio.

Considerando a narrativa a respeito da realidade dos processos virtuais nos Tribunais brasileiros, assinale a afirmativa correta luz da Lei n 11.419, de 19 de dezembro de 2006 (informatizao do processo judicial). (A) So considerados tempestivos os atos praticados por petio eletrnica at as 24 horas do ltimo dia do prazo determinado para tal. (B) Os atos processuais dos processos eletrnicos podero ser assinados digitalmente ou por meio da assinatura do signatrio aposta no final do documento. (C) As publicaes eletrnicas na forma do Dirio de Justia eletrnico no substituem outros meios de publicao oficial que devem ser realizadas para que surtam os efeitos legais. (D) Os processos eletrnicos sero admitidos em qualquer grau de jurisdio nos processos civil e trabalhista, bem como nos juizados especiais, no se admitindo quando se tratar de processo penal. (E) Os prazos processuais tero incio no dia seguinte ao da disponibilizao da informao no Dirio da Justia Eletrnico, mesmo que se d em dia no til, em razo da celeridade dos processos digitais.

48
O Cdigo Penal elenca a legtima defesa dentre as hipteses de causas de excluso da ilicitude. Sobre o tema, NO cabvel (A) legtima defesa real contra legtima defesa real. (B) legtima defesa real contra legtima defesa putativa. (C) legtima defesa contra agresso injusta de inimputvel. (D) legtima defesa putativa contra legtima defesa putativa. (E) legtima defesa real contra agresso acobertada por excludente da culpabilidade.

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) - 12 Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

49
O agente pode cometer o crime embriagado, consumir bebida alcolica para pratic-lo ou, no momento do fato, estar embriagado involuntariamente. correto afirmar que, para o Direito Penal, a embriaguez preordenada traz a seguinte consequncia: (A) exclui a imputabilidade. (B) constitui causa atenuante. (C) exclui a culpabilidade se completa. (D) constitui causa agravante genrica. (E) uma causa de excluso da ilicitude.

52
Considere as seguintes situaes-problema ocorridas no procedimento ordinrio do Processo Penal. I. Mvio foi condenado pela prtica de corrupo ativa e interps apelao, mas o MM. Juiz de Direito, em despacho, julgou-a deserta. II. O MM. Juiz Federal ordenou a suspenso do processo penal, em virtude da questo prejudicial. III. O MM. Juiz de Direito absolveu sumariamente o ru no procedimento do Tribunal do Jri. IV. O MM. Juiz de Direito impronunciou o ru no procedimento do Tribunal do Jri. Contra as decises acima descritas, so cabveis os seguintes recursos, respectivamente, (A) agravo / recurso em sentido estrito / recurso em sentido estrito / apelao. (B) recurso em sentido estrito / recurso em sentido estrito / apelao / apelao. (C) recurso em sentido estrito / apelao / recurso em sentido estrito / apelao. (D) apelao / apelao / recurso em sentido estrito / recurso em sentido estrito. (E) apelao / recurso em sentido estrito / apelao / recurso em sentido estrito.

50
No municpio X, o funcionrio Mvio ocupava cargo em comisso na Prefeitura. No entanto, foi exonerado ex officio, pelo prefeito, mediante mera publicao no Dirio Oficial, a qual no chegou ao conhecimento do servidor, que chegou a praticar diversos atos de ofcio. Considerando que no havia autorizao para a prtica dos citados atos, correto afirmar que Mvio (A) praticou o crime de prevaricao (Art. 319 do Cdigo Penal). (B) praticou o ato amparado por uma causa excludente da culpabilidade. (C) praticou o crime de exerccio funcional ilegalmente prolongado (Art. 324 do Cdigo Penal). (D) se estivesse em gozo de frias e praticasse atos de ofcio, teria cometido o crime de exerccio funcional ilegalmente prolongado (Art. 324 do Cdigo Penal). (E) no praticou crime, pois o fato atpico. Para que cometesse o crime de exerccio funcional ilegalmente prolongado, ele deveria ter conhecimento real de sua exonerao.

53
Sobre o tema Priso, Medidas Cautelares e Liberdade Provisria, marque a alternativa correta. (A) Tcio, assistente da acusao, no tem legitimidade para requerer a decretao de priso preventiva do acusado no processo penal. (B) Tcio, maior de 80 anos de idade, comete um crime e tem priso preventiva decretada contra si. Pode o juiz substitu-la por priso domiciliar. (C) Tcio comete um crime de homicdio simples, no hediondo, e pode ter sua priso temporria decretada pelo prazo de 30 dias, prorrogveis por mais 30. (D) Tcio comete um crime apenado com recluso e preso em flagrante delito. A autoridade policial no pode arbitrar fiana, pois s poderia faz-la em relao s infraes apenadas com deteno. (E) Tcio comete um crime doloso contra a vida. Ele no poder ter decretada a monitorao eletrnica como medida cautelar diversa da priso, pois no existe tal medida no processo penal brasileiro.

51
Quanto Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Tem-se admitido a propositura da ao penal privada subsidiria da pblica, em caso de arquivamento do inqurito policial. ( ) Ajuizada a ao subsidiria, o Ministrio Pblico no poder retomar a ao como parte principal. ( ) Oferecida a queixa subsidiria, o Ministrio Pblico poder repudi-la e oferecer denncia substitutiva. ( ) Admite-se a ao penal privada subsidiria da pblica tanto em crimes de ao penal pblica incondicionada, quanto em crimes de ao penal pblica condicionada representao do ofendido. A sequncia est correta em (A) V, V, V, F (B) V, F, V, F (C) V, F, F, V (D) F, F, V, V (E) F, V, F, V

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) - 13 Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

54
Quanto s normas aplicveis aos servidores pblicos federais (Lei n 8.112/90), analise as afirmativas. I. A jurisprudncia majoritria, inclusive do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia, entende que no h direito adquirido do servidor pblico manuteno do regime jurdico-funcional. II. Segundo precedentes do Superior Tribunal de Justia, o servidor pblico estvel que desiste do estgio probatrio a que foi submetido em razo de ingresso em novo cargo pblico no tem direito a ser reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. III. A reintegrao o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial. Se o cargo ocupado tiver sofrido transformao, o retorno deve ocorrer para o cargo resultante da transformao. O servidor, com a reintegrao, tem direito ao ressarcimento de todas as vantagens. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) I, II e III. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) II e III, apenas.

56
O Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral/MG elenca algumas atribuies jurisdicionais do referido Tribunal. Dentre elas, correto afirmar que NO compete ao TRE/MG, processar e julgar, originariamente, (A) os conflitos de competncia entre Juzes Eleitorais do Estado. (B) os pedidos de mandado de segurana contra atos administrativos do Tribunal. (C) o registro e a impugnao do registro de candidatos aos cargos de Governador, Vice-Governador e membro do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa. (D) as aes de impugnao de mandato eletivo apresentadas contra candidato eleito em pleitos federal, exceto para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, e estadual. (E) o afastamento do critrio da antiguidade apurado entre os Juzes que no hajam exercido a titularidade na zona eleitoral, pelo voto de cinco dos seus componentes, por convenincia objetiva do servio eleitoral e no interesse da administrao judiciria.

57
Sobre o tratamento que o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral d ao Ministrio Pblico Eleitoral, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Compete ao Procurador Regional Eleitoral expedir instrues aos Promotores Eleitorais. (B) As funes do Ministrio Pblico junto ao Tribunal sero exercidas pelo Ministrio Pblico Federal, que atuar em todas as fases do processo eleitoral. (C) Quando no fixado diversamente em lei, no prprio regimento interno ou pelo Relator, ser de 10 dias o prazo para o Procurador Regional manifestar-se. (D) O Procurador Regional Eleitoral, intervindo como fiscal da lei, ter vista dos autos depois das partes, passando a correr o prazo para manifestao aps sua intimao pessoal. (E) Independentemente da juntada de parecer aos autos e da manifestao escrita do Procurador Regional Eleitoral, a este assegurado manifestar-se oralmente na sesso. Nesse caso fica suprida eventual falta de manifestao escrita.

55
A, servidor pblico federal, cometeu uma infrao administrativa punvel com advertncia. A infrao foi presenciada pelo superior imediato, que detinha competncia para aplicao da penalidade. Imediatamente, considerando ter presenciado a infrao, o superior, atravs da verdade sabida, aplicou a penalidade ao servidor A, sem que houvesse a participao de um advogado para apresentar defesa tcnica. Considerando, exclusivamente, as informaes expostas anteriormente, correto afirmar que (A) no procedimento administrativo disciplinar, a falta de defesa tcnica por advogado ofende a Constituio e, por isso, o procedimento viciado. (B) plenamente vlida a aplicao de penalidades leves atravs da verdade sabida e, deste modo, o servidor deve cumprir a pena a que foi condenado. (C) aps o advento da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, incabvel a aplicao de penalidades atravs da verdade sabida, e, portanto, deve-se reconhecer a nulidade do procedimento. (D) invlida a aplicao de penalidades atravs da verdade sabida, porm, nos procedimentos disciplinares, no se exige a participao de advogado para apresentar defesa tcnica e, por isso, o procedimento viciado. (E) plenamente vlida a aplicao de penalidades atravs da verdade sabida, mas, no caso em estudo, o infrator deveria estar representado por um advogado e, deste modo, deve-se reconhecer a nulidade do procedimento.

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) - 14 Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

58
A partir da Constituio Federal de 1988, as polticas pblicas sociais, em especial Sade, Educao e Assistncia Social, vm sendo executadas em arranjos de gesto que envolvem as diferentes esferas da federao, sendo cada vez mais comum programas federais dessas reas serem estruturados para serem operacionalizados por Estados, Distrito Federal e Municpios, mediante repasse de recursos e definio de metas e/ou condies operacionais por meio de leis especficas. Em relao a esse fenmeno, correto afirmar que se trata do(a) (A) fenmeno denominado descentralizao, dado que competncias de execuo de programas do governo federal so distribudas para outras esferas de governo, sem preservao de poder hierrquico ou de relao de subordinao. (B) fenmeno denominado desconcentrao, dado que os rgos federais desconcentram atividades operacionais de seus programas para outras esferas de governo, mas preservam as relaes de hierarquia e de subordinao prprias entre rgos repassadores e rgos recebedores de recursos. (C) conjugao dos fenmenos da descentralizao e desconcentrao, dado que a responsabilidade para a execuo dos programas descentralizada para outras esferas de governo, ficando a obrigao constitucional de prestar contas compartilhada entre rgos repassadores e recebedores de recursos. (D) conjugao dos fenmenos de descentralizao e desconcentrao, dado que competncias de execuo dos programas federais so distribudas para outras esferas de governo, com preservao da relao de subordinao entre rgos repassadores e recebedores de recurso, para fins de verificao da regularidade da aplicao dos recursos e do cumprimento de metas. (E) conjugao dos fenmenos da descentralizao e desconcentrao, dado que a responsabilidade para a execuo dos programas, bem como a de prestao de contas so desconcentradas para as esferas recebedoras dos recursos, isentando os rgos que transferem os recursos da obrigao constitucional de prestar contas, ao descentralizar esse dever para os rgos recebedores de recursos.

59
O Decreto-Lei n 200, de 25/02/1967, ao regular a estrutura Administrativa Federal, dividiu a Administrao Pblica em Administrao Pblica Direta e Administrao Pblica Indireta, o que foi recepcionado pelo Art. 37, da Constituio Federal de 1988, ampliando a abrangncia para qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. De acordo com a legislao que rege a Administrao Pblica, correto afirmar que (A) as autarquias esto autorizadas legalmente a exercerem tanto atividades tpicas da Administrao Pblica, quanto atividades econmicas que o governo compreenda convenientes para o Estado. (B) os entes da Administrao Pblica Indireta, mesmo detendo autonomia administrativa e financeira, esto sujeitos ao controle exercido pelos rgos da Administrao Pblica Direta, na forma de superviso ministerial. (C) os entes da Administrao Indireta, tais como autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista, apresentam vinculao administrativa e subordinao hierrquica aos rgos da Administrao Direta. (D) os entes da Administrao Indireta, criados para dar mais eficincia na prestao de servios pblicos, no so dotados de personalidade jurdica prpria, pois so subordinados administrativamente aos rgos da Administrao Pblica Direta. (E) os entes da Administrao Indireta, tais como autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista, detm autonomia administrativa e financeira, no apresentando vinculao administrativa e subordinao hierrquica em relao aos rgos da Administrao Pblica Direta.

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) - 15 Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

60
Em vrios pases do mundo, desde a dcada de 80, assiste-se a um processo crescente de busca de maior homogeneizao de prticas, processos e estruturas nas organizaes pblicas, possibilitando a definio de expectativa de resultados na execuo de polticas pblicas e propiciando ampliao da atividade de auditoria operacional no mbito do controle da Administrao Pblica. No Brasil, aderente a esse movimento, em 1998, a Emenda Constitucional n 19 adicionou novo Princpio queles que regem a Administrao Pblica Brasileira. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que menciona o referido Princpio. (A) Princpio da Eficincia, estabelecendo a obrigao de a Administrao Pblica buscar os melhores resultados a menores custos. (B) Princpio da Fiscalizao, garantindo sociedade o direito de fiscalizar a ao do Estado, a fim de prevenir arbtrios dos administradores pblicos e auxiliar no combate corrupo. (C) Princpio da Legalidade, estabelecendo os limites da atuao administrativa, para resguardar conformidade, moralidade, finalidade administrativa e plena legitimidade da ao do Estado. (D) Princpio da Motivao, valorizando a explicitao das causas que originam o ato administrativo como um dos requisitos para a consecuo legtima dos objetivos e metas da administrao. (E) Princpio da Moralidade Administrativa, estabelecendo limites para a atuao administrativa, de forma a resguardar a priorizao dos meios e dos resultados concretizadores da finalidade pblica da ao do Estado.

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) - 16 Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

PROVA DISCURSIVA
ORIENTAES GERAIS 1. A prova discursiva para o cargo de Analista Judicirio: 1.1. vale 10,00 (dez) pontos e consiste na elaborao de texto de, no mnimo, 25 (vinte e cinco) e, no mximo, 30 (trinta) linhas; 1.2. tem o objetivo de avaliar o contedo e o conhecimento do tema, a capacidade de expresso na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Lngua Portuguesa, e, para tanto, o candidato dever produzir texto dissertativo, primando pela coerncia e pela coeso; 1.3. deve ser manuscrita, em letra legvel, com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta indelvel, fabricada em material transparente, no sendo permitida a interferncia ou a participao de outras pessoas, salvo em caso de candidato a quem tenha sido deferido atendimento especial para a realizao das provas. Nesse caso, o candidato ser acompanhado por fiscal da CONSULPLAN devidamente treinado, para o qual dever ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais grficos de pontuao. 2. A folha de texto definitivo da prova discursiva no poder ser assinada, rubricada, nem conter, em outro local que no o apropriado, qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulao da prova discursiva. Assim, a deteco de qualquer marca identificadora no espao destinado transcrio de texto definitivo acarretar a anulao da prova discursiva. 3. A folha de texto definitivo ser o nico documento vlido para avaliao da prova discursiva. A folha para rascunho no caderno de provas de preenchimento facultativo e no valer para avaliao. 4. A folha de texto definitivo no ser substituda por erro de preenchimento do candidato.

Pode-se verificar, na Constituio brasileira, o Estado de Direito, Democrtico e Social, de cunho fortemente constitucional, a Repblica e o pluralismo como princpios estruturantes. O Estado brasileiro se configura um Estado de Direito. O Estado de Direito exige uma separao das funes estatais tpicas em diferentes rgos de soberania para controle recproco de atuao e para a limitao do poder, nos limites impostos pela Constituio.
(Salgado, Eneida Desiree. Princpios constitucionais estruturantes do direito eleitoral. Tese de Doutorado em Direito do Estado. Universidade Federal do Paran. Curitiba, 2010. p. 59.)

Considerando a passagem acima, disserte sobre o princpio do pluralismo poltico, abordando seu alcance no Estado Democrtico de Direito, juntamente com os demais princpios fundamentais da Repblica, e sua relao com os princpios da liberdade e da igualdade no direito eleitoral.

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) - 17 Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

CONCURSO PBLICO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS (TRE/MG)

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Analista Judicirio Judiciria Tipo 1 (Branca) - 18 Prova aplicada em 14/04/2013 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 15/04/2013

S-ar putea să vă placă și