Sunteți pe pagina 1din 2

Ligao rede

Influncia das caractersticas da rede sobre a potncia conectada dos inversores fotovoltaicos Algumas caractersticas da ligao rede de um inversor fotovoltaico podem originar uma subida da tenso de rede fora dos limites operacionais em caso de potncias de alimentao elevadas. Assim, os limites de desconexo dependem das condies tcnicas de ligao no respectivo pas de instalao.

Avaliao da potncia de alimentao mxima possvel


Deve dispor sempre das seguintes informaes para dar uma primeira estimativa da potncia que pode ser alimentada num condutor externo de uma rede elctrica interligada: Tenso de rede no ponto de alimentao (sem alimentao), impedncia de rede no ponto de ligao do inversor, disposies vlidas no pas de instalao relativamente monitorizao da rede atravs do inversor. necessrio medir tanto a tenso de rede como a impedncia de rede no local de instalao. de salientar que o valor resultante da medio da impedncia de rede constitui apenas um valor momentneo. Na prtica, a impedncia de rede no um valor esttico, mas est sujeito a constantes alteraes (por ex. conexo de mais consumidores, ampliao da rede etc.).

Condio de desconexo em redes alems (DIN VDE 0126-1-1)


O valor mdio de 10 minutos da tenso de rede (UAC) no inversor limitado, na Alemanha, ao valor mximo de 253 V, de acordo com a norma DIN VDE 0126-1-1. Se o inversor registar, dentro do valor mdio de 10 minutos, um excesso deste limite de tenso ou do limite de 260 V durante um breve instante, o aparelho desliga-se imediatamente. Neste caso, o inversor emite uma mensagem de erro da rede.

Avaliao de uma condio de desconexo geral a 253 V


No seguinte diagrama so representadas as situaes de alimentao baseadas na medio da tenso de rede sem alimentao. Em funo da impedncia de rede (eixo Y) resulta uma potncia de alimentao mxima possvel por cada fase (eixo X) para as

curvas correspondentes. Neste caso, a condio de desconexo 253 V. (O valor mdio de 10 minutos, exigido na Alemanha em combinao com uma desconexo rpida a 260 V, no foi considerado no diagrama. Por conseguinte, o resultado ser ligeiramente inferior potncia realmente possvel.)

Exemplo: Potncia de alimentao possvel por fase em funo da impedncia de rede com UACmax = 253 V A tenso de rede sem alimentao de 230 V A impedncia de rede no ponto de conexo de 0,7 Ohm Critrio de desconexo com UACmax = 253 V

A potncia lida no eixo X equivale aprox. a 8,3 kW por cada fase. A fim de poder instalar uma potncia superior por cada fase, sem que se produzam desconexes devido a uma sobretenso de corrente alternada, necessrio optimizar as condies de conexo do inversor, por ex. por meio de: cabos com maiores seces transversais do condutor, circutos mais curtos, alterao dos critrios de desconexo do inversor.

Critrios de desconexo para pases fora da Alemanha


Os critrios de desconexo do respectivo pas de destino do inversor encontram-se, desde o fabrico, registados num conjunto de parmetros. Para tal, imprescindvel conhecer o pas de destino do seu fornecedor ou indicar o local de instalao no momento da encomenda. Uma adaptao posterior dos parmetros de desconexo possvel atravs de um cdigo de acesso personalizado.

S-ar putea să vă placă și