Sunteți pe pagina 1din 35

CDIGO DE CONDUTA DO FUNCIONRIO

NDICE

Carta para o Presidente ......................................................................3 Introduo ............................................................................................5 Mbito ....................................................................................................6 Como Usar este Livreto ......................................................................7-8 Preocupaes Possveis ......................................................................9-14 Como Lidar com uma Preocupao ....................................................15 Resumo das Principais Polticas da Empresa ......................................16 A. Resumos ................................................................................16 B. Unformaes Comuns a Todas as Polticas..........................16 C. Resumos das Polticas ..........................................................20 Certificao ..........................................................................................31

OBSERVAES

CARTA DO PRESIDENTE

Junho de 2004 Prezado Colega de Trabalho: Fazer a coisa certa. uma simples afirmao, porm ela contm uma mensagem profunda da YORK International. A YORK lidera na rea de auto-administrao empresarial como evidenciado nos valores essenciais descritos no nosso Cdigo de Conduta do Funcionrio. Esses valores definem os padres com os quais regemos e medimos a nossa conduta pessoal e profissional. Entretanto, a nossa expresso de comportamento e senso de responsabilidade vo alm dos documentos escritos. Cada um de ns deve liderar por exemplo prprio e reconhecer que a nossa conduta crtica para o sucesso da YORK. A YORK uma empresa global e diversa e seremos sensveis s leis e aos regulamentos dos pases onde operamos. Entretanto, temos um padro de conduta tica que deve ser apoiado universalmente. Cada um de ns deve empenhar-se em sustentar um alto padro de integridade a fim de granjear e preservar o respeito de nossos clientes, de nossos acionistas, de nossos fornecedores, de nossos colegas de trabalho e das comunidades globais onde residimos. O seu apoio ao nosso Cdigo de Conduta do Funcionrio importante para o sucesso e o crescimento contnuos da YORK International. O meu desejo que ns todos devemos observar os princpios deste Cdigo e fazer a coisa certa. Atenciosamente, C. David Myers Presidente e Diretor Geral

OBSERVAES

INTRODUO

A poltica do Cdigo de Conduta do Funcionrio da YORK International apoia a tradio da empresa de manter os mais elevados padres de conduta comercial e profissional e de integridade pessoal em todos os sentidos. Embora a necessidade de os funcionrios cumprirem com as responsabilidades ticas seja imprescindvel, muitas vezes a definio das especificidades dessas responsabilidades pode no ser muito clara. A finalidade do Cdigo de Conduta do Funcionrio e a das Regras de Conduta, conforme descrito nas nossas declaraes de poltica, a de fornecer orientao lidando especificamente com determinadas questes ticas comuns e a de explicar a posio da YORK com relao violao da conduta tica. Deve-se lembrar que nenhum Cdigo de Conduta pode prever todas as possveis situaes que possam surgir. Portanto, a YORK confia principalmente na integridade e no dicernimento de seus funcionrios para que "faam o que certo". Esse Cdigo de Conduta do Funcionrio apresenta um quadro geral para que os funcionrios avaliem sua conduta em situaes individuais.

MBITO

Esse Cdigo de Conduta do Funcionrio aplica-se a todos os funcionrios da YORK International Corporation e de suas subsidirias, afiliadas e outras entidades comerciais, tanto nacionais como extrangeiras, sobre as quais a YORK possui um controle eficaz. Nas empresas afiliadas sobre as quais a YORK no exera controle, espera-se que os representantes da YORK faam uso de sua influncia para que se cumpram com o esprito e o contedo dos padres de conduta estabelecidos nesse Cdigo de Conduta do Funcionrio. Reconhece-se que esse Cdigo de Conduta do Funcionrio e as Regras de Conduta aqui includos foram preparados com base na perspectiva americana e, portanto, podero conter determinadas clusulas que no estejam de acordo com as leis e os costumes em vigor em determinados pases. A inteno no a de anular as leis e os costumes aplicveis s operaes da YORK no exterior. Entretanto, esse Cdigo de Conduta e as Regras de Conduta estabelecem os princpios de comportamento que a organizao YORK no mundo todo deve almejar. Se os gerentes dos pases acreditarem que as clusulas deste Cdigo de Conduta do Funcionrio ou as das Regras de Conduta relacionadas apresentam um srio conflito com as leis ou os costumes locais, de sua responsabilidade rever esse conflito com o Conselho Geral da YORK antes que qualquer situao requeira a aplicao da clusula conflitante e ajudar no desenvolvimento de uma soluo satisfatria, tanto para a lei e o costume local como para o Conselho Geral da YORK.

COMO UTILIZAR ESSE LIVRETO

responsabilidade de todos os funcionrios da YORK, no desempenho de suas obrigaes, cumprir com o Cdigo de Conduta do Funcionrio e com as Regras de Conduta que contenham uma discusso mais detalhada de questes importantes de polticas abrangidos por este Cdigo de Conduta do Funcionrio. A YORK possui um conjunto de polticas por escrito que tratam de questes fundamentais de integridade. As polticas corporativas includas como parte integral deste Cdigo de Conduta do Funcionrio so:
1. Prticas de tica Empresarial 2. Cumprimento das Leis Antitruste 3. Isonomia 4. Poltica contra Assdios 5. Proteo do Meio Ambiente, Sade e Segurana 6. Controles do Comrcio Internacional 7. Dicas Internas sobre Aes e Negociaes 8. Como Evitar Conflitos de Interesse 9. Controles e Registros Financeiros 10. Relacionamento com Fornecedores 11. Informaes sobre Proteo de Propriedade 12. Contratos com o Governo

Para compreender essas polticas: 1. Leia o Resumo das Principais Polticas da Empresa, que faz parte desse livreto. Observe tambm essas sees especficas que lhe ajudaro a cumprir com suas responsabilidades:
"Preocupaes Possveis" (pginas 9 a 14) lista alguns dos tpicos que podem indicar um problema de poltica. "Como Lidar com uma Preocupao" (pgina 15) fornece o telefone (ligao grtis) e o endereo para correspondncia para relatar preocupaes.

(COMO USAR ESTE LIVRETO, CONTINUAO)

2. Leia a seo Informaes Comuns a Todas as Polticas do Resumo das Principais Polticas da Empresa. Essa seo tambm descreve as srias penalidades mais srias que podem vis a ser aplicadas aos funcionrios da YORK e a outros pessoass que violarem a lei ou a poltica da YORK. 3. Com relao a todas as polticas que tenham relao com o seu trabalho, certifique-se de ler o texto inteiro da poltica, localizado na Pasta de declaraes de poltica da YORK, disponvel no seu local de trabalho. Se for necessrio, converse com o seu gerente para se certificar de que voc entendeu todas as suas responsabilidades e obrigaes. Alm das polticas mencionadas acima, os funcionrios tambm devem cumprir com todas as outras polticas, diretrizes e procedimentos corporativos, das subsidirias ou das divises aplicveis que podero ser periodicamente adotadas.

SEU COMPROMISSO PESSOAL


Esse livreto contm um certificado para ser assinado como a declarao de seu compromisso pessoal com a integridade. uma maneira para que cada um de ns se empenhe em apoiar a tradio da empresa de manter os mais elevados padres de conduta comercial e profissional e integridade pessoal conforme descrito neste Livreto. Reveja com ateno as informaes contidas neste Livreto. Dispense alguns minutos para compreender e saber quais so as suas responsabilidades para que voc possa se comportar de maneira coerente com os mais elevados padres de comportamento tico em todas as nossas atividades. A Empresa e seus colegas de trabalho precisam da sua ajuda para manter nosso compromisso com a integridade. Atingimos a fora total de nossa organizao atravs do trabalho em equipe e do respeito mtuo, atravs da apreciao por nossa diversidade cultural e unindo-nos para assumir esse compromisso pessoal to fundamental para o futuro de nossa Empresa.

PREOCUPAES POSSVEIS

Qualquer funcionrio pode ter preocupaes sobre as polticas. Embora nenhuma lista possa abranger todas as preocupaes em potencial, a lista abaixo inclui exemplos que requereriam a consulta de uma poltica ou a busca de ajuda. Certifique-se de compreender e seguir a poltica relacionada a essa questo. Se achar que ocorreu uma possvel violao de poltica, reporte-a a qualquer um dos contatos listados na pgina 15. importante enfatizar mais uma vez que lista a seguir no inclui todos os casos, e caso tenha alguma preocupao tica no includa nessa lista, solicitamos que nos informe.
SE VIR OU SOUBER A RESPEITO DISTO CONSULTE ESTA POLTICA

Ofertas de suborno ou propina Entretenimento comercial generoso contribuies ou outro tipo de apoio para partidos polticos ou candidatos Desconsiderao para com as polticas de clientes Contratao de funcionrios sem tica ou relacionamento com representantes sem tica Desconsiderao para com as leis e regulamentos do pas anfitrio Seleo de representante de vendas internacional sem realizar uma averiguao completa de sua experincia

Poltica 1 Prticas de tica Empresarial

(PREOCUPAES POSSVEIS, CONTINUAO)

SE VIR OU SOUBER A RESPEITO DISTO

CONSULTE ESTA POLTICA

Acordos realizados com concorrentes em relao a preos, termos ou condies de venda Coordenao de atividades de licitao com concorrentes Diviso de reas de vendas ou alocao de clientes ou linhas de produtos entre concorrentes Discusso de preos, custos, margens de lucros, etc. com concorrentes Restrio do direito de um cliente vender ou alugar um produto ou servio da YORK Um ambiente de trabalho hostil a pessoas de um determinado sexo, raa, religio ou qualquer outra caracterstica protegida por lei Investidas sexuais no correspondidas

Poltica 2 Cumprimento das Leis de Antitruste

Poltica 3 Isonomia

ou Poltica 4 Poltica Contra Assdios

Prticas de emprego no baseadas no mrito, qualificaes ou em outros critrios relacionados ao trabalho Permitir que raa, cor, religio, nacionalidade, sexo, idade, deficincia fsica, status de veterano de guerra ou outra caracterstica protegida por lei seja um fator na contratao, promoo, remunerao ou outras decises relacionadas ao emprego

10

(PREOCUPAES POSSVEIS, CONTINUAO)

SE VIR OU SOUBER A RESPEITO DISTO

CONSULTE ESTA POLTICA

Atividades no seguras Regulamentos e procedimentos de sade, segurana e ambientais que estejam sendo ignorados Perigos ou acidentes ambientais, de segurana ou de sade no reportados A no comunicao ou no acompanhamento de relatrios ou preocupaes com possveis problemas com a segurana de produtos A no verificao de novos clientes ou participantes de operaes internacionais em relao lista publicadapelo governo dos EUA de pessoas fsicas e jurdicas negadas que requeiram procedimentos especial de licenciamento Qualquer indicao de desvio de mercadorias ou servios para locais ou usos proibidos, como pagamento em dinheiro, rota de entrega peculiar, falta de interesse na instalao e servio regulares ou aquisio de tens no relacionados com o negcio do cliente Solicitaes de informaes relacionadas ao boicote rabe de Israel Boicote de um pas para obter negcios com um outro

Poltica 5 Proteo do Meio Ambiente, Sade e Segurana

Poltica 6 Controle do Comrcio Internacional

11

(PREOCUPAES POSSVEIS, CONTINUAO)

SE VIR OU SOUBER A RESPEITO DISTO

CONSULTE ESTA POLTICA

Compra ou venda de aes da YORK ou de outra empresa quando tiver conhecimento uma informao relevante no disponvel ao pblico obtida atravs do seu emprego junto YORK Dicas de aes fornecidas ou recebidas de colegas quando a fonte original ou parece ser algum que contenha informaes internas Obteno de participao de controle ou a realizao de um grande investimento pessoal em qualquer empresa que realiza bastante negcios com a YORK Contratao, superviso ou realizao de negcios da YORK com amigos ou parentes

Poltica 7 Dicas Internas sobre Aes e Negociaes

Poltica 8 Como evitar Conflitos de Interesse

Aceitao de pagamentos, presentes ou favores de pessoas fsicas ou jurdicas que fazem negcios com a YORK Utilizao dos recursos da YORK em outro negcio no qual voc, um amigo ou um membro da famlia esteja envolvido Utilizao do tempo destinado YORK Company para a realizao de atividades externas

12

(PREOCUPAES POSSVEIS, CONTINUAO)

SE VIR OU SOUBER A RESPEITO DISTO

CONSULTE ESTA POLTICA

Registros ou avaliaes inexatas Estimativas incorretas, no sutentveis ou no razoveis Procedimentos de relatrios incoerentes No cumprimento deliberado de prazos de relatrios Deficincias nos sistemas para proteger a segurana das informaes financeiras da YORK, incluindo as informaes baseadas em computadores Realizao de uma operao sem a devida autorizao

Poltica 9 Controles e Registros Financeiros

Afastar os concorrentes para os negcios da YORK Poltica 10 Pelacionamento Instrues para violar os termos dos contratos com Fornecedores com fornecedores

13

(PREOCUPAES POSSVEIS, CONTINUAO)

SE VIR OU SOUBER A RESPEITO DISTO

CONSULTE ESTA POLTICA

Perda de controle de informaes proprietrias da YORK Uso de software licenciado em computadores ou em locais no licenciados para seu uso Realizao de Relatrios, certificados, queixas ou declaraes inexatas ou enganosas para rgos governamentais Falta de cumprimento com os requerimentos do contrato ou a realizao de substituies no autorizadas A no realizao de testes e inspees necessrias

Poltica 11 Informaes sobre Proteo de Propriedade

Poltica 12 Contratos com o Governo

14

COMO LIDAR COM UMA PREOCUPAO

Primeiro
Defina a sua preocupao respondendo as seguintes perguntas:
(a) Quem e o que uma preocupao? (b) Quando ocorreu a preocupao? (c) Onde aconteceu?

Em seguida
Apresente a preocupao no localmente e/ou o Escritrio Sede da YORK (a) Localmente, converse sobre a preocupao com quem se sentir mais vontade. Esse pessoas poder ser:
Seu supervisor ou gerente A escala seguinte de gerenciamento e/ou

(b) O Escritrio Sede da YORK:


Ligue para a Linha de Ajuda (HelpLine) da empresa atravs do telefone 1-800-439-4759 (apenas nos EUA) ou Ligue para o Departamento Jurdico da empresa ou Escreva para o Diretor de Cumprimento de Polticas Corporativas (Corporate Compliance Officer) no seguinte endereo: York International Corporation Corporate Compliance Officer P.O. Box 1592-364C York, PA 17405 Integrity@york.com

Os funcionrios da YORK, em todos os nveis, esto proibidos de fazer retaliao contra qualquer pessoa por reportar ou fornecer informaes sobre uma preocupao com tica empresarial. Se perceber que isso aconteceu, informe algum da gerncia, escreva para o Diretor de Cumprimento de Polticas Corporativas (Corporate Compliance Officer) ou ligue para a Linha de Ajuda da empresa (HelpLine) atravs do telefone 1-800-439-4759 (apenas nos EUA). Essa ligao gratuita e encontra-se disponvel 24 horas por dia. A ligao pode ser annima e no ocorrer nenhuma represlia contra a pessoa que estiver reportando uma queixa e utilizando esse servio. Para sua convenincia, encontra-se anexado a esse livreto um carto de bolso da Linha de Ajuda da empresa (Corporate HelpLine). No ignore a preocupao. Faa perguntas, exponha a sua preocupao. A idia falar abertamente.

15

RESUMO DAS PRINCIPAIS POLTICAS DA EMPRESA

A. RESUMOS
A YORK lanou um conjunto de polticas sobre importantes questes de integridade. Essas polticas, que formam o Cdigo da empresa, esto descritas nas seguintes sees. Informaes comuns a todas as polticas responsabilidades de funcionrios e lderes, procedimentos para reportar uma queixa e penalidades para as violaes esto contidas na Seo B.

B. INFORMAES COMUNS A TODAS AS POLTICAS


Quem Deve Seguir as Polticas As polticas da YORK aplicam-se a todos os funcionrios da Empresa e de suas afiliadas controladas no mundo todo. Entende-se por afiliada controlada uma empresa afiliada da qual a YORK proprietria, direta ou indiretamente, de mais de 50% das aes com direito a voto, ou na qual o poder de controle seja possudo e exercido pela YORK ou em seu nome. Todos os negcios da YORK devem requerer que todos os outras pessoas que representem a YORK, sejam eles consultores, agentes, distribuidores e empreiteiros, concordem em seguir as polticas aplicveis da YORK. Responsabilidades de Todos os Funcionrios Todas as polticas impem sobre o funcionrio determinadas responsabilidades especficas. Entretanto, h certas obrigaes bsicas comuns a todas as polticas. Voc dever:
Saber sobre os detalhes das polticas que tratam do seu trabalho. necessrio saber minuciosamente todas as polticas da empresa, devendo-se ter uma compreenso bsica das questes abrangidas por cada poltica. Deve-se ter uma compreenso detalhada das polticas que se aplicam ao seu trabalho. Buscar ajuda do seu gerente, do conselho jurdico da Empresa ou de outros recursos da Empresa em caso de dvidas quanto aplicao das polticas. Reportar imediatamente qualquer preocupao que possa ter sobre as possveis violaes de uma poltica da empresa.

Suas preocupaes podero ser reportadas a um gerente da Empresa, ou, se preferir, ao conselho jurdico da Empresa, ao auditor ou ao Diretor de Cumprimento de Polticas Corporativas (Corporate Compliance Officer). O relatrio poder ser escrito ou verbal.

16

(RESUMO DAS PRINCIPAIS POLTICAS DA EMPRESA, CONTINUAO)

Se voc reportar uma preocupao em relao a uma poltica e a questo no for resolvida, apresente-a a um dos outros pessoass de contato listados abaixo. Coopere com as investigaes da empresa com relao s preocupaes.

Os funcionrios da YORK, em todos os nveis, esto proibidos de aceitar vingana de qualquer pessoas por reportar ou fornecer informaes sobre a preocupao de uma poltica. Responsabilidades da Liderana Os lderes tm obrigaes adicionais. Eles devem:
Liderar atravs do exemplo, utilizando seu prprio comportamento como um modelo para todos os funcionrios. Para cada poltica, identificar os funcionrios cujas atividades possam envolver questes abrangidas por tal poltica. Oferecer instruo e conselhos para promover o cumprimento das polticas. Criar uma cultura que promova o cumprimento das polticas, incentive os funcionrios a suscitar suas dvidas e preocupaes sobre as polticas e proba a vingana. Certificar-se de que os funcionrios compreendam que o desempenho nunca mais importante do que o cumprimento. Reportar imediatamente as preocupaes do funcionrio a respeito de possveis violaes de polticas de acordo com os procedimentos de relatrio da empresa. Quando necessrio, tomar imediatamente uma atitude de resoluo.

Obter feedback para avaliar e melhorar de maneira contnua o cumprimento das polticas. Ao avaliar e recompensar os funcionrios, considerar suas atitudes e julgamentos para promover e cumprir com as polticas da empresa.

A empresa realizar anualmente reunies de comunicao com todos os funcionrios que estiverem sujeitos aos termos e condies descritos nesse livreto do Cdigo de Conduta e todos os funcionrios abrangidos iro certificar novamente que seguiro as clusulas do Cdigo. Alm disso, todo diretor ou gerente revisar anualmente o cumprimento das polticas com seus subordinados diretos e fornecero os resultados provenientes dessas revises ao Lder de unidade Geogrfica/Unidade Comercial ou ao Vice-presidente da empresa. O Lder de Unidade

17

(RESUMO DAS PRINCIPAIS POLTICAS DA EMPRESA, CONTINUAO)

Geogrfica/Unidade Comercial ou o Vice-presidente da empresa reportar periodicamente os resultados das revises ao Conselho Geral que, por sua vez, os reportar ao Comit de Auditoria da Diretoria. Aplicao das Polticas a Terceiros Os funcionrios da empresa devero garantir que terceiros independentes concordem em cumprir com os princpios das polticas da empresa. Terceiros independentes incluem consultores, agentes, distribuidores e contratantes independentes. Os lderes e funcionrios devem:
Identificar as pessoas de fora da Empresa cujas atividades possam envolver questes abrangidas pelas polticas da Empresa. Requerer que essas pessoas concordem em cumprir com os aspectos relevantes das polticas. Fornecer a essas pessoas a instruo adequada sobre os requerimentos impostos pelas polticas. Tomar a atitude necessria, incluindo o trmino do relacionamento comercial ao saber que um terceiro no obedeceu as polticas.

Procedimentos para o Cumprimento das Polticas responsabilidade de cada Lder de Unidade Geogrfica/Unidade Comercial ou do Vice-Presidente da empresa definir e manter eficaz os procedimentos para evitar e detectar violaes das polticas da Empresa e das leis aplicveis. O Lder de Unidade Geogrfica ou de Unidade Comercial deve:
Elaborar os procedimentos para as circunstncias especficas do negcio. Designar responsabilidade geral a funcionrios especficos de alto escalo. Proteger funcionrios e agentes para evitar que a autoridade discricionria seja delegada a pessoas que tenham se monstrado insensveis aos requerimentos das polticas da Empresa e s leis que eles abrangem. Implementar mecanismos disciplinares apropriados. Tomar uma atitude de resoluo para corrigir os pontos fracos e evitar a repetio de falhas.

18

(RESUMO DAS PRINCIPAIS POLTICAS DA EMPRESA, CONTINUAO)

A empresa implementar programas educacionais e de treinamento para auxiliar os funcionrios a compreender os requerimentos bsicos das polticas da empresa e das leis que eles abrangem.

Penalidades por Violaes O cumprimento das polticas da Empresa obrigatrio. Os funcionrios que violarem as polticas da empresa estaro sujeitos a uma ao disciplinar que inclui at a demisso. A seguir apresentamos exemplos de condutas que resultaro em disciplina:
Aes que violem uma poltica da Empresa. Solicitar que outras pessoass violem uma poltica. No reportar imediatamente uma violao de poltica conhecida ou suspeita. No cooperar com as investigaes da empresa em relao a violaes possveis. Vingana contra um outro funcionrio por reportar a preocupao de uma poltica. No demonstrar a liderana e a diligncia necessrias para garantir o cumprimento das polticas da Empresa e das leis aplicveis.

Em muitos casos, uma violao tambm pode significar a infrao da lei e a exposio do funcionrio ou da empresa penalidades criminais (multas ou tempo em priso) ou sanes civis (indenizaes contra danos ou multas). Certificado do Funcionrio A YORK solicita periodicamente que os funcionrios certifiquem seu compromisso em cumprir com as polticas da empresa. Alm disso, os funcionrios recm-contratados devem assinar um certificado. OBS.: As polticas da YORK no resultam em um contrato empregatcio. A YORK no cria nenhum direito contratual ao lanar essas polticas.

C. RESUMO DAS POLTICAS


Poltica 1: Prticas de tica comercial Sempre foi poltica da YORK ser exemplo de bom cidado dos Estados Unidos e de todos os pases em que faz negcios.

19

(RESUMO DAS PRINCIPAIS POLTICAS DA EMPRESA, CONTINUAO)

A boa cidadania requer respeito e cumprimento das exigncias da lei. A YORK obedecer todas as leis e regulamentos aplicveis ao seu negcio e s suas operaes, tanto nos Estados Unidos como em outros pases. Onde as leis e os regulamentos aplicveis forem ambguos, a YORK reconhece a sua obrigao de obter assessoria jurdica ou outro tipo de assessoria necessria para esclarecer o significado da lei e garantir seu cumprimento. No entanto, a boa cidadania tambm impe um padro mais elevado de conduta ou uma ordem mais elevada do que um mero cumprimento legal. Um dos ativos mais valiosos da YORK a sua reputao pela honestidade e integridade, as quais devemos manter. Em todas as negociaes comerciais nos esforaremos para oferecer s outras pessoas um tratamento justo e imparcial, sejam eles clientes, fornecedores, concorrentes ou terceiros lidando com a YORK. Esse procedimento faz sentido para o negcio, e tambm tem motivos ticos. A honestidade parte integrante ao comportamento tico e a lealdade essencial para relacionamentos bons e duradouros. Os seguintes tpicos ilustram essa poltica:
Nunca oferea ou d a ningum um suborno, uma propina, uma contribuio poltica ilegal ou um outro tipo de pagamento imprprio. Use bom senso para evitar at mesmo a suspeita de um pagamento imprprio. Certifique-se de que o entretenimento comercial seja legal, razovel e permitido pelos procedimentos de seu cliente e da sua Unidade Comercial. Empregue pessoas com reputao e exija que os representantes de vendas e terceiros cumpram com essa poltica. Siga as leis dos Estados Unidos e as de outros pases relacionadas a essas questes. Cumpra sempre com as leis e os regulamentos do pas anfitrio, incluindo as leis relacionadas a impostos e reteno de impostos. Nunca oferea ou fornea nada valioso a um cliente ou a um oficial do governo para influenciar ou recompensar uma ao. E nunca oferea um presente ou um entretenimento comercial se isso possa vir a criar uma suspeita de impropriedade.

20

(RESUMO DAS PRINCIPAIS POLTICAS DA EMPRESA, CONTINUAO)

Essa poltica tambm probe contribuies polticas ilegais. Qualquer contribuio dos ativos da Empresa fornecidos para fins polticos pode apenas ser feita mediante a aprovao por escrito do Conselho Geral da empresa. Poltica 2. Cumprimento das leis antitruste A YORK est firmemente comprometida com o contnuo cumprimento das leis antitruste. Se o seu trabalho envolve algo regido pelas leis de antitruste estabelecimento de preos ou outros termos ou condies de venda, marketing, compra, participao em associaes de comrcio ou grupos que definem padres ou trabalham com aquisies, alienaes ou joint ventures certifique-se de ler e compreender essa Regra de Conduta e Entre os principais requerimentos, encontram-se:
Nunca proponha ou entre em nenhum acordo com um concorrente para fixar preos, termos e condies de vendas, custos, margens de lucro ou outros aspectos da concorrncia entre a York e um concorrente. Mesmo quando houver motivos legtimos para se comunicar com um concorrente (por exemplo, quando surgirem questes de clientes ou fornecedores referentes a um relacionamento genuno entre comprador e vendedor), tome cuidado para evitar at mesmo a suspeita de uma conduta imprpria. No proponha entrar em nenhum acordo ou discusso com clientes para restringir o preo pelo qual o cliente possa revender ou alugar um produto ou servio da York. Cumpra com as diretrizes da sua Unidade Comercial para documentar contratos de concorrentes, obter e lidar com informaes da concorrncia e participar de associaes de comrcio e grupos que definem padres.

As questes antitruste podem ser bastante complexas. Os funcionrios que necessitarem de maiores informaes ou orientao sobre a aplicao das leis antitruste devero entrar em contato com o escritrio do Conselho Geral da YORK. Poltica 3. Isonomia poltica da YORK International Corporation oferecer isonomia a todos os funcionrios e candidatos qualificados

21

(RESUMO DAS PRINCIPAIS POLTICAS DA EMPRESA, CONTINUAO)

independentemente da raa, cor, religio, sexo, nacionalidade, idade, deficincia fsica, status de veterano de guerra ou qualquer outra categoria protegida por lei de acordo com todas as leis locais, estaduais e federais aplicveis nos Estados Unidos ou em qualquer pas em que a Empresa conduza negcios. Essa poltica aplica-se a todos os termos e condies de emprego na York, incluindo, mas no se limitando a:
Contratao e Colocao Transferncia e Promoo Disciplina e Demisso Dispensa temporria e Revocao Licenas Autorizadas Remunerao e Benefcios Treinamento e Desenvolvimento

As decises de emprego tomadas na YORK baseiam-se em fatores legtimos no-discriminatrios, como habilidades, capacidades, experincia prvia, qualificaes e desempenho no emprego, bem como nas necessidades do negcio. A YORK respeitar a dignidade e a diversidade de seus funcionrios e se empenhar para reconhecer, promover e capitalizar as diferenas e as semelhanas entre nossos funcionrios para criar e manter um quadro de funcionrios que reflita nossas comunidades e nossos clientes globais. Poltica 4. Poltica contra assdios A YORK International Corporation est comprometida em oferecer um ambiente de trabalho sem assdio devido a raa, sexo, religio, idade, nacionalidade, deficincia fsica, status de veterano de guerra de algum funcionrio ou devido a qualquer outra categoria protegida sob qualquer lei local, estadual ou federal dos

22

(RESUMO DAS PRINCIPAIS POLTICAS DA EMPRESA, CONTINUAO)

Estados Unidos ou de qualquer pas em que a empresa conduzir negcios. O assdio poder incluir, entre outros:
Termos pejorativos, insultos, esteretipos, piadas ameaadoras ou intimidantes ou aes hostis relacionadas raa, sexo, idade, religio, nacionalidade ou deficincia fsica ou a uma outra categoria protegida por lei. Material grfico ou escrito que denigra ou apresente hostilidade ou averso em relao a um pessoas ou grupo devido raa, sexo, idade, religio, nacionalidade ou deficincia fsica ou a uma outra categoria protegida por lei.

A empresa est comprometida em proteger os funcionrios contra tal assdio, seja este proveniente de supervisores, cofuncionrios ou de pessoas que no sejam funcionrios, tais como revendedores, clientes e contratantes. Espera-se que todos os funcionrios tratem uns aos outros com cortesia e respeito e se comportem de acordo com essa Regra de Conduta. Todos os funcionrios devem exercer bom senso para evitar se engajarem em condutas que os outros funcionrios possam considerar de maneira razovel como sendo um assdio. Poltica 5. Proteo do meio ambiente, sade e segurana A YORK International Corporation reconhece que a segurana e a sade dos funcionrios, bem como a preocupao com o meio ambiente, deve ser a primeira considerao na operao de nossos negcios. A YORK conduz nossos negcios de forma que nossas operaes e produtos internacionais no prejudiquem o meio ambiente ou coloquem em risco a sade e a segurana de nossos funcionrios, clientes ou do pblico. Para realizar esse objetivo, a empresa:
Cumpre com todas as leis e polticas aplicveis ao meio ambiente, sade e segurana. Integra o meio ambiente, a sade e a segurana em todos os aspectos aplicveis do negcio.

23

(RESUMO DAS PRINCIPAIS POLTICAS DA EMPRESA, CONTINUAO)

Promove de maneira proativa as polticas de meio ambiente, sade e segurana a todos os funcionrios. Fornee programas de treinamento e ensino adequados. Esfora-se para eliminar as doenas e os ferimentos ocorridos no local de trabalho. Descobre maneiras de eliminar o dejetos e as emisses de nossos processos. Realiza revises peridicas de nossos produtos e operaes para monitorar o cumprimento das polticas. Aperfeioa continuamente nossos esforos com relao ao meio ambiente e nossa obrigao em oferecer condies seguras e saudveis de trabalho a nossos funcionrios.

A sade e a segurana de nossos funcionrios, alm da proteo ao meio ambiente em comunidades e pases em que conduzimos negcios, responsabilidade de todos. Para que sejamos bem-sucedidos, esse processo requer o esforo cooperativo entre todos os nossos funcionrios, gerentes e funcionrios horistas. Poltica 6. Controle da comercializao internacional Uma vez que uma parte significativa da manufatura e das vendas da YORK ocorre no exterior, fundamental que aprendamos e sigamos as leis e os regulamentos que governam a comrcio internacional. Portanto, a YORK requer o rgido cumprimento de todas as leis de exportao/importao aplicveis que regulam o comrcio internacional, os regulamentos de controle, incluindo os requerimentos de licena, remessa, documentao, relatrio e reteno de registros conforme sejam aplicveis nos pases em que conduzimos negcios. Seja especialmente sensvel a boicotes ou a outras prticas de comrcio restrito. Poltica 7. Dicas internas sobre aes e negociaes Nunca compre ou venda aes de uma empresa ou outros ttulos enquanto tiver conhecimento de informaes no disponveis ao pblico (informaes internas) a respeito de tal empresa. Nunca sugira que algum negocie ttulos de uma empresa enquanto tiver conhecimento de informaes internas sobre tal empresa. Nunca passe informaes internas se suspeitar que sero utilizadas para negociao imprpria.

24

(RESUMO DAS PRINCIPAIS POLTICAS DA EMPRESA, CONTINUAO)

Quando uma informao considerada "informao interna"?


Quando for "material", ou seja, quando houver uma grande probabilidade de que um investidor razovel a considere importante no investimento. O fato de que a informao lhe faz pensar sobre a negociao de um ttulo uma indicao de que a informao possa ser material. Quando "ainda no for de conhecimento do pblico", ou seja, at que a informao seja divulgada e reportada mdia e que suficiente tempo tenha passado para permitir a reao do investidor (geralmente 48 horas aps a divulgao oficial). Somente aps esse perodo que se deve considerar a informao como pblica.

No revele informaes internas a ningum se for provvel que tal revelao possa levar a uma negociao imprpria. claro que se pode compartilhar informaes com os colegas da YORK conforme forem necessrias para o desenvolvimento dos negcios da Empresa, contanto que voc no tenha motivos para acreditar que tal informao ser utilizada de maneira errnea ou revelada impropriamente pelo pessoas que a recebeu. Em todos esses casos, use o bom senso a respeito de quem recebe a informao e como essa poder ser utilizada. Para estar seguro, todas as preocupaes referentes a dicas internas sobre aes e negociaes devem ser encaminhadas ao escritrio do Conselho Geral da empresa.

Poltica 8. Como evitar conflitos de interesse Todos os funcionrios internacionais da YORK devem evitar qualquer situao ou interesse que possa coloc-lo em conflito de interesse com a YORK ou que possa criar a suspeita de um conflito de interesse. Um conflito de interesse surge quando um funcionrio possui um interesse financeiro direto ou indireto, ou outro tipo de interesse, que possa interferir como o exerccio de seu julgamento ou com a sua conduta de tarefas em nome da YORK International. Um conflito existe se houver o potencial para influncia, considerando se o julgamento ou a conduta do funcionrio for realmente afetada ou no.

25

(RESUMO DAS PRINCIPAIS POLTICAS DA EMPRESA, CONTINUAO)

Embora seja impossvel listar todas as situaes de conflito de interesse, os exemplos comuns a seguir podero oferecer uma orientao:
Desempenho de tarefas: proibida a conduta de negcios ou atividades econmicas no relacionadas empresa durante o horrio de expediente. Alm disso, a propriedade ou as instalaes da YORK no devero ser utilizadas para conduzir negcios ou atividades econmicas no relacionadas empresa sem um consentimento prvio por escrito. Investimentos ou posies: nenhum funcionrio dever manter nenhum interesse financeiro significativo ou agir como diretor, executivo, funcionrio, consultor, agente ou cargo semelhante para nenhum fornecedor, cliente ou concorrente da YORK ou suas subsidirias. O interesse menor que 1% em qualquer empresa no considerado significativo. Presentes ou entretenimento: em alguns casos, devido ao protocolo ou cortesia, poder ser apropriado aceitar um presente no solicitado de valor nominal. Entretanto, sob nenhuma circunstncia, presentes em dinheiro ou ativos financeiros (aes, obrigaes e ttulos, etc.) devero ser aceitos.

A YORK International reconhece que os conflitos de interesse podem surgir inocentemente. Entretanto, quando esse tipo de conflito surgir, todo funcionrio tem a obrigao de levar o caso ao conhecimento do Conselho Geral da YORK a fim de buscar orientao ou obter uma devida aprovao por escrito conforme a situao. Todo funcionrio que acreditar estar em uma situao de conflito dever reportar, por escrito, todos os detalhes ao escritrio do Conselho Geral da YORK. Poltica 9. Controles e registros financeiros No decorrer do emprego do funcionrio, todos os funcionrios registram e enviam algumas informaes empresa. Exemplos de tais informaes so: tempo trabalhado, relatrios de teste de produto, relatrios do mercado, dados financeiros, relatrios de pesquisa tcnica, registros para convocao de servio, relatrios de despesas, etc. Todos os documentos e livros de registro devero refletir com exatido e descrever adequadamente as transaes registradas.

26

(RESUMO DAS PRINCIPAIS POLTICAS DA EMPRESA, CONTINUAO)

Independentemente de estar preenchendo um carto de ponto, preparando um pedido de compra ou reportando sobre o status financeiro da empresa toda, siga rigorosamente os procedimentos de contabilidade, relatrio e controle definidos pela empresa. Certifique-se de manter confidencial todas as informaes financeiras da YORK. Divulgue tais informaes a outros pessoass somente depois de considerar os interesses da empresa como um todo e apenas quando tiver a devida autorizao. Poltica 10. Relacionamentos com fornecedores Em todas as nossas negociaes comerciais, fundamental que nos esforcemos para oferecer aos outros pessoass um tratamento justo e imparcial, sejam eles clientes, fornecedores, concorrentes ou terceiros lidando com a YORK International Corporation. Nenhum funcionrio da YORK dever prestar intencionalmente uma declarao falsa a quem estiver lidando. Esse procedimento vlido no apenas dentro de nossa prpria empresa, como tambm pela maneira que tratamos nossos fornecedores, com quem devemos trabalhar com diligncia para desenvolver uma aliana forte e um relacionamento positivo. Se um funcionrio representar a YORK no mercado, a empresa espera que esse funcionrio trabalhe no apenas arduamente, mas justamente. Entre outros critrios, devemos avaliar nossos fornecedores com base no preo e servio, liderana tcnica e qualidade e confiabilidade. importante que conduzamos todos os negcios referentes compra de maneira legal, consistente com os mais elevados padres ticos em vigor nas comunidades comerciais em que operamos. Poltica 11. Informaes sobre a proteo de propriedade Os ativos da YORK incluem propriedades tangveis, como equipamentos, produtos e dinheiro, e propriedades intelectuais intangveis, como idias, patentes e segredos comerciais. A proteo desses ativos contra a perda, o roubo e o uso indevido imprescindvel. Todo funcionrio responsvel pela proteo dos ativos a ele confiado, bem como pela ajuda em proteger os ativos em geral da YORK. Essa responsabilidade abrange no apenas a prpria conduta do funcionrio, como tambm a ateno do funcionrio aos procedimentos de

27

(RESUMO DAS PRINCIPAIS POLTICAS DA EMPRESA, CONTINUAO)

segurana da YORK e vigilncia de situaes ou incidentes que poderiam levar perda, ao roubo ou ao uso indevido dos ativos da YORK. Os seguintes itens exemplificam essa poltica:
Certifique-se de que os ativos sejam mantidos em devidas condies e que sejam prontamente devolvidos YORK aps no serem mais necessrios, seja ao final de um projeto, quando da demisso de um funcionrio ou outra situao. Siga a Poltica de propriedade intelectual da YORK e as Diretrizes para proteger as informaes confidenciais, marcas comerciais e patentes da YORK. Essa responsabilidade tambm abrange a proteo contra a revelao imprpria ou no autorizada de informaes que no sejam de propriedade intelectual, como informaes financeiras, de marketing e vendas, bem como informaes relacionadas aos dados e salrios de funcionrios e informaes afins. No use ou permita a outros pessoass o uso no autorizado do negcio ou da informao de propriedade da YORK. Respeite as licenas, as restries e as leis de copyright dos softwares. No instale um software licenciado em um computador da YORK, a menos que tenha sido devidamente licenciado.

Poltica 12. Contratao com o governo extremamente importante seguir os mais elevados padres de honestidade e integridade em todos os contatos feitos com oficiais e funcionrios do governo em todos os pases e comunidades que conduzimos negcios. Devemos evitar mesmo a suspeita de conduta imprpria ou o que possa ser percebido como conduta imprpria ao lidar com rgos governamentais. Leis e procedimentos bastante detalhados regulam o trabalho de contrato com o governo da proposta contratual e negociao ao desempenho do contrato ao pagamento pelo trabalho finalizado. Sempre que um rgo governamental for nosso cliente, de maneira direta ou indireta, certifique-se de cumprir com todas as leis e regulamentos que abrangem o trabalho. Dispense algum tempo para compreender e apreciar as nuanas, os costumes e os procedimentos existentes no pas em que opera.

28

(RESUMO DAS PRINCIPAIS POLTICAS DA EMPRESA, CONTINUAO)

Sempre que o seu trabalho lhe colocar em contato com oficiais do governo, seja honesto e preciso em todas as declaraes que prestar ou em relatrios que enviar. Ao conduzir negcios com oficiais do governo, respeite as leis e os regulamentos referentes a entretenimento, cortesias comerciais e conflitos de interesse. Nenhum presente, emprstimo ou gratificao dever ser oferecido, seja direta ou indiretamente, a nenhuma entidade comercial ou governamental ou a nenhum funcionrio de tal entidade com a finalidade de obter negcio para a YORK International. Os presentes e entretenimentos podero ser usados com representantes de clientes ou clientes em perspectiva se forem de valor limitado, forem de costume na situao, forem legais e que a sua divulgao pblica no cause constrangimento empresa. As gratificaes podero ser pagas a um funcionrio de uma entidade governamental para acelerar ou facilitar o desempenho de uma funo administrativa de rotina, onde for legal e de costume, forem de valor limitado, que a sua divulgao pblica no cause constrangimento empresa e que sejam precisamente refletidas nos registros financeiros da empresa. Em caso de preocupaes referentes aplicao dessa Regra de Conduta, entre em contato com o escritrio do Conselho Geral da empresa para obter mais orientao e explicao.

29

OBSERVAES

30

YORK INTERNATIONAL CORPORATION CERTIFICADO DO CDIGO DE CONDUTA DO FUNCIONRIO

Certifico, atravs desse documento, que:


1) Recebi e li o Cdigo de Conduta do Funcionrio da YORK International Corporation, 2) Compreendi que todos os funcionrios so obrigados a cumprir com as polticas definidas no Cdigo, e 3) Quando tiver preocupaes sobre a possvel violao de uma poltica da YORK, reportarei a preocupao a um gerente da minha unidade comercial, unidade geogrfica, ao conselho jurdico da empresa, ao Diretor de Cumprimento de Polticas Corporativas (Corporate Compliance Officer) ou a um outro pessoas de contato listado nesse Cdigo.

Assinatura

Data

Nome: _______________________________________________________
(Nome) (Nome do meio) (Sobrenome)

Nmero do Seguro Social ou: Nmero de identificao do funcionrio: Unidade comercial: Local:

________________________ ________________________ ________________________

Instrues Favor preencher as informaes acima (em letra de frma) e devolva ao representante de Recursos Humanos local.

31

CORPORATE HELPLINE

Linha gratuita 24 horas. Ligue anonimamente, seu nome no ser necessrio. No haver retaliaes contra os que reportarem Perguntas so bem-vindas

HELPLINE (SOMENTE NOS ESTADOS UNIDOS)

800-439-4759
Favor, retire o carto Helpline em anexo possvel falar com o Helpline 24 horas por dia e relatar conduta suspeita ou violaes ao Cdigo de Conduta da Empresa da YORK. Todas as ligaes so gratuitas e confidenciais.

33

631 South Richland Avenue York, PA 17403 (717) 771-7890

500.01-HM138YP (7/04) Supercedes: 500.01-HM138YP (5/01)

S-ar putea să vă placă și