Sunteți pe pagina 1din 3

CARF decide que em relao a determinados planos de Stock Options devem incidir contribuies previdencirias

Fernando Vaisman e Homero dos Santos


inShare6 quarta-feira, 10/7/2013

A segunda seo do CARF - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais concluiu em sua ltima sesso, a apreciao de dois casos inditos em tal rgo. Tratam-se de processos em que se discutiam a incidncia de contribuio previdenciria sobre os valores negociados atravs dos planos conhecidos como Stock Options. Stock Options so planos oferecidos por determinadas empresas a seus empregados, cujo objetivo propiciar opo de compra futura de suas aes, as quais so ofertadas por valor prefixado e, normalmente, inferior ao de mercado, aps um perodo de carncia previamente estipulado. A principal funo dos Planos de Stock Options a de reteno dos empregados promissores na empresa, visto que estes, ao aderirem a tais planos, devem aguardar um perodo (geralmente de 3 a 5 anos) para exercer seu direito de compra das aes, perodo este em que se espera que o empregado esteja comprometido com os negcios da empresa, dedique-se e participe com mais afinco nas atividades desta, atingindo, assim, resultados positivos, eis que, ao final, o sucesso da companhia contribuir para a valorizao das aes que por ele sero adquiridas. A grande vantagem do colaborador d-se, justamente, se no momento da venda de tais aes as mesmas estiverem supervalorizadas em relao ao momento da aquisio, gerando um ganho de capital ao empregado. Neste sentido, dvidas nunca existiram quanto tributao desse ganho de capital pelo IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Fsica. Contudo, no que concerne a eventual incidncia de contribuio previdenciria quanto ao acrscimo patrimonial verificado pelos empregados, no h, ainda, consenso. Assim que no primeiro recurso analisado pelo CARF, interposto por uma empresa do setor sucroalcooleiro, os Conselheiros entenderam que so devidas as contribuies previdencirias sobre os ganhos auferidos pelos seus empregados por meio dos Planos de Stock Options.

Contudo, cabe destacar que tal deciso foi proferida por voto de desempate, onde parte dos conselheiros entendeu que no h incidncia das contribuies previdencirias, visto que o rendimento financeiro auferido pelo empregado no foi pago pela empresa, bem como pelo fato que tal plano no decorre de uma relao trabalhista, mas sim de uma relao cvel e comercial. Para os defensores da incidncia, a mesma seria devida pelo fato de que as Stock Options teriam como objetivo remunerar o empregado como salrio fosse. Vale lembrar, entretanto, que quando do voto de minerva, o presidente da turma foi enftico a frisar que tal entendimento especfico para o caso analisado, declarando, ainda, que "para que as stock options no tenham carter remuneratrio, deveria haver incertezas, riscos comuns nas operaes financeiras". Da mesma forma que no primeiro caso, ao analisar operao envolvendo empresa do ramo de logstica, os conselheiros definiram, tambm por voto de desempate, que seriam devidas as contribuies previdencirias sobre os ganhos auferidos pelos seus empregados atravs dos Planos de Stock Options, diante de seu carter salarial. Entretanto, importante destacar resumidamente alguns pontos que, a nosso ver, so essenciais para descaracterizar as Stock Options como salrio e, assim, no oferec-las tributao das contribuies previdencirias com segurana. O primeiro fundamento que afastaria a natureza salarial das Stock Options seu carter voluntario, eis que o empregado escolhe aderir ou no tal plano, sendo que a empresa em nada lhe obriga em sua deciso. O segundo seria justamente o fato de que o empregado, para exercer seu direito ao plano de Stock Options, dever, em tese, desembolsar o valor para a aquisio das aes pelo valor inicial da avaliao. Para muitos, a necessidade do pagamento por parte do empregado, por si s, j afastaria a natureza salarial do benefcio na esfera trabalhista. Como se no bastasse, ainda necessrio que se observe que, ao trmino do perodo de carncia, caso o empregado opte por exercer seu direito de compra das aes, dever, como qualquer outro acionista, pagar por elas. Com efeito, vislumbra-se que, aps firmado o plano de Stock Options, o empregado estar exposto aos riscos do mercado financeiro da mesma forma que a empresa, no tendo qualquer garantia que suas futuras aes lhe propiciaro um resultado positivo, sendo impossvel afastarem-se os riscos de uma desvalorizao. Nesse sentido, se bem desenhado o plano de opes, ficar claro que, independentemente da dedicao empenhada pelo empregado, a valorizao das aes estar atrelada a diversos fatores de mercado, o que tornaria equivocado afirmar que o

rendimento financeiro auferido por tal valorizao se trata de salrio pago para retribuir o trabalho prestado. A Justia do Trabalho, por sua vez, por diversas vezes j afastou a natureza salarial das Stock Options, visto que no h pagamento por parte da empresa em decorrncia da prestao de servio, mas to somente possvel rendimento decorrente da flutuao do preo das aes no mercado. Por tais razes, a despeito dos julgados isolados do CARF em sentido oposto, entendemos que o posicionamento daquele rgo no ser aplicado indistintamente aos casos que viro a ser julgados, eis que a forma e o contedo de cada plano apresentado pelas empresas devem ser analisados individualmente para que as Stock Options. Vale frisar, sempre, que o entendimento trazido pelo CARF vlido apenas aos contribuintes relacionados nos processos julgados em referncia, no vinculando a Receita Federal do Brasil ou os demais contribuintes. De qualquer forma, os julgados em questo so sinal de que as empresas devem estar atentas na arquitetura de seus planos de premiao/remunerao a seus colaboradores, eis que necessrio preencher certos requisitos para que se evite uma tributao mais pesada. O escritrio Almeida Advogados conta com equipe especializada em Direito Tributrio e Trabalhista, colocando-se disposio para dirimir quaisquer questes relativas ao tema debatido neste artigo. __________ * Fernando Vaisman e Homero dos Santos so advogados do escritrio Almeida Advogados.

S-ar putea să vă placă și