Sunteți pe pagina 1din 85

SUMRIO

PREVENO E COMBATE A INCNDIO 1 INTRODUO....................................................................................................... 2 BRIGADA DE INCNDIO...................................................................................... 3 QUMICA DO FOGO.............................................................................................. 4 MTODOS DE TRANSMISSO DO CALOR....................................................... 5 CLASSES DE INCNDIO...................................................................................... 6 MTODOS DE EXTINO DO FOGO................................................................. 7 AGENTES EXTINTORES...................................................................................... 8 SISTEMA DE PROTEO CONTRA INCNDIO E PNICO.............................. 9 ABANDONO DE REA....................................................................................... 10 EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCNDIO................................................. PRIMEIROS SOCORROS 1 INTRODUO....................................................................................................... 2 CONCEITO............................................................................................................ 3 SOCORRISTA....................................................................................................... 3 DIMENSIONAMENTO DA CENA.......................................................................... 4 ABORDAGEM DA VTIMA.................................................................................... 5 OBSTRUO DE VIAS AREAS POR CORPO ESTRANHO............................ 6 PARADA RESPIRATRIA E CARDIORRESPIRATRIA................................... 7 ESTADO DE CHOQUE......................................................................................... 8 QUEIMADURAS.................................................................................................... 9 HEMORRAGIA...................................................................................................... 10 FERIMENTOS..................................................................................................... 11 FRATURAS, LUXAES E ENTORSES........................................................... 12 MOVIMENTAO E TRANSPORTE DE VTIMAS............................................ 13 REFERNCIAS................................................................................................... 35 35 36 37 39 49 55 60 61 65 71 74 80 85 2 2 5 7 8 10 11 14 31 32

Brigada de Incndio

PREVENO E COMBATE A INCNDIO 1 INTRODUO Um dos grandes marcos da histria da civilizao humana foi o domnio do fogo pelo homem. A partir da, foi possvel aquecer e coser alimentos, fundir metais para fabricao de utenslios e mquinas. Essa conquista possibilitou o desenvolvimento e progresso da sociedade, ainda que associado a essa descoberta tenha surgido o risco de incndio. Mas esse mesmo fogo que tanto constri, pode destruir. E quando o fogo ameaa o homem, hoje, a sua reao igual a do homem primitivo: ele FOGE. Para tanto, de acordo com a norma regulamentadora do Ministrio do Trabalho, a NR 23, as organizaes devem possuir em seus quadros pessoas capacitadas para utilizar seus equipamentos de proteo contra incndio. Essas pessoas tm papel fundamental, pois atravs de suas atuaes teremos aes rpidas de combate ao princpio de incndio e a salvaguarda das pessoas e equipamentos. Quando esse grupo de pessoas capacitadas organizado com funes prdeterminadas, tem-se uma brigada de incndio. Quanto mais eficiente se tornar a preveno, menores sero as probabilidades da ocorrncia de incndio e, consequentemente, menores sero as oportunidades de o fogo causar danos s pessoas e ao patrimnio.

2 BRIGADA DE INCNDIO A Brigada de Incndio possui regulamentao prpria, relatada NT 07/CAT/BMES (formao), datada de 18 de fevereiro de 2010, e na NBR 14.276 (composio, atribuio, organizao), nas quais descrevem definies e caractersticas que envolvem a natureza da atividade exercida pelos brigadistas. Segundo a NT 07/ CAT/CBMES, brigadas de Incndio todo grupo organizado de pessoas voluntrias ou indicadas, pertencente a populao fxa de uma edificao, que so treinadas e capacitadas para atuarm, sem exclusividade, na preveno e no combate a incndio, no abandono de rea e prestar primeiros socorros. Aps a capacitao dos funcionrios, cabe ao profissional da rea de segurana do trabalho ou da CIPA (Comisso interna de Preveno de Acidentes) da organizao estruturar a brigada de incndio. Apenas possuir brigadistas em seu quadro de funcionrios, no caracteriza que a organizao ou edificao possui brigada de incndio. Para se considerar uma brigada, os brigadistas devero pertencer a um grupo ORGANIZADO, com funes e aes pr-estabelecidas. A seguir, o organograma de uma brigada de incndio, de acordo com a NBR 14.276:

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio Coordenador-Geral

Chefe da Brigada 1 Edificao

Chefe da Brigada 2 Edificao

Lder 1 Pavimento
Brigadista Brigadista Brigadista

Lder 2 Pavimento

Lder 1 Pavimento
Brigadista Brigadista

Lder 2 Pavimento

Brigadista Brigadista

Brigadista Brigadista Brigadista

Nesse organograma representada a estrutura hierrquica da brigada, consequentemente, o nvel de responsabilidades e cadeia de comando do grupo. Esse organograma deve ficar em locais visveis em locais com grande circulao com nome, foto, funo na empresa dos brigadistas, telefone de contato, para facilitar o acionamento por qualquer funcionrio da edificao, em caso de emergncia. 2.1 MEMBROS DA EQUIPE DE BRIGADA E SUAS FUNES 2.1.1 Brigadista Membro da equipe de brigada, que estar subordinado a um chefe de equipe/lder, em um determinado setor, compartimento ou pavimento da edificao. 2.1.2 Lder Responsvel pela coordenao e execuo das aes de emergncia em sua rea de atuao (pavimento/compartimento/setor). 2.1.3 Chefe da Brigada setor. Responsvel por uma edificao com mais de um pavimento, compartimento ou

2.1.4 Coordenador-Geral Responsvel por todas as edificaes que compem a organizao.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

2.2 ATRIBUIES DOS BRIGADISTAS 2.2.1 Aes de Preveno Conhecer o plano de emergncia contra incndio da planta; Conhecer todos os setores e instalaes da edificao; Avaliar os riscos existentes; Inspecionar os sistemas de proteo contra incndio e pnico da edificao (extintores, hidrantes, sinalizaes de escape, luzes de emergncia, outros); Inspecionar o livre acesso s rotas de fuga e s escadas de emergncia; Elaborar o relatrio de irregularidades e encaminha-lo ao setor responsvel; Orientar a populao fixa quanto ao procedimento em caso de abandono de rea; Participar dos exerccios simulados.

2.2.2 Aes de Emergncia Atender com presteza ao brado do alarme de incndio, deslocando-se para o local de reunio; Sempre que acionado, investigar possveis sinais de princpio de incndio; Combater o fogo no seu incio, usando os recursos apropriados (extintores ou hidrantes de parede); Retirar as pessoas rapidamente da edificao, quando em caso de incndio ou pnico; Prestar aes de primeiros socorros aos necessitados (vtimas de casos traumticos ou clnicos); Relatar imediatamente as irregularidades e os riscos encontrados nas inspees; Acionar o Corpo de Bombeiros quando necessrio e prestar todo apoio.

2.2.3 Informaes importantes para o Corpo de Bombeiros Se existe algum confinado ou preso em algum compartimento do local; Onde se desliga a energia parcial ou total da edificao; Qual a capacidade da Reserva Tcnica de Incndio RTI, e onde se localiza; Onde se localiza o hidrante urbano mais prximo; Se a edificao possui instalao de Gs Liquefeito de Petrleo GLP, Gs Natural GN ou produtos qumicos armazenados; e Relao de telefones que devem ser acionados em caso de emergncia.

2.3 PROCEDIMENTOS DIVERSOS Os brigadistas devem utilizar constantemente em local visvel uma identificao que o indique como membro da brigada de incndio; Devero ser realizadas reunies ordinrias, extraordinrias e exerccios simulados pelos membros da brigada de incndio; Devero ser definidos os sistemas de comunicao entre os brigadistas para facilitar a atuao nas emergncias.
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

3 QUMICA DO FOGO Fogo uma reao qumica, na qual o material combustvel combina-se com o comburente (normalmente o oxignio do ar atmosfrico), produzindo luz e calor. Essa reao qumica chama-se combusto, sendo necessria a unio de trs elementos: Combustvel; Comburente; Fonte de calor.

A unio desses trs elementos forma o tringulo do fogo, que uma forma didtica de se representar o surgimento do fogo.

Com a incluso de um quarto elemento, tem-se o quadrado ou tetraedro do fogo, uma vez que estudos recentes descobriram mais um elemento, a reao em cadeia.

3.1 COMBUSTVEL todo corpo capaz de queimar e alimentar o fogo. Quanto ao seu estado fsico, os combustveis classificam-se em: Slido (exemplo: madeira, papel, tecido, carvo, plvora etc.).

Madeira em combusto

Papel

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

Lquido (exemplo: gasolina, lcool, querosene, leos, tintas etc.).

Gasolina

gua raz

Gasoso (exemplo: metano, etileno, gs liquefeito de petrleo, gs natural etc.).

Gs natural veicular

Gs liquefeito de petrleo

3.2 COMBURENTE o elemento qumico que se combina com o combustvel, possibilitando o surgimento do fogo. O comburente mais comum o oxignio, encontrado no ar atmosfrico em uma concentrao de aproximadamente 21% (no existir chama em ambientes na faixa de 8% a 16% de O2 e no haver combusto abaixo de 8%). 3.3 CALOR o elemento responsvel pelo incio da combusto, que representa a energia mnima necessria para o incio do fogo. Esta energia pode ser produzida por choque, frico, presso, fasca, por um ponto quente ou por chama viva. Vale ressaltar que o calor uma fonte de energia trmica que pode ocorrer em reaes qumicas ou fsicas.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

3.4 REAO EM CADEIA A reao em cadeia torna a queima auto-sustentvel. O calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores, que se combina com o oxignio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante. 4 MTODOS DE TRANSMISSO DO CALOR O calor de objetos com maior temperatura transferido para aqueles com temperatura mais baixa, levando ao equilbrio trmico e podendo causar o surgimento do fogo nos materiais que esto recebendo a quantidade suficiente de calor para entrar em combusto. O calor pode se transmitir de trs formas diferentes: conduo, conveco e irradiao. 4.1 CONDUO a transmisso de calor que ocorre de molcula para molcula, atravs do aumento do seu movimento vibratrio, acarretando, tambm em um aumento de temperatura em todo o corpo. Colocando-se, por exemplo, a extremidade de uma barra de ferro prxima a uma fonte de calor, as molculas desta extremidade absorvero calor; elas vibraro mais vigorosamente e se chocaro com as molculas vizinhas, transferindo-lhes calor. Quando dois ou mais corpos estiverem em contato, o calor transmitido atravs deles como se fosse um s corpo.

4.2 CONVECO Quando a gua aquecida num recipiente de vidro, pode-se observar um movimento, dentro do prprio lquido, de baixo para cima. medida que a gua aquecida, ela se expande e fica menos densa (mais leve) provocando um movimento para cima. Da mesma forma, o ar aquecido se expande e tende a subir para as partes mais altas do ambiente, enquanto o ar frio toma lugar nos nveis mais baixos. As massas de ar aquecidas podem levar calor suficiente para iniciar o fogo em corpos combustveis com os quais entrem em contato.
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

4.3 IRRADIAO a transmisso de calor por meio de ondas e raios que se processa atravs do espao vazio, no necessitando de continuidade molecular entre a fonte e o corpo que recebe o calor. As ondas de calor propagam-se em todas as direes, e a intensidade com que os corpos so atingidos aumenta ou diminui medida que esto mais prximos ou mais afastados da fonte de calor. Isso deve ao fato de que as molculas do ar absorvem parte do calor irradiado fazendo com que a propagao perca fora com a distncia.

5 CLASSES DE INCNDIO Quase todos os materiais so combustveis, no entanto, devido diferena de composio, queimam de formas diferentes e exigem maneiras diversas de extino. Por este motivo, convencionou-se dividir os incndios em quatro classes: A, B, C e D. 5.1 CLASSE A o incndio que ocorre em materiais slidos ou fibrosos comuns, que ao se queimarem deixam resduos. Esses materiais queimam tanto em superfcie, quanto em profundidade. Exemplo: madeira, papel, tecido, espuma etc.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

5.2 CLASSE B o incndio que ocorre em materiais lquidos inflamveis. Esses materiais queimam somente em sua superfcie e no deixam resduos. Exemplos: gasolina, querosene, lcool, tinta etc.

5.3 CLASSE C o incndio que ocorre em equipamentos eltricos energizados (equipamentos que se encontram conectados corrente eltrica). Exemplos: mquinas e motores em geral, painis eltricos etc. Quando o equipamento desconectado da corrente eltrica, o incndio passa a ser Classe A.

5.4 CLASSE D o fogo que ocorre em metais pirofricos, tambm chamado de ligas metlicas. Exemplos: magnsio, potssio, alumnio em p, zinco, antimnio, etc.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

10

6 MTODOS DE EXTINO DO FOGO A condio imprescindvel para ocorrer o surgimento do fogo a unio dos elementos, combustvel, comburente, fonte de calor e reao em cadeia. A extino se d quando eliminamos um dos lados do quadrado do fogo, e por isso temos quatro mtodos bsicos de extino, so eles: resfriamento, abafamento e isolamento, tambm chamado de retirada do material, e extino qumica. 6.1 RESFRIAMENTO Consiste em retirar ou diminuir o calor do material incendiado at um determinado ponto em que no libere vapores que reajam com o oxignio, impedindo o avano do fogo.

6.2 ABAFAMENTO Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxignio com o material combustvel. No havendo comburente para reagir com o combustvel, no haver fogo. Como excees esto os materiais que tm oxignio em sua composio e queimam sem necessidade do oxignio do ar, como os perxidos orgnicos e a plvora.

O abafamento pode ser praticado, seguindo os procedimentos a seguir:


Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

11

Brigada de Incndio

Cobertura ou envolvimento total do corpo em chamas; Fechamento hermtico do local onde ocorre queima; Emprego de substncias no combustveis, como: areia, terra e outros.

6.3 ISOLAMENTO OU RETIRADA DO MATERIAL Consiste na retirada, diminuio ou interrupo do material no atingido pelo fogo, com suficiente margem de segurana, para fora do campo de propagao do fogo.

H tcnicas que se encaixam nesse mtodo de atuao, pois h outras formas de atuar no combustvel que no apenas a retirada do que ainda est intacto. Ex.: fechamento de vlvula ou interrupo de vazamento de combustvel lquido ou gasoso, retirada de materiais combustveis do ambiente em chamas, realizao de aceiro, etc. 6.4 EXTINO QUMICA

A extino qumica se d quando os hidrocarbonetos halogenados e sais inorgnicos atuam como agentes extintores e interferem na cadeia de reaes, que se realizam durante a combusto. Como exemplo, temos o P Qumico Seco (PQS).

7 AGENTES EXTINTORES So substncias que empregadas contra o fogo, atuaro cancelando a ao de um dos elementos do quadrado do fogo. Trataremos apenas dos agentes extintores mais comuns, que so utilizados em aparelhos extintores. 7.1 GUA agente extintor mais abundante na natureza. Age principalmente por resfriamento, devido a sua propriedade de absorver grande quantidade de calor. Atua tambm por abafamento (dependendo da forma como utilizada, podendo ser aplicada em diversos tipos de jato como: neblinado, neblina e compacto).
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

12

Em razo da existncia de sais minerais em sua composio qumica, a gua conduz eletricidade e seu usurio, em presena de materiais energizados, pode sofrer choque eltrico. Quando a gua utilizada no combate ao fogo em lquidos inflamveis, h o risco de ocorrer transbordamento do lquido que est queimando, aumentando, assim, a rea do incndio. o agente extintor "universal". A sua abundncia e as suas caractersticas de emprego, sob diversas formas, possibilitam a sua aplicao em inmeros materiais combustveis. 7.2 ESPUMA A espuma pode ser qumica ou mecnica conforme o seu processo de formao. A espuma qumica resulta da reao entre as solues aquosas de sulfato de alumnio e bicarbonato de sdio, e a mecnica produzida pelo batimento da gua, LGE (lquido gerador de espuma) e ar. A rigor, a espuma mais uma das formas de aplicao da gua, pois se constitui de aglomerado de bolhas de ar envoltas por pelcula de gua. Mais leve que todos os lquidos inflamveis, utilizada para extinguir incndios por abafamento e, por conter gua, possui uma ao secundria de resfriamento.

7.3 P QUMICO SECO (PQS) Os Ps Qumicos Secos so substncias constitudas de bicarbonato de sdio, bicarbonato de potssio ou cloreto de potssio, que, pulverizadas, formam uma nuvem de p sobre o fogo, extinguindo-o por quebra da reao em cadeia e por abafamento. O p deve receber um tratamento anti-higroscpico para no umedecer, evitando assim a solidificao no interior do extintor. Os ps so classificados conforme a sua correspondncia com as classes de incndios, a que se destinam a combater, conforme as seguintes categorias: P ABC composto a base de fosfato de amnio ou fosfatomonoamnico, sendo chamado de triclssico, pois atua nas classes A, B e C. P BC Nesta categoria est o tipo de p mais comum e conhecido, o PQS ou P Qumico Seco. Os extintores de PQS para classe B e C utilizam os agentes extintores bicarbonato de sdio, bicarbonato de potssio, cloreto de potssio, tratados com um estearato a fim de torn-los antihigroscpios e de fcil descarga. P D usado especificamente na classe D de incndio, sendo a sua composio variada, pois cada metal pirofrico ter um agente especifico, tendo por base a grafita misturada com cloretos e carbonetos. So tambm denominados de Ps Qumicos Especiais ou PQEs.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

13

Brigada de Incndio

7.4 GS CARBNICO (CO2) Tambm conhecido como dixido de carbono ou CO2, um gs mais denso (mais pesado) que o ar, sem cor, sem cheiro. um agente extintor limpo, no condutor de eletricidade, no txico, mas asfixiante. Age principalmente por abafamento, tendo secundariamente ao de resfriamento. Por no deixar resduos, nem ser corrosivo, um agente extintor apropriado para combater incndios em equipamentos eltricos e eletrnicos sensveis (centrais telefnicas e computadores). O grande inconveniente deste tipo de agente extintor o risco de queimaduras por parte do operador, pois ao ser liberado para a atmosfera, a expanso do gs pode gerar temperaturas da ordem de 40 C na proximidade do difusor do extintor. 7.5 COMPOSTOS HALOGENADOS So compostos qumicos formados por elementos halognios (flor, cloro, bromo e iodo). Esses compostos atuam na quebra da reao em cadeia devido s suas propriedades especficas e, de forma secundria, por abafamento. Assim como o CO2, os compostos halogenados se dissipam com facilidade em locais abertos, perdendo seu poder de extino. No entanto, apesar da sua comprovada eficincia, a comercializao deste produto proibida por razes de ordem ambiental (destri a camada de oznio). 7.6 GASES INERTES Os gases inertes contm elementos qumicos como o Argnio, Hlio, Nenio e dixido de carbono. Este tipo de agente extintor no normalmente utilizado em extintores portteis de incndio, mas sim em instalaes fixas para proteger, por exemplo, salas de computadores e outros riscos semelhantes. A sua eficincia relativamente baixa porque geralmente so necessrias grandes quantidades de gs para proteo de espaos relativamente pequenos, que devem ser estanques para no permitir a disperso do agente extintor para o exterior. 8 SISTEMAS DE PROTEO CONTRA INCNDIO E PNICO - SPCIP Os sistemas de proteo contra incndio e pnico so dispositivos instalados e/ou construdos em uma edificao para evitar o surgimento do fogo descontrolado ou pelo menos retardar a sua propagao, como tambm facilitar a evacuao de pessoas destas edificaes em caso de algum sinistro. Os sistemas que sero objetos de estudo no curso so:

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

14

- Sistema de proteo por extintores - Sistema hidrulico preventivo (SHP) - Sadas de emergncia - Iluminao de emergncia - Sistema de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) - Sistema de deteco e alarme - Sistema de sprinklers. 8.1 SISTEMA DE PROTEO POR EXTINTORES - SPE Extintores so recipientes que contm em seu interior agente extintor para o combate imediato e rpido a PRINCPIOS DE INCNDIO, isto , incndio em sua FASE INICIAL. Podem ser portteis ou sobre rodas, conforme o tamanho. Classificamse conforme a classe de incndio a que se destinam: A, B, C e D. Para cada classe de incndio h um ou mais extintores adequados. Seus componentes bsicos so:

Manmetro

Gatilho Ala de Transporte Rtulo Recipiente, vasilhame ou corpo do extintor

Etiqueta de validade

O xito no emprego dos extintores depender da: Fabricao de acordo com as normas tcnicas (ABNT); Distribuio apropriada dos aparelhos; Inspeo peridica da rea a proteger; Manuteno adequada e eficiente; Pessoal habilitado, ou seja, que saiba ESCOLHER o extintor adequado, conhecendo a sua LOCALIZAO e tenha condies de MANUSE-LO.

8.1.1 Extintores Portteis So aparelhos de fcil manuseio, destinados a combater princpios de incndio. Recebem o nome do agente extintor que transportam em seu interior (por exemplo: extintor de gua, porque contm gua em seu interior).

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

15

Brigada de Incndio

Os extintores, em relao capacidade de carga do agente extintor, podem ser portteis ou sobre rodas. O extintor deve ser utilizado na classe de incndio compatvel ao seu agente extintor.

Extintor porttil

Extintor sobre-rodas

8.1.1.1 Extintor de gua indicado para classes de incndio tipo "A". Dentro do cilindro existe gs junto com gua sobre presso, quando acionado o gatilho, a gua expelida resfriando o material, tornando a temperatura inferior ao ponto de ignio. No deve ser utilizado em classes de incndio tipo "C", pois pode acarretar choque eltrico e curto-circuito no equipamento. Como o objetivo de usar gua conseguir um resfriamento do material, o extintor de gua deve ser usado buscando a mxima disperso da gua possvel, podendo se colocar o dedo na frente do esguicho, a fim de aumentar a rea atingida pela gua.

gua pressurizada

gua a pressurizar

8.1.1.2 Extintor de p qumico seco indicado para classe de incndio tipo "B" mas pode ser utilizado em incndio tipo "C". Dentro do cilindro existe um composto qumico em p, normalmente bicarbonato de sdio, com um gs propulsor, normalmente dixido de carbono ou Nitrognio. Ao entrar em contato com as chamas, o p impede a reao em cadeia e
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

16

isola o oxignio da superfcie do lquido inflamvel, indispensvel combusto, extinguindo tambm o fogo por abafamento. O p no se dissipa to facilmente como o gs e tem tambm maior alcance do jato, ento sua utilizao diferente. O jato no deve ser dirigido base do fogo, devem ser aplicados jatos curtos de modo que a nuvem expelida perca velocidade e assente sobre o foco.

P qumico seco pressurizado

P qumico seco a pressurizar

8.1.1.3 Extintor de espuma A espuma um agente indicado para aplicao em incndios de Classe A e B. O extintor de espuma qumica no mais fabricado, os existentes tm prazo de at cinco anos (validade do teste hidrosttico do recipiente). Para sua utilizao, empunhar a mangueira e apertar o gatilho, dirigindo o jato para um anteparo, de forma que a espuma gerada escorra cobrindo o lquido em chamas. No se deve jogar a espuma diretamente sobre o lquido Com o objetivo de melhorar o manuseio da espuma para o combate a princpios de incndio, foi desenvolvida a espuma mecnica, onde o manuseio do aparelho extintor similar ao de gua.

Espuma mecnica pressurizado

Espuma qumica

Espuma mecnica a pressurizar

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

17

Brigada de Incndio

8.1.1.4 Extintor de gs carbnico indicado para classes de incndio tipo "C" mas pode tambm ser utilizado em incndio tipo "B", considerando a rea e o local (ambiente aberto ou confinado). Dentro do cilindro contm dixido de carbono, um agente extintor no txico, mas asfixiante, no condutor de eletricidade, limpo, que recobre o fogo em forma de uma camada gasosa, isolando o oxignio, indispensvel combusto, extinguindo o fogo por abafamento. Como esse extintor funciona a alta presso, quando o gs liberado ele se resfria violentamente. Para que no ocorram queimaduras pela baixa temperatura, o operador deve segurar a mangueira pelo punho ou manopla e nunca pelo difusor. Como o CO2 age principalmente por abafamento, sua utilizao deve visar substituir o ar atmosfrico no espao sobre o combustvel, para tanto o gatilho deve ser apertado constantemente ou em rpidas sucesses para que se forme uma nuvem de gs sobre o combustvel e as chamas se apaguem pela ausncia de O2.
Gs Carbnico

8.1.2 Utilizao dos Extintores Portteis Os aparelhos extintores possuem operaes de manejo semelhantes, cabendo observar a distncia em relao base do fogo (local onde as chamas se originam). Os procedimentos gerais em relao ao manuseio dos aparelhos extintores so: 1 - Identifique a classe do incndio 2 - Retire o extintor adequado do seu suporte 3 - Rompa o lacre e retire o pino de segurana

4 - Teste o extintor, acionando o gatilho 5 - Desloque-se para o local do sinistro

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

18

6 - No local, observar a direo do vento, uma vez que o extintor de incndio deve sempre ser utilizado a favor do vento; 7 - Apontar o esguicho (extintores de AP e PQS) e difusor (extintor de CO2) para o foco e acionar o gatilho, dirigindo o jato a base do fogo, a uma distncia de aproximadamente 01 metro. Erros comuns na utilizao dos extintores:

- Utilizar o extintor de forma inadequada

- No saber utilizar o extintor - Utilizar o extintor errado

Observaes: Nos extintores pressurizados diretamente, basta retirar a trava de segurana e acionar o gatilho. Nos extintores a pressurizar, necessrio abrir a vlvula do cilindro de pressurizao, para que o gs propelente entre no corpo do extintor e pressurize o agente extintor, acionando o gatilho em seguida. Aps o uso dos extintores em uma situao de incndio, depois de utilizado ou depois de testado e constatada a falha, o extintor deve ser deixado deitado para que outros no percam tempo tentando us-lo. 8.1.3 Manuteno e Inspeo A manuteno comea com o exame peridico e completo dos extintores e termina com a correo dos problemas encontrados, visando um funcionamento seguro e eficaz. realizada atravs de inspees, onde so verificados: localizao, acesso, visibilidade, rtulo de identificao, sinalizao, lacre e selo da ABNT, peso, danos fsicos, obstruo do esguicho e presso dos manmetros (nos que possuem).
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

19

Brigada de Incndio

8.1.3.1 Inspees a) Semanais: nas inspees semanais devem ser verificados se o acesso, a visibilidade e a sinalizao dos extintores esto desobstrudos, alm de observar se os aparelhos esto de fato nos lugares determinados pelo memorial descritivo dos extintores. b) Mensais: verificar se o esguicho est desobstrudo, se a presso nos manmetros est na marcao recomendada (nos extintores que possuam manmetro), e se o lacre e a trava de segurana esto em perfeitas condies. c) Semestrais: observar o peso dos aparelhos extintores, principalmente no extintor de CO2. Caso o peso tenha diminudo de 90% do peso de trabalho, prudente recarregar o aparelho. d) Anuais: verificar se no existem danos fsicos no corpo do aparelho extintor, e recarreg-lo. e) Qinqenais: efetuar o teste hidrosttico, que a prova a que se submete o aparelho extintor a cada 5 anos, ou todas as vezes que o aparelho sofrer acidente, tais como: batidas, exposio a temperaturas altas, ataques qumicos (corroso) etc. 8.1.3.2 Recarga Os aparelhos extintores devem ser recarregados aps o uso em princpios de incndio, quando tiverem o lacre de segurana rompido (mesmo que acidentalmente) e todas as vezes que completarem 1 ano da sua recarga anterior, mesmo que no tenham sido utilizados. 8.1.4 Quadro Informativo de Uso dos Extintores Classe de Incndio A B C NO D Alcance do jato Tempo de descarga NO 10 m 60 seg NO NO 5m 60 seg Bom Ps especiais 5m 15 seg Excelente NO 2,5 m 25 seg Excelente NO 3,5 m 15 seg GUA SIM Excelente NO Excelente Excelente SIM Bom SIM Excelente SIM ESPUMA SIM Regular SIM PQS INEFICAZ CO2 INEFICAZ HALON INEFICAZ

S superfcie S superfcie S superfcie SIM SIM SIM

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

20

8.2 SISTEMA HIDRULICO PREVENTIVO - SHP Sistema composto de dispositivos hidrulicos que possibilitam a captao de gua da Reserva Tcnica de Incndio - RTI, para o emprego no combate a incndio.

8.2.1 Hidrantes So dispositivos existentes em redes hidrulicas que possibilitam a captao de gua para emprego nos servios de bombeiros, principalmente no combate a incndio. Esse tipo de material hidrulico depende da presena do homem para utilizao final da gua no combate ao fogo. a principal instalao fixa de gua, de funcionamento manual. 8.2.1.1 Hidrante de Coluna Urbano Tipo Barbar Esse tipo de hidrante encontrado comumente nas ruas e avenidas. Sua abertura feita atravs de um registro de gaveta, cujo comando colocado ao lado do hidrante.

Hidrante de coluna urbano

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

21

Brigada de Incndio

8.2.1.2 Hidrante Industrial um dispositivo existente em redes hidrulicas no interior de indstrias. Esse tipo de hidrante utilizado com gua da Reserva Tcnica de Incndio (RTI), do Sistema Hidrulico Preventivo (SHP) da empresa.

Hidrante de coluna industrial

8.2.1.3 Hidrante de Parede - HP Dispositivo que integra o Sistema Hidrulico Preventivo (SHP) das edificaes. Localizado no interior das caixas de incndio ou abrigos, poder ser utilizado nas operaes de combate a incndio pelo Corpo de Bombeiros, brigada de incndio e ocupantes da edificao que possuam treinamento especfico. Obrigatoriamente, as caixas de incndio devero possuir: 01 esguicho, 01 chave de mangueira e mangueiras de incndio, conforme o projeto da edificao.

Caixa de incndio ou abrigo

Hidrante de parede

8.2.1.4 Hidrante de Recalque - HR Dispositivo do SHP, normalmente encontrado em frente s edificaes. Esse hidrante utilizado pelos bombeiros para pressurizar e alimentar o sistema hidrulico preventivo, possibilitando assim que todos os hidrantes de parede tenham gua com presso suficiente para o combate ao fogo. Esse sistema tambm pode ser utilizado para abastecer as viaturas do Corpo de Bombeiros, em casos de extrema necessidade onde no existam hidrantes de coluna nas proximidades.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

22

Hidrante de recalque aberto

Tampa do hidrante de recalque

8.2.2 Mangueiras So condutores flexveis, utilizados para conduzir a gua sob presso da fonte de suprimento ao lugar onde deve ser lanada. Flexvel, pois permite o seu manuseio para todos os lados, resistindo a presses elevadas. As mangueiras podem ser de 1 ou 38 milmetros, e de 2 ou de 63 milmetros, de acordo com a especificao no projeto contra incndio e pnico. So constitudas de fibra de tecido vegetal (algodo, linho, etc.) ou de tecido sinttico (polister), dependendo da natureza de ocupao da edificao. Possuem um revestimento interno de borracha, a fim de suportar a presses hidrostticas e hidrodinmicas, oferecidas pelo SHP.

Mangueira de 2

Mangueira de 1

8.2.2.1 Cuidados com as mangueiras A mangueira um dos equipamentos mais importantes no combate a incndio e, geralmente, so utilizadas em situaes desfavorveis, por isso deve ser dispensado um tratamento cuidadoso em seu emprego antes, durante e depois do uso. a) Cuidados antes do uso Armazenar em local arejado, livre de mofo e umidade, protegida da incidncia direta dos raios solares; Periodicamente recondicionar as mangueiras para evitar a formao de quebras;
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

23

Brigada de Incndio

Conservar o forro com talco e as unies com grafite, evitando o uso de leos ou graxa.

b) Cuidados durante o uso Evitar arrast-las sobre bordas cortantes, materiais em altas temperaturas ou corrosivos; No permitir a passagem de veculos sobre as mangueiras, esteja cheia ou vazia; Evitar pancadas e arrastamento das juntas de unio, pois poder danificar o acoplamento.

c) Cuidados aps o uso Fazer rigorosa inspeo visual, separando as danificadas; As mangueiras sujas devero ser lavadas com gua e sabo, utilizando para isso vassoura com cerdas macias; Depois de lavadas, as mangueiras devem ser colocadas para secar em local de sombra, se possvel, penduradas pelo meio (para escorrer toda a gua do seu interior), e acondicion-la em local adequado (quando possvel, retornar para o hidrante de parede).

8.2.3 Esguichos So peas metlicas, conectadas nas extremidades das mangueiras, destinadas a dirigir e dar forma ao jato dgua. 8.2.3.1 Esguicho agulheta um tipo de esguicho simples, considerado comum, encontrado em algumas edificaes por conta da aprovao antiga do seu projeto de preveno contra incndio e pnico. Esse esguicho s produz jato compacto, no possui controle de vazo e est sendo substitudo pelos esguichos regulveis.
Agulheta 1 pol

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

24

8.2.3.2 Esguicho regulvel Equipamento que permite a produo de jato compacto, neblinado, neblina e controle de vazo. Os jatos neblinado e neblina so formados pelo desvio da gua, que em sua trajetria choca-se com um disco que se localiza na sada da gua. Os esguichos regulveis podem ser encontrados para juntas de 1 e 2 e possuem a mesma construo com tamanhos diferentes.
Esguicho regulvel

8.2.3.3 Chave de mangueira Ferramenta utilizada para facilitar o acoplamento ou desacoplamento de juntas de unio das mangueiras. Verstil, uma vez que a mesma ferramenta pode ser utilizada em juntas de 1 e 2 .

Chave de mangueira

8.3 SISTEMA DE DETECO E ALARME So equipamentos que tem por objetivo detectar e avisar a todos os ocupantes da edificao, da ocorrncia de um incndio ou de uma situao que possa ocasionar pnico. O alarme deve ser audvel em todos os setores da edificao, abrangidos pelo sistema de segurana. 8.3.1 Funcionamento O acionamento do alarme pode ser manual ou automtico. Quando for automtico, o mesmo estar conectado a detectores de fumaa ou de calor. A edificao deve contar com um plano de abandono de rea, a fim de aperfeioar a utilizao do alarme de incndio. 8.3.1.1 Alarme de acionamento manual So equipamentos que necessitam do acionamento direto, a fim de fazer soar a sirene.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

25

Brigada de Incndio

Acionadores manuais

Mdulos de acionamento automticos

Detectores de fumaa e calor (de cima para baixo)

Sirene

8.3.1.2 Alarme de acionamento automtico So equipamentos preparados para enviar ao mdulo de acionamento um sinal, para que o mesmo possa disparar a sirene, assim que detectarem no ambiente quantidade mnima necessria de fumaa ou calor para os quais estejam dimensionados.

Detectores de fumaa

Detectores de calor

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

26

8.4 SISTEMA DE ILUMINAO DE EMERGNCIA O Sistema de Iluminao de Emergncia o conjunto de componentes que, em funcionamento, proporciona a iluminao suficiente e adequada para permitir a sada fcil e segura do pblico para o exterior, no caso de interrupo da alimentao normal, como tambm proporciona a execuo das manobras de interesse da segurana e interveno de socorro. Esse sistema obrigatrio nas reas comuns das edificaes, sendo elas: corredores, escadas, elevadores, sadas de emergncia etc

Os principais tipos de sistemas, de acordo com a fonte de energia, so: conjunto de blocos autnomos, sistema centralizado com baterias e sistema centralizado com grupo moto gerador. 8.4.1 Conjunto de blocos autnomos So aparelhos de iluminao de emergncia constitudos de um nico invlucro adequado, contendo lmpadas incandescentes, fluorescentes ou similares, de fonte de energia com carregador e controles de superviso e de sensor de falha na tenso alternada, dispositivo necessrio para coloc-lo em funcionamento, no caso de interrupo de alimentao da rede eltrica da concessionria ou na falta de uma iluminao adequada.

8.4.2) Sistema centralizado com baterias Circuito carregador com recarga automtica, de modo a garantir a autonomia do sistema de iluminao de emergncia.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

27

Brigada de Incndio

O sistema centralizado de iluminao de emergncia com baterias no pode ser utilizado para alimentar quaisquer outros circuitos ou equipamentos.

8.4.3) Grupo moto-gerador O grupo moto-gerador deve incorporar todos os dispositivos adicionais que garantam seu arranque automtico aps a falta de energia da concessionria, no mximo, em 12 segundos. A quantidade de combustvel armazenada deve assegurar o funcionamento no tempo de autonomia do sistema de iluminao de emergncia garantido, incluindo o consumo nos arranques peridicos essenciais e os testes de manuteno preventivos e corretivos e estar distribuda de forma a minimizar o risco existente de inflamao no(s) ambiente(s) onde estejam armazenados, de acordo com as exigncias dos rgos competentes;

Grupo gerador porttil

Grupo gerador estacionrio

8.5 SADAS DE EMERGNCIA So caminhos contnuos, devidamente protegido, a ser percorrido pelo usurio, em caso de sinistro, de qualquer ponto da edificao at atingir a via pblica ou espao aberto protegido do incndio, permitindo ainda fcil acesso de auxlio externo para o combate ao fogo e a retirada da populao. As Sadas de Emergncia em Edificaes so dimensionadas para o abandono seguro da populao, em caso de incndio ou pnico e permitir o acesso de guarnies de bombeiros para o combate ao fogo ou retirada de pessoas. 8.5.1 Componentes das sadas de emergncias A sada de emergncia compreende o seguinte: a) acesso ou rotas de sadas horizontais, isto , acessos s escadas, quando houver, e respectivas portas ou ao espao livre exterior, nas edificaes trreas; b) escadas ou rampas;
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

28

c) descarga.

Escadas de emergncia

Indicao de acesso a escada de emergncia

Toda sada de emergncia, corredores, balces, terraos, mezaninos, galerias, patamares, escadas, rampas e outros, devem ser protegidas de ambos os lados por paredes ou guardas (guarda-corpos) contnuas, sempre que houver qualquer desnvel maior de 19 cm, para evitar quedas. 8.5.2 Porta Corta-fogo (PCF) As portas cortafogo so prprias para o isolamento e proteo das vias de fuga, retardando a propagao do incndio e da fumaa na edificao. Elas devem resistir ao calor no mnimo por 60 min, devem abrir sempre no sentido de fuga (sada das pessoas), o fechamento deve ser completo, no podero estar trancadas por cadeados, no devero estar caladas com nenhum dispositivo que possam mant-las abertas e devero ter o dispositivo de fechamento sempre manutenidos (dobradia por gravidade ou por molas).

Porta cortafogo

Barra antipnico para porta cortafogo

8.6 EQUIPAMENTOS DE CORTE E ARROMBAMENTO Para que o brigadista possa realizar entradas foradas, a fim de acessar locais para salvar vidas ou extinguir chamas, precisa ter ferramentas que possibilitem executar tais servios, bem como conhecer sua nomenclatura e emprego. 8.6.1 Alavanca Barra de ferro rgida que se emprega para mover ou levantar objetos pesados. Apresenta-se em diversos tamanhos ou tipos.
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

29

Brigada de Incndio

Barra de ferro

Extremidades da barra de ferro

8.6.2 Alavanca p-de-cabra

Possui uma extremidade achatada e fendida, semelhana de um p-de-cabra. Muito utilizada no foramento de portas e janelas, por ter pouca espessura.
Bombeiro usando o p-de-cabra

8.6.3 Croque constitudo de uma haste, normalmente de madeira ou plstico rgido, tendo na sua extremidade uma pea metlica com uma ponta e uma fisga.
Croque

8.6.4 Corta-a-Frio

Ferramenta para cortar telas, correntes, cadeados e outras peas metlicas.

Bombeiro usando o corta-a-frio

8.6.5 Machado Ferramenta composta de uma cunha de ferro cortante, fixada em um cabo de madeira, podendo ter na outra extremidade do cabo formatos diferentes.
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

30

8.6.6 Moto-Abrasivo Aparelho com motor que, mediante frico, faz cortes em estruturas metlicas e de alvenaria.
Moto-abrasivo

8.6.7 Malho

Ferramenta similar a uma marreta de grande tamanho, empregado no trabalho de arrombamento e demolio de pequenas partes de alvenaria.

Bombeiro usando o malho

8.6.8 Picareta Ferramenta de ao com duas pontas, sendo uma pontiaguda e outra achatada, adaptada em um cabo de madeira. empregada nos servios de escavaes, demolies e na abertura de passagem por obstculos de alvenaria.
Modelos de picareta

9 ABANDONO DE REA Ningum espera o acontecimento de um incndio. Baseado nesta afirmao preciso ter um plano de abandono, para ser utilizado em caso de sinistro, pois o incndio poder ocorrer em qualquer lugar.
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

31

Brigada de Incndio

importante falar que todo incndio comea pequeno, e se no for controlado no incio, pode atingir propores que o prprio Corpo de Bombeiros ter dificuldade em combat-lo. Portanto, se faz necessrio observar se a edificao possui todos os recursos destinados a preveno e combate a incndio e pnico, de acordo com a legislao vigente. A seguir, veremos uma srie de orientaes que, se seguidas, daro condies aos ocupantes da edificao, para que possam sair em segurana. Tenha um plano de abandono da edificao; Acione o alarme, e chame o Corpo de Bombeiros; Pratique a fuga da edificao, pelo menos a cada seis meses; Procure conhecer a localizao da escada de emergncia, dos extintores e do SHP; Tenha cautela ao colocar trancas nas portas e janelas, pois os mais prejudicados so as crianas e os idosos; Estabelea um ponto de reunio, para saber se todos conseguiram deixar a edificao; Caminhe rapidamente e no corra, evitando o pnico; Ao encontrar uma porta, toque a mesma com o dorso da mo, estando quente, no abra; No use o elevador, e sim as escadas de emergncia; Se estiver em um local enfumaado, procure respirar o mais prximo do solo, colocando um pano mido nas narinas e na boca; Se estiver preso em uma sala enfumaada, procure abrir a janela, para que a fumaa possa sair na parte de cima e voc possa respirar na parte de baixo; No tente passar por um local com fogo, procure uma alternativa segura de sada; Caso encontre situao de pnico em alguma via de fuga, tenha calma e tente acalmar outros; No pule da edificao, tenha calma, o socorro pode chegar em minutos; e Conseguindo sair da edificao, procure um local seguro e no tente adentrar novamente.

10 EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL EPI Considera-se Equipamento de Proteo Individual (EPI), todo material de uso individual, com o objetivo de proteger a integridade fsica do brigadista, sendo obrigao da empresa fornecer o EPI, de acordo com a NR 06 do Ministrio do Trabalho. 10.1 Tipos de EPI Os materiais utilizados como EPI possuem formatos diferentes, pois precisam proteger as mais variadas partes do corpo, como por exemplo: a cabea, o tronco e os membros.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

32

10.1.1 Cabea Os EPIs precisam proteger o crnio, os olhos, a face e a nuca das leses que podem ser ocasionadas por impactos de materiais, partculas, respingos ou vapores de produtos qumicos e de radiaes luminosas. a) Capacetes de bombeiro e culos de proteo

Viseira incolor

Viseira reflexiva

culos de proteo

10.1.2 Tronco e extenso dos membros Os EPIs destinados a proteo do tronco e extenso dos membros, visam proteger o brigadista contra objetos escoriantes, abrasivos, cortantes ou perfurantes, alm de proteger tambm do calor excessivo, irradiado pelas chamas.

10.1.3 Mos e ps a) Mos

Roupas de aproximao

Os EPIs visam proteger contra a ao de objetos cortantes, abrasivos, corrosivos, alergnicos, alm de produtos graxos e derivados de petrleo.

Luvas de proteo

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

33

Brigada de Incndio

b) Ps Os EPIs visam proteger contra leses ocasionadas de origem mecnica (quedas de materiais), agentes qumicos, trmicos e objetos perfurantes ou cortantes.

Botas para bombeiro

Calado industrial

10.2 Equipamento de Proteo Respiratria EPR Estes equipamentos requerem ateno especial, pois sero eles que permitiram ao brigadista trabalhar em locais saturados com fumaa, com baixa concentrao de O2 e muitas vezes com temperaturas elevadas. importante ressaltar que a no utilizao destes aparelhos pode ter conseqncias srias e at mesmo levar a morte. 10.2.1 Aparelhos de proteo respiratria Buscam anular o comportamento do ambiente sobre o sistema respiratrio, mediante proteo limitada (quando utilizados aparelhos filtrantes ou autnomos de presso negativa). a) Mscara contra gases (aparelho filtrante) Consiste em uma mscara de borracha adaptvel ao rosto, contendo um filtro que elimina os agentes nocivos. Vale lembrar que as mscaras possuem especificaes que precisam ser atendidas, para que a sade do brigadista esteja de fato protegida.

b) Aparelho de respirao com linha de ar Equipamento composto de peas facial de borracha, adaptvel ao rosto, que recebe ar fresco de fora do ambiente, atravs de uma mangueira. Este aparelho permite permanecer mais tempo no ambiente, mas dificulta a movimentao, por causa da mangueira que pode vir a ficar presa nos escombros, entre mquinas etc.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

34

Traquia e mscara

Unidade purificadora de ar

c) Equipamento de proteo respiratria autnoma As mscaras autnomas so respiradores independentes que fornecem ar respirvel para o usurio atravs de cilindros de ar.

Mscara autnoma

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

35

Brigada de Incndio

Primeiros Socorros
1 INTRODUO Seja qual for o trabalho desempenhado por um brigadista, possvel que ele seja acionado para atender e socorrer vtimas dos mais variados acidentes. Nessas horas, importante que ele saiba como atuar para realmente ajudar o acidentado, pois o socorro inadequado pode muitas vezes significar o agravamento das leses sofridas pelas vtimas ou mesmo a sua morte. importante que o brigadista conhea e saiba colocar em prtica os conhecimentos para fornecer o suporte bsico de vida. Saber fazer o certo, na hora certa, pode significar a diferena entre a vida e a morte de um acidentado. Alm disso, aplicao correta dos primeiros socorros pode minimizar os resultados decorrentes de uma leso, reduzir o sofrimento da vtima e coloc-la em melhores condies para receber o tratamento definitivo. O domnio das tcnicas de suporte bsico de vida permitir ao brigadista identificar o que h de errado com a vtima; realizar o tratamento adequado e transport-la, alm de transmitir informaes sobre seu estado ao mdico que se responsabilizar pela seqncia de seu tratamento. As tcnicas de primeiros socorros no requerem equipamentos sofisticados para seu correto emprego, at porque nem sempre o brigadista ir contar a todo o momento com um estojo/bolsa de emergncia, portanto, importante que ele saiba utilizar os meios de fortuna, ou seja, objetos encontrados no prprio local do acidente e improvis-los como meios auxiliares no socorro. 2 CONCEITOS Primeiros Socorros: So os cuidados imediatos prestados a uma pessoa cujo estado fsico coloca em perigo a sua vida ou a sua sade, com o fim de manter as suas funes vitais e evitar o agravamento de suas condies, at que receba assistncia mdica especializada. Atendimento Pr-hospitalar: Conjunto de procedimentos realizados por profissional capacitado, no local da emergncia e durante o transporte da vtima, visando mant-la com vida e estvel at sua chegada em uma unidade hospitalar. Suporte Bsico da Vida: uma medida de emergncia que consiste no reconhecimento e correo da falncia do sistema respiratrio e ou cardiovascular, ou seja, manter a pessoa respirando, com pulso e sem hemorragias. Trauma: leso causada ao organismo por um agente externo.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

36

3 SOCORRISTA a pessoa tecnicamente capacitada e habilitada para, com segurana, avaliar e identificar problemas que comprometam a vida. Cabe ao socorrista prestar o adequado socorro pr-hospitalar e o transporte do paciente sem agravar as leses j existentes. uma atividade regulamentada pelo Ministrio da Sade, segundo a portaria N 2048 de 05 de novembro de 2002. O socorrista possui um treinamento mais amplo e detalhado que uma pessoa prestadora de socorro. O brigadista, durante a sua formao, recebe um treinamento prtico e terico de 08 horas de primeiros socorros, capacitando-o para essa atividade, mas isso no o caracteriza como socorrista, que recebe uma qualificao para realizar o atendimento pr-hospitalar e atuar em unidades de emergncia mveis. Para ser um bom prestador de primeiros socorros, o brigadista deve-se ter bastante ateno nas atitudes a serem tomadas para exercer sua funo da melhor forma possvel e para isso ele deve: Manter a Calma: antes de atuar o socorrista deve ter calma e autocontrole para tomar decises corretas, pois vai enfrentar situaes de emergncia que envolva pnico e sofrimento. Infundir Confiana: deve ter capacidade de liderana para assumir o controle da situao. Repassar confiana para o paciente. Evitar dvidas e hesitaes, pois podem tomar um tempo maior. Fazer o Possvel no Correndo Riscos Desnecessrios: atuar de forma segura para que o brigadista no se torne em uma nova vtima. As responsabilidades do brigadista no local da emergncia incluem o cumprimento das seguintes atividades: a) Ter conhecimento sobre a necessidade de utilizao dos equipamentos de proteo individual e fazer uso dos mesmos; b) Controlar o local do acidente, identificando e gerenciando os riscos, de modo a proteger a si mesmo, sua equipe, o paciente, e prevenir outros acidentes; c) Obter acesso seguro ao paciente e utilizar os equipamentos necessrios para a situao; d) Fazer o melhor possvel para proporcionar uma assistncia de acordo com seu treinamento, no correndo riscos desnecessrios. e) Decidir quando a situao exige a movimentao e a mudana da posio ou local do paciente. O procedimento deve ser realizado com tcnicas que evitem ou minimizem os riscos de outras leses; f) Solicitar, se necessrio, auxlio de terceiros presentes no local da emergncia e coordenar as atividades; g) Fornecer um atendimento humanizado ao paciente, tratando com dignidade e respeito vida humana.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

37

Brigada de Incndio

4 DIMENSIONAMENTO DA CENA Antes de se iniciar o atendimento, de fundamental importncia que o brigadista faa a correta anlise do local do acidente, a fim de identificar o nmero de vtimas, os possveis riscos, garantindo a sua segurana e a das vtimas. De forma alguma, o brigadista responsvel pelas aes de primeiros socorros deve se expor a riscos com chance de se tornar uma vtima. Essas anlises no devem tomar muito tempo e so importantssimas para que o auxlio vtima seja prestado de forma precisa. Analisando a vtima, o brigadista saber exatamente o que fazer, ganhando, contudo, tempo. 4.1 GERENCIAMENTO DE RISCOS Consistem na avaliao minuciosa por parte do brigadista em toda a cena de emergncia, possibilitando eliminar ou minimizar, as situaes de risco existentes: incndio, exploso, choque eltrico, contaminao com produtos qumicos e agentes biolgicos, intoxicao, asfixia, atropelamento, ocorrncia de novos acidentes etc.

4.2 EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL (EPI) EPIs so equipamentos destinados proteo da integridade fsica do socorrista durante a realizao de atividades onde possam existir riscos potenciais sua pessoa. Especificamente na prestao de primeiros socorros, h a necessidade do brigadista estar protegido com barreiras, para que no haja contato com secrees ou sangue da vtima e, consequentemente, risco de contaminao (HIV, hepatite etc).

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

38

por:

O EPI adequado para o brigadista na prestao de primeiros socorros composto

Utilizao de mscara facial, culos de proteo e luvas de ltex.

Utilizao de barreira (reanimador descartvel) para a respirao artificial

Utilizao de barreira (pocket mask) para a respirao artificial

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

39

Brigada de Incndio

4 ABORDAGEM DA VTIMA A abordagem tem como objetivo determinar a situao atual da vtima. Desenvolve-se uma impresso geral, estabelecem-se valores para os estados respiratrios, circulatrio e neurolgico. Em seguida, so rapidamente encontradas e tratadas as condies que ameaam a vida. Se o tempo permitir, mais freqentemente, quando o transporte est sendo efetuado, feita uma avaliao detalhada de leses sem risco de vida ou que comprometam membros. Todas essas etapas so realizadas com rapidez e eficincia com o intuito de minimizar o tempo gasto na cena. No se pode permitir que vtimas graves permaneam no local do trauma para outro cuidado, que no o de estabiliz-los para transporte, a menos que estejam presos ou existam outras complicaes que impeam o transporte imediato. O processo de abordagem da vtima divide-se em quatro fases: - Avaliao geral da vtima; - Exame primrio; - Exame secundrio; - Monitoramento e reavaliao. 4.1 AVALIAO GERAL DA VTIMA Antes de iniciar o atendimento propriamente dito, o brigadista desenvolver uma impresso geral da vtima (se h e quantidade de sangue, falta de parte do corpo etc) que poder direcionar o seu atendimento e poupar tempo. 4.2 EXAME PRIMRIO Podemos conceitu-lo como sendo um processo ordenado para identificar e corrigir, de imediato, problemas que ameacem a vida em curto prazo. uma avaliao rpida, dividida em cinco etapas (ABCDE do trauma). A - (Airway) permeabilidade das vias areas e controle da coluna cervical B- (Breathing) ventilao. Se respira e como se processa essa respirao C- (Circulation) verificar pulso, hemorragia e risco de estado de choque D- (Disability) incapacidade neurolgica E- (Exposure) exposio de ferimentos

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

40

4.2.1 Como realizar o exame primrio? A - Abertura das vias areas e controle da cervical - Posicione-se ao lado da vtima em uma posio estvel. - Apie a cabea da vtima com uma das mos, sobre a testa da vtima, com o objetivo de evitar a movimentao da cabea e do pescoo, at que se coloque o colar cervical. - Mantenha a estabilizao da cabea da vtima, e com a outra mo provocar estmulos na lateral de um dos ombros da vtima, no o movimentando. - Apresente-se ao paciente e solicite o seu consentimento. Eu sou o... (nome do brigadista) e estou aqui para te ajudar. O que aconteceu?. Uma resposta adequada permite esclarecer que a vtima est consciente, que as vias areas esto desobstrudas e que respira;

Figura demonstrando o controle da coluna cervical e verificao do nvel de conscincia.

Estabilizao da cervical e estmulo verbal

Se a vtima no responder aos estmulos (paciente inconsciente), devemos realizar a abertura da cavidade oral e observar se existe algum corpo estranho impedindo a passagem do ar. Deve ser feita a varredura digital em adultos e crianas, e pinamento em lactentes.

Verificao da cavidade oral

Varredura digital

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

41

Brigada de Incndio

Utilizando equipamentos de proteo individual, devemos avanar a mandbula da vtima para frente com o polegar de uma das mos e tentar ver se existe algum corpo estranho, sendo possvel a visualizao do mesmo, retir-lo com o dedo indicador, varrendo a cavidade oral de um canto para o outro. - Manobras para abertura de vias areas Quando a vtima se encontra inconsciente, o tnus muscular ser insuficiente e a lngua e a epiglote podem obstruir a chegada do ar at os pulmes, uma vez que a lngua a causa mais freqente de obstruo das vias areas. Se no houver evidncia de trauma craniano e nem cervical, poder ser usada a manobra de inclinao da cabea/elevao do queixo (manobra utilizada em casos clnicos angina, infarto, desmaio, etc.). Porm, se a vtima tiver evidncias de trauma (atropelamento, quedas de altura maior do que a sua, acidente automobilstico, etc.), o socorrista dever utilizar a manobra de empurre mandibular. 1) Manobra de inclinao da cabea/elevao do queixo Esta manobra deve ser realizada apenas em casos clnicos.

Coloque a vtima em decbito dorsal e posicione-se ao seu lado, na altura dos ombros; e Coloque uma das mos na testa da vtima e a ponta dos dedos indicador e mdio, da outra mo, apoiados na mandbula para elevar o queixo, e me conjunto vamos inclinar/rotacionar a cabea para trs.

2) Manobra de empurre mandibular Esta manobra deve ser utilizada apenas em casos de trauma, e durante a sua aplicao no eleve ou rotacione a cabea da vtima, pois o seu objetivo abrir as vias areas sem movimentar a cabea e o pescoo.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

42

Coloque a vtima em decbito dorsal e ajoelhe-se acima da parte superior de sua cabea; Com os cotovelos na mesma superfcie que o paciente, ou apoiados em sua coxa segure os ngulos da mandbula da vtima com os dedos, indicador e mdio; Com os dedos posicionados, empurre a mandbula para cima, mantendo a palma das mos estabilizando a cabea da vtima.

B - Verificar a respirao Aps a abertura das vias areas, deve-se verificar se a vtima est respirando espontaneamente. Para realizar essa avaliao, o socorrista deve aplicar a tcnica do ver, ouvir e sentir VOS. Colocando a lateral de sua face bem prximo boca e o nariz da vtima, o socorrista poder ver os movimentos torcicos associados com a respirao, ouvir os rudos caractersticos da inalao e exalao do ar e sentir a exalao do ar atravs das vias areas superiores.

Caso a vtima no esteja respirando, fazer duas ventilaes de resgate (respirao boca-a-boca, uso de amb, pocket mask etc).

Respirao boca-a-boca

Respirao com ambu

Respirao com pocket mask

Observar se houve passagem do ar (elevao do trax e/ou abdome). Em caso negativo, iniciar manobra de desobstruo de vias areas (OVACE). Em caso positivo, checar pulso carotdeo: paciente com pulsoiniciar manobra de reanimao pulmonar (esses procedimentos sero descritos logo adiante);

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

43

Brigada de Incndio

C - Verificar a circulao Aps a existncia ou no da respirao, deve-se verificar a circulao da vtima que nos adultos e crianas deve ser observada na artria cartida, e nos lactentes na artria braquial. Aps a verificao do pulso, observar a existncia de grandes hemorragias e, encontrando alguma estanc-la rapidamente, utilizando um dos mtodos que veremos frente. 1) Verificao na artria cartida

Localize na vtima o Pomo de Ado e coloque o dedo indicador e mdio nesse local; deslize os dedos no sulco entre a traquia e o msculo lateral do pescoo mais prximo a voc; e exera pequena presso neste ponto, sentindo o pulsar da artria cartida.
Verificao na artria cartida

2) Verificao na artria braquial Localize o tero mdio da parte interna do brao, entre o cotovelo e o ombro do lactente; com o polegar na face externa do brao, pressione com suavidade os dedos indicador e mdio contra o mero, para sentir o pulsar da artria braquial.
Verificao na artria braquial

Consideraes Importantes Observar no paciente: Se a vtima respira, logo tem pulso; Se no respira e tem pulso, realizar manobra de reanimao pulmonar; Se no respira e no tem pulso, realizar manobra de reanimao cardiorrespiratria.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

44

D - Incapacidade neurolgica Observar as pupilas da vtima, pois em situao normal so do mesmo tamanho e possuem contornos regulares. Pupilas contradas indicativo de m oxigenao no crebro, e em caso de trauma a anormalidade das pupilas se apresentam em lado oposto ao traumatizado.

Pupilas desiguais traumatismo craniano, acidente vascular cerebral.

Pupilas contradas uso de drogas.

Pupilas dilatadas inconscincia, sofrimento do SNC, bito.

E - Exposio dos ferimentos Retirar vestimentas pesadas que impeam a correta avaliao da existncia de ferimentos, expondo somente as partes lesionadas para tratamento, prevenindo o choque e preservando a intimidade da vtima, sempre que possvel.

4.3 EXAME SECUNDRIO O exame secundrio avaliao da cabea aos ps do doente. O brigadista deve completar o exame primrio, identificar e tratar as leses que ameaam a vida antes de comear o exame secundrio. Seu objetivo identificar leses ou problemas que no foram identificados durante o exame primrio. dividido em trs etapas: - Entrevista: Etapa da avaliao onde o socorrista 1 conversa com o paciente buscando obter informaes dele prprio, de familiares ou de testemunhas, sobre o tipo de leso ou enfermidade existente e outros dados relevantes. - Sinais Vitais: Etapa da avaliao onde o socorrista 2 realiza a aferio da respirao, pulso, presso arterial e temperatura relativa da pele do paciente. - Exame fsico detalhado: Realizado pelo chefe da equipe em todo o segmento corporal.

4.3.1 Guia Para Realizar Uma Entrevista: Se o paciente estiver consciente e em condies de respond-lo, questione-o utilizando as seguintes perguntas (mnemnico AMPLA):

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

45

Brigada de Incndio

Alergias: principalmente a remdios. Medicaes: drogas prescritas ou no que o paciente toma regularmente. Passado mdico e antecedente cirrgico: problemas mdicos importantes para os quais o paciente recebe tratamento. Inclui cirurgias prvias. Lquido e alimentos: muitos traumatizados necessitaro de cirurgia, e alimentao recente pode aumentar o risco de vmito e aspirao durante a induo da anestesia. Ambiente : Eventos que levaram ao trauma (o que aconteceu?). Pergunte ao paciente sobre sua queixa principal, o local(is) que doem mais.

4.3.2 Guia para aferir os sinais vitais: - Sinal: tudo aquilo que o socorrista pode observar ou sentir no paciente enquanto o examina. Exemplos: pulso, palidez, sudorese, etc. - Sintoma: tudo aquilo que o socorrista no consegue identificar sozinho. O paciente necessita contar sobre si mesmo. Exemplos: dor abdominal, tontura, etc.

- Aferio de Sinais Vitais Pulso o reflexo do batimento cardaco palpvel nos locais onde as artrias calibrosas esto posicionadas prximas da pele e sobre um plano duro. Valores normais: Adulto: 60-100 batimentos por minuto (bpm); Criana: 80-140 bpm; Lactentes: 85-190 bpm.

Respirao Processo fisiolgico de troca de gases entre as artrias e o alvolo. Valores normais: Adulto: 12-20 ventilaes por minuto (vpm); Criana: 20-40 vpm; Lactentes: 40-60 vpm.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

46

Temperatura a diferena entre o calor produzido e o calor perdido pelo corpo humano. Valores normais: 36,5 a 37,0 C independente da faixa etria. Temperatura Relativa da Pele Em atendimento pr-hospitalar, o socorrista verifica a temperatura relativa da pele colocando o dorso da sua mo sobre a pele do paciente (na testa, no trax ou no abdmen). O socorrista estima a temperatura relativa da pele pelo tato. Convm recordar que a pele a grande responsvel pela regulao da temperatura e poder apresentar-se normal, quente ou fria, mida ou seca. Durante o monitoramento, o socorrista dever utilizar o termmetro clnico, para real certificao da temperatura corporal. Com relao colorao, a pele poder estar: Plida, Ruborizada ou, Ciantica. Nas pessoas negras, a cianose poder ser notada nos lbios, ao redor da fossas nasais e nas unhas.

Presso arterial (PA) a presso exercida pelo sangue no sistema arterial, que depende da fora de contractilidade do corao e a freqncia de contrao (quantidade de sangue circulante no sistema arterial e da resistncia perifrica das artrias). A presso mxima ou sistlica quando o corao est comprimido (bombeando o sangue) geralmente entre 60 e 140 mmHg, e mnima ou diastlica quando o corao est relaxado (recebendo o sangue) geralmente entre 60 e 90 mmHg. Para aferirmos a presso arterial necessria a utilizao de um aparelho chamado esfigmomanmetro.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

47

Brigada de Incndio

4.3.3 Guia para realizar o exame fsico detalhado O exame fsico detalhado da cabea aos ps deve ser realizada pelo socorrista em cerca de 2 a 3 minutos. O exame completo no precisa ser realizado em todos os pacientes. Ele pode ser realizado de forma limitada em pacientes que sofreram pequenos acidentes ou que possuem emergncias mdicas evidentes. Ao realizar o exame padronizado da cabea aos ps, o brigadista dever: 1. Verificar a regio posterior e anterior do pescoo (regio cervical), observando o alinhamento da traquia. 2. Verificar se no crnio h afundamentos ou escalpes (couro cabeludo e testa).

3. Verificar a face do paciente, inspecionando olhos, nariz, boca, mandbula e ouvido. 4. Observar as pupilas, pupilas de tamanhos diferentes ou a no reao luz indica traumatismo craniano. 5. Observar a superfcie interior das plpebras. Se estiverem descoloridas ou plidas, indicam a possibilidade de hemorragia grave. 6. Inspecionar orelhas e nariz (hematoma atrs da orelha, perda de sangue ou lquido cefalorraquidiano pelo ouvido e/ou nariz significa leses graves de crnio).

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

48

7. Examinar o ombro (clavcula e escpula). 8. Examinar o trax, procurando por fraturas e ferimentos. 9. Observar a expanso torcica durante a respirao.

10. Examinar os quatro quadrantes do abdome, procurando ferimentos, regies dolorosas e enrijecidas. 11. Examinar a regio anterior e lateral da pelve e a regio genital.

12. Examinar os membros inferiores (uma de cada vez), as pernas e os ps (pesquisar a presena de pulso distal, motricidade, perfuso e sensibilidade).

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

49

Brigada de Incndio

13. Examinar os membros superiores, procurando por ferimentos, fraturas e reas dolorosas. 14. Pesquisar a presena de pulso distal, motricidade, perfuso e sensibilidade.

15. Realizar o rolamento em monobloco e inspecionar as costas do paciente, juntamente com a posterior da pelve, observando hemorragias e/ou leses bvias. 4.4 MONITORAMENTO E REAVALIAO O monitoramento realizado durante o transporte do paciente, devendo o brigadista reavaliar constantemente os sinais vitais e o aspecto geral do paciente.

5 OBSTRUO DE VIAS AREAS POR CORPO ESTRANHO OVACE A OVACE a obstruo sbita das VA superiores, causada por corpo estranho. Em adulto, geralmente, ocorre durante a ingesto de alimentos e, em criana, durante a alimentao ou recreao (sugando objetos pequenos). A obstruo de vias areas superiores pode ser causada: Pela lngua: sua queda ou relaxamento pode bloquear a faringe; Pela epiglote: inspiraes sucessivas e foradas podem provocar uma presso negativa que forar a epiglote para baixo, fechando as VA;
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

50

Por corpos estranhos: qualquer objeto, lquidos ou vmito, que venha a se depositar na faringe; Por danos aos tecidos: perfuraes no pescoo, esmagamento da face, inspirao de ar quente, venenos e outros danos severos na regio;

Quando uma pessoa consciente estiver se engasgando, os seguintes sinais podem indicar uma obstruo grave ou completa das vias areas que exige ao imediata: Sinal universal de asfixia: a vtima segura o pescoo com o polegar e o dedo indicador;

Incapacidade para falar; Tosse fraca e ineficaz; Sons inspiratrios agudos ou ausentes; Dificuldade respiratria crescente; Pele ciantica.

A desobstruo das vias areas deve seguir as manobras: Vtima consciente: Perguntar vtima se a mesma est engasgada, se afirmativo, iniciar a manobra de Heimlich, que consiste: Em p ou sentada: Posicionar-se atrs da vtima, abraando-a em torno do abdome;

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

51

Brigada de Incndio

Colocar a raiz do polegar de uma das mos entre a cicatriz umbilical e o apndice xifide;

Envolver a mo que se encontra sobre o abdome da vtima com a outra mo;

Estando a vtima em p, ampliar sua base de sustentao, afastando as pernas e colocando uma delas entre as pernas da vtima;

Pressionar o abdome da vtima puxando-o para si e para cima, por 5 vezes, forando a sada do corpo estranho;

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

52

Observar se a vtima expele o corpo estranho e volta a respirar normalmente; Continuar as compresses at que a vtima expila o objeto ou perca a conscincia.

Obs. 1: caso a compresso abdominal seja invivel, por tratar-se de paciente obeso ou gestante, realizar as compresses na poro mdia inferior do osso esterno.

Obs. 2: se a vtima da obstruo for a prpria pessoa e essa se encontrar sozinha, dever forar a tosse de maneira insistente, ou utilizar-se do espaldar de uma cadeira para que seja possvel comprimir o abdome.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

53

Brigada de Incndio

Deitada: Posicionar a vtima em decbito dorsal; Ajoelhar-se ao lado da vtima ou a cavaleiro sobre ela no nvel de suas coxas, com seus joelhos tocando-lhe lateralmente o corpo;

Posicionar a palma da mo sobre o abdome da vtima, entre o apndice xifide e a cicatriz umbilical, mantendo as mos sobrepostas;

Aplicar 5 compresses abdominais no sentido trax; Abrir a cavidade oral e observar se o corpo estranho est visvel e remov-lo; Repetir o processo de compresso e observao da cavidade oral at que o objeto seja visualizado e retirado ou a vtima perca a conscincia.

Vtima Inconsciente: Para vtimas sem responsividade, deve ser aplicada a RCP, pois as compresses torcicas foram a expelio do corpo estranho e mantm a circulao sangnea, aproveitando o oxignio ainda presente no ar dos pulmes.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

54

Importante ressaltar que durante a abertura das vias areas para a aplicao das ventilaes de resgate, o socorrista dever inspecionar a boca e remover quaisquer objetos visveis. Manobras de desobstruo de vias areas em crianas e lactentes Para crianas maiores de um ano, aplicar a manobra de Heimlich, de forma semelhante do adulto, levando-se em considerao a intensidade das compresses que ser menor; nos lactentes, para realizar a manobra de desobstruo, o socorrista dever tomar os seguintes procedimentos, aps falhar a segunda tentativa de ventilao de resgate: Segurar o beb sobre um dos braos, com o pescoo entre os dedos mdio e polegar e com o dedo indicador segurar o queixo da vtima para manter as vias areas abertas, deixando-o com as costas voltadas para cima e a cabea mais baixa que o tronco; Dar 5 pancadas com a palma da mo entre as escpulas do beb;

Girar o beb de modo que ele fique de frente, ainda mantendo a cabea mais baixa do que o tronco, e efetuar 5 compresses torcicas atravs dos dedos indicador e mdio sobre a linha dos mamilos (idntica s compresses realizadas na RCP);

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

55

Brigada de Incndio

Colocar o beb sobre uma superfcie plana e tentar retirar o corpo estranho;

Realizar 1 insuflao e, caso o ar no passe, reposicionar a abertura das vias areas; Abrir as vias areas e efetuar outra insuflao. Caso o ar no passe, retornar para as pancadas entre as escpulas e as compresses torcicas, e repetir os procedimentos at que o objeto seja expelido ou a vtima fique inconsciente. Nesse caso, proceder a manobras de RCP.

6. PARADA RESPIRATRIA E CARDIORRESPIRATRIA (PCR) Parada respiratria a supresso sbita dos movimentos respiratrios, que poder ou no, ser acompanhada de parada cardaca. So causas de parada respiratria por ordem de incidncia: doenas do pulmo, trauma, obstruo de Vias Areas, overdose por drogas, afogamento, inalao de fumaa, epiglotite e laringite e choque eltrico; A parada cardiorrespiratria o cessar da atividade mecnica do corao. Ao se detectar uma parada cardaca, o socorrista deve realizar compresses torcicas, de acordo com os passos que veremos a seguir. 6.1 MANOBRA DE REANIMAO RESPIRATRIA E CARDIORRESPIRATRIA A reanimao cardiorrespiratria ou cardiopulmonar requer uma sequencia de procedimentos parecido com o ABCD da avaliao inicial, com a diferena que o D da RCP se refere desfibrilao: 1. 2. 3. 4. A - Vias areas: manter as vias areas para a passagem do ar; B - Respirao: ventilar os pulmes da vtima com presso positiva; C- Circulao: fazer compresses torcicas; D - Desfibrilao: aplicao de choque para fibrilao ventricular sem pulso. As tcnicas de desfibrilao no sero abordadas nesta apostila.

Estabelecido que a vtima apresenta os sinais caractersticos de parada cardiopulmonar, voc deve iniciar os procedimentos de RCP. Para tanto, antes deve-se garantir que a vtima esteja em decbito dorsal (costas no cho) e em uma superfcie rgida.
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

56

1. VIAS AREAS (A) 1 passo: Na ausncia de suspeita de trauma (vtimas clnicas), realize a manobra de inclinao da cabea-elevao do queixo. Ao suspeitar de eventos traumticos realizar manobra de empurre mandibular. 2 passo: inspecione a cavidade oral e certifique-se que no h nenhuma obstruo por prtese, vmito, sangue e outros. Retirar conforme tcnicas j descritas. 2. RESPIRAO (B) 3 passo: Fazer o VOS (ver, ouvir e sentir). Se no h nenhuma movimentao do trax e nenhum ar exalado, a vtima est sem respirar. O ideal que essa avaliao dure de 3 5 segundos. Se constatar que no h respirao, a respirao inadequada ou ainda, voc no tem certeza sobre a situao, inicie as ventilaes artificiais. 4 passo: Realize 2 (duas) ventilaes de resgate - boca-boca, boca-mscara, bocanariz, bolsa-vlvula-mscara e observe se houve passagem de ar. As ventilaes devem ter a durao de 1 segundo e um intervalo de aproximadamente 4 segundos entre elas, permitindo assim a expirao. Entretanto, o importante observar se o volume de cada ventilao est sendo suficiente para produzir uma elevao torcica visvel. Devem-se evitar ventilaes longas ou foradas, pois pode exceder a presso de abertura do esfago, provocando distenso gstrica, regurgitao e aspirao. Cuidado maior quando se trata de crianas e lactentes, onde o volume de ar insuflado dever ser menor. Se possvel, a cnula orofarngea dever ser usada nesse momento; 5 passo: Se houve passagem de ar e a vtima no respira, mas possui pulso, isto , a vtima est em PARADA RESPIRATRIA, deve-se realizar a reanimao pulmonar, que consiste em ciclos de 10 a 12 ventilaes por minuto para um adulto (1 ventilao a cada 5 segundos) e 12 a 20 ventilaes por minuto para lactentes ou crianas ( 1 ventilao a cada 3 segundos). Aps cada ciclo, observar se a vtima ainda apresenta pulso carotdeo. Continuar com as ventilaes at que a vtima restabelea a respirao ou entre em parada cardiorrespiratria. 3. CIRCULAO (C) 6 passo: Checar pulso em artrias centrais, como cartida e femoral; em lactentes, utiliza-se a palpao da artria braquial. Se ausente, a vtima apresenta PARADA CARDIORRESPIRATRIA, deve-se iniciar a compresso torcica externa na metade inferior do osso esterno. Seqncia: 6.1.1 Manobra de RCP a) Localizar o ponto de compresso
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

57

Brigada de Incndio

Adulto e criana: Dois dedos acima do processo xifide.

Lactente: Um dedo abaixo da linha imaginria, entre os mamilos.

Aps localizar o ponto correto da compresso cardaca, o socorrista deve realizar as compresses usando o peso do tronco nos adultos, peso do brao em crianas e peso da mo em lactentes. Os dedos no devem encostar-se ao trax da vtima, somente em vtimas lactentes que ao usar o peso da mo, o socorrista usar os dedos em contato com o trax da vitima.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

58

Em adulto:

Em Crianas e Lactentes:

Criana

Lactente

b) Realizar as compresses e insuflaes Quando o socorrista tiver certeza que a vtima no respira e no tem pulso, deve intercalar compresses cardacas com respiraes artificiais (insuflaes), de acordo com a tabela a seguir. Adulto Posio das mos Compresso Repeties Ciclos Criana Lactente Dois dedos abaixo dos mamilos 1,3 a 2,5 cm

Duas mos sobre Uma mo sobre o o esterno esterno 3,5 a 5,0 cm 2,5 a 3,5 cm

30 compresses e 30 compresses e 30 compresses 02 insuflaes 02 insuflaes e 02 insuflaes 5 vezes 5 vezes 5 vezes

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

59

Brigada de Incndio

Uma vez iniciado o procedimento, o mesmo s pra com a chegada de uma equipe de socorro especializada, com a chegada da vtima em um hospital ou quando esboar algum sinal de retorno dos sinais vitais. O socorrista deve monitorar constantemente a vtima. O procedimento de reanimao poder ser realizado por dois socorristas, que invertero suas posies de compresso e insuflao ao final do ciclo.

IMPORTANTE
6.1 RCP APLICADA POR SOCORRISTAS LEIGOS Entende-se por socorristas leigos, as pessoas que no so profissionais da rea de sade ou que na sua atividade profissional no atuam com atendimento prhospitalar ou hospitalar. Ex: brigadistas de incndio, pessoas que fizeram cursos de primeiros socorros e no atuam ROTINEIRAMENTE na rea. De acordo com a Associao Americana do Corao (American Heart Association, 2005), os socorristas leigos devero seguir os seguintes procedimentos: 1. Se estiver sozinho com uma criana ou lactente inconsciente, aplicar cerca de 05 ciclos de compresso e ventilao (aproximadamente 02 minutos) antes de deixar a criana sozinha e telefonar para a emergncia; 2. No tentar abrir as vias areas usando a tcnica empurre mandibular, em vtimas de trauma. Utilizar elevao do queixo para todas as vtimas; 3. Demorar no mximo 10 segundos para verificar a presena de respirao normal, em adulto inconsciente, ou a presena ou ausncia de respirao, em criana ou lactente sem responsividade; 4. respirar normalmente (no profundamente) antes de aplicar uma ventilao de resgate em uma vtima; 5. aplicar cada ventilao durante 01 segundo. Cada ventilao deve provocar a elevao do trax; 6. Se no houver elevao do trax da vtima quando da aplicao da primeira ventilao de resgate, realize a manobra de inclinao da cabea, elevao do queixo novamente, antes de aplicar a segunda ventilao; 7. No verifique sinais de circulao. Aps aplicar 02 insuflaes de resgate, se a vtima no voltar a respirar, inicie imediatamente as compresses torcicas; 8. Usar a mesma relao compresso-ventilao de 30:2 para todas as vtimas.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

60

7 ESTADO DE CHOQUE a falncia hemodinmica (do sistema circulatrio), caracterizada pela falta de circulao e oxigenao dos tecidos do corpo, provocada pela diminuio do volume de sangue ou pela deficincia do sistema cardiovascular. Em todos os casos de leses graves, hemorragias ou fortes emoes podem surgir o Estado de Choque. 7.1 OUTRAS CONDIES CAUSADORAS DO ESTADO DE CHOQUE Queimaduras graves; Hemorragias; Acidentes por choque eltrico; Envenenamento por produtos qumicos e intoxicaes; Ataque cardaco; Exposio a extremos de calor ou frio; Dor aguda; Infeco grave; Fraturas.

7.2 SINAIS DO ESTADO DE CHOQUE Pele fria e pegajosa; Suor na testa e na palma das mos; Face plida, com expresso de ansiedade e agitao; Frio, chegando s vezes a ter tremores; Nusea e vmito; Fraqueza; Respirao rpida, curta e irregular; Viso nublada, tontura; Pulso fraco e rpido; Sede; Extremidades frias; Queda da presso arterial; Poder est total ou parcialmente inconsciente.

7.3 TRATAMENTO Observar a vtima, pois em caso de vmito deve-se virar a cabea da vtima para que ela no se asfixie. Caso haja suspeita de leso da coluna cervical a cabea no deve ser virada;

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

61

Brigada de Incndio

Afrouxar as roupas da vtima, para facilitar respirao e circulao; Fornecer oxignio; No administrar nada via oral; Cobri-lo com cobertores ou sacos plsticos;

Reavaliar freqentemente os sinais vitais.

8 QUEIMADURAS Leso do tecido de revestimento do corpo, causada por agentes trmicos, qumicos, radioativos ou eltricos, podendo destruir total ou parcialmente a pele e seus anexos, at atingir camadas mais profundas (msculos, tendes e ossos). Ex: vapores quentes; substncias qumicas (ex. cidos); Radiaes infravermelhas e ultravioletas; eletricidade. 8.1 CLASSIFICAO DAS QUEIMADURAS 8.1.1 Quanto profundidade: 1, 2 e 3 graus.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

62

- Queimaduras de 1 grau Leso superficial da epiderme; Vermelhido; Dor local suportvel; No h formao de bolhas; Lavar o local com gua fria corrente.

- Queimaduras de 2 grau Leso da epiderme e derme; Formao de bolhas; Desprendimento de camadas da pele; Dor e ardncia locais de intensidade varivel; Lavar o local com gua fria corrente.

- Queimaduras de 3 grau Leso da epiderme, derme e tecido subcutneo; Destruio dos nervos, msculos, ossos, etc.; Retirar anis, pulseiras, tornozeleiras e congneres, pois a vtima provavelmente sofrer inchao.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

63

Brigada de Incndio

8.1.1 Quanto extenso Queimaduras graves so as grandes queimaduras que atingem mais de 13% de rea corporal queimada. O risco de vida est mais relacionado com a extenso (choque, infeco) do que com a profundidade. So consideradas queimaduras graves: Em perneo; Queimaduras do 3 Grau, eltricas, por radiao; Com mais de 13% da rea corprea; Com leso das vias areas; Queimaduras em pacientes idosos, infantis, e pacientes com doena pulmonar.

A regra dos nove uma tcnica estimar a rea corporal queimada. 8.2 PRIMEIROS SOCORROS Prevenir o Estado de Choque (cobrir o paciente); Evitar infeces na rea queimada, protegendo-o; Controlar a dor;
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

64

Umedecer o local com soro fisiolgico; Administrar oxignio; Encaminhar a vtima ao pronto socorro, o mais rpido possvel.

8.3 PROCEDIMENTOS ESPECFICOS 8.3.1 Queimaduras Trmicas Apagar o fogo da vtima com gua, rolando-a no cho ou cobrindo-a com um cobertor (em direo aos ps). Verifique as vias areas, respirao, e nvel de conscincia (especial ateno para VAS em queimadas de face); Retirar partes de roupas no queimadas; e as queimadas aderidas ao local, recortar em volta; Retirar pulseiras, anis, relgios, etc; Estabelecer extenso e profundidade das queimadas; Quando de 1 grau banhar o local c/ bastante gua fria ou soro fisiolgico; No passar nada no local, no furar bolhas e cuidado com infeco; Cobrir regies queimadas com curativo mido, frouxo, estril ou limpas, para aliviar a dor e diminuir o risco de contaminao; Transporte o paciente para um hospital se necessrio;

8.3.2 Queimaduras Qumicas

Afaste o produto da vtima ou a vtima do produto; Verificar VAS, respirao, circulao e nvel de conscincia e evitar choque; Retirar as roupas da vtima; Lavar com gua ou soro, sem presso ou frico; Identificar o agente qumico: se for cido lavar por 05 minutos, se for lcali lavar por 10 minutos e na dvida lavar por 15 minutos. Se lcali seco no lavar, retirar manualmente (exemplo: soda custica); Cubra a regio com um curativo limpo e seco e previna o choque.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

65

Brigada de Incndio

8.3.3 Queimadura nos Olhos

Lavar o olho com gua em abundncia ou, se possvel, com soro fisiolgico por no mnimo 15 minutos. Encaminhar a vtima para um pronto socorro o mais rpido possvel.

8.3.4 Queimaduras Eltricas

Desligar a fonte ou afastar a vtima da fonte; Verificar sinais vitais da vtima; Avaliar a queimadura (ponto de entrada e de sada); Aplicar curativo seco; Prevenir o choque.

9 HEMORRAGIA o extravasamento de sangue provocado pelo rompimento de um vaso sanguneo: artria, veia ou capilar. Dependendo da gravidade pode provocar a morte em alguns minutos. O controle de grandes hemorragias prioridade.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

66

9.1 PRIMEIROS SOCORROS Estancar imediatamente a hemorragia, fazendo no local um dos mtodos que veremos mais frente (nos casos de hemorragia externa, pois no existe nenhum mtodo de estancamento para hemorragia interna). 9.2 HEMORRAGIA INTERNA Esse tipo de hemorragia ocorre quando o sangue extravasado do vaso sanguneo permanece dentro do corpo da vtima. o tipo de hemorragia mais perigosa, pois tanto a sua identificao quanto o seu controle so mais difceis de serem feitos fora do ambiente hospitalar. 9.2.1 Sinais e Sintomas de Hemorragia Interna Dor local; Pele plida e fria; Edema em expanso; Sangramento pelo ouvido e nariz (hemorragia cerebral); Sede; Fraqueza, tontura e desmaio; Membro sem pulso, muitas vezes associada fratura.

9.2.2 Tratamento da Hemorragia Interna Mantenha as vias areas liberadas; Manter a vtima deitada e o mais imvel possvel; Use talas inflveis em caso de fraturas (exceto fraturas expostas); Transporte na posio de preveno ao estado de choque; Administre oxignio; No d nada para a vtima beber; Eleve o membro, caso no haja suspeita de fratura; Aplicar uma bolsa de gelo sobre o provvel local da hemorragia; Conduzi-la com urgncia para um pronto socorro.

9.3 HEMORRAGIAS ESPECFICAS Muitos tipos de hemorragia interna podem se apresentar, mas neste tpico vamos abordar aqueles que podem ser encontrados com mais freqncia. 9.3.1 Hemorragia na Cabea (narinas) Mantenha a vtima sentada, com a cabea para cima; Comprima a narina que sangra;
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

67

Brigada de Incndio

Afrouxe-lhe a roupa em torno do pescoo; Se o sangramento no cessar no espao de 05 minutos, tampe a narina que sangra com algodo ou gaze enchumaada; Encaminhe a vtima ao pronto socorro, pois esse tipo de hemorragia pode ser a manifestao de determinadas doenas.

9.3.2 Trax e Abdome Comprima o ferimento com um pano dobrado, amarrando-o com atadura larga; Mantenha o acidentado deitado com a cabea mais baixa que o corpo, exceto em casos de fratura de crnio.

9.3.3 Hemorragia dos Pulmes Manifesta-se aps um acesso de tosse, e o sangue que sai pela boca de cor vermelho rutilante. Deite a vtima mantendo-a em repouso; Tranqilize-a e no a deixe falar; Procure imediato auxlio mdico e remova a vtima para um pronto socorro.

9.3.4 Hemorragia Digestiva A vtima apresenta nuseas e pode vomitar sangue vivo ou digerido, semelhante borra de caf. Mantenha a vtima em repouso e providencie sua remoo para o hospital.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

68

9.4 HEMORRAGIA EM MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES de mais fcil identificao, pois basta visualizar o local onde ocorre a perda de sangue. Os sinais e sintomas so praticamente os mesmos descritos para as hemorragias externas, e os mtodos de contenso, veremos a seguir: 9.4.1 Compresso Direta Comprimir diretamente o local de sangramento usando compressa estril, se possvel. Nos ferimentos com objetos penetrantes, devem-se comprimir ambos os lados do objeto. Pode-se fazer um curativo compressivo usando compressas ou faixas elsticas, se isso for suficiente para o estancamento da fratura, caso contrrio mantenha a compresso direta.

a tcnica mais adequada e mais utilizada, pois alm de parar o sangramento, no interrompe a circulao sangnea para o membro ferido. Quando se localiza grande hemorragia deve-se imediatamente realizar-se a compresso direta para posteriormente fazer o tamponamento. 9.4.2 Elevao do Membro A compresso direta no sendo suficiente para estancar o sangramento, devese elevar o membro lesionado. Deve-se ter cuidado ao elevar uma extremidade fraturada ou com uma luxao.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

69

Brigada de Incndio

9.4.3 Pontos de Presso Outro mtodo de controlar o sangramento aplicando presso profunda sobre uma artria proximal leso. Esta uma tentativa de diminuir a chegada de sangue ferida. Os principais pontos de presso a artria braquial, a artria axilar, a artria popltea, a artria femoral.

9.4.4 Tamponamento ou curativo compressivo Consiste em cobrir o local do sangramento com gaze ou pano limpo e estril, se possvel, e envolv-lo firmemente com uma atadura. uma tcnica de estancamento adequada e mais utilizada, pois para o sangramento e no interrompe a circulao. 1 Passo: comprima o ferimento com um pano limpo ou gaze.

2 Passo: fixe o pano ou gaze com atadura.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

70

3 Passo: finalize o curativo. Verifique se a fixao no ficou muito apertada, interrompendo a circulao no membro.

O mesmo procedimento pode ser feito utilizando bandagens triangulares.

9.4.5 Torniquete Essa tcnica praticamente interrompe a circulao. S dever ser utilizada quando as tcnicas anteriores no estancarem a hemorragia. No aconselhada por provocar o necrosamento do rgo ou membro, e, conseqentemente, sua amputao. Deve-se us-la sempre como ltimo recurso.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

71

Brigada de Incndio

9.5 CUIDADOS DURANTE O TRATAMENTO DE UMA HEMORRAGIA EXTERNA Nunca toque na ferida; No toque e nem aplique medicamento ou qualquer produto no ferimento; No tente retirar objetos empalados; Proteger com gazes ou pano limpo, fixando com bandagem, sem apertar o ferimento; Fazer compresso local suficiente para cessar o sangramento; Se o ferimento for em membros (pernas e braos), deve-se elevar o membro ferido, caso no haja fratura; Encaminhar a vtima o mais rpido possvel para um pronto socorro.

10 FERIMENTOS Ferimento ou trauma aberto aquele onde existe uma perda de continuidade da superfcie cutnea. Ferimento ou trauma fechado ocorre quando a leso abaixo da pele, porm no existe perda da continuidade na superfcie, ou seja, a pele continua intacta. 10.1 TIPOS DE FERIMENTO Ferimentos so leses causadas na pele ou em outro tecido produzidos por agentes fsicos, qumicos, biolgicos ou radioativos. Existem diferentes tipos de ferimentos abertos em partes moles, os mais comuns, veremos a seguir. 10.1.1 Abraso ou Escoriao Leso superficial de sangramento discreto e muito doloroso, causado por atrito em superfcie spera. A contaminao da ferida tende a ser o mais srio problema encontrado.

10.1.2 Inciso Leso de bordos regulares produzidas por objetos cortantes, que podem causar sangramento varivel e danos a tecidos profundos, como tendes, nervos e msculos.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

72

10.1.3 Lacerao

Leso de bordos irregulares, produzida por trao ou compresso.

10.1.4 Contuso Leso, sem rompimento da pele, decorrente de trauma direto aos tecidos moles e que provoca dor e edema (inchao).

10.1.5 Avulso

Extrao ou arrancamento total ou parcial de uma parte do corpo.

10.1.6 Perfurao Leso que avana atravs da pele e danifica os tecidos em uma linha transversal. Podem ser provocados por objetos pontiagudos e armas de fogo. Uma leso penetrante pode ser perfurante, quando h um ponto de entrada e outro de sada.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

73

Brigada de Incndio

10.1.7 Transfixao Leso similar a perfurao, mas o objeto perfurante fixa-se ao corpo.

10.1.8 Eviscerao Leso na regio do abdomem em que as vsceras ficam expostas.

10.1.9 Amputao Tipo de avulso em que membro ou sua parte totalmente arrancada.

10.2 TRATAMENTO - Ferimento fechado: Estas leses podem variar desde leses abaixo da pele at leses severas em rgos internos. O tratamento o seguinte: Avalie o acidentado; Identifique a leso; Trate a hemorragia interna com imobilizao da regio, prevenindo o estado de choque; e Transporte rapidamente para um pronto socorro.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

74

- Ferimento aberto: Proteger ferimento com curativo (gaze, compressa ou atadura) estril; Realizar a conteno de hemorragias; Abraso: lavar o ferimento com gua limpa corrente; Inciso: aproximar as bordas; Transfixao: no remover objetos encravados e estabilize-os; Eviscerao: proteger as vsceras com plstico estril ou compressa mida, no introduzi-las na cavidade abdominal; no retirar pedaos das vsceras e mant-las midas; Amputao: guardar a parte amputada envolta em gaze ou compressa estril (pode ser tambm um pano limpo), umedecido com soluo fisiolgica; colocar a parte amputada, agora protegida, dentro de um saco plstico e em seguida dentro de um segundo saco ou caixa de isopor repleta de gelo e transporta-la ao hospital;

Mantenha a vtima em repouso e tranqilize-a; Trate o estado de choque.

No remova um curativo j colocado, caso no tenha ocorrido a conteno, coloque mais curativo sobre o primeiro, e proceda assim at que seja feita a conteno da hemorragia. 11 FRATURAS, LUXAES E ENTORSES

Fratura ruptura total ou parcial de um osso.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

75

Brigada de Incndio

11.1 CLASSIFICAO DAS FRATURAS Fechada ou simples: quando a pele no foi perfurada pelas extremidades sseas

Aberta ou exposta: quando o osso quebrado atravessa a pele e apresenta um ferimento associado que se estende desde o osso fraturado at a pele.

11.2 SINAIS E SINTOMAS DE FRATURA Deformidade: a fratura produz uma posio anormal ou angulao, num local que no possui articulao. Sensibilidade: o local da fratura est muito sensvel dor. Crepitao: quando a vtima movimentada podemos escutar um som spero, produzido pelo atrito das extremidades fraturadas. Este sinal no deve ser pesquisado intencionalmente, porque aumenta a dor e pode provocar outras leses. Edema e Alterao de Colorao: quase sempre a fratura acompanhada de certo inchao, que provocado pelo lquido entre os tecidos e as hemorragias. Esta alterao pode demorar horas para aparecer. Impotncia Funcional: a perda total ou parcial dos movimentos das extremidades. A vtima geralmente protege o local fraturado, pois qualquer movimentao difcil e dolorida. Fragmentos Expostos: numa fratura aberta ou exposta, os fragmentos sseos podem se projetar atravs da pele ou serem vistos no fundo do ferimento.
Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

76

11.3 LUXAO o desalinhamento das extremidades sseas de uma articulao, fazendo com que as superfcies articulares percam o contato entre si.

11.4 SINAIS E SINTOMAS DE LUXAO Deformidade mais acentuada na articulao luxada; Edema; Dor, principalmente quando a regio movimentada; e Impotncia funcional, com a perda completa ou parcial dos movimentos.

11.5 ENTORSE a distenso brusca de uma articulao, alm do seu grau normal de movimentao (amplitude).

11.6 SINAIS E SINTOMAS DE ENTORSE So similares aos das fraturas e aos da luxao. Mas nas entorses, os ligamentos geralmente sofrem ruptura ou estiramento, provocado por movimentao brusca.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

77

Brigada de Incndio

11.7 TRATAMENTO DE FRATURAS, LUXAES E ENTORSES Informe vtima o que ir fazer; Exponha o local, removendo as roupas da vtima; Verifique o pulso distal, a mobilidade, a sensibilidade e a perfuso; Prepare todo o material de imobilizao antes de mexer no local para imobiliz-lo; Escolha uma tala que seja proporcional ao membro afetado; Imobilize uma articulao acima e uma abaixo; Se houver resistncia, no alinhe o membro luxado, torcido ou fraturado. Faa a imobilizao na posio encontrada; Confirme se a imobilizao no est impedindo a circulao; Nas fraturas expostas: proteja o ferimento, controle hemorragias e no tente recolocar ossos de volta em seu lugar; proteja as talas que estiverem em contato com o osso fraturado; Previna o estado de choque; Transporte para um pronto socorro ou aguarde uma equipe especializada.

11.8 MATERIAIS USADOS NA IMOBILIZAO Talas rgidas, moldveis ou inflveis; Talas de trao; Colares cervicais; Colete de imobilizao dorsal (KED); Macas rgidas; e Bandagens triangulares ou ataduras.

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

78

Na maioria das vezes, impossvel saber se a vtima mesmo portadora de uma fratura, entorse ou luxao. A confirmao vir quando a vtima for submetida a um exame de raio-x. No entanto, at que se faa o exame em ambiente hospitalar, devemos trat-la como se tivesse sofrido uma fratura. 11.9 IMOBILIZAES COM MEIOS DE FORTUNA O principio do tratamento de fraturas, luxaes entorses a imobilizao, mas nem sempre o brigadista ter, em mos, materiais especficos para essa atividade. Por isso, ele dever improvisar com materiais que estiverem prximos ao local da ocorrncia. A seguir, algumas imobilizaes improvisadas.

Imobilizao do antebrao utilizando revistas

Imobilizao da articulao do tornozelo utilizando toalha e tiras de pano

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

79

Brigada de Incndio

Imobilizao da perna utilizando talas de madeira e papelo

Imobilizao do dedo utilizando metal flexvel e do brao com bandagens triangulares

Imobilizao utilizando um guarda-chuva e jornal

Imobilizao utilizando cobertor e palito de picol

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

80

12 MOVIMENTAO E TRANSPORTE DE VTIMAS A vtima no dever ser movimentada, a menos que exista um perigo imediato para ele ou para o brigadista que est prestando os primeiros socorros. Para tanto, preciso avaliar rapidamente a vtima, para que o brigadista tenha condies de escolher a melhor tcnica para sua condio fsica e a condio de sade da vtima. A escolha da tcnica de transporte a ser utilizada deve ser baseada nos aspectos da vtima, que veremos a seguir. 12.1 VTIMA TRAUMTICA Transporte com 03 ou com 04 socorristas

Transporte com macas improvisadas

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

81

Brigada de Incndio

Rolamento de 90

Rolamento de 180

Rolamento de 180 com a nuca invertida

Elevao Cavaleira

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

82

12.2 VTIMA NO TRAUMTICA Arraste com cobertor

Transporte tipo bombeiro

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

83

Brigada de Incndio

Transporte tipo cadeirinha

Transporte de apoio

Transporte nos braos

Transporte tipo mochila

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

Brigada de Incndio

84

Transporte pelos membros (extremidades)

12.3 POSIO LATERAL DE SEGURANA Esta tcnica deve ser utilizada aps a anlise primria e secundria, no momento em que o brigadista observar que a vtima apresenta um quadro estvel e no possui nenhuma fratura (nos membros dos dois lados os dois braos, por exemplo) ou leso de coluna cervical. Caso o brigadista perceba que a possibilidade de uma leso de cervical existe, dever deixar a vtima em decbito dorsal (ventre para cima).

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

85

Brigada de Incndio

13 REFERNCIAS Apostila da Disciplina Atendimento Pr-Hospitalar do Curso de Formao de Soldados do CBMES. Organizadora: 1 Ten BM Lorena Sarmento Rezende. Serra, 2009. Apostila do Curso de Bombeiro Profissional Civil. Centro de Instruo e Ensino de Bombeiros/CBMERJ. Rio de Janeiro, 2008. Curso de Emergencista Pr-Hospitalar. SENASP/MJ. Braslia. Fbrica de Cursos, 2007. Manual de Fundamentos do CBMSP. Atendimento Pr-hospitalar. So Paulo, 2007. Manual de Operaes do CBMSC. PRIMEIROS SOCORROS. Santa Catarina, 2006. SOUZA Alexsander Loureiro de; TORQUATO Joathan Bulhes; MILAGRE Cesar Augusto. Manual de Atendimento Pr-hospitalar. Capacitao em Emergncia. Primeira Resposta. Esprito Santo. 2007. Manual de Fundamentos do CBMESP. So Paulo, 2008. Manual de Preveno e Combate a Incndio do CBMES. Esprito Santo, 2000. Manual de Preveno e Combate a Incndio do CBMERJ. Rio de Janeiro, 2009. Manual Tcnico Profissional para Bombeiros do CBMDF. Brasla, 2006.

Organizao: - 1 Sgt BM Saulo de Trcio Corra Lima - Sd BM Luciana Gama Encarnao

Centro de Ensino e Instruo de Bombeiros Seo de Cursos de Extenso

S-ar putea să vă placă și