Sunteți pe pagina 1din 12

J o r n a l d o R i o V e r m e l h o u m a p u b l i c a o d a A M A R V S a l v a d o r , B a h i a D e z e m b r o d e 2 0 12 a n o I n m e r o 3

Foto de fundo: Darjan Sanches / Fotos das baianas: Andr Avelino e Ablio Silva

Rio Vermelho tambm conhecido como o bairro das baianas de acaraj, motivo mais que justo para o Jornal do Rio Vermelho fazer, nesta edio, uma homenagem as suas baianas pela passagem do Dia das Baianas de Acaraj (25 de Novembro).

Viva as nossas baianas!


Essa data faz parte h 15 anos do calendrio de homenagens oficiais da Bahia e do Brasil. do Brasil pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional do Ministrio Cultura, cadastrado no Livro de Registro dos Saberes. O acaraj tambm foi reconhecido como Patrimnio Cultural de Salvador pela Cmara Forte smbolo da identidade cultural baiana, o Ofcio das Baianas de Acaraj foi registrado em 2005 como Patrimnio Cultural Imaterial Municipal. Em 2009, as baianas foram homenageadas em Salvador com o Memorial das Baianas de Acaraj (Praa da Cruz Cada Centro Histrico), cuja finalidade situar a tradio, a histria, a cultura e demais temas agregados ao ofcio registrado pelo Iphan. (pags. 6 e 7)

Projeto Bairro-Escola Rio Vermelho pag. 3 Diolino e sua famosa batida pag. 10

EDITORIAL

Boas festas e um ano novo cheio de realizaes!

Parceria a palavra de ordem


Basta fazer um retrospecto das atividades da AMARV em 2012 que fica fcil constatar a mxima: ningum faz nada sozinho. Um dos pontos mais importantes a ser destacado nos ltimos tempos, justamente a parceria entre as diversas entidades e instituies do bairro. Vamos a alguns exemplos: o Conselho de Segurana junto com a Polcia Militar implantaram o Centro de Cidadania Digital com cursos de informtica para facilitar a incluso digital; a Escola Herclia Moreira estabeleceu uma relao de parceria com o grupo Palhaos do Rio Vermelho que promoveu uma festa no Dia das Crianas (12 de outubro) com direito a espetculo de teatro infantil, banda de msica, pintura de rosto e um lanche bem sortido, tudo isso, claro, com o apoio e a parceria do Teatro do SESI; a Escola Herclia Moreira tambm faz parceria com a Polcia Militar, h quatro anos, e agora no fim do ano formou 108 alunos no Programa Educacional de Resistncia s Drogas e Violncia (PROERD); a AMARV, quando promoveu o Faxinao das Praias, contou com o apoio da Colnia de Pesca Z1, da Polcia Militar e a participao dos alunos da Escola Osvaldo Cruz; a AMARV tambm contou com o apoio do Teatro Sitorne para realizar o ciclo de debates Encontro com os Prefeiturveis; o Blog do Rio Vermelho tem atuado decisivamente como parceiro de diversas entidades divulgando, cobrando e alertando para as questes pertinentes ao bairro. Outros exemplos podem ser citados. O interessante notar que essa sinergia entre as entidades e instituies do bairro surgiu de forma espontnea e melhor ainda saber que essa teia de relaes s beneficia o bairro do Rio Vermelho. Agora

esta edio, uma justa homenagem s famosas baianas do acaraj do Rio Vermelho Claudinha, Rita, Cira e Regina, pela passagem do seu dia, contamos um pouco da histria de cada uma e sobre essa maravilha da gastronomia baiana, que o acaraj. Parabenizamos o Deputado Federal ACM Neto pela brilhante vitria nas Eleies 2012 para Prefeitura de Salvador, ele que se mostrou conhecedor dos problemas do Rio Vermelho e em quem os eleitores depositaram suas esperanas de recuperar nossa cidade. Conversamos, tambm, com a vereadora reeleita Aladilce sobre poltica e sua ligao com o nosso bairro. O Artista da Galeria o nosso querido Fernando Marinho, que fala de msica e de sua trajetria no teatro baiano. O Personagem Diolino Damasceno, o Rei da Batida na Bahia que misturava fruta com cachaa Saborosa no liquidificador numa combinao irresistvel. As festas baianas tinham sua bebida oficial a Batida do Diolino. Ainda nessa edio um balano sobre a segurana no bairro e matria sobre as aes no Territrio Criativo do Rio Vermelho, iniciativa do SEBRAE e da Secopa. Lanamento do Projeto Bairro-Escola para o Rio Vermelho e o Projeto Cama&Caf da Setur. Destacamos tambm a volta do Diabo Rubro, o Botafogo Sport Clube, elite do futebol baiano. Agradecemos o apoio dos comerciantes e empresrios do bairro por acreditarem na proposta do Jornal do Rio Vermelho e mais uma vez batemos nosso recorde na tiragem dessa edio: 7.000 exemplares. Aproveitamos para desejar votos de boas festas e um ano novo cheio de realizaes todos os moradores, amigos e frequentadores do Rio Vermelho. Boa leitura! Lauro Alves da Matta Jnior Presidente da AMARV

temos dois novos casos de parceria que abrangem uma relao bem mais ampla: a criao do Territrio Criativo do Rio Vermelho e o Projeto Bairro-Escola. O Projeto Territrio Criativo pretende fomentar a economia criativa aproveitando a vocao natural para o turismo e a gastronomia, e foi abraado por diversas entidades. O Projeto Bairro-Escola, lanado agora, tem o objetivo de transformar o Rio Vermelho em bairro educador, iniciativa indita em Salvador, e tambm est reunindo um grande nmero de entidades e instituies.

do da Bahia (MP), na Promotoria de Justia do Meio Ambiente, em uma representao requerendo a adoo de providncias no sentido de apurar a regularidade e a legalidade da pretendida edificao, para o cumprimento da legislao em vigor quanto rea de Marinha, de preservao ambiental e limtrofe do oceano.

As baianas do Rio Vermelho de antigamente


A matria de capa faz homenagem s Baianas do Rio Vermelho. bom lembrar que o nosso bairro tem uma longa tradio de baianas do acaraj. Moradores antigos ainda conservam na memria o sabor dos deliciosos quitutes preparados por Roxinha e Bernarda, no Largo de Santana, e por D. Bolinha, no Largo da Mariquita.

Vem chegando o vero...


O vero chegou e mais uma vez o Rio Vermelho vai estar cheio de turistas e visitantes para apreciar suas tardes de pr-do-sol, suas noites de boemia e as delcias da culinria baiana, tudo isso muito bonito mas, tambm, significa que os problemas do bairro vo aumentar: o lixo, o trnsito e a segurana. Vamos evitar sujar as ruas, estacionar os carros em cima das passagens de pedestre e em locais proibidos, e estar bem atentos ao dos amigos do alheio.

Querem acabar a ltima rea verde no Morro do Conselho


No sentido de preservar a ltima rea verde do Morro do Conselho, onde est sendo projetada a construo de um edifcio de alto luxo com sete pavimentos, que trar prejuzos urbansticos (fica numa nesga de terreno na curva da subida do Morro) e ecolgicos para o bairro, a AMARV juntamente com a Colnia de Pesca Z1, o Conselho Comunitrio de Segurana e o Blog do Rio Vermelho deram entrada junto ao Ministrio Pblico do Esta-

O jornal e o outdoor da AMARV


A segunda edio do Jornal do Rio Vermelho foi muito bem recebida pela comunidade e pelos visitantes do bairro, a AMARV agradece as manifestaes. A veiculao do nosso outdoor de Ano Novo (foto no topo da pgina) tem o importante apoio da Chaves Outdoor, uma parceira do Rio Vermelho.

Expediente
CONSELHO EDITORIAL Jos Sinval Soares Andr Avelino de Souza Ferreira Jos Mrio de Magalhes Oliveira Wanderley Souza Fernandes Carmela Talento Marcos Antonio Pinto Falco Jornalista Responsvel Jos Sinval Soares MTE 1369 Reviso Carlos Amorim DRT/BA 1616 Projeto Grfico e Editorao Dend Comunicao Agradecimento Especial Edgard Carneiro Filho Tiragem 7.000 exemplares Impresso Grfica Press Color Contato falecomamarv@gmail.com Distribuio gratuita Esta uma publicao da Associao dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho AMARV. Fotos e artigos assinados so de responsabilidade de seus autores.

2 JRV

Bairro-Escola Rio Vermelho rene artistas e entidades tradicionais do bairro

Organizaes do bairro que participaram do Seminrio


Alm de uma variedade de moradores, artistas e interessados na proposta de construir coletivamente um bairro educador, o Seminrio contou com a participao das seguintes entidades do Bairro do Rio Vermelho: AMARV, A Casa da Msica, Biblioteca Juraci Magalhes, Caballeros de Santiago, Centro Cultural e Recreativo e Escola Bando Lero-Lero, CIP Comunicao Interativa, Escola de Msica do Rio Vermelho, Faculdade Ruy Barbosa,Grupo Aconchego, Grupo de Capoeira Angola Tupinamb, Instituto Inspirare, Parquia de SantAna do Rio Vermelho, Palhaos do Rio Vermelho, Instituto de Permacultura da Bahia e Pacincia Viva. Das escolas, estiveram presentes: Estadual Alfredo Magalhes, Estadual Euricles de Matos, Municipal Ana Nery, Municipal Herclia Moreira, Municipal Oswaldo Cruz e Municipal Senhora Santana. Outros grupos da cidade, do entorno e at de fora que estiveram presentes ao encontro foram: Canteiros Coletivos, Secretaria de Educao do Estado da Bahia, Movimento Contnuo, Sistema Kalakuta, Instituto Entre Aspas de Educao Comunitria, Visio, Associao Cultural Conexes Criativas, Consulado Americano, Plataforma Internacional de Dana, Associao Esportiva do Alto de Ondina, AIESEC Salvador, Comunidade Bahai de Salvador, UFBA, Esse Consultoria, REDSolare Brasil, Biblioteca Comunitria do Calabar, ABMP, Rdio A Voz do Calabar, Moinhos Giros de Arte, CENPEC, Instituto Ethos, DEP, SESF, Cidade Escola Aprendiz.

Foto: Instituto Inspirare

Primeiro seminrio sobre o Rio Vermelho um bairro educador, no Ciranda Caf


Lugar de estudar na escola, certo? Bem, melhor seria dizer no apenas na escola. Pelo menos, o que pensam os moradores do Rio Vermelho. O bairro mais bomio de Salvador aceitou o desafio de transformar-se tambm em um bairro educador e, desde julho de 2012, vem se articulando em torno da iniciativa Bairro-Escola Rio Vermelho, que pretende transformar toda a regio em uma sala de aula a cu aberto. E como aconteceria isso? Bem, o primeiro passo ampliar a noo do que aprender e ensinar. As crianas e adolescentes (e os adultos tambm!) aprendem o tempo inteiro e o caminho de casa para a escola pode ser encarado tambm como um momento de aprendizagem: aprender a histria do bairro com os pescadores da Colnia, aprender histria da Bahia com a baiana de acaraj, conhecer bem o caminho da Biblioteca e desenvolver o hbito da leitura... O Bairro-Escola trabalha com a noo de Educao Integral, que pode ser definida, de um jeito simples, como a compreenso de que aprender no acontece apenas entre as quatro paredes da sala de aula. Para que todo o bairro se torne uma sala de aula, preciso que todos os cidados se considerem potenciais educadores das crianas e adolescentes que circulam por ali. E a que entra uma segunda concepo do Bairro-Escola: a responsabilizao coletiva pela Educao. No d para atribuir exclusivamente escola a misso de educar bem as novas geraes. como diz aquele ditado africano: preciso toda uma aldeia para educar uma criana. Seminrio A AMARV foi uma das primeiras parceiras da articulao Bairro-Escola. Mas no apenas ela. Entre os dias 30 e 31 de outubro, um grupo muito especial de pessoas e organizaes (veja Box) que moram, trabalham ou simplesmente so apaixonadas pelo Rio Vermelho se reuniram no Ciranda Caf para imaginar o Rio Vermelho como um bairro educador. E, como no podia deixar de ser, estiveram presentes tambm professores, coordenadores e diretores de Escolas Pblicas do bairro. Os participantes do Seminrio assistiram a uma palestra de Braz Rodrigues, diretor da Escola Campos Salles, localizada em Helipolis, So Paulo. Braz contou como conseguiu virar o jogo da violncia uma aluna foi barbaramente assassinada a poucos metros da escola em 1999 e reinventar a relao com a comunidade, que se tornou a parceira mais importante da escola a partir de ento. Tambm palestrou no Seminrio Marcus Faustini, da Agncia de Redes para Juventude, organizao do Rio de Janeiro que apoia novos empreendimentos de jovens moradores de Subrbio. Os participantes tambm ouviram Anna Penido, do Instituto Inspirare, que falou sobre Comunicao e Mobilizao Comunitria, e as jovens Emilae Sena e Amanda Campos, da organizao no-governamental CIP Comunicao Interativa, sediada no Rio Vermelho. Lanamento No Seminrio dos dias 30 e 31, os participantes se dividiram em Grupos de Trabalho para planejar as aes do Bairro-Escola para 2013. E, no momento em que este artigo estava sendo escrito, estava tudo planejado para o lanamento do Bairro-Escola Rio Vermelho, um evento de rua realizado na praa ao lado da Parquia de Santana e no calado da Biblioteca Juracy Magalhes. So esperadas cerca de 300 pessoas, entre estudantes de escolas pblicas, artistas e moradores do bairro. E em 2013? O Bairro-Escola reserva algumas surpresas para 2013. Para as escolas, a boa notcia uma formao para professores na metodologia Bairro-Escola e apoio para a criao de Trilhas Educativas uma forma de estender o aprendizado a todo bairro, criando situaes de aprendizagem em locais pblicos, como praas e largos. As praas e largos, alis, devem sediar os chamados Arranjos Culturais uma programao para revitalizar os espaos bonitos do bairro e que, infelizmente, esto abandonados. Paralelo a tudo isso, uma Agncia Jovem de Comunicao, articulada com as escolas pblicas locais, estar produzindo informaes sobre o bairro.

JRV 3

Reduo da criminalidade na rea de atuao da 7 Delegacia


Foto: Andr Avelino

Aladilce

Foto: Andr Avelino

Uma amiga do Rio Vermelho


Maria Aladilce de Souza, nascida em Nova Soure-BA, enfermeira, servidora pblica (Secretaria da Sade do Estado da Bahia), professora da Escola de Enfermagem-UFBA, mestre em Sade Pblica e Poltica. Filiada ao PCdoB desde 1979, inicia, para sorte nossa, seu terceiro mandato consecutivo de Vereadora na Cmara Municipal de Salvador. Em entrevista ao Jornal do Rio Vermelho, Aladilce no perde a esperana para Salvador voltar a sorrir. Como a vereadora comeou na poltica? Aladilce Entrei para o movimento estudantil secundarista em Alagoinhas (BA), na poca da ditadura. Participava de atividades culturais e escrevia o jornal do grmio no colgio. O ambiente de contestao do perodo da ditadura contribuiu para a minha formao de oposio. Em 1979, entrei para o PCdoB, fiz parte do diretrio acadmico de Enfermagem, mais tarde passei pelos movimentos de bairros e movimento sindical. Em 1990, fundamos o Sindisade Sindicato dos Trabalhadores da Sade da rede pblica estadual. Em 2002, fui candidata a deputada estadual. Em 2004, fui eleita vereadora pela primeira vez. Na eleio de 2012 para a Cmara Municipal de Salvador houve uma renovao significativa (24 novos vereadores das 43 cadeiras). A populao deu uma forte demonstrao de descontentamento com seus vereadores ou teve influncia da m administrao do Prefeito? Aladilce Acho que as duas coisas. O resultado eleitoral no tem uma nica explicao. A lio que ns tiramos dessa eleio o desejo de mudana. O eleitor est descontente com a poltica, a gesto desgastada do prefeito tambm tem a ver. A populao no faz distino do papel do prefeito e do vereador. Outros fatores que influenciam so a vontade de mudana e a estrutura de campanha. Candidaturas com mais condies de recursos e financiamentos alcanam anseios da populao que no so atingidos pelo poder pblico. Tambm existe o fenmeno da candidatura ligada religio. Como ser a vereadora mais votada do seu partido? Aladilce O partido reconhece a legitimidade da votao, mas obedece lgica definida pelo estatuto do partido. Salvador foi apontada em pesquisas recentes, como uma das piores capitais do pas em tudo: mobilidade urbana, segurana pblica, educao, turismo, cultura e sade. Sabemos da dificuldade de recuperar tudo isso em curto prazo. Como a vereadora v esse quadro? Aladilce Primeira coisa: pensar em uma forma de aumentar a arrecadao da cidade. O turismo e a cultura esto pouco explorados. Outra coisa o cadastro imobilirio. Salvador no tem. Se a prefeitura conseguisse fazer um cadastro de imveis, aumentaria a arrecadao. Este um exemplo da precariedade do municpio. Nossa costa no valorizada, no se investe na pesca, por exemplo. Tem tambm a mobilidade urbana, precisamos de transporte de massa para destravar o trnsito. O Rio Vermelho tambm no foge desses grandes problemas urbanos. A AMARV inclusive no seu Planejamento Estratgico levantou dados e apontou diversas solues nos seus macroambientes, mas pouco foi feito pelos rgos competentes. A vereadora se dedicou soluo de alguns desses problemas. Continua a apoiar o Rio Vermelho? Aladilce Integralmente. Agora de maneira mais intensa, j que conheo mais os problemas e as pessoas do Rio Vermelho. Proponho que faamos um projeto de valorizao e defesa do Rio Vermelho para apresentar ao novo gestor do municpio. Como se deu o carinho pelo bairro? Aladilce O Rio Vermelho apaixonante! Aqui tem um grupo que gosta do bairro e atrai o carinho das pessoas sem pieguice. O Rio Vermelho tem muito potencial com as instituies: tem o Blog do Rio Vermelho, o grupo dos Palhaos, a Colnia de Pescadores, a AMARV e o Conselho de Segurana. Afora o trabalho, a vereadora curte o Rio Vermelho? Aladilce Claro que sim. Quem no curte est perdendo. Tem O Boteco do Frana, Confraria do Frana, Cheiro de Pizza, Boteco So Jorge, Aben, Cia da Pizza, e ainda tem a Festa de Yemanj!

Dra. Jorvane Andrade dos Santos a delegada da 7a Delegacia Territorial do Rio Vermelho
Depois de 17 anos na Secretaria de Segurana Pblica (SSP-BA), sendo oito de servios prestados na Corregedoria, a Dra. Jorvane Andrade dos Santos assumiu o cargo de delegada da 7 Delegacia Territorial do Rio Vermelho, em maro de 2012. Pela caracterstica de bairro turstico e bomio, com servios que funcionam 24h, inicialmente, a Dra. Jorvane estabeleceu um plano de ao com um cronograma de visitas aos hotis, bares, restaurantes e comerciantes do Rio Vermelho, para dar conhecimento e maior presteza s aes da Polcia Civil. Os nmeros fornecidos pela SSP-BA confirmam que a situao tem melhorado. Em toda a rea de atuao da 7 DT houve uma reduo no nmero de mortes por violncia. Foram 36 em 2011, e caram para 25 mortes em 2012, no comparativo entre os meses de janeiro a outubro. No caso de roubo de veculos tambm houve uma queda, foram 20 veculos roubados de janeiro a outubro de 2011, contra 14 no mesmo perodo de 2012. Segundo a Delegada Jorvane Andrade, os bairros do Rio Vermelho e Ondina tm uma situao mais tranquila, outras reas do mais trabalho. A maioria dessas ocorrncias so provenientes de outros locais, j que a 7a DT tem uma rea de atuao que se estende pelo Rio Vermelho, Ondina, parte da Vasco da Gama, Engenho Velho da Federao, Cardeal da Silva, Vale das Muriocas, Garibaldi e vai at o Calabar. Ainda assim, no nosso bairro predominam os crimes contra o patrimnio e crimes menos graves, os chamados termos circunstanciais, como ameaas, leso corporal leve, difamao, calnia e desacato. Outros nmeros contabilizados do uma ideia da atuao da 7a DT. At outubro de 2012 j foram instaurados 199 inquritos policiais e remetidos 324 casos para a justia. Foram lavrados 56 flagrantes de delitos e cumpridos dois mandados de priso. A 7 DT dispe, atualmente, de um contingente de 39 servidores, viaturas padronizadas e descaracterizadas, armamento e munio em quantidade suficiente, e conta, ainda, com o apoio da 12 e da 41 CIPM (Companhias Independentes da Polcia Militar) na defesa da segurana pblica. Recentemente, o prdio da delegacia do Rio Vermelho sofreu uma reforma geral para padronizao e adequao s polticas pblicas da Secretaria de Segurana. Entre as suas perspectivas, a Dra. Jorvane Andrade espera que a gente continue o trabalho conjunto e a parceria com a Polcia Militar, com o apoio do Conselho de Segurana, da AMARV, do Blog do Rio Vermelho e das outras associaes atuantes no bairro.

Polcia Civil Central de Atendimento Tel. 197 7 DT Rio Vermelho. Tel. (71) 3116-5345

4 JRV

ACM Neto, o novo Prefeito de Salvador


Antonio Carlos Peixoto de Magalhes Neto, 33 anos, eleito Prefeito de Salvador para o perodo 2013-2016, com 53,71% dos votos vlidos (717.865 votos), quase 100 mil a mais que seu adversrio. A anlise dos nmeros mostrou tambm que Neto venceu na Zona 2 (onde se inclui o Rio Vermelho) com 55,93% dos votos vlidos (32.172). Venceu no segundo turno todos os candidatos juntos Nelson Pelegrino, Mrio Kertsz, Marcio Marinho, Rogrio Da Luz e Hamilton Assis. Venceu as poderosas mquinas federal e estadual, a popularidade de Lula e de Dilma, onde enfrentou uma campanha publicitria agressiva. Saiu forte da votao, inclusive nacionalmente. Fez uma campanha onde sempre pautou a eleio. Explicar essa vitria muito complexo, mas o fato que o eleitor deu o seu recado e espera mudanas de gesto e muita atitude do novo prefeito. ACM Neto vai assumir a partir de janeiro e encontrar uma Salvador totalmente acabada, abandonada e descaracterizada em todos os aspectos. Pesquisas mostram Salvador como uma das piores capitais do pas em diversos setores: mobilidade urbana, segurana pblica, educao, turismo, cultura e sade. Realmente a gente v cenas hoje que so lamentveis, ns vamos agir emergencialmente para enfrentar os problemas que so urgentes, que no podem esperar um minuto sequer. As primeiras medidas vo ser organizar a administrao, ajustar as finanas da prefeitura, economizar recursos que a prefeitura j arrecada disse o prefeito eleito. Dentre outras medidas, ACM Neto vai cortar cargos de indicao poltica, reduzir gastos com terceirizao e revisar leis polmicas como PDDU e a LOUS. Sem entrar em detalhes, o prefeito eleito disse em linhas
Foto: Andr Avelino

Clia Sacramento, a Vice-prefeita eleita


Foto: Divulgao

Clia Oliveira de Jesus Sacramento, 45 anos, natural de So Paulo-SP, catlica, contadora, advogada, auditora, professora-mestra pela USP-SP e doutora pela Universidade de Santa Catarina. Possui vrios trabalhos com diversas instituies voltados qualificao na rea pblica. Ativista do movimento negro, filiou-se ao Partido Verde (PV) h seis anos, legenda pela qual concorreu Cmara Municipal em 2008 e Cmara Federal em 2010. Eleita nas Eleies 2012 vice-prefeita de Salvador na chapa liderada por ACM Neto (DEM). Um dos pontos principais para aliana do PV com o DEM foi a defesa de polticas pblicas pela igualdade, a diversidade religiosa, sexual e de gnero. Durante o perodo eleitoral Clia foi muito criticada por partidos historicamente do mesmo campo poltico, pelo Instituto Steve Biko (que ajudou a construir) e por outros segmentos por apoiar ACM Neto. O PT no correspondeu ao que espervamos. No PV levamos quase dois anos construindo um projeto para Salvador, a candidatura de ACM Neto tinha um projeto. Conversamos e construmos o melhor para Salvador juntos. Com relao a outras pessoas do movimento negro, eles me respeitam, sabem do meu compromisso com o movimento social disse Clia. Clia Sacramento faz parte da equipe de transio do prefeito eleito ACM Neto, coordenada pelo ex-governador Paulo Souto, e na estrutura prevista da Reforma Administrativa a Superintendncia de Polticas para as Mulheres ser vinculada ao Gabinete da vice-prefeita. Venceu Clia, venceu a democracia!

ACM Neto e Lauro Matta no debate com moradores do Rio Vermelho no perodo eleitoral
gerais, que pretende modificar a legislao territorial de Salvador e, a princpio, dever proibir o uso de Transcons (Transferncia de construo, uma espcie de moeda para o setor imobilirio, que tem sido objeto de muitas polmicas). A Equipe de Transio de ACM Neto coordenada pelo ex-governador Paulo Souto que, entre outras tarefas, desenhou o novo modelo administrativo que ser implantado na prxima gesto. Fazem parte do grupo, a vice-prefeita eleita Clia Sacramento, o auditor da Secretaria da Fazenda do Estado Celso Tavares, o auditor do Tribunal de Contas dos Municpios Cleber Nogueira de Moraes, a procuradora do municpio Luciana Rodrigues Vieira Lopes, o assessor tcnico da oposio Eduardo Merlin, o especialista em polticas pblicas Paulo Srgio Gonzles e a enfermeira da Funasa Marta Rejane Montinegro Batista. ACM Neto tambm contratou a MacKinsey, uma consultoria internacional, , para ajudar a ajudar a equipe a formatar o novo modelo de gesto e a reforma administrativa. ACM Neto apresentou essa reforma administrativa aprovada pela Cmara Municipal, com a extino e alteraes de secretarias. E ainda anunciou um sistema de avaliao de desempenho para secretrios, atravs de critrios previstos em contrato assinado. Desenhada junto com o sistema de cobrana, o prefeito eleito explicou as principais partes da reforma administrativa: das 11 secretarias atuais, apenas trs no sofrero mudanas: Sade, Fazenda e Reparao. O nmero de pastas do primeiro escalo sobe para 12, mas, segundo Neto, sem aumento de gastos. Esperamos uma melhora para Salvador e com isso uma melhora para o Rio Vermelho, onde o prefeito eleito participou de um debate com os moradores e mostrou conhecimento dos problemas do bairro. A nova gesto pode contar com o apoio da AMARV e esperamos a unio de todos em prol de nossa cidade.

Estrutura prevista para Prefeitura de Salvador


GABINETE DO PREFEITO Escritrio da Copa, Diretoria de Descentralizao Administrativa, Ouvidoria e Agecom. GABINETE DA VICE-PREFEITA Superintendncia de Polticas para as Mulheres. SECRETARIAS Casa Civil; Sade; Fazenda; Educao; Gesto; Ordem Pblica; Desenvolvimento, Turismo e Cultura; Promoo Social e Combate Pobreza; Reparao; Urbanismo e Transporte; Cidade Sustentvel; e Infraestrutura, Habitao e Defesa Civil.

JRV 5

O Rio Vermelho e as su
Com sua beleza e famosa indumentria branca de saia rodada, o torso, suas guias de fios-de-contas e o pano da costa, a figura da Baiana do Acaraj, como so chamadas as mulheres que se dedicam profisso de vendedoras de acaraj e outras iguarias, so figuras de muita garra, batalhadoras e smbolo de uma resistncia que se estende desde a poca da escravido. Conseguiram a regulamentao de sua profisso secular junto aos Poderes Pblicos por meio do Decreto Municipal n0 12.175/1998 e, em 2005, o Ofcio de Baiana do Acaraj foi registrado como Patrimnio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan, numa solicitao da Associao de Baianas de Acaraj e Mingau do Estado da Bahia, juntamente com o terreiro de candombl Il Ax Op Afonj e o Centro de Estudos Afro Orientais da Universidade Federal da Bahia, reconhecendo todos os saberes e fazeres tradicionais aplicados na produo e comercializao das chamadas comidas baianas, principalmente, o acaraj. Esse reconhecimento importante, no somente para manuteno da diversidade cultural, mas pela iminncia de descaracterizao que hoje ameaa os ofcios tradicionais das baianas, com a concorrncia da venda de acaraj em bares, restaurantes e supermercados, inclusive como fast food. As primeiras Baianas de Acaraj foram africanas, escravas alforriadas, ainda na poca do Brasil Colnia, eram as chamadas escravas de ganho, que trabalhavam nas ruas para suas senhoras, desempenhando diversas atividades, dentre elas, a venda de quitutes em tabuleiros. Elas garantiam o sustento da prpria famlia e foram importantes para a constituio de laos comunitrios entre os escravos urbanos e a criao das irmandades religiosas e do candombl. que, para cumprir com suas obrigaes religiosas, muitas filhas de santo de Ians comearam a vender acaraj que na origem, s poderia ser vendido por elas. As escravas de ganho, devido a essa liberdade de movimento,
Foto: Edgard Carneiro Filho

Cortejo das baianas no desfile dos Palhaos do Rio Vermelho


eram vistas como elementos perigosos, sofrendo por isso ao longo do tempo, sendo alvo de posturas e leis repressivas. Com o fim da escravido, a venda de acaraj permaneceu como uma atividade econmica vivel. Hoje, a venda de acaraj tornou-se uma importante fonte de renda, gerando um comrcio onde cerca de quatro mil baianas, espalhadas em pontos previamente demarcados, so uma atrao turstica e gastronmica da Bahia. O acaraj, a principal iguaria do tabuleiro, comida ritual da orix Ians. Sua origem explicada por um mito sobre a relao de Xang com suas esposas Oxum e Ians. O acaraj a oferenda a esses orixs, considerada ainda hoje, pelas baianas, como uma comida sagrada que no pode ser modificada. Na frica chamado de kr, que significa bola de fogo, enquanto je significa comer. No Brasil foram reunidas as duas palavras numa s. O acaraj dos Iorubs da frica Ocidental Togo, Benin, Nigria e Camares que deu origem ao brasileiro, , por sua vez, semelhante ao falafel rabe, inventado no Oriente Mdio. Os rabes levaram essa iguaria para a frica entre os sculos VII e XIX, sendo que o gro-de-bico do falafel teria sido trocado pelo feijo fradinho na frica. Mas possvel que seja apenas semelhana, pois historicamente no h nada que comprove que o acaraj surgiu do falafel. O acaraj deve ser servido bem quente, puro ou com os acompanhamentos pimenta, camaro seco, vatap, caruru e salada, componentes tpicos da cozinha baiana. Assim como o abar, que tambm comida ritual do candombl, tem a mesma massa sendo que o abar cozido, enquanto o acaraj frito.

Baiana do acaraj
Uma das principais figuras tpicas do Brasil, a baiana do acaraj, ficou imortalizada no imaginrio popular brasileiro graas divulgao feita por trs importantes personalidades da nossa cultura: Ary Barroso, em 1936, comps um de seus maiores sucessos No Tabuleiro da Baiana Dorival Caymmi, em 1939, com as famosas msicas O que que a baiana tem e Preta do Acaraj Carmen Miranda, que encantou o mundo popularizando o traje da baiana com seus balangands e adereos nos palcos e telas do cinema

A preta do acaraj
Autor: Dorival Caymmi
Dez horas da noite Na rua deserta A preta mercando Parece um lamento o abar Na sua gamela Tem molho cheiroso Pimenta da costa Tem acaraj acaraj cor la l io Vem benzer T quentinho Todo mundo gosta de acaraj O trabalho que d pra fazer que Todo mundo gosta de acaraj Todo mundo gosta de abar Ningum quer saber o trabalho que d Todo mundo gosta de acaraj O trabalho que d pra fazer que Todo mundo gosta de acaraj Todo mundo gosta de abar Ningum quer saber o trabalho que d Todo mundo gosta de abar Todo mundo gosta de acaraj Dez horas da noite Na rua deserta Quanto mais distante Mais triste o lamento o abar

6 JRV

uas baianas de acaraj


Acaraj da Dinha
Claudia de Assis, soteropolitana, 44 anos, filha de Lindinalva de Assis, a Dinha do Acaraj, tem como irmos Edvaldo e Elaine. a quarta gerao do tabuleiro mais famoso da Bahia. Claudia de Oxum. Formada em Cincias Contbeis, utiliza seus conhecimentos nos empreendimentos da famlia. Aos 13 anos comeou ajudando a me e aprendendo a fazer os quitutes da culinria baiana, mas sempre conciliando o trabalho com os estudos. Com o falecimento de Dinha, em 2008, Claudia assume o tabuleiro, dando continuidade tradio da famlia Assis. uma honra, muito gratificante levar frente esse trabalho da minha famlia diz ela. A histria toda comeou quando sua bisav Ubaldina de Assis, tambm chamada Balbina, colocou o primeiro tabuleiro fixo do bairro no Largo de Santana defronte Igrejinha de Santana em 1944. Ubaldina teve na filha Rute de Assis, sua sucessora, que desde a inaugurao j ajudava. Rute, em 1951, teve uma filha Lindinalva, que mais tarde seria a baiana mais famosa da Bahia. Com o falecimento de Rute, Dinha com apenas 10 anos assume o tabuleiro para o espanto de todos. Embora estivesse frente dos negcios desde 1961, o sucesso profissional acontece nos 1980, ultrapassando as fronteiras da Bahia. Essa fama foi muito importante pois abriu caminho para outras baianas. Dinha ganhou vrios prmios da gastronomia naFoto: Andr Avelino

Acaraj da Rita
Rita Santos Silva, soteropolitana, 59 anos, filha de Ians, completou bodas de prata no ponto da Mariquita (antigo fim de linha do nibus do Rio Vermelho). Tem dois filhos, Sidney Santos de Assis e Sandra Santos de Assis, fruto de seu romance com Raimundo de Assis (irmo da Dinha do Acaraj). Sua filha Sandra tambm baiana e reveza o tabuleiro com a me em dias alternados. cional e a convite da Bahiatursa mostrou o que que a baiana tem na Argentina, Paraguai, Portugal, Espanha, Itlia, Sua, Frana e no principado de Mnaco. Claudia deu continuidade ao trabalho, com a mesma qualidade e o mesmo sucesso no ponto do Rio Vermelho e no ponto do Supermercado Gbarbosa no Costa Azul. Seus irmos comandam o Restaurante Casa da Dinha, tambm no Largo de Santana. Alm do acaraj e abar com seus acompanhamentos camaro seco, vatap, pimenta e salada, Claudia comercializa no seu tabuleiro o bolinho de estudante, cocada puxa, queijada e passarinha. Onde: Largo de Santana Rio Vermelho Tel: 71 3334-1703 / 3334-4350 Horrio: Segunda sbado das 16h30 s 24h. Domingo das 11h s 24h. Moradora antiga da Chapada do Rio Vermelho, diz que no sai do Rio Vermelho por nada: O Rio Vermelho tem ax. Tem duas irms Maria e Maria da Glria que tambm exercem a profisso com seus tabuleiros na avenida Cardeal da Silva e na rua Osvaldo Cruz, perto do Colgio Manoel Devoto. Tudo comeou quando foi morar com Ubaldina de Assis (av de Dinha) onde conviveu por muito tempo, ajudando e aprendendo a arte de fazer os quitutes baianos, o que ela agradece muito.

O acaraj a iguaria principal e fao ainda passando a massa do feijo duas vezes no moinho diz Rita. Alm do acaraj e abar com vatap, caruru, salada e pimenta, seu tabuleiro comercializa a passarinha, o peixe frito no dend, o bolinho de estudante, cocadas, doce de tamarindo, amendoim cozido e torrado, e a pedido dos amigos e freqentadores, aos sbados e domingos, traz, parte, caldo de sururu, xinxim de bofe e sarapatel. Onde: Praa Brigadeiro Faria Rocha, Mariquita Rio Vermelho Tel: 71 3240-7152 /8152-4055 / 9207-6795 Horrio: Segunda sexta das 18h s 23h. Sbado e domingo das 12h s 23h.
Foto: Andr Avelino

Foto: Edgard Carneiro Filho

e maciez incomparvel. Eleito diversas vezes o melhor abar da Bahia, Regina fornece a iguaria para restaurantes de Braslia, So Paulo e Rio de Janeiro. Com o passar dos tempos abriu mais dois pontos de venda: no Parque Metropolitano de Pituau e no Rio Vermelho. Regina instalou seu ponto atrs da Igrejinha de Santanta e j est aqui h 13 anos, veio a convite de um restaurante. Faz questo de supervisionar todos os pontos de venda, se mantendo atenta ao trabalho dos filhos e sobrinhos que a ajudam. O trabalho recompensado pela aceitao do pblico e os diversos prmios conquistados. Seu tabuleiro alm do abar e do acaraj e seus acompanhamentos vatap, camaro seco, salada e pimenta, comercializa tambm a passarinha, o bolinho de estudante e as cocadas branca e de coco queimado. Onde: Largo de Santana, s/n Tel: (71) 3232-7542 Horrio: Tera a sexta-feira das 15h s 22h. Sbado e domingo das 10h s 20h.

Acaraj da Cira
Jaciara de Jesus Santos, a Cira, soteropolitana do bairro de Itapu, 59 anos, filha de Ians e Oxum Apar, 48 anos de experincia no preparo de acaraj. Comeou muito cedo, ajudando sua me, a baiana Odete Braz de Jesus, no feitio de quitutes baianos. Tem como filhos, Carlos Augusto, Jussara, Cristina e Tininha. Com o falecimento da me, assumiu aos 17 anos o ponto de Itapu. Recorda o sacrifcio do incio por fazer tudo sozinha, pensou at em se aposentar antes dos 50 anos, mas o sucesso de suas iguarias extrapolaram sua vontade.
Foto: Ablio Silva

Acaraj da Regina
Regina dos Santos Conceio, soteropolitana, filha de Ogum, com mais de 40 anos de experincia como baiana de acaraj. Tem quatro filhos que a ajudam na comercializao de seus quitutes. Desde que assumiu o tabuleiro na rua da Graa, que foi de sua av Credencia Maria da Conceio, e depois de sua me Gildete Maria da Conceio, Regina representa como ningum a simpatia das verdadeiras baianas, com sua simplicidade, humildade e sobretudo com a sua presena na produo das iguarias. Diferentemente das demais baianas, ficou famosa a partir do sucesso do seu abar, extremamente saboroso com um leve toque de gengibre

Como a maioria das baianas, a receita passa de gerao a gerao, e sua filha Jussara e a neta Aline comandam os tabuleiros do Rio Vermelho e Lauro de Freitas, respectivamente. Lembra que chegou ao Rio Vermelho h 13 anos, a convite do saudoso carnavalesco Fernando Boulhosa e que o comrcio na rea era muito fraco. No Largo da Mariquita s tinha uma farmcia. Mas no demorou muito, bombou e foram inaugurados vrios bares e restaurantes no local. Hoje, a venda no Rio Vermelho se iguala de Itapu. Cira comanda uma equipe de 35 funcionrios todos de carteira assinada na central de produo que fica em sua prpria casa. No abre mo da qualidade dos ingredientes alinhado ao toque caseiro. detentora de vrios prmios da gastronomia nacional. Em seu tabuleiro, alm do acaraj, abar e seus acompanhamentos, comercializa o peixe frito no dend, a passarinha, o bolinho de estudante, a cocada puxa, o doce de tamarindo e o p-de-moleque. Onde: Largo da Mariquita Rio Vermelho Tel: 71 3249-4170 Horrio: Segunda a sexta das 15h s 22h. Sbado, domingo e feriados das 11h s 23h.

JRV 7

O que se pretende fazer no Territrio Criativo do Rio Vermelho


O Projeto Territrios Criativos uma iniciativa do SEBRAE e SECOPA e acontece em sete territrios de Salvador (Candeal, Santo Antnio Alm do Carmo, Bonfim, Ribeira, Curuzu, Comrcio e Rio Vermelho). Aqui no Rio Vermelho, conta com o apoio da AMARV e do Conselho de Segurana. O projeto visa contribuir com a melhoria da competitividade dos destinos tursticos de Salvador, por meio do desenvolvimento de novos produtos tursticos culturais de qualidade internacional e da qualificao das micro e pequenas empresas e dos empreendedores individuais. Um dos fatos mais importantes do projeto que a comunidade tem a oportunidade de participar e ser ouvida. Reunies mensais foram programadas e uma agenda de aes foi definida. No ltimo dia 4 de dezembro, ocorreu uma importante reunio de Governana do Territrio Criativo do Rio Vermelho, onde foi estabelecida uma pauta que contemplou: o balano das atividades realizadas em 2012, avaliao dos cursos oferecidos (curso de Controle Financeiro e de Atendimento ao Cliente), mobilizao para o lanamento do Projeto Bairro-Escola, prximos passos do Projeto Territrios em 2013, e finalizada com a instalao de um Ncleo de Governana do Territrio Criativo do Rio Vermelho. Um conjunto de aes para 2013 foram discutidas e avaliadas nas reunies mensais: Acesso
Ampliao e atualizao da sinalizao de trnsito Definio de locais e horrios para estacionamento de veculos de grande porte Implantao de um heliponto na Pacincia para atender emergncias e situaes graves de deslocamento

Economia Local
Programao dos eventos previstos nos grandes hotis do Rio Vermelho

Foto: Andr Avelino

Cooperao Regional
Elaborao de roteiros e incluso dos pontos tursticos do Rio Vermelho em parceria com a Bahiatursa

Polticas Pblicas
Formar Ncleo de Governana para o Projeto Territrio Criativo do Rio Vermelho (j formado)

Aspectos Culturais
Apoiar a Feira de Artes do Rio Vermelho Estabelecer o Calendrio de Eventos Culturais do bairro

Aspectos Ambientais
Identificar ONGs da rea ambiental Implantar Projeto de Reciclagem e Compostagem do Lixo

Reunio mensal do grupo Territrio Criativo do Rio Vermelho

Aspectos Sociais
Solicitar ao SEBRAE apoio para a realizao de Seminrio de Sensibilizao para o turismo

Projeto Cama&Caf
Gerao de renda com hospedagem

Infaestrutura
Aes e conserto da infraestrutura do bairro (caladas, urbanizao de praas, iluminao, iluminao cnica nos monumentos e igrejas, implantao de ciclovia, estudos sobre o canal do bairro) Aumento do efetivo policial, combate s drogas e implantao de cmeras de vigilncia

Promovido pela Secretaria de Turismo (SETUR) com o apoio do SEBRAE, o Projeto Cama&Caf Ciclo de Hospedagens Residenciais, visa hospedar turistas e visitantes nos sete Territrios Criativos de Salvador, no s durante o perodo da COPA 2014, mas pelo tempo que os proprietrios quiserem, em residncias particulares. Algumas exigncias so feitas: o proprietrio deve morar no local; o imvel precisa ter, no mnimo, trs dormitrios; e que seja fornecido os servios de quarto e o caf da manh. a chamada Hospedagem Diferenciada de Qualidade que faz parte do Turismo de Experincias. Lugares como Olinda (PE) e Santa Tereza (RJ) j operam essa modalidade de hospedagem com sucesso. Qualificar trabalhadores para as reas afins camareira, copeira, cozinheira etc. e tambm o proprietrio da residncia em gesto de negcios, faz parte da programao. Depois de qualificados, sero cadastrados no Ministrio do Turismo e o outro passo a criao de uma associao local com o objetivo de manter mecanismos de reserva e a busca de demandas. Podem participar pessoas fsicas e microempresas. Informaes: www.sobreturismo.com. br ou com a AMARV.

Equipamentos e Atrativos Tursticos


Implantao de um Posto de Informaes Tursticas Apoiar a criao do Memorial Jorge Amado Implantao de um SAT no bairro Oficina de Interpretao do Patrimnio Mapeamento de organismos culturais do bairro

Marketing e Promoo
Criao de um Mapa-Arte do bairro Projeto Estruturante da Economia Criativa Plano de Marketing Turstico do Territrio

Capacidade Empresarial
Cursos do SEBRAE para o Territrio Concesso de crdito dos bancos para empresas do Rio Vermelho

8 JRV

A 12 CIPM faz um balano das atividades no Rio Vermelho e Ondina


a
Atendendo a solicitao da AMARV, o major Andr Ricardo, comandante da 12a CIPM, fez um balano das atividades da companhia de polcia militar, desde o incio da sua gesto em 11 de janeiro de 2012, e a importncia da integrao entre a companhia e a comunidade do Rio Vermelho e Ondina.
Foto: Ablio Silva

tocicletas e um veculo descaracterizado para o servio de inteligncia Aquisio de armamento moderno (pistolas, sub-metralhadoras e carabinas) Aquisio de munio em quantidade elevada Aquisio de coletes prova de bala

Grandes Operaes
Festa de Yemanj 2012 Carnaval 2012 (a 12a CIPM responsvel pelo final do Circuito em Ondina, a partir do Hotel Othon at a avenida Garibaldi) Durante o movimento grevista dos praas, a 12a CIPM no interrompeu suas atividades, deu apoio ao desfile dos Palhaos do Rio Vermelho e apoio s atividades da Parquia de SantAna

Novos veculos da Polcia Militar em operao no Rio Vermelho


sentativos da comunidade: AMARV, Conselho de Segurana, Colnia de Pesca Z-1, 7a Delegacia, Unifacs, empresrios e moradores. Instalao do Centro Digital da Cidadania para incluso digital de pessoas carentes Curso de espanhol na sede da 12a CIPM para a comunidade Recuperao do Programa Olho na Rua rdios comunitrios Implantao do Programa Educacional de Resistncia s Drogas (Proerd) com a formao 108 crianas da Escola Municipal Herclia Moreira Apoio aos policiais militares que frequentam universidades e faculdades

Efetivo Policial
Aumento do quadro em 33 policiais PM Capacitao da tropa com cursos de Tcnicas e Tticas Policiais Militares Capacitao da tropa em tiro policial

Estrutura
Melhoria das condies da Sede da 12a CIPM Climatizao com instalaes de ar condicionado nas sees Identificao das reparties

Fazendo um comparativo entre as ocorrncias policiais registradas na rea de atuao da 12a CIPM em 2012 e o mesmo perodo de 2011, houve uma reduo de 31,6% nos crimes violentos, letais, intencionais (CVLI), diminuio de 24,5% em roubo de veculos (maior reduo entre as unidades da capital) e diminuio de 14,0% em assaltos a nibus, segundo a Secretaria de Segurana Pblica. POLCIA MILITAR 12a CIPM Rua Ilhus, 47 Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho. Tel. 71 3116-7900

Integrao com a Comunidade


Realizao de reunies semanais com os segmentos repre-

Equipamentos
So trs viaturas S10, duas mo-

Inaugurao da escultura Bloco Amigos do Rio Vermelho pronto de Jorge Amado e Zlia Gattai para saudar Yemanj no dia 2 de fevereiro
Dia 19 de dezembro haver a inaugurao da escultura, em tamanho natural, de Jorge Amado e Zlia Gattai na praa da Igrejinha do Largo de Santana, com a presena dos familiares do famoso casal de escritores e a comunidade do Rio Vermelho. Um projeto antigo da AMARV idealizado por Ricardo Barreto, ex-presidente da AMARV, e criado pelo artista plstico Tati Moreno, que abraou a ideia com entusiasmo desde o primeiro instante. A obra foi executada com o patrocnio da Caixa Econmica, na gesto do vice-presidente Geddel Vieira Lima, e do Governo do Estado da Bahia, atravs da Bahiatursa, com o secretrio Domingos Leonelli. Contou ainda com o apoio da Fundao Mario Leal Ferreira e do InstiO Bloco Amigos do Rio Vermelho sair mais uma vez no dia 2 de fevereiro, Festa de Yemanj, animado pela Banda do Rio Vermelho composta por 60 msicos, sob o comando dos maestros Chico na percusso e Jorge no sopro, prometendo fazer o mesmo sucesso dos anos anteriores. O design da camisa do bloco do artista plstico Igas Eloy, morador do bairro, que sempre colabora se dedicando na produo. Uma tradio da Festa de Yemanj, o Bloco Amigos do Rio Vermelho rene uma turma animada e disposta a brincar com alegria e tranqilidade. O bloco sair da praa Brigadeiro Faria da Rocha, tradicional ponto de concentrao, no Restaurante Sabor de Casa, com incio a partir das 11h e sada s 13h. O percurso na sada ser pela rua Osvaldo Cruz seguindo pela rua Joo Gomes, com retorno pela prpria rua Joo Gomes e rua Odilon Santos, at a concentrao. Na Festa de Yemanj de 2013, durante a concentrao, antes da sada do bloco, a rea em torno do Restaurante Sabor de Casa ser reservada aos associados com a camisa do bloco. Os locais de venda da camisa do bloco continuam os mesmos: Bar do Bahia, na rua do Canal, e Restaurante Sabor de Casa, na praa Brigadeiro Faria da Rocha.
Foto: Divulgao

tuto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN). Mais uma obra de arte nas ruas do Rio Vermelho, a escultura de Jorge Amado e Zlia Gattai vai se transformar em ponto turstico no bairro e dever ser parada obrigatria para os turistas tirarem fotografias. Uma bela e justa homenagem ao casal de moradores mais ilustre do Rio Vermelho.

JRV 9

Parquia de SantAna promove a 2a Feira da Solidariedade e o padre no caiu


Reproduo Rede Bahia

Personagem do Rio Vermelho

Diolino Gomes Damasceno, O Rei da Batida


As vendas alcanavam 6 mil litros de batida por ms e chegava a comprar 100 engradados de cachaa Saborosa por semana. Qual ou quais as batidas preferidas? Diolino A principal era a batida de limo, seguida de tamarindo, caju, maracuj, tangerina, pitanga e amendoim. E tinha as especiais, como as de menta e pssego que saam bem, mas a de pssego eu tinha dificuldade de encontrar a fruta. Olhe, a revista Fatos e Fotos fez uma grande reportagem com a batida de caju e o segredo de no ser cida, eles no entendiam como eu conseguia isso, terminei no dando a dica. E os freqentadores: a turma do Rio Vermelho e os famosos? Diolino Bom, a turma do Rio Vermelho alguns me deram trabalho, outros no, como em todo lugar. No vou citar o nome dos que me davam trabalho, hoje a maioria meu amigo. Quanto aos famosos: por l passaram o Mussum, o Ded e o Zacarias (Os Trapalhes), o Lenny Dale (Dzi Croquetes) que gostava de pitanga, o Pierre Verger ia sempre, Vincius de Moraes trocava o usque pela batida, vrios jogadores de bola como Butice, Douglas, Natal, Andr Catimba, Osni, Mrio Srgio, o Pel ficava dentro do carro e o motorista comprava e ia embora. Polticos, que no vou dizer o nome, e vrios empresrios como Paulo Lebram e Srgio Ablio eram fregueses assduos. Com o sucesso da batida surgiram os concorrentes, como foi isso? Diolino Com o sucesso da batida que se tornou conhecida nacionalmente, famosa em lugares como Recife, Aracaju, Rio de Janeiro e So Paulo, surgiram vrios concorrentes como o Vilar (Fnix), Z de Gaguinho (Tatu Paca) o proprietrio do Kilimo, mas o vanguardeiro fui eu. E a batida do Diolino hoje? Diolino Hoje tenho uma barraca na Feira de So Joaquim onde fao a batida e vendo s por encomenda para saudosistas, empresrios e amigos. Continuo usando a mesma cachaa, a Saborosa, que compro a granel em Amlia Rodrigues. As mais vendidas atualmente so a de coco, caj, amendoim, tamarindo e gengibre. Tem tambm as combinaes de maracuj com coco (Calcinha de Nylon) e goiaba com coco (Gala Gay). A de limo que foi o sucesso, pouco vendo. BATIDAS DO DIOLINO Tel. 71 8196-9104/3345-4434 Preo: R$ 12,00 o litro

Nos dias 1 e 2 de dezembro, aconteceu a 2a Feira da Solidariedade da Parquia de SantAna, realizada no estacionamento ao lado da igreja da padroeira do Rio Vermelho. Bastante movimentada, com shows, msica, gastronomia, artesanato, lazer e muita diverso, a festa reuniu moradores e amigos num clima de alegria, confraternizao e solidariedade. A feira j se consolida no calendrio de eventos do bairro pelo sucesso apresentado a cada ano. um espao de integrao e oportunidade de ajudar aos mais necessitados. Por falar em ajuda, esse ano ocorreu um fato inusitado. No segundo dia da feira, paralelo ao evento, houve o jogo de futebol entre o E.C.BAHIA x ATLTICO GOIANIENSE, em que o

tricolor baiano, precisava como sempre de uma combinao de resultados para no cair para a 2a Diviso do Campeonato Nacional. Da surge um torcedor fervoroso, o nosso Padre Angelo que, por cima da batina, vestiu a camisa tricolor e empunhou a bandeira do clube, e no finalzinho do jogo foi at o altar da igreja e pediu a Nossa Senhora SantAna para E.C.Bahia no cair, no que foi prontamente atendido. O Bahia fez um gol no final do jogo e no caiu para 2a Diviso, para o alvio da torcida tricolor. Vrios torcedores j convocaram o Padre Angelo para ajudar o E.C.Bahia no ano que vem, com sua f, fora e orao. Mas outros acham que o Padre precisa rezar para afastar de vez essa diretoria incompetente do cenrio do futebol baiano!

Foto: Andr Avelino

Prato Quente
Para essa edio, nossa coluna de gastronomia apresenta uma das receitas mais tradicionais da culinria mundial, no premiado prato do Restaurante Bacalhau de Martelo, uma criao do Chef Osrio.

Diolino Gomes Damasceno nasceu em Ipecaet, em 28 de fevereiro de 1931, na poca Distrito de Santo Estevo. Diolino conta que, na dcada de 1950, queria mudar seu nome para Kubistchek que era governador de Minas Gerais e depois seria presidente. Eu gostei desse nome e como fui eu mesmo que me registrei, queria mudar mas no foi possvel. Casado com D. Maria do Salete Souza Damasceno, forma uma bela famlia com os filhos Otaviano, Darlete, Juliana e Roslia. Veio para Salvador pela primeira vez em 1950, embarcou num automotriz (trem de uma s composio) de Feira de Santana para a Estao da Calada. Como no conhecia a cidade foi andando at o Pelourinho onde se hospedou na casa n0 12. Seu objetivo era tirar carteira de motorista, mas no conseguiu, tinha pouco dinheiro. Tentou qualquer tipo de trabalho, no conseguiu e voltou para Ipecaet. Em 1952, volta a Salvador, em definitivo, agora como ambulante, para vender galinhas e ovos caipiras, comprados em Ipir e Feira de Santana. Pouco foi o sucesso, ento partiu para vender pimenta que achou que era um grande negcio mas foi a que me quebrei, a pimenta era a cumarim que no tem valor nenhum em Salvador, perdi todo o dinheiro. Em busca de emprego, conseguiu o de caixeiro de bar, no Bar Guarany no Rio Vermelho, de propriedade de Sr. lvaro. Em 1966, trabalhou no Bar de Cavadas no Largo de Santana, onde hoje a Academia Villa Forma, e l ficou at 1967. Saiu do bar com

Cr$ 5.000,00 (cinco mil cruzeiros), que era um bom capital, mas acabou gastando tudo para se manter. Tomou dinheiro emprestado de vrios empresrios do Rio Vermelho e montou, em 2 de fevereiro de 1968, em uma garagem da rua Borges dos Reis (atrs do Cinema Rio Vermelho) a Batida do Diolino, e l comeava uma lenda. Como d para perceber, Diolino uma pessoa de fibra, persistente, trabalhador e mereceu ser um vencedor. Em poucas palavras: Como surgiu a ideia da Batida do Diolino? Diolino Com a inaugurao do bar atrs do cinema, a turma vinha e ficava jogando pauzinho at tarde e bebia grades de cerveja, mas cerveja no dava lucro. Era tabelada. A experincia que eu tinha de trabalhar em outros bares, me ajudou bastante. Eu queria inovar, inicialmente comecei a vender s doses de cachaa com limo, utilizando a boa cachaa Saborosa de Cristiano Alban, que eu servia bem gelada com limo de boa qualidade. Comecei a experimentar a mistura de vrios sabores de frutas selecionadas e deu certo! E como veio o sucesso? Diolino Com o crescimento dos negcios e o sucesso das batidas, tive que me mudar para um lugar maior e que tivesse estacionamento, ento fui para o Largo da Mariquita em maro de 1989. Alm das doses passei a vender o litro e o meio litro da batida, e tambm embalada para viagem. Inclusive, a pedido meu, o prefeito na poca, Wilson Magalhes urbanizou a rea do Largo da Mariquita com um amplo estacionamento.

BACALHAU 7 BARRA 9
Ingredientes
01 posta de bacalhau de 500g 04 brcolis 02 cebolas grandes 06 dentes de alho 500ml de azeite de oliva 02 colheres de vinagre (sopa) 02 colheres de salsa verde (sopa) 04 batatas mdias

Modo de preparar

Grelhar na chapa a posta de bacalhau, j dessalgado, com azeite de oliva. Numa frigideira cortar as cebolas ao meio, fatiar os dentes de alho, acrescentar azeite de oliva e o vinagre e cozinhar por 5 minutos. Cozinhar separadamente as batatas do reino cortadas ao meio e depois aferventar com os brcolis.

Arrumao do prato
Colocar a posta de bacalhau no centro do prato rodeada de batatas, brcolis, cebola e alho. Para acompanhar, escolha um bom vinho tinto.
Foto: Andr Avelino

10 JRV

Deu no Blog
108 jovens do Rio Vermelho formados pelo Proerd
A Escola Herclia Moreira conta com a parceria da 12 CIPM h quatro anos e durante esse perodo alm do PROERD para os estudantes do 5 ano, essa equipe tambm ajuda a oferecer palestras socioeducativas para os pais, oficinas de pipas para os alunos, atividades laborais para os professores, entre outras atividades. No dia cinco

blogdoriovermelho.blogspot.com.br
Foto: Carmela Talento

de dezembro, 108 crianas e adolescentes receberam diploma do Programa Educacional de Resistncia s Drogas e Violncia (Proerd) em evento realizado no auditrio do Hotel Pestana, com a presena do comando da Polcia Militar no bairro, familiares, o corpo docente da Escola Herclia Moreira, alm de convidados. Durante a cerimnia houve apresentaes de msica e canto, e foram distribudos prmios para os alunos que se destacaram.
Foto: Andr Avelino

ltimas homenagens a D. Valdete


Parentes, amigos, ex-alunos, ex-funcionrios, professores e diretores do Colgio Guiomar Pereira compareceram ao Cemitrio Jardim da Saudade no ltimo dia 21 de novembro para prestar as ltimas homenagens D. Valdete, proprietria do estabelecimento de ensino que durante quatro dcadas funcionou no Rio Vermelho. Ela faleceu aos 89 anos e deixou um legado na rea de educao reconhecido por todos que passaram pela instituio.

T bonito Isso?
Essa a rotina em frente Casa de Yemanj: turistas chegando e descem dos nibus bem ao lado do lixo e so recepcionados por uma cachorrada correndo o risco de sair do bairro direto para o hospital com uma mordida. No possvel deixar essa caixa coletora no lugar onde est e nem o local abandonado como se encontra, sujo e fedorento.

de SantAnna foi cercado que o Blog faz a mesma pergunta: pra que essa grade? O local hoje est mais degradado do que antes, o retrato do descaso que toma conta do Rio Vermelho e da cidade, para sermos justos. noite, o espao ocupado por ambulantes, sem tetos, guardadores que colocam os automveis no que resta dos canteiros, uma verdadeira esculhambao e o Blog continua com a mesma pergunta. Pra que essa grade? Vamos ver se o prefeito que assume em primeiro de janeiro permitir que a cidade continue assim, cada um fazendo o que quer, sem lei e sem ordem.
Foto: Carmela Talento

Pra que essa grade?


Desde o primeiro dia em que esse espao ao lado da Igreja
Foto: Divulgao

Botafogo Sport Clube volta elite do futebol baiano


Em 2012, o Botafogo Sport Clube sagra-se Campeo Baiano da 2a Diviso, retornando elite do futebol baiano depois de disputar a final contra a equipe do Jacuipense e conquistar seu primeiro trofu depois de 74 anos de jejum. Fundado no dia 01 de novembro de 1914 pelo Sargento Antonio Valverde Veloso, do Corpo de Bombeiros de Salvador, que buscou inspirao nas cores e no objetivo de sua corporao para fundar o clube, o Botafogo S.C. tornou-se um clube de grande importncia na histria do futebol baiano. Suas cores so vermelho e branco, e foi apelidado de Diabo Rubro e O Mais Simptico. A primeira sede, em 1914, foi aqui no Rio Vermelho (que tambm foi a do Esporte Clube Ypiranga, em 1906). Com o impedimento do Campo da Plvora, primeiro local para a prtica oficial de futebol em Salvador, surge o bairro do Rio Vermelho como o novo espao oficial da Liga Baiana de Desportos Terrestres, e os campeonatos eram disputados no nosso bairro. Botafogo S.C. e o E.C. Ypiranga tinham campos de treinamento no Rio Vermelho. O Botafogo S.C. possui sete ttulos baianos, sendo o 40 maior detentor de ttulos do estado e, junto com o Bahia, Ypiranga e Galcia, um dos dominadores da cena esportiva na primeira metade do Sculo XX. Os principais rivais do Botafogo S.C. so o Ypiranga e o Bahia. Os jogos entre o Botafogo S.C. e o Bahia eram conhecidos como Clssico do Pote nome que

veio da promessa de um torcedor alvirubro, que quebraria um pote quando o Botafogo S.C. vencesse o rival. O time profissional estava desativado desde 1990, mas em 2011 voltou ativa e disputou a 2a Diviso do Campeonato Baiano no se classificando.

TTULOS Campeonato Baiano: 1919, 1922, 1923, 1926, 1930, 1935 e 1938 Campeonato Baiano 2a Diviso: 2012 Torneio Incio: 1924, 1925, 1940, 1940, 1948, 1952 e 1963 Torneio Bernardo Spector: 1978 Torneio Baiano Aspirantes: 1955 Campeonato Baiano Juvenil: 1978

JRV 11

FERNANDO MARINHO
Foto: Divulgao

Galeria do Artista
fez repensar. Mesmo assim continuei com o curso de direito, o que me ajudou a trabalhar e lidar com o servio pblico na minha atividade diuturna. Trabalhei tambm como produtor autnomo. Hoje trabalho como artista e como presidente do Sindicato dos Artistas. Voc acumula diversas funes nesse universo das artes, tem tempo para Fernando Marinho ? FM Tenho. O tempo inteiro. O mundo inteiro muda. Cuido de tudo de mim. Preservo minhas caractersticas e meus desejos. Gosto da minha sade mas tenho o prazer de fumar. Na verdade estou mais preocupado com meu carter e meu respeito prprio. Voc foi um dos fundadores da Companhia Baiana de Patifaria que montou vrios sucessos pelo Brasil inteiro. Como est a Companhia ? FM A Cia Baiana de Patifaria teve um ncleo original, entre 86 e 87, e a primeira pea Abafa Banca estreou aqui no Rio Vermelho no Ad Libitum. Toda a temporada, quase um ano, foi l. Do ncleo original, Fernando Guerreiro chamou eu, Lelo Filho e Moacir Moreno, e foram convidados Franklin Menezes e Ricardo Castro para compor o elenco da nova montagem que veio a ser A Bofetada. A pea estreou na Sala do Coro e foi o sucesso que todos sabem. A pea estourou. A temporada no Rio de Janeiro foi demais! Com a pea Novias Rebeldes, musical dirigido por Wolff Maia, ficamos em cartaz quatro anos e chegamos a encenar at em Nova York. Essa pea de Dan Goggin, um autor americano, e a nossa montagem tinha uma inovao: o elenco era todo masculino, quando, originalmente, as personagens eram interpretadas por um elenco feminino. Fiquei na Cia Baiana at o fim de Novias Rebeldes. Hoje, a Cia continua com novo elenco sob a direo de Lelo Filho. Esse estilo de humor que voc utiliza nas peas com jarges, grias e muito baians, tudo misturado com a realidade do dia-a-dia, foi muito bem absorvido pelo pblico. Isso fcil de fazer? FM Esse o chamado humor de referncia: o baians, as fofocas, os comerciais e as novelas da televiso, os escndalos polticos. A gente transforma essas referncias em humor. Usar essas referncias fcil, a questo saber como contextualizar na comdia, sem agresso e fazendo parte da encenao. A comdia um processo intelectual, no sentimental. Humor inteligncia. Conte como nos bastidores, o corre corre, a maquiagem, at o figurino que geralmente so roupas de grife. FM Tudo no espetculo composto e feito para o espetculo. um corre-corre infernal. O elenco tem de saber lidar com tudo isso: maquiagem, cenrio, figurino, luz, som, adereos, marcao de cena. Tudo isso banhado com muito humor, com a descoberta de novos elementos para a cena, como um colar, por exemplo. assim que contribumos para enriquecer o texto. uma coisa muito prpria da comdia. Qual foi a pea teatral que lhe marcou mais? FM No adianta. Todas me deram prazer. Minha vida movida a prazer. Nunca trabalhei sem prazer. Agora, se formos considerar por ser a mais completa, por integrar teatro, msica e dana, foi Novias Rebeldes. Como voc viu o fechamento do Teatro Maria Bethnia, aqui no Rio Vermelho, para dar lugar a um bingo onde, hoje, no local fica a Churrascaria Fogo de Cho ? FM A perda do Teatro Maria Betnia foi com muita tristeza. Era um teatro e um cinema. Alis, perdemos dois equipamentos importantes para o bairro: o Teatro Maria Betnia e o Cine Rio Vermelho. Felizmente, ganhamos o Teatro do SESI. O que voc mais curte no Rio Vermelho? FM Ando e frequento muito o Rio Vermelho. Frequento o Teatro do SESI. Gosto da Confraria das Ostras, do Moema. Gosto da Cheiro de Pizza. E mais recentemente, freqento o Algobom, antigo Ping Chong, o Le Ponpon Rouge e o Franco Caf e Lounge. Como voc v o bairro hoje ? FM Espero urgentemente um planejamento urbano e um pouco mais de civilidade nas relaes humanas. Por exemplo, a questo do trnsito, o Rio Vermelho se tornou o gargalo da cidade. Precisamos tirar esse ttulo antiptico do bairro. Tambm preciso respeitar a identidade arquitetnica do nosso bairro, ocupar o espao pblico ilegal. Tudo na vida precisa de organizao. Veja o caso do Parque Cruz Aguiar com a ocupao dos dois lados da rua por carros estacionados. A norma e a zona se assemelham. Eu peo um olhar da prefeitura sobre a concesso de alvars para empreendimentos sem condies de funcionamento.
Foto: Edgard Carneiro Filho

Fernando Marinho (segudo da direita para esquerda) e a CIA Baiana de Patifaria no espetculo Novias Rebeldes
Nativo do Rio Vermelho, Fernando Jos Amorim Marinho nasceu no dia 19 de agosto de 1960, na rua da Pacincia, n0 60, filho de Antnio de Pdua Marinho e Anglica Tereza de Amorim Marinho, estudou na Escola Tereza de Lisieux, Colgio Militar e se formou em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e fez ps-graduao na Fundao Getlio Vargas, em So Paulo. Comeou a conviver com a msica desde os cinco anos de idade, quando apoiado pela vizinha pianista Maria das Graas Bastos Carneiro de Campos (Dadaa), foi encaminhado para a grande professora de msica do bairro, Walkiria Melgao Knittel. Esse foi o comeo, da partiu para outras artes. Fernando Marinho, alm da msica, fez artes visuais (pintura e escultura) e teatro. ator, diretor e acumula as funes de curador do Festival de Msica Instrumental, coordenador geral da Associao Instrumental da Bahia e presidente do Sindicato dos Artistas e Tcnicos em Espetculo de Diverses do Estado da Bahia (Sated). Foi um dos fundadores da Companhia Baiana de Patifaria, onde atuou e tornou-se conhecido nacionalmente. Em entrevista ao Jornal do RIO VERMELHO, ele conta um pouco da sua vida e sobre sua carreira no meio artstico. Voc comeou pela msica, como se deu o gosto pelas outras artes? Fernando Marinho Eu tenho paixo absoluta pela msica. Aos cinco anos de idade comecei a estudar piano com a famlia Zeca Carneiro de Campos. Eram como se fossem minha famlia. Eu chamava V Zeca. Ento tudo comeou com msica. Mas eu sempre adorei arte, cheguei a fazer artes visuais, sem nenhuma pretenso. Depois comecei a me envolver com o Grupo Avels e Avestruz, dirigido por Mrcio Meirelles, que ficava cinco casas aps a minha casa na rua da Pacincia. L tive minhas primeiras experincias com as artes cnicas. Eu assistia a tudo, teatro, msica. Conheci Fernando Guerreiro, que me convidou para compor a trilha sonora de Equus, que era executada ao vivo. A pea ficou muito tempo em cartaz, e at ento eu era s msico. Depois disso comecei a fazer exerccios, no Teatrok no Espao Blefe. A ideia funcionava com um palco e o apoio de dois atores e tinha um cardpio de cenas onde voc entrava e havia a improvisao. Houve um caso de uma cena de um salo de cabeleireiro, onde eu inventei de fazer um piolho e defendi a existncia do piolho. Eu era o piolho. Quem ficava frente do teatrok era o Bertrand Duarte e a Rita Assemany. A eu me enturmei tanto que um dia em que o Bertrand no pde participar, eu fui substituir. O pessoal dizia que eu tinha uma veia cmica muito forte. Depois disso participei da montagem de Pluft, O Fantasminha sob a direo de Yumara Rodrigues, onde fiz a trilha sonora e acabei me tornando um personagem, o Fantasma Orquestra. Depois fiz uma outra pea onde tocava. A veio o ponto da mudana com a pea D de Delcia. Era uma colagem de textos do Teatro do Absurdo. Eu fui para o palco compor o terceiro personagem da pea. Ento fundamos a Cia. Baiana de Patifaria cuja primeira pea foi Abafa Banca. Com o sucesso da Cia Baiana de Patifaria, as pessoas no queriam acreditar que era eu. Uma vez chegaram a dizer, existe um homnimo seu na pea A Bofetada. Eu trabalhava no servio pblico e as pessoas no entendiam: ou voc assessor numa secretaria ou voc um artista. Voc queria seguir a carreira de diplomata, mas com diplomacia abraou o teatro, para sorte nossa! Conte sobre isso. FM Em relao a seguir a carreira diplomtica, descobri algumas coisas que me incomodavam. O cotidiano burocrtico e o comprometimento ideolgico me fizeram desistir de prestar concurso para o Instituto Rio Branco. Isso me

Festa do Dia Internacional do Palhao


Em comemorao ao Dia Internacional do Palhao (10/12), aconteceu no ltimo sbado (08/12) a festa dos Palhaos do Rio Vermelho no restaurante Pstudo, animada pelo Dj Ruy Santana, pelo grupo O Povo Pediu, que com o seu estilo inconfundvel fez com que os presentes cassem na folia. Em seguida foi anunciado pelo companheiro Macarra Viana o nome do homenageado pelo Bloco Palhaos do Rio Vermelho. Trata-se de Nonato Freyre, que emocionado agradeceu pela lembrana do seu nome. Logo aps o cantor Gernimo e banda Mont Serrat continuaram com a animao. Os cantores Andr Macedo e Laurinha tambm deram a sua contribuio cantando msicas que marcaram muitos carnavais. A festa, que foi muito concorrida, marcou o incio da parceria dos Palhaos do Rio Vermelho com O Povo Pediu, que pelo visto j deu certo! Todos os responsveis pelo evento esto de parabns.

12 JRV

S-ar putea să vă placă și