Sunteți pe pagina 1din 13

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS CENTRO DE ESTUDOS AVANADOS E FORMAO INTEGRADA ESPECIALIZAO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPDICA E DESPORTIVA

RHOBYSSON MARTINS DE OLIVEIRA BRITO

RESULTADOS DA TCNICA DE ENERGIA MUSCULAR NA EXTENSIBILIDADE E NA FLEXIBILIDADE: REVISO DE LITERATURA

Goinia 2012

RHOBYSSON MARTINS DE OLIVEIRA BRITO

RESULTADOS DA TCNICA DE ENERGIA MUSCULAR NA EXTENSIBILIDADE E NA FLEXIBILIDADE: REVISO DE LITERATURA

Artigo apresentado ao curso de Especializao em Fisioterapia Traumato-Ortopdica e Desportiva do Centro de Estudos Avanados e Formao Integrada, chancelado pela Pontifcia Universidade Catlica de Gois. Orientador: Prof. Ms. Adroaldo Jos Casa Jr.

Goinia 2012

RESUMO Resultados da tcnica de energia muscular na extensibilidade e na flexibilidade: reviso de literatura


Rhobysson Martins de Oliveira Brito Adroaldo Jos Casa Junior Introduo: A Tcnica de Energia Muscular (TEM) desenvolvida por Fred Mitchell, um mtodo de terapia manual que utiliza a contrao muscular voluntria para restituir a mobilidade articular, alongando msculos encurtados, contraturados ou hipertnicos e reduzindo quadros lgicos decorrentes de espasmo muscular, mas os estudos dessa tcnica relacionados com o ganho de flexibilidade e extensibilidade da musculatura esto escassos. Objetivo: Realizar uma reviso de literatura para verificar a eficcia dessa tcnica para o ganho de flexibilidade e extensibilidade na musculatura do ser humano. Mtodos: Trata-se de um estudo de reviso literria, cujos artigos utilizados foram obtidos por meio de uma pesquisa bibliogrfica nas bases de dados Medline, Lilacs, Pubmed e Cochrane, considerando o perodo de 1997 a 2011. Discusso: A flexibilidade dos msculos, principalmente dos isquiotibiais, melhorou consideravelmente em vrios estudos, sendo que nos estudos utilizados no houve diferena significativa em termos de eficcia entre 20% e 100% da contrao isomtrica. Em outras palavras, contraes isomtricas submxima so adequadas para a melhoria da extensibilidade muscular. Aplicao das contraes sub-mximas podem ser uma abordagem mais segura alm de causar relaxamento muscular que facilita o alongamento posterior. Consideraes finais: A TEM, independentemente da intensidade da contrao realizada pelo sujeito, mostra-se efetiva na melhora da flexibilidade muscular. Este recurso teraputico manual mostra-se como um dos mais positivos no que diz respeito ao ganho de flexibilidade articular e extensibilidade muscular. Palavras-chave: Flexibilidade; extensibilidade; tcnica de energia muscular.

INTRODUO

A prtica dos exerccios de alongamento muito difundida entre atletas e pessoas envolvidas em atividades fsicas, alm de procedimento rotineiro em clnicas de fisioterapia. O aumento na Amplitude de Movimento (ADM), a reduo no risco de leses musculoarticulares e a melhora no desempenho fsico so alguns dos principais motivos relacionados sua incluso como forma de tratamento, mas, o desempenho melhorado apenas com uso de sesses peridicas de alongamento, no ocorrendo em sesses nicas1. O alongamento antes do treinamento fsico tem sido uma prtica comum em todos os nveis do desporto. Contudo, tem-se demonstrado que o alongamento prexerccio no reduz as taxas de leses e, em alguns casos, pode predispor a leso, ou seja, provvel que haja pouco ou nenhum benefcio na preveno de leses quando o atleta submetido ao exerccio de alongamento antes da sesso de treinamento 2. Um importante componente da aptido fsica relacionada sade a flexibilidade. Basicamente, ela resultante da capacidade da elasticidade demonstrada pelos msculos e tecidos conectivos, combinados mobilidade articular3. Fatores endgenos tais como o sexo, a idade, o somattipo e a individualidade biolgica, influenciam a flexibilidade. Esta, por sua vez, comporta-se de forma diferente em crianas, adolescentes e adultos, e tende a diminuir com o aumento da idade 3. A flexibilidade, especificamente, at a puberdade, diminui e tende a aumentar, posteriormente, at atingir um plat e na idade adulta, tende diminuir. Difere, ainda, em funo do sexo, sendo que as mulheres possuem maior flexibilidade comparada com os homens4. Os programas de exerccios, geralmente, incluem a fora e a flexibilidade como componentes do treinamento5. O treinamento da flexibilidade pode ser feito na forma submxima (alongamento) e na forma mxima (flexionamento). O aprimoramento da flexibilidade desenvolve-se por diferentes tcnicas, dentre as quais esto: o alongamento dinmico ou balstico, alongamento esttico ou passivo e a Facilitao Neuromuscular Proprioceptiva (FNP)6.

O alongamento esttico o mtodo mais comum para o ganho de flexibilidade e oferece vantagens quando comparado as outras duas formas de alongamento devido a facilidade de execuo e ao baixo potencial de dano tecidual7. A Tcnica de Energia Muscular (TEM) desenvolvida por Fred Mitchell, um mtodo de terapia manual que utiliza a contrao muscular voluntria para restituir a mobilidade articular, alongando msculos encurtados, contraturados ou hipertnicos e reduzindo quadros lgicos decorrentes de espasmo muscular. Classificase entre as tcnicas estruturais ativas, em que o indivduo participa aplicando sua fora muscular e dosificando tcnica8. Essa tcnica aplica-se com uma contrao isomtrica da musculatura antagonista da que pretende alongar durante um perodo de 6 a 10 segundos e um alongamento de 20 a 30 segundos. Assim esse processo ativa os rgos tendinosos de golgi e inibe os fusos musculares, promovendo um ganho de flexibilidade. Os mtodos mais usados pela TEM so a isoltica, a inibio recproca e o Relaxamento Ps-Isomtrico (RPI). O RPI refere-se ao relaxamento muscular aps a realizao da contrao isomtrica do agonista. Esse relaxamento deve-se resposta neurolgica que envolve os rgos tendinosos de golgi, em que a contrao isomtrica excita o rgo tendinoso de golgi, atravs da fibra aferente Ib, estimulando o interneurnio, este por sua vez, libera o mediador inibitrio, que, atravs do neurnio motor, cessa a descarga na placa motora, promovendo o relaxamento muscular9. A TEM um mtodo manipulativo no qual o individuo utiliza ativamente seus msculos a partir de uma posio controlada em uma direo especfica contra uma fora contrria. Pode ser aplicado para alongar msculos encurtados, fortalecer msculos enfraquecidos e mobilizar articulaes com mobilidade restrita 10. Embora sob o amplo guarda-chuva da terapia manual, a TEM no se enquadra nas categorias da manipulao ou mobilizao. Essa uma tcnica ativa, em que o paciente, ao invs de prestador de cuidados, fornece a correo da fora. Wilson et al.11 definem essa tcnica como um tratamento da medicina manual que envolve a contrao muscular voluntria do paciente em um controle preciso de direo, em diferentes nveis de intensidade, contra uma resistncia contrria aplicada pelo operador11. indicada a pacientes com sintomatologia dolorosa do sistema locomotor, que apresentem atividades articulares normais, porm musculatura encurtada ou com espasmo8.

A TEM baseia-se no fato de que, aps uma contrao pr-alongamento de um msculo ir relaxar como resultado da inibio autognica e ser alongado mais facilmente. A contrao antes do alongamento tambm leva a um relaxamento reflexo, acompanhado por uma diminuio na atividade eletromiogrfica no msculo retrado 12. Embora tenha havido uma abundncia de pesquisa advogando o uso da manipulao em geral, poucos so os artigos publicados sobre o tema da TEM relacionando com o ganho de flexibilidade e extensibilidade11. O presente estudo tem como objetivo verificar, por meio da literatura, os efeitos da TEM no ganho da flexibilidade muscular e extensibilidade articular.

MTODOS

Para a realizao dessa reviso de literatura, foi realizada uma pesquisa dos artigos indexados nas bases de dados Medline, Lilacs, Pubmed e Cochrane, considerando o perodo de 1997 a 2011. A busca foi realizada com as palavras-chave: (flexibilidade, extensibilidade e tcnica de energia muscular). Foram encontrados 25 artigos em toda busca, no idioma portugus e ingls, mas aps a leitura destes, foram excludos 10 artigos, sendo, portanto, utilizados 15 artigos referentes a este tema e 2 livros. Os artigos foram excludos por serem publicados antes do ano de 1997 e tambm por no terem o assunto do artigo em questo como prioridade. A pesquisa no banco de dados foi realizada no perodo de Novembro de 2009 at Maro de 2011.

DISCUSSO

A contrao muscular prolongada tem como resposta alteraes circulatrias e metablicas locais que ocorrem quando o msculo est em contrao continua, tornando-a autoperpetuante8. Durante a ltima dcada, diversos estudos tm avaliado alteraes na flexibilidade com alongamentos de diversas tcnicas. No entanto, a eficcia clnica e a aplicao destas tcnicas ainda so controversas entre pesquisadores13. So poucos os estudos que comprovam a eficcia da TEM relacionada com o ganho de flexibilidade. Costa et al.13, observaram que o aumento da flexibilidade com o uso dessa tcnica foi significativo, onde o ganho mdio, em graus, foi de 18,150 ( 8,647) em Membro Inferior Esquerdo (MIE) e de 20,000 ( 10,005) em Membro Inferior Direito (MID). Neste estudo, Costa et al.13, evidenciaram a maior eficcia da TEM quando comparada com a tcnica de alongamento esttico mantido, para o ganho imediato de flexibilidade. As respostas do alongamento com a TEM (RPI) foram semelhantes s descritas no estudo de Salvador et al. em que o ganho de flexibilidade em isquiotibiais do MID foi em graus de 8,93 ( 13,98) e em MIE 7,64 ( 14,03), tendo como amostra nove indivduos apresentando lombalgia associada ao encurtamento muscular. Alm do ganho de flexibilidade, houve tambm reduo do quadro lgico desses indivduos, que foi analisada atravs da escala analgica visual da dor9. Estudos recentes verificaram diminuio da rigidez, nos msculos isquiotibiais de humanos, com cinco repeties de alongamento de 30 segundos. Foi observado tambm que o alongamento em isquiotibiais encurtados, realizados por quatro semanas, duas vezes ao dia, 10 minutos de cada vez, no mostrou diferena na extensibilidade e sim um aumento na tolerncia ao alongamento9. Os efeitos, em longo prazo, do alongamento esttico na (ADM) tem sido estudados por diversos autores14. Karloh et al.7 reportam que indivduos do grupo teste (12 indivduos no atletas e saudveis) submetidos a sesses dirias de alongamento atravs da TEM, compostas por 10 repeties de 15 segundos, com 15 segundos de repouso entre as repeties, por um perodo de trs semanas, demonstraram incremento de 13,4 na ADM de flexo do quadril. Ainda, Karloh et al.
7

relatam o aumento de

12,5 e 10,05, respectivamente, na ADM de flexo do quadril aps um programa de flexibilidade atravs de alongamentos com a mesma tcnica com durao de seis semanas (trs repeties de 30 segundos). Schenk et al.15 realizaram um estudo randomizado para determinar a eficcia da TEM para aumento da extenso lombar em indivduos assintomticos. Cada sesso durou menos de cinco minutos com cada sujeito a receber quatro repeties da TEM duas vezes por semana durante quatro semanas. Enquanto os autores no mencionam o tratamento do grupo controle, relataram uma diferena estatisticamente significativa (P> 0,05) no aumento da extenso lombar no grupo experimental. Shadmehr et al.16 observaram que a TEM com uma contrao isomtrica de 50% e tempo de espera de 10 segundos pode melhorar significativamente a flexibilidade de isquiotibiais. Feland & Marin17 estudaram o efeito de diferentes intensidades de contrao isomtrica (20%, 60%, 100%), utilizando a tcnica de TEM. Os resultados demonstraram que a flexibilidade dos isquiotibiais melhorou consideravelmente em todos os grupos e no houve diferena significativa em termos de eficcia entre 20% e 100% da contrao isomtrica. Contraes isomtricas submxima so adequadas para a melhoria da flexibilidade muscular. Aplicao das contraes submximas pode ser uma abordagem mais segura alm de causar relaxamento posterior isomtrico que facilita o alongamento posterior. Contraes isomtricas superiores a 70% podem reduzir o oxignio do msculo, o que impede o relaxamento muscular ideal e aumenta o risco de cibras musculares. Por esta razo, no estudo de Shadmehr et al.16, foi utilizada uma contrao muscular isomtrica de 50%.

CONSIDERAES FINAIS

O presente estudo verificou-se que na ltima dcada diversas pesquisas tm avaliado as influncias de diversas tcnicas fisioterpicas na flexibilidade e extensibilidade, mas existem controvrsias entre os pesquisadores. Alguns estudos descrevem aumento da flexibilidade e da extensibilidade dos msculos na aplicao da TEM, inclusive, com significncia estatstica, especialmente na comparao com o alongamento esttico mantido. Nos trabalhos revisados no se observou diferena significativa em termos de eficcia da melhora da flexibilidade dos msculos encurtados quanto intensidade da contrao, mas em alguns casos (em que se utilizou fora superior a 70%) houve o aparecimento de cibras musculares em alguns dos estudados. Sugere-se que novos estudos sejam realizados para ratificar a real eficcia da TEM no tratamento de msculos encurtados e estabelecer um consenso para verificar a melhor forma de aplicao desta tcnica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1 Bertolini GRF, Barbieri CH, Mazzer N; Anlise longitudinal de msculos sleos, de ratos, submetidos a alongamento passivo com uso prvio de ultrassom teraputico. Rev Bras Med Esporte. 2009;15(2):16-22.

2 - Herbert RD, Gabriel M. Effects of stretching before and after exercising on muscle soreness and risk of injury: systematic review. BMJ. 2002;325(7362):468.

3 - Arajo CGS. Avaliao da Flexibilidade: Valores 1. Normativos do Flexiteste dos 5 aos 91 Anos de Idade. Arq Bras Cardiol. 2008;90(4):280-7.

4 - Minatto et al. Idade, maturao sexual, variveis antropomtricas e composio corporal: influncias na flexibilidade. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 2010;12(3):151-8.

5 - Csar EP et al. Modificaes agudas dos nveis sricos de creatina quinase em adultos jovens submetidos ao trabalho de flexionamento esttico e de fora mxima. Revista de desporto e sade, Santa Maria da Feira. 2008;4(3):49-55.

6 - Galdino LAS et al. Comparao entre nveis da fora explosiva de membros inferiores antes e aps flexionamento passivo. Fitness e Performace Journal, Rio de Janeiro. 2005;4(1):11-15.

7 - Karloh M, Santos RP, Kraeski MH, Matias TS, Frutuoso AS. Alongamento esttico versus conceito Mulligan efeitos crnicos no treino de flexibilidade em ginastas. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 2010;12(3):202-8.

8 - Salvador D, Neto PED, Ferrari FP. Aplicao de tcnica de energia muscular em coletores de lixo com lombalgia mecnica aguda. Fisioterapia e pesquisa. 2005;12(2):20-7.

9 - Chaitow L. Tcnicas de energia muscular. So Paulo: Manole; 2001.

10 - Wilson et al. Muscle Energy Technique in Patients WithAcute Low Back Pain: A Pilot Clinical Trial. J Orthop Sports Phys Ther. 2003;33(9):502-212.

11 - Campos G, Loza E. Tcnicas de energia muscular: princpios e aplicaes. Physiotherapy. 2001;10(8):21-9.

12 - Decoster L.C., Cleland J., Altieri C., Russell P. The effects of hamstring stretching on range of motion: A systematic literature review. 2005:377-387.

13 Costa MAM et al. Anlise comparativa da eficcia do alongamento manual entre a tcnica de energia muscular e o alongamento esttico. Fisio Brasil. 2009;10(5):328-332.

14 - Winters MV. Passive versus active stretching of hip flexor muscles in subjects with limited hip extension: a randomized clinical trial. Phys Ther. 2004;84(9):800-7.

15 - Schenk R, MacDiarmid A, Rouselle J. The effects of Muscle Energy Technique on lumbar range of motion. J Man Manip Ther. 1997;5:179-183.

16 Shadmehr et al. Hamstring flexibility in young women following passive stretch and muscle energy technique. Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation. 2009;22:143148.

17 - Feland J.B., Marin H.N. Effect of submaximal contraction intensity in contractrelax proprioceptive neuromuscular facilitation stretching, Br J Sports Med. 2004;38(18).

ABSTRACT Results of muscle energy technique on extensibility and flexibility: a literature review
Rhobysson Martins de Oliveira Brito Adroaldo Jos Casa Junior Introduction: The muscle energy technique (TEM) developed by Fred Mitchell, is a method of manual therapy that uses voluntary muscle contraction to restore joint mobility, stretching shortened muscles, contractures or hypertonic and reducing painful picture due to muscle spasm, but studies of related technical with increased flexibility and extensibility of muscles are scarce. Objective: Conduct a literature review to verify the effectiveness of this technique to gain flexibility and extensibility in the muscles of the human being. Methods: This study is a literature review, whose articles used were obtained through a literature search in Medline, Lilacs, Pubmed and Cochrane, in the period 1997 to 2011. Discussion: The flexibility of muscles, especially hamstrings, improved considerably in several studies, and studies used no significant difference in efficacy between 20% and 100% of the isometric contraction. In other words, submaximal isometric contractions are adequate to improve muscle extensibility. Application of sub-maximal contractions can be a safer approach in addition to causing muscle relaxation that facilitates the subsequent stretching. Conclusion: TEM, regardless of the intensity of contraction performed by the subject, proves effective in improving muscular flexibility. This therapeutic resource guide shows itself as one of the most positive with regard to gaining muscle joint flexibility and extensibility. Keywords: flexibility, extensibility and muscle energy technique.

Pesquisadores:

Rhobysson Martins de Oliveira Brito Fisioterapeuta

Adroaldo Jos Casa Junior Fisioterapeuta, Mestre em Cincias da Sade e Docente do CEAFI PSGRADUAO

S-ar putea să vă placă și