Sunteți pe pagina 1din 8

A doutrina da salvao no Antigo Testamento

Antigo Testamento II
Dia 1/10/2013
tera-feira, 1 de outubro de 13

Introduo

A palavra [XO;yE (yesha) e seus derivados, que descreve a atividade salvadora de Deus, utilizada mais de 353 vezes. Ainda que a vitria ocorresse sob a liderana humana, o escritor sagrado sempre reputou a Deus a salvao do povo (Jz 2.18; 6.14; Sl 3.8) A histria da salvao de Israel como povo independente comea com a libertao da escravido no Egito.

tera-feira, 1 de outubro de 13

Relao entre salvao e concerto

A palavra berith aparece mais de 285 vezes no AT. A melhor traduo concerto, tendo em vista que a noo de pacto ou aliana melhor aplicado aos homens. No caso de Yahweh, no houve negociao. Deus estabeleceu seu concerto, cabendo a Israel aceitar ou rejeitar seus termos. Deus estabelece seu concerto num contexto de libertao/salvao (x 19.4 e ss.) O concerto foi mantido pelo amor persistente de Deus (hesed) (Os 11.8,9) Com os profetas, h uma maior revelao de Deus e das exigncias do relacionamento com Deus, apontando para um novo concerto (Jr 31)

tera-feira, 1 de outubro de 13

A salvao como libertao para o Senhor

Nas suas gerras, Israel sempre se voltava para o Senhor em busca de socorro (1Sm 17.47). A ao salvadora de Deus no xodo, no perodo dos juzes e dos reis. Alm de auxiliar na ofensiva militar, Deus era visto como a defesa de Israel (Sl 62.7; Sl 18.35; Is 60.18) Deus no somente livrou Israel do que poderia destru-lo, mas os trouxe para si. Eles foram salvos para terem vidas dedicadas ao Senhor (Zc 8.13) A salvao era um pr-requisito para a obedincia (Sl 119.146; x 19)

tera-feira, 1 de outubro de 13

Desenvolvimento do significado espiritual de salvao

Sistema sacricial

Sua principal fonte so os primeiros sete captulos de Levtico As ofertas expiatrias era um dos tipos previstos. O sistema sacricial nunca se apresenta como meio de salvao ou meio de alcanar graa de Deus, mas para tratar os pecados dentro do concerto. Somente pecados ticos e rituais cometidos inadvertidamente poderiam ser expiados, bem como outros atos conscientes mas menos graves. Os pecados de atrevimento, arrogncia (Nm 15.30,31), chamados de pecados de alta mo, no poderiam ser expiados por sacrifcios. Os pecados punidos com a pena de morte poderiam ser perdoados sob o verdadeiro arrependimento.

tera-feira, 1 de outubro de 13

Desenvolvimento do significado espiritual de salvao

Signicado espiritual da salvao

Duas opinies sobre a eccia dos sacrifcios. Durante a revelao bblica, restou claro atravs dos profetas que no havia eccia no prprio sacrifcio, mas este era um smbolo do arrependimento e f. O perdo estava fundado no amor eterno (hesed) de Deus. Com a progresso da revelao, sobressai o poder de Deus para transformar o pecador. Jeremias implora por regenerao (Jr 17.14). Deus promete um novo concerto interior (Jr 31.33) e Ezequiel fala de um perdo que transforma a natureza humana (Ez 36.26-29). Davi j antevia essa realidade do tratamento do pecado (Sl 51), ao relacionar o perdo (v. 2) com a puricao do corao (v. 7-9) e transformao do carter (v. 10)

tera-feira, 1 de outubro de 13

Desenvolvimento do significado espiritual de salvao

Salvao como revelao do carter de Deus

Os atos salvadores demonstram seu reinado universal (Is 33.22) e soberania sobre as foras do mal (Sl 74.12 e ss.) A capacidade salvadora de Deus constitui a base para a adorao, razo pela qual a idolatria sempre desaada (Is 46.7; Jz 6.31). Yahweh o nico salvador (Is 43.11; Os 13.4). Ao salvar, Deus sempre executa sua justia (cf. xodo) A salvao tem fundamento em Deus, vez que Israel nunca mereceu o favor divino. Deus salva por amor de seu nome (Is 48.9,11). A eleio e salvao brotam do amor de Deus pelo povo (Dt 7.7 e ss). Mesmo sendo rebelde, Israel profundamente amado por Deus (Os 11.8-9) A salvao o amor de Deus pelo seu povo em ao.

tera-feira, 1 de outubro de 13

A salvao futura de Deus

A salvao afetar todas a naes e ser eterna. Deus estende seu convite para todos os povos (Is 45.22) O servo sofredor ser luz para os gentios e salvao para todos os povos (Is 49.6) O propsito de Deus era estabelecer seu reino entre as naes, utilizando Israel como comunidade para transmitir a mensagem s naes. Deus j antecipara a forma denitiva de lidar com o pecado (Is 53), haja vista a gravidade do problema e a ineccia do sistema sacricial.

tera-feira, 1 de outubro de 13

S-ar putea să vă placă și