Sunteți pe pagina 1din 14

1. Assinale a questo incorreta.

Segundo Lutero, evidente que somente a vida contemplativa, monstica carece de valor para justificar-se perante Deus, sendo que a) produto de desamor egosta, por isso necessrio submeter-se ao cumprimento de deveres que precisa-se cumprir no mundo. b) surge assim a idia do trabalho profissional como manifestao palpvel de amor ao prximo. c) o cumprimento das tarefas o nico caminho para satisfazer a Deus. d) isto ocorre porque assim Deus quer, entretanto ressalva-se que nem toda a profisso lcita possui diante de Deus o mesmo valor.

2. Assinale abaixo V para verdadeiro e F para falso. Sobre a concepo de vocao de Lutero,Weber define que: ( ) Os luteranos difundiram a expresso Beruf, entendida como algo bem mais do que seguir uma vocao, mas sim um plano de uma vida inteira. ( ) A alterao proposta pelos luteranos foi de abandonar-se vida contemplativa. ( ) A alterao proposta foi aliar a vida contemplativa ao empenho vocacional com efeitos duradouros nas estruturas scioeconmicas que se seguiram. ( ) Foi ela a principal responsvel para o sucesso material dos pases protestantes que, a partir do sculo XVII, colocaram-se na vanguarda do desenvolvimento ao engajarem toda a populao no mundo produtivo e no mais o contemplativo. Qual a sequncia correta, de cima para baixo, dos parnteses? a) V, F, V, V. b) V, F, V, F. c) V,V, V, F. d) F, V, V, V.

3. A vocao na vida crist pressupe a) a avaliao religiosa do trabalho sistemtico, incansvel e contnuo na vocao secular. b) um elevado processo de ascetismo monacal, pelo qual o cristo se eleva a Deus. c) as diferentes formas religiosas de chegar a mais segura e mais evidente prova de redeno. d) o fervor da verdadeira f crist foi a mais poderosa alavanca concebvel para a expanso desta atitude de f diante da vida, que chamamos aqui de esprito do capitalismo.

4. Um dos trabalhos mais conhecidos e importantes de Weber A tica protestante e o esprito do capitalismo, no qual ele relaciona o papel do protestantismo na formao do comportamento tpico do capitalismo ocidental moderno. Weber parte de dados estatsticos que lhe mostraram a proeminncia de adeptos da Reforma Protestante entre os grandes homens de negcios, empresrios bem-sucedidos e mo-de-obra qualificada. A partir da, procura estabelecer conexes entre a doutrina e a pregao protestante, seus efeitos no comportamento dos indivduos e sobre o desenvolvimento capitalista. Weber descobre que os valores do protestantismo como a disciplina asctica, a poupana, a austeridade, a vocao, o dever e a propenso ao trabalho atuavam de maneira decisiva sobre os indivduos. No seio das famlias protestantes, os filhos eram criados para o ensino especializado e para o trabalho fabril, optando sempre por atividades mais adequadas obteno do lucro, preferindo o clculo e os estudos tcnicos ao estudo humanstico. Weber mostra a formao de uma nova mentalidade, um ethos-valores ticos -propcio ao capitalismo, em flagrante oposio ao alheamento e atitude contemplativa do catolicismo, voltados para a orao, sacrifcio e renncia da vida prtica. Um dos aspectos importantes desse trabalho, no seu sentido terico, est em expor as relaes entre religio e sociedade e desvendar particularidades do capitalismo. Alm disso, nessa obra, podemos ver de que maneira Weber aplica seus conceitos e posturas metodolgicas. O texto acima, quanto ao conceito de tica protestante, a) no reflete o pensamento de Weber. b) reflete adequadamente o pensamento de Weber. c) reflete o pensamento de outro autor, Karl Barthes. d) reflete parcialmente o pensamento de Weber. 5. Na Idade Mdia, era a tica da inteno , onde o valor de cada ao decidia sua concreta inteno. O que correto afirmar sobre a tica? a) Cada ao boa ou m, era imputada somente s foras do mal, influenciando sobre seu destino temporal e eterno de cada indivduo. b) O pensamento do homem tinha critrio realista, e este constitua uma unidade determinada com valores prprios dentro de um nico ponto de vista. c) A conduta humana no era algo contraditrio, por influncia de motivaes opostas. d) Igreja exigia do homem uma radical mudana de vida e quando este homem no correspondia ao ideal cristo, tambm exigia penitncia e participao nos sacramentos.

6. Na tica vigente na Idade Mdia, estava disposio do catlico como meio de compensar sua prpria insuficincia a) o sacerdote que era um mago que fazia milagres, que tinha em suas mos a chave do perdo. b) h possibilidade de recorrer diretamente a Deus sem a interveno do sacerdote, desde que com humildade e arrependimento. c) a auto-administrao de penitncias e outorga de esperanas de graa, segurana de perdo e garantia a emancipao da terrvel angstia. d) a possibilidade de trabalhar do modo mais rduo possvel, durante o mximo possvel de horas, para se obter o mximo possvel de dinheiro. 7. No protestantismo a nica maneira aceitvel de viver para Deus no est na superao da moralidade secular, mas sim no cumprimento das tarefas do sculo. Assim, incorreto afirmar: a) O efeito da Reforma, em contraste com a religio catlica, foi engrandecer a nfase moral e o prmio religioso para com o trabalho secular e profissional. b) Constitui-se assim uma moral vinculada ao culto do trabalho. c) O trabalho no deve ser executado como um fim emsimesmo, como uma vocao que s pode ser encontrada atravs de um longo processo de Educao. d) O homem deve trabalhar, independentemente das condies impostas pelo tipo de servio que executa, para ter a certeza de sua proximidade com Deus. 8. Sobre a Doutrina Deus na teologia protestante podese afirmar que uma a) relativa Unidade, uma essncia divina, existindo em Trs Pessoas na Divindade. b) unidade existindo em Trs Pessoas da Divindade, mas com distintas essncias. c) unidade, uma essncia divina, existindo em Trs Pessoas na Divindade. d) unidade, mas com autoridade e glrias diferentes, assim dispostas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Esprito Santo. 9. Assinale a assertiva correta. a) Deus esprito e natureza criada, ao mesmo tempo. b) A revelao que Deus Esprito criador lhe confere atributos humanos e materiais. c) Devido beleza e complexidade da criao, podemos usar ferramentas humanas ou materiais para mensurar a Deus. d) Qualquer aluso a Deus ou Trindade, em termos humanos ou materiais, seria apenas uma analogia limitada, um antropomorfismo.

10. Consideremos alguns argumentos que corroboram com a existncia de Deus, fonte do estudo teolgico. O argumento________________ Afirma que tudo no universo fsico teve uma causa, ainda que a evoluo apresente uma fileira interminvel de causas, certamente chegaremos a uma causa primria , uma causa maior do que qualquer dos seus efeitos. Causa essa que originou tudo (Rm 11.35,36). O argumento_________________ Toda a imensidade do universo, toda a multiforme existncia de vida na terra e toda a complexidade dos seres vivos, principalmente a do ser humano (sua inteligncia e moralidade) apontam para um Criador e Sustentador de todas as coisas (Is 40.26; Jo 1.13; Cl 1.15,17). O argumento________________ A moralidade est presente em todas as culturas e raas da humanidade. Se tirarmos seus referenciais supersticiosos, veremos na humanidade um princpio moral.Oapstolo Paulo escreveu: Porque, quando os gentios, que no tm lei, fazem naturalmente as coisas que so da lei, no tendo eles lei, para si mesmos so lei; os quais mostram a obra da lei escrita em seus coraes, testificando juntamente a sua conscincia, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; no dia em que Deus h de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo omeu evangelho . (Rm2.1416). O argumento_________________ A histria demonstra a evidncia de uma providncia dominante. As profecias bblicas, a respeito de muitas naes, alcanaram cumprimento (Jeremias, Isaas, Ezequiel, Daniel e tambm os chamados Profetas Menores). A prpria subsistncia da nao de Israel aponta para a providncia divina (Jr 1.10). Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do trecho acima. a) ontolgico / tautolgico / teleolgico / da histria b) cosmolgico / teleolgico / moral / da histria c) cosmolgico / soteriolgico / escatolgico / material d) criacionista / tautolgico / escatolgico / material 11. A pneumatologia conjunto sistemtico de doutrinas sobre o Esprito Santo. No protestantismo no correto afirmar que a) o Esprito Santo o agente da salvao. Nisto Ele convence-nos do pecado. b) revela aos homens a verdade a respeito de Jesus Cristo e realiza o novo nascimento e faz-nos membros do corpo de Cristo. c) na converso, ns, crendo em Cristo, recebemos o Esprito Santo e nos tornamos co-participantes da natureza nova natureza humana.

d) o Esprito Santo o agente da nossa santificao. Na converso, o Esprito passa a habitar no crente, que comea a viver sob sua influncia santificadora.

12. Segundo a teologia protestante, o Esprito Santo a) no participa da trindade como pessoa, mas como sopro de poder espiritual que anima a todos. b) Deus, entretanto, no possui, bvio, os mesmos atributos de Deus. c) com Deus Pai e Deus Filho participou da Criao. d) distribui os dons espirituais e ministeriais, conforme a vontade dos que alcanam a graa salvadora. 13. A teoria que afirma: todas as partes da Bblia so igualmente inspiradas , chama-se a) da inspirao divina comum. b) do ditado verbal. c) da inspirao das idias. d) da inspirao plenria. 14. Qual a doutrina central do protestantismo quanto Igreja ou eclesiologia que a diferenciou da catlica? a) O sacerdcio de todos os santos. b) A santidade de todos os santos. c) O trabalho de todos os santos. d) A transformao de todos os santos. 15. Quanto inspirao das Escrituras, considere o pargrafo a seguir, analise as assertivas assinalando V para verdadeiro e F para falso. Paulo afirma que toda a Escritura inspirada por Deus.Apalavra inspirada (gr. theopneustos) provm de duas palavras gregas: Theos, que significa Deus , e pneuo, que significa respirar . Sendo assim, inspirado significa respirado por Deus . ( ) Toda a Escritura, portanto, inspirada por Deus; a prpria vida e Palavra de Deus. ( ) A Bblia, nas palavras dos seus manuscritos originais, no contm erro; sendo absolutamente verdadeira e fidedigna. ( ) Esta verdade permanece inabalvel, somente quando a Bblia trata da salvao, dos valores ticos e da moral. ( ) A Bblia no est isenta de erro apenas quando ela trata de temas no espirituais como a histria e o cosmos. Qual a sequncia correta, de cima para baixo, nos parnteses? a) V, F, V, F. b) V, V, F, F. c) F, F, V, V. d) V, V,V, V.

16. Assinale a reposta incorreta. O Esprito Santo a) o agente da santificao dos filhos de Deus. b) testifica que somos filhos de Deus. c) comunica o amor de Deus, pelo ato vicrio que perdoa os pecados humanos. d) alegra, consola e ajuda os homens. 17. A encarnao foi Deus, o Verbo Eterno, a segunda pessoa da Trindade, ganhando os atributos de homem perfeito, sem jamais, perder os divinos (Cl 2:9; 1Tm 3). Jesus Cristo, eterno, sendo uma s pessoa, desde a encarnao e para sempre tem a) duas naturezas, em unio perfeita, indissolvel, concordes. b) as duas naturezas jamais funcionam independentemente. c) as duas naturezas subsistem eternamente mesmo distintas. d) simultaneidade parcial: o filho completo e totalmente Deus, e completo e totalmente homem, com perda parcial ou temporria dessas naturezas, por sua presena carnal no mundo, mas sem formao de nova natureza. 18. Sobre a existncia de Jesus Cristo, qual a reposta que melhor atende a Doutrina Soteriolgica Protestante? a) Sempre existiu como o Verbo de Deus. b) Sua existncia divina inicia quando o Verbo se fez carne e habitou entre ns. c) Sua existncia divina cessou quando retornou ao Pai. d) Sua existncia plenamente divina ocorre com a ressurreio. 19. Assinale a resposta que melhor atende a chamada abaixo. Quanto ao significado maior da ressurreio de Cristo, pode-se afirmar que a) ressaltou a importncia do retorno ao corpo fsico. b) pela primeira vez, de forma clara, o ser humano podia ter certeza da vida aps a morte. c) foi prova cabal da divindade de Jesus Cristo. d) definiu a existncia de Jesus Cristo no plano espiritual. 20. Assinale V para verdadeiro e F para falso. A teologia protestante acredita que, quanto Doutrina do Homem, ( ) o homem foi criado por Deus, sendo que a descrio do Gnesis simblica e ilustrativa. ( ) o homem foi criado livre e responsvel, com

santidade positiva, em estado ideal de perfeio. ( ) como criatura, o homem apresentou, desde o incio, tendncia ao pecado original, sendo tentado pela mulher, no resistiu, caiu em pecado e foi expulso da presena de Deus. ( ) o homem aps a queda passou a viver em misria moral e espiritual, comprometendo todo o gnero humano. Qual a sequncia correta, de cima para baixo, nos parnteses? a) V, V, F, V b) V, V, V, F c) V, V, V, F. d) F, V, F, F.

21. Qual das alternativas abaixo preenche corretamente a lacuna? O _________________ afirma que o pecado de Ado afetou apenas a ele; que toda a alma humana criada por Deus imediatamente, e criada inocente, portanto sem tendncias para o erro, e capaz de obedecer a Deus. Afirma ainda que Deus cobra somente os erros cometidos de forma pessoal e conscientemente. O pecado de Ado no passaria de um grande mau exemplo e que o nico efeito do pecado de Ado sobre sua posteridade o de ser um mau exemplo. Os homens tanto podem alcanar a salvao pelo Evangelho, como pela lei. A morte fsica simplesmente uma manifestao externa de uma lei original. A morte atinge a todos os homens porque todos pecaram, ou seja, todos ficaram sujeitos morte eterna por pecarem, seguindo o exemplo de Ado. a) Arminianismo b) Pelagianismo c) Agostianianismo d) Arianismo 22. A autoridade da Escritura Sagrada razo pela qual deve ser crida e obedecida: 1. Depende do testemunho de pessoas consagradas. 2. Depende somente de Deus (a mesma verdade) que o seu Autor. 3. Depende de ser recebida apenas porque a Palavra de Deus. 4. Depende da autoridade da tradio eclesistica. Est(o) correta(s) apenas a) 1, 2. b) 1, 3. c) 2, 3. d) 3, 4.

23. A Bblia a Palavra de Deus em linguagem humana, a) o registro da revelao que Deus fez de si mesmo aos homens. b) sendo deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Esprito Santo. c) seu contedo a verdade, sem mescla de erro e por isso um perfeito tesouro de instruo divina. d) a Bblia no autoridade nica em matria de religio, mas um fiel padro pelo qual devem ser aferidas a doutrina e a conduta dos homens. 24. O termo teologia derivado de duas palavras gregas, theos e logos, sendo que a primeira significa Deus e a segunda, palavra , discurso e doutrina .Assim, pode-se dizer que a Teologia pode ser conceituada como a) palavra de Deus . b) estudo sobre Deus . c) um tratado ou discurso racional acerca de Deus . d) doutrina de Deus e seus atributos . 25. Assinale a alternativa correta. Segundo a Bblia protestante O Velho Testamento constitudo de 39 Livros, apontando para o Jesus Cristo. Os primeiros Cinco Livros so tambm conhecidos como a) Livros do Pentateuco. b) Livros da Historia de Israel. c) Livros da criao do mundo. d) Livros de sabedoria. 26. Assinale a relao correta. Os cinco primeiros livros da Bblia so: a) Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros e Esdras. b) Gnesis, Levtico, Esdras, Nmeros e Neemias. c) Gnesis, xodo Levtico, Nmeros e Deuteronmio. d) Gnesis, Nmeros, Neemias, Esdras e Levtico. 27. Em relao soteriologia assinale a alternativa I ncorreta. Soteriologia a unio entre dois termos gregos Soteria que significa Salvao e Logia que significa Estudo. Portanto Soteriologia o Estudo da Salvao. Na teologia protestante fundamental que as pessoas tenham convico da salvao. Segundo esta teologia, a Bblia garante que se pode ter convico da vida eterna. Sem esta convico impossvel viver a vida crist.

A condio do Homem a) justificvel por aes de ofertas a Deus. b) escravo do pecado. c) morto espiritual. d) separado de Deus. 28. A Eucaristia ou Santa Ceia um ato que coloca em foco a ao salvadora de Jesus Cristo. No protestantismo ela tem o carter teolgico denominado a) Transubstanciao. b) Consubstanciao. c) Uno do pentecostes. d) Transliterao. 29. Assinale a resposta correta. O que necessrio para que se obtenha a salvao? a) Arrependimento e ofertas materiais. b) Converso e santificao. c) Arrependimento e converso. d) Arrependimento e perfeio. 30. Assinale a alternativa cuja correspondncia melhor defina a ao da Graa de Deus na salvao dos homens. a) Graa fonte da salvao. b) Graa base da salvao. c) Graa meio da salvao. d) Graa selo da salvao. 31. Justificao - Justificar um termo judicial que significa absolver, declarar justo. O ru, ao invs de receber sentena condenatria, ele recebe a sentena de absolvio. Na teologia protestante, correto afirmar acerca da justificao: a) Ato de Deus torna justo o pecador. b) Deus no apaga os pecados, mas absolve-os possibilitando pelo perdo uma nova vida. c) A justificao no gratuita, visto que o homem deve merec-la por meio de obras aceitveis a Deus. d) Logo aps a justificao o homem est livre para crer em Jesus Cristo e em sua salvao. 32. Na teologia protestante fala-se da Graa Comum. Qual a alternativa que no corresponde corretamente idia de Graa Comum? a) Restringe a manifestao do pecado. b) Pela operao do Esprito, Deus evita que todas as potencialidades do homem para o mal se manifestem em toda a sua violncia. c) No restringe a manifestao da ira divina.

d) A pacincia de Deus para com os homens uma manifestao da graa comum. Temporariamente Ele suspende Sua ira. 33. Assinale a alternativa correta. A Graa Especial a) muda as atitudes humanas. Assim o seu alcance abarca a moral individual. b) atinge a todos, enquanto a comum atinge aos que seguem os mandamentos. c) muda as disposies interiores retirando do pecador a inimizade contra Deus. d) tem uma conotao redentora, enquanto a Comum sinnima de no-redentora. 34. Assinale V para verdadeiro e F para falso. ( ) Graa significa, primeiramente, favor, ou a disposio bondosa da parte de Deus. (favor no merecido). ( ) A Graa de Deus aos pecadores revela-se no fato de que Ele mesmo, pela expiao de Cristo, pagou toda a pena do pecado. ( ) Ele pode justamente perdoar o pecado sem levar em conta os merecimentos ou no merecimentos. ( ) A Graa manifesta-se independente das obras dos homens. Qual a sequncia correta, de cima para baixo, dos parnteses? a) V, V, F, F. b) F, V, F, F. c) V, V, V, V. d) V, F, V. F. 35. Assinale F para falso V para verdadeiro O protestantismo ensina sobre a Hamartiologia, ou Doutrina do Pecado que a extenso do pecado no ser humano total. Isto o significado de depravao total. Isto significa que ( ) o homem por natureza est inteiramente privado de conscincia. ( ) o homem por natureza est destitudo de todas aquelas qualidades que so louvveis segundo os padres humanos. ( ) todo homem est disposto por natureza para toda forma de pecado. ( ) os homens so por natureza incapazes de se comprometer em atos que so extremamente conformes com a Lei de Deus. a) F, F, F, F. b) V, V, V, V. c) F, V, F, V.

d) V, V, F, F.

36. Assinale a alternativa correta. Para a Eclesiologia protestante, a Doutrina da Igreja conleva alguns conceitos comuns, mesmo considerando diferenas entre as diversas correntes. a) A Igreja de certa forma o Judasmo continuado e ampliado, Povo de Deus. Embora haja uma descontinuidade entre os remidos de todas as eras, a Igreja o conjunto de pessoas renovadas. A Igreja ,em ltima anlise, o Reino de Deus. O Reino o domnio de Deus sobre a Terra, portanto a sua Igreja. b) O Significado e os Usos da Palavra, literalmente, assemblia ou grupo chamado para fora . Em seu uso, a palavra Igreja pode se referir: assemblia do povo de Israel; a uma assemblia dos cidados de uma cidade pag; ao Corpo de Cristo; a uma igreja ou assemblia local. c) O Significado do Corpo de Deus Pai. A Igreja aquele organismo espiritual do qual o Esprito Santo a Cabea e que se compe de todos os regenerados desde Pentecostes at o arrebatamento. d) O Significado de Igreja em Seu Sentido amplo. A Igreja Universal um grupo de crentes professos em Jesus Cristo, batizados em nome de Jesus e organizados de forma prpria com o propsito de fazer a vontade de Deus. 37. O vocbulo igreja vem do grego eklesa . Eclesiologia o estudo da Igreja. Trata da vida organizada da comunidade, sua misso, atributos, sacramentos, constituio, ordenanas e atividades . a) Na Eclesiologia, Igreja uma comunidade, assemblia, congregao ou um aglomerado de pessoas reunidas. b) Igreja um grupo de pessoas chamadas por Jesus e entre a humanidade para o louvor da glria de Deus, em um determinado local geograficamente identificvel. c) A Teologia protestante identifica a Igreja como um povo eleito e separado por Deus e para Deus. d) A concepo neo-testamentria a de que a igreja passou a ser uma realidade visvel a partir da ressurreio de Jesus Cristo. 38. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. Eclesiologia o ramo da ..................... que trata da..................... da..................... : seu papel na....................., sua origem, sua disciplina, sua forma de se relacionar com o mundo, seu papel social, as mudanas ocorridas, as crises

enfrentadas, suas doutrinas, a relao com outras denominaes e sua forma de..................... . a) s doutrina, f crist, Igreja, purificao, agir b) teologia crist, doutrina, f comum, santificao, agir c) s doutrina, f crist, Igreja, purificao, governo. d) teologia crist, doutrina, Igreja, salvao, governo. 39. Assinale a resposta correta. Escatologia (do grego antigo , ltimo ,mais sufixo -logia) uma parte da teologia que trata dos ltimos eventos a) na histria do mundo. b) apenas da Igreja de Cristo. c) da presena de Cristo entre os homens. d) histricos dos 12 apstolos, relativos ao pentecostes. 40. O livro bblico que trata com maior especificidade da escatologia a) Os profetas. b) Apocalipse. c) Tessalonicences. d) Atos dos Apstolos.

Questo 58 41.Na interpretao do Novo Testamento, especialmente na literatura paulina, h um conflito hermenutico quanto ao entendimento da lei. Esse conflito apresenta-se de que forma? a) Lei de Moiss e Lei do amor. b) Lei dos fariseus e Lei dos mestres da lei. c) Lei de Moiss e Lei dos fariseus. d) Lei dos fariseus e Lei do amor. Questo 59 42.Assinale a alternativa rejeitada pela teologia protestante quanto Eucaristia. a) Doutrina da consubstanciao. b) Doutrina da ceia do Senhor. c) Doutrina da transubstanciao. d) Doutrina do corpo e sangue de Cristo. Questo 60 43.A principal influncia filosfica da teologia de Paul Tillich (1885-1965) foi a de a) Karl Marx. b) Martin Heidegger. c) Georg Hegel. d) Friedrich Nietzsche.

Questo 51 44. O decreto do imperador romano que acabou com a perseguio do cristianismo foi a) Edito de Milo. b) Edito de Tessalnica. c) Edito de Latro. d) Tratado de Tordesilhas. Questo 52 45.O telogo Karl Barth (1886-1968) defende trs dimenses fundamentais para a palavra de Deus. Assinale a alternativa onde apresenta quais so elas. a) Palavra de Deus Ungida - Palavra de Deus Pregada - Palavra de Deus Vivida. b) Palavra de Deus Pregada - Palavra de Deus Escrita - Palavra de Deus Revelada. c) Palavra de Deus Revelada - Palavra de Deus Escrita - Palavra de Deus Pregada. d) Palavra de Deus Vivida - Palavra de Deus Pregada - Palavra de Deus Escrita. Questo 53 46. A autoria do livro dos Atos dos Apstolos atribuda a (A) Marcos. (B) Paulo. (C) Lucas. (D) Joo. Questo 54 47.Assinale a alternativa correta. A disciplina teolgica que trata da Salvao a a) Escatologia. b) Soteriologia. c) Cristologia. d) Pneumatologia. Questo 55 48.Assinale a alternativa que mostra a principal influncia recebida pelo apstolo Paulo. a) Escola Helenista. b) Escola Farisaica. c) Escola dos Mestres da Lei. d) Escola dos Saduceus. Questo 56 49.Em relao aos destinatrios do evangelho de Joo, assinale a alternativa correta. a) Cristos vindos exclusivamente do judasmo. b) Cristos vindos exclusivamente do paganismo. c) Judeus da dispora convertidos ao cristianismo. d) Judeus da dispora e pagos convertidos ao cristianismo. Questo 57 50.Assinale a alternativa correta. A principal influncia do movimento pentecostal foi a de a) Joo Calvino. b) Martinho Lutero.

c) Thomas Mntzer. d) Felipe Melanchaton. Questo 58 51.Na interpretao do Novo Testamento, especialmente na literatura paulina, h um conflito hermenutico quanto ao entendimento da lei. Esse conflito apresenta-se de que forma? a) Lei de Moiss e Lei do amor. b) Lei dos fariseus e Lei dos mestres da lei. c) Lei de Moiss e Lei dos fariseus. d) Lei dos fariseus e Lei do amor. Questo 59 52.Assinale a alternativa rejeitada pela teologia protestante quanto Eucaristia. a) Doutrina da consubstanciao. b) Doutrina da ceia do Senhor. c) Doutrina da transubstanciao. d) Doutrina do corpo e sangue de Cristo. Questo 60 53.A principal influncia filosfica da teologia de Paul Tillich (1885-1965) foi a de a) Karl Marx. b) Martin Heidegger. c) Georg Hegel. d) Friedrich Nietzsche.

S-ar putea să vă placă și