Sunteți pe pagina 1din 3

ECONOMIA BRASILEIRA HERSON LEE

e) eliminaram a correo monetria no pas.

QUESTO 01 A economia brasileira perdeu seu dinamismo no incio da dcada de 1960. Depois que a taxa de crescimento do PIB real atingiu o pico de 10,3% em 1961, ela declinou para 5,3%, 1,5% e 2,4% em 1962, 1963 e 1964, respectivamente. Marque a alternativa que relaciona os QUESTO 3

O Programa de Ao Econmica do Governo (Paeg), elaborado sob a coordenao de motivos que levaram crise da economia brasileira Roberto Campos, foi divulgado no final de 1964 em 1962: e inclua como objetivos principais a retomada do crescimento econmico, a conteno A) Instabilidade poltica, polticas de progressiva da inflao, a reduo dos estabilizao recessivas e desnveis setoriais e regionais de renda, a industrializao custa de expanso da oferta de empregos e o equilbrio emprstimos do setor externo. do balano de pagamentos. B) Aumento das importaes, Com relao ao Paeg, correto afirmar que : fortalecimento do mercado agroexportador, inflao. C) Aumento das exportaes, redemocratizao do pas e instabilidade de preos. D) Ausncia de investimentos externos indstria brasileira, estabilidade de preos, instabilidade poltica. E) Instabilidade poltica, fortalecimento do mercado agroexportador, inflao. (A) aboliu a correo monetria e reduziu a carga tributria da economia. (B) recomendou a privatizao dos bancos estatais, atendendo, assim, aos desejos dos grupos econmicos identificados com o novo regime. (C) constituiu tentativa de estabilizao heterodoxa, tendo como um dos pilares o congelamento das tarifas pblicas. (D) identificou como principais causas para a inflao o dficit pblico e o aumento dos salrios acima da produtividade. (E) fracassou como poltica de estabilizao, haja vista a disparada da inflao em 1965.

QUESTO 2 O PAEG (Plano de Ao Econmica do Governo) e as reformas implementadas em 1964 e nos anos imediatamente subseqentes, no Brasil, a) aumentaram salrios. substancialmente os

QUESTO 4

b) aumentaram as restries entrada de capitais externos. c) diminuram contribuintes. a carga fiscal dos Entre 1967 e 1973, o Brasil obteve elevadas taxas decrescimento econmico, de modo que o perodo ficou conhecido, no pas, como o perodo do milagre econmico; sobre este perodo, podemos afirmar que:

d) criaram o Banco Central do Brasil.

a) apesar das taxas elevadas de crescimento econmico, no se pode dizer que o bem estar tenha melhorado no perodo, pois as taxas de crescimento populacional foram ainda superiores s do crescimento do PIB. b) o crescimento no perodo explicado pelo mercado interno, especialmente pelos setores de bens de consumo durvel; as exportaes, por sua parte, apresentaram queda no perodo. c) a inflao, no perodo, apresentou forte acelerao, atingindo, no final do perodo, a taxa de 100% ao ano. d) a poltica monetria implementada por Delfim Netto, como Ministro da Fazenda, buscava ampliar as taxas de juros da economia, de modo a aumentar o rendimento dos poupadores e estimular o crescimento econmico. e) o crescimento econmico do perodo veio acompanhado de elevao da dvida externa do pas, especialmente pela captao do setor privado.

II. Foi marcado pela reduo do nmero de empresas estatais, iniciando-se ali o processo de privatizao. III. Houve expanso do crdito domstico destinado ao consumidor alm da ampliao do endividamento externo do pas. SO CORRETAS APENAS AS AFIRMAES: a) I e III b) I e II c II e III d) I e) todas esto corretas. USE UM FORMATO MAIS EFICIENTE-COMANDO: SO CORETAS APENAS AS AFIRMAES E RETIRA DAS ALTERNATIVAS apenas e esto corretas! QUESTO 6

O perodo conhecido no Brasil como milagre econmico (1968-73) foi caracterizado pela combinao de elevadas taxas de crescimento do PIB (mdia de 11% ao ano) com queda da inflao e melhora do saldo do balano de pagamentos (BP). Sobre O desempenho da economia brasileira nesse perodo, correto afirmar que:

QUESTO 5

Sobre a poca do milagre econmico (1968 1973) considere as trs afirmaes a seguir: I. Foi um perodo marcado por elevadas taxas de crescimento econmico sendo que os setores de bens de consumo durveis e da construo civil esto entre os mais importantes em termos de crescimento econmico do perodo.

(A) A queda da inflao foi possibilitada pela combinao de uma poltica monetria fortemente restritiva, para compensar os efeitos da poltica fiscal expansiva, com um choque favorvel (de queda) de preos agrcolas.

(B) O desempenho da economia brasileira (E) Aumentar o volume de importaes de bens durante o milagre foi favorecido pela de consumo. combinao de poltica monetria expansiva com uma poltica de fortes desvalorizaes reais do cmbio, que possibilitou a gerao QUESTO 8 de elevados supervits comerciais no perodo. (C) O desempenho da economia brasileira durante o milagre foi favorecido pela combinao de poltica monetria expansiva com a adoo de controles de preos e salrios e pela ampla liquidez internacional, que permitiu razovel controle do governo sobre a taxa de cmbio. (D) O crescimento acelerado do PIB durante o milagre foi liderado pelas exportaes, estimuladas pela poltica de desvalorizao real do cmbio, e pelo consumo interno de bens durveis, estimulado pela poltica salarial do perodo. (E) a implementao de um plano de ajustamento da economia aos novos preos do petrleo, mediante medidas de racionamento do consumo de derivados Faltou a alternativa E! QUESTO 7 Era objetivo do II Plano Nacional Desenvolvimento (II PND) implantado Governo Geisel: de no A crise econmica decorrente do grande aumento dos preos do petrleo, em 1973, teve como resposta, no Brasil, a adoo do II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). A execuo de tal plano (A) freou o crescimento da economia brasileira para reduzir as importaes de petrleo. (B) aumentou a demanda interna por bens de consumo, ao redistribuir a renda para as classes mais pobres. (C) reduziu o endividamento externo do Brasil por meio de uma poltica de diminuio das importaes. (D) causou um impacto deflacionrio sobre a economia brasileira, provocado pela forte recesso domstica. (E) buscou superar a dependncia externa, investindo na ampliao da produo domstica de bens de capital e de petrleo.

(A) Promover crescimento da oferta interna de bens de capital e de insumos bsicos, dando continuidade ao processo de substituio de importaes. (B) Estimular o crescimento da produo dos bens de consumo durveis de alto luxo. (C) Estabilizar o crescimento da economia no mesmo ritmo do crescimento demogrfico. (D) Redistribuir renda s camadas mais pobres da populao.
GABARITO 1-A 2- D 3- D 4- E 5- A 6- C 7- A 8 -E

S-ar putea să vă placă și