Sunteți pe pagina 1din 2

Como fazer uma instalao correta?

Cinco passos para executar corretamente uma instalao

1. SELEO CORRETA DO ESQUEMA DE LIGAO


O primeiro passo selecionar corretamente qual o TL (tipo de ligao) a ser adotado. Em toda linha Mult-K, o TL pode ser programado via painel frontal (caso do Multimedidor Mult-K) ou interface RS-485 (toda a linha). No caso de programao via RS-485, deve se utilizar o software RedeMB5, disponvel gratuitamente no site da KRON. Esquema 00 01 02 03 48 49 TPs 3 2 1 1 2 ou 3 2 ou 3 TCs 3 2 1 1 3 2 Aplicao Trifsico Estrela (3F + N) Bifsico (2F + N) Monofsico (1F + N) Trifsico Estrela Equilibrado (3F + N) Trifsico Delta (3F) Trifsico Delta aberto (3F)

O uso de TPs dispensvel para tenses menores que 500Vc.a.

2. CORRETO DIMENSIONAMENTO DOS TCS E TPS


Os transformadores devem sempre trabalhar na faixa de 10 a 110% de seu valor nominal, de forma a ser possvel obter um erro de leitura dentro da classe de preciso. Esta recomendao baseada em normas e serve para qualquer equipamento, de qualquer fabricante. Exemplo: TC 200/5 Faixa de utilizao: 20A (10%) a 220A (110%) Abaixo da faixa de utilizao, podem ocorrer grandes erros relacionados ao fator de potncia.

3. PARAMETRIZAO
O Mult-K deve ser parametrizado com as relaes TP, TC e TL para medir corretamente. TP: relao do transformador de potencial, se no existir, adotar o valor 1; TC: relao do transformador de corrente, exemplo: 200/5, deve ser parametrizado 40; TL: tipo de ligao conforme escolhido no item 1.

4. RESPEITAR O ESQUEMA DE LIGAO


As conexes devem ser feitas exatamente de acordo com o manual do produto, respeitandose: Casamento entre tenso e corrente: a fase chamada de R na ligao de tenso tambm deve ser chamada de R na ligao de corrente; Polaridade: deve se atentar a polaridade (P1/P2 e S1/S2) dos transformadores de corrente; Distncia: existe um limite na distncia entre o medidor e o TC (transformador de corrente), conforme tabela abaixo: Seco do fio (mm) Consumo por metro (VA) 1,5 0,58 2,5 0,36 4 0,22

Exemplo: Caso um TC possua carga de 2,5VA, os condutores devem ser dimensionados considerando-se perda mxima de 2VA (desconta-se 0,5VA de consumo interno).

Reviso 1 Elaborao: Guilherme Lopes Soledade Data: 06/07/2006

KRON Instrumentos Eltricos Ltda. Suporte: (11) 5525-2000

Como fazer uma instalao correta?

Cinco passos para executar corretamente uma instalao

5. IDENTIFICANDO PROBLEMAS
Para identificar se uma instalao est correta, deve-se proceder a seguinte anlise: COERNCIA NA LEITURA DE TENSO Verificar as medies de tenso F-N e F-F. Se a medio estiver incorreta, deve-se verificar: Relao TP programada (lembre-se: se no existe TP, a relao deve ser 1) Ligao do TP ou direto do sistema at o medidor

COERNCIA NA LEITURA DE CORRENTE Verificar as medies de corrente. Se a medio de corrente estiver incorreta, deve-se verificar: Relao TC programada Ligao do TC at o equipamento. Nunca deve se conectar dois instrumentos em paralelo ao TC. Distncia do TC ao medidor Faixa de trabalho do TC. A corrente que est sendo medida deve ser superior a 10% da nominal do TC

COERNCIA NA LEITURA DE FATOR DE POTNCIA Verificar as medies de fator de potncia em cada fase. O comum o fator de potncia estar acima de 0.5, sendo que o mesmo varia de acordo com a caracterstica da carga. Se a medio estiver incoerente, deve-se verificar: Casamento entre tenso e corrente. Ligao do TC at o equipamento. Nunca deve se conectar dois instrumentos em paralelo ao TC. Distncia do TC ao medidor Faixa de trabalho do TC. A corrente que est sendo medida deve ser superior a 10% da nominal do TC

COERNCIA NA LEITURA DA POTNCIA ATIVA Verificar as medies de potncia em cada fase. Se a medio estiver incoerente, deve-se verificar: Casamento entre tenso e corrente. Ligao do TC at o equipamento. Nunca deve se conectar dois instrumentos em paralelo ao TC. Distncia do TC ao medidor Faixa de trabalho do TC. A corrente que est sendo medida deve ser superior a 10% da nominal do TC Potncia negativa indcio de inverso do TC (polaridade P1 / P2). Se necessrio inverter, a inverso pode ser feita no secundrio, facilitando o trabalho de alterao.

Cdigo de erro 0x01 O cdigo de erro 0x01 indica falta ou inverso de fase, que pode indicar: O instrumento no est recebendo as trs fases As fases esto fora da seqncia positiva RST (0, -120 e 120)

Caso um instrumento apresente erro 0x01, porm o casamento entre tenso e corrente seja respeitado, as medies estaro corretas. Tambm possvel um instrumento ter cdigo de erro 0x00 (seqncia positiva respeitada) porm medir incoerentemente, caso no exista o casamento entre tenso e corrente.
Reviso 1 Elaborao: Guilherme Lopes Soledade Data: 06/07/2006 KRON Instrumentos Eltricos Ltda. Suporte: (11) 5525-2000

S-ar putea să vă placă și