Sunteți pe pagina 1din 20

Perguntas e Respostas de Direito Constitucional

Euclides Lopes
(*)

1 - Sobre a repartio de competncias no Estado Federal Brasileiro, assinale a opo correta: Resposta: A unio pode autorizar que os Estados membros legislem sobre questes especficas, compreendidas no mbito da sua competncia legislativa privativa. 2 - Ainda sobre o Estado Federal Brasileiro, assinale a opo correta? Resposta: Mesmo que o Municpio situado num Estado da Federao desobedea uma deciso de um Tribunal Federal, a Unio no pode promover a interveno federal nele. 3 - A Constituio Brasileira de 1988 pode ser classificada como: Resposta: Rgida, Promulgada, Escrita e Programtica. 4 - Assinale a opo correta? Resposta: O STF, julgando uma ao direta de inconstitucionalidade, pode declarar inconstitucionais apenas algumas expresses do caput de um artigo de lei. 5 - Assinale a opo correta? Resposta: Leis ordinrias, Leis delegadas, Decretos legislativos e Medidas provisrias situam-se no mesmo patamar no que tange hierarquia das normas jurdicas. 6 - A respeito do controle de constitucionalidade, assinale a opo correta? Resposta: Leis estaduais no podem ser objeto de ao declaratria de constitucionalidade. 7 - Sobre os direitos fundamentais, assinale a opo correta? Resposta: A Constituio no impede que a lei possa retroagir para beneficiar o particular em face do poder pblico.

8 - Com relao s medidas provisrias, como hoje se encontram reguladas na Constituio, assinale a opo correta? Resposta: Medida provisria pode criar vantagens pecunirias para servidores pblicos. 9 - Ainda sobre as medidas provisrias, como atualmente esto previstas na Constituio, assinale a opo correta? Resposta: A medida provisria rejeitada pelo Congresso Nacional pode ser reeditada em sesso legislativa diferente daquela em que se deu a rejeio. 10 - Assinale a opo correta: Resposta: O duplo grau de jurisdio no foi erigido pelo constituinte de 1988 ao nvel de direito individual fundamental. 11 - So Direitos Sociais enumerados pela Constituio Federal, entre outros: Resposta: O trabalho, a moradia, o lazer, a sade, a assistncia aos desamparados e a educao. 12 - Assinale a alternativa correta:

Resposta: Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas. 13 - O texto constitucional assegura aos trabalhadores domsticos: Resposta: Salrio mnimo fixado em lei; repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; gozo de frias remuneradas com pelo menos um tero a mais do que o salrio normal. 14 - Em relao aos direitos sociais previstos na CF, marque a alternativa falsa? Resposta: O aviso prvio proporcional ao tempo de servio dever ser de no mximo trinta dias. 15 - A irredutibilidade do salrio garantida ao trabalhador urbano e rural, salvo o disposto em: Resposta: Medida Provisria. 16 - Para o trabalhador urbano a durao da jornada de trabalho no poder ser superior a: Resposta: oito horas dirias e quarenta e quatro semanais. 17 - vedada a dispensa do empregado sindicalizado, candidato a cargo de direo ou representao sindical, a partir: Resposta: Do registro da candidatura e, se eleito, ainda que como suplente, at um ano aps o final do mandato. 18 - Sobre a greve, o texto constitucional dispe que: Resposta: direito amplo mas deve ser entendido juntamente com os demais direitos de forma a no ir de encontro prpria valorizao do trabalho. 19 - Os direitos dos trabalhadores previstos na Constituio: Resposta: Podem ser restringidos, em algumas hipteses, por meio de conveno coletiva. 20 - Assinale a alternativa incorreta: Resposta: O aposentado filiado no tem direito de votar e ser votado nas organizaes sindicais. 21 - O modelo da organizao sindical, adotado na Constituio de 1988, no consagra princpios: Resposta: Da pluralidade sindical. 22 - No que se refere aos direitos sociais estabelecidos pelo texto constitucional, assinale a opo correta: Resposta: Os crditos trabalhistas devidos e no pagos aos trabalhadores urbanos e rurais podem ser pleiteados, em qualquer caso, em at dois anos aps a resciso do contrato de trabalho, atingindo at cinco anos da relao de trabalho. 23 - A Constituio Federal garante expressamente aos trabalhadores domsticos, aos militares e aos servidores pblicos civis o seguinte direito: Resposta: Licena gestante. 24 - No Brasil no se admite o controle? Resposta: Abstrato e prvio de constitucionalidade, via ao declaratria de constitucionalidade.

25 - Dentre as possveis decises do Supremo Tribunal Federal no exerccio do controle abstrato de constitucionalidade no se encontra a declarao? Resposta: De constitucionalidade com efeitos restritos por razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social. 26 - No se inclui no rol constitucional dos atos que podem ser objeto de ao popular o ato lesivo? Resposta: Ao consumidor. 27 - Caracteriza direito lquido e certo, para fins de impetrao de mandado de segurana, o direito? Resposta: Passvel de ser comprovado de plano, por documentao, independentemente da complexidade jurdica da questo. 28 - direito fundamental do indivduo, expressamente acolhido no texto da Constituio Federal, a: Resposta: Liberdade de reunio pacfica e sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao. 29 - A Constituio Federal, ao acolher o princpio da separao de poderes? Resposta: Reservou a cada um dos Poderes um rol mnimo de atribuies exclusivas, sem prejuzo da excepcional participao de um Poder no exerccio de atribuies de outro. 30 - No se encontra, entre as competncias constitucionais privativas do Senado Federal, a de? Resposta: Aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas. 31 - Analise o texto abaixo e assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas. Proposto projeto de lei (i) que disponha sobre criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta e autrquica, a discusso e votao do projeto ter incio (ii). A casa na qual tenha sido concluda a votao enviar o projeto de lei ao Presidente da Repblica, que poder vet-lo no prazo de (iii) dias. O veto ser apreciado em sesso conjunta, s podendo ser rejeitado pelo voto (iv) dos Deputados e Senadores. Resposta: (i) pelo Presidente da Repblica; (ii) na Cmara dos Deputados; (iii) quinze dias; (iv) da maioria absoluta. 32 - Pode ser objeto de delegao do Presidente da Repblica aos Ministros de Estado? Resposta: A competncia para editar decretos sobre determinadas matrias. 33 - Aos Tribunais de Justia dos Estados vedado julgar a constitucionalidade de? Resposta: Lei ou ato normativo municipal em face da Constituio Federal, pela via do controle abstrato de constitucionalidade. 34 - De acordo com a Constituio Federal, o Municpio pessoa jurdica de direito pblico? Resposta: Dotada de capacidade de auto-organizao. 35 - A decretao da interveno do Estado-membro em Municpio est condicionada? Resposta: Ao provimento de representao pelo Tribunal de Justia, no caso de ser decretada por inobservncia de ordem ou deciso judicial.

36 - correto afirmar que a desapropriao de imvel urbano pelo Municpio? Resposta: Pode ser medida sancionatria ao proprietrio que no cumprir obrigao urbanstica relativa ao adequado aproveitamento do solo. 37 - Joo aposentou-se no cargo de mdico da Prefeitura de So Paulo h seis meses e, desde ento, vem recebendo os proventos da aposentadoria. Recentemente, Joo foi aprovado em concurso para o cargo de mdico do Estado de So Paulo, com vencimentos superiores ao valor dos proventos de sua aposentadoria, tendo sido j nomeado e tomado posse. Diante disso, correto dizer que? Resposta: Joo pode exercer o cargo de mdico do Estado de So Paulo e perceber, simultaneamente, os vencimentos dele decorrentes e os proventos da aposentadoria no cargo municipal. 38 - Em tema de Poder Constituinte e de Constituio da Repblica Federativa do Brasil, lcito afirmar que? Resposta: A Emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. 39 - Com pertinncia Estrutura fundante do Estado Federal brasileiro, indique a alternativa correta dentre as que se seguem? Resposta: No exerccio e desenvolvimento de suas atividades legislativas, so deferidas aos Estados Federados as competncias remanescentes ou residuais. 40 - O Estado federal assenta o princpio da autonomia das entidades componentes e se apia em dois elementos bsicos: existncia de governo prprio e posse de competncia exclusiva. Deste enunciado deduz-se que correta a alternativa? Resposta: Vigora na Constituio Federal o princpio de no interveno, preservando a autonomia como princpio bsico da forma de Estado Federal. 41 - So de eficcia plena e, portanto, de aplicabilidade imediata, as normas constitucionais? Resposta: Vedativas e as que confiram imunidades, isenes e prerrogativas. 42 - Com pertinncia Constituio da Repblica Federativa do Brasil em vigor, correto afirmar que? Resposta: So brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que venham residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. 43 - Tendo em vista o controle de constitucionalidade? Resposta: Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico. 44 - Com pertinncia ao processo legislativo? Resposta: A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados. 45 - Assinale a opo correta? Resposta: da competncia exclusiva do Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegao legislativa. 46 - Em se tratando de hbeas corpus? Resposta: inadmissvel a interveno de assistente de acusao.

47 - A ao popular instrumento prprio para se pleitear a anulao ou a declarao de nulidade de atos lesivos ao patrimnio pblico, a includos rgos de administrao direta e indireta. Quem estaria legitimado para propor a ao? Resposta: Somente a pessoa fsica que comprovar a sua condio de eleitor. 48 - Assinale a opo Correta? Resposta: Uma vez decretada a falncia do devedor, inadmissvel a continuao do negcio pelo falido. 49 - Assinale a opo Correta? Resposta: No nosso ordenamento jurdico possvel a existncia de sociedade unipessoal. 50 - Assinale a opo Correta? Resposta: A duplicata tem saque facultativo, porm um ttulo de crdito dependente. 51 - Assinale a opo Correta? Resposta: O endosso uma declarao unilateral de vontade. 52 - Sendo invivel, por falta de norma regulamentadora, o exerccio de um direito social previsto na Constituio, pode um trabalhador ou um sindicato, junto ao Poder Judicirio? Resposta: Impetrar mandado de injuno. 53 - A Constituio de 1988, no captulo dos direitos e deveres individuais e coletivos, estabelece regras diversas sobre tema criminal. Assinale a hiptese que no configura uma dessas regras? Resposta: Proibio absoluta de retroatividade da lei penal. 54 - Cabe ao popular? Resposta: Para anular ato lesivo ao patrimnio pblico. 55 - A diferena entre Mandado de Segurana e habeas corpus se caracteriza? Resposta: O segundo diz respeito a coao estatal referente liberdade de locomoo, enquanto o Mandado de Segurana trata de outras formas de abuso de poder estatal. 56 - A Repblica Federativa do Brasil formada pela Unio? Resposta: Indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. 57 - Constituio Federal diz que todo o poder emana do povo. O povo exerce este poder? Resposta: Atravs de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio. 58 - Os Poderes da Unio, nos termos constitucionais, so? Resposta: Independentes e harmnicos entre si. 59 - A Constituio Federal conceitua a Repblica Federativa do Brasil como?

Resposta: Estado Democrtico de Direito. 60 - Como se classifica a Repblica com regies (que podem ser Estados ou Provncias), dotadas de autonomia para se auto-organizar atravs de constituio prpria? Resposta: Democrtica. 61 - No so privativos de brasileiro nato: I - Presidente da Repblica - Presidente da Cmara dos Deputados. II - Presidente da Cmara dos Deputados - Presidente do Senado III - Presidente do Senado - Ministro de Estado IV - Ministro do STF - Oficial das Foras Armadas. V) - N.R. (Certa). 62 - Quanto aos subsdios dos Vereadores correto afirmar: Resposta: A despesa total com a remunerao dos Vereadores no poder ultrapassar o montante de 5% (cinco por cento) da receita do Municpio. 63 - A Constituio Federal veda a filiao partidria de militar, enquanto no servio ativo: Assinale a alternativa correta: I - Enquanto permanecer na ativa o militar no poder concorrer a cargo pblico eletivo. II - Somente o oficial superior poder concorrer a cargo pblico eletivo, desde que passe para a reserva antes da eleio. III - O militar alistvel elegvel, inclusive enquanto permanecer na ativa. IV - Somente os conscritos, por no serem militares profissionais, so elegveis para cargos eletivos. Resposta: Nenhuma das alternativas acima esto corretas. 64 - Assinale a alternativa correta: Resposta: preceito constitucional o julgamento do Prefeito perante o Tribunal de Justia do Estado. 65 - Qual dentre as alternativas abaixo cabvel para obteno da declarao de inconstitucionalidade, com efeito erga omnes, de lei (em sentido formal e material editada por Municpio? Resposta: Ao direta de inconstitucionalidade perante o Tribunal de Justia do Estado. 66 - Relativamente Ao Declaratria de Constitucionalidade correto afirmar? Resposta: A jurisprudncia do Supremo tribunal Federal contempla a concesso de liminares com efeito vinculante. 67 - Qual a autoridade competente para processar o julgamento de ex-Deputado pelo crime de leses corporais graves praticado quando no exerccio do mandato? Resposta: O Juiz de Direito. 68 - Relativamente s competncias dos entes federativos, correto afirmar? Resposta: Impedir a evaso, a destruio e a descaracterizao de obras de arte e de outros bens de valor histrico, artstico ou cultural competncia comum de todos os entres da federao. 69 - Relativamente ao condenado em face de erro judicirio, e ao que ficar preso alm do tempo fixado pela sentena, correto afirmar? Resposta: Tm direito a receber indenizao paga com recursos oramentrios.

70 - Relativamente ao inciso XIII do artigo 51 da Constituio Federal ( livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes que a lei estabelecer) correto afirmar: Resposta: norma de eficcia contida e aplicabilidade imediata. 71 - Pedido de licena para processar criminalmente deputado federal, que no foi apreciado pela Cmara dos Deputados, implicar? Resposta: Suspenso do prazo prescricional do crime at o fim do mandato do deputado. 72 - Candidato a Presidente da Repblica, registrado pelo partido X, obteve, na eleio, 40 milhes de votos. Os demais candidatos somaram, juntos 35 milhes de votos, havendo 8 milhes de votos em branco e nulos. Nesse caso, o candidato mais votado, ser? Resposta: Ser considerado eleito Presidente da Repblica. 73 - Proposta de Emenda Constitucional, depois de votada conforme as exigncias da Constituio Federal, converter-se- em emenda constitucional quanto for? Resposta: Promulgada pelas mesas das duas Casas do Congresso Nacional. 74 - So inconstitucionais leis ou atos normativos discriminatrios, no autorizados pela Constituio Federal, entre pessoas em situao de igualdade. O sacrifcio imposto a pessoas, discriminando-as em face de outras na mesma situao, inconstitucional. Para corrigir essa desigualdade acionado o Poder Judicirio. A deciso judicial poder? Resposta: Declarar, dependendo da provocao, a inconstitucionalidade do ato discriminatrio tanto por via incidental como por via principal. 75 - Vetado parcialmente projeto de lei, a parte que mereceu sano promulgada e publicada pelo Presidente da Repblica. Apreciado o veto pelo Congresso Nacional, este o rejeita. Neste caso, a parte que foi vetada, e agora promulgada, viger a partir do momento? Resposta: De sua publicao. 76 - Projetos de lei de iniciativa exclusiva de Tribunais e do Poder Executivo so propostos amide. O exerccio do poder de emenda, deferido aos congressistas, constitui incidente do processo legislativo. Em princpio, a funo de emendar esses projetos de lei inerente funo de legislar. Quem pode legislar, poder emendar. A Constituio tem que prever expressamente as vedaes ao poder de emendar, que podem ser absolutas (que impedem o oferecimento de quaisquer emendas), quase absolutas (que impedem o oferecimento de determinadas emendas) e relativas. Isto posto, h vedao absoluta ao poder de emenda? Resposta: No caso de delegao legislativa ao Presidente da Repblica, se a resoluo do Congresso Nacional determinar a apreciao do projeto a posteriori. 77 - Lei anterior Constituio recm promulgada, e com esta incompatvel, implicar, de acordo com atual orientao do STF? Resposta: Revogao da Lei. 78 - A tcnica de interpretao conforme a Constituio somente utilizvel quando a norma impugnada permite? Resposta: Vrias interpretaes da norma impugnada, das quais um seja compatvel com a Constituio. 79 - Medida provisria recm editada tem o efeito imediato de inovar a ordem jurdica, mas o contedo jurdico que veicula somente adquire estabilidade normativa a partir do momento de sua converso em lei pelo Congresso Nacional. Por outro lado, a rejeio parlamentar do projeto de sua converso em lei ocasionar? Resposta: A desconstituio ex tunc de quaisquer atos editados com fundamento no ato presidencial repelido pelo

Congresso Nacional. 80 - Assinale a afirmao verdadeira? Resposta: As clusulas ptreas, hospedadas no art. 60, 4, da Constituio Federal, revelam hiptese de limitao material explcita ao poder de reforma constitucional. 81 - Em tema de controle de constitucionalidade? Resposta: Declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia ao Poder competente para a adoo das providncias necessrias e, em se tratando de rgo administrativo, para faz-lo em trinta dias. 82 - Incluem-se entre as caractersticas essenciais da estrutura do Estado Federal? Resposta: A descentralizao poltica e a participao da vontade dos Estados Federados na formao da vontade nacional. 83 - So de eficcia plena de aplicabilidade imediata as normas constitucionais? Resposta: Vedativas e as que confiram imunidades, isenes e prerrogativas. 84 - Aponte, acerca da interveno federal, a alternativa vlida? Resposta: Incumbe ao Presidente da Repblica decretar a interveno federal nos Estados, no Distrito Federal e nos Municpios localizados em Territrio Federal. 85 - Com relao ao Poder Legislativo, assinale a alternativa correta? Resposta: Os Ministros do Supremo Tribunal Federal sero julgados pelo Senado Federal nos crimes de responsabilidades. 86 - Ausentando-se do Pas, por uma semana, sem a licena do Congresso Nacional, sujeita-se o Presidente da Repblica ? Resposta: Nenhuma sano penal ou poltica, de vez que a hiptese no est prevista na Constituio. 87 - Segundo a Constituio Federal, alm dos membros do Congresso Nacional, a iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe tambm? Resposta: Ao Procurador-Geral da Repblica, ao Presidente da Repblica e aos Tribunais Superiores. 88 - Conceder-se- mandado de segurana? Resposta: Para proteger direito lquido certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. 89 - A Ao Popular? Resposta: Deve ser ajuizada perante Juzo Federal de primeira Instncia quando se questione ato praticado pelo Presidente da Repblica. 90 - Em sede de Poder Constituinte e Constituio facultado afirmar? Resposta: A Constituio poder ser emendada na vigncia de interveno federal, desde que a proposta de emenda seja de iniciativa do Presidente da Repblica.

91 - Indique, no que concerne ao controle de constitucionalidade, a alternativa vlida? Resposta: O Procurador-Geral da Repblica dever ser previamente ouvido nas aes de inconstitucionalidade e em todos os processos de competncia do Supremo Tribunal Federal. 92 - Em tema de Estado Federal e Federao brasileira verdadeira a assertiva? Resposta: O Estado Federal, como modalidade de Estado composto, autoriza aos Estados federados o direito de secesso. 93 - Assinale, com referncia ao instituto da interveno federal, a alternativa vlida? Resposta: A interveno federal no poder ser decretada por mais de trinta dias, podendo ser prorrogada uma nica vez, por igual perodo, se persistirem as razes que justificaram a sua decretao. 94 - Nomeie, com referncia ao processo legislativo, a opo exata? Resposta: Os projetos de lei complementar sero aprovados por maioria absoluta dos membros das Casas do Congresso Nacional. 95 - Marque acerca do Poder Executivo, a alternativa vlida? Resposta: O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica no podero ausentar-se do Pas, em nenhuma circunstncia, sem autorizao expressa do Congresso Nacional. 96 - Assinale, no que tange ao Poder Judicirio, a opo verdadeira? Resposta: Compete ao Supremo Tribunal Federal processa e julgar, originariamente, a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo estadual perante a Constituio Federal. 97 - vlido assegurar, com pertinncia aos remdios constitucionais, que? Resposta: O habeas corpus no pode ser impetrado por estrangeiro, ainda que em defesa de sua liberdade de locomoo. 98 - Registre, dentre as hipteses abaixo, referentes aos direitos e garantias fundamentais, nacionalidade, aos direitos polticos e aos partidos polticos, a que se apresenta com correo? Resposta: O Alistamento eleitoral e o voto so obrigatrios para os maiores de dezoito anos e menores de setenta anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de setenta anos, os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e para os estrangeiros. 99 - Assevera-se consoante a doutrina publicista, que a Constituio? Resposta: dogmtica quando as suas normas no constam de um documento nico, mas se baseia, principalmente, na doutrina, na jurisprudncia e nos costumes e em textos fundamentais esparsos. 100 - A regra inserida no art. 2 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil: So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio, uma norma de: Resposta: Eficcia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral. 101 - A norma constitucional cuja aplicao dependa de regulamentao por norma infraconstitucional considerada de eficcia Resposta: limitada.

102 - O inciso XIII do artigo 5 da Constituio Federal, que dispe ser "livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer", norma de eficcia: Resposta: Contida. 103 - Em relao poltica de desenvolvimento urbano, a Constituio Federal prev que: I. ser executada pelo Poder Pblico Municipal; II. o plano diretor ser obrigatrio para cidades com mais de vinte mil habitantes; III. observados determinados requisitos, o solo urbano no edificado poder ser desapropriado com pagamento mediante ttulos da dvida pblica. So corretas Resposta: Todas as afirmativas. 104 - Nos princpios constitucionais do oramento pblico Resposta: Enquadram-se os da exclusividade, da anualidade e da unidade. 105 - Em tema de controle de constitucionalidade, lcito afirmar que: Resposta: competente o Supremo Tribunal Federal para processar e julgar, originariamente, a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual em face da Constituio Federal; 106 - Ao Presidente da Repblica compete, privativamente, Resposta: Conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei, podendo delegar tal atribuio ao Procurador-Geral da Repblica. 107 - Empregados de uma sociedade de economia mista podem ser demitidos como qualquer empregado de empresa privada? Resposta: No, preciso a instaurao de um processo regular, com direito defesa, para apurao da falta cometida ou de sua inadequao s suas atividades. 108 - Compete privativamente ao Presidente da Repblica: Resposta: Nomear os magistrados, nos casos previstos na Constituio, e o Advogado-Geral da Unio; 109 - O princpio do devido processo legal foi pela Constituio de 1988 estendido: Resposta: A todas as espcies processuais; 110 - A competncia recursal extraordinria do Supremo Tribunal Federal se dar: Resposta: Para julgar as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida contraria dispositivo da Constituio Federal, declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal ou julgar vlida lei ou ato de governo local em face da Constituio Federal. 111 - Com referncia aos remdios constitucionais, nomeie a alternativa correta, considerados, inclusive, o magistrio da doutrina e a jurisprudncia dos tribunais: Resposta: Admite-se a utilizao, pelos organismos sindicais e pelas entidades de classe, do mandado de injuno coletivo, com a finalidade de viabilizar, em favor dos membros ou associados dessas instituies, o exerccio de direitos assegurados pela Constituio. 112 - O direito de propriedade goza de garantia constitucional. A autoridade competente, porm, no caso de iminente perigo pblico, poder usar de propriedade particular.

Resposta: Assegurada ao proprietrio indenizao ulterior se houver dano em decorrncia do uso. 113 - Compem a Justia Federal: Resposta: Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais; 114 - Assinale a alternativa incorreta, partindo do seguinte: "A Unio poder intervir nos Estados". Resposta: Se for cassado o mandato do Governador. 115 - Lei municipal que concede subveno a determinada seita religiosa deve ser considerada. Resposta: Inconstitucional, podendo ser impugnada por via de Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental junto ao Supremo Tribunal Federal, desde que observado o princpio da subsidiariedade. 116 - A sano administrativa por cometimento de abuso de autoridade varia de advertncia at demisso, mediante instaurao de processo prprio: Resposta: Que no poder ser sobrestado para o fim de aguardar a deciso civil ou penal. 117 - correto asseverar, a propsito do processo legislativo previsto na Constituio da Repblica Federativa do Brasil, que: Resposta: Os projetos de lei complementar sero aprovados por maioria absoluta; 118 - Com relao aos tratados internacionais, assinale a alternativa correta. Resposta: So partes integrantes do sistema jurdico ptrio, sendo atos inferiores hierarquicamente Constituio. 119 - Legislar sobre custas dos servios forenses competncia: Resposta: Concorrente da Unio, Estados e Distrito Federal. 120 - Quais os primeiros marcos do processo de internacionalizao dos Direitos Humanos? Resposta: Direito Humanitrio, Liga das Naes e a Organizao Internacional do Trabalho. 121 - Assinale a alternativa na qual figuram objetivos da Repblica Federativa do Brasil, considerados como fundamentais pelo texto constitucional. Resposta: A erradicao da pobreza e da marginalizao e a reduo das desigualdades sociais e regionais. 122 - De acordo com a teoria "monista", para que haja a incorporao dos tratados de direitos humanos ao direito brasileiro Resposta: A ratificao suficiente para imediata aplicao j que o poder legislativo participa do processo de incorporao. 123 - O alistamento eleitoral e o voto so Resposta: Facultativos para os analfabetos e para os maiores de setenta anos. 124 - No se admite "habeas-corpus" em relao a punies: Resposta: Administrativas e militares.

125 - A adoo de medidas especiais de proteo ou incentivo a grupos ou indivduos, com vistas a promover sua ascenso na sociedade at um nvel de equiparao com os demais, com previso na Conveno Sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Racial (1968) denomina-se: Resposta: Ao afirmativa. 126 - Assinale a alternativa incorreta, conforme a Lei de Execuo Penal (7.210/84). Resposta: A assistncia jurdica destinada aos presos e aos internados independentemente de possurem recursos financeiros para constiturem advogado. 127 - A Comisso de Direitos Humanos das Naes Unidas dever submeter propostas, recomendaes e relatrios referentes aos instrumentos internacionais de Direitos Humanos ao()? Resposta: Conselho Econmico e Social. 128 - Nos termos do texto da Constituio da Repblica, a Administrao Pblica deve observar os seguintes princpios: Resposta: Publicidade, impessoalidade, moralidade, legalidade e eficincia. 129 - Na vigncia do Estado de Defesa correto afirmar que: Resposta: vedada a incomunicabilidade do preso. 130 - Segundo a Constituio Federal, a legislao sobre a organizao, garantias, direitos e deveres das polcias civis incumbe: Resposta: Concorrentemente, Unio, aos Estados e ao Distrito Federal. 131 - A finalidade bsica dos direitos humanos coibir o abuso Resposta: Do poder estatal. 132 - Quanto Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948) correto afirmar que se trata de um(a)? Resposta: Resoluo da Assemblia Geral da ONU. 133 - A idade mnima exigida como condio de elegibilidade para o cargo de Senador de? Resposta: Trinta e cinco anos. 134 - Os direitos previstos no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos (1966). Resposta: Tm auto-aplicabilidade e criam obrigaes legais aos Estados-membros. 135 - A Conveno Americana de Direitos Humanos prev que somente a Comisso e os Estados signatrios podem submeter controvrsias Corte, no permitindo que indivduos, grupos de indivduos e organizaes no governamentais a provoquem diretamente. Pretende-se com isso? Resposta: Privilegiar a soluo consensual dos conflitos. 136 - Tecnicamente a Declarao Universal dos Direitos do Homem (1948) constitui? Resposta: Uma recomendao.

137 - Segundo a Conveno Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruis e Degradantes (1984) o Estado-parte onde se encontra o suspeito da prtica de tortura dever? Resposta: Process-lo ou extradit-lo independentemente de tratado de extradio. 138 - Segundo estipula a Lei de Execuo Penal (7.210/84), a cadeia pblica destina-se ao? Resposta: Recolhimento de presos provisrios. 139 - No campo dos Direitos Humanos, num eventual conflito entre normas previstas em tratados internacionais e preceitos de direito interno, aplica-se o princpio da: Resposta: Norma mais favorvel vtima. 140 - Assinale a alternativa na qual figuram objetivos da Repblica Federativa do Brasil, considerados como fundamentais pelo texto constitucional? Resposta: A erradicao da pobreza e da marginalizao e a reduo das desigualdades sociais e regionais. 141 - Quais os primeiros marcos do processo de internacionalizao dos Direitos Humanos? Resposta: Direito Humanitrio, Liga das Naes e a Organizao Internacional do Trabalho. 142 - De acordo com a teoria "monista", para que haja a incorporao dos tratados de direitos humanos ao direito brasileiro. Resposta: A ratificao suficiente para imediata aplicao j que o poder legislativo participa do processo de incorporao. 143 - O alistamento eleitoral e o voto so? Resposta: facultativos para os analfabetos e para os maiores de setenta anos. 144 - No se admite "habeas-corpus" em relao a punies? Resposta: disciplinares e militares. 145 - Assinale a alternativa incorreta, conforme a Lei de Execuo Penal (7.210/84). Resposta: A assistncia jurdica destinada aos presos e aos internados independentemente de possurem recursos financeiros para constiturem advogado. 146 - A adoo de medidas especiais de proteo ou incentivo a grupos ou indivduos, com vistas a promover sua ascenso na sociedade at um nvel de equiparao com os demais, com previso na Conveno Sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Racial (1968) denomina-se? Resposta: ao afirmativa. 147 - A Comisso de Direitos Humanos das Naes Unidas dever submeter propostas, recomendaes e relatrios referentes aos instrumentos internacionais de Direitos Humanos ao()? Resposta: Conselho Econmico e Social. 148 - Nos termos do texto da Constituio da Repblica, a Administrao Pblica deve observar os seguintes princpios? Resposta: publicidade, impessoalidade, moralidade, legalidade e eficincia.

149 - Na vigncia do Estado de Defesa correto afirmar que? Resposta: vedada a incomunicabilidade do preso. 150 - Segundo a Constituio Federal, a legislao sobre a organizao, garantias, direitos e deveres das polcias civis incumbe. Resposta: concorrentemente, Unio, aos Estados e ao Distrito Federal. 151 - A finalidade bsica dos direitos humanos coibir o abuso? Resposta: Do Poder Estatal. 152 - Quanto Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948) correto afirmar que se trata de um(a)? Resposta: resoluo da Assemblia Geral da ONU. 153 - A idade mnima exigida como condio de elegibilidade para o cargo de Deputado Federal de? Resposta: vinte e um anos. 154 - Os direitos previstos no Pacto Internacional dos Direitos Civis de Polticos (1966)? Resposta: tm auto-aplicabilidade e criam obrigaes legais aos Estados-membros. 155 - A Conveno Americana de Direitos Humanos prev que somente a Comisso e os Estados signatrios podem submeter controvrsias Corte, no permitindo que indivduos, grupos de indivduos e organizaes no governamentais a provoquem diretamente. Pretende-se com isso? Resposta: privilegiar a soluo consensual dos conflitos. 156 - Tecnicamente a Declarao Universal dos Direitos do Homem (1948) constitui Resposta: uma recomendao. 157 - Segundo a Conveno Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruis e Degradantes (1984) o Estado-parte onde se encontra o suspeito da prtica de tortura dever? Resposta: process-lo ou extradit-lo independentemente de tratado de extradio. 158 - Segundo estipula a Lei de Execuo Penal (7.210/84), a cadeia pblica destina-se ao? Resposta: recolhimento de presos provisrios. 159 - No campo dos Direitos Humanos, num eventual conflito entre normas previstas em tratados internacionais e preceitos de direito interno, aplica-se o princpio da? Resposta: norma mais favorvel vtima. 160 - Segundo a redao dada pela Emenda Constitucional n. 19, de 4-6-1998, do artigo 37 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil e seus incisos I e II, a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: Resposta: Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

161 - A celebrao de tratados, convenes e atos internacionais? Resposta: Compete ao Presidente da Repblica, sujeito a referendo do Congresso Nacional. 162 - Dentre outros, podem propor a ao de inconstitucionalidade, a nvel federal: Resposta: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 163 - A publicao resumida do instrumento do contrato ou de seus aditamentos ser providenciada pela Administrao: Resposta: at o quinto dia til seguinte ao de sua assinatura, em jornal de grande circulao. 164 - Conceder-se Habeas-Corpus: Resposta: As trs primeiras respostas esto corretas. 165 - Projetos de lei de iniciativa exclusiva de Tribunais e do Poder Executivo so propostos amide. O exerccio do poder de emenda, deferido aos congressistas, constitui incidente do processo legislativo. Em princpio, a funo de emendar esses projetos de lei inerente funo de legislar. Quem pode legislar, poder emendar. A Constituio tem que prever expressamente as vedaes ao poder de emendar, que podem ser absolutas (que impedem o oferecimento de quaisquer emendas), quase absolutas (que impedem o oferecimento de determinadas emendas) e relativas. Isto posto, h vedao absoluta ao poder de emenda: Resposta: no caso de delegao legislativa ao Presidente da Repblica, se a resoluo do Congresso Nacional determinar a apreciao do projeto a posteriori. 166 - A ao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual e municipal em face da Constituio Estadual ser intentada perante: Resposta: o Tribunal de Justia, em quaisquer casos. 167 - Assinale a alternativa incorreta: Resposta: Se a medida tomada durante estado de stio mostrar-se ineficaz, ser decretado estado de defesa. 168 - Assinale a alternativa mais correta: Resposta: os rgos fracionrios dos tribunais tm plena competncia para decidir em matria de controle de constitucionalidade. 169 - De acordo com a repartio de competncias legislativas do Estado Federal Brasileiro: Resposta: compete Unio editar normas gerais sobre proteo ao patrimnio histrico, cultural e paisagstico, e aos Estados legislar concorrentemente sobre florestas, caa, pesca e fauna. 170 - Segundo o artigo 37, inciso XII, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, os vencimentos dos cargos? Resposta: do Poder Executivo no podero ser inferiores aos pagos pelos Poderes Judicirio e Legislativo. 171 - Os analfabetos: Resposta: So inelegveis para qualquer cargo. 172 - A alternativa que no reflete uma das clusulas ptreas previstas expressamente na Constituio ?

Resposta: normas relativas a ordem econmica. 173 - Pode ser condicionado ao prvio percurso da instncia administrativa. Resposta: assegura o direito de pleitear a prestao jurisdicional sempre que um direito for lesado ou ameaado de leso. 174 - Assinale a opo correta: Resposta: A tentativa de alterao, mediante lei, de situao jurdica submetida a termo ou a condio insuscetvel de ser modificada a arbtrio de outrem atenta contra o princpio constitucional do direito adquirido. 175 - A Constituio Federal declara que a ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justia sociais. Diz-se ainda: I. o prazo da concesso ou permisso ser de dez anos para as emissoras de televiso e de quinze anos para as de rdio; II. o Poder Judicirio s admitir aes relativas disciplina e s competies desportivas aps esgotarem-se as instncias da justia desportiva, reguladas em lei; III. ao contrrio do que ocorre com os ndios isoladamente, as suas comunidades e organizaes so partes legtimas para ingressar cm juzo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministrio Pblico cm todos os atos do processo IV. as Universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso V. a propriedade de empresa jornalstica e de rdio de difuso sonora e de sons e imagens privativa de brasileiros natos ou naturalizados h mais de quinze anos, aos quais caber a responsabilidade por sua administrao e orientao intelectual. Resposta: somente II e IV esto corretas. 176 - Use a seguinte correspondncia: Dentre os direitos e garantias fundamentais da Constituio de 1988 inclue(m)-se: I.-A casa como asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, a qualquer momento, por determinao judicial. II.-A inviolabilidade do sigilo da correspondncia e das comunicaes telefnicas, os quais somente podem ser quebrados por ordem judicial, na forma em que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. III.-A vedao da cassao de direitos polticos, admitindo-se sua suspenso em caso de condenao criminal e sua perda em caso de cancelamento de naturalizao, desde que em ambos a sentena tenha transitado em julgado Resposta: Somente III est correta. 177 - Assinale a opo correta: Resposta: Ressalvada a competncia da Justia Militar, compete Justia Federal processar e julgar os crimes cometidos a bordo de navios e aeronaves, bem como os crimes contra a organizao do trabalho. 178 - Maioria absoluta, quando exigida, na Constituio, para deliberao de casa ou comisso no Legislativo, significa, rigorosamente: Resposta: o nmero inteiro imediatamente superior metade de seus membros. 179 - No quadro da organizao poltico-administrativa brasileira, a expresso poderes remanescentes, segundo a terminologia prevalescente na doutrina, em seu sentido mais estrito, designa: Resposta: os poderes dos Estados. 180 - Nos termos da Constituio de 1988, compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar

concorrentemente sobre diversas matrias. Em tais hipteses: Resposta: A competncia legislativa da Unio limita-se ao estabelecimento de normas gerais, no exclundo a competncia suplementar dos Estados. 181 - Assinale a alternativa incorreta: Resposta: O Estado intervir em seus Municpios ou a Unio nos Municpios localizados em Territrio Federal sempre que houver indcios de malversao dos recursos pblicos oriundos da repartio de receitas tributrias estaduais. 182 - Analise as assertivas abaixo: I - O Superior Tribunal de Justia compe-se de, no mnimo, trinta e trs Ministros, sendo um tero dentre juzes dos Tribunais Regionais Federais, um tero dentre desembargadores dos Tribunais de Justia e um tero, em partes iguais, dentre advogados e membros do Ministrio Pblico Federal, Estadual, do Distrito Federal e Territrios, alternadamente. II - O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-, no mnimo, de sete Ministros, sendo trs oriundos do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justia e dois nomeados pelo Presidente da Repblica dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral indicados pelo Supremo Tribunal Federal. III - O Tribunal Superior do Trabalho compe-se de vinte e sete Ministros, sendo dezessete togados e vitalcios (onze escolhidos dentre juzes de carreira da magistratura trabalhista, trs dentre advogados e trs dentre membros do Ministrio Pblico do Trabalho) e dez classistas temporrios, com representao paritria dos trabalhadores e empregadores. IV - O Tribunal de Contas da Unio compe-se de nove Ministros, assim escolhidos: um tero pelo Presidente da Repblica, com aprovao do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, indicados em lista trplice pelo Tribunal; dois teros pelo Congresso Nacional. Resposta: todas as assertivas esto corretas. 183 - Assinale a alternativa incorreta: Resposta: a lei estabelecer os casos de contratao do servidor por tempo indeterminado para atender exclusivamente s convenincias da administrao pblica. 184 - A Proteo Ao Mercado De Trabalho Da Mulher : I - Inexistente, pois ela ocupa o mesmo espao do homem no mundo moderno, sem diferenas de qualquer natureza. II - Garantida pela Constituio mediante disciplina por lei. III - Utpica, dependendo de lei regulamentadora. IV - Inconstitucional, dada a proibio de distines com relao ao sexo. V - Somente para mulher menor de idade h esta proteo. Resposta: Apenas a II est correta. 185 - Assinale a opo correta: Resposta: No se pode regulamentar norma constitucional resultante do processo de reforma constitucional aprovada a partir de 1995 mediante edio de medida provisria. 186 - O habilitado em um concurso pblico se torna servidor pblico com: Resposta: a assinatura do termo de posse. 187 - So brasileiros naturalizados: Resposta: Os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residente no Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. 188 - A primeira investidura em cargo pblico depende de:

Resposta: aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso. 189 - A Constituio brasileira vigente poder ser emendada mediante proposta aprovada: Resposta: por trs quintos dos votos dos membros de cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos. 190 - Numere os parnteses dos quatro princpios abaixo pelos respectivos conceitos e a seguir assinale a numerao correta: 1 2 3 4 Legalidade Reserva legal ou anterioridade Isonomia Presuno de inocncia

(1)Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; (art. 5, II). (3) Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. (art. 5, caput). (2) No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal, (art. 5, XXXIX). (4) Ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria, (art. 5, LVII). Resposta: 1, 3, 2, 4 a opo correta. 191 - Lei anterior Constituio recm promulgada, e com esta incompatvel, implicar, de acordo com atual orientao do STF? Resposta: revogao da lei. 192 - A tcnica de controle de constitucionalidade que o Brasil buscou do direito americano, caracteriza-se por: Resposta: criar aes processuais especficas de controle de constitucionalidade. 193 - I - Desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel, nem processados criminalmente, sem prvia licena de sua Casa, mas o indeferimento do pedido de licena ou a ausncia de deliberao interrompe a prescrio enquanto durar o mandato. II - permitida a reunio pacfica, sem armas, em locais abertos ao pblico, desde que no frustre outra anteriormente convocada para o mesmo local, independente de prvio aviso autoridade. III - So brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil, e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. IV - Compete ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de ao direta de inconstitucionalidade de lei municipal perante a Constituio Federal. V - A competncia para o julgamento de mandado de injuno exclusiva do Supremo Tribunal Federal. Resposta: todas as alternativas esto erradas. 194 - Em relao s Disposies Transitrias incorreto afirmar que: Resposta: Esto em consonncia com as regras gerais da parte permanente da Constituio. 195 - No haver pena de? Resposta: multa aos comprovadamente pobres. 196 - Em tema de mandado de injuno e de ao de inconstitucionalidade por omisso, incorreto afirmar que: Resposta: declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, o Tribunal editar norma provisria at o momento em que sobrevenha lei que, de modo geral, discipline o dispositivo constitucional.

197 - A Constituio brasileira vigente poder ser emendada mediante proposta aprovada: Resposta: por trs quintos dos votos dos membros de cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos. 198 - Em nosso direito, o exerccio de poderes prprios de autoridade judicial no mbito do poder legislativo: Resposta: permitido s comisses parlamentares de inqurito. 199 - O habilitado em um concurso pblico se torna servidor pblico com: Resposta: a assinatura do termo de posse. 200 - parte legtima para propor ao popular: Resposta: Qualquer cidado. 201 - Use a seguinte correspondncia: A interveno instituto prprio da forma de estado federal. Verificando o tratamento a ela dado pelas constituies brasileiras, correto afirmar: I.-Somente na segunda dcada deste sculo, e como resultado de reiterados debates no Senado, de que saiu vencedora interpretao fundada na teoria dos poderes implcitos, foi que se tornou pacfica a figura do interventor federal. Tudo porque a Constituio de 1891 era omissa quanto ao processo de decretao da interveno. II.-Nem toda causa de interveno federal implica em sua decretao para restabelecer a normalidade no pas. Casos h, como por exemplo, a violao a algum princpio constitucional sensvel, em que o Presidente da Repblica limita-se a decretar a suspenso do ato estadual impugnado, por entender que essa suspenso basta para restabelecer a normalidade. III.-No Brasil, uma vez decretada a interveno federal, o Presidente da Repblica dever obrigatoriamente submeter o respectivo decreto apreciao do Congresso Nacional, que sobre ele dever deliberar, por maioria absoluta, em vinte e quatro horas. Resposta: I e II esto corretas. 202 - Assinale a opo correta. Resposta: Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, constitucional a priso civil do devedor fiduciante. 203 - Analise as assertivas abaixo: I - O Superior Tribunal de Justia compe-se de, no mnimo, trinta e trs Ministros, sendo um tero dentre juzes dos Tribunais Regionais Federais, um tero dentre desembargadores dos Tribunais de Justia e um tero, em partes iguais, dentre advogados e membros do Ministrio Pblico Federal, Estadual, do Distrito Federal e Territrios, alternadamente. II - O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-, no mnimo, de sete Ministros, sendo trs oriundos do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justia e dois nomeados pelo Presidente da Repblica dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral indicados pelo Supremo Tribunal Federal. III - O Tribunal Superior do Trabalho compe-se de vinte e sete Ministros, sendo dezessete togados e vitalcios (onze escolhidos dentre juzes de carreira da magistratura trabalhista, trs dentre advogados e trs dentre membros do Ministrio Pblico do Trabalho) e dez classistas temporrios, com representao paritria dos trabalhadores e empregadores. IV - O Tribunal de Contas da Unio compe-se de nove Ministros, assim escolhidos: um tero pelo Presidente da Repblica, com aprovao do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, indicados em lista trplice pelo Tribunal; dois teros pelo Congresso Nacional. Responda: Resposta: todas as assertivas esto corretas. 204 - Ato lesivo ao errio pblico poder ser impugnado por qualquer cidado. Mediante:

Resposta: Ao Popular. 205 - O ponto central da Federao Brasileira? Resposta: est na combinao de competncias exclusivas com competncias concorrentes. 206 - O congressista, no exerccio do cargo de ministro, de Estado. Resposta: no goza de imunidade parlamentar material e processual. 207 - Assinale a opo correta? Resposta: Compete Justia Federal processar e julgar os crimes contra a organizao do trabalho e, nos termos da lei, os crimes contra o sistema financeiro e a ordem econmico-financeira. 208 - Assinale a opo correta? Resposta: Nos termos da jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, o princpio da proporcionalidade tem sua sede material na disposio constitucional que determina a observncia do devido processo legal.

S-ar putea să vă placă și