Sunteți pe pagina 1din 3

AVS NUNCA MORREM, S SE TORNAM INVISVEIS.

AVS no s cuidam mas so o tronco da famlia extendida. Trazem algo, que os pais nem sempre vislumbram: a pertena (vnculo familiar) e a identidade.
ENRIQUE ORSCHANSKY

O autor deste artigo publicado no jornal "The Voice" de Crdoba o Dr. Enrique Orschansky, Cordoba pediatra.

AVS NUNCA MORREM, S SE TORNAM INVISVEIS.


Nos ltimos 50 anos, o nosso estilo de vida familiar mudou drasticamente, como resultado de um novo sistema de produo. A incluso das mulheres no circuito de trabalho significa que ambos os pais esto ausentes de casa por longos perodos, como resultado da criao da chamada "sndrome da casa vazia" . O novo paradigma fez com que muitas crianas permaneam a cargo de pessoas fora de casa ou em instituies. Esta terceirizao da paternidade se tornou natural em muitos lares. Algumas pessoas de sorte, ainda podem ter seus avs para cobrir muitas tarefas: proteo, traslados, alimentao, descanso e at para consultas mdicas. Essas crianas tm pais privilegiados, e podem celebr-lo, escolhendo todos os apelidos possveis: av ou av / nona, tata ou yaya / opi, oma, ou bab / ou pelo nome que for necessrio. Avs que cuidam no so s o tronco da famlia alargada, o que traz algo que os pais nem sempre imaginam: a pertena e a identidade, fatores essenciais para a vida plena para o futuro destes novos brotos. A maioria dos avs sentem adorao por seus netos. fcil ver que as fotos dos filhos esto sendo substitudas pelas dos netos. Com este sinal, os pais descobrem duas verdades: eles no esto sozinhos na tarefa de criar os filhos e, estes pais tambm j entraram na sua maturidade. O Grandparenting essa grande parentalidade - uma forma de compreender a passagem do tempo e para bem melhor aceitar a idade esperada da velhice . Longe de angustiante , enquanto os avs sentem a idade avanar: os netos podem significar a imortalidade. Para a famlia maior, eles contribuem com as suas caractersticas, com seus risos e gestos: prolongando assim, aparentemente, a vida. A batalha contra a finitude no perdida, pois eles conseguem estar iludidos . Avs vem a vida de modo diferente. Quantas vezes eles no mais conseguem enxergar direito, e assim passam a usar os olhos para outras coisas. Para opinar, por exemplo, ou para recordar.

Os avs esto sempre pensando em alguma coisa, e vivem com os olhos umedecidos. s vezes eles esto com medo de no serem capazes de dizer o que pensam e o que eles realmente desejam dizer. A maioria dos avs tem mos suaves que se movem com cuidado. Eles aprenderam que um abrao ensina mais do que toda uma biblioteca. Os avs tm o tempo que eles no receberam dos seus pais e agem como se pudessem de alguma forma recuperar aqueles tempos idos. Lem livros sem pressa e contam histrias sobre o tempo quando eles eram crianas. Com cada palavra, as razes vo se aprofundando e a identidade familiar vai aflorando. Avs vo construndo infncias, em silncio, a cada novo dia. Eles so cmplices, de modo incomparvel dos segredos dos netos, porque eles, simplesmente, no tm que responder a ningum por seus atos. Eles acreditam, com muita autoridade, que a memria a capacidade que eles tem de esquecerem de algumas coisas. Deste modo eles no querem se lembrar que os seus netos fazem as mesmas artes e gracinhas que os seus filhos tambm fizeram. Mas naquele tempo no haviam sido capazes de ver as artes e gracinhas dos filhos porque estavam preocupados em demasia com a educao deles. Os avs so especialistas em dissolver angstias quando, surge alguma discusso dos netos com os pais, exatamente quando a criana pensa que o mundo entrou em colapso. A comida que os avs servem a mais rica, mesmo quando comprada j pronta. Avs sempre cheiram a avs. No por causa de algum perfume que eles usam, eles so assim. Voc no se lembra tambm do perfume do seu av ou av, para sempre? As crianas que tm avs esto muito mais prximas da felicidade. Aqueles que no tm mais avs, deveriam adquirir um (h sempre pessoas boas, disponveis). E, finalmente, para os incrdulos, saberem: avs nunca morrem, eles apenas se tornam invisveis.

Traduo literal, do espanhol: Elio Eugenio Mller

S-ar putea să vă placă și