Sunteți pe pagina 1din 13

Manual do Utilizador Instalao de Microproduo Fotovoltaica de energia

INDICE SEGURANA...................................................................................................................................... 2 REQUISITOS DE SEGURANA ASPECTOS RELATIVOS AOS UTILIZADORES ................................. 2 REQUISITOS DE SEGURANA ASPECTOS RELATIVOS REDE ELTRICA....................................... 2 DESCRIO DO SISTEMA .................................................................................................................. 3 Cuidados a ter na Instalao elctrica......................................................................................... 5 Instalao mecnica....................................................................................................................... 5 Instrues de Utilizao / Segurana............................................................................................. 6 Colocao em servio: ................................................................................................................ 7 Procedimento para Colocao em servio:......................................................................... 7 Indicador LED............................................................................................................................. 8 Colocao fora de servio.......................................................................................................... 9 Manuteno e conservao .......................................................................................................... 9 Limpeza do ventilador................................................................................................................. 10 Limpeza das alhetas de ventilao.......................................................................................... 10 Inspeco do Electronic Solar Switch....................................................................................... 11 Controlo do contacto terra........................................................................................................ 11 Aplicaes com ligao rede elctrica.................................................................................. 12 Dados tcnicos ............................................................................................................................... 13

SEGURANA Toda a instalao de micro-produo de energia elctrica prev que satisfaa os requisitos mnimos de segurana e padres de qualidade, integrada e enquadrada com a instalao j existente. Tratando-se de edificaes com sistemas fotovoltaicos, onde as pessoas realizam as suas actividades quotidianas, a existncia destes tipos de sistemas no deve acarretar qualquer tipo de risco adicional a quem quer que seja pela sua proximidade ao sistema de microproduo.

REQUISITOS DE SEGURANA ASPECTOS RELATIVOS AOS UTILIZADORES Em toda a instalao elctrica que trabalhe com tenses superiores a 48 V devem-se tomar cuidados com problemas relativos segurana e utilizar exclusivamente materiais homologados. Deve-se dar especial ateno resistncia de isolamento e resistncia de terra da instalao, mesmo realizando todos os procedimentos recomendados podem aparecer falhas que ponham em risco os utilizadores.

As falhas podem conduzir a dois tipos de problemas:

O primeiro deles so as descargas elctricas recebidas pelas pessoas em caso de contacto acidental com partes acessveis da instalao. Nesse sentido recomenda-se duas medidas de segurana: interligar todos os elementos metlicos rede de terras. utilizao de um transformador de isolamento ou dotar o sistema de proteco diferencial. O segundo problema, que afecta o sistema de microproduo e os utilizadores, so os incndios provocados por arcos voltaicos devido a curto circuitos. A corrente de operao prxima da corrente de curto-circuito. A soluo para este risco consiste em adoptar as seguintes medidas de segurana: Minimizar a probabilidade de ocorrer curtos-circuitos separando bem os fios correspondentes aos plos positivos e negativos na caixa de conexo em DC. Proteger os fios de curto-circuitos utilizando cabos unipolares, com isolamento apropriado para o trabalho na intemprie e com capacidade de suportar a corrente de curto-circuito na pior condio de operao.

REQUISITOS DE SEGURANA ASPECTOS RELATIVOS REDE ELTRICA As exigncias por parte do distribuidor de energia elctrica buscam, basicamente, dois objectivos: No alterar as condies de segurana nem a qualidade da energia fornecida aos clientes; No criar condies perigosas de trabalho para o pessoal da manuteno da rede de distribuio;

O primeiro objectivo pode ser obtido adoptando os seguintes requisitos: No inversor, adoptar mecanismos de desconexo automtica da rede quando alguma das fases do inversor sai das margens de operao. Isolar galvanicamente as parte AC e DC da instalao.

J em relao ao segundo objectivo, para evitar que o inversor fun cione em ilha, garantindo assim a segurana da equipa de manuteno do distribuidor de energia, deve-se adoptar somente inversores sincronizados pela rede. Isto porque, para garantir a segurana do pessoal de manuteno, a companhia de distribuio de energia elctrica exige que, ao desligar uma linha da rede da distribuio, os possveis sistemas de gerao fotovoltaica, presentes nessa linha, no mantenham a tenso nesta. Os inversores sincronizados pela rede tomam como referncia para a gerao dos impulsos de comutao dos seus dispositivos semicondutores a prpria frequncia da rede, e dessa forma quando a linha desligada o inversor desactiva-se.

DESCRIO DO SISTEMA O sistema de microproduo fotovoltaico instalado, consiste num conjunto de uma bateria de 18 Painis Fotovoltaicos modelo KC205GH-2P assentes em telhado, acoplados a um inversor da marca SMA tipo SB3300 que transforma a corrente contnua do gerador fotovoltaico em corrente alternada antes de a injectar na rede pblica.

Apresenta-se na figura seguinte um esquema simplificado do esquema de princpio de instalao e funcionamento do sistema de microproduo fotovoltaico.

O sistema de gerao de microproduo fotovoltaica composto por 18 mdulos, divididos num paralelo de 2 conjuntos (strings) de 9 painis ligados em srie. Os mdulos solar fotovoltaicos utilizados so do fabricante KYOCERA, de 205Wp/painel, totalizando uma potncia nominal no seu conjunto de 3690 Wp. A figura seguinte exemplifica a ligao entre painis fotovoltaicos de uma String (8 paineis):

Na figura seguinte apresentado um diagrama de blocos que representa a forma como foi feita instalao fotovoltaica.

Observando o esquema verifica-se que foi utilizada uma caixa de proteco na parte em que o sistema trabalha em corrente contnua. Esta caixa tem a finalidade de proteger a instalao de eventuais sobretenses que possam atingir o sistema, seja proveniente da rede, seja proveniente de um raio que atinja os mdulos e a estrutura Observando novamente a figura verifica-se que logo aps a caixa de

proteco DC foi instalado um inversor DC/AC da SMA, modelo SB 3300, monofsico de 3300 W de potncia nominal. O inversor recebe a energia em corrente continua e transforma-a em corrente alternada a uma frequncia de 50 Hz e tenso de 230 V entre a fase e o neutro. Este vem equipado com o sistema Grid Guard, que respeita as normas de segurana para a interligao com a rede pblica. Com este inversor possvel conectar at 3 strings independentes de um gerador fotovoltaico, e uma vez que cada uma das entradas est alocada a um rastreador MPP, as strings podem variar entre si no que diz respeito aos dados nominais da corrente, da tenso e da potncia das strings individuais, contando que eles no excedam os valores limites fornecidos no manual de instalao.

Aps o inversor foi instalado do lado da sada AC uma caixa de proteco AC, com a finalidade de proteger a canalizao terminando junto do contador de consumo e deste ligando portinhola de produo e consumo. Este ltimo elemento faz a interligao do sistema de microproduo com a rede de distribuio pblica. Todas as superfcies electricamente condutoras foram ligadas de forma contnua terra, a fim de obter a mais elevada proteco da instalao e das pessoas.

Cuidados a ter na Instalao elctrica Evite todos os perigos elctricos quando instalar, ligar os cabos, utilizar e efectuar a manuteno de um mdulo, inversor ou aparelho associado instalao de microproduo. O contacto com uma tenso de 30V DC, ou superior, potencialmente perigoso. No use no mesmo sistema mdulos de diferente configurao elctrica ou fsica; A tenso mxima do circuito aberto do sistema no pode ser superior tenso de sistema mxima do mdulo. Use a cablagem do sistema, com as adequadas reas de seco cruzada e fichas que so aprovadas para utilizao na mxima corrente de curto-circuito dos aparelhos da instalao; Faa corresponder as polaridades dos cabos e terminais quando efectuar as ligaes nos mdulos solares, caso no o faa, isso poder resultar em danos no mdulo fotovoltaico. A especificao do equipamento de proteco de picos de corrente no deve exceder o valor mximo marcado no fusvel de proteco na parte de trs do mdulo fotovoltaico. A caixa de juno no concebida nem certificada para ser aberta, nem para se lhe efectuar a manuteno no exterior, e no deve ser aberta em circunstncia alguma. A ligao de mdulos em polaridade inversa a uma fonte de corrente elevada, tal como uma bateria, ir destruir os dodos de passagem, e deixar o mdulo sem funcionar. Os dodos de passagem no so substituveis pelo utilizador.

Instalao mecnica Os mdulos devem ser montados de forma a maximizar a exposio directa luz solar, e a eliminar, ou minimizar, as sombras. Mesmo sombras parciais podem reduzir substancialmente a produo do mdulo e do sistema.

Os mdulos tm de estar bem seguros, usando estruturas de suporte, ou kits de montagem especficos para aplicaes de energia fotovoltaica. A acumulao de sujidade na superfcie do mdulo pode causar que clulas solares activas sejam cobertas, e o desempenho elctrico seja afectado. Para sistemas montados em telhados, garanta ventilao traseira adequada do mdulo, para arrefecimento (espao de pelo menos 100 mm, ou 4 polegadas). necessrio um intervalo de 5 mm ou mais, entre mdulos, para permitir expanso trmica das estruturas. Assegure de que os mdulos no estejam sujeitos a esforos de vento ou a pesos de neve para alm dos esforos mximos permitidos, e no esto sujeitos a foras excessivas devido expanso trmica da estrutura de suporte.

Siga sempre as instrues de montagem das marcas dos equipamentos. As cargas mximas permitidas aplicam-se a cargas uniformemente distribudas de vento ou de neve. Deve tomar cuidado para evitar montar mdulos em zonas que sejam propcias queda de neve, formao de gelo, ou obstculos evacuao de neve e gelo.

Instrues de Utilizao / Segurana Leia cuidadosamente as "Instrues de Utilizao". Observe todas as normas de segurana estabelecidas, as condies tcnicas de conexo da empresa responsvel pelo abastecimento de energia e as directrizes emanadas pelas entidades locais de fiscalizao do governo. Para colocar em funcionamento todo o sistema de microproduo tenha em considerao a sequncia dos seguintes passos:

Verificar se todas as ligaes e conexes elctricas, entre painis, caixas de proteco DC/AC e inversor se estas se encontram em perfeito estado de funcionamento e se respeitam a polaridade correcta; Verificar se cumpre-se com a tenso mxima de entrada do inversor; No conectar strings com uma tenso de circuito aberto superior tenso mxima do inversor, Verificar o dimensionamento do si stema se a tenso de circuito aberto dos mdulos solares situa-se a menos de 10% por baixo da tenso mxima da entrada do inversor; Verificar o contacto terra das strings (confirmar que so da classe II de isolamento); Verificar se a corrente mxima admissvel por cada ficha DC no excede os 16A; Assegurar antes de se ligar o gerador fotovoltaico ao inversor, que o interruptor de circuito (punho do electronic solar switch) do inversor que est desligado; Ligar os conectores de Ficha DC; Fechar as tomadas de entrada DC no utilizadas com os tampes de fecho, Ligue os seccionadores fusveis de cada String da Caixa de Proteco DC Enfiar o punho do electronic Solar Switch no casquilho na parte inferior da caixa do inversor Verificar o bom aperto do punho do Electronic Solar Switch do inversor

O inversor instalado cumpre todas as Directivas da associao do sector da electricidade (DGEG) para a operao paralela de instalaes de produo de energia autnomas com a rede de baixa tenso da empresa responsvel pelo abastecimento de energia. Elas contm as prescries da associao profissional da mecnica de preciso e electrotcnica referente ao ponto de comutao automtico para instalaes de produo de energia autnomas. Alm disso, o inversor satisfaz os requisitos da lei CEM e da directiva sobre redes de baixa tenso e cumpre com as respectivas normas europeias harmonizadas. O que confirmado pela declarao de conformidade CE. A instalao de microproduo s deve ser realizada por especialistas qualificados. Para qualquer interveno ao nvel de instalao elctrica, reparaes e converso dever contactar um instalador que disponha de uma autorizao da empresa responsvel pelo abastecimento de energia.

Mesmo na ausncia de tenses externas, o aparelho do inversor ainda pode ter altas tenses, as quais podero ser fatais e causar ferimentos. A temperatura de algumas partes da caixa do inversor e em especial, a temperatura do ou dos dissipadores de calor tambm pode atingir uma temperatura superior a 60 C durante o funcionamento correcto. Existe risco de queimaduras ao tocar em componentes quentes. Tenha em considerao que Sobretenses causam a destruio do inversor Dirija-se ao instalador se aparecer um cdigo intermitente ou uma mensagem no visor do seu inversor. Nunca se dever interligar aparelhos de utilizao sem proteco entre o inversor e o interruptor de circuito. Deve-se proteger os consumidores sempre por separado. Colocao em servio:

Verifique, antes da colocao em servio, se esto reunidas as seguintes condies: Cabo (de rede) CA correctamente ligado Linhas DC completamente ligadas (strings fotovoltaicos) Conectores de ficha DC na parte inferior da caixa no utilizados fechados com tampes de fecho Tampa da caixa bem apertada o Electronic Solar Switch correctamente encaixado Interruptor de circuito correctamente dimensionado

Procedimento para Colocao em servio: 1 Ligar o interruptor de circuito. 2 Um LED acesso ou intermitente assinala um funcionamento sem perturbaes. Neste caso, a colocao em servio foi bem sucedida.

Ateno: Deve-se separar a tenso e o gerador fotovoltaico da rede se, aps um breve perodo de tempo, o LED inferior amarelo acender repetidamente 4 vezes com intervalos de um segundo e o visor indicar a mensagem PV Overvoltage Disconect DC, devido tenso de entrada CC ser demasiada elevada podendo levar destruio do inversor. Verifique a configurao da sua instalao e mea a tenso DC antes de ligar o inversor tenso DC.

O operador do equipamento, sobretudo no primeiro ano aps a instalao, dever prestar uma ateno regular s indicaes do visor do inversor, em horas diferentes do dia e com condies diferentes de radiao solar. Deste modo, possvel identificar falhas ocultas, que ocorreram no dimensionamento ou na instalao do equipamento e assim garantir o funcionamento correcto do equipamento fotovoltaico.

Indicador LED Enquanto nenhum indicador LED ou somente o indicador LED verde de controlo brilhar ou piscar, o inversor encontra-se num dos seus estados operacionais normais. Tambm o accionamento uniforme de todos os trs indicadores LED assinala um estado de funcionamento correcto Inicializao. Todos os outros sinais apontam para uma falha nos estados operacionais.

O LED amarelo indicador de falhas acende por 5 segundos na existncia de falhas e comea a emitir o cdigo intermitente: ele apaga por 3 segundos e depois pisca brevemente quatro vezes. O cdigo ser emitido trs vezes de seguida. Caso a falah permanea, o aviso ser reiniciado.

Uma descrio pormenorizada das mensagens de falha e das suas causas consta das instrues de servio do Inversor

Caso aparea a mensagem de erro de que estamos na presena de uma tenso de entrada demasiado elevada, deve-se desligar imediatamente o gerador fotovoltaico do inversor, uma vez que poder causar srios danos ao aparelho. Se a falha do aparelho causar forte diminuio da capacidade de funcionamento normal, o inversor e toda a instalao do equipamento devero ser verificados por uma empresa qualificada.

Colocao fora de servio Antes de se proceder colocao de fora de servio do sistema de microproduo dever ter em considerao os perigos associados instalao. Devera-se- tomar as devidas precaues no manuseamento de todo o equipamento devido s elevadas tenses existentes no interior do inversor, e ter sempre presente a noo de que pode correr perigo de vida devido a uma separao insegura do gerador fotovoltaico. Para colocar fora de servio todo o sistema de microproduo tenha em considerao a sequncia dos seguintes passos: Desligar o interruptor do circuito de produo do lado AC, existente na caixa de proteces AC; Remover a tomada de acoplamento CA do Inversor; Tape a ficha existente no inversor de CA, com a tampa protectora existente Seccionar / Desligar os seccionadores fusveis de cada String existentes na caixa de proteco DC Retirar o punho do Electronic Solar Switc existente no Inversor Separar todos os conectores de ficha DC que ligam no inversor. Fechar as tomadas de entradas DC com os tampes de fecho do inversor Esperar alguns minutos at a caixa arrefecer antes de intervir / manusear no inversor, uma vez que existe perigo de queimaduras, devido s altas temperaturas que podero existir na caixa / invlucro exterior do inversor

Manuteno e conservao O inversor e os mdulos foram construdos de modo que o trabalho de manuteno seja reduzido ao mnimo.

No necessria qualquer manuteno de rotina. Contudo, aconselhvel executar inspeces peridicas dos mdulos, para ver se apresentam danos no vidro, pelcula posterior, estrutura, caixa de juno, ou ligaes elctricas externas. Os mdulos de energia fotovoltaica podem funcionar efectivamente sem nunca serem lavados, embora a remoo de lixo do vidro frontal possa aumentar a produo de energia. Pode usar-se regularmente gua para lavar ou enxaguar o vidro frontal com tratamento, para remover poeira, sujidade, e outros detritos. Para remover sujidade entranhada, o vidro com tratamento pode ser lavado com um pano de microfibras e etanol, ou um limpa-vidros convencional, e deve-se verificar as ligaes elctricas se esto frouxas ou corrodas. Para garantir um funcionamento seguro basta, em geral, fazer um controlo do inversor a cada quatro anos a respeito de danos visveis. Em caso de condies climticas extremas, por exemplo, muita poeira ou flores no ar preciso proceder a um controlo em perodos mais curtos para evitar uma eventual perda de potncia devido a uma refrigerao insuficiente do inversor. Para tanto necessrio ainda verificar se o LED verde est aceso. No interesse de resultados optimizados, o operador deve verificar, de preferncia semanalmente e sob condies de radiao solar variadas, se a mensagem no inversor aponta para um funcionamento correcto e plausvel (para uma informao mais detalhada dever consultar o manual do fabricante).

Como natural, esta verificao tambm poder ser efectuada utilizando uma das opes de comunicao que poder associar ao inversor. Uma limpeza do inversor somente necessria se a dissipao do calor for restringida por impurezas das coberturas de pega (aletas de ventilao), dos ventiladores, dos corpos de refrigerao ou ainda no espao entre o inversor e a parede. As impurezas devem ser cuidadosamente eliminadas com uma escova macia adequada ou um pincel. Apenas necessrio verificar a dissipao de calor do inversor se detectar um entupimento da grelha do ventilador ou se o inversor operar frequentemente no estado operacional "Derating". Caso a sujeira no visor dificulte a leitura do LED indicador de estado, limpe-o com um pano hmido. No utilizar solventes, produtos abrasivos ou substncias custicas para a limpeza.

Limpeza do ventilador Se a grelha do ventilador estiver apenas coberta de p solto, possvel limp-la com a ajuda de um aspirador. Se o resultado com o aspirador no for satisfatrio, pode desmontar o ventilador para limpeza posterior. Se a grelha do ventilador apresentar fortes sujidades, proceda da seguinte maneira: 1 Separar o inversor no lado DC e CA. 2 Esperar at o ventilador deixar de rodar.

3 Pressionar a direita os dois engates da cobertura de plstico e remover a cobertura cuidadosamente com a grelha do ventilador que se encontra por detrs. 4 Limpar a grelha do ventilador com uma escova macia, um pincel, um pano ou ar comprimido.

O ventilador, que se encontra por detrs, est fixado caixa do inversor por meio de trs talas de plstico. Se este tambm estiver sujo, proceda da seguinte maneira para limp-lo: 1 Pressionar as duas talas de plstico superiores para trs e a tala de plstico inferior para a frente. 2 Puxar o ventilador lenta e cuidadosamente para baixo. 3 Desbloquear e retirar a ficha do ventilador no interior do Sunny Boy. 4 Limpar o ventilador com uma escova macia, um pincel ou um pano. No utilizar, em caso algum, ar comprimido para limpeza do ventilador. O ventilador poderia sofrer danos. 5 Realizar a montagem na sequncia inversa aps a limpeza. 6 Verificar o funcionamento do ventilador

Limpeza das alhetas de ventilao O Inversor possui em ambos os lados aletas de ventilao. O inversor aspira o ar pelo ventilador na parte inferior e deixa escap-lo pelo lado esquerdo. Por conseguinte, chega limpar a aleta de ventilao esquerda para a dissipao de calor ptima do aparelho.

Proceda da seguinte maneira para limpar a(s) aleta(s) de ventilao: 1 Meter o dedo no espao entre a parte superior da caixa e as aletas de ventilao. Extrair a aleta de ventilao esquerda cuidadosamente do seu suporte; 2 Limpar as aletas de ventilao com uma escova macia, um pincel ou ar comprimido. 3 Remontar as aletas de ventilao no Inversor. O lado interior das aletas de ventilao est rotulado com "esquerda/left" ou "direita/right"

Inspeco do Electronic Solar Switch Verificar o Electronic Solar Switch a respeito de desgaste. Verificar as linguetas no interior da ficha a respeito de descoloraes castanhas.

Controlo do contacto terra Tenha presente que corre perigo de vida devido ao gerador fotovoltaico estar sob tenso, devendo por isso: No tocar na armao do gerador fotovoltaico No tocar em PE. No conectar strings com contacto terra ao Inversor. Esperar at no estar presente qualquer tenso. Aps os passos atrs descritos dever medir a tenso entre o plo positivo e negativo de um string ao potencial de terra. Se estiver presente tenso, existe um contacto terra no string correspondente. A posio aproximativa do contacto terra pode ser detectada atravs da relao das tenses medidas entre o plo positivo/negativo ao potencial de terra. Exemplo:

Neste caso, o contacto terra encontra-se entre o segundo e terceiro mdulo. Dever Repetir os pontos atrs referidos para todas os strings.

Aplicaes com ligao rede elctrica Em geral, um cabo de ligao terra com um condutor de 4 a 6 mm suficiente A Proteco de Segurana Classe II garantida, desde que todos os componentes ou estruturas usadas para efectuar a ligao terra tenham a certificao de Classe de Segurana II. Os inversores sem transformadores no podem ser ligados terra de forma negativa. De acordo com a norma IEC 60364, seco 712.312.2, a ligao terra de cabos com corrente no lado DC de um conjunto permitida, desde que exista separao elctrica entre os lados AC e DC do inversor. Os inversores com um transformador tm uma separao galvnica entre os lados AC e DC, de forma que o seu funcionamento em conjuntos de mdulos fotovoltaicos electricamente ligados terra seja inteiramente compatvel com as normas IEC. Os inversores sem transformadores no tm separao galvnica entre os lados AC e DC, pelo que no cumprem os requisitos IEC se estiverem electricamente ligados terra.

Dados tcnicos

Painel Foram instalados 18 Painis da Marca KYOCERA com as seguintes caractersticas:

Potencia total instalada de 3690 Wp Numero de srie dos painis 087CXR44.. ( 14/ 33/ 13/ 21/ 03/ 04/ 23/ 05/ 07/ 17/ 06/ 18/ 11/ 19/ 22/ 01/ 09/ 08)

Inversor Inversor marca SMA modelo SB 3300 com as seguintes caractersticas:

Numero de srie do inversor 2000536593

Suporte Estrutura de fixao dos painis marca HILTI, com galvanizao a quente

Esquema unifilar da instalao

Outros documentos Certificados dos painis Fotovoltaicos Certificados e manuais do Inversor

S-ar putea să vă placă și