Sunteți pe pagina 1din 3

FACULDADE MAURCIO DE NASSAU CAMPUS RECIFE FISIOLOGIA HUMANA

Grupo: rika Luiza Araujo Ferreira Lopes Jssica Machado Ferreira Larissa de Miranda Branco Maria Camila Nascimento Melo Thas Gouveia de Abreu Almeida Maria de Ftima Barros dos Santos

NERVOS, SISTEMA NERVOSO AUTNOMO E CONTRAO MUSCULAR. 1) O que so nervos e qual sua principal funo? Clulas nervosas responsveis pela comunicao celular. 2) O que se entende por origem real e origem aparente de um nervo? Origem real onde esto presentes os corpos celulares do neurnio que formam o nervo e origem aparente o lugar onde o nervo aparenta sair do crebro. 3) Como se classificam os nervos de acordo com sua funo? Nervos cranianos (prolongamentos do sistema nervoso centralGERAIS) e nervos espinhais (ligam a medula espinhal aos msculos do corpo humanos-ESPECIAIS). 4) O que so terminaes nervosas e qual sua funo? Poro localizada na parte distal dos nervos, com funo de contatar os rgos perifricos. Podem ser sensitivas ou motoras. 5) Quais os tipos de receptores perifricos e quais so suas funes? H1, H2 e H3.

6) Como se classificam fisiologicamente os receptores nervosos? Interoreceptores: receptores na parte interna (vsceras e vasos) Exteroreceptores: receptores na periferia (na derme) Proprioreceptores: receptores na parte prpria do corpo (ossos, msculos, articulaes) 7) Defina sistema nervoso autnomo citando seus componentes. Atua de maneira antagnica podendo ocorrer excees ou aes sinrgicas, controle involuntrio, resposta difusa, componente eferente do sistema nervoso visceral e dividido em simptico, parassimptico e entrico (digestivo). 8) Onde se localizam e como se organizam os componentes do sistema nervoso autnomo? Simptico: localizao traco-lombar; msculo cardaco, liso e glndulas Parassimptico: localizao crnio-caudal; msculo liso, cardaco e glndulas. 9) Cite as diferenas anatmicas e farmacolgicas do SNA. Os nervos do simptico tm origem exclusivamente na medula espinhal, enquanto que os nervos que contm fibras parassimpticas podem se originar do encfalo ou da medula espinhal. Em ambos, o mediador qumico da sinapse pr-ganglionar a acetilcolina, porm, o mediador qumico do neurnio ps-ganglionar a adrenalina no simptico e a acetilcolina no parassimptico. 10) Quais as principais propriedades da fibra muscular esqueltica? Propriedade contrtil, fora, velocidade, resistncia muscular, plasticidade muscular.

11) Porque o corao chamado de sinccio funcional? Sinccio quando h comunicao entre as clulas. Sinccio funcional: no miocrdio no h comunicao (sinccio). Entre as clulas cardacas contm discos intercalais que faz com que as clulas se comuniquem (o estimulo passa de uma clula para outra). 12) O que se entende por sarcmero? fica entre as duas linhas Z e formado por filamentos grossos (banda A, miosina) e filamentos finos (banda I, actina, tropomiosina envolve a actina e troponina). 13) Cite as etapas do processo de contrao muscular. Excitao: Comea quando o impulso nervoso chega juno neuromuscular Libertao do neurotransmissor na fenda sinptica ocorre a Sinapse O Potencial de ao (impulso nervoso) na placa motora. Despolarizao (passa o impulso nervoso) para a membrana Sarcolema. O responsvel pela transmisso do potencial de ao os Tbulos T Liberao de clcio no sarcoplasma pelo retculo plasmtico Contrao A ligao do calcio com a troponina Liberao dos sitios de actina Estabelecimento da "ligao forte" entre actina e miosina Movimentao da cabea da miosina ( ATP) Encurtamento muscular

14) Como podem ser classificados os tipos de contraes musculares? Concntrica, excntrica, isotnica e isocomtica. 15) O que se entende por rigidez cadavrica? So msculos contrados aps a morte a falta de ATP impede o deslizamento e o bombeamento de clcio, impedindo o relaxamento muscular.

S-ar putea să vă placă și