Sunteți pe pagina 1din 48

1. Aula Introduo a Bblia A palavra Bblia vem do grego e significa livros.

. Ela foi escrita em papiro (fina pele da planta de mesmo nome, tratada para se tornar papel), pergaminho (pele de carneiro tratada) usada em Prgamo como papel, e argila (barro). Foram usadas trs lnguas: Hebraico (Antigo Testamento), Aramaico (Antigo Testamento e Evangelho de S. Mateus) e grego (Novo Testamento e alguns livros e trechos de livros do Antigo Testamento). Os escritos e papel eram como folhas enroladas, no eram livros encadernados ou em brochuras como hoje. Da a expresso bblica rolar ou desenrolar o livro (Lc 4, 16-20). A Bblia a Palavra de Deus (2. Pd 1, 20-21; 2. Tm 3:16). A Bblia Catlica possui 73 livros, sendo 46 do AT e 27 do NT. Foram cerca de 1.300 anos para ser concluda, e teve a participao de uns 50 escritores ao longo desse tempo.

Classificao dos Livros do AT

Pentateuco (5 livros): Gneses (Origens), xodo (fuga), Levtico (da tribo de Levi), Nmeros (censos) e Deuteronmio (segunda lei, atualizao da lei); Histricos: 1 e 2 Livros dos Reis, 1 e 2 Crnicas, Juzes, 1 e 2 Livros de Samuel, Esdras, Neemias, Tobias, 1 e 2 Livros dos Macabeus, Rute, Judite, Josu, Ester. Sapienciais (pensamentos): Sabedoria, Provrbios, Salmos, J, Cnticos, Eclesiastes, Eclesistico. Profticos: Isaas, Jeremias, Daniel, Lamentaes, Baruc, Ezequiel, Osias, Joel, Ams, Abdias, Jonas, Miquias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

No sculo 3, obedecendo ao Papa So Dmaso, S. Jernimo, nascido na Dalmcia (atual Hungria), foi o primeiro a traduzir oficialmente a Bblia para outra lngua, o latim. a famosa Traduo Vulgata (comum). Ele era culto, e aprendeu hebraico com um judeu convertido. Faleceu no dia 30 de setembro de 420. Nesta data celebramos o Dia da Bblia! A organizao da Bblia em 1.333 captulos foi feita pelo Cardeal Catlico Estevo Langton (1228 dC). E em 35.700 versculos, pelo Frei Santo Pagnino (1528 dC). >>Como localizar uma citao bblica:

Mt 5, 1-7 = Evangelho de Mateus captulo 5 versculos 1 ao 7 Mc 10:2 = Evangelho de Marcos cap. 10 vers. 2 Jr 3, 4-7s = Jeremias cap. 3 vers. 4 ao 7 e o vers. seguinte: 8 Lv 20, 9-10ss = Levtico cap. 20 vers. 9 ao 10 e vers. seguintes: 11, 12...

Curiosidades Bblicas:

A 2 e a 3 Carta de So Joo, e a Carta de Judas Tadeu s tm 1 captulo cada uma; O Salmo 117 o menor captulo bblico, j o Salmo 119 o maior captulo bblico. A numerao dos salmos so diferentes de algumas Bblias, porque o Salmo 9 ou 10 foi dividido em 2 captulos, em algumas tradues. Logo, h Bblias em que o Salmo "O Senhor meu pastor", por exemplo, o Salmo 22, j em outras o Salmo 23. Mas, o mesmo Salmo. Os nomes Eclesistico (ou Sircida) e Eclesiastes (ou Qoel) vm de Eclesia que significa povo chamado, assemblia ou igreja. Eclesiastes significa chefe da assemblia e Eclesistico significa feito para a assemblia. Embora que a palavra Salmos signifique Louvores, o Livro dos Salmos formado mais por splicas a Deus.

No Antigo Testamento usa-se 1. ou 2. porque so Livros: 1. Livro de Reis; 2. Livro de Crnicas, etc... J no Novo Testamento usa-se 1. ou 2. porque so Cartas (ou Epstolas): 1. Carta de So Paulo aos Romanos; 2. Carta de So Joo, etc... O Apstolo So Joo Evangelista (no o Joo Batista) escreveu o Quarto Evangelho, trs Cartas Apostlicas e o Apocalipse! O primeiro Livro escrito do Novo Testamento no foi nenhum dos Evangelhos e sim, a 1. Carta de So Paulo aos Tessalonicenses, por volta do ano 50 dC, ou seja, cerca de 20 aps o Sacrifcio de Jesus na Cruz, visto que Jesus comeou Suas pregaes aos 30 anos de idade (Lc 3:23)! Logo aps, So Paulo escreveu a 2. Carta aos Tessalonicenses. Mateus e Joo, Discpulos de Jesus, foram lembrados em detalhes pelo Esprito Santo acerca de tudo que viram e ouviram, para poderem escrever os Evangelhos (Jo 14:26). J So Lucas, fez pesquisa profunda e escutou testemunhas oculares da Vida de Jesus para compor o Evangelho, pois, no conviveu com Jesus (Lc 1, 1-4). Acredita-se que So Marcos era Discpulo de So Paulo e tenha se baseado tambm em testemunhas oculares, e convivncia com o prprio Apstolo So Pedro em Roma. Ainda se tem certeza, mas o Livro de J parece ter sido o primeiro, o mais Antigo Livro da Bblia! Escrito a cerca de 1.500 anos antes de Cristo! Mas, com certeza o ltimo Livro da Bblia a ter sido escrito o Apocalipse. Composto na Ilha de Patmus, entre os anos 90 a 100 dC (Ap 1,9-10)!!! O nome de um Livro Bblico pode ter vrias origens: De acordo com o tema abordado (Livro de Sabedoria, Gneses...); pelo nome do hagigrafo ou escritor sagrado (1. Carta de So Pedro); pelo personagem focado (Josu, Jeremias...), pela comunidade a que endereada (Carta de S. Paulo aos Romanos)...

2. Aula - Bblia dos catlicos e Bblia dos protestantes

A verso da Bblia usada pelos catlicos possui 73 livros. Sendo 46 livros do Antigo Testamento e 27 livros do Novo Testamento (Catecismo da Igreja Catlica pargrafo 120). J a verso da Bblia usada pela maioria das igrejas protestantes possui 66 livros ao todo! Sete livros a menos do que a Bblia Catlica. Mas, porque essa diferena? Porque os seguiram normas judaicas de reconhecimento de livros sagrados, se esquecendo do critrio usado pelos cristos dos primeiros sculos, e acabaram deixando de fora da Bblia 7 livros: Tobias, Baruc, Judite, Sabedoria, Eclesistico, 1 e 2 Macabeus. E o captulo 3 (vers 24 a 90), 13 e 14 do livro de Daniel e as partes em grego de Ester. Lutero aceitava estes 7 livros, como estudo, mas, depois os demais protestantes os rejeitaram completamente! A Igreja Catlica, utiliza a traduo grega da Bblia chamada Septuaginta ou Verso dos Setenta para todo o antigo testamento, que estava em hebraico. Essa traduo do hebraico para o grego dos livros do Antigo Testamento, foi feita no sc. III a.C., em Alexandria (Egito), por setenta e dois sbios e ancios judeus para uma grande comunidade judaica de l, e que em grande parte, no dominavam mais a lngua hebraica. Na poca em que foi feita essa traduo, a lista dos livros sagrados do Antigo Testamento, ainda no estava definida, e quando em Alexandria se juntou os livros do AT, tal lista acabou contendo os 7 livros hoje rejeitados pela maioria das Igrejas Protestantes. Logo, essa Bblia foi usada pelos Apstolos de Jesus nas pregaes e textos. Mais ou menos, por volta do ano 100 dC, os judeus da Palestina, no cristos, reuniram-se na cidade de Jmnia, para redefinirem as normas para reconhecimento de Livros Sagrados. Acabaram tirando os 7 livros que j estavam aceitos pelos prprios judeus 400 anos antes. Veja porque no concordamos com estes critrios judaicos: Critrios Judaicos e resposta catlica::: a) Deus s poderia inspirar em Israel: Isso no tem fundamento bblico. Nunca houveram limites territoriais para Deus! Deus revelou sim, Sua Verdade somente aos judeus. Isso se deu na maioria das vezes dentro de Israel, de fato. Porm, em algumas situaes, tais servos de Deus estavam fora de Israel, e mesmo assim, Deus lhes falara. O Senhor inspirou no Deserto do Sinai (caminho para o Egito) toda a Lei de Moiss, (Lv 26:46); Inspirou ainda Jeremias, agora j no Egito (Jr 43, 7-13; 44:1; 45, 1-5). b) Deus s poderia inspirar o AT em hebraico: Deus nunca disse isso! Ser que Deus s sabe falar hebraico? Isso mais nacionalismo exagerado dos judeus do que condio de inspirao. O Senhor disse sim, que s se revelou a Israel (Sl 102:7), aos israelitas, conforme dito acima, mas, em Israel haviam muitos sbios e profetas que falavam outras lnguas, como Daniel (Dn 1, 1-7).

c) Toda inspirao da Tora (Ant. Test.) s aconteceu at o tempo de Esdras e Neemias (458-428 aC): So o que os judeus chamam de Sculos do Silncio, tendo ento, supostamente Malaquias como ltimo profeta a escrever um Livro Sagrado do AT! E que Esdras e Neemias, e outros 118 judeus importantes, teriam definido os livros sagrados por volta de 423 a.C. deixando fora os 7 livros citados. Porm, nada h de provas histricas e muito menos bblicas quanto a essa suposta listagem de livros sagrados do AT! S o que sabemos da fato que a definio judaica foi s se deu mesmo no ano 100 dC! Foi quando os 7 livros no foram includos na lista judaica. Ao que parece, os 7 livros ficaram fora da lista judaica do AT, somente por rivalidade judaica contra os cristos que aceitavam os 7 livros, nos quais entre outras coisas, davam suporte a doutrina crist. Sites e Links Interessantes sobre o tema http://www.veritatis.com.br/article/2810 (sobre como foram definidos os Livros Cannicos) http://www.bibliacatolica.com.br/historia_biblia/51.php (sobre Livros Deuterocannicos) http://www.bibliacatolica.com.br (acesso direto Bblia Catlica On Line na net) http://www.bibliacatolica.com.br/downloads.php (Instalar Bblia Catlica Digital no seu computador - rpido e fcil! S clicar)

>> Livros Cannicos, Deuterocannicos e Apcrifos << Cannico (Autntico), Deuterocannico (reconhecido oficialmente algum tempo depois pela Igreja Crist), Apcrifo (desde o incio rejeitados como inspirados, mas, podem conter algumas informaes corretas). No Conclio Judaico de Jamnia que no aceitou os 7 livros Deuterocanonicos, tambm no foi aceito nenhum Livro do Novo Testamento, inclusive os Evangelhos! Logo, a lista de livros sagrados elaboradas por judeus no ano 100 d.C., no havia sinais de inspirao, pois, nada sobre os escritos de Jesus foi aceito tambm, junto aos 7 do AT rejeitados! Mas, a aceitao dos Sete Livros Deuterocannicos evidente ao longo da histria da Igreja Crist, . O historiador protestante J.N.D. Kelly, professor em Oxford, Inglaterra, membro da Academia Britnica e do Instituto Teolgico Ecumnico [igrejas catlicas e protestantes] de Jerusalm, escreve: "Deveria ser observado que o Antigo Testamento admitido como autoridade na Igreja era algo maior e mais compreensivo que o Antigo Testamento protestante... ela [a igreja crist primitiva] sempre incluiu, com alguns graus de reconhecimento, os chamados apcrifos [pela maioria dos protestntes] ou deuterocannicos [pelas primeiras igrejas protestantes e catlicos]. A razo para isso que o Antigo Testamento que passou em primeira instncia nas mos dos cristos era... a verso grega conhecida como Septuaginta... a maioria das citaes nas Escrituras encontradas no Novo Testamento so baseadas nelas preferencialmente do que a verso hebraica... ...nos primeiros dois sculos... a Igreja parece ter aceitado a todos, ou a maioria destes livros adicionais, como inspirados e trataram-nos sem dvida como Escritura Sagrada. Citaes de Sabedoria, por exemplo, ocorrem por Clemente de Roma [sc. I] e Barnab... Policarpo [Bispo e Mrtir, ano 156dC] cita Tobias, e o Didache [documento cristo do sc. I, ano 70/80 dC] cita Eclesistico. Irineu se refere a Sabedoria, a histria de Susana, Bel e o drago [ambos no livro de Daniel], e Baruc. O uso dos deuterocannicos por Tertuliano, Hiplito, Cipriano e Clemente de Alexandria to freqente que referncias detalhadas so necessrias" (Doutrina Crist Antiga, 53-54). O reconhecimento dos [sete] deuterocannicos como parte da Bblia dada pessoalmente pelos chamados Pais da Igreja Primitiva, grandes lderes espirituais dos sculo I ao IV, tambm foi conferida por esses mesmos pais como uma regra, quando se encontravam nos Conclios da Igreja. Os resultados dos Conclios so especialmente teis porque no representam a viso de uma s pessoa, mas o que fora aceito pelos lderes da Igreja de todas as regies. O cnon [lista oficial] das Escrituras Sagradas, Antigo e Novo Testamento, foi fixado definitivamente no Conclio de Roma no ano de 382, sob a autoridade do Papa Damaso I. E foi logo reconhecido por sucessivos Conclios, tanto regionais como gerais. O mesmo cnon foi firmado no Conclio de Hipona em 393 e no de Cartago em 397. Em 405 o Papa Inocncio I reafirmou o cnon em uma carta ao Bispo Exuperius de Toulouse. Outro Conclio de Cartago, este no ano de 419, reafirmou o cnon como os seus predecessores e pediu ao papa Bonifcio que "confirme este cnon, pois estas so as que recebemos de nossos pais para serem lidos na Igreja". Todos estes canos formavam a mesma Bblia catlica atual, todos eles incluindo os deuterocannicos.

Este mesmo cnon foi confirmado indiretamente no stimo Conclio Ecumnico, o de Nicia II (787), que aprovou os resultados do Conclio de Cartago de 419, e explicitamente reafirmou nos Conclios Ecumnicos de Florena (1442), Trento (1546), Vaticano I (1870) e Vaticano II (1965). Os 7 deuterocannicos do AT mostram pontos da doutrina crist que a Igreja Catlica defende at hoje, e por esta razo eles foram retirados do Antigo Testamento por Lutero e colocados como apndice sem nmeros de pginas! Contudo, o discernimento e a sabedoria estavam longe do protestante Martinho Lutero quando tambm retirou da lista, alguns livros do Novo Testamento, como: Hebreus, Tiago, Judas e Apocalipse, e os colocou igualmente como apndice da Bblia, sem pginas, da mesma forma que os outros. Estes foram mais tarde recolocados de volta no Novo Testamento por outros protestantes, mas os 7 livros do AT foram deixados de fora. Em 1827, o British and Foreign Bible Society (Sociedade Inglesa e Estrangeira da Bblia) retirou os sete, tambm deste apndice, sendo este o motivo pelo qual no so encontrados nas Bblias protestantes mais contemporneas, apesar de ainda serem encontradas em tradues protestantes clssicas, como a King James Version. A razo porque eles foram retirados que ensinam doutrinas catlicas que os protestantes rejeitam, mas que j eram pregadas desde o sculo I com apoio bblico, entre os primeiros cristos.

Reescrevendo a histria da Igreja Anos mais tarde os primeiros protestantes no sculo 16, at iniciaram a propagao do mito de que a Igreja Catlica "adicionou" estes sete livros Bblia no Conclio de Trento. Os protestantes tambm tentaram distorcer as evidncias registradas pelos Pais da Igreja, em favor dos 7 deuterocannicos. Diz-se que S. Jernimo, primeiro tradutor da Bblia para outra lngua, o latim, rejeitava os 7 livros Deuterocanonicos do Antigo Testamento, mas, na verdade, o que ele fazia era aconselhar no usar os 7 livros em debates com judeus, porque, estes no os aceitavam como livros autnticos. Em sua resposta a Rufino, ele defendeu bravamente as partes deuterocannicas de Daniel mesmo que os judeus de seu tempo no o fizessem (Contra Rufinus 11,33 [402 d.C.]). Neste documento, S. Jernimo reconheceu o princpio pelo qual a lista dos livros sagrados foi fixada - o julgamento da Igreja, e no dos judeus, baseado no que os cristos defendiam desde o sculo I. Outros escritores protestantes citam como argumento contra aos 7 Deuterocannicos, que Atansio e Orgenes no os aceitavam. Ora, Atansio aceitava o livro Deuterocanonico de Baruc (Festal Letter 39) e Orgenes aceitava todos os Deuterocannicos, mas simplesmente tambm recomendava no os usar nos debates com os judeus. A Igreja sempre permaneceu firme em sua afirmao histrica sobre os deuterocannicos como inspirados e vindos com os apstolos. O protestante J.N.D. Kelly confirma isto tambm: "Pela grande maioria, porm, os escritos deuterocannicos atingiram o grau de inspirados com o mximo de senso. Agostinho, por exemplo, cuja influncia no ocidente foi decisiva, no fazia distino entre eles [7 deuterocanonicos] e o restante do Antigo Testamento... a mesma atitude com os apcrifos foi demonstrada nos Snodos de Hipona e Cartago em 393 e 397, respectivamente, e tambm na famosa carta do Papa Inocncio I ao Bispo de Toulouse Exuperius, em 405" (Doutrina Crist Antiga, 55-56). Este , portanto, um grande mito pelo qual os protestantes acusam os catlicos de terem "adicionado" os 7 Livros Deuterocannicos Bblia no Conclio de Trento. Estes livros estavam na Bblia antes de o cnon pretender ser definido, o que ocorreu s em 380 d.C.. Tudo o que o Conclio de Trento fez foi reafirmar, em face dos ataques protestantes Bblia catlica, o que tem sido dito em toda a Histrica da Igreja Crist - a edio padro seria a Vulgata de Jernimo, incluindo os deuterocannicos! Livros Deuterocannicos do Novo Testamento imaturo que protestantes rejeitem a aceitao dos 7 Deuterocannicos pelos Conclios de Hipona e Cartago, porque nestes Conclios da Igreja antiga tambm foram definidos os livros do Novo Testamento. Pelo fato de no haver uma lista de livros sagrados na Bblia, as autoridades da Igreja Crist, principalmente pelo ano 300 mantinha uma ampla discusso sobre quais livros exatamente deveriam pertencer ao Novo Testamento. Alguns livros, como os 4 Evangelhos, o Livro de Atos dos Apstolos, e a maioria das cartas de Paulo foram rapidamente aceitos. Contudo alguns livros, mais notavelmente Hebreus, Tiago, 2. Pedro, 2. e 3. Joo, e Apocalipse permaneceram em debates, mas, nunca rejeitados definitivamente, at que o cnon foi fixado no sculo 4. Estes so, de fato, livros deuterocannicos do Novo Testamento.

Enquanto os protestantes aceitam o testemunho dos Conclios de Hipona e Cartago (os Conclios que eles mesmos mais citam) para a canonicidade dos deuterocannicos do Novo Testamento, no esto dispostos a aceitar o testemunho dos mesmos Conclios para a canonicidade dos deuterocannicos do Antigo Testamento. Realmente irnico! Autor: James Akin Fonte: Catholic Information Network Traduo: Rondinelly Ribeiro

LISTA DOS LIVROS... >>> Livros Cannicos (Autnticos desde quando foram escritos, meados do sculo I)::: **Antigo Testamento: Gneses, xodo, Levtico, Nmeros, Deuteronmio, Josu, Juzes, Rute, 1. Samuel, 2. Samuel, 1. Reis, 2. Reis, 1. Crnicas, 2. Crnicas, Esdras, Neemias, Judite, Ester, J, Salmos, Provrbios, Eclesiastes (ou Colet), Cntico dos Cnticos, Isaas, Jeremias, Lamentaes, Ezequiel, Daniel, Osias, Joel, Ams, Abdias, Jonas, Miquias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. **Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas, Joo, Atos dos Apstolos, Romanos, 1. Corntios, 2. Corntios, Glatas, Efsios, Filipenses, Colossenses, 1. Tessalonicenses, 2. Tessalonicenses, 1. Timteo, 2. Timteo, Tito, Filmon, 1. Pedro, 1. Joo, e Apocalipse.

>> Livros Deuterocannicos (Reconhecidos oficialmente autnticos tempo depois, embora j fossem aceitos na prtica desde meados do sc. I): **Antigo Testamento: Tobias, Baruc, Judite, Sabedoria, Eclesistico, 1 e 2 Macabeus. E os captulos 3 (vers 24 a 90), 13 e 14 do livro de Daniel e as partes em grego do Livro de Ester. **Novo Testamento: Hebreus, Tiago, 2. Pedro, 2. e 3. Joo, e Apocalipse.

>> Livros Apcrifos (Nunca foram aceitos como inspirados): ** Antigo Testamento: Apocalipse de Ado, Apocalipse de Moiss, Asceno de Isaas, Assuno de Moiss, Martrio de Isaas, Assuno de Moiss, Martrio de Isaas, 1. e 2. Livro de Ado e Eva, 4. Judas Macabeus, Salmo 151, Salmos de Salomo, Testamento de Abrao, Vida de Ado e Eva... ** Novo Testamento: Apocalipse da Virgem, Apocalipse de Paulo, Apocalipse de Pedro, Apocalipse de Tom, Atos de Andr e Mateus, Atos de Barnab, Atos de Felipe, Atos de Joo, Atos de Paulo, Atos de Pedro, Atos de Pedro e Andr, Atos de Pedro e Paulo, Atos de Pedro e dos Doze Apstolos, Atos de Judas Tadeu, Atos de Tom, Consumao de Tom, Declarao de Jos de Arimatia, Descida de Cristo ao Inferno, Epstola de Herodes a Pncio Pilatos, Epstola de Pedro a Felipe, Evangelho de Maria Madalena, Evangelho de Matias, Evangelho de Nicodemos, Evangelho de Pedro, Evangelho de Tom - O Gmeo, Evangelho Secreto de Marcos, Histria de Jos ... O Carpinteiro, Infncia do Salvador, Livro de Joo - O Telogo sobre a Assuno da Virgem Maria, Martrio de Andr, Martrio de Bartolomeu, Martrio de Mateus, Morte de Pncio Pilatos, Natividade de Maria, Passagem da Bem-Aventurada Virgem Maria, Prece do Apstolo Paulo, Revelao de Estevo, Revelao de Paulo, Revelao de Pedro, Sabedoria de Jesus Cristo, 2. Apocalipse de Tiago, Sobre a Origem do Mundo, Vingana do Salvador, Viso de Paulo, A Nova Jerusalm, Maldies de Satans e seus partidrios, Triunfo da Retido, Os ltimos Dias, Palavras das Luzes Celestes, Palavras de Moiss... Veja que os Livros Apcrifos possuem nomes e assuntos bastante interessantes, e se a Igreja Catlica fosse prepotente a manipuladora da Palavra como dizem, teria colocado tranquilamente esses Livros como sendo inspirados, mas, no viu neles inspirao plena quanto aos detalhes de suas narraes: Natividade de Maria, Passagem ("morte") da Bem-Aventurada Virgem Maria, Assuno da Virgem Maria, e outros... Mas, alm dos documentos dos Pais da Igreja, desde o sculo I, a favor dos Deuterocanonicos, temos ainda o testemunhos, dos primeiros cristos, que durante a perseguio do Imprio Romano, comeando pelo Imperador Nero, em meados do sculo I, at o incio do sculo 4, se escondiam nas chamadas Catacumbas Crists de Roma, onde sepultavam os cristos, na maioria, mrtires, ou seja, mortos por defenderem a f, faziam cultos e reunies, e onde registraram sua crena atravs de milhares de inscries e centenas de pinturas e ilustraes nas paredes.

Nessas ilustraes e pinturas, tambm aparecem trechos dos Sete Livros Deuterocanonicos, como: a representao de Tobias pescando o peixe que serviria de cura e sendo guiado pelo anjo Rafael, do Livro de Tobit (no livro apcrifo). Mostrando que o Livro de Tobit, rejeitado pela maioria dos protestantes, j era aceito pelos primeiros cristos!!! E no s o livro de Tobias todos os 7 livros deuterocannicos so de alguma forma representados nas catacumbas: Susana e os ancios, os jovens em louvor na fornalha... Bem, hoje em dia, h Protestantes, como os prprios Luteranos (Primeira Igreja Protestante), mas, tambm os Presbiterianos, Anglicanos e Ortodoxos, aceitam TODOS os Livros Deuterocannicos do Antigo e do Novo Testamento. Mas, os protestantes que vieram depois destes, ainda rejeitam os Sete Livros Deuterocannicos do AT. Pouco a pouco, esto concluindo que realmente todos os Livros da Bblia Catlica so autnticos, e so 73 livros!

Qual a origem dos Livros Deuterocanonicos? Ptolomeu Filadelfo rei do Egito ordenou que traduzissem os escritos dos hebreus para o Grego, lngua oficial do mundo de ento, para assim enriquecer a sua biblioteca. A traduo dos livros dos hebreus para o grego se deu entre os anos 300 e 150 aC na Alexandria (Egito) e passou a ser chamada de Septuaginta (ou "verso dos Setenta"), pois a tradio afirma de que foi realizada por 72 tradutores.

A razo da traduo, entretanto, no foi apenas "enriquecer" a biblioteca do rei, mas tinha como principal propsito tornar acessvel a Palavra de Deus aos judeus que viviam ali, numa enorme e prspera colnia, e que, com o passar dos anos, j no mais reconheciam a lngua hebraica, embora guardassem plenamente a sua f e identidade, como judeus que realmente eram. Falavam mais o grego!

Eles foram escritos entre os anos de 200 a.C. e 100 a.C. A crtica moderna (inclusive protestante) sugere as seguintes datas de composio para os livros em debate: Tobias: 200 aC (em hebraico ou aramaico) Judite: 150 aC (em hebraico ou aramaico) 1Macabeus: 100 aC (em hebraico ou aramaico) 2Macabeus: 100 aC (em grego) Eclesistico: 200 (em hebraico) e 130 (traduo grega) Sabedoria: 100 aC (em grego) Baruc: 200 aC (em grego, talvez traduo do hebraico) Trechos de Ester: 160 aC (em grego) Trechos de Daniel: 100 aC (em grego) So proclamados muitos argumentos [fracos] pela maioria das igrejas protestantes contra os Livros Deuterocanonicos, os quais vamos dar devida resposta nesta Comu. Vamos ver os supostos erros apontados por muitos protestantes nos deuterocannicos do AT e ver que nada h de errado nem de contraditrio e hertico neles, e que esto de acordo com todos os demais livros cannicos, inclusive do NT. 1)) Dar esmolas purifica o pecado a) Tobias 12:9 - "Porque a esmola livra da morte e a que apaga os pecados e faz encontrar a misericrdia e a vida eterna."; b) Tobias 4:10 - "Porque a esmola livra de todo o pecado e da morte e no deixar, cair a alma nas trevas."; c) Eclesistico 3:33 - "As esmolas resgatam o pecado."; d) II Macabeus 12:43-46 - "E tendo feito uma coleta, mandou 12 mil dracmas de prata, a Jerusalm, para serem oferecidas em sacrifcio pelos pecados dos mortos, sentindo bem e religiosamente da ressurreio... Se Judas no tivesse esperana de que se erguessem de novo os que caram teria sido suprfluo orar pelos mortos... pois um santo e salutar pensamento orar pelos mortos para que sejam livres de seus pecados".

>Confirmam outros Livros Cannicos::: "Porquanto qualquer um que vos der a beber um copo de gua em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perder a sua recompensa"(Mc 9,41). "Dai, porm, de esmola o que est dentro do copo e do prato, e eis que todas as coisas vos sero limpas" (Lc 11,41) "Porque, assim como o corpo sem o esprito est morto, assim tambm a f sem obras morta" (Tg 2,26) Quando deres esmola, que tua mo esquerda no saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se far em segredo; e teu Pai, que v o escondido, recompensar-te-. (MT 6, 3-4)

2)) Ensino de Crueldade e do Egosmo a) Eclesistico 12:6 - "No favoreas aos mpios; retm o teu po e no o d a ele". Confirmam outros Livros Cannicos::: [Com Jesus devemos amar os inimigos] "Deste modo extirpars o mal do teu meio, para que os outros ouam, fiquem com medo e nunca mais tornem a praticar o mal no meio de ti. Que teu olho no tenha piedade. Vida por vida, olho por olho, dente por dente, mo por mo, p por p" (Dt 19,19-20).

3)) Pecados perdoados pela orao a) Eclesistico 3:4 - "Quem amar a Deus receber perdo de seus pecados pela orao". [protestantes afirmam que a orao no perdoa pecados porque at pagos fazem oraes]

> Confirmam outros Livros Cannicos::: O Po Nosso de cada dia nos da hoje. Perdoai as nossas ofensas assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido (Mt 6:12)

4)) O Ensino da Vingana a) Judite 9:2 - "O Senhor Deus, do meu pai Simeo, a quem deste a espada para executar vingana contra os gentios".

> Confirmam outros Livros Cannicos (Claro, com Jesus a Lei o perdo aos inimigos)

"Olho por olho, dente por dente, mo por mo, p por p..." (Ex 21,24) "Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado algum homem, assim lhe ser feito." (Lv 24,20) "O teu olho no ter piedade dele; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mo por mo, p por p." (Dt 19,21)

5)) Aceitao e Estmulo ao Suicdio

a) II Macabeus 14:41-42 "... quando ele se viu a ponto de ser preso, feriu-se com a sua espada, preferindo morrer nobremente a ver-se sujeito a pecadores, e padecer ultrajes indignos de seu nascimento". [ claro que a Bblia no mostra em citao alguma, estmulo ao suicdio, ela mostra que pela fraqueza

humana, at mesmo, alguns dos grandes servos de Deus sentiram vontade de morrer do que continuarem na tribulao.] > Confirmam outros Livros Cannicos "Sanso invocou a Jav e exclamou: 'Senhor Jav, eu te suplico, vem em meu auxlio; d-me foras ainda esta vez, Deus, para que, de um s golpe, eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos'. E disse: 'Morra eu com os filisteus!'". (Jz 16,28.30). Quando o sol se levantou, Deus fez soprar um vento ardente do oriente, e o sol dardejou seus raios sobre a cabea de Jonas, de forma que o profeta, desfalecido, desejou a morte, dizendo: Prefiro a morte vida. (Jonas 4,8) Por que no morri no seio materno, por que no pereci saindo de suas entranhas? ([J desejou ter nascido j morto] J 16:11) A Bblia possui diversos casos de suicdio - principalmente entre guerreiros: Jz 9,54; 16,28-29; 1Sm 31,4-5; 2Sm 17,23; 1Rs 16,18.

6)) O Ensino de Artes Mgicas a) Tobias 6:8 - "Se tu puseres um pedacinho do seu corao (do peixe que ele havia apanhado) sobre brasas acesas, o seu fumo afugenta toda a casta de demnios, tanto do homem como da mulher, de sorte que no tornam mais chegar a eles" 9. "E o fel bom para untar os olhos que tem algumas nvoas, e sararo.".

> Confirmam outros Livros Cannicos "Dito isto, cuspiu no cho e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego e lhe disse: 'Vai lavar-te na piscina de Silo' [...] O cego foi. lavou-se e voltou vendo" (Jo 9,6) Este mandou-lhe dizer por um mensageiro: Vai, lava-te sete vezes no Jordo e tua carne ficar limpa. (II Reis 5,10) o primeiro peixe que pegares abrirs a boca e encontrars um estatere[moeda da poca]. Toma-o e d-o por mim e por ti[para pagar tributo Roma]. (MT 17:26) Obs.: Nada disso foi arte mgica ou superstio!

7)) Apoio a Mentiras a) Judite 11:13-17 - Judite mentindo para Holofernes; b) Tobias 5:15-19 - o anjo Rafael mentindo [vale lembrar que na hora certa o Anjo Rafael revela sua identidade e misso].

> Confirmam outros livros cannicos [A mentira nunca foi incentivada em nenhuma das citaes, mas, a Bblia mostra que em algumas vezes, os servos de Deus tiveram que mentir em certas situaes especficas.]

"Abrao disse de sua mulher Sara: ' minha irm' e Abimelec, rei de Gerara, mandou buscar Sara (Gen 20,2) "Jac disse: 'eu sou o teu filho primognito, Esa, fiz como me ordenaste...' Disse [Isaac]: 'Tu s o meu filho Esa?' Respondeu: 'Eu o sou'. E logo que sentiu a fragrncia de seus vestidos, abenoou-o." (Gen 27,19) Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles... Um deles, chamado Clofas, respondeu-lhe: s tu acaso o nico forasteiro em Jerusalm que no sabe o que nela aconteceu estes dias? Perguntou-lhes Ele: Que foi?... (Lc 24:18) [Jesus no mentiu necessariamente, mas, se passou por um peregrino errante e desenformado, diante de dois de Seus discpulos, ocultando Sua real identidade]

8)) Narra Tolices como se fossem inspiraes Divinas

a.) Tobias 2:10 - as fezes de uma andorinha, caindo nos olhos de Tobias que estava dormindo junto a um muro deixa-o cego; R.: Isso no tolice. A medicina confirma que o esterco de andorinha pode queimar os olhos... A observao tambm feita na Bblia Sagrada verso de Matos Soares (Ed. Paulinas), na pg. 484.

b.) Judite 8:5-6 - uma mulher jejuando a vida inteira, menos aos sbados; R.: A mulher em questo a prpria Judite. O fato de jejuar todos os dias no significa que no bebesse gua, que o elemento fundamental para o corpo humano. Porm, lendo diretinho estes versculos, percebemos que no era s aos sbados que ela no jejuava. Mas tambm nas sextas-feiras e nas festas judaicas. Outra coisa, que o jejum poderia no ser completo. Ou seja, jejuar nem sempre significava ficar sem comer nem beber nada, e muito menos o dia todo.

c.) II Macabeus 15:39 - "beber sempre gua coisa prejudicial". A frase completa : "Assim como nocivo beber somente vinho ou somente gua, enquanto que agradvel beber gua misturada com vinho...". [O autor apenas est dizendo que beber gua com vinho, muito mais saboroso do que somente a gua ou somente o vinho.]

Consulta [adaptada] http://www.veritatis.com.br/article/4454

Vimos nesta aula, vrias e vrias citaes nas quais os Deuterocannicos tem ligaes diretas e indiretas. Vou colocar duas citaes por escrito, que mostram claramente isso (lembrando que os Deuterocannicos foram escritos um e dois sculos antes do NT)::: (Eclesistico 10:17) Deus derrubou os tronos dos chefes orgulhosos e em lugar deles fez sentar homens pacficos. (So Lucas 1:52) Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.

E outra ligao direta e clara entre Deuterocannicos do AT e Cannicos do Novo Testamente ::: Hb 11:35. ... Alguns foram torturados, por se recusarem ser libertados, movidos pela esperana de uma ressurreio mais gloriosa.

uma citao que se liga na Bblia unicamente a esta outra citao, Deuterocanonica. 2. Mb 7, 20. Particularmente admirvel e digna de elogios foi a me que viu perecer seus sete filhos no espao de um s dia e o suportou com herosmo, porque sua esperana repousava no Senhor. ... 36. Enquanto meus irmos participam agora da vida eterna, em virtude do sinal da Aliana, aps terem padecido um instante, tu sofrers o justo castigo de teu orgulho, pelo julgamento de Deus....39. Abrasado de ira e enraivecido pela zombaria, o rei maltratou este com maior crueldade do que os outros...41. Seguindo as pegadas de todos os seus filhos, a me pereceu por ltimo.

A Bblia Catlica Romana sempre teve 46 livros no Antigo Testamento ? No prncipio a Igreja Catlica era nica, mas cristos ortodoxos se separam em 1054. A Bblia Ortodoxa tem os livros: *Orao de Manasss, 1 Esdras, 2 Esdras, 3 Maccabees, 4 Maccabees, Odes, Salmo 151, *Siraco Peshitta apenas: 2 Baruch, Salmos 152-155, Ortodoxa Etope apenas: 4 Baruch, Enoch, Jubileus, 1-3 Meqabyan

Por que a Bblia Catlica Romana no tem estes livros ? Sim. Desde os primeiros seculos os 7 livros deuterocanonicos sao usados pelos cristos, citados no NT, e oficializados no Canon Biblico. Esses livros da Bblia Ortodoxas no foram tidos como inspirados pelo Catolicismo, e no possuem referencias na Bblia

>> Critrios para o discernimento dos Livros do NT << No segundo sculo circulavam muitos Evangelhos, Atos, Epstolas e Apocalipses. Vinte e sete deles, somente, foram includos no Cnon do NT, assumindo a mesma autoridade do AT. Os critrios para a escolha foram: 1. Apostolicidade: Trata-se de um critrio teolgico e no histrico. No significa que o escrito seja materialmente obra de um apstolo, mas teria sua origem no crculo de um apstolo. 2. Leitura pblica litrgica: No foram considerados os livros de leitura privada ou secreta. 3. Leitura pblica litrgica universal: Os escritos que so lidos ou num grande nmero de Igrejas relevantes ou nas Igrejas maiores (Roma; Alexandria; Jerusalm; Cartago...). 4. Ortodoxia: Os livros no podem ter nada que contradiga a Regula Fidei que precede o NT e constitui critrio de juzo. Por isso, alguns livros tiveram dificuldade de serem aceitos como parte integrante do NT. O Apocalipse era suspeito de milenarismo; a mesma dificuldade de serem aceitos tiveram II e III Jo, Jd e II Pd.

Milenarismo a exaltao exagerada ao fim do mundo, que acontece em fim de milnio ou de sculo. Leia mais sobre Livros Sagrados e livros apcrifos ::: http://www.paroquiasaovicentedepaulo.com.br/filosofia_e_patrologia3_3.html

Igreja Catlica e a leitura da Bblia


Seria verdade que a Igreja Catlica proibia as pessoas de lerem a Bblia? Que ela no traduzia a Bblia para outras lnguas, para que as pessoas no pudessem l-la? E mais, a Igreja Catlica queimava Bblias??? claro que no! Muitos livros de Histria e de formao religiosa no catlica, esto ensinando inverdades por a h muitos anos, e muitos esto acreditando... Desde o incio do Cristianismo havia o costume de se queimar livros que tivessem contedos contra a f crist (At 19:19). Por exemplo, hoje seriam queimados pelos cristos livros como O Cdigo Da Vinci, Harry Potter, A cabana... e seus respectivos filmes seriam condenados e proibidos. Tudo isso em zelo da verdade. As meias verdades e as mentiras contidas nessas obras, desviam muitas pessoas ainda fracas na f alm de ofender a Verdade Divina de Deus. No somos hoje proibidos de ler, precisamos estar informados para debater e evangelizar, desde que em nada altere a nossa f. A Igreja Catlica, desde o sculo I, enfrenta heresias (desmentir a Verdade), blasfmias (xingar e maldizer a Deus e Suas obras) e profanaes (mal uso de coisas santas). Em resposta aos rebeldes sem arrependimento, ela costuma adotar as regras bblicas: afastamento, expulso e condenao pblica aos atos e/ou palavras da pessoa. Sendo assim, comearam a surgir obras literrias ensinando doutrinas diferentes da f crist. Seus autores eram chamados a ateno, precisavam se retratar. Caso no acontecesse, as obras eram condenadas pela Igreja como herticas e tudo mais. Eram proibidas, e em casos extremos, os escritos poderiam ser queimados. Mesmo se os autores fossem cristos ou mesmo do Clero (padres, bispos).

Mas, ento a Igreja Catlica mandou queimar bblias? No exatamente! O que aconteceu foi que John Wycliffe, um padre que se separou do Catolicismo Romano, traduziu a Bblia para o ingls. O secretrio dele, John Purvey, incluiu um contedo cheio de heresias, como notou So Thomas More. Depois William Tyndale, outro lder protestante, fez algo semelhante a ele. So Thomas More, que viveu naquele tempo, comentou que, procurar erros na bblia de William Tyndale era semelhante a procurar gua no mar. Ou seja, havia abundncias de erros na traduo bblica de Tyndale (Henry G. Graham, Where We Got The Bible (TAN Books, 1977) pp. 128,130). William Tyndale era pastor da Igreja Protestante Anglicana, e as heresias na sua verso bblica, foram condenadas, no s pela Igreja Catlica, mas, pela prpria Igreja Anglicana!!! As tradues de Tyndale foram banidas pelas autoridades da igreja anglicana como sendo corrupo das Escrituras, e o prprio Tyndale foi queimado na fogueira em 1536 em Vilvoorden (10 kms a nordeste de Bruxelas), Blgica, sob a instigao de agentes de Henrique VIII, rei da Inglaterra, e a Igreja Protestante Anglicana, por ordem do Imperador de Augsburg. Suas ltimas palavras foram, Senhor, abre os olhos ao rei da Inglaterra (fundador e lder da igreja anglicana). http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Tyndale http://caiafarsa.wordpress.com/o-papa-queimou-tyndale-erudito-tradutor-da-biblia/ Enciclopdia Tio Sam Outro tradutor protestante da Bblia foi Miguel Servet. Sobre este sabemos que Joo Calvino, segundo maior lder protestante, que deu origem a Igreja Presbiteriana ou Calvinista, em 1522, obteve tantas cpias quanto pde ter achado da Bblia de Miguel Servet para serem queimadas, j que Calvino no a aprovou. Depois Calvino queimou o prprio Miguel Servet na estaca por ser unitrio.(cf. Warren H. Carroll, The Building of Christendom (Christendom College Press, 1987) p. 129.) Desconheo indcios de que a Igreja Catlica tenha queimado essas verses herticas da Bblia, mas, as condenou sem dvida alguma. Porm, se as tivesse queimado no estaria fazendo isso sozinha, pois, protestantes tambm as condenaram e alm disso, as queimaram! afirmado tambm por muitas pessoas que o Papa Jlio III, teria proibido a leitura da Bblia ao povo, aps um tal estudo enviado a ele feito por trs bispos. O suposto documento condenando a leitura da Bblia teria o nome de Direes Concernentes Aos Mtodos Adequados A Fortificar A Igreja De Roma. Tal documento estaria arquivado na Biblioteca Imperial de Paris, flio B, nmero 1088, vol. 2, pgs. 641 a 650. Parece real no ? Mas, no to real assim. Embora a Biblioteca tenha outro nome, Biblioteca Nacional de Paris, o documento existe, porm, a autoria no de bispo nem de papa algum. Quem escreveu este documento foi nada mais nada menos do que Per Paolo Vergerio (1498-1565), um protestante. Ele simplesmente criou toda essa situao, numa obra literria, sem prova alguma, e afirma serem atitudes e palavras do Clero da Igreja Catlica. Tal documento no possui crdito algum entre os historiadores. Alm de ningum saber o nome dos trs supostos bispos, o Papa Jlio III presidiu o Conclio de Trento por volta de 1550, e em nada se pronunciou contra a leitura da Bblia, focando-se nos Sacramentos, especialmente na Eucaristia, na Confisso e na Uno dos Enfermos. http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=IGREJA&id=igr0501 No satisfeitos, anticatlicos afirmam ainda que o Papa Pio IX nos anos 1846-74 definia a averso da Igreja contra a Bblia com estas palavras: A leitura da Bblia um veneno! Em 1864 teria confirmado sua posio dizendo: A propagao da Bblia uma peste!(Doc. Sillabus, 8-12-1864). Bom, o Papa Pio IX escreveu de fato o documento Sillabus, citado acima, porm, em lugar algum do documento existem as palavras a ele atribudas de suposta condenao leitura da Bblia! mentira! http://www.veritatis.com.br/article/457 (Doc. Sillabus completo em portugus) Diante disso, agora, protestantes batistas afirmam que o Documento de Pio IX chamando a Bblia de peste, seria a Encclica Quanta cura, de 08 de dezembro de 1864, mas, neste documento papal tambm no existe tal expresso para a Bblia. Tal Documento se expressa justamente contra os governos que queriam suprimir ou desvalorizar a religio, a Igreja, a Bblia.

http://www.baptistlink.com/creationists/ubsdopapa.htm (acusao batista) http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=IGREJA&id=igr0637 (Encclica Quanta Cura)


E quanto ao Papa Gregrio IX, ele proibiu fortemente a leitura da Bblia? No! O Conclio de Toulouse liderado por ele, condenou a Bblia nas mos do povo? Claro que no! O que a Igreja condenou naquele conclio, foram os ensinamentos orais e herticos de uma seita Ctara, formada por cristos

que se separaram da Igreja Catlica. Os albigenses ou ctaros acreditavam em dois deuses (um bom e um mau), aprovavam e incentivavam o aborto, pregavam a reencarnao, negavam a Trindade, rejeitavam a existncia do inferno, e proibiam o casamento a quaisquer dos membros da referida seita. E ainda mais usavam erradamente a Bblia para tudo isso!!! A Igreja condenou este mau uso da Palavra de Deus da parte deles.

::: Igreja Catlica e a Traduo da Bblia:::: Podemos perceber que a preocupao maior de Deus durante toda a histria da humanidade, desde a histria do Judasmo, que comea com Abrao (a cerca de 4.000 anos atrs), no era com a escrita, e sim, com o ensinamento oral, falado, contado. Passado de gerao a gerao, de boca a boca (Ex 13, 7-8.13.16)! O Judasmo comeou com o chamado de Abrao h cerca de 4.000 anos, mas, Deus j agia com Seus servos desde Ado e Eva!!! Pois bem, mas o Antigo Testamento s comeou a ser escrito a cerca de 3.250 anos atrs. A escrita surgiu na Terra desde o ano 3.500 a.C.! Ou seja, dois sculos depois do surgimento da escrita, a Bblia comeou a ser registrada por escrito! Narrando os fatos de milnios antes, comeando pela criao do mundo. Segundo os historiadores cristos, quando Jesus comeou a pregar Seus ensinamentos tambm no havia ningum anotando Suas Palavras enquanto Ele falava!!! O Novo Testamento s comeou a ser escrito por volta do ano 52d.C.! E mesmo assim nem foi o Evangelho, e sim a Carta de So Paulo aos Tessalonicenses. A partir da, o NT comeou a ser registrado. Ento, desde o nascimento de Jesus at a primeira letra do NT ter sido escrita, se passaram 52 anos. O NT foi concludo pelo Apstolo e Evangelista So Joo, por volta do ano 90/100dC. E mesmo assim, haviam escritos falsos. E surgiram muitos escritos falsos ao longo dos primeiros sculos de Cristianismo. A Bblia crist s foi organizada definitiva e oficialmente no sculo IV, pela Igreja Catlica Apostlica Romana! Foram muitos sculos vivendo mais das pregaes, do que se ter uma Bblia Crist completa em mos. E muito menos nas mos de povo. O evangelho era pregado na forma udio visual (palavras e sinais), como no tempo dos apstolos. Alm das pregaes, as pinturas bblicas evangelizavam, desde as catacumbas crists de Roma, no sculo I at o sc. IV. Aps o fim da perseguio do imprio romano aos cristos, no sculo IV, os cristos puderam comear a erguerem templos, e no precisaram mais se encontrar escondidos como nas catacumbas. Os textos da Bblia eram ilustrados nas imagens das igrejas. S a Catedral de Chartres, na Frana, tinha cerca de sete mil cenas bblicas do Antigo e do Novo Testamento. Mesmo depois do sculo IV e por alguns sculos a diante, quem quisesse possuir uma Bblia precisava encomendar o trabalho a um escritor especializado, para escrev-la MO, o que demorava alguns anos, ficando assim muito caro tal servio. Os monges catlicos tambm traduziam Bblias que ficavam guardadas para estudos e outras eram expostas em determinados lugares pblicos. Era muito complicado, trabalhoso e custoso, traduzir Bblias porque todas eram feitas a mo, uma por uma. Tinha que se ter respeito, conhecimento profundo de grego e hebraico, pacincia, texto original, material... http://www.santuarionacional.com/santuario/index.php?S=26&C=108 Mas, sempre foi misso incansvel da Igreja, levar o evangelho a todas as criaturas. Desde o sculo I! A pedido do Papa Damaso, So Jernimo passa toda a Bblia para o latim, no sculo IV, lngua universal da poca. Logo, a Igreja Catlica foi a primeira em toda a Histria, a traduzir a Bblia inteira para outra lngua! No sculo IX, quando os primeiros missionrios catlicos chegaram aos pases russos, descobriram que o povo de l no tinha sequer um alfabeto, e muito menos livros escritos. So Cirilo e So Metdio, ento, inventaram o alfabeto na lngua russa s para melhorar o ensino dos evangelhos. Em 885, So Metdio traduziu a Bblia inteira neste idioma eslavo. (The Catholic Encyclopedia, Volume XV Copyright 1912) e (Warren H. Carroll, The Building of Christendom (Christendom College Press, 1987) pp. 359, 371, 385). S em 1454 (sc. 15), foi que surgiu A PRIMEIRA BBLIA IMPRESSA: Um catlico chamado Gutenberg causou grande excitao quando no outono daquele ano exibiu uma amostra na feira do comrcio de Frankfurt. Gutenberg rapidamente vendeu todas as 180 cpias da Bblia da Vulgata latina at mesmo antes da impresso estar acabada. Embora tenha gasto cerca de 4 anos para forma a primeira forma da Bblia, com sua equipe (The Bible Through the Ages 1996, Readers Digest Association, New York). J em 1466, a Igreja Catlica deu Alemanha, a PRIMEIRA BBLIA IMPRESSA EM ALEMO: Isto foi 58 anos antes de Lutero fazer sua Bblia alem em 1524. Nestes 58 anos os catlicos imprimiram 30 diferentes edies alems da Bblia. (Holman Bible Dictionary 1991). Logo, ao contrrio do que se pensa, nem na Alemanha, sua terra natal, o primeiro lder protestante, Martinho Lutero, foi o primeiro a traduzir a Bblia para o alemo. E sim, o Catolicismo!!! DIVERSOS AUTORES PROTESTANTES de lngua inglesa e o prprio Martinho Lutero, confirmaram que a Igreja Catlica NUNCA FOI CONTRA a leitura da Palavra de Deus, ao contrrio, sempre zelou pela Bblia:

O Catolicismo Romano tem um alto respeito pelas Escrituras vendo nelas uma fonte de conhecimento De fato, o ensinamento oficial da Igreja Catlica acerca da inerrncia e inspirao das Escrituras satisfariam o mais rigoroso dos fundamentalistas protestantes. (Robert McAfee Brown, The Spirit of Protestantism, Oxford/O Esprito do Protestantismo; Oxford Univ. Press, 1961, pp. 172-173). Veja que o prprio Lutero dizia que havia tradues catlicas nas lnguas de cada nao: foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no plpito na lngua verncula de cada nao (De Missa privata, ed by Jensen, VI, Pg 92). [Lutero acaba de afirmar que haviam em sua poca vrias Bblias traduzidas pela Igreja Catlica em diversas lnguas locais!!!] Veja, agora, uma norma catlica de 1480, que por si s, seria suficiente para encerrar esta questo: Todos os cristos devem ler a Bblia com piedade e reverncia, rezando para que o Esprito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entend-las Os que puderem devem fazer uso da verso latina de So Jernimo; mas os que no puderem e as pessoas simples, leigos ou do clerodevem ler a verso alem de que agora se dispe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvao (The Publisher of the Cologne Bible [1480] ).

SOLA SCRIPTURA, TRADIO E DOGMAS (( ::: SOLA SCRIPTURA :: ))

Sola Scriptura significa S a Escritura. uma expresso que partiu de Martinho Lutero, ex-monge catlico, que por vrias discordncias com a Igreja Catlica, acabou dando incio ao ramo do Cristianismo chamado de Protestantismo. Para ele, toda a Doutrina Crist se encontra na Bblia, no sendo necessria orientaes e ensinamentos de papas e conclios. Mas, ser que realmente assim? Ora, j que Jesus Cristo confiou a So Pedro e Sua Igreja a autoridade de ligar e desligar, ou seja, definir o que deve ser aceito ou rejeitado na Doutrina Crist, com certeza no estava se referindo somente s questes que j esto definidas pela Bblia (Lc 10:16; Doc. Lumen gentium 20; Catecismo da Igreja Catlica 85-87). Pois, o que j est definido nas Escrituras j est definido, e mesmo assim ainda causa divises de interpretaes!!!... Imagine questes que vo alm do que foi registrado nas Escrituras. Jesus passou por isso e tambm foi acusado de querer abolir, acabar, adulterar a Lei Antiga ou desrespeitar autoridades civis, em assuntos como::: cura, caridade e trabalho em dia de sbado (Mt 12, 1-13), apedrejamento das pessoas adlteras (Jo 8, 1-11), imposto ao imperador Csar (Mt 22, 15-21), pagamento de Tributo ao Imprio Romano (Mt 17, 23-26)... Foi assim tambm com os Apstolos, a partir de So Pedro, que precisou resolver, Luz Santo, as novas questes que apareciam, e que tinham grande importncia para o Cristianismo::: substituto de Judas Escariotes (At 1, 15-26), explicao do Pentecostes (At 2, 14-41), consumo considerados impuros (At 10, 9-16), pregao e uno aos pagos (At 10, 44-48; 11:1), circunciso convertidos ao Cristianismo (At 15, 1.7-29)... do Esprito Escolha do de animais dos recm-

Em casos mais crticos, como o da circunciso de novos cristos, So Paulo consultou os Apstolos, e quis conhecer Pedro, chamado Cefas (At 15, 1-2; Gl 1:18). Foi, , e ser assim com Sua Igreja at o fim dos tempos. Novas questes surgiram, surgem e surgiro, e ser necessrio, mais do que a Palavra de Deus registrada contm para poder direcionar o povo catlico. Porm, a Bblia ser sempre a base para as orientaes da Igreja sobre novos temas. Exemplos de novos temas da atualidade: eutansia, clonagem de embries humanos, unio civil e/ou religiosa de homossexuais, inseminao artificial, fertilizao em vidro, doao e transplantes de rgos, doao e transfuso de sangue... E no apenas porque a Bblia no fala, pelo menos clara e diretamente, sobre certo tema, que ele deva ser aceito como prtica correta. Muitos outros assuntos ao longo dos sculos precisaram ter a posio oficial da Igreja Catlica como pastora do rebanho. Devo lembrar que mesmo Lutero defendendo a Sola Scriptura, defendia Juntos com alguns outros reformadores protestantes o batismo de crianas, dogma da Mo de Deus, uso de imagens, e hoje, intercesso dos santos.

(( ::: TRADIO :: ))

Tradio todo ensinamento passado entre geraes, que ao contrrio do que se pensa, no se trata apenas de transmisso oral, mas tambm, escrita ou de outra forma qualquer. E no se trata sempre de lendas ou crendices. Veja, acredita-se que o primeiro Livro da Bblia a ser escrito foi o de J, por volta de 1.600 anos antes de Cristo nascer. Logo, todos os acontecimentos anteriores s eram conhecidos pelos israelitas atravs da Tradio Oral (origem do mundo, vida dos patriarcas Abrao Isaac e Jac, Davi dilvio, fuga do Egito... (Ex 12, 24.26-27)! Muitos sculos depois que tudo isso passou a ser registrado, e tivemos a Tradio Escrita. Tradio significa tudo que conservado entre geraes. O mesmo vale at para os Evangelhos e todo o Novo Testamento. Ora, como os primeiros cristos poderiam se guiar s pelas Escrituras, segundo querem os protestantes, se o Novo Testamento ainda estava sendo escrito no sculo I? Alis, nenhum Discpulo ou Apstolo de Cristo tinha escrito nada nas duas primeiras dcadas aps Jesus ter subido aos Cus, 40 dias depois da Ressurreio!!!! O primeiro Livro do NT a ser escrito foi a Primeira Carta de So Paulo aos Tessalonicenses l pelo ano 50 d.C. O prprio So Lucas, que era mdico, afirma ter composto todo o Terceiro Evangelho a partir do que escutou das testemunhas oculares das obras de Cristo (Lc 1, 1-4). O Apocalipse o mais recente, sendo o ltimo Livro da Bblia e ltimo a ser composto, por volta do ano 100 d.C. Toda a Bblia, com os Livros Autnticos s foi definida no sculo 4, e a Bblia Protestante s foi definida por Martinho Lutero, mais de 1.500 anos depois de Cristo!!! Ou seja, s se pde falar em Bblia tal como a conhecemos hoje, a partir do sc 4, quando os escritos foram reunidos e separados dos falsos. At ento ainda havia quem tinha dvidas sobre a Carta aos Hebreus, por exemplo. Nenhum cristo, principalmente dentre os do primeiro e segundo sculo, andava com a Bblia na mo, ou a tinha em casa. Tudo era pregado atravs de palavras. S depois da segunda dcada aps a ressurreio de Cristo, comearam as Cartas de So Paulo e de alguns Apstolos. Ento, como poderiam seguir apenas as Escrituras??? Como vimos a Bblia s teve um impulso maior de divulgao com o surgimento da imprensa, no sculo 15, por iniciativa catlica. Raras pessoas e geralmente ricas, porque o costeio era muito, tinham a Bblia em casa, e muitas vezes nem era completa. Eram feitas a mo antes da imprensa. Logo, no se deve pensar que Tradio algo a no ser dado crdito, que so mentiras, lendas ou fbulas. Pelo menos, no no caso da Tradio Bblico-Apostlica-Catlica, que um registro Divino da Histria de Salvao do povo de Deus. O que os chamados Pais da Igreja, desde o sculo I, possuem respaldo bblico, como veremos nesses estudos. Sendo assim, percebemos que A transmisso do Evangelho, segundo a ordem do Senhor (Mc 3, 13-14), fez-se de duas maneiras: Oralmente pelos apstolos, que na pregao oral, por exemplos e instituies, transmitiram aquelas coisas que ou receberam das palavras, da convivncia e das obras de Cristo ou aprenderam das sugestes do Esprito Santo (Catecismo da Igreja Catlica 76; Mt 28, 19-20) Por escrito como tambm por aqueles apstolos e vares [homens] apostlicos que, sob inspirao do mesmo Esprito Santo, puseram por escrito a mensagem da Salvao. Embora que isso tenha sido feito dcadas depois dos fatos ocorridos (Doc. Dei Verbum 7; Catecismo da Igreja Catlica 83; Lc 1:3) Mas, como j vimos, a Igreja enfrentou novas questes ao longo dos sculos e precisou expressar sua deciso, da passamos a ter a Tradio Apostlica, aceita e transmitida aos fiis, tendo a Bblia como base, porm, com a Inspirao Divina para cada poca de cada questo levantada. Veja, se so assuntos novos a Bblia vai conter bases, indcios nunca uma afirmao com todas as letras. Voc no vai encontrar na Bblia em hiptese alguma, palavras como clonagem humana, por exemplo. Da a Autoridade e Luz do prprio Cristo, confiadas Igreja virem dar o direcionamento sobre clonagem. Veja, Jesus critica as roupas tradicionais dos sacerdotes judaicos, mas, tais roupas, foram definidas pelo prprio Deus na Lei dada a Miss (Mt 23:5; Nm 15, 37-41)! Pois, Cristo no estava condenando as roupas sacerdotais tradicionais, e sim, a vaidade em poderem us-las por serem sacerdotes, e o fato de serem apenas fachadas de sacerdotes hipcritas. Isso serve para cada um de ns catlicos, e tambm para pastores protestantes e membros. No a tradio ou o costume em si, mas sim, a falta de prtica de f no dia-a-dia. So Paulo exorta aos fiis a guardarem as tradies, o que aprenderam de boca, ou seja, oralmente, sem nada escrito (At 2:42; 1. Cor 11:2; 2. Tes 2:15; 1. Tm 6:20; 2. Tm 2:2; )... Claro, no se deve seguir uma religio, igreja ou crena alguma pelo nico fato de ter sido criado nela, ou convertido a ela. Segue-se o Catolicismo porque a nica Igreja, o nico ramo de Cristianismo que existe desde o tempo de Jesus e est at hoje, com a garantia de no ser vencida pelos infernos (Mt 16:18)!

Todas as outras Igrejas crists, tm sua origem, direta ou indiretamente, na Igreja Catlica Apostlica Romana. Ela nica raiz em comum, no h absolutamente nenhuma outra. Por outro lado, as tradies populares que so ligadas religiosidade catlica, mas, que envolvam supersties, crendices, sincretismo, no so apoiadas pelo Vaticano (Catecismo da Igreja Catlica 83). (( ::: DOGMAS :: ))

O Magistrio da Igreja empenha plenamente a autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto , quando... prope verdades contidas na Revelao Divina ou verdades que com estas [verdades divinas] tm uma conexo necessria... Os laos mtuos e a coerncia dos dogmas podem ser encontrados no conjunto da Revelao do Mistrio de Cristo (Conclio Vaticano I, Catecismo da Igreja Catlica 90) O Magistrio da Igreja o Ensinamento, que conta com o auxlio dos Cardeais junto ao Papa, e com a declarao final do Papa. Um dogma pode ser definido unicamente pelo Papa. Um dogma no fruto do bel prazer de um Papa, mas, sim de uma concluso aps longo estudo e orao de algo que algum ou grande parte do povo, catlico ou no, levantou dvidas ou ensinou como verdade. Existem Dogmas Catlicos que so aceitos pela maioria dos protestantes, como por exemplo, o dogma da Santssima Trindade. Principalmente quanto ao fato do Esprito Santo ser Divino. A expresso Santssima Trindade no existe na Bblia, mas, muitas Igrejas Protestantes a usa, e o conceito da Trindade semeado ao longo de toda a Bblia. Tambm aceito pelas igrejas protestantes pioneiras, o Batismo de crianas, o dogma da Me de Deus, intercesso dos santos... Ter o Domingo como o Dia principal de Adorao a Deus fruto da Tradio Catlica! No existe na Bblia nenhuma ordem expressa para se mudar o Sbado pelo Domingo, mas sim, sinais dessa transferncia. Por outro lado, os protestantes possuem suas tradies prprias, que no possuem sustento bblico algum, tias como: batizar as pessoas a partir dos 12 anos de idade (no existe isto na Bblia), expulsar os j membros da Igreja que tenham praticado relaes sexuais antes do casamento e no querem se casar (no existe caso algum de expulso por isso na Bblia), usar po comum e suco de uva quando celebram a ltima Ceia (Jesus usou po sem fermento e vinho)... Tradies e Dogmas Catlicos no so acrscimos Palavra de Deus. Quando a Igreja Catlica aceitou 7 livros do AT e 7 livros do Novo Testamento, tambm foi acusada pelos protestantes de estar acrescentando livros Bblia. Hoje, h judeus que aceitam bem os 7 livros deuterocanonicos do AT como historicamente fiis, e algumas Igrejas Protestantes (inclusive a Luterana) tambm os aceitam, como podemos ver na Bblia TEB (Traduo Ecumnica da Bblia). Quanto aos 7 livros do NT - Hebreus, Tiago, 1. e 2. Joo, Judas, 2. Pedro e Apocalipse -, todas as Igrejas protestantes acabaram os aceitando. A Igreja cr que toda a Verdade j foi revelada, mas no foi plenamente compreendida (Hb 1, 1-2; Catecismo da Igreja Catlica 65-66). Haja vista as supostas contradies e erros que so levantados contra ela. No se sabe com detalhes como o Cu, onde o Pai habita, nem o inferno, ou que dia ser a 2. Vinda de Jesus, nem temos a interpretao correta do Apocalipse e de algumas outras profecias bblicas... A questo do Domingo, da Trindade, dos Livros autnticos... E Jesus diz ainda Muitas coisas ainda tenho a vos dizer, mas, no podeis suportar agora... (Jo 16:12) e que outros ensinamentos foram realizados por Cristo Jesus, mas, que no caberiam em todos os livros do mundo (Jo 21:20). Ento, s h um depsito da f, a Igreja a quem Cristo confiou toda a Autoridade na Terra, com confirmao no Cu (Mt 16, 16-19)! Para que o Evangelho sempre se conservasse inalterado e vivo na Igreja, os apstolos deixaram como sucessores os bispos, a eles transmitindo o seu prprio encargo de Magistrio [ensino]. Com efeito, a pregao apostlica, que expressa de modo especial nos livros inspirados, devia conservar-se por uma sucesso contnua at a consumao dos tempos. Esta transmisso viva, realizada no Esprito Santo, chamada de Tradio enquanto distinta da Sagrada Escritura, embora intimamente ligada a ela. Atravs da Tradio, a Igreja, em sua doutrina, vida e culto, perpetua e transmite a todas as geraes tudo o que ela , tudo o que cr. O ensinamento dos santos padres [padres e bispos j canonizados] testemunha a presena vivificante desta Tradio, cujas riquezas se transfundem na praxe [hbito] e na vida da Igreja crente e orante. Assim, a comunicao que o Pai fez de Si mesmo pelo Verbo [Jesus, Palavra realizada] no Esprito Santo permanece presente e atuante na Igreja: O Deus que outrora falou mantm um permanente dilogo com a esposa de seu dileto Filho, e o Esprito Santo, pelo qual a voz viva do Evangelho ressoa na Igreja e atravs dela no mundo, leva os crentes [pois ns cremos] verdade toda, e faz habitar neles abundantemente a Palavra de Cristo A Sagrada Tradio e a Sagrada Escritura esto estreitamente unidas e comunicantes. (Doc. Dei Verbum 7-8; Catecismo da Igreja Catlica 77-79)

3. Aula Criao & Evoluo O Universo foi criado por Deus, ou surgiu do acaso e evoluiu sozinho? Vamos analisar passo a passo, primeiro a cincia e logo aps, a Bblia: > CINCIA (mundo formado em bilhes de anos)... Big Bang (Grande Exploso) - a idia de que todos os elementos do universo j estavam extremamente comprimidos num nico ponto, menor do que a cabea de uma agulha. E a teria havido uma grande exploso. Da poeira csmica da exploso se formaram as estrelas e os planetas do universo; Como a Terra estava um caos, em meio a intensas trovoadas, um raio teria cado sobre algum micro ser e ter lhe dado a vida; Ou ainda, a vida teria surgido primeiro na gua, com os primeiros seres microscpicos; A vida na Terra poderia ter vindo ainda de algum pedao de asteride do espao com vida extraterrestre microscpica. A Vida chega ao solo atravs dos anfbios (seres q so aquticos e terrestres ao mesmo tempo). Teriam surgido ento os rpteis, depois mamferos, tendo as aves surgido antes do homem. Os seres evoluem sozinhos, conforme as necessidades de sobrevivncia, at chegarem a se tornarem mamferos, como os macacos. Os macacos foram evoluindo, ficam de p, falam, e chegam a um grau de evoluo em que so chamados de homo sapiens (homem inteligente).

>> BBLIA (em 6 dias)... Faa-se a luz Deus criou tudo, inclusive a grande luz inicial, a partir do nada (Gn 1,1.3) Deus criou o universo, estrelas, planetas e satlites naturais (luas), os cus e a Terra, inclusive a gua (Gn 1, 8-10.14-15) Deus ordena que as guas sejam repletas de seres vivos e o cu, povoado pelas aves (Gn 1:20) Deus cria os animais terrestres inclusive os que se arrastam, como os rpteis (Gn 1:26) Do solo Deus fez Ado. E soprando em suas narinas lhe d a vida (Gn 2:7). Da costela de Ado, Deus cria Eva (Gn 2:7.18-23) V-se que a seqncia do surgimento da vida muito semelhante para a Cincia e para a Bblia! Porm, os problemas bsicos com as teorias da cincia (pois h muitas) o tempo desde o surgimento do universo at o ser humano, e a excluso de Deus no surgimento da vida. E sempre que a cincia, de alguma forma, exclua a Deus, a Igreja no lhe dar apoio. No cremos que um ocasional relmpago, por mais energia eltrica que tenha (e temos bastante em ns), possa ter gerado a vida na Terra, e nem que essa energia em nossos corpos, sustente nossas vidas sozinha! E nem que esta vida, e a de todos os seres, e todo o universo com suas complexidades, funcionem sozinhos, ou ao acaso! Claro que a criao evolui, se adapta, mas, no sozinha, por vontade prpria. Deus vai adaptando e fazendo surgir novas espcies ainda hoje! A vida pertence a Deus (J 12, 9-10) Quanto aos dinossauros, o que pode ser afirmado sobre os dinossauros que sendo seres reais foram criados por Deus. O Problema de datao e extino bem como outros detalhes uma questo ainda no bem resolvida pela cincia. A Bblia fala dos grandes animais (Gn 1:21; Jo 7:12; Sl 73:14; Db 3:79). Bem, nem a Bblia nem o Vaticano falam de seres meio homens meio macacos (seres em evoluo de macaco para ser humano) ela s fala de macaco e de ser humano. Desde de Ado e Eva a expresso nica e sempre homem e mulher. Nunca se mencionou nada sobre meio termo, ou elo perdido entre humanos e macacos.

MACACO DE DARWIN::: A Teoria da Evoluo Natural das Espcies, do ex-protestante Anglicano, Charles Darwin, anunciada em 1859, a mais aceita no meio cientfico! Sobre a origem do ser humano, nada se tem de provas de que o homem seja uma evoluo natural do macaco, como Darwin afirmou em 1871. Como o prprio nome diz, isso apenas teoria! Suposio! Charles foi atrs de outra explicao para nossa origem porque no acreditava que Deus poderia ter criado tudo em 6 dias! Claro que dentre os animais ditos "irracionais", o macaco o que mais se parece com o homem, fsica, comportamental e geneticamente (diferena de 4% no cdigo gentico). Mas, saiba, que o rato difere dos seres humanos em apenas 2% quanto ao cdigo gentico (DNA)!!! E isso no quer dizer que viemos diretamente dos ratos! Contudo, cremos que houve uma evoluo na Criao sim, mas, por parte do prprio Deus! Ou seja, em cada passo da criao, Deus foi aprimorando a obra, cada animal que era tirado do solo, era mais elaborado (Gn 2:19)! At que chegou a hora de criar o homem Sua Imagem e Semelhana: tambm do solo. Porm, capaz de falar, pensar, e reconhecer Deus (Gn 1:26a)! Quanto a cincia acreditar que a Terra existe a cerca de 6 bilhes de anos, e depois de bilhes de anos surgiram os seres, pode-se levar em conta que 1 dia para Deus so mil anos (Sl 90:4), isto significa tambm 1 milho de anos, 1 bilho de anos! Tanto faz, pois, para Ele como um dia, pois, Ele est acima do tempo. Quando a Bblia fala no planeta Terra, diz que j existia (j tinha sido criada), mas, que precisava ser formatada e habitada, visto que estava sem forma e vazia. Junto com os cus, a Terra foi criada logo no incio, mas, foi modelada melhor pelo prprio Deus (Gn 1, 1-2). S tem uma coisa que a Igreja nunca abrir mo: Foi Deus quem esteve frente de toda a nossa origem, e esta frente de nosso destino! E que o homem criao direta de Deus. Jamais a Igreja Catlica aceitar o atesmo (no crer em Deus) nem o ceticismo (s crer no que a cincia pode provar). Existe uma anomalia congnita, ou seja, uma caracterstica fora do normal, que acontece j no ventre da me, na qual a criana nasce com algo que se assemelha a uma cauda humana, o chamado apndice neuroectodrmico. Segundo o neurocirurgio Maurus Holanda, nos ltimos 55 anos 60 casos foram registrados na literatura mdica mundial. A causa da anomalia est ligada m alimentao da me durante a gravidez. A falta de ricas vitaminas, em especial o cido flico, pode causar problemas na formao do feto. Tal cido fundamental para a formao do DNA e RNA e garante que as clulas se dupliquem normalmente. Ajuda a produzir substncias qumicas essenciais para o crebro e o sistema nervoso. A cirurgia remove o apndice localizado na regio lombar, no final da coluna (Jornal "Correio da Paraba", 12 de maio de 2005). Seria isso uma evidncia de que realmente somos frutos da evoluo natural do macaco? No! Pois, existem outros casos raros nos quais pessoas nascem com a pele semelhante a escamas, e isso no significa que viemos direto dos peixes! Algumas perguntas ficam no ar: Se uma evoluo natural, porque os macacos pararam de evoluir? Porque no existem ainda hoje macacos em processo algum de evoluo? Alis, porque ainda existem macacos, j que o natural seria todos terem evoludo? Onde esto os ossos do chamado "Elo perdido", o ser que teria sido intermedirio final entre homem e macaco? O fato que faltam muitas ossadas no encontradas, das chamadas fases da evoluo! Por outro lado, a "evoluo", vinda da parte de Deus, veio no processo da criao de cada ser, individualmente... tudo foi clara e definitivamente definido: rptil rptil, anfbio anfbio, macaco macaco, homem homem... Em cada passo da criao, foram sendo elaborados e criados, e assim permaneceram. O fato que de alguma forma passamos a existir e estamos aqui, ento, mais lgico a um(a) cristo () crer que seu Deus Todo-Poderoso tenha criado o homem do solo e a mulher de sua costela, do que crer que ambos vieram do acaso, se formaram sozinhos e so guiados pelo nada!!! CIC 279-286 http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/marcelmarques/hist%F3ria.htm (Vida de Charles Darwin) http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=doutrina&id=789 (Igreja e Darwin)

COSTELA DE ADO Todo homem tem uma costela a menos que a mulher??? No. A Ortopedia afirma que o homem pode ter uma costela a menos que a mulher, mas, em casos de anomalias, de m formao do feto durante a gravidez! Bem como a mulher tambm pode nascer sem uma costela! Alis, como todos ns podemos nascer sem um dedo, sem uma mo! Enfim, normalmente, homem e mulher possuem o mesmo nmero de costelas: So 12 costelas de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se renem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, no se fixando ao esterno). De uma delas, pertencente a Ado, Deus fez a mulher inteira de carne e osso! Portanto, s Ado o homem que por interveno Divina passou a possuir somente uma costela, desde ento! Como foi algo nico e individual a Ado, no sendo ento algo hereditrio, seus filhos, nasceram normais, como Ado o era antes de Eva ser criada. At onde se sabe, s as pessoas que possuem problemas na formao das costelas durante a formao fetal, no ventre da me, podem possuir costelas a menos! No podemos esperar a cincia provar a origem da mulher biblicamente, pois, mesmo que se encontrasse um esqueleto milenar, sem uma costela, poderia se alegar que era de uma pessoa que sofria de anomalia e possua uma costela a menos. Ou, que possua todas as costelas, mas, que com o tempo, uma delas teria j se deteriorado completamente. A nica prova que temos a Palavra do prprio Deus! Basta, no? Cremos que a Santssima Trindade Quem criou o universo a partir do nada, do solo da Terra criou o homem, e da costela do homem, criou a mulher (Gn 1,2.26; Col 1, 15-17)! Ora, j que o homem pode, a partir do micro ncleo de uma clula, clonar um animal, imagine Deus, que a partir do nada criou o universo!!! CIC 290-301.355-373 http://www.orkut.com/AlbumView.aspx?uid=13149099011135578565 (lbum de Ilustraes sobre este estudo)

... Sobre as costelas humanas ... Do barro carne ?!?!? Poderia Deus, do solo criar um ser humano, formado por trilhes de clulas???? Sim! Vou citar aqui um exemplo bblico dos Milagres de Deus, embora que algumas pessoas possam afirmar no passarem de lendas ou metforas: Veja como Deus, transformou gros de areia em mosces para atacarem o Egito na 3. praga (Ex 8, 12-14)! Ou seja, transformando elementos dos gros de areia (tomos) em clulas vivas animais dos mosces! Cada gro, um mosco! Mas, vou pegar um exemplo vivo, pblico, atual e comprovado pela cincia: Os Milagres Eucarsticos, nos quais, a hstia consagrada se converte em corpo e/ou sangue. Ou seja, os elementos da massa do po sem fermento (hstia) foram transformados em clulas humanas vivas miraculosamente! Logo, moldar o barro, coisa que um bom escultor pode fazer, Deus pode fazer infinitamente melhor, e depois converter cada elemento do solo em clula viva perfeitamente possvel para Deus, sim! Deus no transformou macaco algum em ser humano. Cada animal, cada ser, foi criado do solo separadamente (Gn 2:19). Deus foi Quem evoluiu a criao, mas, de forma individual! Em cada ser Ele dando aperfeioamentos, independentemente um do outro! Quando Deus criou o primata mais evoludo, vamos aceitar assim, no o aproveitou para criar o homem. Deus foi novamente ao solo e criou o homem. Que um aperfeioamento enorme do primata. Deu-lhe uma alma capaz de reconhecer Deus e deu o Dom da fala, alm de uma inteligncia muito superior. o que diz a Bblia!E isso o mximo que a Igreja Catlica aceita oficialmente quanto a unio entre f e cincia no estudo da criao! Fica difcil querer aplicar a cincia plenamente no campo da criao, porque a cincia tem vrias opinies, nenhuma totalmente comprovada de fato. As explicaes cientficas quanto ao surgimento do ser humano, no passam de teorias. Mesmo assim, a cincia admite sim que o homem descendente do macaco, mas, no diretamente. O macaco no passou a ser humano diretamente. Teria havido fases de transio entre

macaco e ser humano. esta suposta fase que inclui o tal ancestral em comum, que chamado de Elo perdido, a ligao entre macaco e ser humano, que jamais foi encontrada.

4. Aula Anjos e Demonios >>>Anjos<<< A palavra anjo vem do grego ngelus e significa mensageiro. No hebraico malak. Os Anjos so seres espirituais, inteligentes, inferiores a Deus e superiores ao homem. Eles no so reflexos de Deus, mas, refletem a Grandeza de Deus, porque atravs dos Anjos se v a Glria Divina. No so deuses! Foram criados por Deus antes mesmo de existir a Terra (J 38,4-7; Sl 148:2)! Os Anjos existem de fato, so citados do Gneses ao Apocalipse, e nos confirmam os Conclios de Nicia, o 4. Conclio de Latro, Conclio de Florna, Conclio de Trento, Conclio Vaticano I e II. Mas, os Anjos no so unicamente mensageiros (Zc 1, 14-17). Eles louvam a Deus (Ap 7:11), cumprem ordens do Senhor (At 7:38; Sl 120:20), servem aos fiis de Deus (Dn 6:23; Hb 1:14), trazem respostas de Deus (Dn 9, 21-23; At 10:4), esto em sonhos e vises profticas (Dn 7, 15-16), so protetores em Nome de Deus (Dn 3, 46-51; 14, 23-42; At 12, 7-10), lutam contra os demnios (Ap 12, 7-9), nos observam (1. Cor 11:10), guardam as Igrejas (Ap 2,1.8.12.18; 3, 1.7.14), adoram a Deus (Ap 7:11), intercedem por ns (Zc 1 ,10-13; Ap 8, 3-4). Algumas caractersticas dos Anjos de Deus: Habitam o Cu (Mc 13:32; Gl 1:8), no se casam (Mt 22:30), so eternos - no por poder prprio, mas, por Decreto de Deus - (Lc 20:36), no podem ser adorados (Col 2:18; Ap 19, 9-10), podem aparecer de forma humana(Gn 18, 2-16; 19:1; Hb 13:2); possuem Hierarquia (Dn 10:13; Tb 12:15; Col 1:16; Ap 8:2), etc... Os Anjos na Vida de Jesus so presena constante, desde o Nascimento at a Ascenso aos Cus, enfim, eternamente (Hb 1:6; Lc 2:14; Mt 1, 20-24; 2:13; 13,39.41-49; 24, 30-31; 28:2; Lc 1, 26-34; Lc 2, 9-13; Lc 12, 8-9; 15:10; 22, 39-46; At 1:10; Ap 14, 6-7; ....... Na vida de Maria um Anjo teve participao fundamental: Gabriel, o Anjo Anunciador (Lc 1, 26-38). E na vida de So Jos um outro Anjo no identificado pelo nome, foi de fundamental importncia, inclusive para a preservao da vida humana de Jesus (Mt 1, 18-24; 2, 13-14.19-23)! O Anjo da Guarda - A Bblia indica, e a Igreja confirma, que temos sim, um Anjo especfico que nos acompanha! Quando So Pedro foi liberto da cadeia pelos Anjos de Deus, chegando em casa, uma das pessoas que estava dentro, pensou que quem estava porta era o Anjo de Pedro, e ningum contrariou tal expresso (At 12, 14-15). Esto a nos proteger por ordem de Deus (Sl 91:11), esto conosco na infncia (Mt 18:10) e at aps a morte, para nos levar ao Cu (Lc 16:22)!!! Os Anjos mais conhecidos pelo nome so: Miguel "Quem como Deus?" (Dn 12, 1-3; Ap 12:7), Gabriel "Enviado de Deus" (Dn 8, 15-19; Lc 1, 5-19.26) e Rafael "Deus cura" (Tb 12, 6-15). ::: O Arcanjo So Miguel, foi encarregado tambm de levar o corpo de Moiss parao Cu, onde foi vivificado e glorificado (Dt 34, 5-6; Jd 9; Mt 17, 1-4) :::

CIC 325-336 (Anjos)

>Demnios< A palavra demnio tambm vem do grego daimon e significa mau. Os demnios so anjos de Deus, criados bons, mas, que logo se rebelaram contra Ele, guiados por satans (Col 1, 15-16; Gn 1:31; Mt 12:24)! Acredita-se, embora sem confirmao da Igreja Catlica quanto a nmeros, que satan (o drago) tenha conseguido desviar a tera parte dos anjos de Deus. Visto que os anjos de Deus so comparados a estrelas, por serem espritos de Luz a brilhar no Cu, e tera parte de estrelas aparecem varridas pela cauda do drago (Ap 12, 3-4a). Os tais anjos rebeldes preferiram deixar de estar na Glria da Presena de Deus, para serem adorados pelas pessoas, e viverem numa vida carnal com mulheres da Terra, fugindo e abandonando o propsito especfico e grandioso do Amor de Deus na vida deles (Gn 6, 1-2)! Os demnios, tais como os demais anjos, no so deuses, mas, conseguem ser servidos e adorados por muita gente no-crist, na maioria das vezes de forma enganadora quanto aos inocentes fiis (1. Cor 10, 19-20).

A Bblia no diz se eles perderam todas ou certas capacidades que um anjo possui, e que vimos mais acima, mas, uma coisa certa: O destino final deles j a condenao eterna no inferno (2. Pd 2:4)! Quando eles foram expulsos do Cu, no foram ainda lanados ao inferno, pelo menos no todos. Se voltaram sim, contra a humanidade, e ficam entre o Cu e a Terra buscando famintamente a quem devorar, com grande ira. Pois, sabem que no possuem mais Salvao, e tm pouco tempo para desviar as pessoas, porque Jesus pode voltar a qualquer momento (Ap 12, 7-9.12)! Demnios que so identificados na Bblia pelo nome: Azazel, o anjo mau que ficava com o bode sobre o qual repousava simbolicamente todo o pecado de Israel (Lv 16, 6-10). Asmodeu, o anjo perverso que matava cada futuro marido de Sara (de Tobias) j na noite de npcias (Tb 3:8). E Apolion (ou Abadon), o anjo mau guardio do Abismo do Inferno (Ap 9:11). Os espritos maus so submissos a Deus, em Nome de Deus, so submissos aos Anjos fiis e a ns, Filhos de Deus! Nos agarremos com Deus para que o mau se afaste de ns, pelo Poder do Nome de Jesus! CIC 391-395 (Queda dos Anjos)

Pergunta: "Quem o anjo do Senhor" mencionado na Bblia? A identidade precisa do "anjo do Senhor" no nos dada especificamente na Bblia. No entanto, h vrias dicas importantes para a sua identidade. H referncias no Velho e Novo Testamento a anjos do Senhor, um anjo do Senhor e O anjo do Senhor. Aparenta ser o caso que quando o artigo definido o usado, est especificando um ser nico, separado dos outros anjos. O anjo do Senhor fala como Deus, identifica-se com Deus e exercita as responsabilidades de Deus (Gnesis 16:7-12; 21: 17-18; 22:11-18; xodo 3:2; Juzes 2:1-4; 5:23; 6:11-24; 13:3-22; 2 Samuel 24:16; Zacarias 1:12; 3:1; 12:8). Em vrias outras aparies, aqueles que viram o anjo do Senhor temeram por suas prprias vidas porque eles tinham visto o Senhor. Portanto, claro que em pelo menos alguns casos, o anjo do Senhor uma teofania, uma apario de Deus em forma fsica. As aparies do anjo do Senhor cessaram depois da encarnao de Cristo. Anjos so mencionados inmeras vezes no Novo Testamento, mas O anjo do Senhor nunca mencionado no Novo Testamento. Seria possvel que as aparies do chamado anjo do Senhor fossem manifestaes de Jesus antes de Sua encarnao? Jesus Se declarou como sendo existente antes de Abrao (Joo 8:58), ento significaria que Ele estava ativo e manifesto ao mundo como sendo O Anjo do Senhor? ca de Deus. Fonte:http://www.gotquestions.org/Portugues/anjo-do-Senhor.html Bom, tem bastante lgica este raciocnio a primeira vista. Se no fosse por um detalhe. Jesus no e nunca foi um anjo!!! Ele criou os anjos junto com o Pai, e portanto existia antes deles e superior a todos eles... (I So Pedro 3,22) Esse Jesus Cristo, tendo subido ao cu, est assentado direita de Deus, depois de ter recebido a submisso dos anjos, dos principados e das potestades.

Hebreus 1, 2. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. 3. Esplendor da glria (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificao dos pecados, est sentado direita da Majestade no mais alto dos cus, 4. TO SUPERIOR AOS ANJOS QUANTO EXCEDE O DELES O NOME QUE HERDOU. 5. Pois a quem dentre os anjos disse Deus alguma vez: Tu s meu Filho; eu hoje te gerei (Sl 2,7)? Ou ento: Eu serei seu Pai e ele ser meu Filho (II Sm 7,14)? 6. E novamente, ao introduzir o seu Primognito na terra, diz: TODOS OS ANJOS DE DEUS O ADOREM (Sl 96,7). 7. Por outro lado, a respeito dos anjos, diz: Ele faz dos seus anjos sopros de vento e dos seus ministros chamas de fogo (Sl 103,4), 8. ao passo que do Filho diz: O teu trono, Deus, subsiste para a eternidade. O cetro do teu Reino cetro de justia. ... Colossenses 1, 15. Ele a imagem de Deus invisvel, o Primognito de toda a criao. 16. NELE FORAM CRIADAS TODAS AS COISAS NOS CUS E NA TERRA, AS CRIATURAS VISVEIS E AS INVISVEIS. Tronos, dominaes, principados, potestades: TUDO FOI CRIADO POR ELE E PARA ELE. 17. Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele.

Jesus o Deus Filho: : Respondeu-lhe Tom: Meu Senhor e meu Deus! (So Joo 20,28)

5. Aula O Diabo existe... A palavra diabo vem do grego diabolos e significa divisor! O diabo, tambm chamado de belzebu (Mt 12:24), maligno (Mt 5:37; 13,19.38; Ef 6:16; 1. Jo 3:12), serpente (Gn 3; Ap 20:2), drago (Ap 20:2), ou satans (J 1; 2; Lc 22:31), tido como o lder dos demnios (Mc 3:22)! Embora esteja sob limites dados por Deus (J 1:12)! Ou seja, o diabo no o todo-poderoso. Ele s pode fazer aquilo que deixarmos, ou que Deus permitir! Lembrando que esse permitir de Deus no significa prazer em ver Seus filhos na tentao ou parceria com o diabo, mas, sim, necessidade, pois, muitas pessoas s se achegam a Deus quando se vem atormentadas (Lc 13:16; Lc 7:21)!... Lcifer, ou seja, portador da luz, no um nome bblico, mas, denota a idia de que o diabo era um anjo de luz. E de fato o era, como todos os outros anjos! Porm, na sua liberdade, no quis submeter-se a Deus, pelo contrrio, quis se tornar deus. Seduziu e seduz a humanidade para serem deuses tambm, seres independentes do Deus Verdadeiro! E para muitos ele realmente o , embora na verdade no passe de um anjo decado, mas, que pode fazer misrias se deixarmos! Os espritos maus tm o poder de se disfararem de espritos de luz para nos enganar (2. Cor 11:14)! Como anjo, ele possui mais poderes e capacidades do que ns, mas, como Filhos (as) de Deus somos mais fortes do que ele, pelo Poder do Nome de Jesus (Gl 4:6; Fl 2:10)! Este anjo mau, e seus partidrios, s possuem um plano: roubar, matar e destruir (Jo 10:10)! Mesmo quando atende a seus adoradores no satanismo, est lhes fazendo mal, por "roubar" suas almas das mos de Deus! O diabo foi expulso do Cu (Lc 10:18), bem como os demnios, mas, nos rodeiam famintos por novas almas para fazer perder (1. Pd 5:8). Ele o acusador porque alm de nos tentar fazer cair (e consegue) ele nos acusa diante de Deus de termos pecado (Zc 3:1)! Por isso precisamos nos revestir da Armadura de Deus, pois, estamos lutando contra grandes poderes demonacos (Ef 6)!!! ::: Palavra da Igreja sobre o maligno ::: Devido h muitos catlicos, inclusive certos telogos, duvidarem da existncia real do diabo, como ser espiritual pessoal, ou seja, que fala, ouve, pensa... a Igreja se declara pela verdade: Por traz da opo de desobedincia de nossos primeiros pais h uma voz sedutora, que se ope a Deus (Gn 3, 1-5)... A Escritura e a Tradio da Igreja vem neste ser um anjo destronado, chamado Satans ou Diabo (Jo 8:44; Ap 12:9). A Igreja ensina que ele tinha sido anteriormente um anjo bom, criado por Deus...e outros demnios foram por Deus criados bons em (sua) natureza, mas se tornaram maus por sua prpria iniciativa (4. Conclio Lateranense em 1215)... No existe arrependimento para eles depois da queda, como no existe arrependimento para os homens aps a morte... (Catecismo da Igreja Catlica 391-393) ...O diabo pecador desde o princpio (1.a Jo 3:8), pai da mentira (Jo 8:44)...que Jesus chama de o homicida desde o princpio (Jo 8:44). Para isto que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo (1.a Jo 3:9)... Contudo, o poder de satans no infinito. Ele no passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser anjo, mas sempre criatura...A permisso divina da atividade diablica um grande mistrio, mas ns sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam (Rm 8:28)... Neste sentido, o Mal no uma abstrao, mas designa uma pessoa, Satans... (Catecismo da Igreja Catlica 394-395.2851) Padres mais renomados da Igreja Catlica que falam sobre a existncia real do diabo: So Justino Nas obras Apologia e Dialogus cum Tryphone judaeo; Orgenes Obra Contra Celsum Tertuliano Obra Apologeticus So Cipriano Obra Ad Demetrianum

Conclios da Igreja Catlica (Conclio basicamente a reunio do Papa com os bispos, para definirem questes da Igreja): 1. Conclio de Braga, Portugal (551-561 dC) Condenou a heresia dos maniquestas (seguidores de Mani), os quais pregavam que o diabo seria o poder do mal, assim como Deus seria o poder do bem, sendo que ambos em igualdade de poder!

4. Conclio Ecumnico de Latro (1215 dC) Declara a natureza espiritual do diabo que voluntariamente se tornou mal. Conclio Ecumnico de Florena (1431-1437) Conclio de Trento (1545-1563) Papas e o Diabo: >>Papa Paulo VI > Em 1966/67 o Catecismo Holands afirmou que acreditar ou no na existncia do diabo, no afeta a f de ningum. Ento, no ano seguinte o Papa Paulo VI afirma que a existncia do diabo real sim, logo, se v que Doutrina a ser pregada, e digna de f! Em 29 de junho de 1972, o Papa Paulo VI afirma sentir que a fumaa de satans havia entrado no Templo de Deus por uma rachadura na parede. Se referindo ao fato de que muitas pessoas no entenderam e nem aceitaram, as mudanas ocorridas com o Conclio Vaticano II, e semeavam dvidas, confuso e questionamentos quanto a Igreja Catlica, que tantos frutos bons conseguiu com tal Conclio. Em 15 de novembro de 1972, numa Audincia Geral, o Papa Paulo VI afirmou que o mal um ser espiritual vivo, pervertido e perversor. Que negar a existncia do diabo, ou afirmar que ele surgiu sem a ao de Deus, anti-bblico e anti-catlico. Jesus chama o diabo de prncipe deste mundo (Jo 12:31; 14:30; 16:11). So Paulo o chama de o deus deste mundo (2.a Cor 4:4), pois, assim que muitos o consideram e o adoram, embora ele no seja um deus! Dentre muitos, o principal demnio satans, o adversrio, o inimigo... Esta questo do diabo, a influncia que ele pode exercer num indivduo tanto quanto nas comunidades, sociedades inteiras ou acontecimentos um captulo muito importante da doutrina Catlica ao qual dada pouca importncia hoje, embora devesse ser estudado novamente (OR, 23 de novembro de 1972). Papa Paulo VI >> Papa Joo Paulo II Na sua Carta Apostlica Parati Semper, no Ano Internacional da Juventude, o Papa nos alerta que no precisamos ter receio em chamar o diabo claramente pelo nome: Maligno! Pois, o que ele mais quer se manter oculto, apagado, inexistente enquanto age por a afora! Em 31 de maro de 1985, diante de 300 mil jovens, o Papa afirma que ser homem saber justamente que no somos deuses, ao contrrio do que o tentador disse ao primeiro casal para os seduzir ao pecado (Gn 3, 1-5)...

Esta batalha contra o demnio que caracteriza o Arcanjo Miguel ainda continua, porque o diabo ainda est vivo e atuante no mundo... (OR 08 de junho de 1987) Papa Joo Paulo II ## EXORCISMOS ## Quando a Igreja exige publicamente e com autoridade, em nome de Jesus Cristo, que uma pessoa ou objeto sejam protegidos contra a influncia do maligno e subtrados a seu domnio, fala-se de exorcismo. Jesus o praticou (Mc 1, 21-28), Dele que a Igreja recebeu o poder e o encargo de exorcizar (Mc 3:15; 6, 7.13)...O exorcismo solene, chamado grande exorcismo, s pode ser praticado por um sacerdote, com a permisso do Bispo. Nele necessrio proceder com prudncia, observando estritamente as regras estabelecidas pela Igreja... importante assegurar-se, antes de celebrar o exorcismo, se trata-se de uma presena do maligno ou de uma doena. (Catecismo da Igreja Catlica 1673) Sim, porque muitas vezes a pessoa se descontrola, fica terrivelmente agressiva, o tom de voz muda, ou muito pelo contrrio, se fecha, nada fala nada responde, parecendo estar em transe, e tudo fruto de problemas psicolgicos e/ou psiquitricos que afetam seriamente o sistema nervoso, e com uma boa conversa e orao, a pessoa se acalma, e depois, se necessrio busca um tratamento mdico-psicolgico. A Igreja deu um tempo aos exorcismos devido aos abusos, e extrema falta de discernimento em muitos exorcistas. Mas, hoje ela retorna com dedicao maior, devida prudncia e formao necessria aos sacerdotes prprios para tal. Documentos, Encclicas, Declaraes da Igreja Catlica, tambm citam a reao ao do diabo:: Documento Sacrosanctum Concilium (1963) Fala do envio dos Apstolos na misso de anunciar nossa libertao das mos de satans, pelo Sacrifcio de Jesus. Documento Ad Gentes (1965) Nos fala que Deus mandou o Filho para nos arrancar do poder das trevas e de Satans (Col 1:13; At 10:38). Documento Gaudium et Spes (1965) Reafirma que o Senhor expulsou o prncipe deste mundo (Jo 12:31).

Encclica Lumen Gentium (1964) Cita o exorcismo como um tipo de Milagre de Jesus (Lc 11:20, Mt 12:28) e a rejeio a adorao a satans (Rm 1, 21.25). Cita tambm a Armadura do Cristo contra o diabo e os demnios (Ef 6, 10-17). Encclica Dominum et vivificantem (18 de maio de 1986) Nos alerta que o diabo pode nos fazer pensar que Deus inimigo da criatura humana, fazendo com que muitos se perguntem, por exemplo: Por que guerras? Porque fome?...Por que Deus no pra tudo isso?...Porque fulano (a) morreu, to jovem e to novo (a)?... Declarao Dignitatis Humanae (1965) Fala sobre o Poder da Palavra contra as foras hostis a Deus. >>O retorno do esprito mau... Quando voc busca a Deus, o diabo foge de voc, embora volte depois para te tentar (Tg 4:7; Lc 4:13)! Se um demnio expulso de algum, mas, a pessoa no busca a Deus, sua vida comear a desandar novamente, e ele pode voltar, e volta pior (Mt 12, 43-45)! Porm, nem sempre nossos desvios so culpa do diabo ou s do diabo! Na parbola do semeador Jesus citou satans apenas uma vez como responsvel pelo desvio de algum (Mc 4, 14-20; Tg 1:14)! >>Doenas e possesso diablica

A Bblia deixa bem claro que haviam doenas e possesses em casos separados (Mt 9, 1-8.27-31; 10:8), e tambm haviam casos em que apareciam juntas, como conseqncia mtua, onde demnios causavam a enfermidade (Lc 13, 11-13; Mc 9, 17-18; Mt 9, 32-33)! afirmado por muitos que Jesus no estava expulsando demnios, e sim, curando pessoas de Epilepsia (Mc 9, 17-27) e de loucura (Mc 5, 1-20)! Porm, nestes dois casos, v-se claramente um reconhecimento da parte do esprito mal, em relao pessoa de Jesus, o que no ocorre nem durante um ataque epiltico nem tampouco numa crise de loucura, nos quais o doente sequer tem noo do que est acontecendo no momento. Satans impediu uma viajem de Paulo (1. Tes 2:18), mas, em outras ocasies no conseguiu . Tentou Jesus (Mt 4, 1-11), quis Pedro (Lc 22, 31-32), dominou Judas (Jo 13:27)! Quer destruir os casais (1. Cor 7:5), as vivas (1. Tm 5, 11-16), os jovens (1. J 2, 13-14), a todos... e podem at serem vrios demnios (Mc 5, 8-9), mas, temos em Deus nossa confiana, e com jejum e orao podemos afast-los pelo Nome de Jesus (Mt 17:21)! Segundo os sacerdotes exorcistas catlicos, a possesso est geralmente ligada profundas prticas constantes de espiritismo (consulta aos mortos), incorporaes (supostos espritos e divindades tomam posse do corpo das pessoas), mediunidade (incorporaes ou dilogo com mortos ou mesmo com supostos anjos), sacrifcios de animais (magia negra, vudu...), satanismo (adorao a satan), bruxaria (encantamentos, feitios, simpatias...), ocultismo em geral (se invoca seres que no se revelam plenamente)... Certamente porque nestes casos a pessoa se abre ao de outros espritos, que ela julga serem verdadeiros, bons e sbios, mas que na verdade so apenas disfarces de satan e demnios para, entre outras coisas serem adorados, e/ou ensinarem doutrinas anti-bblicas, como se fossem luz (2. Cor 11:14; Gl 1:8). >>Sinais de possesso maligna Primeiramente, o exorcista nunca deve pensar de imediato que j se est diante de um caso de possesso. Como tambm no se pode descartar a hiptese sem uma sria anlise. Falar ou entender lnguas desconhecidas, identificar objetos a grande distncia ou fora do alcance da viso, e exibir fora muito maior do que a compatvel com a idade ou tipo fsico do possesso, no podem mais servirem de sinais decisivos, pois, isto pode acontecer em casos de problemas psicolgicos (paranormalidade) ou psiquitricos. Bem como a alternncia de comportamento normal e demonaco, podem ser frutos do problema de dupla ou vrias personalidades psicolgicas. Ritual Romano, revisto em 1952 diz que alguns sinais especficos de possesso podem ser identificados. Os exorcistas citam e detalham assim: dio veemente ao sagrado (expresses faciais de raiva, xingamentos e blasfmias pesadas, transformao completa da fisionomia, movimento convulsivos do corpo...); chegar at a beijar objetos sagrados mas com grande repugnncia e desrespeito ao exorcista ou deboche; contores de membros do corpo; gritos violentos e assustadores; ameaas; gestos provocativos; fingir passividade e obedincia para que o exorcista pense que ele saiu da pessoa; nada fazer para que se pense que no est tendo resultados; controle do corpo por parte do esprito mal que pode se alternar com o controle normal do possudo para confundir; relaxamento completo ou rigidez total do corpo; rejeio a qualquer fonte de consolao (oraes,

aconselhamentos...); assumir e permanecer em posturas instveis e desconfortveis; fazer todo tipo de ao inclusive caminhar normalmente de olhos fechados; por exemplo; cantar e pintar sem que isso seja habilidade prprio do possesso quando em situao normal; conhecer e citar segredos do possudo ou do exorcista, flutuar suspenso pelos ares em manobras surpreendentes (semelhante a levitao); mover objetos e mveis, bater e fechar portas e janelas, quebrar objetos, derrubar quadros e retratos sem tocar em nada, (semelhante a telecinsia presente na paranormalidade)... Os sinais so muito parecidos a problemas no demonacos, mas, que no caso de possesso, tomam graus muito maiores, sempre acompanhados da averso ao sagrado! ...O ensinamento da Igreja est igualmente bem afastado de ambos extremos, tanto do materialismo quanto da demoniomania. A Igreja no nega a possibilidade de uma possesso diablica...mas, ela recomenda a tratar tudo como natural at que o contrrio seja provado... (Documento Ordo poenitentiae, pp viii-ix) >>>Nossas armas!!! Os exorcistas so unnimes em nos apontar as armas contra o mal: Confisso regularmente, Comunho Eucarstica, Sinal da Cruz, uso do Nome de Jesus com autoridade (o que no significa necessariamente gritar), Objetos Bentos (vestimentas, leo, sal, gua benta), relquias e imagens (incluindo medalhas, crucifixos, escapulrios...)... Sem devida preparao e vida em Cristo Jesus, um exorcista pode ser atacado verozmente pelo esprito mal (At 19, 11-17)! Exorcismo no garantia absoluta de que esta ou aquela Igreja seja verdadeira. Alis, por si s no constitui salvao nem de quem exorciza e nem de quem exorcizado (Mt 7, 22-23; Lc 11, 17-20). ::: Consultas e Concluso... Livro O diabo, vivo e atuante no mundo, Autor Monsenhor Corrado Balducci SJ, MIR Editora, 2.a Edio, 2005, SP. Monsenhor Corrado um dos mais respeitados estudiosos sobre a ao do diabo no mundo. Livro O diabo e o exorcismo, Autor Frei Elias Vella, Editora O Frei Elias, foi o principal exorcista de Malta entre os anos de 1974 e 1986. Palavra e Prece, 2004, SP.

Logo, no podemos exaltar o diabo, nem atribuir tudo a ele, e muito menos termos medo dele, mas, tambm no podemos fingir que ele no existe, ou que inofensivo ao cristo!!!! Porm, os que esto conosco so em maior nmero, do que os que esto contra ns, como disse o profeta Eliseu (2. Rs 6, 15-17)! 6. Aula - Santssima Trindade A Santssima Trindade consiste no Pai, no Filho e no Esprito Santo. No so trs deuses como no Hindusmo. um s Deus em trs pessoas. O Pai, - que possui em Si o Esprito Santo -, e que gerou o Filho Jesus (Sl 2:7; A7 13:33; Hb 1:5; 5:5 Conclio de Antioquia no sc 3; 1. Conclio Ecumnico de Nicia em 325; Catecismo da Igreja Catlica 465). E quando se diz gerou, porque, embora no saibamos exatamente como, Jesus veio de dentro, do mais ntimo do Pai, no foi feito exteriormente como a criao! Jesus recebeu do Pai o Esprito Santo plenamente, sem que Este mesmo Esprito - que no possui limites - tenha deixado de habitar plenamente no Pai (Is 61, 1-2ss; Lc 4, 1.14-21; Col 1:19; 2:9; At 2:33; 4. Conclio de Latro em 1215; Catecismo da Igreja Catlica 246)! Todos os Trs so Divinos! o Pai, nico Deus, que se manifesta totalmente no Filho e no Esprito Santo (2. Conclio de Constantinopla em 553)! Na Bblia, no h a expresso Santssima Trindade, mas, um Dogma (Ensinamento) Catlico de F. Dogma todo ensino o qual no se discute mais, quanto a possibilidade de mudana ou anulao. Como a ressurreio de Jesus. A crena na Santssima Trindade, e o uso desta expresso, compartilhada por boa parte de cristos. J para as Testemunhas de Jeov, o Esprito Santo no um ser pessoal, mas sim, impessoal. Ou seja, o Esprito Santo apenas fora do alto, isto , no pensa, no sente, no fala, no ouve...: Entretanto, a Bblia diz que o Esprito Santo fala, ouve, pensa, ensina .... (Jo 14:26; 16, 13-14) Infelizmente, para as Testemunhas de Jeov tais passagens bblicas so apenas formas simblicas de expresso (antropomorfismo), como no caso de dizer que os seres brutos louvam ao Senhor (Dn 3, 57.60.62-81). Mas, quando se fala em mar louvar ao Senhor, porque a prpria existncia ativa da criao, j um louvor a Deus! Ora, se at os anjos, bons e maus, que so espritos, falam, ouvem, pensam e agem, imagine o Esprito de Deus!!! So Paulo deixa clara a realidade da Trindade Santa (2. Cor 13:13). E Jesus tambm, quando ordena aos Apstolos batizarem em Nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo (Mt 28:19). Mas, se o

Esprito Santo um Ser Pessoal, qual o Nome Dele? Bem, o Pai se chama Iahweh (Jav), Aquele que (Ex 3, 13-14; Catecismo da Igreja Catlica 203-207.210-213). O Filho se chama Ieshu (Jesus), Jav salva (Lc 1, 30-32; Catecismo da Igreja Catlica 430-435). E Esprito Santo j o Nome da Terceira Pessoa da Trindade Santa (Catecismo da Igreja Catlica 691). Muitas vezes o Esprito de Deus chamado em hebraico de ruah e em grego de pneuma, significa sopro, vento. No que Ele seja apenas um vento, mas, porque Ele assim, ningum o v, nem sabe onde Ele vai agir, s se percebe o sinal de sua presena! Talvez por isso que Estevo no v o Esprito Santo (Jo 3, 5-8; At 7, 5456; Catecismo da Igreja Catlica 691)! S possvel v-lo se Ele assumir forma fsica (Mt 3, 13-17; 1. Rs 19, 1113; At 2, 1-3). O Esprito Santo do Pai e do Filho (Rm 8, 9-11; Gl 4:6; 6. Conclio de Toledo em 675)! O Esprito Santo sonda o Pai, ou seja, O conhece profundamente no Seu ntimo (1. Cor 2, 10-11)! Mas, se o Esprito Santo fosse uma pessoa, como poderiam os Apstolos ficarem cheios dele, cheios de uma pessoa, como em Pentecostes (At 2, 1-4)? Ora, quando uma pessoa est possessa pelo esprito mau, no fica totalmente cheia dele, aponto de no ter controle algum sobre si (1. Sm 18, 10-11; 19, 8-10)? Quanto mais o Esprito de Deus!... Enquanto que na possesso maligna, o possesso fica totalmente fora de si, e de nada lembra depois, quando o Esprito Santo enche uma pessoa, ela continua consciente e se lembra de tudo que aconteceu... As Testemunhas de Jeov crem que Jesus no Deus: Eles afirmam que se Jesus fosse Deus, no rezaria ao Pai, pois, no poderia rezar a Si mesmo, olhando para o alto e O invocando (Jo 11, 41-42; 17, 1.24)! Bem, para no confundirmos as coisas, bom entendermos que a palavra Deus no um nome, e sim, um Ttulo. O Nome de Deus Pai Jav. Logo, quando ns catlicos dizemos: Jesus Deus, no estamos afirmando que Ele Jav, Deus Pai, mas sim, que Ele tambm possui o Ttulo Deus, como possui o ttulo Senhor, igual ao Pai Jav. Logo, quando Jesus orava ao Pai, estava orando realmente ao Pai, eram oraes do Deus Filho para o Deus Pai. Jesus orava, pois, estava na carne, e era tentado pelo diabo, e tambm porque quis deixar para ns o exemplo de orao e glorificao, que como filhos precisamos dar ao Pai! Mas, a Bblia diz tambm que Jesus o primeiro da criao, estaramos ento adorando a criatura ao invs do Criador (Col 1:15; Rm 1:25)?!?! Quando a Bblia fala que Jesus, alm de gerado, tambm o primeiro da criao, e a Igreja diz que Ele foi gerado e no criado, logo, conforme a Bblia (Sl 2:7), porque cremos, e a Bblia est afirmando que Jesus j existia antes de tudo ser criado! Ele j existia primeiro, isto , foi gerado pelo Pai antes de toda a criao existir! Por isso o primeiro, existia antes de toda a criao ser feita por Ele! Jesus no um semi-deus (metade homem, metade deus), como os faras e imperadores se achavam e exigiam adorao a si (Dn 6). Jesus sempre foi completamente Deus, e quando se fez carne, passou a ser tambm completamente Homem, e assim est no Cu, com o Corpo Glorificado (At 1, 9-10; Mt 17, 1-2)! Todo Homem e Todo Deus (3. Conclio Ecumnico de feso em 431; 4. Conclio Ecumnico de Calcednia em 451; 5. Conclio Ecumnico de Constantinopla em 553; Catecismo da Igreja Catlica 461-470)! Trabalhou com mos humanas, pensou, agiu, amou, sofreu como todo ser humano (menos no pecado), pois, tudo era fruto da unio ao Divina do Seu Ser (3. Conclio de Constantinopla em 681; Catecismo da Igreja Catlica 471-478; Gaudium et Spes 22,2)! Veja ttulos que pertenciam s a Jav no AT e que Ele compartilhou ao Filho no Novo Testamento: CRIADOR (Gn 1; 2, 1-7; Jo 1:1; Col 1, 15-20), NOME ACIMA DE TODO NOME (Sl 98:6; Fl 2 9-10), PAI ETERNO E DEUS (Isaas 9:5; Jo 8:41; Ex 8:10; Jo 20:28); REI DA GLRIA (Sl 23, 6-10; 1. Cor 2:8); JUIZ (Jz 11:27; J 5:22); REI DOS REIS (Dn 2:37; Ap 17:14); SALVADOR (2. Sm 22:3; 1. Tm 1:10); SENHOR (Is 61:8; 1. Cor 12:3); RESGATADOR (Is 43:1; Tt 2, 13-14)... Isso, sem contar a Autoridade no Cu e na Terra, que s ao Pai era atribuda (Tb 7:20; Js 3:11; Mt 28:18). Por no aceitarem Jesus como Deus, e o Esprito Santo como um Ser Pessoal, igualmente aos judeus, as Testemunhas de Jeov so at chamadas de novos judeus ou cristos judeus por alguns estudiosos! Contudo, So Tom, o incrdulo a princpio, ao ver o Cristo ressuscitado exclama: Meu Senhor e meu Deus! (Jo 20:28)! Jesus o Verbo, porque Ele a Palavra de Deus, que se cumpriu. A realizao da Promessa do Pai de nos salvar (Jo 1, 1-3.14; Lc 1, 31-32.45.54-55)! Na Santssima Trindade cada Pessoa cada Pessoa: O Pai o Pai, o Filho o Filho, e o Esprito Santo o Esprito Santo. Logo, o Pai no o Filho nem o Esprito Santo, o Esprito Santo no o Pai nem o Filho, e o Filho no o Pai nem o Esprito Santo. Porm, os Trs so compostos da mesma substncia, essncia ou natureza espiritual, gloriosa do Pai (11. Conclio de Toledo em 675; 4. Conclio Lateranense em 1215; Catecismo da Igreja Catlica 253-254).

So uma s Pessoa, no sentido de que possuem os mesmos pensamentos e atitudes, esto em Unidade perfeita como se fossem um s Ser (2. Conclio de Constantinopla em 553; Conclio de Florena em 1442). Deus nico, mas, no solitrio (Catecismo da Igreja Catlica 254-255). Observe um casal humano bem unido, mesmo sendo pessoas diferentes, so feitos do mesmo material (carne) e esto em comum acordo nas decises, sendo assim, como uma s carne, uma s pessoa, um s objetivo em comum (Gn 2:24)! Contudo, cada Pessoa Divina opera a obra comum segundo a propriedade pessoal... Um Deus e Pai do qual so todas as coisas, um Senhor Jesus Cristo para quem so todas as coisas, um Esprito Santo em quem so todas as coisas (2. Conclio de Constantinopla em 553; Catecismo da Igreja Catlica 258) Quem rende glria ao Pai, o faz pelo Filho, no Esprito Santo; quem segue a Cristo, o faz porque o Pai o atrai, e o Esprito o impulsiona. (Jo 6:44; Rm 8:14; Catecismo da Igreja Catlica 259) Tudo que do Pai, Ele entregou ao Filho (Jo 3:35; 16:15), at porque, pela ordem do Pai, tudo que se v e o que no se v, foi feito pelo Filho e para o Filho. Sendo assim, tudo do Filho tambm, inclusive os adoradores do Pai (Jo 17, 6-7; Col 1, 15-20). Vemos ento, que Jesus Senhor e Deus pela vontade do Pai, enquanto que o Pai Senhor e Deus por Si mesmo, mas, ambos so Divinos (Jo 20:17). Sendo assim, todos somos de Cristo, porm, Cristo do Pai (1. Cor 3:23)! Por isso, que no fim dos tempos, aps a ressurreio e julgamento de todos, Jesus adorar e entregar tudo ao Pai, reconhecendo que do Pai que vem Sua Divindade (1. Cor 15, 24-28) - e por isso que no decide tudo sozinho, fala o que o Pai diz, e s o Pai sabe o Dia Final (Jo 6:38; 14:24; Mt 24:36; At 1, 6-7). Mas, Jesus continuar sendo adorado pela humanidade, pois, no deixar de ser o Cordeiro (Ex 12, 3-6.11; Lv 1:10; Jo 1:29), o Deus Filho eternamente, pelo desgnio eterno do Pai, que est sentado no Trono (Ap 5, 12-14). S quando entrarmos na Glria, teremos unidade perfeita com a Santssima Trindade, porm, somos chamados, e desde o batismo j nos tornamos, Templos do Esprito Santo, Morada de Deus (Jo 14:23; 17, 2123; 1. Cor 6:19; Gl 4:6; Catecismo da Igreja Catlica 1238). No entanto, a compreenso plena da Santssima Trindade um mistrio inacessvel pura razo. Deus d apenas algumas pistas da Sua realidade sem fim, e que ultrapassa os limites humanos (Catecismo da Igreja Catlica 237). Deus Pai anterior ao Cristo, mas ao mesmo tempo contemporneo, como o som anterior voz e a voz anterior Palavra. At por causa disso que Cristo a Palavra, Joo (e Elias, por consequncia) a voz. Ento o Deus pai o Criador, O som. O Batismo em Nome da Trindade = Algumas pessoas afirmam que o batismo em nome da santssima trindade controverso. Por que algumas tradues mais tradicionais trazem o batismo em nome de Jesus apenas. S depois, pela tradio que teria sido acrescentada a expresso "em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo" Sabe-se que o Livro dos Atos dos Apstolos fala em batizar em nome de Jesus (At 1:5). Batismo em Nome da Trindade, controverso?????(Alis cad o post com tal questionamento?) mas vamos l... Ide, pois, e ensinai a todas as naes; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. (So Mateus 28,19) Testemunhos Histricos: Ano 70/72: O "Didaqu", primeiro documento cristo, ou seja o "Ensino dos 12 apstolos" cap. 7 e 9 que "usa tanto o nome de Jesus, como os trs nomes da Trindade em conexo com o batismo". Outro Testemunho histrico do sculo I: "Durante o tempo da vida de Jesus, o judasmo praticou vrios ritos batismais... O Evangelho segundo S. Mateus retrata o Cristo ressurreto que formulou a "grande comisso" a Seus seguidores: "Jesus, aproximando-se falou-lhes, dizendo:... fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo..." Mat. 28:19-20. O batismo ocupou um lugar de grande importncia na comunidade crist do 1 sculo ... O mnimo irredutvel para um batismo vlido era o uso da gua e a invocao da Trindade." (Encyclopedia Britannica, ed. 1979, vol. 1, pg. 798). No Atos dos Apstolos, Lucas (ele que o mais provvel escritor deste Livro, que na verdade uma continuao do Evangelho dele) escreve apenas para batizar em nome de Cristo. Como o Evangelho de Lucas foi escrito depois de uns 50 anos ou mais da morte de Cristo e as cpias mais antigas so de mais de 300 anos depois, d um tempo realmente para essa incluso da tradio das primeiras comunidades, mesmo que corroborado por outras passagens bblicas. Sem contar que h manuscritos cheios de correes intencionais. Da que vem a questo levantada por um certo cristo: Lucas escreveu mesmo o batismo em nome da

trindade no Evangelho? Se sim, por que escreveu s em nome de Jesus no mesmo volume, pois o Evangelho de Lucas e Atos, originalmente era o mesmo volume. Antes que me interpretem pior ainda. No estou dizendo que Cristo disse para batizar em nome de Jesus apenas, mas estou dizendo que Lucas originariamente teria escrito isso no Evangelho dele. E por algumas vezes voc mencionou o batismo em nome da Santssima Trindade. Talvez tenha sido erro na hora de redigir ou copiar, como disseram que a semente de mostarda a menor de todas as sementes e se torna a maior de todas as rvores num Evangelho e no outro diz que se torna a maior das hortalias... Tem muito detalhesinho assim que acaba tirando o foco do que realmente interessa, mas tem que ter certeza de que a Bblia no livro de botnica. Ou seja, tal questionamento est insinuando que a Tradio adulterou a Bblia, acrescentou palavras, forjou a Bblia em alguns trechos! Mas, no! Nenhum Pai ou Doutor da Igreja se atreveria a adulterar a Palavra de Deus. Nem acrescentar ou tirar nada. Isso papo de alguns telogos que no sabem explicar a palavra de Deus. O fato que como a Trindade Una, o Pai o Filho e o Esprito Santo agem sempre em perfeita unio. Esto sempre presentes e inseparveis. Ora, se o prprio Jesus ordena o Batismo em Nome da Trindade (ou seria Mateus mas uma adulterao?)... Nada feito s por Jesus. sempre Trindade, mesmo que s se mencione o Pai, ou o Esprito Santo em alguns trechos. Agem sempre juntos. (Glatas 3,27) Todos vs que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo. (I Corntios 12,13) Em um s Esprito fomos batizados todos ns... (So Mateus 3,16) Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da gua. Eis que os cus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Esprito DE DEUS (PAI). A Trindade sempre presente!!! E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Rogaram-lhe ento que ficasse com eles por alguns dias. At 10,48 Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo para remisso dos vossos pecados, e recebereis o dom do Esprito Santo. At 2,38

Resposta de Santo Agostinho no livro: A Trindade Aqueles que afirmam que Nosso Senhor Jesus Cristo no Deus, ou que no verdadeiro Deus, ou que no um s Deus com o Pai, ou que no imortal por ser MUTVEL sejam convencidos de seu erro pelo clarssimo testemunho e pela afirmao unnime dos livros Santos, dos quais so estas palavras: No principio era o verbo, e o verbo estava em Deus, e o verbo era Deus. Est claro que ns reconhecemos o verbo de Deus como o filho nico do Pai, do qual se diz depois: E o verbo se fez carne e habitou entre ns (Joo 1, 1-14), em referencia ao nascimento pela sua ENCARNAO, ocorrida no tempo, tendo a virgem Maria como me. Nessa passagem, o evangelista declara que o verbo no somente Deus, mas consubstancial ao Pai, pois, aps dizer: E o verbo era Deus, acrescenta: No principio, Ele estava com Deus.Tudo foi feito por Ele e sem ele nada foi feito do que existe (Joo 1,2-3). Diz TUDO, de modo a incluir tudo o que foi criado, ou seja, todas as criaturas. Consta a claramente que no foi criado Aquele por quem tudo foi criado. E se no foi criado, no criatura, e se no criatura, consubstancial ao Pai. Toda substancia que no Deus, criatura, e a que no criatura, Deus. E se o filho no consubstancial ao Pai, uma substancia criada; e se uma substancia criada, todas as coisas NO foram feitas por Ele. Ora, est escrito: Tudo foi feito por Ele; portanto, consubstancial ao Pai. Assim, no somente Deus, mas verdadeiro Deus. O mesmo afirma com clareza o apostolo Joo na sua carta: Ns sabemos que veio o filho de Deus e nos deu a inteligncia para conhecermos o verdadeiro Deus. E ns estamos no verdadeiro Deus, no seu filho Jesus Cristo. Este o Deus verdadeiro e a vida eterna (1Joo 5,20).

CIC 232) Os cristos so batizados "em nome do Pai, do Filho e d Esprito Santo" (Mt 28,19). Antes disso, eles respondem "Creio" trplice pergunta que os manda confessar sua f no Pai, no Filho e no Esprito: "Fides omnium christianorum in Trinitate consistit - A f de todos os cristos consiste na Trindade. CIC 233) Os cristos so batizados "em nome" do Pai e do Filho e do Esprito Santo, e no "nos nomes" destes trs, pois s existe um Deus, o Pai Todo-Poderoso, seu Filho nico e o Esprito Santo: a Santssima Trindade. Joo 17, 22. Dei-lhes a glria que me deste, para que sejam um, como ns somos um. CIC 253) A Trindade Una. No professamos trs deuses, mas s Deus em trs pessoas: "a Trindadeconsubstancial". As pessoas divinas no dividem entre si a nica divindade, mas cada uma delas Deus por inteiro: "O Pai aquilo que o Filho, o Filho aquilo que o Pai, O Esprito Santo aquilo que so o Pai e o Filho, isto , um s Deus por natureza". "Cada uma das trs pessoas esta realidade, isto , a substncia, a essncia ou a natureza divina". CIC 254) As pessoas divinas so realmente distintas entre si. "Deus nico, mas no solitrio". "Pai", "Filho", "Esprito Santo no so simplesmente nomes que designam modalidades do ser divino, pois so realmente distintos entre si: "Aquele que o Pai no o Filho, e aquele que o Filho no o Pai, nem o Esprito Santo aquele que o Pai ou o Filho". So distintos entre si por suas relaes de origem: "E o Pai que gera, o Filho que gerado, o Esprito Santo que procede".

7. Aula Os Dez Mandamentos ~ 1. ao 3. Os Dez Mandamentos de Deus fazem parte de toda a Lei Judaica do Antigo Testamento, dada pelo prprio Deus a Moiss, no Monte Sinai, em meio ao deserto (Lv 26:46). Em algum perodo de tempo dentro dos 40 anos que os israelitas passaram errantes no deserto at chegarem na Terra Prometida por Deus (At 13:18; Hb 3:17). Os Dez Mandamentos so como um preventivo resumido para no se quebrar algum artigo da Lei! No entanto, ningum seria salvo somente pela condio de seguir os Mandamentos, pois, todos temos pecados, logo, de uma forma ou de outra, quebramos pelo menos um Mandamento diariamente (1. Jo 1:8). Seja por pensamentos, palavras e/ou atitudes. Logo, visto que a quebra de um s dos Mandamentos j suficiente para nossa condenao, Deus quis vir em nosso auxlio pelo Seu Filho (Tg 2, 8-11; Gl 3, 10-13). Pois, Ele sendo o Deus Filho e Homem ao mesmo tempo e de forma plena conseguiu no s cumprir toda a Lei, mas, lev-la a perfeio! Com Seu Sacrifcio resgatador, lava e liberta nossas almas, das transgresses dos Mandamentos. Mas, isso significa que podemos pecar vontade, pois, j estamos perdoados? Ou podemos pecar j na inteno de um arrependimento automtico? Claro que no! O Sacrifcio de Jesus veio para nos fortalecer a sermos fiis, e para quando cairmos termos a Quem pedir sincero perdo e sermos purificados (1. Jo 1:9; Hb 2:18; 4:15; 5, 8-10). O nico documento que o prprio Deus escreveu, foi nas Tbuas de pedra. Com Seu Dedo escreveu os Dez Mandamentos nelas (Ex 31:18). Mas, elas se espatifaram quando Moiss as lanou violentamente ao cho. Pois, ao descer do Monte Sinai, viu o povo adorando a um bezerro de ouro (deus egpcio), e afirmando que tal deus pago era que deveria ser adorado, ao invs do Deus Verdadeiro, pois, no Egito viviam bem, embora fossem escravos (Ex 1:13; Nm 11, 4-5; Ex 32; 34:1). Os israelitas no suportaram a provao de Deus no deserto. Bem, os trs primeiros Mandamentos se referem mais ao Amor a Deus, os sete demais, ao amor ao prximo (Catecismo da Igreja Catlica 2067). No entanto, esto to interligados entre si, que Jesus os resume em dois: Amar a Deus de todo o corao, alma e mente e ao prximo como a si mesmo (Mt 22, 34-40)! Visto que quem ama a Deus, no O trocar por nada, se amar ainda mais, e amar ao prximo, deixando de roubar, trair, matar... Vamos aos Mandamentos, que a Igreja Catlica resume em forma de ttulos para facilitar mais o aprendizado e adapt-los s aperfeioamentos do Cristianismo:

:::1. Mandamento::: No ters outros deuses diante de mim. No fars para ti dolos ou coisa alguma que tenha forma de algo que se encontre no alto do cu, embaixo da terra. No te prosternars diante desses deuses e no os servirs, porque Eu sou o Senhor... (Ex 20, 4-5) Viso crist-catlica: Amar a Deus sobre todas as coisas :::

Para ns, o Deus de Israel, nosso Deus tambm. E Ele nico, embora se manifeste no Filho e no Esprito Santo. Adorar a Deus , no respeito e na submisso absoluta, reconhecer o nada da criatura, que no existe a no ser por Deus. Reconhec-lo como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. A adorao do Deus nico liberta o homem de se fechar em si mesmo, da escravido do pecado e da idolatria do mundo (Catecismo da Igreja Catlica 2096-2097) A elevao do esprito humano a Deus, pela orao, expresso da adorao que lhe rendemos; prece de louvor e de ao de graas, de intercesso e de splica. (Catecismo da Igreja Catlica 2098). Ns catlicos, no podemos adorar outro Deus que no seja o nosso. Temos que deixar a superstio (excesso perverso de religio) e a irreligio (ser contra a qualquer religio). A superstio implica em atribuir poderes especiais certas palavras, objetos e rituais, sem que estes os tenham. Ou que, transforme objetos santos em amuletos (objetos de sorte). Toda vez que fazemos com que algo se torne mgico, ou seja, sem exigncia alguma de querer converso a partir do nosso interior, estamos sendo supersticiosos. (Catecismo da Igreja Catlica 2111) Ex.: uso de trevo de 4 folhas, ferradura, p de coelho, figas, folha de arruda, bate na madeira trs vezes, saltar 7 ondas do mar no ano novo...para dar sorte. Os objetos santos catlicos no so amuletos, so sinais da presena de Deus e da nossa f. Devem ser usados. Quando bentos, a bno recai sobre que o est usando. Mas, no se pode viver como se s isso bastasse. necessria vida crist praticante. No basta s ter uma cruz no peito, uma medalha no pulso ou um escapulrio no pescoo, necessria tambm a prtica da f. Adivinhao e Magia::: Deus pode revelar o futuro a seus profetas ou a outros santos. Porm, a atitude crist no procurar saber, e se entregar com confiana nas mos da providncia quanto ao futuro, e abandonar toda curiosidade doentia sobre o que vai acontecer. (Catecismo da Igreja Catlica 2115). Toda forma de adivinhao ho de ser rejeitadas: recurso a satans ou aos demnios, evocao dos mortos ou quaisquer outras prticas onde se supe descobrir o futuro: horscopo (animais so seres que regem nosso destino), astrologia (planeta e astros so regentes de nosso futuro), quiromancia (leitura de mos), interpretao de pressgios e da sorte, fenmenos de viso, recurso a mdiuns. Pois, isso mostra o interesse humano em ser como deuses, tendo acesso a tais revelaes ou querendo ter tais dons (Dt 18, 9-13; Catecismo da Igreja Catlica 2116). Todas as prticas de magia ou de feitiaria com as quais a pessoa pretende domesticar os poderes ocultos para coloc-los a seu servio e obter um poder sobrenatural sobre o prximo mesmo que seja para o bem e a sade so gravemente contrrias virtude da religio (At 16, 16-18; 19, 18-20). Fica mais grave se tal poder usado para o mal de algum (magia negra, vudu...) ou se recorre direta e claramente ao demnio, como no satanismo. (Catecismo da Igreja Catlica 2117). O uso de amuletos tambm repreensvel (Catecismo da Igreja Catlica 2117) Lembremos que crucifixos, medalhas, escapulrios no so amuletos, mas, podem acabar virando amuletos para aqueles que os usam sem vida crist, s para proteo pessoal. H alguns ramos do espiritismo que fazem uso de adivinhao ou de magia (Catecismo da Igreja Catlica 2117). Ah, no confunda magia com ilusionismo. Ilusionismo so truques de habilidade para dar impresso de que se tm poderes mgicos, realizados em circos e casas de show. Ilusionismo deve ser visto apenas como um entretenimento, desde que fique apenas na tcnica e que no seja aplicada de m f, como fazem os charlates, para enganar pessoas necessitadas de ajuda fsica, espiritual ou psicolgica. Magia aqui feitio, encantamento, rituais onde se invocam sabe-se l quem (poderes ocultos, ocultismo) para se conseguir algo ou algum. A simpatia tambm um tipo de feitio. As cidades do interior esto empestadas de supersties e pequenos feitios disfarados (como as simpatias e outros...). Porm, grandes cidades j esto mergulhando na magia e na bruxaria. A Europa est sendo tomada novamente pelos novos bruxos, principalmente na juventude. Vide o imenso sucesso do bruxinho Harry Potter! Irreligio::: a ao de se tentar a Deus, em palavra ou em atos, o sacrilgio e a simonia. (Catecismo da Igreja Catlica 2119). Tentar a Deus coloc-lo na parede, pression-lo a agir para que Ele prove Seu Amor por voc e Seu Poder (Lc 4:9; Dt 6:16; CIC 2119). O sacrilgio consiste em profanar ou tratar indignamente os 7 sacramentos e outras aes litrgicas, bem como a pessoas, coisas e lugares consagrados a Deus. pecado grave, principalmente contra a Eucaristia, pois, Nela est substancialmente presente o prprio Corpo do Nosso Senhor Jesus Cristo, (Catecismo da Igreja Catlica 2120). H fortes denncias de que na Europa, algumas pessoas roubam hstias consagradas para serem usadas em Missas Negras (satnicas)!!! J a simonia a prtica da compra ou venda de realidades espirituais, como fez o mago Simo no tempo de So Pedro (At 8, 9-24; Catecismo da Igreja Catlica 2121). De graa recebestes, de graa da, diz Jesus aos Apstolos (Mt 10:8). Mas voc deve estar se perguntando: Porque cobrar por Missas especiais, para se colocar intenes na Missa, celebrao do Crisma?... E quanto s Indulgncias que a Igreja Catlica vendia? Quanto s Indulgncias falaremos na segunda etapa deste estudo, mas, j adianto que foi um mal entendido protestante quanto ao Papa.

Sobre cobrana para outras coisas ligadas a f, bom sabermos que Alm das ofertas estabelecidas pela autoridade competente, o ministro nada pea pela administrao dos sacramentos, tomando cuidado sempre que os necessitados no sejam privados da ajuda dos sacramentos por causa de sua pobreza. A autoridade competente fixa estas ofertas em virtude do princpio de que o povo cristo deve cuidar do sustento dos ministros da Igreja. Pois, o operrio digno do seu sustento (Mt 10:10; 1. Cor 9, 5-18; 1. Tm 5, 17-18). Parquias em que h boa quantidade de dizimistas fiis, estes costumam ficar isentos de quase toda oferta extra vista acima, pois, j est dando importante contribuio para a Igreja. Atesmo::: Consiste praticamente na falta de f em deus(es). Uma averso a todo e qualquer tipo de religio. O materialismo se torna idia principal e as conquistas passam a ser mritos unicamente dos seres humanos, no haveria interveno divina alguma. (Rm 1:18; Gaudim et spes 19:1; 20, 1-3; 21:7; Catecismo da Igreja Catlica 2123-2126). O ceticismo prximo do atesmo porque s acredita no que a cincia pode comprovar. Agnosticismo::: Alguns agnsticos afirmam que seria impossvel ao homem dizer qualquer palavra sobre Deus, pois Ele inacessvel a ns. Outros afirmam que seria impossvel dizer se Deus existe ou no, devida a tanta distncia que existe entre Ele e os limites humanos (Catecismo da Igreja Catlica 2127-2128). No cremos nisso. Claro que nossas palavras j mais expresso tudo que Deus , mas, podemos sim, chegar perto. E cremos que sim, perfeitamente possvel dizer que Deus existe basta vermos a criao e sua ao em nossas vidas diariamente. Pela f sim, pela cincia jamais se provar a existncia de Deus! A idolatria uma perverso do sentimento religioso inato do homem (Catecismo da Igreja Catlica 2114).:::. Falaremos sobre este tema mais detalhadamente em estudos futuros, conforme programao. Mas, j adianto que nem toda imagem dolo, seno, o prprio Deus seria mentiroso e contraditrio, ao mandar em Ex 20 no se fazer esculturas e trs pginas depois, em Ex 25, mandar Moiss construir duas imagens de anjos querubins e os colocar sobra a tampa da Arca da Aliana. Deus manda vrias vezes se fazer imagens, abenoa Seu primeiro Templo cheio delas (1 Rs 6), e ordena at procisses (Js 6)!!! E no esqueamos que existem outras formas de idolatria: como a idolatria a artistas, atletas, polticos, dinheiro, sexo, beleza... que vemos ser cometida por certos catlicos e protestantes tambm... Aguardem mais detalhes na devida aula sobre imagens e dolos, ok?

::: 2. Mandamento ::: No pronunciars o Nome do Senhor, teu Deus, em vo... (Ex 20:7) : No tomar seu Santo Nome em vo. :::

O Nome do Senhor Santo! No se faa uso do Nome de Deus (Jav) ou do Deus Filho (Jesus) ou mesmo do Esprito Santo, a no ser para louv-lo, bendiz-lo e glorific-lo (Sl 29:2; 96:2; Catecismo da Igreja Catlica 2143). O fiel deve testemunhar o Nome do Senhor confessando sua f sem ceder ao medo (Mt 10:32; 1. Tm 6:12). Pregaes e catequeses devem estar penetrados de adorao e de respeito pelo Nome de Deus (Catecismo da Igreja Catlica 1245). Todo abuso ou uso inconveniente do Nome de Deus, como, tambm dos prprios santos e da virgem Maria, seus servos fiis, precisa ser evitado (Catecismo da Igreja Catlica 2146). Quando se fala em respeito pelos nomes dos santos, no estamos dizendo que seus nomes sejam iguais ao Nome de Deus em Poder, mas, que por serem pessoas de Deus, maltratando ou brincando com eles, se est brincando com o prprio Deus, que os ama, os criou e os usou como servos(as) fiis! Desrespeito aos filhos (as) desrespeito ao Pai (Mt 25:40)... A falta de respeito e de fidelidade s promessas feitas diretamente a Deus, ou a Ele, pelas mos de seus santos (intercesso), um abuso do Nome de Deus, e O faz um mentiroso (1. Jo 1:10). Numa blasfmia proferida, se levanta, do interior e do exterior do ser humano, palavras de dio, ofensa, desafio. um grave desrespeito ao Nome de Deus (Catecismo da Igreja Catlica 2147-2149). Quando se lana pragas em Nome de Deus, mesmo sem inteno de blasfmia, ainda est se faltando com o devido respeito ao Nome de Deus. Ex.: Que Deus castigue fulano(a) pelo que ele(a) me fez!... Bem como o uso do nome de Deus de uma forma mgica. Ex.: Deus vai fazer eu passar no vestibular mas a pessoa sequer estuda para tal (Catecismo da Igreja Catlica 2149). Claro, podemos concluir, pelo menos no Catolicismo, que quando se usa em vo a expresso Deus, mesmo sem citar seu Nome (Jav), tambm se est pecando.

No podemos jurar em Nome de Deus, a no ser que seja por um motivo grave e justo, como diante de um Tribunal, ou diante do Altar de Deus na celebrao matrimonial. Pois, ao jurarmos em Seu Nome estamos invocando Sua Presena e Sua Verdade como garantia sobre o que estamos fazendo ou dizendo sobre juramento! Logo, jurar em falso, como por exemplo, que presenciou algum fato, sem realmente o t-lo presenciado, ou ainda, jurar que fez ou far algo sem que tenha feito ou queira fazer, pecado de perjrio! Ex: Jurar que viu fulano (a) trair seu cnjuge, sem t-lo(a) visto fazendo isso; Jurar que cumpriu ordens recebidas no trabalho, mas, no as cumpriu, e isto pode ter prejudicado ou no, o andamento das tarefas e a parte dos demais colegas... Como tambm jurar que no far mais certa coisa, sem ter a inteno de no o fazer mais, tambm perjrio. Ex.: Jurar que no vai mentir mais para as pessoas, mas, desejar continuar mentindo... Evitemos ainda, o uso do Nome de Deus para jurar coisas sem muita importncia: Eu juro por Deus que no vou mais torcer pelo meu time, depois desta derrota humilhante!. No entanto, o cristo catlico est isento, diante de Deus, de fazer e cumprir todo e qualquer juramento, se este for imposto por autoridades civis ilegtimas, ou quando se for contra a dignidade das pessoas ou ao Ensinamento da Igreja Catlica Apostlica Romana. Ex.: Jurar obedincia ao um Governante ateu, anti-cristo ou anti-catlico, por medo de ameaas dele nossa fidelidade a Deus; jurar obedincia e apoio total a algum partido poltico, quando este aprove leis que oprimam o povo; jurar obedincia mdica a leis que aprovem o aborto... (Catecismo da Igreja Catlica 2152-2155)! -~- O Nome de Deus -~Mas, afinal, qual o Nome de Deus Pai? Jav ou Jeov??? Na verdade o Nome de Deus Pai YHWH. Logo, os judeus adaptaram este Nome para poder pronunci-lo quando preciso, ficou ento YAHWEH (Jav). Porm, depois acrescentaram vogais diferentes ao Nome original de Deus, para correrem risco algum de pronunciarem o Nome de Deus. Escolheram vogais de ADONAI (Senhor). Na lngua deles o a passou a ser e, ficando ento YEHOWAH (Jeov). Acabou havendo uma inverso de vogais, para continuar usando o Nome de Deus, mas, no completamente original para no pecar. Porm, os catlicos adotaram a verso primeira do Nome de Deus com vogais, YAHWEH (Jav) usado entre os judeus primeiramente, e recomenda seu uso em ocasies prprias como vimos. Os protestantes, que fazem tudo para no se parecerem com os catlicos, e muitos acabam se parecendo mais com judeus do que com cristos, resolveram seguir a deciso judaica. Mas, tanto Jeov como Jav so aceitos sem muitos problemas no Catolicismo, mas, ns catlicos optamos por Jav, o nome original!

::: 3. Mandamento ::: Que se faa do dia de Sbado, um memorial, considerando-o sagrado. Trabalhars durante seis dias, mas, o stimo dia, o sbado do Senhor, teu Deus. No fars trabalho algum... Pois em seis dias o Senhor fez o cu e a terra, o mar e tudo o que ele contm, mas, no stimo dia Ele repousou. (Ex 20, 8-11) ::: Guardar Domingos e festas de guarda.

Para entendermos porque que para os cristos o Dia de Guarda especial o Domingo e no mais o Sbado, leiamos a seguinte passagem em Mt 5,17-20 que diz: "No pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. No vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. Eu garanto a vocs: antes que o cu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vrgula sero tiradas da Lei, sem que tudo acontea. Portanto, quem desobedecer a um s desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, ser considerado o menor no Reino do Cu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, ser considerado grande no Reino do Cu. Com efeito, eu lhes garanto: se a justia de vocs no superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocs no entraro no Reino do Cu. Analisemos: Jesus foi criado na Lei Judaica por opo, pois, nascido submetido a Lei Judaica, salva a quem a ela ainda est submetida, desde que se acheguem a Lei aperfeioada por Ele (Gl 4, 4-7; Hb 7:22). Pois, alm de Jesus ter que ser Homem e Deus, para reconciliar a humanidade com o Pai, precisava ser judeu, a Salvao precisava ser anunciada primeiro aos judeus (Mt 10, 5-6; Hb 3, 14-18). Por isso Ele freqentava os templos aos Sbados (Lc 4:16), mas, devida a tanta rejeio dos judeus (Lc 4, 28-30), at os Apstolos j no podiam participar dos cultos sabticos nos templos judaicos (At 14, 1-7; 17, 1-9). Aps a ressurreio de Cristo, no h mais citao alguma de culto cristo em dia de sbado. Prevalece o primeiro dia da semana, o Domingo.

Os primeiros cristos, juntamente com os Apstolos, comearam a ser movidos a cultuarem o Dia do Senhor aos Domingos, dia em que Jesus ressuscitou dentre os mortos. Veja Jesus foi circuncidado, como todo judeu (Gn 17, 9-14.23-27; Lc 2, 22-23), mas, com a Nova Aliana, nem o judeu convertido ao Cristianismo precisa ser mais circuncidado, a no ser que faa questo disso. Mas, de nada influencia tal ato na f crist, serviria apenas como um sinal carnal, de que tal novo cristo, veio da Antiga Aliana, descendente de judeu. Caracteriza mais sua histria na Histria da Salvao, mas, no condio alguma para ser salvo no Cristianismo (At 15, 1-21). Ento Jesus nasceu e viveu na Lei do AT, mas, a levou a perfeio. ... E quanto ao Sbado? De acordo com o livro "Catlicos Perguntam" de Dom Estevo Tavares Bettencourt, pg. 41, diz: "A Lei de Moiss, entre as suas prescries mais antigas, mandava que os judeus descansassem no stimo dia ou sbado (shabbath), dedicando-o totalmente ao Senhor (v. Ex 20,8; 23,12; 34,21)... Durante sua vida mortal, Jesus se submeteu lei: quis ser circuncidado e acompanhar a sua gente na observncia do sbado. Repreendia porm os fariseus por seu rigorismo, que podia chegar hipocrisia, colocando a caridade acima da observncia literal do sbado... (cf Mt12,10-14; Lc13,10-17; 14,1-6...). E de fato, vale lembrar que este rigorismo ainda existe mesmo entre certos cristos que observam o Sbado. Conheo um caso, na minha cidade, mas, devem haver outros semelhantes, em que uma mulher no alimenta sua me doente e idosa em dia de sbado, deixa isso a cargo de uma irm ou de algum que tenha boa vontade. Outros cristos no dirigem, mesmo em casos de urgncia, como levar algum, inclusive da famlia, para um hospital, se for em dia de sbado... Claro, Deus providencia outras pessoas para realizarem tais coisas, mas, onde ficam o amor e a misericrdia para com o prximo por parte de tal crist naquele dia? Isto pecado de omisso! A Lei de Deus para salvar vidas (Mc 3:3)! O Sbado para todos ns, e no para ns sermos escravos cegos dele. Jesus o Senhor do Sbado, ou seja, todos os Seus Ensinamentos precisam ser praticados todos os dias da semana, inclusive no Sbado (Mc 2, 27-28; 3, 1-5)! No entanto, veremos que a questo do Sbado ultrapassa tal rigorismo cristo, escravista e tentador, ou mesmo a rejeio dos judeus aos cristos em seus templos! Existe um propsito Divino maior, transcendente da parte de Deus para o descanso Sabtico!...... Mas, se o prprio Senhor, em Mateus 5 diz que no veio para abolir a Lei, que encontra-se no Antigo Testamento, poderamos nos perguntar porque nossa Igreja Catlica colocou como domingo o dia do Senhor? Nesse caso, ser que a explicao de que a igreja catlica guarda os domingos por causa da Ressurreio de Cristo no se encaixaria, j que o prprio Cristo declarou que no veio para mudar as Leis. Temos que entender que o que Jesus disse que no veio para acabar com as Leis do Antigo Testamento, mas, sim para lev-las a perfeio. Ou seja, as Leis do AT continuam e continuaro l, s que Cristo Jesus as fez alcanarem um nvel de prtica muito mais elevado no Novo Testamento. Jesus veio nos dar o verdadeiro e maior sentido da Antiga Lei! Podemos ver alguns exemplos que Ele mesmo cita no prprio Mateus 5, agora nos versculos 21 ao 48 sobre homicdio, adultrio, divrcio, juramento, vingana, dio. E outros aperfeioamentos que nos so mostrados claramente ao longo dos Evangelhos e do Novo Testamento: Lv 10:10; Jo 8, 1-11 (apedrejamento da adltera); Lv 11; Atos 10, 9-19 (animais impuros); Lv 13 e 14; Mt 8, 1-4 (excluso de leprosos); Lv 15:19; Mt 9, 20-22 (excluso de mulheres hemorrgicas); Lv 4; Hb 10, 410 (sacrifcio de animais pelo perdo...). Ou seja, o Antigo Testamento foi um esboo, uma importante amostra da Lei Plena, da Graa ainda maior, firmada no Amor de Deus, gravado em nossos coraes, pelo Sacrifcio de Cristo (Hb 10:1). A Lei Antiga, sem o complemento da Nova Aliana em Jesus, totalmente invlida e sem sentido para ns cristos (Hb 8, 7-13). Todos os dias da semana so importantes e so de Deus, mas, h um dia especfico para os fiis. Os judeus guardam o Sbado, e ele tambm importante para ns, claro (Catecismo da Igreja Catlica 2168-2173). Porm, j desde os primeiros cristos passaram a adotar o Domingo (Dia do Senhor) como o Dia mais importante da semana, e consagrado de forma mais especial ao culto a Deus, porque Cristo ressuscitou num Domingo, ou seja, no primeiro dia da semana. Foi num Domingo que Cristo venceu a morte e nos libertou (Mt 28:1; Mc 16:2; Jo 20:1)! Veja, foi importante para os escritores sagrados, dizerem que o Apocalipse foi revelado num Domingo, e que os cristos, iam aos Templos Judaicos todos os dias, mas, como comunidade crist, s se encontravam para a frao do po (Corpo do Senhor) aos domingos (At 2:46; At 20:7; 1. Cor 11, 23-29; Ap 1:10; Catecismo da Igreja Catlica 2178). Mas, guardar o Domingo ou o Sbado no seria exatamente questo vital para se condenar a quem guarda o Sbado como os Adventistas do Stimo Dia. A nossa Salvao, analisando apenas como questo doutrinria, no se resume unicamente a este ponto de f (Rm 14:5a). Devemos respeitar quem

guarda os Sbados, embora que ns catlicos guardemos incondicionalmente o Domingo, o dies dominica Dia do Senhor (Catecismo da Igreja Catlica 2174)! Todas as Missas so importantes, porm, a Missa Dominical o ponto mais alto da vida da Igreja. Por isso precisa ser guardado, respeitado e participado pelo fiel catlico (Catecismo da Igreja Catlica 2177). A Igreja Catlica recomenda que devemos chegar cedo Igreja, fazermos nossas oraes, confessar os pecados conforme necessidade, participar (prestar ateno, responder, cantar, abrir o corao...), e no sair antes da despedida (Bno Final), a no por motivo justo e urgente, claro... Pois, dia de orao e repouso, nada de pressas e stresses (Catecismo da Igreja Catlica 2178). E So Joo Crisstomo bem nos fala: No podes rezar em casa como na Igreja, onde se encontra o povo de Deus reunido, onde o grito lanado a Deus de um s corao. H ali algo mais, a unio dos espritos, a harmonia das almas, o vnculo da caridade, as oraes dos presbteros (Catecismo da Igreja Catlica 2179). O Mandamento da Igreja determina e especifica a Lei do Senhor afirmando que os fiis tm obrigao na f e no amor de participar da Missa aos Domingos nos outros dias de festa de guarda, especificados mais abaixo. A Missa da Igreja Catlica Apostlica Romana, que pode ser participada tambm na tarde do dia anterior, o sbado (Catecismo da Igreja Catlica 2180). Claro, quando a Igreja fala de obrigao no quer dizer que se v de m vontade, ou fora, mas sim, que devido a tanta gratido por Deus, o cristo se veja numa obrigao irresistvel de Ador-lo e celebr-lo. uma obrigao de gratido, que nos imposta por Deus de forma amorosa, pois, no conseguimos resistir mais ao Seu chamado, e nos sentirmos incompletos, vazios, quando faltamos. Mesmo que estejamos cansados, tristes, magoados... pecado grave quando se falta Missa sem ser por motivos srios e justos como doena, cuidado com bebs...etc ou se formos devidamente dispensados pelo prprio Pastor (padre paroquial, ou o bispo diocesano). Ou, no grave desprezar o culto ao Senhor no Dia da Semana em que Ele nos salvou? A Igreja orienta aos seus fiis no trabalharem ou exercerem atividades que atrapalhem o Culto Divino, obras de misericrdia, e o prprio descanso do esprito e do corpo. Necessidades familiares ou uma grande necessidade social so motivos legtimos para que o fiel possa ser dispensado do repouso dominical, desde que no se tornem hbitos prejudiciais religio, vida familiar, e sade (Catecismo da Igreja Catlica 2185). Ex.: Uma pessoa possui e/ou trabalha numa farmcia, ou em hospitais aos Domingos. legtimo, pois, so trabalhos muito importantes para a sociedade, e de forma especifica so indispensveis, mas, ela deve cuidar para que haja um revezamento, por exemplo, para que possa viver sua vida familiar, descansar, e ir Igreja. necessrio ter esse tempo para si, para os seus familiares, e para Deus principalmente (Catecismo da Igreja Catlica 2186-2187). Se seus compromissos realmente vitais (atletas, comerciantes...) afetam o Domingo, precisam encontrar outro dia para participar da Missa... Poderes Pblicos, bem como patres, precisam garantir este tempo para o povo e para seus empregados (Catecismo da Igreja Catlica 2187). Os cristos, principalmente os que estejam exercendo cargos no poder pblico (vereadores, deputados...) precisam se empenhar na conquista de que o Domingo e outros Dias de Guarda sejam feriados em forma de Lei (Catecismo da Igreja Catlica 2188). No para que os povos os usufruam como meros feriades, para isso existem outros feriados, mas, para rezarem mais, passarem o dia com a famlia e com Deus. Mesmo que viajem, tenham tempo para lerem a Bblia, rezarem o tero (talvez no trajeto da viajem ou ao final de cada dia), participem da Missa na Parquia local (geralmente noite)... Se a lei do seu pas o obriga a trabalhar no sbado, como no Japo (2010), cumpra tal compromisso, mas, com o corao livre e em Deus (Catecismo da Igreja Catlica 2188), e no dia que for a Missa na sua folga, v participar da Ceia do Senhor. Por outro lado o Sbado no ficou esquecido por Deus. Ele, na Sua Infinita Bondade, realizou algo incrivelmente Divino e Grandioso para o Descanso Sabtico ::: Neste mundo, no temos mais descanso quanto s obras de Deus. O Domingo um descanso fsico, mental e espiritual do ser humano, mas, dia especial para Louvor e Adorao na Missa e lazer do ser humano! Mas, as obras e ensinamentos de Cristo no podem deixar de ser praticados neste dia. Nosso descanso fsico, mental e espiritual, s ser definitivo na Eternidade (Catecismo da Igreja Catlica 2175). Eis nosso descanso Sabtico cristo. Sbado significa stimo dia, e 7 para o os judeus significa perfeio, plenitude, logo, o nosso dia perfeito, pleno de descanso, s ser na Eternidade com Deus (Hb 4, 3-11). No maravilhoso saber que Deus tem para ns a Eternidade em paz, amor e felicidade, sem trabalho, dificuldades, doenas, morte, sofrimentos, choros e lgrimas...? E que ser nosso Descanso Sabtico... Dias de Guarda: Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo (25 de dezembro), Epifania do Senhor, Ascenso do Senhor, Santssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), Santa Maria, Me de Deus, Imaculada Conceio de Maria, Assuno de Maria, So Jos, Santos Apstolos So Pedro e So Paulo, Dia de Todos os

Santos! (Catecismo da Igreja Catlica 2043.2177). Assim como guardamos o Domingo, estas datas tambm so as datas mais importantes da vida crist-catlica. Porm, dentre elas a Pscoa (Viglia do Sbado de Aleluia) a mais importante de todas, onde celebramos a ressurreio de Cristo com muito mais nfase. Celebrar a memria dos santos muito importante, pois, estamos celebramos ocasies em que o Senhor agiu poderosamente na vida deles.

Consulta sobre "Jav" ou "Jeov": Livro Conhea melhor a Bblia Autor: Pe. Luiz Cechinato, Edit.: Vozes, 16. Edio Petrpolis-RJ 1995 e... http://www.servosdejave.org.br/qual_o_nome_de_deus.htm ::: Os Mandamentos da Igreja ::: A Igreja Catlica possui 5 Mandamentos que nos ajudam e confirmam numa vida crist-catlica mais frutuosa. Nos fazem mergulhar numa vivncia maior da Bblia, inclusive quanto ao Novo Testamento. 1. Mandamento Catlico: Participar da Missa inteira - pelo menos aos Domingos e Festas de Guarda (Catecismo da Igreja Catlica 2042) - - Da se revela a importncia de no se perder nada da Missa. Nenhuma parte deixa de ser importante. A ateno tambm fundamental. Lembre-se, durante a ltima Ceia (primeira Missa), s Judas Escariotes saiu antes do fim, movido por satans (Jo 13, 27.30)! Logo, tente s chegar atrasado na Celebrao, ou sair antes da concluso (Bno Final), se for por motivo justo... 2. Mandamento Catlico: Confessar-se ao menos pela Pscoa da Ressurreio (Catecismo da Igreja Catlica 2042) - - Quem j experimentou uma boa Confisso (completa e sincera) sabe o quanto Deus tira o fardo, o peso do pecado e nos sentimos renovados em Cristo Jesus. Logo, que pelo menos uma vez ao ano, de preferncia na Pscoa, um cristo procure este Sacramento, que pode salvar at da condenao eterna!!! Porm, qualquer tempo tempo de Confisso, antes ou depois da Missa, ou um dia a marcar, certo? 3. Mandamento Catlico: Comungar pelo menos na Pscoa da Ressurreio (Catecismo da Igreja Catlica 2042) - - A Comunho, ou seja, comum unio, como j diz, nos mantm unidos a Cristo. Sem Ele nada podemos fazer direito como cristos. Ento, no fuja da Comunho! Se no est em condies de comungar por motivos matrimoniais, comungue em esprito, que tambm muito importante! 4. Mandamento Catlico: Santificar as festas de preceito, de guarda (Catecismo da Igreja Catlica 2043) - Quanto aos Dias Santos de Guarda j vimos nos 10 Mandamentos, e enriquecem ainda mais a Guarda do Domingo, Dia do Senhor. 5. Mandamento Catlico: Jejuar e abster-se de carne nos tempos de penitncia pelo menos na Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa (Catecismo da Igreja Catlica 2043) - - O jejum e a abstinncia (abrir mo de algo) so fundamentais para nos ajudar a termos mais domnios de ns mesmos, e nos preparam para as festas litrgicas da Igreja, como o Tempo da Quaresma e a Semana Santa. Simbolicamente, no comer carne nos dias especiais prescritos, lembra tambm uma renncia aos pecados da carne.

8. Aula Dez Mandamentos ~ 4. ao 6.

4. Mandamento: Honra teu pai e tua me, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te d... (Ex 20:12) : Honrar pai e me :::

Este Mandamento bem lembrado pelo prprio Jesus (Mc 7, 8-13) e pelo Apstolo So Paulo (Ef 6, 1-3), o qual nos lembra a promessa de Deus a quem cumpre este Mandamento: Vida longa (Dt 5:16; Catecismo da Igreja Catlica 2196). O prprio Jesus era submisso aos Seus pais, no porque fosse em algum tempo inferior a eles, Jesus sempre foi e ser o Deus Filho, mas, por opo de amor e de exemplo para ns, e para que vencesse o pecado e recebesse o Nome acima de todo Nome, atravs de uma obedincia total aqui na Terra,

quanto a tudo aquilo que no fosse contra Deus Pai, claro (Fl 2, 6-11)! Jesus foi obediente aos pais, s leis judaicas (AT) e at aos poderosos romanos, mas, tudo isso em Deus, para um propsito maior: Nossa total Redeno e submisso a Ele (Lc 2:51; Gl 4, 4-5; Jo 19, 8-11). Depois de Deus, devemos honrar nossos pais, a quem devemos a nossa vida e que nos transmitiram o conhecimento de Deus (ou no). Honrar e respeitar todos aqueles a quem Deus, para o nosso bem, revestiu de alguma autoridade sobre ns (CIC 2197). No entanto, mesmo que nossos pais no nos tenham planejado (gravidez indesejada) ou que no nos tenham ensinado o caminho de Deus, merecem o nosso respeito. Logo, a partir deste Mandamento, percebemos que temos deveres a cumprir, como: respeito especial pela vida, pelo casamento, pelos bens terrestres (os bens materiais), pela palavra dada (CIC 2198). Orienta sobre a relao de filhos para com os pais, mas, tambm abrange outros graus de parentesco, sobre os quais Deus tambm confiou autoridades secundrias, como aos avs, tios... como tambm aos segundos pais na educao, os professores, s autoridades profissionais (chefe e hierarquias), honra e deveres quanto ptria me (pas, nao), e aos que governam ou administram o povo (CIC 2190). E como no esquecer,a obedincia a Igreja, a catequista... No entanto, subtende-se que tambm inclui os deveres dos pais para com os filhos, dos tutores para com filhos adotados, dos professores para com alunos, dos chefes para com seus subordinados, magistrados para com seus, governantes para com seu povo, enfim de todos que exercem autoridade sobre outros ou sobre comunidades de pessoas (CIC 2199). Por isso que a Bblia recomenda a obedincia e a intercesso nossa para com as autoridades, e obrigaes civis, e na adorao diante do Santssimo Sacramento, tambm rezamos pelos governantes, para que saibam governar de forma digna (1. Pd 2, 13.16; Rm 13:17; 1. Tm 2:2; CIC 2238-2240). No entanto, no devemos obedecer s autoridades quando estas nos exijam algo que nos faa negar a nossa f crist-catlica (At 5:29; Mt 22:21; CIC 2242): como por exemplo adorao ou submisso cega a elas (ditadura), ou como povo cristo aprovarmos atravs de plebiscitos, pesquisas, e/ou consultas populares certas leis que tambm como polticos catlicos (vereadores, deputados...), mesmo sob intensa presso poltica, social e/ou dos meios de comunicao, no devemos aprovar leis a favor do aborto, da eutansia, de pesquisas com clulas-tronco embrionrias humanas, unio civil entre homossexuais... Claro, uma vez aprovadas, devemos respeitar quem as segue, no as condenar, mas, ns no devemos pratic-las nem defende-las, e sim, continuar condenando suas prticas, porm, no condenar quem as pratica, pois, Deus detesta o pecado, no o pecador. Os praticantes precisam da nossa misericrdia, como ns tambm precisamos da misericrdia deles, porque temos nossos pecados. Seramos ns isentos de pecados??? Famlia no Plano de Deus::: A Comunidade Conjugal (Famlia) est fundada no livre consentimento (concordncia) dos esposos. O casamento e a famlia esto ordenados para o bem dos cnjuges (marido e esposa), a gerao de filhos e correspondente educao dos mesmos (CIC 2201). Tanto educao escolar, como para a sociedade e principalmente a educao religiosa, para Deus. Os pais criam filhos para Deus, para serem cidados do Cu. Se os pais falham nesta tarefa, Deus poder agir direta ou indiretamente para que possam ouvir falar de Deus. Os pais devem ser os primeiros catequistas de seus filhos. E outra, pode acontecer de mesmo os pais ensinando os caminhos de Deus e at mesmo dando testemunho de vida crist, os filhos se tornem revoltados ou alheios a f. Mas, os pais devem cumprir seus deveres de cristos catlicos, encaminhar os filhos, sem imposio e com muita orao e dilogo, nos caminhos de Deus. No entanto, cada filho responsvel nico por suas escolhas. Um homem, uma mulher, e os filhos, constituem a estrutura normal de uma famlia, segundo o olhar cristo, e tendo por modelo a primeira famlia criada por Deus: Ado, Eva e os filhos (Gn 4, 1-2). Tal famlia chamada de Igreja Domstica (Doc Familiaris consortio 21; CIC 2204). Caso a opinio das autoridades pblicas (e de grande parte do povo) seja diferente, e considerem normal trs pessoas serem cnjuges ao mesmo tempo (bi e poligamia) ou que o casal possa ser de mesmo sexo, a opinio da Igreja Catlica no concorda com isso, seguindo a Bblia (CIC 2202). A famlia crist imagem da famlia Trina, da Trindade Santa. Que vivem na unio comum, e no respeito mtuo. A vida em famlia iniciao para a vida em sociedade (CIC 2205-2207). Quando h problemas para que uma famlia consiga caminhar bem na sua misso, outros organismos sociais devem ajudar quanto a estrutura familiar (CIC 2209). dever dos poderes polticos garantir s famlias: o direito de se constiturem, terem filhos e os educarem segundo sua f; proteo da estabilidade conjugal e da estrutura familiar, liberdade para professar a f e de transmiti-la aos filhos, liberdade para empreendimentos, trabalhar, ter onde morar e poder morar onde

quiser; assistncia mdica, assistncia ao idoso e abonos familiares; segurana e sade, e proteo contra drogas, pornografia, alcoolismo... (CIC 2211) O conceito de famlia, na viso catlica, se estende muito alm daqueles que moram conosco ou de demais laos familiares. Como brasileiros, por exemplo, somos irmos compatriotas, como batizados, somos filhos da Me Igreja, e como pessoa humana, somos filhos e filhas do nosso Pai: Deus (CIC 2212). Deveres dos filhos::: respeito pelos pais (piedade filial), fruto do reconhecimento pelo dom da vida, e por tudo que fazem pelos filhos (Eclo 7, 27-28). Tal respeito se revela pela docilidade e obedincia verdadeira (Pv 6, 20-22; 13:1). Enquanto um filho viva na casa de seus pais, deve lhes atender em tudo que seja para seu bem ou ao da famlia (Col 3:20; Ef 6:1). Obedincia devem ainda s orientaes razoveis de seus educadores (professores, catequistas...), e quem mais os pais cofiarem. Mas, se o filho percebe que recebeu uma ordem ou mesmo uma orientao errada, segundo a f e a moral, no obedea (CIC 2215-2217). Quando um filho se torna independente dos pais, a obedincia total de antes cessa, mas, o respeito continua, e devem sempre buscar de corao aberto os conselhos e exortaes dos pais. Os filhos adultos possuem responsabilidades para com seus pais. Sempre que puderem devem ajud-los material e moralmente, na velhice, na doena, solido e angstia, como Jesus nos lembra (Mc 7, 10-12; Eclo 3, 2-6.12.16; CIC 2218). Os irmos, inclusive os de sangue, devem se suportar uns aos outros, no amor, humildade e pacincia (Ef 4:2). Os filhos devem ser gratos a todos que os levaram ao caminho cristo: pais, padrinhos, avs, amigos, catequistas... (2. Tm 1:5; CIC 2219-2220) Deveres dos Pais::: A fecundidade do amor conjugal no se resume apenas em ter filhos, mas, principalmente em cri-los com educao moral e formao espiritual, desde a mais tenra infncia, com seus testemunhos pessoais, que so parte da sria responsabilidade dos pais. Claro, reconhecendo tambm que possuem defeitos (Eclo 30, 1-2; Ef 6:4; CIC 2221-2223). direito dos pais e dever dos poderes pblicos poderem ter opo de escolas conforme sua convico religiosa. E quando adultos os filhos tm os dever e o direito de escolherem que profisso desejam seguir, claro sem deixar de pedir conselhos aos pais, os quais no devem obrigar os filhos a seguirem carreiras profissionais a contra gosto. H ainda aqueles que no se casam para cuidar dos pais ou irmos, para se dedicarem com mais empenho a alguma profisso ou por outros motivos ainda mais louvveis. Isto uma importante contribuio para a famlia (CIC 2229-2231). No entanto, a vocao maior de um cristo ou de uma crist seguir a Jesus Cristo. Logo, no se pode deixar de servir a Jesus na Igreja por causa de apegos aos laos familiares, e os pais precisaro respeitar tal chamado no amor e no louvor, mesmo que demore certo tempo para tal. Aceitando o convite de Cristo e, muitas vezes tendo que deixar pai e me para O seguir, o cristo passa a fazer parte de uma famlia maior, a Famlia de Deus, sem com isso, ter que esquecer ou abandonar a famlia e o lar, principalmente em momentos mais delicados (Mt 10:37; 12:50; CIC 2232-2233)! E sempre rezar por ela...

5. Mandamento: No matars (Ex 20:13)

Em uma de suas mais famosas pregaes, Jesus aperfeioa este Mandamento e diz: ... Eu, porm, vos digo: todo aquele que se encher de dio contra seu irmo ter de responder no tribunal... (Mt 5, 21-22a) E vai mais alm: Aquele que chamar o irmo de louco, estar sujeito ao julgamento do Sindrio, aquele que disser louco ser passvel do fogo da geena... (Mt 5, 22b-23) Ou seja, no se mata algum apenas com violncia fsica, mas, tambm com palavras que tenham a inteno de ofender, zombar, menosprezar o outro, que sente assim, diminudo, assassinado quanto sua auto-estima, dignidade e moral prpria. Se ao chamar o(a) irmo(), que Filho(a) de Deus, de doido (louco) existe a inteno ofensiva, se est pecando consideravelmente, segundo o prprio Jesus! No seria grave o uso de tais expresses sem inteno de ofensa como louco de Deus, doido de Deus, at porque se est querendo dizer que para o mundo tal cristo louco, nada contra a mar do mundo. Ou, chamar de louco uma pessoa que tenha realmente problemas mentais, mas, ao cham-la assim no se tenha inteno de ofender, apenas no sabe ou esquece os termos clnicos, como esquizofrnico. Mas, o melhor usar expresses mais positivas. Porm, se o irmo se ofende mesmo numa brincadeira ou gria casual, deve-se evitar tais expresses mesmo em ambientes mais descontrados. Logo, se voc tem algum que precisa se reconciliar, reconcilie logo, pois, se morrerem na intriga, iro responder seriamente por isso diante de Deus, o Justo Juiz (Mt 5, 23-26; CIC 2258)

Desde o incio do mundo, comeando por Caim, seres humanos deixaram-se ser dominados pelo dio e cometeram homicdios, assassinatos (Gn 4, 1-14; CIC 2259). Caim matou seu prprio irmo, Abel. Porm, Deus pedir contas de cada sangue derramado (Gn 9, 5-6). Para Deus, o sangue um sinal sagrado da vida (Lv 17:14; CIC 2259-2260). A Bblia diz: No matars o inocente nem o justo (Ex 23:7; CIC 2261). No Sermo da Montanha, Jesus relembra outro artigo da Antiga Lei, e o leva a uma perfeio sublime, porm mais exigente alma: Ouvistes o que foi dito: Amars o teu prximo e odiars o teu inimigo Eu, porm, vos digo: Amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, a fim de serdes verdadeiramente filhos do vosso Pai que est nos cus... (Lv 9:18; Mt 5, 43-45) e ainda: Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente Eu, porm vos digo: No resistais ao mau. (Ex 21:24; Mt 5, 38-39; CIC 2262) Legtima Defesa::: Veja, a Bblia probe o homicdio voluntrio, ou seja, voc matar algum por livre e espontnea vontade. A Legtima Defesa envolve uma situao na qual voc se veja entre duas opes: ou morre ou mata para se defender. Claro, a Legtima Defesa no se trata de uma reao desarmada, desprevenida ou despreparada a um assalto ou outro crime qualquer. A ao de defender-se de forma apropriada tem duplo efeito: conservao da prpria vida e morte do agressor, embora s se queira o primeiro efeito, o segundo acaba sendo uma quase que inevitvel conseqncia, desde que no use de violncia mais do que o necessrio, como nos diz So Toms de Aquino. Ou seja, no porque voc teve que matar algum para defender sua vida ou de outra pessoa, no significa que depois de matar, se precise esquartejar, tocar fogo no corpo, por exemplo, ou que para matar se use de requintes de crueldade... Quem defende sua vida no culpvel de homicdio, pelo menos no diante de Deus, mesmo se for obrigado a matar o agressor (CIC 2263-2264). De acordo com a Lei Brasileira, conforme os Art. 23, 24 e 25 do Cdigo Penal - Decreto-lei n 2.848/40, aps identificada a Legtima Defesa, o homicdio no considerado crime. Para quem responsvel pela vida de outros, como a polcia, pelo bem comum da famlia ou da sociedade, a Legtima Defesa no apenas um direito, mas, um dever grave (CIC 2265). A Igreja Catlica se posicionou a favor de desarmamento da populao, pois v na maioria esmagadora, claramente um srio despreparo tcnico e psicolgico para uso e manuseio das mesmas. Visto que estar armado, sem preparo, mais perigoso do que estar desarmado. E na grande maioria das vezes em que se confia numa arma para se reagir a um assalto por exemplo, mesmo tendo sido devidamente preparada para tal, a pessoa morta e ainda perde a arma. Primeiro pelo despreparo e segundo pela desvantagem em relao ao bandido que j est com ela em punho e dificilmente est s. Sem contar os inmeros acidentes em casa (despreparo e descuido) e mortes por discusses no trnsito. ** Homicdio Voluntrio:: aquele no qual uma pessoa mata a outra por livre escolha e deciso (Gn 4:10). So gravemente culpveis o assassino e quem o ajudou voluntariamente, sendo conhecedor dos fatos (CIC 2268). Ou seja, ajudou sabendo o que estava fazendo. Infanticdio (matar crianas; Doc Gaudim et spes 51:3), Fratricdio (matar irmos de sangue), Parricdio (matar o pai) e Matricdio (matar a me), bem como matar o prprio cnjuge (marido ou esposa), so crimes especialmente graves devido aos laos naturais entre assassino(a) e vtima. Bem como assassinatos por motivos raciais e preconceituosos (CIC 2268). ** Homicdio Involuntrio:: quando se mata algum, sem a inteno de ter matado. Tal homicdio no moralmente culpvel diante de Deus. No entanto, quem provoca a morte de algum, ultrapassando as razes proporcionais, mesmo sem a inteno de matar, est em falta grave diante de Deus (CIC 2269). ** Homicdio Indireto:: Podemos englobar neste 4. Mandamento, no discernimento do Esprito dado Igreja, que tambm culpvel quem provoca indiretamente a morte de algum, expor algum a srio risco de vida sem razo grave para tal, e quem se nega a ajudar uma pessoa em perigo. Bem como tambm se mata o prximo quando aceitamos de braos cruzados as condies de misria que matam vrias pessoas pelo mundo, e at mesmo prximas a ns. E quando em nossos negcios praticamos usura (agiotagem) e desonestidade variada (vender intencionalmente alimentos e/ou remdios vencidos, roubados, enganar na conta a pagar, fraudar pesos...), estamos matando nosso irmo na sua dignidade (CIC 2269). E pode-se at lev-lo a morte mesmo, como nos casos de alimentos e remdios vencidos!

Pena de Morte: A Igreja recomenda que cada delito seja punido conforme sua gravidade, e que se evite ao mximo a pena de morte, embora que a use se no houver realmente mais nenhuma outra opo, nos casos mais gravemente extremos (CIC 2266). Se a Segurana Pblica ou Nacional pode resolver certas situaes sem derramamento de sangue, que optem por isso (CIC 2267). At porque existe o agravante do erro nos julgamentos, quando inocentes pagam com vida por um crime que no cometeram. A priso perptua com prtica de algum trabalho, seria a melhor opo. Aborto::: Tirar a vida do pequeno ser que est no ventre materno. A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir do momento da concepo. Desde o primeiro momento de sua

existncia, o ser humano deve ver reconhecidos seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolvel de todo ser inocente vida (Jr 1:5; Sl 139,15-16; CIC 2270). gravemente culpvel, porm, passvel de perdo mediante arrependimento e confisso sacramental, tanto quem aborta como quem coopera direta ou indiretamente para a realizao do aborto (CIC 2272). Suicdio::: Trata-se de uma pessoa tirar a prpria vida. Cada um de ns somos responsveis pela prpria vida diante de Deus, porm, no somos donos absolutos dela. A vida vem de Deus, e Deus. Apenas a administramos. O suicdio contradiz nossa natureza pela vida, o amor dos nossos familiares e amigos, e ao Amor de Deus. Se o suicdio feito para servir de exemplo aos jovens se torna um grave escndalo. E quem contribui por vontade prpria em um suicdio, ou a estimula (algumas bandas de rock fazem isso) se torna contrrio a Lei Moral. No entanto, graves distrbios psquicos (mentais), angstia ou grave medo da provao, do sofrimento ou da tortura podem diminuir a responsabilidade do suicida, isto , aquele que se mata. Por outro lado, no se deve achar que a alma de um suicida j esteja condenada ao inferno, pois, Deus pode, por meios que s Ele sabe dar ocasio de arrependimento ao suicida na agonia da morte (enforcamento, por exemplo). A Igreja ora pelas pessoas que tentaram e tiraram a prpria vida! (CIC 2280-2283). Ex.: A pessoa se enforca, e durante a agonia de se debater sem poder respirar bem, se arrepende de tudo que fez... Muitas pessoas que escapam de uma tentativa de suicdio dizem que toda a vida passa diante dela em segundos, algumas podem se arrepender nesse momento!!!

6. Mandamento: No cometers adultrio (Ex 20:14) No pecar contra a castidade :::

Quanto ao adultrio, Jesus vai a raiz do problema e nos adverte: Ouviste o que foi dito: No cometers adultrio. Eu, porm, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher, com desejo, j cometeu adultrio com ela em seu corao. (Mt 5, 27-28) Veja, no se trata apenas de olhar ou mesmo achar bonita uma mulher, mas sim, de desej-la sexualmente e alimentar este desejo. Portanto, no se trata de agora andar pelas ruas de olhos fechados ou desviar olhares como um medroso, mas, sim, de ser um homem de Deus, de orao, a ponto de poder olhar de frente para uma mulher bonita e enxerg-la com olhos de Cristo. Isto significa que ele nunca v desejar uma outra mulher na mente? Claro que no. Pode acontecer de desejar sim. Ningum tem controle total sobre os prprios pensamentos que vm mente de repente, mas, pode, pela Graa de Deus no ficar preso em tais desejos, para ento poder resistir. Ah, claro que isso cabe tambm s mulheres em relao aos homens, pois, os Mandamentos so para os filhos e as filhas de Deus. A Igreja discerniu que este Mandamento est ligado a toda uma vida sexual, no apenas ao adultrio no matrimnio. Ultrapassa a infidelidade ao marido ou a esposa. Aqui est englobada toda a castidade, ou seja, a pureza na prtica sexual em diferentes estados de vida: solteiro, casado, celibatrio, vivo... Pois, seja qual for o estado de vida, quem no tem regras na sexualidade est sendo infiel a todo o Ensinamento Bblico ligado a sexualidade. Logo, est sendo infiel ao prprio Deus. A pessoa pode ser casta na virgindade ou no celibato consagrado (sacerdotes, monges, freiras...). E tambm pode ser casta no Matrimnio, pois, ser casto no significa unicamente no ter relaes sexuais, mas sim, no caso do Matrimnio, ter relaes sexuais de forma a no quebrar as orientaes bblico-catlicas. Todas as formas de castidade so igualmente importantes, como nos lembra Santo Ambrsio (Decl. Persona humana 11; Catecismo da Igreja Catlica 2349). A Igreja faz um convite aos noivos, que eles se guardem para o dia do casamento. E nessa provao podero descobrir um respeito maior um pelo outro. E se ajudaro a crescerem juntos na castidade (Catecismo da Igreja Catlica 2350). Existem srias ofensas castidade, destacando: luxria (descontrole total na sexualidade), masturbao (estimular a si mesmo no prazer), fornicao (relao sexual sem o sacramento matrimonial), pornografia (mostrar imagens da intimidade sexual a terceiros), prostituio (praticar relao sexual em troca de dinheiro), estupro (ter relaes ntimas com algum fora, de forma violenta). Nosso corpo templo do Esprito Santo, e foi comprado por Cristo a preo de Seu prprio Sangue (1 Cor 6, 15-20; Catecismo da Igreja Catlica 2351-2356). Claro, h questes psicolgicas, como a idade e a falta da prtica sexual, que diminuem em muito a culpa de quem se masturba. Mas, no o isenta. E mais, existem ainda questes ligadas chantagem (ameaas)

e presso social (falta total de oportunidade em ambientes de misria) que diminuem a culpa de quem se prostitui (Catecismo da Igreja Catlica 2352.2355). Veja, diminuem, mas, no excluem a culpa. A Confisso sempre nossa melhor aliada contra o pecado. Mas, muitos so aqueles que se prostituem por opo, vaidade e orgulho, querem ganhar mais dinheiro sem que tenham que trabalhar tanto, ter uma profisso. Outros(as) se prostituem at para pagar Faculdade, uns como complemento no oramento... outras (os) no querem empregos que paguem pouco ou considerados por muitos como empregos mais rebaixados como garom, gari, empregada domstica... Homossexualidade:: o desejo e a prtica sexual entre pessoas do mesmo sexo. Tal prtica sexual uma depravao grave, desordenada, e que vai contra a Lei Natural do ser humano (Gn 19, 1-29; Rm 1, 24-27; 1 Tm 1:10; Decl. Persona humana 8). No entanto, os homossexuais, inclusive mulheres (lsbicas), no escolhem ser assim, muitos j nascem nesta condio, ficando numa provao constante. Sendo assim, os homossexuais devem ser acolhidos com respeito, e sem discriminao quanto a isso. Condene-se a prtica, como de qualquer outro pecado, mas, ame-se a pessoa. Mas, os homossexuais tambm so chamados a viver a castidade, buscando em Deus a virtude de dominar-se pelo Esprito Santo, viver amizades crists, orao e vivncia dos sacramentos (Eucaristia na Missa e a Confisso...), como todo cristo precisa buscar viver (Gl 5, 22-25; Catecismo da Igreja Catlica 23572359). Amor Conjugal:: Entre marido e mulher a relao sexual um sinal da unio espiritual, pois, entre os batizados, na unio matrimonial so santificados pelo sacramento (Catecismo da Igreja Catlica 2360). O ato sexual dos esposos no pode ficar apenas na carne, no fsico, mas sim, fruto do amor entre os dois (Doc. Familiaris consortio 11; Catecismo da Igreja Catlica 2361). Logo, a unio sexual do casal, quando de forma casta, ou seja, sem quebrar as orientaes crists, honesta e digna. Logo, a relao sexual deve levar sim ao prazer e ao gozo, a satisfao do corpo e do esprito. Isso foi estabelecido pelo prprio Criador, pois, foi Ele Quem definiu os pontos de prazer do corpo humano. Contudo, a Igreja recomenda que o casal no cometa exageros (Catecismo da Igreja Catlica 2362).

Fidelidade Matrimonial:: A fidelidade entre marido e mulher espelho da fidelidade de Amor entre Cristo e a Igreja (Ef 5:25; Catecismo da Igreja Catlica 2364). Fecundidade do Matrimnio:: A unio matrimonial tem por natureza a fecundidade, a fertilidade, gerao dos filhos. Ter filhos um Dom. No entanto, por motivos justos o casal pode controlar o intervalo entre um filho e outro. Sempre de forma natural, baseando-se na continncia sexual peridica, auto-observao e prtica sexual no perodo do ms em que a mulher no engravida. O casal nunca deve se fechar de vez gerao de filhos, pois, isso contradiz nossa natureza e o desejo de Deus (Catecismo da Igreja Catlica 2366-2370). Esterilidade::: o fato do marido e/ou a esposa no poderem gerar filhos, por algum motivo. Tanto a Bblia como a Igreja vem nas famlias numerosas um sinal da Bno Divina e da generosidade dos pais (Sl 128; Doc Gaudium et spes 50,2; CIC 2373). Logo, a dor do casal que no pode ter filhos imensa (Gn 15:2; 30:1; Catecismo da Igreja Catlica 2374). As pesquisas para se vencer a esterilidade devem ser incentivadas, porm, as tcnicas de fertilizao que tiram os laos de parentesco entre pais e filhos devem ser evitadas (Instr. Donum vitae II,5; Catecismo da Igreja Catlica 2376). Ex: A Inseminao artificial feita a partir da doao de esperma (smen) por parte de outra pessoa, que no o marido. Tal doao, geralmente fruto de masturbao, com auxlio de material pornogrfico. Ter um filho que de outra pessoa desconhecida, e que fruto de uma masturbao, no a melhor forma de se realizar o sonho de ser me ou pai. Existem outros tratamentos. Se no houver soluo existem ainda a f e esperana no Milagre de Deus, e/ou numa adoo (Gn 17, 15-19; 19, 10-14; 1. Sm 1, 4-8.11-12.17-20; Jz 13, 2-3.24; Lc 1, 3637; Catecismo da Igreja Catlica 2379). Na fertilizao em vidro (beb de proveta) vrios embries (primeiras clulas) humanos so gerados, mas, s vivem ou chegam a serem desenvolvidos os que o casal quiser, 1, 2 ou 3. O restante fica congelado ou descartado. A verdade, que muitos filhos gerados desta forma querem conhecer seus pais doadores, mas, a justia os protege, e eles mesmos no querem conhecer os filhos gerados atravs de suas doaes, seja de smen (homens) ou seja de vulos (mulher). No entanto, j que o casal gerou filhos desta forma, que os ame, mas, no faa nem incentive outros casais a fazerem. Aqueles que no usaram estas tcnicas, no as usem, deixem que Deus e/ou a medicina intervenha de outra forma... Adultrio:: quando o marido trai a esposa, e/ou vice-versa, tendo relaes mais ntimas com outra pessoa. O adultrio uma sria infidelidade ao Matrimnio, e como todo pecado, uma infidelidade prpria Lei de Deus (Mt 5:27). Injustia e falta dos compromissos assumidos diante de todos, de Deus e de Sua Igreja (Catecismo da Igreja Catlica 2380-2381).

Divrcio:: Quando um casal, de catlicos batizados, consome e ratifica o Matrimnio, com a unio conjugal plena, ou seja, relao sexual at a ejaculao sem barreira alguma, na noite de npcias ou no momento que for, este Matrimnio no pode ser dissolvido pela Igreja. A no ser pela morte. A separao dos esposos, sem perder a ligao Matrimonial, pode ser aceita pela Igreja em casos de perigo de vida para um dos cnjuges (Cdigo de Direito Cannico 1141.1153; Catecismo da Igreja Catlica 2383). Ou seja, se o marido espanca e ameaa de morte a esposa, ela pode sair de casa, morar em outro lugar mais seguro, porm, os dois continuam casados diante de Deus. No entanto, se o Divrcio Civil for a nica forma possvel de se manter garantidos os direitos dos cnjuges e dos filhos, e sobre os bens materiais, ele pode ser realizado (Catecismo da Igreja Catlica 2383). Mas, mesmo assim, o casal ainda vai continuar casado diante de Deus, sem poder comungar. E mais, segundo o prprio Jesus, o cnjuge que realizar nova unio (mesmo no Civil), entra em adultrio em relao ao primeiro casamento, o da Igreja (Mc 10, 11-12; Catecismo da Igreja Catlica 2384). Porm, se voc est divorciado(a), mas, no est com novo relacionamento, pode comungar normalmente, principalmente se voc foi a pessoa abandonada sem mais nem menos, e vivia a fidelidade conjugal (Catecismo da Igreja Catlica 2386). As nicas formas de se ter um novo matrimnio sem problema algum, mesmo tendo sido casado(a) na Igreja anteriormente no caso da viuvez e da nulidade matrimonial. Sobre a qual vamos falar depois... Poligamia:: o marido ou a esposa, viver com outra (s) pessoa(s) ao mesmo tempo, e com plena aceitao de todos (as) da relao. Seja morando na mesma casa, ou no. Isto totalmente contra o Plano de Deus, no qual havia apenas duas pessoas na unio matrimonial: Ado e Eva (Gn 2, 22-24; Catecismo da Igreja Catlica 2387). Incesto:: a relao ntima entre parentes ou pessoas bem prximas em grau. Como pai e filha, me e filho, irmo e irm, av e neta, av e neto, tia e sobrinho, tio e sobrinha, padrastos e enteadas, madrastas e enteados... (Lv 18, 7-20; 1. Cor 5, 1.4-5; Catecismo da Igreja Catlica 2388-2389). Unio Livre:: Trata-se de casais, j em prticas sexuais ativas, muitas vezes j morando juntos, porm, se recusam ao casamento no s no civil, mas, principalmente no religioso. Mesmo que planejem fazer isso, pois, quem garante realmente que vo chegar ao Matrimnio?... O Ato sexual sem a Bno do Matrimnio ser sempre um pecado grave e que impede o casal de receberem a Comunho, a Hstia Consagrada, Sacramentada (1. Cor 6, 18-20; 11:28; Decl. Persona humana; Catecismo da Igreja Catlica 2390-2391).

7. Mandamento: No roubars (Ex 20:15) No furtar

Roubar e furtar a mesma coisa. Porm, quando se fala em roubo, geralmente est indicando que para se conseguir o objeto de algum, foi feita ameaa mediante algum tipo de arma. J o furto seria um roubo, grande ou pequeno, mas, que foi feito sorrateiramente, sem sequer a percepo da pessoa vitimada. A Igreja Catlica resolveu ir na raiz do problema, como Jesus o faz, e incluiu o furto j como pecado tambm. Ou seja, mesmo que voc seja roubado sem que perceba no momento, e no tenha sido sequer ameaado ou mesmo atacado violentamente pelo infrator, ele pecou seriamente em te furtar. Claro, tanto no roubo como no furto, a de se avaliar o que levou aquela pessoa a realizar tal prtica. No fcil voc bater de porta em porta e s receber rejeio. Ver um filho seu com fome e no ter como conseguir leite! Isto no justifica, mas, diminui a culpa do infrator. Nem todos temos a mesma estrutura psicolgica para enfrentar situaes de misria. No entanto, a Lei Brasileira faz muito bem em prender, desde que seja com penas justas, pessoas que cometem pequenos furtos, mesmo que estejam passando extremas necessidades, mas, a Lei precisa tambm ser ativa nos grandes roubos, geralmente realizados por pessoas j ricas. E os nossos governantes precisam oferecer mais empregos a este pas to lindo e to rico de bnos materiais e espirituais. Se voc v que a pessoa realizou um pequeno furto por puro desespero diante da misria em que vive, pode retirar a queixa se quiser, e se puder ajudar tal famlia faa, pois, ser uma valiosa contribuio para voc, o prximo, a sociedade e o prprio Deus. Toda forma de tomar e de guardar para si de forma injusta o bem do outro, mesmo que no v contra a Lei Civil de onde vive, contrria ao este Mandamento. Como tambm: guardar por simples deciso prpria, os bens emprestados ou objetos perdidos, defraudar no comrcio, pagar salrios injustos, elevar os preos se apoiando na falta de informao ou misria dos outros. Como tambm so ilegtimos a especulao (dar valores a bens conforme interesse de lucro prprio, tanto para mais como para menos), corrupo,

apropriao e uso particular dos bens sociais de uma empresa, trabalhos mal feitos, fraude fiscal, falsificao de cheques e de faturas, gastos excessivos, desperdcios, quebra injusta e ilegal de contratos... (Dt 24, 14-15; Tg 5:4; Am 8, 4-6; CIC 2409-2410). Quem se apossa, seja direta ou indiretamente, de algum bem de outra pessoa tem obrigao de restituir ou devolver o bem equivalente, mesmo que seja em dinheiro (Lc 19, 1-10). A mesma obrigao vale para quem praticou, mandou, ajudou ou encobriu um roubo (CIC 2412). Quantos aos jogos (cartas, bingo...) ou mesmo apostas em geral (jogar valendo dinheiro como corrida de cavalos e outros), no so, por si s prticas erradas. A no ser que a Lei proba, mas, a uma questo civil. O erro est, a partir do momento em que a pessoa gasta a ponto de faltar alimentos, roupas, medicamentos e outras necessidades da casa. A paixo pelo jogo pode at atingir nveis graves (vcios)! Apostas injustas ou trapaas nos jogos so erros graves (CIC 2413). Por exemplo, se voc apenas vez ou outra, joga pker a dinheiro ou na loteria, no est cometendo nada de errado, desde que, siga as orientaes acima (equilbrio, honestidade, controle de si...). Jogar, sem ser a dinheiro, no pecado, desde que tambm no se torne um vcio, desestruture a famlia, afaste dos compromissos com a Igreja... Portanto, continue jogando, moderadamente, seu baralho, domin, bingo (no Brasil o Bingo beneficente no proibido), desde que seja de forma legal... Quem sabe voc no tem uma mesa de sinuca em casa... convide os amigos e jogue, ou melhor brinque, se divirta, passe o tempo livre... importante ressaltar tambm que se analise o ambiente que voc est freqentando nestes jogos de entretenimento, diverso. Sei que voc deve talvez esteja chocado(a), principalmente se na sua famlia o vcio no jogo um a grande mal. Mas, tudo que vimos orientao da Igreja e vejo nela um discernimento importante, logo, uma propinio da sociedade que precisa ser mudada : No se pode associar a palavra jogo, por si s, ao pecado, s pecado se escraviza o ser humano, destri lares e afasta a pessoa da Igreja... Jogo jogo, apenas uma diverso que estimula a mente e distrai... Porm, quem acha melhor evitar todo tipo de jogo, faz melhor ainda.

8. Mandamento: No apresentars um falso testemunho contra teu prximo (Ex 20:16) No levantar falso testemunho

Dar um falso testemunho falsear a verdade nas relaes uns com os outros (CIC 2464). Deus fonte de toda a Verdade. Sua Palavra a Verdade (Pv 8:7; 2. Rs 7:28). Sua Lei a Verdade (Sl 119:142). Sua Verdade continua de gerao em gerao (Sl 119:90). E j que Deus Verdadeiro, Seu povo chamado a viver na verdade (Rm 3:4; Sl 119:30; CIC 2465). Jesus a Verdade (Jo 14:6)! Conhecereis a Verdade, a verdade vos libertar (Jo 8:32). Logo, seguir a Jesus viver no Esprito da Verdade (Jo 14:17). Precisamos ter um amor incondicional verdade, a ponto de o que dissermos seja digno de confiana (Mt 5:37). Quem diz que caminha com Jesus, mas, vive nas trevas, est mentindo e no est na Verdade (1. Jo 1:6). E mais, como cristos catlicos, precisamos dar testemunho da Verdade, ou seja, darmos testemunhos do Senhor. O cristo deve professar sua f retamente nas situaes prprias (Jo 18:37; 2. Tm 1:8; CIC 2471). Todos os cristos, onde quer que vivam, pelo exemplo da vida e pelo testemunho da Palavra, devem manifestar o novo homem que pelo Batismo vestiram, e a virtude do Esprito Santo que os revigorou pela confirmao. (Ef 4, 24-25; 1. Pd 2:1; Doc Ad gentes 11; CIC 2472.2475) O martrio o supremo testemunho dado Verdade da f crist, testemunho que leva morte. O mrtir, ou seja, aquele que morto por pregar e testemunhar o Evangelho, a Doutrina crist. Enfrenta a morte num ato de fortaleza. Disse Santo Incio de Antioquia, antes de ser lanado s feras pelo Imprio Romano: Deixai-me ser alimento das feras. por elas que me ser permitido chegar at Deus! (Ap 6:9; CIC 2473) Ofensas verdade:: *Falso testemunho e perjrio::: Falso testemunho quando se diz que viu algo acontecer, sem que tenha realmente acontecido. Perjrio, quando, diante de um Tribunal, debaixo de juramento solene e vlido, se diz que presenciou algo sem que o tenha presenciado de fato (Pv 19:9). Seja para condenar ou para absolver uma pessoa em julgamento. Quando o falso testemunho ou o perjrio so proclamados publicamente, o erro se agrava ainda mais (CIC 2476). *Maledicncia e Calnia::: Falar mal de algum, caluniando, difamando tal pessoa, destri a reputao do

prximo. Pois, a calnia falar muito mal de uma pessoa sem que tais palavras se sustentem por provas (CIC 2479). *Adulao, bajulao ou complacncia::: A adulao (elogio interesseiro) falta grave quando caminha junto a vcios e pecados graves. A adulao se torna pecado venial (leve) quando feito apenas para ser agradvel, evitar um mal, remediar uma necessidade, obter vantagens legtimas (CIC 2480). *Jactncia ou fanfarronice::: uma falta contra a verdade, como a ironia, que quer humilhar algum, zombando de modo mal, algum tipo de comportamento do outro (CIC 2481). *Mentira::: Dizer o que falso com a inteno de enganar, como diz Santo Agostinho. A mentira vem do diabo, o pai da mentira, como diz o prprio Senhor Jesus Cristo (Jo 8:44). A mentira se torna mais grave ou menos grave conforme as circunstncias, intenes de quem est mentindo, e os prejuzos com tal mentira. Quando o caso srio, a mentira assume o grau de pecado grave. Toda mentira prejudicial deve ser reparada por quem mentiu. Mesmo que as vtimas o (a) tenha perdoado. Se no for possvel reparar de forma pblica, que o faa secretamente, d satisfao vtima, em nome do amor, e indenize pelos danos causados (CIC 2482.2484.2487). *Quebra de Segredos::: Contudo, h momentos prprios na vida em que mesmo que algo seja verdade, pode no ser conveniente revelar a quem quer saber e tem a ver com o fato. Sendo at mesmo o objeto principal envolvido na questo. O bem comum, a segurana do outro, e o respeito vida particular de cada um, podem ser motivos razoveis para nos calarmos diante de certas situaes, ou que se use uma linguagem mais discreta. s vezes temos o dever de evitarmos um escndalo, e ningum obrigado a revelar a verdade a quem no tem o direito de conhec-la (Eclo 27:16; Pv 25, 9-10; CIC 2488-2489). *Sigilo de Confisso::: Aquilo que um fiel diz no Sacramento da Reconciliao, ou seja, na Confisso, e principalmente sua identidade, no pode, em hiptese alguma, ser revelado a ningum pelo sacerdote que ouviu ao fiel (CIC 2490). *Segredos Profissionais::: Os segredos existentes por exemplos na rea poltica, militar, mdica, jurista e outros mais, devem ser mantidos guardados, a no ser que possam causar srios prejuzos e danos a quem pediu o segredo, a quem foi confiado o segredo, ou a terceiros, como a prpria sociedade local e mundial (CIC 2491). *Falta de cautela na comunicao dos fatos::: Os que trabalham nos mais variados meios de comunicao precisam ter certeza absoluta dos fatos ligados vida particular das pessoas. E mesmo saber se precisam anunciar tal notcia (CIC 2492).

9. Mandamento: No cobiaras a casa do teu prximo, no desejars sua mulher... (Ex 20:17b) No desejar a mulher do prximo

Jesus nos lembra que basta o marido sustentar um desejo sexual quanto outra mulher, ou claro, a esposa sustentar desejos por outro homem, j est cometendo adultrio no corao (Mt 5:28). Veja mais sobre esta passagem no sexto Mandamento... So Joo define trs tipos de concupiscncia (desejo exagerado): desejo da carne, dos olhos e da soberba (orgulho) da vida (1. Jo 2:16). Este nono Mandamento probe que nos entreguemos aos desejos carnais (sexuais e materiais exagerados), os quais vo contra os desejos do esprito (Gl 5, 16-25; Ef 2:3). Embora que desejo carnal no seja necessariamente pecado por si s, mas, geralmente leva o ser humano a pecar, pois, se no resistir a tal pensamento ir colocar em prtica o que imaginou (Conclio de Trento; Catecismo da Igreja Catlica 25-14-2515). *Purificao do corao::: O corao a sede da personalidade moral, e reflete o que pensamos em nossa mente. Se estamos agitados, o corao bate mais forte, se estamos mais calmo, ele bate em ritmo normal, se estamos angustiados sentimos como se ele estivesse apertado, sufocado. Sempre que falamos em corao, estamos falando indiretamente da nossa mente, sentimentos, pensamentos... do corao do ser humano que saem os mais variados pecados graves, diz Jesus (Mt 15:19). Da, precisarmos lutar pela temperana, o equilbrio, um controle maior sobre ns mesmos, pela Graa de Deus e nosso querer tambm (Catecismo da Igreja Catlica 2517). Jesus diz no Sermo das bem-aventuranas: Bem-aventurados [felizes] os puros de corao, porque vero a Deus (Mt 5:8) Ser puro de corao entregar o corao e a inteligncia s exigncias da santidade de Deus,

especialmente em trs reas: caridade (amor), castidade ou retido sexual, e o amor Verdade e ortodoxia da f, ou seja, a fidelidade (1. Tm 4, 3-9; 2. Tm 2:22; 1. Tess 4:7; Cl 3:5; Ef 4:19; Tt 1:15; 1. Tm 1, 3-4; 2. Tm 2, 23-26; Catecismo da Igreja Catlica 2518). Mas, quem tem o corao puro? Ns pecadores?? Sim! Claro, nenhum corao humano ser puro 24 horas por dia, durante toda a vida. Temos pecados, mas, tambm temos o Esprito Santo de Deus em ns, e Ele quem nos santifica e purifica nosso corao, sempre que pecamos, nos arrependemos e pedimos perdo. Pedir perdo e a Graa de Deus a nica forma de no deixarmos nosso corao permanecer impuro! Eis como conseguir a pureza do corao (CIC 2520): * Pela virtude (bem) e pelo dom da castidade (veja 6. Mandamento)::: A castidade permite amar com um corao reto e sem diviso; ** Pela pureza de inteno::: Com atitudes simples, procurar encontrar e realizar a vontade de Deus em todas as coisas (Rm 12:2; Cl 1:10) *** Pela pureza do olhar::: Seja o olhar exterior (pelos olhos mesmos) seja o olhar interior (a inteno na mente com que se olha para algum). Disciplina dos sentimentos e da imaginao, recusa de toda aceitao de pensamentos impuros (Sb 15:5). Como diz Santo Agostinho, ningum conseguir ter controle de si, se no buscar foras em Deus, que nos concede a Graa da fortaleza (CIC 2520). E quando cairmos, Confisso e Eucaristia, precisam ser nosso sustento. A pureza exige o pudor, que preserva a intimidade da pessoa. Pudor no revelar aquilo que deve ficar em particular; protege o mistrio das pessoas e do seu amor; convida pacincia e moderao, o equilbrio na relao amorosa. O pudor modstia, e inspira tambm o modo de se vestir. O pudor resiste a explorao do corpo, s revelaes ligadas a intimidade de algum e s presses da moda e ideologias dominantes (CIC 2521-2523). A pureza do corao liberta a pessoa do erotismo geral e a afasta dos shows que favorecem o voyeurismo (ver a intimidade dos outros) e a iluso (achar que a vida sexual desregrada boa): shows erticos, de strip tease, de sexo explcito e outros...

10. Mandamento: No cobiars a casa de teu prximo...nem seu servo, sua serva, seu boi ou seu jumento, nada do que pertena a teu prximo (Ex 20:17) No cobiar as coisas alheias

Jesus diz: Onde est o teu tesouro, a estar tambm teu corao (Mt 6, 19-21). Este Dcimo Mandamento, desdobra e completa o Nono, se referindo ainda aos desejos carnais (materiais). Probe a cobia, ou seja, a ambio, o desejo incrontrolvel e prejudicial no que diz respeito a coisas pessoas que pertena a vida de outros. A cobia a raiz do roubo, do furto e da fraude, que o Stimo Mandamento probe. O mau desejo dos olhos leva violncia e injustia, proibidas pelo 5. Mandamento. A cupidez (ganncia) tem sua origem, como a fornicao, na idolatria dos desejos, proibida nos trs primeiros Mandamentos. Este 10 Mandamento referente inteno do corao (1. Jo 2:16; Mq 2:2; Sb 14:2; CIC 2534). Veja, no cobia ou inveja, voc ver uma pessoa comprar um sapato, achar bonito, e comprar um do mesmo tipo. Apenas os gostos se bateram. Mas, quando se torna muito freqente esta atitude, deve ser evitada, seno voc vai acabar perdendo sua personalidade e se tornar um clone da outra pessoa. inveja, quando se v algum comprar um carro, e voc faz questo de comprar um mais caro, no porque quer ter um carro bom, mas sim, s para mostrar que pode comprar um carro mais caro. Ou ainda, desejar no corao que a pessoa sofra um acidente com o carro novo, ou mesmo, que seja roubado. Algumas pessoas, mesmo que se dizem amigas, chegam ao extremo de comandar e/ou executar roubos em nome da inveja... A inveja pode causar danos horrveis a prpria alma da pessoa, e tambm na vida de outros e da sociedade em geral (Gn 4, 3-7; 1. Rs 21, 1-29). pela inveja do demnio que a morte entrou no mundo, pela inveja Jos do Egito foi vendido como escravo, pela inveja de alguns sacerdotes judeus, Jesus foi entregue a Pilatos... Mas a simplicidade vence!!! A inveja um vcio capital. a tristeza sentida ao ver a outra pessoa adquirindo bens, muitas vezes pelo esforo do trabalho dirio, e desejar descontroladamente o bem daquela pessoa. E quando se deseja, por causa da inveja, um grave mal pessoa, se est cometendo pecado mortal. De acordo com Santo Agostinho, a inveja o pecado diablico por excelncia. So Gregrio Magno afirma que da inveja nascem o dio, a malediscncia, a calnia, a alegrai em ver a desgraa alheia, e desprazer ao ver o outro prosperando, crescendo (CIC 2539). A arma contra a inveja a benevolncia, a bondade e da humildade. Para um invejoso

vencer tal sentimento, precisar passar, pela Graa de Deus, a se alegrar em ver o outro irmo subindo na vida. S assim Deus ser glorificado por ele, nos diz So Joo Crisstomo (CIC 2540). * Avidez e Cupidez::: Avidez um desejo descontrolado de ter bens terrenos. Cupidez ou ganncia, a paixo sem equilbrio pelas riquezas e pelo poder (Eclo 5:9; CIC 2536). No lcito (justo, vlido) desejar em nossos coraes lucros em vista da desgraa dos outros: o comerciantes desejar a caristia e os preos altos, mdicos que desejem doenas para ter mais pacientes, coveiros que desejem mais mortes para ter um dinheirinho a mais... (CIC 2537) Porm, se o que est com o prximo, deveria estar em sua posse por direito legtimo, voc no est pecando, em querer para si, segundo a Lei e os Direitos Civis de onde vive. Sem rivalidade nem dio, apenas pelo sentimento de justia. Porm, se quiser abrir mo de tal direito, tambm faz bem. A pobreza do corao::: A pobreza do corao a renncia s riquezas materiais. Confiar totalmente na providncia de Deus diariamente (Lc 14:33; 21:4; Mc 8:35 Doc Lumen gentium 42; CIC 2544-2547). No entanto tambm pode ser vivida se a pessoa, que ter bens materiais de forma honesta, no se apega aos bens, e sabe contribuir generosamente para as obras da Igreja. H muitos pobres que so orgulhosos, no aceitam a roupa e a comida que ganham, e h muitos ricos humildes, simples. Logo, no a pobreza que vai nos salvar, nem a riqueza que vai nos condenar, mas sim, a forma em que vivemos tais estados de vida. Contudo, para pobres e ricos, em primeiro lugar est a busca pelas coisas do Alto, as promessas de Deus, o Cu (CIC 2548-2550).

::: 10 Aula < Alimentos Impuros?! > Algumas Igrejas Protestantes costumam abster-se, ou seja, evitam, certos tipos de alimentos por questes bblicas. Os judeus no comiam (ou no talvez alguns ainda no comam) a coxa de nenhum animal. Os Adventistas do Stimo Dia, no comem carne de porco. E as Testemunhas de Jeov no comem sangue de galinha. E quanto ao cristo catlico? Deve ele tambm se abster de certos alimentos ditos impuros? Antes, vamos saber porque tais seguidores se abstm desses alimentos. ** Coxa, msculo do fmur: Ao lutar com um anjo de Deus, Jac vence e passa a ser chamado de Israel, que significa Face de Deus. Porm, Jac sai da luta mancando, pois, foi ferido na coxa. Ento, em sinal de respeito ao Patriarca Jac, os judeus passaram a no comer a parte da coxa de nenhum animal (Gn 32, 23-33). ** Carne de porco: Quando Deus criou o universo, todos os animais eram puros e prprios para consumo humano, sem restries (Gn 1, 29-30). Depois do pecado original de Ado e Eva, a impureza passou a reinar. Aps o Dilvio, que foi uma grande purificao na criao, os animais passaram a ser considerados puros novamente (Gn 6, 5-8.18-20). Mas, a humanidade voltou a pecar, e ento, Deus definiu a Moiss quais so os animais a serem considerados impuros para alimentao. O porco no foi o nico animal impuro citado por Deus, mas, acho que prevaleceu sobre os demais, talvez devido aos hbitos de vida nada higinicos que possuem e tambm quanto ao episdio em que aps expulsar uma legio de demnios de um homem, Jesus os lana sobre porcos (Lc 8:33). Quanto aos outros animais da lista, no se sabe exatamente porque Deus os considerou impuros, mas, vamos l. Animais Impuros: os que no tm casco fendido (partido), ou no ruminam, isto , no mastigam vrias vezes o alimento::: camelo (rumina mas no tem casco fendido), lebre (rumina mas no tem casco fendido), porco (no rumina mas tem casco fendido) .../// ...os que vivem na gua, mas, no possuem barbatanas nem escamas::: lula, polvo, caranguejo, siri, arraia, ostras, estrela-do-mar, cavalo-marinho, sapos, rs, caranguejo, siri, lagosta, jacars.../// ... dentre as aves::: guia, urubu, guia-marinha, abutres, corvos, avestruz, coruja, gaivota, gavies, alcatraz, gralha, cegonha, garas, morcego.../// todo inseto com asas, mas, com apenas 4 patas, a no ser aqueles que mesmo tendo 4 patas, possuem pernas traseiras mais longas para saltar, sendo ento considerados puros, como os gafanhotos, grilos (Mt 3:4)...:::/// ... todos os animais sem casco fendido e que no ruminam::: so os caninos (ces, lobos, raposas...), felinos (gatos, leopardos, lees...), primatas (macaco, chimpanz...).../// todo animal de 4 patas que caminha [completamente] sobre a planta dos ps::: elefante, rinoceronte, hipoptamo, tartaruga.../// Eram impuros tambm os ratos, as toupeiras, lagartos, furo, salamandra, lagartixa, camaleo...(Lv 11)

Logo, podia-se considerar puro para consumo os bovinos (ruminam e tm casco fendido Lv 11:3), os caprinos, galinha, peru, pato... Pois, so animais que no se encaixam nas condies para serem considerados impuros...

** Sangue de galinha: Na Bblia, Deus ordenava na Lei Divina dada a Moiss, que quando fosse feito o sacrifcio de animais, o sangue derramado no fosse ingerido por nenhum israelita. Porque o sangue a vida do tal animal (Lv 17, 1-2.10-12). Porm, vale lembrar aqui duas coisas bsicas: 1.)) O sangue no podia ser ingerido porque tinha que ser totalmente oferecido a Deus, pois, sangue vida, era como se fosse a vida do fiel que estava sendo entregue nas Mos de Deus. Ingerir o sangue do sacrifcio seria negar a Deus tal oferta, ainda que simblica. Por outro lado, uma profanao, alm de ser idolatria satnica, ingerir o sangue que acaba de sair do animal sacrificado, como acontece em rituais como magia negra, vudu, e em certos ramos do satanismo... 2.)) O sangue s est vivo, logo, s vida, enquanto estiver dentro do ser ou at certo tempo depois de seu derramamento (Lv 11:14). Logo, ao se cozinhar o sangue de galinha em casa, sangue esse, que se quer fez parte de sacrifcio algum a deus algum, no se mantm mais vida alguma ali. Todas as clulas vivas de tal sangue j estaro mortas pela fervura do cozimento. O sangue faz parte do ser, mas, no um ser vivo. Logo, no pecado que as clulas do sangue morram na fervura. Alis, antes de se cozinhar o sangue da galinha, ele j est sem vida alguma, porque s se ferve tal sangue para ser ingerido na refeio, depois que ele j est coagulado, morto. Enfim, ao comermos sangue de galinha cozido no estamos ingerindo vida alguma, nem do animal, nem das clulas desse sangue. E nem estamos tirando nada da oferta a Deus, porque os cristos no oferecem sacrifcios de animais a Deus! A nica absteno que os catlicos fazem oficialmente quanto carne vermelha, no por ser impura, mas, como um sinal e uma lembrana da renncia dos pecados da carne, da qual todo cristo chamado a renunciar. Tal absteno indicada pela Igreja Catlica a ser praticada pelo menos na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. E pode ser substituda por outro alimento ou pela realizao de caridade, de ajuda ao prximo. Na Quarta-feira de Cinzas porque d inicio ao Tempo da Quaresma, em que o apelo converso, penitncia e mudana de vida ganha um destaque ainda maior na Vida da Igreja. E na Sexta-feira Santa porque lembramos o dia em que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados (Mc 15, 42-43). Como toda abstinncia de alimentos, a renncia carne vermelha vem nos ajudar no autodomnio de ns mesmos, e na experincia de sentir na pele como viver sem ter carne para comer, como acontece em muitas famlias pobres no Brasil e no mundo. Existe uma simbologia teolgica tambm: trocar carne por peixe, lembra, trocar o pecado simbolizado nos prazeres da carne, do corpo, por uma vida em Cristo, simbolizado pelo peixe, desde o sculo I, entre cristos. Porm, se a pessoa no entende, ou no considera o verdadeiro significado de uma abstinncia, seja ela qual for, e no quer sequer lutar contra os pecados da carne, nem ajudar de alguma forma os mais necessitados, estar fazendo abstinncias ou jejuns em vo (Is 58, 3-12). Vejamos agora porque os catlicos no se abstm permanentemente desses, e nem de quaisquer outros alimentos, por questo de pureza religiosa. Na verdade, o motivo simples, claro e nico: Deus tornou toda a criao pura, inclusive os animais, com Seu Sacrifcio Purificador. E Ele mesmo Quem revela isto a Pedro (At 10, 9-16). claro que nesta viso dada a So Pedro, Deus veio falar algo mais profundo, que seria a aceitao do derramamento do Esprito Santo sobre os pagos, que eram considerados pessoas impuras pelos judeus (At 10, 34-35.44-48; 11:1). Mas, deixa claro tambm que purificou os animais, e no h mais nenhum animal impuro aos olhos da f (At 10, 14-15)!!! No entanto, tanto os fiis que acham que devem se abster de certos alimentos, como os fiis que julgam poder comer de tudo, devem ser respeitados, porque o Reino de Deus mais do que comida e bebida (Rm 14, 1-6.14-23). H questes muito mais importantes do que alimentos, para um fiel na vida de f. Embora essa questo tenha sim, sua devida importncia, claro. Sendo assim, por motivo de impureza pela questo religiosa, nenhum alimento deve ser evitado. Porm, por questo sim, de sade, pode-se, e deve-se, evitar estes e/ou quaisquer outros alimentos, por indicao mdica. Ou ainda, se no chegar a ser preciso evit-los por questes de sade, deve-se ter o devido cuidado no seu preparo, seguindo orientaes mdicas e nutricionais. Se um alimento nocivo, perigoso, ou mesmo venenoso, claro que temos que evit-los. ++ Doao de Sangue: Baseadas em Lv 17, 1-2.10-12, e esquecendo o Novo Testamento, as Testemunhas de Jeov no s se recusam a comerem sangue de galinha como tambm a receberem transfuso de sangue. E

conseqentemente se recusam a doar sangue, mesmo que seja para um pai ou uma me, que estejam urgentemente precisando de sangue para viver, e que tais filhos cristos sejam os nicos doadores compatveis. Se for para morrerem por no receberem sangue, ou para deixarem morrer por no doarem sangue, assim as Testemunhas de Jeov o fazem. Elas entendem, embora a Bblia no sustente tal interpretao, que a transfuso, ou seja, a injeo de sangue no corpo humano seria uma forma de se ingerir sangue. No entanto a Bblia sequer fala de se ingerir sangue humano, at porque, Deus nunca aceitou sacrifcios humanos, que se baseiam em matar pessoas como parte de rituais religiosos de adorao (Dt 18:10a). A Bblia fala sim, que Deus pedir contas de cada sangue derramado, de ser humano e de animais, porm, se referindo claramente aos crimes de assassinatos, e da caa predatria (matar por matar descontroladamente), visto que Ele permite comermos carne de animais (Gn 9, 3-6). O que Jesus diz que a Lei para salvar vidas, e no para deix-las morrer, se pode salv-las (Mc 3:4)! VEGETARIANISMO::: Ser vegetariano basicamente ter o hbito de no comer carne. Vale ressaltar ento, que ser vegetariano, ou seja, nunca comer carne, no uma obrigatoriedade para o catlico, e sim, uma opo sem sustento bblico, pois, Deus permite e ordena, alimentar-nos no s de ervas, mas, tambm de carne (Gn 1, 2930; 9:3; Ex 12, 3-5; At 10, 9-13)! Quando o NT orientava aos cristos a no comerem carne, estava se referindo a situaes nas quais alguma pessoa fraca na f, ou em incio de caminhada, poderia se escandalizar quando a carne que estava sendo comida pelo cristo, na casa de um pago, fosse fruto de sacrifcios oferecidos a deuses pagos, o tal cristo estaria compartilhando da mesma crena pag. Ou seja, aos pagos recm convertidos, e aos cristos de caminhada mas diante de uma pessoa fraca na f, era proibido comer carne, caso soubesse que essa tinha sido oferecida a dolos. Fora isso, no haviam maiores restries a comidas (Rm 14, 1-2.15.20-21; 1. Cor 10, 19-21.27-33).

Mateus 15 11. Ouvi e compreendei. No aquilo que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai dele. Eis o que mancha o homem... 17. No compreendeis que tudo o que entra pela boca vai ao ventre e depois lanado num lugar secreto? 18. Ao contrrio, aquilo que sai da boca provm do corao, e isso o que mancha o homem. 19. Porque do corao que provm os maus pensamentos, os homicdios, os adultrios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calnias. 20. Eis o que mancha o homem... ++ Sacrifcio de Animais: No Antigo Testamento, como Deus nunca aceitou sacrifcios humanos pelos pecados ou em Ao de Graas, os animais prprios para os referidos sacrifcios eram usados por ordem Dele, para simbolizar a vida do fiel, ou de todo o povo. O sangue dos animais chegava a ser usado para aspergir o Altar. No entanto, Deus no precisa comer, e muito menos, comer animais. Ele Deus, por si s Eterno, no morre, no se cansa, no fica doente (Sl 50, 9-13). E outra, estes sacrifcios de animais, purificavam o povo superficialmente, Deus precisava de um sacrifcio que purificasse o interior, a alma, o esprito de Seu povo (Hb 8, 13-14; 10:4). Para purificar um ser humano, somente um sacrifcio humano. Mas, tinha que ser o sacrifcio de um homem que no tivesse mancha alguma, pecado algum, afinal, como purificar algum se o sacrifcio no puro (At 3:14)? Para no ser vencido pela morte e pelo pecado, precisava ser Deus, ser Eterno. S Quem se encaixa nestas condies, Jesus Cristo, plenamente homem e plenamente Deus (Jo 20:28). Da, o Pai ter aceito o nico sacrifico humano, no qual, o Filho se doa confiante no Pai, para salvar a humanidade (Lc 23:46). Logo, depois do Sacrifcio de Jesus, no precisamos mais sacrificar animais, nem para Jav, como os judeus faziam (ou alguns ainda faam). Sendo assim, sacrificar animais em rituais como vudu, satanismo, e magia negra, um pecado ainda maior, que envolve idolatria, maldade contra outras pessoas, e o prprio satanismo, a adorao ao diabo!!! O sacrifcio de animais no pode ser praticado por um catlico, mesmo que seja para o bem, como no Judasmo. Nem tomar parte nelas. At porque, ele estar se dividindo em duas religies, e isso no pode acontecer. Precisamos ser catlicos, e unicamente catlicos, os indecisos ou divididos Deus vomita (Ap 3, 1516)!!!

=== Animais, bebidas alcolicas e drogas === *Animais para a alimentao humana: O uso dos recursos minerais, vegetais e animais do universo no pode ser separado do respeito pelas exigncias morais... Os animais so criaturas de Deus que os envolve com a sua solicitude providencial (Mt 6:26). Pela sua simples existncia, eles O bendizem e lhe do glria (Dn 3, 5758). Tambm a eles os homens devem carinho. Lembremos com que delicadeza os santos como S. Francisco de Assis ou S. Filipe Nri tratavam os animais. Deus confiou os animais administrao daquele que criou Sua Imagem. Ou seja, ao ser humano (Gn 2, 19-20; 9, 1-4). portanto, legtimo servir-se dos animais para alimentao e a confeco de vestes (Mt 3:4; Hb 11:37). Podem ser domesticados para ajudarem o homem em seus trabalhos e lazeres. E se permanecerem dentro dos limites razoveis, os experimentos mdicos e cientficos em animais so prticas moralmente admissveis, pois, contribuem para curar ou poupar vidas humanas. contrrio dignidade humana fazer animais sofrerem inutilmente e desperdiar suas vidas. igualmente indigno gastar com eles o que deveria prioritariamente aliviar a misria dos homens. Pode-se amar os animais, porm, no se deve dar a eles o afeto devido exclusivamente s pessoas. (CIC 2415-2418) Ou seja, entendemos que s seria lcito fazer roupas com pele de animais se o animal for morto para outros fins maiores, como servir de alimentos. E que no se deve amar mais os animais, mesmo os de estimao, do que aos seres humanos. E que os animais no sejam mortos em plena juventude, ou com requintes de crueldade, ou ainda s por vaidade e luxo humano, sendo a carne totalmente descartada. Uma melhor opo nesses casos, so as imitaes de pele e couro de animais. No podemos usufruir da criao descontroladamente a ponto de quase acabar com a vida no planeta. Conclumos ainda, que no podemos colocar em um animal toda a nossa carncia afetiva, ou seja, tratar animais como se fossem um filho ou filha, por exemplo. E embora a Bblia diga que ningum pode garantir que toda alma humana sobe e que toda alma animal desce (Ecle 3:21), no deve-se ficar visitando seus lugares de sepultamento, fazendo oferendas de alimentos e rezando por eles. Principalmente se nisso tudo se esquece do mais prximo, daquele ser humano que est precisando de amor, ajuda material e oraes. *Bebidas Alcolicas: A virtude da temperana [equilbrio] dispe a evitar toda espcie de excesso, o abuso da comida, do lcool... Aqueles, que em estado de embriaguez ou por gosto imoderado [descontrolado] pela velocidade, pem em risco a segurana alheia e a prpria nas estradas, no mar ou no ar, tornam-se gravemente culpveis. (CIC 2290) Podemos perceber que a Igreja Catlica confirma a opinio da Bblia, ou seja, no proibido ao ser humano tomar bebidas alcolicas, o que se probe a embriaguez (Eclo 31:40). A maioria, seno todas as Igrejas protestantes afirmam que Jesus nunca teria tomado vinho, nem na ltima Ceia, e por isso tais cristos tambm no o tomam. Inclusive, quando certas Igrejas Protestantes imitam a ltima ceia o faz com suco de uva e po comum. S que ao israelita consagrado, e Jesus o era, durante o perodo de sua consagrao, nem suco de uva poderia beber (Nm 6:3)! Porm, Jesus usou vinho e po sem fermento na Santa Ceia, tal como usamos na Santa Missa, pois, estava celebrando a Pscoa Judaica e anunciando a Pscoa Crist (Ex 12, 1-2.11.15-20; Mt 26:29). O VINHO ERA QUE SIMBOLIZAVA SANGUE, E NO O SUCO DE UVA (Dt 32:14)!!! Veja, por ordem de Deus, o sacerdote Aaro e seus filhos s evitavam tomar vinho e cerveja quando era o dia de oferecem os sacrifcios no Templo (Lv 10, 8-9) Fora isso, o vinho, juntamente com o po fez parte at da oferta do sacerdote Melquisedeque, sinal do Sacerdote Maior: Jesus (Gn 14:18; Hb 7:17). E outras ofertas com vinho eram realizadas, ele faz parte dos Dons do Senhor (Nm 6:20; 15, 5.7.10; 18, 8.12; Dt 7:13; 11:14; 14:23...) Se Jesus tomasse [apenas] suco de uva em que isso poderia escandalizar os judeus (Lc 1, 13-15; Mt 11, 18-19)? Eu particularmente j experimentei um vinho sem lcool, apenas fermentado, o gosto mais forte do que o vinho comum e embriaga do mesmo jeito (o fermento na bebida tambm embriaga mesmo sem lcool). Ora, mas, j que um dos frutos do Esprito Santo o domnio de si, ento Jesus, e Seus seguidores, os cristos, so capazes de dominarem o lcool, ao invs de serem dominados por ele (Gl 5, 22-23). Quem dominado pelo lcool e s se alegra nele, no est deixando o Esprito Santo agir. A nossa embriaguez s pode ser no Esprito Santo de Deus, ou seja, sermos tomados por Ele sem medidas (Ef 5:18). O lcool, na medida certa, recomendado para alegrar e alma e para curar fraquezas no organismo (Eclo 31:35; 1. Tm 5:23). Visto que a quantidade mxima de lcool na circulao sangunea considerada tolervel de 0,6g de lcool por litro de sangue, equivalente a um copo, uma lata, uma taa, ou uma dose de bebida alcolica, ento essas quantidades no prejudicam o ser humano, pelo contrrio, contribui para a sade, como a Bblia confirma.

Pois, estas quantidades no fazem com que a pessoa comece a falar besteiras, nem fique zonzo(a). Passou dessa quantidade, os reflexos da pessoa j no so mais os mesmos. Claro, se a pessoa j alcolatra, ou sempre que bebe se embriaga, ento, deve sempre evitar o primeiro gole. Se quando voc bebe, passa mal, tambm est passando da conta. preciso deciso firme, Graa de Deus e personalidade prpria para no cair na embriaguez por causa de amizades de mesa (Eclo 6:10). s vezes a pessoa est acostumada a beber muito, toma at remdio para as reaes no fgado, e pode at no perturbar ningum, mas, de qualquer forma, devido ao excesso, est destruindo a si mesmo, seu organismo, principalmente o fgado, podendo contrair cirrose alcolica! No entanto, quem, acha melhor evitar o lcool para sempre, beber realmente socialmente em ocasies prprias, ou evitar beber na frente de algum fraco na f, faz muito bem (Rm 14:21). O lcool, na dose certa, ajuda na digesto... No entanto, o lcool tem que ser evitado totalmente durante a gestao e tambm na amamentao, pois, para bebs a mnima dose prejudicial (Jz 13:4)... Drogas em geral: O uso de droga inflige [causa] gravssimos danos sade e vida humana. Salvo indicaes estritamente teraputicas [tratamentos], constitui falta grave. A produo clandestina e o trfico de drogas so prticas escandalosas; constituem uma cooperao direta [ao vcio e suas conseqncias], pois incitam a prticas gravemente contrrias lei moral. (CIC 2291) O lcool e os remdios tambm so drogas, mas, como j vimos, os mdicos, e a prpria Bblia, recomendam seu uso, na dose certa, para ajudar na sade. muito comum ser proclamado por protestantes que no vo mais tomar remdios porque Jesus lhe curou. Um pastor disse isso a um afilhado meu, e ele foi internado duas vezes por falta de medicao. E volta e meia tem suas crises de volta. Os protestantes falam isso para passarem a idia de que os catlicos servem a um Deus morto, que no cura. Sendo que este, e outros pastores, tomam seus remedinhos para o corao e outras doenas, e demais membros tambm fazem o mesmo. Sei disso porque minha esposa dona de farmcia. Posso citar aqui alm do meu afilhado, uma tia minha e tambm uma vizinha, todos protestantes que ficaram quase loucos (os dois ltimos enlouqueceram de vez) por, orientaes de pastores, de no tomarem os remdios indicados pelos mdicos. Quando Jesus liberta realmente dos remdios, tudo bem, mas, Quem mostra isso Ele mesmo, no o nosso querer que Ele faa. Deus deixou os mdicos e as ervas medicinais para ajudarem em nossa sade (Eclo 38, 1-15) Paz e Bem!

S-ar putea să vă placă și