Sunteți pe pagina 1din 12

Uma histria oculta: a imigrao dos pases da Europa do Centro-Leste para o Brasil

Ren D. Decol * (decol@dialdata.com.br)

Introduo

Embora tenha apresentado volumes significativos por volta de fins do sculo XIX e incio do XX, a imigrao proveniente da Europa do Centro-Leste para o Brasil permanece em grande medida uma imigrao oculta. Um exemplo a imigrao polonesa. Apesar de existncia de uma numerosa comunidade no sul do pas, a histria da vinda deste grupo ainda no alcanou o grau de maturidade de grupos mais estudados, como italianos, japoneses ou alemes (Bassanezi, 1996). Em termos de volume, h indcios de que se levarmos em considerao apenas poloneses, esta imigrao foi to numerosa quanto a japonesa e a alem. Tomada como um todo, a imigrao da Europa do Centro-Leste foi certamente um componente importante da imigrao internacional para o Brasil. Embora os pontos destacados neste trabalho se concentrem na experincia polonesa certamente o grupo mais importante dentre o conjunto das imigraes da Europa do Centro-Leste vrios aspectos se aplicam tambm a grupos provenientes de outros pases da regio, tais como Romnia, Tchecoslovquia e Hungria. Com exceo da Romnia, estes pases voltaram a aparecer no mapa poltico europeu apenas aps a Primeira Guerra Mundial, tendo ficado at ento sob o domnio das trs grandes potncias expansionistas da poca: os imprios russo, austro-hngaro e a Prssia. Nas migraes anteriores Primeira Guerra Mundial, portanto, estes grupos chegavam com

Bacharel em Cincias Sociais pela USP, Mestre em Sociologia pela Fordham University e Doutor em Demografia pelo Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da Unicamp

denominao nacional fornecida pela potncia que ocupava a regio de origem. O foco no exemplo polons permite traar uma radiografia mais aprofundada de um caso, talvez o mais importante; mas muitas das concluses poderiam ser facilmente generalizadas para outros grupos provenientes da mesma regio.

Breve panorama da imigrao polonesa para o Brasil

Junto com a Irlanda, a Siclia e partes da Alemanha, as terras polonesas produziram uma parcela desproporcional de emigrantes europeus transplantados para o Novo Mundo. Por volta de 1980, calculava-se que um tero de todos os poloneses vivia fora das terras polonesas (Davies, 1982, p. 275). O fluxo de poloneses para as Amricas teve dois componentes importantes: um poltico, outro econmico. A imigrao com motivaes polticas comeou no incio do sculo XVIII e intensificou-se com a partilha da Polnia, a partir de 1795. No fim do sculo XVIII a Polnia deixou de existir como estado independente e soberano, sendo seu territrio dividido entre as trs grandes potncias expansionistas da poca: os imprios da Prssia, ustria e Rssia. A partilha da Polnia desencadeou uma febre de emigrao que teria atravessado todo o seu territrio, de leste oeste (Dembicz e Smolana, 1993, p. 20). A imigrao econmica nasceu sob a forma de movimentos pendulares e sazonais, induzidos pela demanda de trabalho nas terras da Prssia e nas minas da Silsia, para depois se estender at a Frana e a Blgica, e posteriormente, e em carter mais definitivo, para as Amricas do Norte e do Sul. Por volta do fim do sculo XIX, o excedente populacional rural e a crescente pobreza urbana foraram grande nmero de pessoas a emigrar definitivamente para o Novo Mundo (Davies, 1982, p. 277). Freqentes mudanas de fronteiras e de territrios, alm do seu desaparecimento do mapa poltico durante todo o sculo XIX, expulsaram, voluntria e involuntariamente, milhes de Poloneses para o exterior. Por volta do incio da Segunda Guerra Mundial calculava-se que 2 milhes de poloneses viviam na Alemanha, 1,5 milho nos Estados Unidos, 450 mil na Frana, 250 mil no Canad, e 195 mil no Brasil (Davies, 1982, p. 279).

Devido instabilidade territorial e poltica, parte importante da populao polonesa era formada por minorias tnicas e religiosas: antes da Segunda Guerra as minorias perfaziam cerca de um tero da populao, principalmente ucranianos, judeus, bielo-russos e alemes (EJ, Vol 13, p. 739). Ilhas tnicas e regies onde diversas etnias se misturavam perto das fronteiras eram freqentes. Os processos migratrios, em muitos casos, partiram de regies etnicamente confusas (Dembicz e Smolana, 1993, p. 21) tornando ainda mais complicada a tarefa do historiador. De acordo com a historiografia polonesa (Dembicz e Smolana, 1993; Kawka, 1996), a emigrao para a Amrica Latina comea a ganhar impulso e propores de massa a partir das ltimas dcadas do sculo XIX, impulsionada pelo desenvolvimento da navegao a vapor, que torna a travessia do Atlntico uma aventura menos arriscada. Uma proposta de sistematizao desta migrao distingue trs etapas principais: 1830-1860, etapa preliminar; 1860-1918, etapa da migrao econmica de massas; 1918-1939, etapa da emigrao do entre-guerras. O Brasil foi um destino importante destes fluxos, principalmente na etapa intermediria, dividida em duas fases: primeira fase, 1867-1889: imigrao predominantemente polonesa, proveniente das regies ocupadas pela Prssia, com pouca participao de minorias tnicas; se dirige principalmente para o Brasil; segunda fase, 1889-1914: perodo da febre brasileira devido a intensidade do fluxo com direo ao Brasil. Em geral, era uma migrao camponesa, familiar e cuja motivao bsica era a busca de um pedao de terra para cultivar do outro lado do Atlntico. Nota-se nesta migrao a presena crescente de numerosas minorias, principalmente nos fluxos provenientes de regies multi-tnicas. Entre estes, lituanos, bielo-russos, ucranianos, alemes, judeus e russos . Segundo esta historiografia, nas duas fases da etapa intermediria, nada menos do que 100 mil poloneses teriam atravessado o Atlntico em direo ao Brasil. Se a este volume forem somados ainda os referentes a perodos posteriores, poloneses teriam ficado em um bom lugar no ranking dos fluxos internacionais mais numerosos para o Brasil, no muito atrs de japoneses (cerca de 250 mil) e alemes (220 mil) (Bassanezi, 1996).

Segundo Dembicz e Smolana (1993, p. 31), os fluxos que tiveram o Brasil como destino tinham uma caracterstica nica: La emigracin polaca en Amrica Latina y en especial la que se diriga a Brasil, denot en su masa un deseo casi irracional por parte del inmigrante campesino de poseer su tierra propia, y un desinters abierto por otras ocupaciones. Es posible entonces que la eleccin del Brasil como pas de destino fuera causada nicamente por las amplias posibilidades de obtencin de la tierra; inclusive en los casos en que, en vez de emigrar, quiz hubieran tenido posibilidades de encontrar trabajo en Polonia en la industria o en la ciudad. Esta fue una diferencia notable en relacin con la emigracin a los Estados Unidos, Francia o Argentina hacia donde emigraban principalmente los que deseaban ganarse la vida sin importarles la ocupacin. Por estos motivos la segunda fase de la emigracin, que corresponde a los aos 1889-1914, se gan el apelativo de la fiebre brasilea, ya que apenas en cinco aos 1890-1894 slo hacia Brasil salieron de las tierras polacas ms de sesenta mil personas. Y durante el perodo completo mas de cien mil.

Onde os autores apontam um desejo quase irracional por parte do emigrante campons de possuir sua prpria terra talvez fosse mais apropriado apontar a influncia do pensamento fisiocrata. Vale lembrar que o pensamento fisiocrata nasceu no sculo XVIII e defendia a idia de que o cultivo da terra fonte de toda a riqueza. Fisiocratas pregavam uma sociedade eminentemente agrcola e, por isso, atacavam o mercantilismo, com sua nfase na manufatura e no comrcio internacional. Por volta de 1768 a escola fisiocrata j estava em declnio e, em breve, seria duramente atacada por David Ricardo e por Adam Smith (Barber, 1967). Mas estas idias foram muito influentes em uma determinada viso que advogava a emigrao e a colonizao agrcola como soluo para o problema das minorias. Estes grupos, quando transplantados para novas comunidades, poderiam combinar a prtica da agricultura com o cultivo de suas prprias tradies religiosas e culturais (Baron, 1964, p. 93). O imperador Jos II, inspirado nesta viso, criou as primeiras colnias agrcolas judaicas na ustria, tendo sido seguido por Alexandre I na Rssia, como forma de resolver o ento chamado problema judaico. Pelo menos no que diz respeito a historiografia judaica, a relao entre as colonizaes agrcolas e o pensamento fisiocrata est bem estabelecido (Baron, 1964; Norman, 1985). At onde o pensamento fisiocrata pode ter influenciado a emigrao polonesa de origem e destino rural matria aberta a discusso.

O certo que, apesar do volume original no ser desprezvel, a histria da imigrao polonesa permanece sub-representada na literatura. As razes podem ser diversas. Uma delas, sem dvida, se deve situao poltica da Europa do Centro-Leste no perodo ureo da imigrao, quando a regio era dominada pelos trs grandes imprios expansionistas da poca: Rssia, Alemanha e ustria (mapa 1). De fato, a Polnia desapareceu do mapa poltico da Europa no fim do sculo XVIII, tendo reaparecido apenas depois da Primeira Guerra Mundial, quando o colapso das potncias imperialistas resultou no aparecimento de um punhado de estados nacionais autnomos, entre a Alemanha oeste, a Rssia leste, e a ustria ao sul (Mendelsohn, 1983).

Mapa 1 Europa Central antes da Primeira Guerra Mundial

Fonte: Mendelsohn, 1983.

Imigrantes provenientes das terras poloneses, neste perodo, portanto, portavam documentos das potncias estrangeiras que ocupavam a regio. Os poloneses que aqui chegaram durante a febre brasileira foram classificados nas estatsticas oficiais como alemes, austracos ou russos. H indcios de que a maior parte vinha das regies ocupadas pela Rssia, e acabaram sendo classificados sob a rubrica russos 1. Tudo indica que os russos registrados nas estatsticas histricas eram na verdade poloneses. Ao analisarmos as estatsticas oficiais (tabela 1) notamos, inclusive, que embora tenham alcanado volume expressivo entre 1890 e 1910, a imigrao russa praticamente desaparece aps os anos 20 justamente quando a Polnia ressurge como pas independente. Provavelmente a partir de ento os poloneses que chegavam ao Brasil passaram a ser corretamente identificados como poloneses. Mas a partir de ento, ao invs de merecer uma rubrica prpria, foram agregados coluna outros.

Tabela 1 Brasil: Entrada de imigrantes, por perodo e principais nacionalidades, 1872-1972


Perodo
1872-1879 1880-1889 1890-1899 1900-1909 1910-1919 1920-1929 1930-1939 1940-1949 1950-1959 1960-1969 1970-1972 1872-1972

Portugal
55.027 104.690 219.353 195.586 318.481 301.915 102.743 45.604 241.579 74.129 3.073 1.662.180

Itlia
45.467 277.124 690.365 221.394 138.168 106.835 22.170 15.819 91.931 12.414 804 1.622.491

Espanha
3.392 30.066 164.293 113.232 181.651 81.931 12.746 4.702 94.693 28.397 949 716.052

Japo

Alemanha
14.325 18.901 17.084

Rssia

Outros
58.126

Total
176.337 448.622 1.198.327 622.407 815.453 846.647 332.768 114.085 583.587 197.587 15.558 5.351.378

1.334 41.416 14.906 39.288 7.171 3.844 1.486 798

16.507 65.816 62.580 84.531 214.710 64.546 36.839 103.831 51.896 9.017

861 27.432 58.284 99.222 2.828 33.593 25.092 695 248.007

13.848 25.902 75.801 27.497 6.807 16.643 5.659 1.050 223.517

110.243

768.399

Fonte: Para Rssia, IBGE, Anurio 1954; demais, Levy, 1974.

A coluna Rssia estava disponvel nos dados originais publicados no Anurio do IBGE de 1954 que serviu de fonte para o clssico artigo de Maria Stella Ferreira Levy (1974). Mas acabou sendo agregada pela autora coluna outros.

Embora as estatsticas oficiais tenham deixado os poloneses passar por russos antes de 1920, e os tenha agregado coluna outros depois de 1920, o fato que poloneses continuaram a chegar, e com intensidade considervel, durante todo o perodo do entre-guerras. Isto pode ser facilmente evidenciado a partir de dados do censo brasileiro de 1991. De fato, este levantamento indagou dos no-naturais o pas de nascimento e a data de chegada no Brasil. Embora este censo tenha captado a informao apenas para os sobreviventes re-imigrao e mortalidade acumulada no perodo, ainda sim seus resultados so reveladores. Resultados de um processamento especial, onde a data de chegada foi cruzada pela religio dos entrevistados, aparecem na tabela 2. Note-se que, embora a ao da mortalidade acumulada seja to maior quanto mais antiga a data de chegada, ainda assim 40% dos naturais da Polnia entrevistados pelo censo de 1991 declararam ter chegado no perodo do entre-guerras, evidenciando a importncia desta migrao neste perodo.

Tabela 2 Regio Sudeste: Naturais da Polnia, por religio e data de chegada, sobreviventes por ocasio do censo de 1991
Perodo Judaica At 1919 1920-1924 1925-1929 1930-1934 1935-1939 1940-1944 1945-1949 1950-1954 1955-1959 1960-1964 1965-1969 1970-1974 1975-1979 Aps 1980 Total % do total 85 224 616 831 679 185 342 314 360 179 23 35 12 0 3.885 2,2% 5,8% 15,9% 21,4% 17,5% 4,8% 8,8% 8,1% 9,3% 4,6% 0,6% 0,9% 0,3% 0,0% 100% Catlica 45 55 447 265 156 292 749 236 61 192 128 62 43 181 2.912 1,5% 1,9% 15,4% 9,1% 5,4% 10,0% 25,7% 8,1% 2,1% 6,6% 4,4% 2,1% 1,5% 6,2% 100% 17 35 119 70 78 138 243 49 31 45 25 3 0 0 853 Religio Outras 2,0% 4,1% 14,0% 8,2% 9,1% 16,2% 28,5% 5,7% 3,6% 5,3% 2,9% 0,4% 0,0% 0,0% 100% Sem religio 13 11 20 41 24 22 71 44 15 31 11 21 23 11 358 3,6% 3,1% 5,6% 11,5% 6,7% 6,1% 19,8% 12,3% 4,2% 8,7% 3,1% 5,9% 6,4% 3,1% 100% 4,5% 160 325 1.202 1.207 937 637 1.405 643 467 447 187 121 78 192 8.008 2,0% 4,1% 15,0% 15,1% 11,7% 8,0% 17,5% 8,0% 5,8% 5,6% 2,3% 1,5% 1,0% 2,4% 100% Total

48,5%

36,4%

10,7%

100%

Fonte: IBGE Censo demogrfico de 1991/ Processamento especial Redatam.

Outro resultado interessante deste processamento que ele mostra que aproximadamente a metade de todos os imigrantes poloneses sobreviventes em 1991 declararam ser de religio judaica. Embora fossem apenas 10% da populao da Polnia no entre-guerras (Mendelsohn, 1983), judeus estavam sobre-representados nos fluxos que chegaram ao Brasil. O caso deste grupo tpico do problema das minorias, um tema poltico recorrente e importante motivo da emigrao neste perodo.

Presentes desde a Idade Mdia em solo polons, e perfazendo um percentual bastante significativo da populao urbana, judeus comearam a ser hostilizados a partir dos primrdios da industrializao, quando os interesses de uma crescente classe mdia urbana se chocavam com os de uma minoria que j havia se instalado h tempos nas cidades. Na discusso sobre o assim chamado problema judaico, freqentemente a emigrao era apontada como uma das solues polticas desejveis. Ao fim da Primeira Guerra Mundial, a Polnia recuperou sua independncia mas todo o perodo do entre-guerras foi marcado por enorme instabilidade e fragmentao poltica. Na dcada de vinte, movidos pela instabilidade, novos fluxos partiram da Polnia com destino s Amricas. No apenas judeus, mas como mostra a tabela 2, grupos de diversas identidades religiosas. Embora declinante, e partindo de um contexto mais urbano, a migrao polonesa ressurgiu aps a Segunda Guerra Mundial, em parte como conseqncia dos deslocamentos populacionais provocados pelo conflito (Fassmann e Mnz, 1994). A importncia da presena polonesa nos fluxos que chegaram ao Brasil aps a Segunda Guerra pode ser evidenciada pelo nmero de naturalizaes concedidas aos naturais da Polnia. Como mostra a tabela 3, poloneses formavam o segundo grupo mais numeroso em termos de naturalizaes concedidas pelo governo brasileiro nos anos 50. Note-se tambm a presena de outros pases da Europa do Centro-Leste, tais como Romnia, Hungria, Tchecoslovquia e Iugoslvia na relao.

Tabela 3 -- Brasil: Naturalizaes concedidas, por pas de origem, 1950-1953


Pas 1950 1951 1952 1953

Alemanha Polnia Portugal Romnia Rssia Itlia Hungria Sria, Lbano e Armnia Tchecoslovquia ustria Turquia Iugoslvia Argentina Outros Total

1.440 941 343 291 275 218 183 172 139 186 62 31 34 364 4.679

1.506 1.369 584 451 430 312 213 253 124 216 81 37 37 551 6.164

827 878 383 288 251 190 190 217 83 131 80 34 34 589 4.175

565 726 345 256 165 172 172 184 60 93 40 35 35 511 3.359

Fonte: IBGE, Anurio 1954, p. 64.

Concluso Uma considerao importante a fazer que o ncleo original da imigrao polonesa deve ter gerado uma comunidade varias vezes maior. Em um trabalho recente, Hout e Goldstein (1994) compararam as estatsticas histricas da imigrao europia para os Estados Unidos com o tamanho atual dos grupos tnicos, usando para isto os dados dos censos americanos recentes que, atravs de uma pergunta sobre identidade tnica, enumeraram descendentes dos grupos mais importantes na formao do melting pot americano. Estes autores notam que, embora a historiografia da imigrao registre a entrada de cerca de 4,5 milhes de irlandeses nos Estados Unidos no perodo ureo da imigrao, 40 milhes se identificaram como Irish-Americans em 1980. O mesmo ocorre com outros grupos como ingleses, italianos e alemes. Em sua anlise, os autores

10

se concentraram em trs fatores para analisar o fenmeno: crescimento natural, casamentos mistos e um componente subjetivo, residual, atribudo a preferncias pessoais (Hout e Goldstein, 1994, p. 65). O crescimento natural de alguns grupos com origem europia deve ter sido intenso no passado, principalmente para aquelas populaes que partiram ainda de um contexto muito rural, onde predominavam altas taxas de fecundidade. Tendo atravessado a transio demogrfica em solo americano, natural que o volume atual de descendentes seja vrias vezes maior do que o ncleo imigrante original. O mesmo raciocnio se aplica ao Brasil, principalmente para as migraes de origem e destino rural como o caso da polonesa. possvel estimar que as centenas de milhares de poloneses registrados nas estatsticas histricas da migrao devam ter gerado uma comunidade de pelo menos alguns milhes de brasileiros. Nosso objetivo aqui foi apenas o de ressaltar algumas caractersticas gerais da imigrao da Europa do Centro-Leste, e especialmente da polonesa, apontando a lacuna representada pela falta de uma literatura acadmica sobre estes grupos. Esforos maiores sero necessrios para preencher esta lacuna e dar a estes grupos a visibilidade merecida pelo seu volume, e pela contribuio formao da populao brasileira. Afora a Polnia, pases como Romnia, Hungria e Tchecoslovquia aguardam sua vez de serem resgatadas pela literatura.

11

Bibliografia Barber, William J. 1967. A History of Economic Thought. Londres: Penguin Books. Baron, Salo. 1964. The Russian Jew under Tsars and Soviets. Nova York: Macmillan. Bassanezi, Maria Silvia C. Beozzo. 1996. Imigraes internacionais no Brasil: um panorama histrico. In Emigrao e imigrao internacionais no Brasil contemporneo, ed. Neide Patarra. So Paulo: FNUAP/NESUR/NEPO. Davies, Norman. 1982. Gods Playground: A History of Poland, Vol II 1795 to the Present. Nova York: Columbia University Press. Decol, Ren D. 1999. Imigraes urbanas para o Brasil: o caso dos judeus. Campinas [Tese de Doutorado -- Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Estadual de Campinas]. Dembicz, Andrzej e Krzysztof Smolana. 1993. La presencia polaca en Amrica Latina. Varsvia: Centro de Estudos Latino-Americanos/Universidade de Varsvia. Fassmann, Heinz e Rainer Mnz. 1994. European East-West Migration 1945-1992. International Migration Review 3 (Fall): p. 520-538. Hout, Michael e Joshua R. Goldstein. 1994. How 4.5 Million Irish Immigrants Became 40 Million Irish Americans: Demographic and Subjective Aspects of the Ethnic Composition of White Americans. American Sociological Review 59 (February), p. 64-82. IBGE. Anurios, vrios anos. Kawka, Mariano. 1996. A presena polonesa no Brasil. In Relaes entre Polnia e Brasil - Passado e presente, ed. Andrzej Dembicz e Marcin Kula, p. 39-52. Varsvia: Centro de Estudos Latino-Americanos/Universidade de Varsvia. Levy, Maria Stella Ferreira. 1974. O papel da migrao internacional na evoluo da populao brasileira (1872 a 1972). Revista de Sade Pblica 8 (suplemento): p. 49-90. Mendelsohn, Ezra. 1983. The Jews of East Central Europe Between the World Wars. Bloomington: Indiana University Press. Norman, Theodore. 1985. An Outstretched Arm: A History of the Jewish Colonization Association. London, Boston, Melbourne e Henley: Routledge & Kegan Paul.

12

S-ar putea să vă placă și