Sunteți pe pagina 1din 20

almeira P

REVISTA DOS ANTIGOS ALUNOS REDENTORISTAS


Abril 2011

31

Rua Visconde das Devesas, 630 | 4400-338 Vila Nova de Gaia | Tel. 223719910 | E-mail. edps@iol.pt Direco e coordenao Arsnio Pires Domingos Nabais Francisco Assis Coordenao Sul Alexandre Gonalves Coordenao Trs-os-Montes Bernardino Henriques Concepo grfica Antnio de Barros Lima Paginao Ricardo Teixeira Morais

v
Verglio Ferreira
3 Apario
de Mim
De mim s sei dizer que nasci, vivi e morri. Depois de ter morrido, no me recordo de mais nada.

Uma Luz na Montanha

E
EDITORIAL

Vem a mais um Encontro Nacional. Desta vez mais uma viagem de dois dias, cheios do Portugal profundo. E no por acaso que reincidimos nessa opo. A viagem a grande metfora da idade. Jogados vida, no por escolha mas por uma casual oportunidade, foi-nos confiado um prazo de existncia. Um percurso de quilometragem incerta, onde o risco muitas vezes maior do que ns prprios. Chegados a esta altura, como quem sobe uma serra, j podemos olhar l para baixo, para o ponto de partida. E serena e lucidamente, fruir deste exerccio contemplativo, deste olhar cmplice para uma paisagem comum. Na nossa memria recente, ainda est viva a Beira interior, desenhada desde Castelo Branco at Sortelha. Foi guia dessa interioridade o poeta nativo Eugnio de Andrade. Passados alguns anos, surge outro apelo na mesma direco. Mas nada se repete. Agora teremos como guia o escritor-filsofo Verglio Ferreira,
Conto de

7 Divagando
matinalmente Na Manh Submersa vemos desfilar todos os motivos que nos levaram para o Seminrio.

14 encantador 19 Primavera
Bosque Parei junto do que fora o muro da cerca da Quinta e fiz uma rpida introspeco: regressei infncia. ramos belos, silenciosamente belos e urgentes.

nome da nossa infncia e das ausncias onde crescemos. Ele foi a voz que subverteu a nossa manh submersa, erguendo-se como um grito de raiva contra todas as interdies. Nomeadamente as do corpo e do desejo. Mais que tudo, ele uma luz na montanha, onde recolheu o vento, a neve, a solido, a cor escura do granito e dos pinhais e a cor escura das gentes. Foi nesses sinais que se entendeu e se criou. E disso que fala nos seus livros, onde procura infindavelmente o sentido da existncia humana. Esta viagem vai levar-nos travessia da Serra da Estrela, em cujas sombras nasceu e cresceu Verglio Ferreira. Quem l os seus livros sente e respira a montanha. Quem atravessa a montanha entende melhor os seus livros e as suas personagens. E quem nasceu por estes lugares, como o caso de muitos de ns, reconhece-se nestes montes, nestes ribeiros, neste mistrio mineral das serranias. E identifica-se necessariamente nos seus textos.

Para alm disso, outras razes nos assistem para esta escolha. J foi dito que, de uma forma ou de outra, fomos recrutados maioritariamente nos baldios sociais. L onde no havia outra porta para entrarmos no mundo. Se alguns de ns so de extraco urbana, a grande maioria foram recrutados nos confins transmontanos e beires. Terras gmeas, no destino e no abandono. Deus e os homens fugiram antes que a vida fosse impossvel. Os nossos pais, tais como os de Verglio Ferreira, encontraram tambm na fuga a salvao. Sobreviver implicou fugir. Tal como todos ns. Revisitar estas terras, agora cheias de outras ausncias, assumir as origens, a rudeza que cercou a infncia, os moldes matriciais de onde se partiu um dia. um acto de cultura e de diferena, que nos esquiva tirania dos lugares comuns. Quando todos se apressam a pousar as cansadas vidas no cio das praias, segundo gostos e modas em vigor, ns investimos contra a desertifi-

cao, contra a montanha, contra as paisagens abandonadas. As casas da nossa infncia esto hoje vazias, como pontos negros nas aldeias. As janelas so rbitas vazadas que assomam no escuro do tempo. Revisitar o passado um acto de justia e de tica. Viajar, regressar s estradas municipais, rever a nossa geografia afectiva. Encher os sentidos de cor e de luz. Provar guas virgens, que deslizam serenamente para os vales. Sentar-se mesa grande, aberta de palavras, sabores e rituais. No ainda tudo. Temos uma voz, um livro, uma luz antiga. Assim, munidos de fora e de esperana, vamos descobrir-nos num territrio que j foi nosso. Vamos celebrar o esplendor de estarmos vivos. Vamos ser cmplices de um tempo que no se pode adiar. Ainda tempo de examinarmos o nosso lugar no universo. Ainda tempo de descobrir, por estes textos e por estes caminhos, quem somos, donde vimos e para onde vamos.
Alexandre Gonalves

C
C ORREIO

Vou fazer uma transferncia de fundos para a conta da Palmeira. Assim evito-vos o trabalho de terdes de ir fazer o depsito. No ser certamente o montante que eu gostaria de dar mas a vida (eu diria a puta da vida) no est para folguedos. Por fim, para no dessincronizar com o esprito da quadra, desejote um Feliz Natal e que o Ano Novo seja menos filho da me para todos ns. Escuso de dizer que estes meus votos so extensivos a toda a tua famlia e demais associados. M. Jos Rodrigues (Macedo de Cavaleiros, 2011-01-25) Amigo Arsnio: Desejo tudo de bom para ti. Estou a contactar-te para te dizer que em anexo envio algum material com o fito de colaborar na feitura da Palmeira, se for caso disso. Se um dia desejares aspergir uma folha da Palmeira com o hissope do saudosismo, tens aqui um pedao de prosa bem azado para o efeito. Podes sintetiz-lo como entenderes, se o quiseres publicar. Envio-te tambm alguns versinhos sobre a Barrosa, a condizer. E, a rogo do Correia, junto tambm um belo soneto que ele criou, inspirado na Estrada da Luz-122, ao que sei, por desafio teu. Um grande abrao.

Antnio Gaudncio (Lisboa, 2010-12-20) Meu caro Arsnio: Eu gosto de gente com ideias e algumas das tuas, entre as muitas que nos vais apresentando no site da AAAR, so mesmo saborosas e bem apanhadas. Sobre a ltima Palmeira, s posso dizer bem. Desta vez, houve menos Alexandre e menos Arsnio, o que, sem desprimor para vocs os dois (principais pilares, sem qualquer sombra de dvida, deste valioso meio de ligao da AAAR), creio ser um bom sinal. Mais gente a escrever e a participar s traz mais-valia nossa revista e enriquece-a tambm. Oxal daqui a uns dias no voltemos ao antigamente!!! Por mim, vou esforar-me para que isso no acontea.
2

A
A PA R I O

Apario
de Mim aos Antigos Alunos Redentoristas
Curso de 1957 Tlm. 933 995729 arseniopires@gmail.com

Arsnio Pires

Quem sou eu? Nunca consegui dar resposta a esta pergunta. Mas tentei. De mim s sei dizer que nasci, vivi e morri. Depois de ter morrido, no me recordo de mais nada. Portanto, continuo a no saber quem sou. Quem fui eu? Olhai, nasci a 28 de Janeiro de 1916 em Melo, uma aldeia plantada na Serra da Estrela. At aqui, nada de novo. Aconteceu-me o mesmo que a quase todos vs, no? As aldeias sempre deram muitos seminaristas Os meus pais emigraram para os Estados Unidos, tinha eu 4 anos. Passei a morar com as minhas tias maternas. Esta separao custou-me muito. Sobretudo, a partida da minha me. Abri o meu romance Ntido Nulo e l podeis encontrar toda a minha dor. Aos 10 anos, em 1926, entrei no Seminrio do Fundo, onde permaneci durante seis anos. Desse tempo de aprisionamento que ensinava a separao do mundo, falei no meu romance Manh Submersa. L podeis encontrar muito do que vs mesmos experimentastes no vosso Seminrio. Depois de sair, completei o curso liceal no Liceu da Guarda e rumei para Coimbra, onde me licenciei em Filologia Clssica. Era o ano de 1948. De seguida, iniciei em Faro o meu percurso de professor liceal. Passei por Bragana. Depois, por vora, onde escrevi o meu romance Apario (talvez o mais conhecido mas no o melhor) e, finalmente, ancorei em Lisboa, no Liceu Cames. Aqui permaneci entre Lisboa e Fontanelas, em Sintra, onde fiz a minha aldeia. Foi nessas duas localidades que escrevi a maior parte de mim para os outros. Mas, Lisboa um stio onde se est, no um lugar onde se vive. Mesmo que se l viva () como eu. Eu o disse, alis, a algum, na iminncia de vir: quando for para Lisboa, levo a provncia comigo e instalo-me nela. E assim se fez. Os livros que aqui escrevi so afinal da provncia donde sou. Assim vivi. Assim escrevi. Porque A arte nasce duma solido e dirige-se a outra solido. Morri em Lisboa, a 1 de Maro de 1996. Pouco tempo depois, saiu o meu romance Cartas a Sandra, que deixei incompleto quando ela entrou, sem ser chamada, e me arrancou a caneta de entre os dedos da minha mo direita. Tinha ainda tanta palavra para escrever Virado para a Serra, como sempre desejei, enterraram o meu corpo em Melo. No sei mais nada.

O nosso Encontro Nacional deste ano realizar-se- nos dias 10 e 11 de Junho. Vai ltima pgina. L encontrars o percurso e o programa previstos. Para uma boa organizao, precisaramos de saber o mais cedo possvel o nmero aproximado dos participantes. Agradecamos-te, por isso, que te inscrevesses j. Os pormenores concretos de organizao (possvel ida de autocarro desde Lisboa e Vila Nova de Gaia at Coimbra, horas de partida, locais de encontro, etc.) ser-te-o comunicados mais tarde.
3

COLEGA

E
ENTREVISTA

Entrevista a
Alexandre Gonalves
Curso de 1957 Tlm. 933 411 358 alegopin@gmail.com

Verglio Ferreira

O INSUSTENTVEL PESO DA INFNCIA

Num sbado frio, coberto por uma neblina baixa, procurei Verglio Ferreira na sua casa de Fontanelas, no concelho de Sintra. Tinha pedido um encontro em Lisboa. Foi-me dito pela esposa que no era possvel, devido ao seu frgil estado de sade. Mas deixou em aberto a possibilidade de o procurar em Fontanelas, onde o casal se refugia aos fins-de-semana. Ora aqui estou eu, no largo da pequena aldeia, onde a junta de freguesia lhe prestou uma breve homenagem. Num recanto do jardim, um livro em mrmore e uma lista de quatro dezenas de ttulos exaltam o nome de Verglio Ferreira, como um dos maiores escritores portugueses do sculo XX. Pergunto pela sua casa. Imediatamente me acompanham at Rua Verglio Ferreira, uma via pedonal em terra batida entre pinheiros e arbustos, no lado esquerdo da propriedade. No precisei de tocar a campainha. Aps o almoo, como seu hbito, o escritor faz o seu passeio lento e reflexivo. Sempre sozinho, mos atrs das costas, o rosto e o olhar sempre altos e serenos. Pai, pergunta um menino intrigado, que faz aquele senhor, caminho abaixo, caminho acima, rente ao muro? Esse senhor pensa, meu filho. um homem de letras. Escreve livros. E para escrever preciso pensar. Estes passeios so o alimento daquilo que escreve, conclui o pai. Apresentei-me. Retirei do bolso um apontamento. Convidou-me ento afavelmente a entrar. Fomo-nos sentar nas traseiras da casa, abrigados sob um telheiro. Houve um pequeno dilogo muito agradvel que me facilitou as perguntas. Disfarcei-as como pude na conversa e por essa razo no fiz nenhum registo. Confiei as suas respostas memria e delas extra a sntese possvel.

O Alexandre momentos antes do incio da entrevista com Verglio Ferreira jovens. O corpo reclama e a ausncia insuportvel. Nenhuma f pode justificar saudavelmente tal sacrifcio. P.: Seminrio, infncia, aldeia de Melo. At que ponto este ambiente determina a sua obra? V.F.: Indiscutivelmente, um condicionalismo definitivo. Vi partir os meus pais para a Amrica. A pobreza no nos deu outra alternativa. Fiquei com duas tias e uma av. A serra que cerca Melo neve, solido, um cosmos brutal e primitivo. Tenho medo. Sinto um frio metafsico. Que haver para l destas sombras, destes montes, destes penedos? Muito cedo fao perguntas ao cu, de onde nunca se ouve o eco duma resposta. O Seminrio prolonga e intensifica este mistrio. O edifcio tem mil olhos que espiam o corpo e a alma. Nas frias vou a Melo. A casa dos meus pais j morreu h muito. Ali fico nos veres em casa de familiares. Foi na literatura que eu encontrei um ombro, msica, redeno. Todo o meu mundo vai desaguar nos meus livros. Todos os meus livros nascem desta relao interna com a memria e as paisagens que habitei. P.: Mudando de assunto, so horas de qu, Dr. Verglio Ferreira? V.F.: De existir. De olhar ainda a luz, a vida. De absorver em mim o universo e lev-lo comigo sem nada desperdiar. De exercer o ouvido enquanto ouve, os olhos, o corpo inteiro, para que nada fique por cumprir. De encher os bolsos de tudo o que se me d ou sonhar mesmo o que me no deram e no deixar perder nada por distraco . P.: A sua escrita procura por todo o lado a sentido da existncia. Encontrou-o? Que sentido esse? V.F.: Apesar da complexidade, o sentido coloca-nos na linha da frente. Isto , na urgncia. tudo to efmero. Larga o ontem,

Pergunta: Li vrias vezes o seu livro Manh Submersa . Dadas as circunstncias que j referi, a primeira questo nasce exactamente desse livro. distncia, como recorda esses seis anos que passou no Seminrio do Fundo? Verglio Ferreira: Resumo tudo em trs palavras: solido, desconforto, internato. Essas trs tambm cabem simplesmente numa outra: um forte desejo de LIBERTAO. Desde os primeiros meses, comecei a pensar em sair. Na primeira carta pedi s minhas tias para me irem buscar. Mas o Pe. Reitor interceptou-a e mandou-me de imediato ao seu quarto. E tudo o que vi foi uma cena de terrorismo psicolgico. Quando a admoestao acabou, eu j s pedia clemncia para a minha afronta. Sa derrotado e disposto quele calvrio a vida toda. P.: O que mais o incomodava era a rigidez do internato? V.F. De maneira nenhuma. Isso afectou-me nos primeiros anos. Mas o que me levou ao abandono foi uma amarga solido. Nem pais, nem famlia, nem o conforto duma irm ou amiga que me segurasse a mo e me amparasse naquele inferno dirio. O que mais determina a sada daquele regime de ordem sexual. Somos
4

esquece o manh. Tudo se respira desde esta aldeia de Fontanelas. Estas trs agora. Logo tarde j muito vertentes sero mais do mesmo ou em cada uma tarde. Tudo o que em ti para delas h uma presena diferente? seres, v se o s nesse instante. V.F.: So os trs modos de a natureza existir em mim Porque o antes e o depois profundamente. A cidade foi sempre para mim um pura insensatez. No esperes, lugar estranho. vora deu continuidade montanha. s agora. L os jornais. O fuSintra foi no a serra mas o mar que a cerca, o meio turo o embrulho que fizeres encontrado para suportar Lisboa. Portanto, as vercom eles. Cada homem intentes referidas so sempre modos de expresso da venta a sua vida com os matemontanha: fechada e aberta, acolhedora e sinistra. As riais que ela lhe d. Urge reinminhas personagens perdem-se na cidade e vo deventarmonos homens no que pois reencontrar-se a si prprias no silncio das serraj nem na aparncia se parece nias. Porqu a importncia da montanha? Porque ela com a humanidade. Verglio Ferreira junto ao Seminrio do Fundo ascenso, um lugar habitado por deuses. Porque Porque vos is to depressa, ela propicia ao homem a pergunta essencial da sua parentes, amigos, ideias, problevida: h sentido na terra para a humanidade? A monmas? Que me fica para ser vivente? Onde que estamos vivos na tanha tem uma subida e uma descida. Simbolicamente, ela a snmemria de o termos sido? To depressa tudo. To depressa ss. Re- tese dos contrrios: de um lado, o homem frgil e insignificante. inventar a vida onde a vida no est. isso. S isso. Do outro, a fora majestosa e superior. O sonho a vontade que P.: Em que medida o amor pode justificar a existncia? Ser o assiste ao homem de se transfigurar, de se transcender e subir to amor uma resistncia efemeridade? alto como os prprios deuses. V.F.: Diria que s no amor somos eternos. S o amor justifica a P.: Dr. Verglio Ferreira, a ltima questo: nos seus textos espera. Se tu viesses. Tudo est preparado para a tua vinda. Os breves, quase em jeito de aforismos, reflecte muito sobre a vida, caminhos transbordam de flores silvestres, o sol ilumina-se como a morte, a velhice, a precariedade da condio humana. Os um lume novo. Virs decerto na aragem leve, fluida de ausncia e Gregos diziam que a vida no era outra coisa seno a aprendiface triste. Ou talvez sorrias como uma memria que passou. Trars zagem da arte de morrer. Qual lhe parece ser o caminho para no rosto o sinal de uma sagrao com que os deuses te ungiram na uma sabedoria serena, que perde o medo da morte? eternidade. E haver no ondeado do teu corpo o olhar com que te V.F.: Primeiro, preciso ter uma ideia da morte para apreender a espero. No tenho pressa. O que grande leva milnios a acontecer. vida. E para a aprender. Ningum sabe o que a vida. Ou sabe-a O amor a nossa relao com a Terra. Ama a vida, ouve as aves, de cor. na doena que se aprende a sade. No se sabe a vida olha as flores, vive intensamente o incrvel milagre de estares vivo. E porque no se imagina a sua privao. Se se aprende a vida, ento ters atingido o mximo da tua ridcula e infinita acidentalidade. descobre-se que ela maravilhosa. Ela na realidade miraculosa, S o mximo e sers a eterno. dada a privilegiados. H bilies de seres humanos em fila de esP.: Toda a sua vida um exerccio de escrita. Deixou mais de pera para entrarem na vida. Cabe a cada um a responsabilidade trs dezenas de livros entre fico e ensaio. Que razo est por detrs de to laborioso ofcio? V.F.: Primeiro, comecei a escrever por aquela razo que j identifiquei. A infncia encheu-me a vida toda de perguntas, de cicatrizes, de solido, de mistrio. Quem sou eu? O que o cu? O que esta montanha que arrogantemente me fecha o horizonte e ora me chama e ora me repele? Em rigor, escrevo para criar um espao habitvel da minha necessidade, de tudo o que me oprime e me excede. Escrevo porque o encantamento e a maravilha so verdade e a sua seduo mais forte do que eu. Escrevo porque o erro, a degradao e a injustia no devem ter razo. Escrevo para tornar possvel a realidade, os lugares, tempos, pessoas que esperam que a minha escrita os desperte do seu modo confuso de serem Casa de Verglio Ferreira em Fontanelas Escrevo para tornar visvel o mistrio das coisas. Escrevo para ser. Escrevo sem razo. bom escrever ao apelo incerto do que nos faz sinais. Saber o que imensa da passagem do testemunho aos que ho-de vir amanh. . Indeciso apelo at se saber o que . Faz-lo vida, capt-lo na A tua vida no apenas tua. Ela de si e dos outros. inquieta procura. Estremecer ao aviso, persegui-lo at onde pu- Em segundo lugar, a consequncia disto tudo que s h uma dermos. Escrever no saber para saber. Mas o que se sabe frgil sada: amar a vida intensamente mas com reserva, como toda a e h que procur-lo sem repouso. porque nunca se encontra mulher gosta de ser amada . Sem exibicionismos. Com a autentique a arte continua. Assim o artista maior do que Deus Por cidade de um homem que se sabe precrio, jogado ao universo isso, senta-te diante da folha de papel e escreve. essa a tua orao. como um co perdido . P.: A sua vida comeou na montanha, deslizou depois para a plancie alentejana, e por fim veio ter a este mar de Sintra, que
5

C
CARTA

Carta a
Curso de 1957 Tlm. 933 995 729 arseniopires@gmail.com

Verglio Ferreira

Arsnio Pires

e te chamavam velho quando tinhas 59 anos. (No sabiam que a pide te apreendeu pelo menos 4 livros.) Pois, dos prmios que recebias ou das homenagens que te faziam, vinhas sempre cansado e com o interior do crnio esfrangalhado porque dizias no tenho jeito nenhum para estas coisas eu sou um aldeo com as rugas da cidade. Pois, nunca pertenceste a lado nenhum: Fundo, Guarda, Bragana, Faro, vora, Lisboa, Fontanelas. S a Melo pertenceste. Essa terra final onde ests olhando a serra que te viu chegar Para Sempre. Porque sempre estiveste em Melo, sempre estars em Melo. A felicidade no existe. Caso contrrio, tinhas o Prmio Nobel que foi sempre teu. Caso contrrio, eras o maior dos nossos escritores no sculo XX. Caso contrrio, ainda hoje te veriam Em Nome da Terra, porque, Na Tua Face, somos todos. At ao Fim.

s
6

Se contigo quisesse falar de felicidade, iniciaria assim: A felicidade no existe. Pelo menos em Melo ou Fontanelas ou Liceu Cames ou quando recebeste prmios ou ainda quando foste conferenciar pela Alemanha. Se ela existisse, no tinhas chamado a ateno da Sophia Andresen, por ela chegar sempre atrasada aos encontros. Se ela existisse, no terias apontado no caderno as vezes que o Antnio Saraiva perdeu a boina, a carteira, os culos e o bilhete de avio. A felicidade no existe. Pois, de Melo trazias sempre o cemitrio s costas. Pois, de Fontanelas nunca nos relataste sequer um dilogo com a Regina, tua mulher. (Nem mesmo quando, cada um sua maneira, passaram a noite a tentar matar aquele mosquito.) Pois, do Liceu Cames, no suportavas aquele grupo de fraldiqueiras armadas em inquisidoras depois de Abril que te acusavam de fascista s porque no eras comunista

A felicidade no existe. Talvez s momentos felizes. Muito felizes. Intensamente felizes. Entremeados de fortes dores de cabea ou do olhar sedento para as gotas da chuva que descia dos pinheiros l em Fontanelas. (Dizias que a caruma dos pinheiros pelo cho ficava vermelha com a chuva. S agora vi que verdade.) Talvez s momentos felizes. Muito felizes. Intensamente felizes. Como quando o Eduardo Loureno te escrevia de Frana. Como quando regressavas do almoo no caf de Fontanelas e trazias ossos embrulhados no jornal para o co do teu vizinho. Talvez s momentos. Talvez s momentos. Talvez s momentos. Que a Alegria Breve sempre foi tua. E tudo assim como sonhaste na Conta-Corrente. Tal como escreveste nas Cartas a Sandra: E imaginas como sofro agora s de lembrar? Como te amo. Te quero. Pudesse ao menos na minha memria doente recuperar o que tan. E caste pesado sobre a folha. Para Sempre. Se ao menos para ns a eternidade fosse uma Apario Ou Uma Esplanada sobre o Mar Quem sabe? No respondas.

C
C RNICA

Divagando
matinalmente
Curso de 1955 Tlm. 966 521 215 argaudencio@netcabo.pt

Antnio Gaudncio

Decidiram os deuses, o Alexandre e a cpula da nossa Associao que o Encontro Nacional regressasse este ano Beira com o intuito de homenagear o escritor Verglio Ferreira. Comemos, anos atrs, por Eugnio de Andrade, nato na Beira mas Baixa e acabaremos (?) em Melo, terra natal do homenageado, em plena Beira Alta. No minha inteno fazer aqui qualquer anlise obra de Verglio Ferreira, pois isso j foi feito e refeito por muita outra gente, com mais bagagem e conhecimentos do que eu. Nesta minha breve dissertao vou ocupar-me, apenas e s, de um dos seus romances, a Manh Submersa, porque, de alguma forma, todos nos sentimos retratados nele. Verglio Ferreira (1916-1996), nome grande das letras portuguesas do sculo XX, tem a particularidade de fazer parte de um trio de grandes escritores coevos que tambm passaram por seminrios: Aquilino Ribeiro e Miguel Torga. Outros podero existir mas, por ignorncia minha, ou me escapa ou no me ocorre o nome deles. (Obviamente que me lembro dos nossos escritores mas no os vou referir porque, ou ainda so vivos ou, no caso vertente, no cabem no que pretendo focar). Dos trs escritores acima referenciados, cujas obras deixa-

anos seguintes, a experincia de viver a infncia e adolescncia num seminrio, no caso, o Seminrio Diocesano do Fundo. O seu romance Manh Submersa conta-nos, com tintas bem carregadas, a histria de um jovenzito, levado para o seminrio por foras e razes que ele no controla mas que, de certo modo, entende e aceita. Os factos desenrolam-se no Seminrio do Fundo mas se o autor deslocalizasse a aco e referisse a Quinta da Barrosa, poucas alteraes seria necessrio efectuar no seu romance pois as cenas descritas so-nos familiares. Embora possamos considerar muitas passagens da Manh Submersa como autobiogrficas, julgo que o autor terse preocupado mais em criar um seminarista tipo sobre o qual faz recair um mundo de situaes, angstias e emoes, contraditrias e dolorosas quase sempre, e nele congrega, tambm, muitas das dores que, se no doeram a todos com a mesma intensidade, afligiram a imensa maioria dos jovens que passaram por seminrios, tornandolhes a vida bem complicada naquelas idades. Ao lermos a Manh Submersa, vemos desfilar todos os motivos que nos levaram para o seminrio bem como os diversos estados de alma que perpassaram pelas nossas mentes quando, ainda meninos e moos, nos arrancaram da nossa casa e dos nossos amigos.

Seminrio do Fundo Seminrio de Cristo Rei em Vila Nova de Gaia ram marcas no sculo passado, julgo que apenas Miguel Torga no ter deixado, exaradas por escrito, quaisquer impresses sobre a sua passagem pela Quinta dele. Aquilino fala da sua experincia que foi a Lapa, embora seja omisso sobre a sua passagem pelo Seminrio de Beja. Mas o homem, que nos propomos homenagear, deixou-nos um retrato muito claro do que era, no tempo dele, e foi nos O meio socioeconmico, de onde grande parte de ns saiu, idntico: aldeias perdidas por montes e vales; famlias pobres cuja subsistncia era alcanada atravs de uma agricultura muito trabalhosa mas pouco compensadora; incapacidade de continuar os estudos, aps a primria, uma vez que o liceu mais prximo ficava quase sempre na sede
7

do distrito e no havia, na famlia, capacidade econmica para pagar estadias ou transportes (que, normalmente, tambm no existiam) e os raros colgios particulares que existiam faziam-se pagar, ento, a peso de ouro, etc. Restava o seminrio que funcionou para muitos como liceu dos pobres. Feita a receosa viagem inicial para o seminrio e ensaiada a adaptao, comea, de repente, todo um ritual de vida onde os horrios rgidos, as longas rezas, a apertada vigilncia dos prefeitos, o medo do director e o receio dos vigilantes (agora chamar-lhes-amos bufos) foram modelando a nossa forma de vida. Passados o 1. e 2. anos, j nos amos sentindo quase uns senhores, embora, a partir daqui, a vida e a natureza comeassem a trazer-nos bicudos problemas que os nossos mestres (salvo honrosas excepes), em vez de nos ajudarem a resolv-los, muitas vezes, ainda, os complicavam mais, com pinturas e quadros dantescos que nos petrificavam a alma. Foi a idade das perguntas e questes que a razo nos formulava e para as quais no encontrvamos as respostas adequadas; foi a idade das comiches da natureza que ns interpretvamos como grandes pecados e que, afinal, mais no eram que manifestaes do nosso corpo em crescimento. Tal como na Manh Submersa, tivemos tambm, na Quinta, a nossa Gripe Asitica que, no Outono de 1957(?), julgo eu, mandou para frias os sos e deixou, na enfermaria ou no dormitrio, os que tiveram o pouco senso de se deixar apanhar pela epidemia. Nesse ano pelo menos, alguns tiveram umas frias mais prolongadas. O felizardo do Verglio Ferreira tinha trs meses de frias no Vero, 15 dias no Natal e outros quinze na Pscoa. Creio ser este um pormenor onde a vida do protagonista Verglio Ferreira difere bastante da nossa porque, na Quinta da Barrosa, um ms de frias no Vero era o bastante para descansarmos!!!!! Mas era um ms saboroso!!!!! Relembro com saudade os nossos passeios, de dia inteiro, Praia da Madalena e tambm recordo que, pela tardinha, no regresso, ali por altura de Valadares, havia sempre um grupinho de moleques que nos mimoseava com todos os palavres que os seus dicionrios sociais lhes ensinavam. Como caminhvamos em fila de dois a dois, um dia, o Ricardo Morais e eu, que j ramos espigadotes, ficmos em ltimo lugar da fila e, quando o dito grupinho comeou a chamar-nos nomes feios, de repente, sem eles saberem como, apanharam com uns bons cachaos que, se no resolveram o problema, pelo menos serviram para pormos em prtica o preceito evanglico: Quando te insultarem, tenta replicar com duas chapadas (Em que Evangelho teria eu lido isto?). Relembro o episdio mas no me orgulho dele, claro! Constatmos tambm, pela leitura da Manh Submersa, o mesmo drama que sentamos, ao verificar, pela manh, a ausncia de um ou outro companheiro, sinal de que teria sido ou ia ser expulso... Tambm relembramos aquela retrica de muitos serem os chamados e poucos os escolhidos, seguindo-se, quase sempre, a lembrana do antema e do ferrete da expulso que nos acompanharia toda a
8

vida por termos perdido a vocao!!!! Revivi um outro facto que, embora com pouca frequncia, tambm fez parte da nossa vivncia: as sabatinas. Tenho uma vaga ideia que, mais do que para estimular o saber, serviam elas para esmagar e humilhar os adversrios. Muitos outros pontos do romance do Verglio Ferreira poderia eu realar aqui mas julgo desnecessrio fazlo porque o romance dele , praticamente, o nosso romance. Basta ler, recordar e comparar. Mas antes de terminar esta minha divagao, quero falar de um personagem da Manh Submersa que, por ser meu homnimo, me despertou algum interesse: o Gaudncio. O Gaudncio no tem uma grande interveno no romance. Mostrou-se sempre um bom amigo do personagem central, parecia bem informado do que se passava no seminrio, alimentava o sonho de sair de l, desejo que nunca realizou porque, no seguimento de uma epidemia que assolou o casaro, acabou por morrer, tendo em compensao um funeral de luxo com direito a grandes louvores pela sua aplicao ao estudo e cuidado em guardar e alimentar a sua vocao, discurso que indignou o seu amigo que sabia do plano do Gaudncio em abandonar o seminrio, o que, at a, ainda no concretizara para no contrariar a vontade da me. Mas apesar de muito certinho, o Gaudncio (que pelos vistos no era parvo) deixou, certo dia, o personagem do romance perplexo e perturbado quando, no decorrer de uma conversa mais reservada, lhe pespegou com a seguinte questo: E se Deus no existisse? Haveria inteno do Verglio Ferreira em deixar-nos j sinais do que viria ser a sua posio perante a f e a manifesta ausncia da mesma durante a sua vida? Verglio Ferreira falou, com clareza, do seu atesmo/agnosticismo e num dos seus escritos confessou que Deus morreu mas a religio continua. Miguel Torga, por sua vez, tambm no se afasta desta rea do atesmo/agnosticismo e, num dos seus poemas, escreveu: A que deus implorar qualquer ajuda, Se sou eu que fabrico as divindades?! denunciando, porventura, uma posio algo pantesta. Mas voltando a Verglio Ferreira, julgo que a sua posio, neste campo, pode ser analisada e vista sobre muitos outros prismas. No me espantaria, porm, que ele, em determinada altura da sua vida, pudesse no estar longe de um regresso f porque (aquando do funeral de uma sua irm), ao fazer-lhe o Proco da sua aldeia a seguinte pergunta: Quando voltas a ter f?, respondeu-lhe o nosso romancista: Quando ela vier ter comigo, eu aceito-a. Para Verglio Ferreira, a f uma ddiva que se recebe mas no se implora. Para finalizar, regresso ao Gaudncio da Manh Submersa para vos deixar uma questo de teor idntico dele mas com uma nuance ligeiramente diferente: E se Deus existisse?.

Na pgina 18 podes consultar o ttulo de todas as obras de Verglio Ferreira.

C
C RNICA

Paris
Paris e outras religies

Ecos de
Curso de 1950 A residir em Paris fernando.rosinha@sfr.fr

Fernando Rosinha

Um poeta em Paris Naquele 29 de Dezembro, a campainha tocou. Eram as 11h30. Fui abrir. Pela primeira vez, na minha frente, a presena e o sorriso do poeta Fernando ECHEVARRIA acompanhado da sua esposa, a Flor. Esta, fiel ao significado do nome, trazia na mo uma linda flor branca que ofereceu minha esposa Marina. Nas mos do Fernando, o seu livro, Obra Inacabada. Com um gesto amigo, abriu-me os braos e ofereceu-me o livro. Depois do gape, passmos a tarde na conversa. Mas quando dois poetas se encontram, fala-se das coisas de toda a gente, menos de poesia. Falmos da nossa histria e do seminrio, sem excesso, pois as esposas no tinham andado por l. Lembrmos o tempo de midos em que havia ps descalos pela rua e nos bancos da escola; do tempo adolescente, jovem e adulto que nos marcou e nos destinou; da Espanha e de Portugal, onde feridas, incompreenses e alegrias bailaram juntas. A poesia do Fernando concisa, profunda, bela, nuclear. No encontro da palavra e da imagem, descobre-se um esprito que cheira luz. Naquela tarde descobri o homem que amava a vida e incapaz de exprimir nem crticas nem amarguras contra o passado ou contra nomes vivos ou partidos. Gostei de o conhecer. Homem de princpios e de mensagem humana e divina. Grande poeta. Obrigado pela tua vinda, Fernando. At breve. Continua a semear passos. O Grand palais Esta imensa galeria de 77 000 m2, utilizada para exposies diversas, foi construda em 1887, fazendo parte da Exposio Universal de 1900. Entre 22 de Setembro de 2010 e 24 de Janeiro de 2011, houve a uma exposio de 200 quadros do grande pintor impressionista francs Claude Monet (1840-1925). Neste curto espao de tempo, 900 000 pessoas desfilaram diante dos seus quadros maravilhosos. Torrentes de pessoas famintas de beleza e cansadas do barulho desta cidade que ultrapassa os 12 milhes de habitantes desafiavam o frio e a chuva. O apetite do pblico era to imenso que, nos ltimos 3 dias, a galeria ficou aberta de dia e de noite para deixar passar essa multido esfomeada de arte e do sublime. Igrejas a vender e outras a construir Igrejas e catedrais construdas em Frana antes de 1905 pertencem ao Estado, embora utilizadas pelos catlicos. Actualmente, em muitas regies do pas, a descristianizao palpitante apresenta igrejas vazias, fechadas, abandonadas. Conserv-las caro e sem finalidade. O Estado v-se perante o dilema: uma despesa intil pois os fiis desapareceram, mas guardar torres e sinos ou deitar abaixo o que j no serve para perpetuar o dilogo entre os homens e Deus. De vez em quando, a deciso foi destru-las, o que pena pois matar muita beleza. A moda, nesta poca de rentabilidade, vend-las a empresas imobilirias que as transformam em apartamentos e parece at que so

muito apreciados. O mesmo acontece com certos seminrios; neste caso, a Igreja ou as congregaes religiosas que tomam a deciso. Na regio de Paris, existem 446 igrejas. Depois de 2005, construram-se umas 7. Paris e seus arredores tm apenas 9 mesquitas e algumas salas de pequena dimenso, onde os muulmanos podem exprimir e viver o seu culto. Um problema que tem suscitado um debate poltico, pois acontece que certas ruas tm sido ocupadas pelos fiis para poderem praticar a orao das sextas-feiras. Em 2010, os Suos opuseram-se multiplicao de mesquitas no seu territrio. Em Frana, a presena e o aumento do Islo, com uma histria e integrao mais ou menos dolorosas, provocam grandes debates polticos. H quase medo ou pelo menos um certo receio de falar destes temas. Os protestantes possuem 590 templos e outros lugares mais pequenos destinados ao culto. O judasmo dispe de 120 sinagogas e outros lugares de culto de dimenso inferior. Pai, perdoa-lhes pois eles no sabem No Hospital Georges Pompidou, a dois passos da minha casa e o maior da Europa, houve, h tempos, uma reunio ecumnica religiosa entre as pessoas que acompanham os doentes na sua vida de f. Houve muulmanos, judeus, budistas, protestantes. O cardeal de Paris proibiu aos representantes catlicos de assistir. No se deve confundir A verdade est do nosso lado. Pai, perdoa-lhes pois eles no sabem o que fazem!!! A cegueira do Sr. Manuel Duro Barroso Sob a presidncia do senhor Manuel Duro Barroso, em 2010, a Comisso Europeia publicou 3 milhes de exemplares de uma agenda patrocinada pela Unio Europeia e destinada s escolas secundrias. Esta agenda menciona as festas judias, hindus, sikhs e muulmanas e nenhum rasto nem cheiro das festas crists. Mesmo o dia de Natal aparece vazio. O senhor Barroso deve ter imenso trabalho pois foi incapaz de ver uma tal injustia ou renegou bem a sua cultura e a histria do seu e nosso pas. Sei que, depois disso, houve aqui uma rede de protestos pela Internet e que, tendo esse grito chegado aos ouvidos do nosso conterrneo, o erro foi reparado. Partilho convosco algumas frases da mensagem duma antiga ministra francesa ao senhor Manuel Duro Barroso: Sinto-me indignada como uma grande parte da populao europeia cuja religio o cristianismo. Recuso esta negao e este esquecimento do que constitui os valores e as convices importantes para a vida de tantas pessoas. No nome desses milhes de cristos que so assassinados pela f, eu protesto e no compreendo como ignorar uma religio pela qual eles sofrem e morrem. Paris, 2011 9

solido
dos

agapantos

A OBRA INACABADA Ao fim das tardes frias, o Outono Vem dar-me a mo, Cansado de silncio e solido. As folhas dos meus sonhos cheiram a abandono E a cor da luz magoada vai caindo pelo cho. Como que o presente teria sido Se em vez de nascer pobre tivesse vindo rico, grande e no pequeno? Se na praia do corpo tivesse tido As mulheres mais belas, gostaria de o dizer ou fazer disso um segredo? Sentiria o mesmo medo Se eu fosse outro e a cada instante pudesse Tudo andar e desandar? Talvez eu compreendesse A obra inacabada que nos faz e somos Mais solido amarga do que o eco do que fomos. Sentir que a dor do querer ser se esquece, E que uma rosa sempre bela se aborrece. Quando as lgrimas te cobrem no vs contra a ventania, Que as estrelas e o sol no andam de mos dadas pelo dia. E assim eu amar pudesse o ser descontente onde estou E a paz profunda dos lrios que sorriem pelos campos. Por agora eu sou quem sou Criador dos meus caminhos, alto olhando, sei que vou, Cisne conduzindo sonhos, entre perversos e santos. Fernando Rosinha

CUMPLICIDADE Se tu, Palmeira, me visses Como fui com quinze anos, Desamores desenganos Talvez com palmas te risses. Mas se agora me olhasses Na alma, o que quer que fosse, Companheira terna, doce Talvez sorrindo chorasses. Rumando doa o que doa, Pela tua sombra irei, S tarde aqui voltei Cantando o que a vida ecoa. Dize aos amigos leais Que em teu redor conheci: Muitos deles no os vi Vinde aqui. Por que esperais? M. Jos Rodrigues

10

Tambm eu j escrevi poemas de amor. Tambm eu j fui de perguntas e de certezas. Versos e rimas de amor, acreditando que sim, que o que escrevia era isso de que nunca nos ensinaram o que era isso. Tambm eu nunca falei minha me: "amo-a, minha doce me" mas o que queria hoje era um silncio, um beijo, a sua angstia de ter dado um filho para o seminrio. Hoje ela j no me ouve; hoje as nossas mes j no nos ouvem; vs continuais na esquerda e na direita, na f e na ausncia dela, num cabrito ou num vinho cido a aliviar a nossa carncia.

Hoje no quero viver. Nem sorrir ou sonhar. Nem comer ou respirar. Hoje no quero, pronto. No quero sofrer nem ser. Quero o nada que sou. Guerra ou paz?! tanto me faz! Hoje no voo. Hoje no vou. Passa dia, passa. Depressa, depressa, estou com pressa. Hoje rasgo o calendrio, Rasgo o dirio, Rasgo-me. H o tiro e a forca, comprimidos e cidos, sim. Mas hoje no me mato (ainda) vou fazer qualquer coisa por mim e esperar amanh, que seja j.

JUNTO AO CORAO
Ando com o poema do Aventino no bolso e aperto-o sempre que as lgrimas me turvam porque o poeta um fingidor mas no todos os dias. Tambm eu tive me e certezas que esqueci e cabritadas que comi e disse amo-te sem saber que o amor nunca se diz inefvel que como as flores que crescem e morrem sem nunca terem nome. Ando com o poema do Aventino no bolso junto bem junto ao corao. Matar-me? Amanh ainda no que o morrer s deixar de ser visto como Pessoa depois da curva do caminho e ento lamentaria eternamente no ter abraado os meus amigos naquela cabritada bem regada l para os lados dos Arcos onde o Vez corre sempre novo debaixo dos salgueiros e das sombras dos salgueiros e das folhas dos salgueiros e das flores dos salgueiros em cada primavera que me acorda. Ando com o poema do Aventino no bolso junto bem junto ao corao.

Tambm eu j escrevi poemas de amor para esta mulher. E continuo espera. espera da voz dela, sibilina e terna a dizer-me: apesar do seminrio, vem, vem; quero-te.

Aventino Pereira

Arsnio Pires

ESTRADA DA LUZ 122


J no percorres ruas proibidas Na nsia de sonhar encontros breves, As tardes de Lisboa inda so leves E vo escorrendo amor plas avenidas. Tu gritavas: oh consagradas vidas, Gastas j na agonia! A que te atreves, Semeando falsos ventos que no deves Pra colher tempestades incontidas? When a man loves a woman to cantada Breve cano dorida que seduz A dupla imagem lcida, velada Esta era a recta estrada que conduz Talvez a outra estrada anunciada, Mas s aquela foi estrada de luz!

Francisco Correia

11

B
BALADA

Balada para um

silncio feliz
E ramos felizes!

Curso de 1964 Tel. 226 051 620 aventino.pereira@mail.telepac.pt

Aventino Pereira

Quando eu nasci, j o conhecia h uns quatro ou cinco meses. Ele encostava o seu ouvido ao ventre de minha me, silenciava-se, esperava algum sinal e, quando eu dava uns pontaps ou umas cotoveladas, l vinham o seu riso e as suas lgrimas, a sua voz embargada e o seu encanto num misto de felicidade e medo do que haveria de prover a mais uma boca que ali vinha para alimentar. Nasci desse lugar escuro onde passei nove meses de espera e, quando nasci, o nico homem presente era mesmo eu, ali no meio de tias e de vizinhas, de baldes de gua e toalhas brancas, de canja de galinha e de visitas, num tempo em que nascer homem era nascer para a tropa, frica, guerra, morte e luto eterno de mes e noivas sem casar. Nasci desse lado do mundo onde a sopa se chamava caldo; o conduto, caldo; a sobremesa, caldo e o prato, malga. Nasci no tempo em que no Pas mandava um fulano de botas e fato preto; esganiava-se como um eunuco e tinha um passado como aquele que tambm me veio a calhar em sorte: um porto, uma casa grande, uma capela, um silncio. Nasci num tempo em que a fome se esquecia na cama, mais cedo para a cama, para que o sono a matasse e nem choro de criana nem dor de me a pudessem lembrar. Nasci numa casa onde comandava um amor intenso, to intenso, to intenso que at a noite passvamos todos juntos: uma s cama para os filhos: as raparigas viradas para a cabeceira; os rapazes, para os ps. E ramos felizes! Ele levava-me monte e fragas acima: numa mo, a minha mo; na outra, o cajado de lodo. Acirrvamos cobras e licranos, gatos vadios e mulheres feias. Depois, sentvamo-nos numa borda qualquer e descansvamos. Quando ele recuperava as foras, rebolava-se pela urze adiante e eu fingia-me crescido, bem comportado e srio, para no perder o direito queles dias de circo. Ento ele dizia-me que tudo o que ns vamos daquele lugar bem alto era dele e que, se era dele, era meu, e que, se era de ns os dois, ento podamos fazer tudo, tudo, tudo aquilo que nos apetecesse. E ramos felizes! A minha me pensava que tnhamos ido lenha ou tornar a gua para a leira maior ou, nos dias em que o moinho era nosso, que tnhamos ido ver a m e a corrente e a farinha e o po que ela teimava em fazer crescer num forno de pedra, debaixo da borda, estancado por bosta escorrida dos regos de um gado seco de carnes e cansado da jeira. Quando regressvamos, j eu vinha meio morto, no sei se do meu corpo infante ou se da alegria e do encanto de uma liberdade que, temperada com amor, me inebriava e perdurou at 12

para alm de todas as minhas idades. Por ali abaixo, tojo e pedra, fraga e encosta, ele punha-me s ca valitas e mandava-me ficar hirto como um general cavalgando a sua montada. L em cima, em cima daquele homem, eu guinchava, eu era poder, eu era o senhor, eu tocava um deus de quem j tinha ouvido falar.

A noite de Natal havia. Havia o que havia, nem Natal nem nascimento, nem menino nem noite de Natal. A minha me dobravanos as orelhas, olha o sarro, meu filho!, esfregava-nos por detrs das orelhas, a gua gelada na cara, a gua gelada nas partes e a fiscalizao vinha depois, assim est bem, assim est bem, dizia-nos a minha me, muitas horas aps aquela gua gelada de um ribeiro que ento teimava-se em corrente intensa no Inverno e corrente sem corrente nos veres clidos de todos os veres desta minha infncia. A vinha essa noite. A lareira incandescente, o panelo de ferro, couves e batatas, mais batatas, mais ovos cozidos; bacalhau. E ramos felizes! Nos dias da vspera da noite de Natal, a minha me deitava a broa. Um forno de lenha, a merda de vaca a tapar as frestas e broas grandes e pequeninas a cozer l dentro para essa noite que se aproximava. Ns aninhvamo-nos volta dela e discutamos o tamanho de cada uma dessas broinhas de idade que a minha me fazia conforme o critrio, dela, o critrio sbio de todas as mes para quem a igualdade a sabedoria de saber que naquele rebanho nenhuma ovelha diferente nem nenhuma ovelha igual. O forno alinhava-se como quem vai para um combate: frente as broas dos filhos, dos mais pequenos para o maior, e, atrs, os generais, essas broas grandes que haveriam de perdurar para uma semana inteira de broa e caldo, caldo e broa e novamente broa e novamente caldo. E ramos felizes! Na noite de Natal, a voz da minha me era a voz da espera. Uma travessa grande, azeite a nadar, batatas quentes, couves quentes, rabos de bacalhau e cada um de ns de garfo na mo espera de um sinal para mergulharmos num mergulho colectivo, numa travessa de loua, numa alegria de Natal, num som de silncio, a saciar-nos a desgraa. O meu pai fazia cerimnia. Lavava-se, vestia a camisa branca do seu dia de casamento e aprumava-se com brilhantina a teimarlhe as brancas, do seu charme de menino combatente na guerra civil de Espanha e na autoridade que lhe advinha de saber que sem ele se sentar no havia comeo nem fome que pudssemos saciar. E ns espervamos, de garfo em riste, em busca do primeiro momento em que pudssemos botar a boca numa abundncia que s tnhamos conhecido em cada noite dos vinte e quatro de Dezembro dos anos que j passaram. E ramos felizes! Depois ainda vieram muitos desses dias do nosso engano em que eu e ele fingamos um mundo outro e o mundo fingia tambm que eu e ele no ramos eu e ele, mas outros, quem sabe se aque-

les outros que, na verdade, viemos a ser. Tive, porm, essa m sorte de ter crescido e crescido e crescido e botado corpo e, com o corpo que julgaram que eu tinha, me mandaram a largar mundo para que me fizesse um homem e tivesse um futuro que eu, to tenro, no sabia se o queria ter porque tambm ainda no sabia o que era o futuro. Mas l fui eu: uma mala, um comboio, uma casa grande. Quando regressava a casa, ele abraava-me e beijava-me. O corpo dele tocava-me e a barba sentia-a ali na frico da minha cara, no imberbe branco de uma adolescncia proibida. Ele chorava da alegria do nosso encontro e eu, envergonhado, o que queria era o fim desse momento porque a criana que fui e aquele homem agarrado a mim, tinha-os perdido naquela mala, naquele comboio e naquela casa grande onde me meteram por causa do meu futuro. Mas eu e ele, ele e o cajado de lodo, l fomos continuando a subir a serra e a serra e as fragas; menos fora, menos encanto, mais silncio e mais acima, mas se a subida era subida, de vez em quando, ele voltava ao tema e voltava ao futuro, para teres um futuro, para teres um futuro, mas nesse tempo eu j sabia que no queria ter esse futuro de que ele me falava E ento j no era feliz! Depois ele ficou na cama. Adormeceu. No mais acordou. O cajado l ficou ao lado da cama, firme como um soldado na sua guarita. Veio um homem de preto, fez umas rezas e atirou-lhe gua, houve ladainhas e murmrios. Outros homens de preto vieram tambm e umas cruzes e ele numa caixa preta, gente de preto atrs, uma procisso e uma cova funda. Terra por cima. Silncio. Agora o meu pai ali continua. Numa lpide, est escrito o nome dele. Por baixo, os nmeros: 1903-1988. Eu olho-o e ele olha-me. Todos os meses l vou eu, lentamente vou, perscruto o momento certo e encontramo-nos. Em silncio. De p, momentos infindos ali fico. O retrato dele para mim, as minhas lgrimas para ele e tudo me volta como se fosse agora, agora, agora, eu s cavalitas e ele a rebolar-se pelo monte abaixo e risos e encanto e amor e ternura e a voz dele, longnqua e presente para que tenhas um futuro. Ele pede-me flores e diz-me para eu no chorar. E eu eu peo-lhe para me abraar. O que eu queria agora era a lareira e a espreguiadeira; o azeite e as batatas; os rabos de bacalhau e o garfo pronto espera de poder mergulhar na travessa de loua da minha infncia. O que eu queria agora era sentir o roo doce da sua barba na minha barba. E um tempo infindo de espera para que esse instante no tivesse instante nem tempo nem Natal nem nenhuma das memrias que aqui escrevo. O que eu queria agora era que ele ainda acreditasse que tenho um futuro. E ento ento seramos felizes!

Encontro Nacional 2011


Inscreve-te j!
10 e 11 de Junho
Inscries:

Se fizeres uma pr-inscrio, teremos uma ideia de quantos seremos e negociaremos melhor o custo da viagem.

Arsnio Pires (arseniopires@gmail.com; 225 372 622; 933 995 729) Domingos Nabais (domingosnabais@gmail.com; 223 719 910) Manuel Vieira (quintadabarrosa@gmail.com; 253 966 100; 964 018 420)

13

M
MEMRIA

Bosque

encantador
PINGOS DE EMOO SOBRE A BARROSA

Manuel Jos Rodrigues


Curso de 1960 Tlm. 936 775 233 mjrodrigues48@hotmail.com

Por vezes, se o tempo est de feio, passeio-me por ruas labirnticas da memria procura da minha infncia. o resultado de uma dessas incurses que eu quero dar a conhecer, a quem me quiser ouvir, num relato que d conta da experincia vivida no primeiro contacto que tive com um bosque completamente devastado o tal, o da Barrosa. Este artigo passadista, por se reportar a um assunto ocorrido h j longo tempo, evidenciando um assomo de saudade? Admito que sim. Porm, no meu propsito erguer um culto ao saudosismo. Apenas pretendo revisitar um pedao do passado que me tocou profundamente como a outros companheiros de percurso, estou certo. Julgo que os factos significativos do passado continuam a determinar a forma como frumos o presente e perspectivamos o futuro. S tenho uma certeza: este artigo realista, porque o seu contedo vivi-o por dentro, intensamente.

No recordo em que dia. No me lembro do ms nem sequer do ano. S sei que fui l e no vi o que gostaria de ter visto. Uma comoo solitria, vinda do fundo do tempo, tomou conta de mim, aflorando-me lgrimas que mal consegui deter. Decorrera longo tempo desde que abandonei a Quinta da Barrosa. Andara sempre por longe: os estudos em Lisboa; a guerra em Angola; novamente estudos em Lisboa; o exerccio da actividade profissional em vrios locais do pas. Quis o destino que, num belo dia dos anos oitenta do sculo passado, a actividade profissional me levasse a Vila Nova de Gaia. Ficmos hospedados no Colgio de Trancoso. A analogia estabeleceu-se e uma pesada nostalgia invadiu-me at ao mago. Tenho de ir l custe o que custar! disse por dentro da minha cabea. Ao fim da tarde pus os ps a caminho, toc, toc, toc, pelos Aviadores, Mon Ami, e por ali acima. Rapidamente cheguei ao porto da Barrosa. Detive-me por momentos, cogitando com saudade pela cabea passava-me um turbilho de recordaes e emoes fortes que algum poder imaginar! Por manifesta falta de tempo e de coragem, no entrei. Nem bati. Decidi fazer uma curta visita ao bosque. Peguei em mim e dirigi-me para l, circundando a Quinta pela ex-Escola Industrial. (J ouvira dizer a um antigo colega por muito que esforce as minhas capacidades mnsicas, no consigo referenci-lo! que o bosque fora engolido pela voragem da expanso urbana, triturado pelos dentes afilados da especulao imobiliria. Pusera a imaginao a trabalhar procura de uma imagem actual do meu bosque, mas nunca chegara a qualquer resultado final que me satisfizesse). E l ia eu, pensando e andando, em contnuo solilquio. Bastante afastado ainda, as minhas dvidas comearam a desvanecer-se. Vi o aconchego fresco, verde e azul, substitudo pela agressividade do beto: prdios, mais prdios, muitos prdios largos, altos at ao azul do cu. A minha frequncia cardaca aumentou descompassadamente. O pasmo assolou-me por inteiro. Inundou-me uma onda de tristeza como que fnebre. Pudera! A morte passara por ali e, ajuizando pelas consequncias desde j bem patentes, a sua aco nefasta fora brutal! Estaquei. Pensei virar costas quela natureza transmutada, mas o corao decidiu continuar a marcha procura do meu bosque perdido. 14

Parei junto do que fora o muro da cerca da Quinta e fiz uma rpida introspeco regressei infncia. Despi a pele do professor que era e vesti a da criana e do aluno que fui, ali, naquele espao que j no me parecia o meu e noutro tempo bem distante. Embrenhei-me na rudeza de beto procura da minha infncia e adolescncia, mas, por muito que procurasse, delas vi raros e tnues rastos! Toda a magia das coisas belas do bosque em que, durante seis anos, aprendera a partilhar experincias, situaes facilitadoras das minhas aprendizagens e socializao, fora engolida por uma urbanizao implacvel. Desejei, avidamente, descansar um pouco sombra embaladora, fresca e aromtica

A gruta e, ao fundo, o fronto


das tlias, mas no fui capaz de encontr-las. Tentei replantar pinheiros e pltanos, mas no consegui. Quis situar no espao um altssimo pinheiro a que o pequenino Belmiro, de Avidagos, trepou mais lesto do que um felino, mas no soube onde fazlo. Quis ver-me a jogar futebol, andebol, a bandeira e a pelota basca, mas no soube por onde comear e onde situar os respectivos espaos. Nem sequer o fronto que gigante ele era! consegui situar. Fui, em concreto, procura do Estdio Delcias, mas no cheguei a ver-me nele. (O campo de futebol de baixo fora construdo ali pelos anos 1963/64, em boa parte graas ao

que hoje algum referenciaria como trabalho infantil. Era infantil, sim, mas no, no era trabalho; o entusiasmo lia-se nos rostos imberbes, transpirados e felizes. As razes dos pinheiros amolas arrancando com o tempo, lentamente, alternando esta aco com a actividade ldica. Delcias era um velho carro de mo, com algumas peas desconchavadas, que nos auxiliava um pouco nas tarefas. Fora um colega no consigo ver-lhe a cara! que lhe dera o nome, revelando, seguramente, sensibilidade esttica, qui uma erupo da sua veia potica. Com o nome do carrinho se baptizou tambm o estdio. Desconheo se este nome perdurou, mas, acontea o que acontecer, para mim ser sempre o Delcias). Fui por aqui, por ali e por alm, e no consegui encontrar nada de tudo o que existiu dentro dos muros do meu bosque. s duas por trs, dei por mim junto ao Castelinho, noutro tempo inacessvel (assombrado?) e agora completamente ali mo, encostado a um canto, desenraizado e triste como eu. Corri o olhar por cima de vias rpidas pejadas de carros em louco movimento l, por onde mos hbeis e carinhosas faziam brotar o sustento que me ajudava a crescer e observei o edifcio do Seminrio de Cristo Rei, imponente como outrora, mas silencioso e solitrio. No vi ningum a sair e a dirigir-se para a grande avenida da latada, reduzida a menos de metade e conducente a lado nenhum. Onde estaro as crianas? Onde estaremos ns? disse c por dentro de mim. E, pensando, entristeci-me. Humedecidos os olhos, coladas as plpebras, sentei-me num muro. Fora do tempo, permaneci isolado entre a terra e o cu, meditabundo, sofrido. Foi ento que, claramente, vi passar na minha fronte um delicioso filme a cores, de msica lindssima. Nele, vi-me na capela, no refeitrio, na aula de Latim, de Matemtica, de Msica em todos os cantos. Encontrei-me na aula de Lngua Portuguesa (Literatura) com o grande professor Pe. Jos Martins Conde: estava a ler-nos um trecho do Platero e eu, como se nos desse um rebuadinho, para motivar-nos. Vi-me nos ensaios do Coro, com o Pe. Quinteiro, s voltas com a pea Venerabilis barba capucinorum. Vi-me a gritar Viva Cristo Rei!, nas rifas, no salo. Vi o director, o Pe. Bea, desligar o televisor no intervalo do Rim Tim Tim, aquando da publicidade, com um sorriso aberto e franco, dizendo com piada: Esto os canais entupidos! Vi a figura solene mas afvel do director Pe. Guerreiro, exibindo um sorriso ureo, nobre, acolhedor e amigo, decifrando e compreendendo o que perpassava no corao jovem dos alunos. Vi-me a rir gargalhada no salo, enquanto assistia representao da comdia Os dois corcundas, soberbamente interpretada pelo Arsnio Pires e pelo Alexandre Pinto, entre outros. Vi-me mascarado de barbeiro, sacristo, servente, actor e executante de outros ofcios que a memria no consegue discriminar. Vi-me, juntamente com o Anacleto, a fazer experincias da rea da Fsica, com um verstil transformador que a cada instante deixava a sala de aula sem energia elctrica ou grande parte do edifcio?! , o que nos obrigava a ir, correndo, reforar os fusveis. Na sequncia do Tu autem domine miserere nobis, ouvi os gritos estridentes dos rapazes no refeitrio, rejubilantes de alegria, aps algum tempo em que estive a ler a Cruzada ao microfone enquanto todos mantinham um rigoroso silncio. Vi o Correia a fazer a barba pela primeira vez, estando eu, o Neto e mais alguns

colegas volta dele, com a luz de velinhas acesas reflectida no espelho, encenando um presumido rito de iniciao. Vi-me a sair do edifcio e, em corrida ondulante pela avenida da latada, rumar ao bosque. Vi o cesto da merenda junto aos pltanos: como de costume, fui receber o meu quarto saborosssimo de smea e uma dulcssima ma (ainda no havia naquele tempo mas superdoces!). Vi-me no papel de alcaide a jogar a bandeira no campo do meio. Vi-me a marcar um golo na prpria baliza e outros na adversria. Consegui chegar primeira posio no jogo da pelota. Andei a passear na avenida das tlias integrando um magote de rapazes que circundava o Pe. Manso deslocavam-se alguns s arrecuas , que nos fazia um relato circunstanciado do ltimo jogo de futebol Benfica/Sporting, dando especial enfoque aos arranques e remates fulminantes do Eusbio. Vi o Fernando Campos, o Nabais, o Gonalves e outros artistas da bola, fazerem maravilhas com ela. Ouvi os gritos alegres e brincalhes de rapazes saudveis. Vi-nos correndo, brincando, jogando, crescendo nos espaos multifuncionais existentes em clareiras da suave frescura verde do arvoredo. No consegui detectar quaisquer sinais de situao traumtica em algum daqueles rapazes. A mim, que perdi em 1965 um irmo na guerra de Angola e, passados sete meses, perdi uma irm Futebol no antigo bosque por doena, no me vi traumatizado. Vi-me, sim, bastante triste e desmotivado por actividades como o desporto e a msica oh, quanto eu gostava destas coisas! , gemendo sozinho as minhas penas, mas, traumatizado no! (Ainda vi umas cenas um pouco desfocadas que no consigo reproduzir fielmente. Tenho uma vaga ideia de que, entre elas, aparecia uma pregao de um Retiro, com sotaque castelhano, em que estvamos a ser fustigados por ameaas das labaredas do inferno. Ah, tambm aparecia uma procisso rumo ao bosque: os seminaristas em duas filas, o povo atrs e dos lados, o reitor entoando as ladainhas de todos os santos, intercalando alguns cnticos. Naquele, miraculosa rainha do cu, uma piedosa mulher que progredia ao meu lado inventava: vira-te Rosa se no viro-me eu). O filme acabou no preciso momento em que, junto de outros companheiros, eu estava no dormitrio prestes a adormecer, relaxadamente, ao som da Primavera de Vivaldi. Venci as lgrimas. Levantei-me e comecei a caminhar de mo dada com a realidade. Enquanto despia a pele de criana e aluno e voltava a envergar a de professor, guardei para meu conforto, devidamente formatada no meu crebro, uma cpia do filme que vi junto ao Castelinho, para poder rev-lo sempre que o deseje. No recordo em que dia. No me lembro do ms nem sequer do ano em que constatei que o bosque do meu encantamento fora destrudo. Lembro-me muito bem, isso sim, da tristeza amarga daquele dia.
Em jeito de concluso, deixo alguns ttulos possveis para esta pequena histria de emoes: de como no pode um osis resistir presso do crescimento de uma cidade; ou, de como um pedacinho de muita gente foi completamente destrudo juntamente com um osis; ou ainda, de como h memrias que nunca se apagam e afectos que ningum consegue destruir. A imaginao criativa do leitor poder, de entre estes, escolher o mais sugestivo ou adoptar um outro que lhe toque melhor o corao.

15

N
NOTCIAS

Notcias no AAAR
Recebemos o n. 4 da Revista UNESER, dos nossos colegas brasileiros. Este nmero saiu em Outubro de 2010 e, mais uma vez, surpreende pela bela apresentao grfica, contedo variado e qualidade dos seus artigos. Nela figura um artigo do nosso colega Arsnio Pires intitulado Uma Rosa para os seus Dias. Amigos brasileiros, esperamos por colaborao vossa para a nossa prxima revista. Dispem, como j comunicmos, duma pgina em cada nmero da nossa Palmeira.

UNESER

PP. Neves, Fausto, Marinho, Accio e Baptista


que vai cessar funes, agradecemos a forma colaborativa com a nossa Associao que caracterizou os seus mandatos. A AAAR continua disposta, como sempre, a colaborar com a Provncia, num saudvel e profcuo dilogo. Parabns, tambm, a todos os outros membros eleitos.

Abrao para todos vocs!

O nosso colega Mrio Lus de Carvalho do curso de 1972, que vive em Vila Verde da Raia, Chaves, reproduziu recentemente em baixo relevo em madeira a ltima Ceia de Cristo que ainda existe na parede do antigo refeitrio do Seminrio. No final de 2010, a imagem desse trabalho chegou at ns por intermdio do seu irmo Jorge, tambm nosso colega e que vive em Aveiro. Aqui a tm. O original da autoria do nosso colega Antnio de Barros Lima, que foi tambm o autor dos vitrais da capela. Recordam-se? Hoje, o Barros o responsvel pela orientao artstica da nossa querida Palmeira.

ltima Ceia de Cristo reproduzida em madeira

Os pequenos reencontros vo acontecendo e desta vez, a 22 de Janeiro, a Quinta do Paraso voltou a receber meia dzia de antigos colegas com a presena de uma novidade nestas andanas: o Francisco Varandas. O Francisco Varandas Martins nascido em Vale de Espinho, terra, de entre outros, do Manuel Fernandes e do Ismael Vigrio, marcou presena neste repasto que juntou o Alexandre, o David, o Gaudncio, o Pascoal e o Fernando Viterbo volta de uma mesa onde, juntamente com umas migas, se apaladou um bucho com grelos e umas morcelas. A conversa levou ao passado, onde foi repassado o efeito funesto da leitura do Eurico, o Presbtero. E outras cousas mais! No dia 2 de Fevereiro, conta-nos o mouro cronista Alexandre Pinto, o Professor Doutor e nosso ilustre companheiro de inquietaes, Jos Maria Pedrosa Cardoso, presidiu ao lanamento da sua mais recente publicao, que d pelo ttulo de Histria Breve da Msica Ocidental. A

Bucho e Grelos & Migas

Jos Maria Pedrosa apresentou o seu novo livro

Os Missionrios Redentoristas portugueses realizaram o seu Captulo Provincial de 10 a 14 de Janeiro de 2011, no Seminrio de Cristo-Rei em Vila Nova de Gaia. Neste Captulo, os Redentoristas elegeram o seu Superior Provincial, bem como o Conselho para os prximos 4 anos. Para Superior Provincial foi eleito o P. Antnio Marinho de Freitas e, para Vigrio Provincial, o P. Fausto Sanches Martins, sendo os outros membros do Conselho o P. Manuel Accio Carvalho, o P. Antnio Baptista e o P. Luclio Neves Galvo. Ao P. Marinho, colega de estudos de muitos de ns e tambm professor e prefeito de muitos outros, endereamos os nossos parabns, desejando que Deus o inspire no seu trabalho apostlico e de liderana da Provncia Portuguesa dos Redentoristas. Ao P. Antnio Gomes Dias,

Padre Marinho o novo Provincial dos Redentoristas

Manuela, Pedrosa e o Alexandre, atrs o Santos e mais atrs o Gaudncio e o Joo Galvo

16

obra foi apresentada pelo musiclogo Prof. Mrio Vieira de Carvalho, que reconheceu as excepcionais capacidades de trabalho e investigao do autor, a quem atribuiu a mxima autoridade nas especialidades de msica sacra e msica histrica portuguesa. Sublinhou ainda a importncia pedaggica de trabalhos como este para sensibilizar o grande pblico para o conhecimento e gosto musicais. Pedrosa Cardoso encerrou o evento com a simplicidade e ao mesmo tempo o entusiasmo que lhe so peculiares. Destaco particularmente o esforo a que teve de se submeter para comprimir em cerca de cento e cinquenta pginas o que dificilmente caberia em trezentas. Quem lida com palavras, que so coisas amadas, sabe quanto custa fazer snteses, mutilar aqui, colar alm, sem que nada de fundamental se perca nesta poda. Uma pequena sugesto: comprem! uma das nossas heranas vagamente perdidas pelo caminho. Tantos anos de solfejo, tanta iniciao ao gosto dos sons, tantas emoes silenciosas nos sentidos abandonados! Que fizemos? Por onde se perdeu o talento inicial? Regressemos Msica, que em tempos foi me, namorada e at paixo!.

romarias e no um, mas dois cafs para cada um fecharam o festim em jeito de sobremesa. Ningum abusou! S o Vieira, para concluso da festa, mandou vir um quarto de guas das Pedras! Para repor a alcalinidade, diz o Martins Ribeiro. O relato final do Martins Ribeiro divinal. Ouam: Samos depois para o ar fresco do caminho, ainda o sol ia bem alto e ento, Deus do cu, passmos em revista momentos das nossas vivncias ocorridas ao longo dos anos, quase todas trazendo risos e boas recordaes. Imaginamos!

Lampreiada em Fo

Segundo diz o nosso grande chefe Manuel Vieira, no dia 10 de Fevereiro passado, o bacalhau de Poiares da Tasca do Afonso, de posta grada aloirada no grande forno de lenha vista, estava divinal com a cebola cortada fininha e untado de bom azeite de acidez reduzida. Acolitado vinha de batatas cozidinhas com casca. Era o dia 10 de Fevereiro passado. Diz-nos o Vieira que, nos preliminares, um chouricinho de carnes do Minho, azeitonas de boa curtio e uma broa de milho caseira de frescura ainda quente, amaciaram a fartura de apetites, afogados num verde tinto a pintar em choro a brancura das porcelanosas malgas. E conclui em jeito de escrnio e maldizer: Este descritivo, em cenrio tipicamente minhoto, pretende apenas aspergir de guas na boca os que estiveram ausentes. Os presentes, esses benzeram-se de gulosas benesses. Segundo outro bom comensal sempre pronto a colocar os ps debaixo da mesa ( ele o Martins Ribeiro), a coisa foi mesmo surpresa, pois confessou: S o Peinado que sabe desses suculentos esconderijos. E l se formou uma mesa do ncleo duro: Peinado, Vieira, Martins Ribeiro e Diamantino. E, para postre, a vai disto segundo o Martins Ribeiro: As chamadas roscas minhotas, os doces de peso que se vendem nas

O Ncleo Duro e o Bacalhau de Poiares

O nosso colega Manuel Vieira fez-nos o seguinte relato do acontecimento: No dia 16 de Maro, a vila de Fo juntou 10 dos nossos colegas mesa, para degustar uma especialidade desta poca ainda fria, num restaurante chamado Tio Pepe, mesmo ao lado dos bombeiros locais e que acolheu muito bem. Dos lados da capital vieram o Alexandre Pinto, o Gaudncio e o David que foram recebidos na estao de Campanh pelo Peinado e pelo Diamantino, a que se juntou o Manuel Fernandes. De Barcelos desceu o Meira e dos Arcos de Valdevez acorreu o Martins Ribeiro. O Assis tambm disse presente e a fazer as honras da casa esteve o Manuel Vieira. Para aguar os apetites aos ausentes referencia-se que o almoo teve como entrada especial lampreia bordalesa com po torrado e arroz de manteiga, um molho suculento, escurinho e de inegvel qualidade de cozinha. De seguida, um abundante arroz de lampreia com boas postas, impecvel. A acompanhar, um verde tinto de 12 graus de cepa vinho Monte do Faro, de quinta de Esposende. Seguiram-se umas clarinhas de Fo e uns magnficos folhados de ovo, com muita tradio nesta vila ribeirinha do Cvado, que o grupo percorreu a p, aproveitando para perceber as suas belezas naturais e o seu patrimnio construdo. O resto do dia deu para degustar um bom queijinho e um Porto oferecidos pelo Peinado, para visitar um pouquinho da cidade de Esposende e subir ainda ao Monte de S. Flix j no concelho da Pvoa de Varzim.

Eu vou ao Encontro Nacional !


17

OBRAS DE VERGLIO FERREIRA

Verglio Ferreira e o co:


O co o homem em melhor.
1. Porqu a seduo de um co? () Os ces so estimados porque se parecem com as crianas, com a vantagem de no chegarem nunca a adultos. Talvez que a razo do seu fascnio esteja precisamente em o co no ser inteiramente e s um animal, mas uma pessoa humana no limite de se revelar. (Conta-Corrente) 2. "Estava eu a dizer ao Antnio que o co no passa este inverno declarou meu pai. Para ele era uma sorte se morresse. No morre! disse eu, aflito. Mas Toms aproximara-se tambm: Que que tu esperas do co? Viveu, tem de morrer. No havia ali, porm, uma acusao. Havia s o reconhecimento de uma evidncia serena. Mas justamente para mim o que era evidente no era a morte, era a vida. Como podia o co morrer? Como podia morrer a sua pessoa?" (Apario) 3. Foi uma boa ideia teres arranjado um co. Podes conversar com ele, nunca te chateia com discusses. Podes-lhe contar a tua vida, mesmo a mais ntima, mesmo aquela que nunca se confessa, que no se vai contar a ningum. Podes dar-lhe pontaps quando estiveres chateado que ele d apenas uns ganidos e depois cala-se como do seu dever de co. Podes no lhe dizer nada que ele no se queixa de seres pouco conversador como se queixava a tua mulher e est sempre ao p de ti para a hiptese de mudares de opinio. O co o mais antigo amigo do homem, deves saber. Desde os tempos mais remotos, quando ainda se no tinha inventado a Histria, j se tinha inventado o co para parceiro do homem. Uma fidelidade assim provada pelos milnios uma garantia. O co o nosso outro sem as chatices, as bandalheiras de todos os outros outros. O co o homem em melhor. a moral mais perfeita porque feita de deveres sem direitos. () E podes chorar sobre ele que ele lambe-te as lgrimas. (Para Sempre)
Seleco: Arsnio Pires

Fazemos memria dos nossos


So os amigos e conhecidos que vo desaparecendo e deixam um vazio irrespirvel. No a sua falta que falta, o desmentido de que tu no morres. () V se no acreditas muito que realmente a morte te bate porta. Faz de vivo enquanto ests vivo. fcil. (Verglio Ferreira)

Joaquim da Silva Vieira Martins


Em 28 de Janeiro passado, faleceu o nosso antigo colega, Joaquim da Silva Vieira Martins, advogado, a exercer em Faro. Nasceu h 60 anos, em Fornos, Santa Maria da Feira. Entrou no Seminrio em 1961. So do Alexandre as seguintes sentidas palavras. Ser que j morremos sem que ningum desse pela nossa falta? Como aqueles ancios encontrados na poeira secreta do seu silncio abandonado? Por onde gastamos ns as palavras que nos foram confiadas? Ser por o tempo ser um bem escasso? Se o , por que motivo o no ampliamos pela fala. O J. Martins era um nome que se fixava bem. Afvel, insubstituvel naquele nosso mundo de ausncias, assinou de muitas maneiras a sua passagem por entre ns. No difcil memria ir busc-lo queles anos distantes, em que se jogava o nosso destino tanto individual como colectivo. Muitos foram os que passaram por ns, a quem o tempo apagou como se estivessem escritos a lpis. Nem um sinal os identifica hoje no espao comum que foi o nosso. No com certeza o caso de J. Martins. Falar preciso. Ir dizendo o nome, como quem responde s chamadas num incio de aula. Remover o hbito das faltas injustificadas. Afinal, a idade j deu a volta terra, j sabe distinguir entre ser e parecer. E o que mais nos consola regressar a casa, aos que sabem de ns, dar notcia, informar, prevenir. Ou to s sentar-se mesa para um almoo de vivos...!

Padre Eulgio Ibaes


As ltimas notcias sobre o estado de sade do Padre Ibaes circularam recentemente no Informativo O Redentor e apontavam para um estado clnico muito difcil. Faleceu no passado dia 31 de Janeiro com 90 anos e o seu funeral foi no dia seguinte em Lisboa. O Padre Ibaes foi director do Seminrio de Cristo Rei nos anos de 1953 a 1956 e por ele passaram alguns colegas da nossa Associao como o Pascoal, Bernardino Pacheco, Morais, Peinado, Assis, Gaudncio, David, entre outros, que recordam bem a sua faceta, que deixou algumas marcas que no deram para apagar. Nasceu no dia 11 de Maro de 1920 e ordenou-se no dia 23 de Maro de 1943, sendo o ltimo dos redentoristas de Espanha que vieram para Portugal.

18

C
CONTO

Conto de

Alexandre Gonalves

Primavera

Curso de 1957 Tlm. 933 411 358 alegopin@gmail.com

Foi numa primavera longnqua. No tempo em que eu ainda voava. Ainda dormia sem rudos de memrias nem inquietaes de culpa. E o cu era to azul que nem dele duvidava. E Deus ainda no tinha olhos de coruja, a espiar os subterrneos do corao. Foi num lugar distante, quase secreto, quase inexistente. No se ouviam vozes de cidade. Nem passos no andar de cima que a conscincia. Nem o som obsceno das interdies. Era Abril ou Maio, tanto se me d. Havia um rio de provncia. Pequenino. Irreverente. O nico som possvel era o da gua, a tropear nos seixos, entre juncos e amieiros. Ou o da respirao, de quem se descobre nu, num campo de macieiras. O dia seguinte comeou com uma chuva intensa, a bater com doces dedos nas portadas. Olhei as horas no despertador. Era to cedo ainda para acordar... Enrolei-me em jeito de menino piegas que se recusa a ir para o colgio. Apertei-me contra os lenis e segurei nos braos um corpo quente e ondulado. E quem assim me prendia era um sono antigo, profundo e impossvel. Ela, sem acordar, enrolava-se como um tecido que fosse apenas seda. Eu, sem acordar, dizia que a madrugada ainda vinha longe. E sem querer desliguei o tempo e prendi-me ainda mais. A chuva aumentava delicadamente o silncio e num gesto maternal aconchegou a roupa aos nossos corpos. Eu s ouvia a respirao dela. Serena, ingnua, como se fora ainda criana. E, sem acordar, dizia, sbado, vamos ficar a vida toda neste sbado, no vs como a chuva apenas paisagem? Ela, sem acordar, concordou, ronronando, respirando, o corpo apertando mais ainda. Depois camos ambos, aconchegados e mutuamente presos, camos em cima de montes brancos de algodo. E dormimos muitos dias duma s vez, at s dez horas do dia seguinte, que nem sbado

era. E na larga cama, a nica ondulao era a dos lenis enrodilhados e inteis, em feroz luta e desigual contra o desejo. Ento reponho os factos, enquanto me auto-avalio no espelho da casa de banho. Ah! Pois foi! Para haver um dia seguinte, teve que haver uma vspera. E que vspera! Uma vspera de trinta anos. Estamos perto do mar. uma noite de tempestade. Raios e coriscos vm do oceano e rebentam na auto-estrada. Ao lugar de encontro eu chamei-lhe boca do cu. Ainda no houvera nada. Era s desejo. Mas o desejo que antecipa tudo o que h-de vir. E ela veio. Depois jantmos. O restaurante acolhia corpos e almas. Havia msica nas paredes. O espao era lento. A mesa tinha uma vela. Sentados num recanto, fomos comendo distraidamente, vagarosamente, intensamente. Ela despiu segredos que um delicado pudor teimava em preservar. Tcteis e sbrias palavras atingiram o corpo ferido, a conscincia feliz de se estar vivo, de se erguer por sobre sonhos em runa. Eu ouvia e olhava. E desejava. E estremecia. E a noite tornou-se curta porque ramos jovens comovidos. ramos belos, silenciosamente belos e urgentes. Quando samos, a noite afagou-nos como se no houvesse frio nem chuva. Como se nem inverno fosse. Andmos pelas ruas, docemente passeando, leves, ingnuos, sob a proteco dos candeeiros pblicos. As nossas mos prenderam-se sem esforo, sem palavras, sem garantias. Deram-se como quando se d um gesto sem relevncia. Depois, como um rumor de muitos anos, os lbios selaram o tempo, o desejo, a lentido. Como quem, numa nascente, bebe a primeira gua. Na auto-estrada, nem raios nem coriscos. O carro voa como um pssaro de primavera. Um fragmento de muitas vozes acende uma harmonia libertadora. Metade de mim emoo e a outra tambm. Chego a casa, meto o que resta da noite na minha cama e adormeo tanto que nem o som da chuva me devolve vida real. Tanto que me enrolo de novo nos lenis e sem acordar aperto um corpo ondulado e quente. Dela s ouo a respirao. E um perfume de aveia orvalhada. Digo-lhe sem mentir que um sbado lento de chuva. Ela ronrona e aperta. Dormimos muitos dias no dia seguinte e quando acordei ela disse-me que era tudo verdade. Porque ramos belos, silenciosamente belos e urgentes. 19

Encontro Nacional 2011 10 e 11 de Junho de 2011


PROGRAMA 1. Coimbra

Concentrao

entre as 8 e as 9 horas. Partida em autocarro pelo IP3 e IC6.


Visita

2. Gouveia

aldeia de Melo, terra natal de Verglio Ferreira. tpica da Serra da Estrela Almoo.

3. Folgosinho
Aldeia Visita Hotel

4. Fundo

ao Seminrio onde Verglio Ferreira estudou.

5. Sabugal

onde pernoitaremos. Assembleia-Geral. Visita cidade e castelo.


Visita

6. Meimoa 7. Soito

barragem local.

Almoo.

e o Vivat. Regresso a Coimbra.


Discursos

S-ar putea să vă placă și