Sunteți pe pagina 1din 8

BuscaLegis.ccj.ufsc.

br

Corrupo e improbidade administrativa


Humberto Pimentel Costa*

SUMRIO 1. Situando o tema; 2. O problema da corrupo administrativa; 3. Efeitos da corrupo administrativa; 4. O combate corrupo administrativa. 1. Situando o tema Quando se fala em improbidade administrativa, natural, principalmente para o leigo, lembrar do termo corrupo, em seu sentido lato. Isso gera uma situao inusitada, uma vez que os operadores do direito tendem inicialmente a considerar a palavra na sua acepo mais restrita, ou seja, corrupo enquanto tipo penal, entendendo inadequada a equivalncia entre as duas idias. A viso dos iniciados nos estudos do direito, por ser mais tcnica e precisa, parte do conhecimento de a responsabilidade por improbidade administrativa ser de natureza no criminal, conforme foi estabelecido pelo 4 do art. 37 da Constituio Federal1, que fez a ressalva da possibilidade de eventual ao penal, pelo mesmo fato. A regulamentao, dada pela Lei n. 8.429/92, segue idntico caminho. O Cdigo Penal Brasileiro traz as figuras tpicas da corrupo passiva (art. 317) e da corrupo ativa (art. 333). Mas a corrupo que equivale improbidade administrativa mais ampla, devendo-se tomar por base no apenas a venalidade, mas toda forma de comprometimento dos princpios que informam a administrao pblica. Corrupo, nesse sentido, deturpao, desvio. O prprio Cdigo Penal (art. 271), quando prev o crime de corrupo de gua potvel, j utiliza uma semntica diferente, voltando a valer-se de outro significado quando cuida da corrupo de menores (art.218). Com isso, a viso ampla e despretensiosa termina por ser a mais prxima da realidade, neste caso, sendo aceitvel falar, at certo ponto, em corrupo administrativa como sinnimo de improbidade administrativa. Portanto, neste texto, sero utilizadas indistintamente as expresses corrupo administrativa e improbidade administrativa, ainda que isso implique algum sacrifcio da preciso. Muito embora, no atual ordenamento jurdico brasileiro, nem toda conduta qualificada como reveladora de improbidade administrativa seja capaz de configurar um dos tipos penais da tradicional corrupo, as figuras da corrupo ativa e passiva, sem dvida, quando consumadas ou tentadas, revelam a prtica de improbidade administrativa.

Art. 37. [] 4 Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao prevista em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel (sem grifos no original).

Marino Pazzaglini Filho, Mrcio Fernando Elias Rosa e Waldo Fazzio Jnior tm entendimento esclarecedor, na medida em que dizem ser a improbidade administrativa o designativo tcnico para a chamada corrupo administrativa, que, sob diversas formas, promove o desvirtuamento da Administrao Pblica e afronta os princpios nucleares da ordem jurdica (Estado de Direito, Democrtico e Republicano)2. (sem grifos no original). Adriano Soares da Costa, no mesmo sentido, complementa: Improbidade administrativa o termo tcnico para designar atos de corrupo na esfera pblica, os quais podem ou no ter conseqncias patrimoniais3. (sem grifos no original). A introduo da palavra corrupo no estudo da improbidade administrativa tem uma finalidade til. Ocorre que o termo, entre os autores de formao no-jurdica, mais encontradio do que a expresso improbidade. A partir do momento em que se identifica uma acentuada semelhana, mesmo equivalncia, entre esses valores negativos, possvel valer-se da contribuio terica de outras reas de estudos sociais. Essa interdisciplinaridade traz o benefcio de melhor demonstrar a importncia do combate improbidade administrativa, ao tempo em que empresta conhecimentos que permitem observar, no ambiente brasileiro, essa antiga prtica, mesmo quando no se cogitava da utilizao da expresso improbidade administrativa. 2. O problema da corrupo administrativa O mal da corrupo, na qualidade de sinnimo de corrupo administrativa ou improbidade administrativa, como proposto acima, j vem sendo observado e estudado h algum tempo no Brasil. Srgio Buarque de Holanda observou que, no Brasil, pode-se dizer que s excepcionalmente tivemos um sistema administrativo e um corpo de funcionrios puramente dedicados a interesses objetivos e fundados nesses interesses 4. Para George Sarmento: A corrupo nos setores pblicos um dos males que assolam as naes contemporneas, mas que no Brasil tem assumido conotaes surpreendentes e desalentadoras5. Segundo Caio Tcito: A corrupo tem razes seculares na histria dos costumes polticos, aqui e alhures6. Roberto DaMatta7 analisou com propriedade o jeitinho brasileiro, apontando o que chamou de atvica averso impessoalidade, sendo o famoso jeitinho uma forma de driblar a excessiva quantidade de regulamentao, por vezes criadora de proibies que se afastam da realidade social. Keith S. Rosenn8 refere-se ao que denominou legalismo brasileiro como algo que chegaria a criar uma situao em que nada seria juridicamente irrelevante, tendo ento o pesquisador a impresso de que, no Brasil, todas as condutas seriam obrigatrias ou proibidas por lei.

7 8

PAZZAGLINI FILHO, Marino; ELIAS ROSA, Mrcio Fernando & FAZZIO JNIOR, Waldo. Improbidade administrativa: aspectos jurdicos da defesa do patrimnio pblico. 4. ed., So Paulo: Atlas, 1999, p. 39. COSTA, Adriano Soares da. Teoria da inelegibilidade e o direito processual eleitoral. Belo Horizonte: Del Rey, 1998, p. 85. HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. 26. ed., So Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 146. SARMENTO, George. Aspectos da investigao dos atos de improbidade administrativa. Revista do Ministrio Pblico: Alagoas. n. 1, jan./jun., Macei: MPE/AL, 1999, p. 91. (p. 91-116). TCITO, Caio. Moralidade administrativa, in: MARTINS, Ives Gandra (coord.). tica no direito e na economia. So Paulo: Pioneira: Academia Internacional de Direito e Economia, 1999, p. 40. DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1986, p. 98-9. ROSENN, Keith S. O jeito na cultura jurdica brasileira. Rio de Janeiro: Renovar, 1998, p. 54.

Srgio Habib9 identifica, na prtica do jeitinho brasileiro, uma modalidade oblqua de descumprimento da lei e de corrupo, que j estaria institucionalizada no Brasil, como forma de se contornar a intransigncia e a impessoalidade de algumas normas, inclusive da prpria lei, quando h a presena de interesse. Tal fato, no h dvidas, repercute na administrao pblica brasileira, criando um ambiente que facilita o desrespeito aos princpios que devem informar a atuao do agente a servio do Estado. A clebre frase do escritor alagoano Graciliano Ramos, quando no exerccio da Prefeitura Municipal de Palmeira dos ndios, em 1929, sintetiza esse sentimento: h quem no compreenda que um ato administrativo seja isento de lucro pessoal10. No menos clebre, mas sobretudo mais ctico, o pensamento de Rui Barbosa11: De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustia, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto12. Certa inclinao corrupo administrativa vem a ser herana ainda do Perodo Colonial, como afirma Jos Arthur Rios13, encontrada em toda a Amrica Latina, particularmente no Brasil. Raymundo Faoro, ao descrever a organizao administrativa do Brasil-Colnia, destaca que os vcios que a colnia revela nos funcionrios portugueses se escondem na contradio entre os regimentos, leis e provises e a conduta jurdica, com o torcimento e as evasivas do texto em favor do apetite e da avareza14. Para Carmem Lcia Antunes Rocha, os polticos brasileiros herdaram da colonizao portuguesa, dentre outras coisas, esta sfilis poltica que a voluntarizao do seu desempenho no espao governamental, a particularizao do poder e a converso dos palcios em suas casas sem lei que no a do seu prprio interesse e a da sua prpria vontade15. De acordo com Carlos Alberto Ortiz: Da mistura dos nobres governantes com os degredados enviados por Portugal nos primrdios de nossa colonizao, sobrou-nos a tradio das vestes talares e da corrupo16. Uma idia exata e equilibrada do colonizador portugus, que, segundo Gilberto Freyre, de todos os colonizadores foi o menos rgido no contorno. Menos duro nas linhas do carter. Da prestar-se a tantas e to profundas deformaes, envolvido no que chamou de uma tradio pegajenta de inpcia, de estupidez e de salacidade. No pode ser feita a partir do estudo do portugus atual, moderno, sendo necessrio pesquisar e conhecer o portugus de Quinhentos e Seiscentos, ainda verde de energia, o carter amolegado por um sculo, apenas, de corrupo e decadncia17. (sem grifos no original).
9

10

11 12 13

14

15

16

17

HABIB, Srgio. Brasil: quinhentos anos de corrupo. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1994, p. 111. Extrado do relatrio do Prefeito Graciliano Ramos, de Palmeira dos ndios, Alagoas, ao Governador do Estado, em 10 de janeiro de 1929. Trecho publicado em homenagem ao autor, em 21 de maio de 2001, pelo Dirio Oficial do Estado de Alagoas, Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Trecho do discurso Requerimento de Informaes sobre o Caso do Satlite II. Brasil. Senado Federal, RJ. Obras completas de Rui Barbosa. V. 41, t. 3, 1914, p. 86. RIOS, Jos Arthur. A fraude social da corrupo, in: LEITE, Celso Barroso (coord.). Sociologia da corrupo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987, p. 92-3. FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formao do patronato brasileiro. Vol. 1. Rio de Janeiro: Globo, 1989, p. 172. ROCHA, Carmem Lcia Antunes. O Ministrio Pblico, os movimentos sociais e os poderes pblicos na construo de uma sociedade democrtica. Boletim de Direito Administrativo, n. 8, ago./1998, p. 499, (p. 495 503). ORTIZ, Carlos Alberto. Improbidade administrativa. Cadernos de Direito Constitucional e Eleitoral. Vol. 7. n. 28. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado, p. 21. out./nov./dez. de 1994. FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 42. ed., Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 255 6.

Darcy Ribeiro18 observou que, na formao do Brasil, houve uma imbricao entre as esferas de poder estatal e privado, ainda que ocasionalmente uma tenha se sobreposto outra. Isso indica a falta de uma tradio de impessoalidade no servio pblico, o que favoreceu a confuso entre as duas searas, gerando facilidades para a perpetrao da corrupo administrativa. Desde o incio da colonizao, como explica Aluysio Sampaio, no podendo a Coroa custear sozinha a ocupao, teve que se valer da iniciativa privada. O capito donatrio podia fundar cidades, prover ofcios e cargos pblicos em toda a capitania e ainda influir na eleio das autoridades municipais, atravs do exame prvio das listas eleitorais e do veto19. (sem grifos no original). O tempo ajudou a diluir um pouco essa influncia, outrora mais acentuada, muito embora seja um legado que vem repercutindo e se manifesta at os dias de hoje. Francisco Bilac Moreira Pinto, filho do Deputado Bilac Pinto, autor do projeto que resultou na Lei n 3.502/58, que ficou conhecida pelo seu nome, asseverou, em 1960, que: A corrupo, em numerosos e importantes setores governamentais do nosso pas assumiu tal intensidade e extenso que, desgraadamente, parece ter sido institucionalizada20. J. Carlos de Assis, apreciando o problema j nos anos 80, percebeu que, na administrao pblica brasileira, os braos operacionais do Estado vergam ao peso dos interesses particulares, do trfico de influncia, do apaniguamento de protegidos21. No so raras na imprensa as notcias acerca da malversao de recursos pblicos, fraudes e nepotismo, sendo recorrente, at mesmo peridica, a ecloso de algum escndalo com o envolvimento de agentes pblicos e terceiros em atos de improbidade administrativa. Desde os tempos coloniais, afirma Adhemar Maciel22, o povo brasileiro foi aprendendo a desconfiar do poltico e do administrador. As causas da corrupo administrativa so muitas, variando desde a dificuldade de se demonstrar a ocorrncia do evento, por seu carter invariavelmente reservado, at a reduzida probabilidade de efetiva punio. bem verdade que propenses idiossincrticas influenciam em um ou em outro caso, mas no se deve creditar unicamente as ocorrncias a atitudes isoladas de pessoas com graves desvios psicolgicos. Fatores objetivos, exgenos ao indivduo, formam o caldo de cultura propcio ao desenvolvimento da corrupo no setor pblico. Barbara Geddes e Artur Ribeiro Neto23 apresentam o obstculo da prova das acusaes e a tolerncia das decises judiciais como fatores de incerteza para a punio dos casos de corrupo. A probabilidade da impunidade incentiva, atravs do exemplo, o cometimento da improbidade administrativa. Celso Barroso Leite assevera que nunca ser demais repetir que a impunidade fator por excelncia da corrupo24. Estar o agente em condies de agir, tendo sua disposio a oportunidade e os meios, juntamente com o

18

19 20

21 22 23

24

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. 2. ed., So Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 256. SAMPAIO, Aluysio. Brasil, sntese da evoluo social. 2. ed., So Paulo: Hucitec , 1974, p. 9, 15. PINTO, Francisco Bilac Moreira. Enriquecimento ilcito no exerccio de cargos pblicos. Rio de Janeiro: Forense, 1960, p. 43. ASSIS, Jos Carlos de. A dupla face da corrupo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984, p. 15. MACIEL, Adhemar Ferreira. Dimenses do direito pblico. Belo Horizonte: Del Rey, 2000, p. 105. GEDDES, Brbara & NETO, Artur Ribeiro. Fontes institucionais da corrupo no Brasil, in: ROSENN, Keith S. & DOWNES, Richard (coords.). Corrupo e reforma poltica no Brasil: o impacto do impeachment de Collor. Traduo de Roberto Grey. Rio de Janeiro: FGV, 2000, p. 48. LEITE, Celso Barroso (coord.). Sociologia da corrupo., 1987, p. 17.

interesse de obter alguma vantagem, para si ou para outrem, determinam o surgimento das mais diversas formas de desvirtuamento da atividade pblica. Ocorre que a impunidade no s se configura com arquivamentos de procedimentos de investigao, por falta de provas, sentenas absolutrias ou condenaes pfias. Os atos de corrupo administrativa sindicados e as aes punitivas desencadeadas representam a descoberta de uma parcela dos desvios administrativos efetivamente praticados. Existe, pode-se induzir, uma cifra negra da improbidade administrativa, assim como h uma delinqncia criminal oculta. O uso de procedimentos formais, como observa Marcos Otvio Bezerra25, faz com que a corrupo tenha pouca visibilidade, por vezes transformando em interesses institucionais, aparentemente legtimos, interesses que na verdade so oriundos de grupos alheios ao Estado, beneficiando pessoas, fsicas ou jurdicas, de direito privado. Para Srgio Habib26, apenas a minoria dos corruptos deixa pistas, permanecendo a grande maioria encoberta e merecendo tratamento respeitoso. Antnio Evaristo de Moraes Filho27, ao tratar da corrupo como delito, arbitrou em 250 para um milho a diferena, em matria de corrupo, do nmero de crimes que chegam ao conhecimento dos mecanismos estatais de represso, o que chamou de criminalidade aparente, e o nmero de crimes verdadeiramente cometidos, o que chamou de criminalidade real. Ainda segundo o criminalista28, essa enorme diferena entre o ocorrido e o apurado, em se tratando de corrupo, tal qual no delito de aborto, d-se pelo carter reservado das condutas, o que ocasiona impunidade e, conseqentemente, estimula sua prtica. A corrupo administrativa um problema que se revela pelos seus efeitos na estrutura estatal. Muito embora haja quase um consenso a respeito dos malefcios da improbidade administrativa, merece referncia a existncia de opinies contrrias, que chegam mesmo a vislumbrar certa utilidade nesses desvios. 3. Efeitos da corrupo administrativa O primeiro efeito da corrupo administrativa a ofensa ao princpio da moralidade na administrao pblica, o que vem a ser sria afronta jurdica prpria Constituio Federal, que no caput do seu art. 3729 sintetiza, em palavras dotadas de valor, os parmetros da conduo sadia dos negcios do Estado. Mas a corrupo administrativa nem sempre fica s no campo jurdico, podendo, com freqncia, resultar em prejuzo material ao errio e em enriquecimento ilcito, para o agente pblico ou para terceiro beneficirio, ou para ambos. O fato que, sempre que houver corrupo administrativa, haver desrespeito a pelo menos um dos princpios da administrao pblica, mesmo que no haja enriquecimento ilcito ou prejuzo ao errio. Por essa razo, a ofensa ao princpio da moralidade na administrao pblica a conduta corrupta por excelncia, a improbidade administrativa necessria e sempre presente, como efeito de natureza jurdica, tendo inclusive previso prpria no art. 11 da Lei n
25

26

27

28 29

BEZERRA, Marcos Otvio. Corrupo: um estudo sobre poder pblico e relaes pessoais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumar: ANPOCS, 1995, p. 181-2 . HABIB, Srgio. Brasil: quinhentos anos de corrupo. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1994, p. 96 7. MORAES FILHO, Antnio Evaristo de. O crculo vicioso da corrupo, in: LEITE, Celso Barroso (coord.). Sociologia da corrupo. 1987, p. 21-2. Idem, p. 22. Art.37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte (sem grifos no original).

8.429/92, independentemente de outras implicaes materiais que possam advir do mesmo fato. Getlio Carvalho30 acredita serem inerentes corrupo custos polticos, administrativos e scio-econmicos. Os desperdcios, os desvios de investimentos necessrios e a inverso de valores podem somar-se ao descrdito e baixa eficincia da administrao pblica, quando acometida de improbidade administrativa. Na viso de Jos Arthur Rios31, o custo social da corrupo imensamente maior do que seu custo financeiro, pois no se contabiliza em moeda, mas em tempo-trabalho, o que ensejaria a necessidade de trabalho produtivo e reparador de geraes, sendo ainda impossvel aquilatar o desgaste institucional. O comprometimento da legitimidade da funo exercida, ainda como efeito da improbidade administrativa, termina por retirar do agente pblico, diretamente, e do prprio Estado, indiretamente enquanto os atos e omisses do primeiro so imputados ao segundo a justificativa que determina a aceitabilidade do poder. Como enfatizou Seabra Fagundes32, a legitimidade do poder (poltico), nascida no processo de escolha, s se consolida com a eficincia e com a elevao moral, sendo esta ltima a adequao aos padres que a sociedade tem como essenciais. No outra a viso de Brning, para quem o poder para ser legtimo precisa ser exercido de acordo com os anseios sociais33. Se todo o poder emana do povo, como preceitua o pargrafo nico do art. 1 da Constituio Federal, que deve exerc-lo nos termos da Lei Superior, com base em seus princpios, em especial os da administrao pblica, a corrupo administrativa quebra esse vnculo, uma vez que sempre e sempre ofende os princpios do agir hgido do Estado, tornando esprio e inaceitvel o seu desempenho. Mas h quem encontre efeitos positivos na corrupo administrativa. Robert Klitgaard34, apesar de acreditar que os efeitos danosos da corrupo ultrapassam amplamente os ocasionais benefcios sociais, admite a eventual existncia desses ltimos, quando a corrupo transgride uma orientao econmica errada ou ineficiente, supera as limitaes de um sistema poltico imperfeito ou contorna as deficincias das regras organizacionais. Em suma, se o sistema vigente ruim, ento a corrupo pode ser benfica35. Cuida-se de viso funcionalista, voltada principalmente para o aspecto econmico da realidade social, distanciada dos valores morais elevados categoria de valores jurdicos, por opo do Constituinte. A corrupo administrativa traz insegurana e instabilidade, na medida em que afasta o primado da legalidade, caracterstica fundamental do Estado de Direito.

30

CARVALHO, Getlio. Da contraveno cleptocracia, in: LEITE, Celso Barroso (coord.). Sociologia da corrupo. 1987, p. 65. 31 RIOS, Jos Arthur. A fraude social da corrupo, in: LEITE, Celso Barroso (coord.). Sociologia da corrupo. 1987, p. 99. 32 FAGUNDES, Seabra. A infrao tica poltica como fator de desprestgio do Poder Legislativo, in: LEITE, Celso Barroso (coord.). Sociologia da corrupo. 1987, p. 153. 33 BRNING, Raulino Jac. O controle dos atos administrativos pelo Ministrio Pblico. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1989, p. 61. 34 KLITGAARD, Robert E. A corrupo sobre controle. Traduo de Octavio Alves Velho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, p. 47-52. 35 KLITGAARD, Robert E. A corrupo sobre controle. 1994, p. 50.

4. O combate corrupo administrativa Por seus efeitos nocivos e ilcitos, a corrupo administrativa deve sempre ser combatida. Diz Pedro Cavalcanti que a luta contra a corrupo no apenas o programa inicial de todos os nossos governos, mas a promessa de todos os nossos candidatos, a divisa de todas as nossas revolues e a justificativa de todos os nossos golpes36. Apesar de o ideal ser a erradicao da improbidade administrativa, tal meta se mostra demasiadamente pretensiosa, se for considerado que o problema se manifesta, na maioria das vezes, com bastante discrio. tarefa difcil vencer um inimigo que no se v, que no se sabe onde est e cujo desaparecimento, a princpio, equivale sua no-descoberta. A diminuio da corrupo administrativa passa por um necessrio processo de conscientizao, que tenda a diminuir a tolerncia sua ocorrncia e a reduzir a impunidade. Tudo isso demanda novos investimentos, alm da busca pela eficcia dos instrumentos j disponveis, o que faz lembrar que o combate corrupo um dos muitos objetivos que esto postos diante do Estado. Segundo Robert Klitgaard, o grau timo de corrupo no zero. No h dvidas de que uma assertiva incomum e at ousada. Entretanto, o engenhoso argumento utilizado pelo pesquisador bastante verossmil: Suponhamos que certo tipo de corrupo cause mal sociedade; ele cria custos sociais. Suponhamos, igualmente, serem caros os esforos para combater a corrupo. A fim de minimizar os custos combinados para a sociedade, temos que equilibrar os dois. Devemos considerar, em termos de custos sociais, a reduo que obtemos ao diminuir os atos de corrupo, mas tambm precisamos levar em conta o acrscimo de custos sociais acarretado por nossos prprios esforos na luta contra ela. E isso leva concluso de que, na maioria dos casos, a soluo de custo mnimo global no ter a corrupo igual a zero nem os esforos anticorrupo iguais ao mximo do ponto de vista de volume 37. Sem dvida essa considerao deve passar, mesmo inconscientemente, pelas cabeas das pessoas que planejam as estratgias de ao do Estado. Custos so analisados e opes so feitas. A eleio de prioridades uma tarefa, por vezes difcil, cujos resultados s podem ser avaliados em longo prazo. Dessa forma, o combate corrupo administrativa deve ter incio no aprimoramento do trabalho dos agentes pblicos que esto encarregados de reprimir a improbidade administrativa. Novos investimentos materiais e em pessoal sero sempre bemvindos, mas constituem-se numa varivel que os atuais rgos de controle no podem manejar. O que est ao alcance dos operadores do direito, principalmente dos Magistrados e dos membros do Ministrio Pblico, a eficincia do seu trabalho, respeitados os direitos e as garantias constitucionais dos eventuais imputados.

*Promotor de Justia no Estado de Alagoas. Mestre em Direito Pblico pela UFPE. REVISTA DO MINISTRIO PBLICO ALAGOAS, n. 15, jan./jun. 2005.

36

37

CAVALCANTI, Pedro Rodrigues de Albuquerque. A corrupo no Brasil. So Paulo: Siciliano, 1991, p. 17. KLITGAARD, Robert E. A corrupo sobre controle. 1994, p. 41-2.

Disponvel em: http://www.mp.al.gov.br/legba/bancodemidia/arquivos/humberto%20pimentel%20%20CORRUP%C7%C3O%20E%20IMPROBIDADE.doc Acesso: 12 de julho de 2007

S-ar putea să vă placă și