Sunteți pe pagina 1din 5

O JUIZ E A VlVA (Lucas 18:1-8)

Como em muitas das parbolas, aqui tambm uma historieta enganosamente simples esconde uma srie complexa de temas teolgicos e problemas de interpretao, No entanto, esperamos que uma observao minuciosa dos antecedentes literrios, da forma retrica, e da cultura, nos ajudem a desvendar pelo menos alguns dos segredos desta estria que se assemelha a um tesouro transbordante. Aqui na parbola do Juz e a Viva, encontramos antecedentes literrios claramente identificveis. Como observamos na parbola da Figueira Estril, uma comparao cuidadosa entre a parbola na boca de Jesus, e o seu prottipo, uma precauo Importantssima a ser tomada. Fazendo-o, somos capazes de verificar o que eie tomou emprestado, o que ele transformou, e, o que de igual importncia, o que ele deixou de lado. Neste caso, o nosso prottipo Ben Sirach, O texto em questo o seguinte:
No desprezar os rogos do rfo, nem a viva que lhe fala com os seus gemidos. NSo correm as lgrimas viva pelas suas faces, e no clama ela contra aquele que lhas faz derramar? Porque elas das faces (da viva) sobem at o cu, e o Senhor, que a ouve, no gostar de a ver chorar. Aquele que adora a Deus com alegria, ser por ele amparado.

e a sua prece chegar at s nuvens. A orao do que se humilha penetrar as nuvens, e no se consolar enquanto ela se no aproximar (de Deus) e no se retirar at que o Altssimo ponha nele os olhos. E o Senhor no diferir por muito tempo, mas tomar a defesa dos justos, e lhes far justia; E o Fortssimo no usar mais de pacincia (com os opressores), mas quebrantar o seu espinhao; e vingar-se- das naes. (Eclesistico 35:17-23a) (Bblia verso Matos Soares)

Os pontos de semelhana e diferena so muitos e importantes. Eles precisam ser examinados em trs categorias: pontos de semelhana completa, pontos de semelhana (mas com uma diferena) e pontos de completa diferena.

PONTOS DE COMPLETA SEMELHANA


1,
Em cada um dos textos, inicia-se com o tpico de orao em geral. Em seguida, depois de uma ilustrao, cada texto passa a discutir o tpico especfico da justia para os retos, em face da opresso. Ambos os textos usam o princpio rabnico de do mais leve para o mais pesado (de uma ilustrao leve da vida diria para uma aplicao pesada.)

2.

PONTOS DE SEMELHANA (MAS COM UMA DIFERENA)


1.
A figura bsica de uma viva clamando por ajuda semelhante em ambas as ilustraes. (No entanto, a natureza repetitiva dos atos da viva na parbola de Jesus mais proeminente. Diferentemente de Jesus, Ben Sirach passa a

falar do homem humilde persistente que no ser consolado enquanto no obtiver resposta. Isto , Jesus enfatiza mais a persistncia, e Ben Sirach passa a falar de uma figura masculina.)

2.

A pacincia de Deus mencionada em ambos os textos. (Contudo Ben Sirach diz que Deus no paciente para com os opressores. Como veremos, Jesus afirma que Deus paciente para com os piedosos.)

3.

Ambos os sexos discutem a justificao dos justos. (No entanto, em Srach, Deus age de duas maneiras. Ele executa justia para os retos, e vingana contra os mpios. Na parbola de Jesus o segundo aspecto omitido.)

4.

Cada um dos textos tem uma ilustrao concreta: uma viva. (Todavia, Jesus usa essa ilustrao mais profundamente, ampliando-a, at ser uma parbola completa.)

PONTOS DE TOTAL DIFERENA


1.
Em Sirach, a forma de serem ouvidas as oraes prestar servio que seja agradvel ao Senhor. Tal pessoa aceita e as suas oraes alcanam as nuvens. Nada dessa teologia de Deus te ouve se O serves* se expressa na parbola de Jesus.

2.

A figura do juiz injusto uma caracterstica nova e dramtica da parbola de Jesus. Ela ousada e arriscada. Uma personagem negativa simbolicamente representa Deus. Portanto, este fato empresta um gume mais afiado ao princpio de interpretao do mais leve para o mais pesado.

Desta forma, bvio que foi usada parte do material de Ben Sirach, parte foi transformada, e parte foi omitida. As semelhanas so to numerosas que subentendemos, com Montefiore, que foi feito um emprstimo consciente. Estes pontos de semelhana e diferena sero examinados minuciosamente, medida que prosseguirmos. O tpico da parbola do Juiz e a Viva e da parbola que se segue, obviamente est relacionado com orao. Os paralelos ntimos com Lucas 11:5-8 tm sido notados freqentemente. Noutro lugar argumentei que a seo central de Lucas tem um esboo que coloca

Lucas 11:1-13 em posio paralela a 18:1* 14. No primeiro caso h trs unidades de tradio acerca do assunto de orao; no segundo, h duas. Ao mesmo tempo as passagens se relacionam com a questo da vinda do Filho do homem, e desta forma, passagem anterior, 17:22- 37. Esta ltima relao reforada pela introduo de Lucas em 18:1 e pela concluso feita por ele em 8b. Assim, dois temas so interligados na passagem: o tpico da orao e o da iminncia/demora da parusia. De fato, como observaremos, cada uma dessas duas passagens {18:1-8, 9-14) tem uma maneira especial de abordar o assunto da orao. A questo da autenticidade da passagem que estamos estudando importante demais para ser ignorada. Esta passagem se divide em trs sees. Primeiro vem a introduo do evangelista (v. 1); segundo, a parbola propriamente dita (w. 2-5), e finalmente, a aplicao dominical da parbola (vv. 6-8). claro que a introduo obra de Lucas ou de sua fonte, e no faz parte da parbo* la. Significativamente, a parbola seguinte (18:9-14) tambm comea com a introduo do evangelista que, como veremos, tambm de que estas introdues precisam ser consideradas seriamente, como indicaes importantes do significado original das parbolas respectivas. Bultmann colocou esta parbola em uma relao de parbolas para as quais o significado original est irremediavelmente perdido (Bultmann, History, 199). No entanto, se levamos a srio os antecedentes literrios constitudos pelo texto de Ben Sirach e a introduo do evangelista, temos evidncias da inteno original desta parbola. Com relao parbola e, em particular, aplicao dominical que se encontra no fim dela, as opinies esto francamente divididas. Linnemann argumenta que ambas so secundrias (Linnemann, 187s,). Jeremias apresenta ponderosos argumentos lingsticos em favor da autenticidade de ambas (Jeremias, Parabfes, 154-56; cf. Marshall, 669-771). Kmmel encontra caractersticas especficas que marcam a aplicao dominical como original, e argumenta que ela "de forma alguma uma re-interpretao, visto que a parbola, como metfora, pode ter uma apficao particular, tanto quanto genrica" (Kmmel, 59). O argumento principal de Kmmel que o texto fala da salvao de Deus vindo rapidamente, e que esta nfase era forte dentre os ensinamentos de Jesus (Ibid., 54). No prottipo desta parbola (encontrado em Eclesistico) notamos uma aplicao da figura da viva que chora, orao em geral, que ento, no fim da parbola, deu lugar a uma discusso especfica a respeito da interveno de Deus em favor da

comunidade dos fiis. O mesmo movimento ocorre aqui. Marshall observa um paralelo histrico mais ntimo:
De fato, temos uma estrutura semelhante a essa na parbola do filho prdigo, onde uma estria, cuja personagem principal parece ser o pai, e cujo interesse central retratar o carter de Deus, acaba tendo um ferro na cauda, ao apresentar o quadro do irmo mais velho, e pergunta ao auditrio se vai agir como ele. Assim tambm aqui, depois de retratar o carter de Deus, a parbola volta-se para uma aplicao em relao aos discpulos, e pergunta se eles demonstraro uma f to persistente como a importunao da viva (Marshall, 670s.).

Assim, dos pontos de vista lingstico, teolgico e literrio, h importantes razes para afirmarmos que tanto a parbola como a aplicao dominical so autenticamente provenientes de Jesus.

S-ar putea să vă placă și