Sunteți pe pagina 1din 27

www.ualdireitopl.no.sapo.

pt

GNESE DO DT ECONMICO: As regras de Direito econmico so regras jurdicas que apareceram depois da 1 Guerra Mundial, para reformar, ou mesmo, substituir a ordem econmica existente. Duas grandes revolues que marcaram a nascena e desenvolvimento do capitalismo: a revoluo liberal e a revoluo industrial. A 1 Guerra Mundial marca o fim do capitalismo liberal e o incio do capitalismo social. O objectivo do capitalismo essencialmente a procura do lucro. O meio para atingir esse objectivo ser a produo de bens e servios, para satisfao das necessidades dos cidados. O capitalismo liberal era marcado pelo direito propriedade (privada) dos meios de produo e iniciativa privada bem como uma liberdade econmica. Era o mercado que, atravs da lei da oferta e da procura, regulava os preos. O mercado era o grande instrumento coordenador e organizador da actividade econmica. Havia uma crescente interveno por parte do Estado para satisfazer as exigncias e as necessidades trazidas pela 1 Guerra. Surgem, com a Revoluo Russa de 1917, novas ideias polticas e econmicas e aparece em 1919 a 1 Constituio que dedicava uma especial seco vida econmica A Constituio de Weimar de 1919. A Constituio de Weimar legitimava a interveno do Estado na vida econmica. O capitalismo liberal, falha no domnio da justia social (Rawls) Em 1929 surge uma grande crise econmica com uma elevada taxa de desemprego e de inflao, uma taxa de crescimento reduzida, perdurava a fome, a bancarrota, etc. Da surgiu Keynes que dizia que o Estado deveria intervir para estabilizar a economia. Apareceu neste momento para defender, pela 1 vez, a interveno do Estado, no sentido do investimento pblico em tempos de recesso, defendendo que perante um aumento da procura agregada a oferta responderia. Depois da 1 Guerra Mundial, esta ordem econmica existente, altera. O Estado passa a intervir directamente e indirectamente e a prpria guerra o fenmeno que leva a que o Estado passe a intervir. Directamente, quando o Estado age como agente econmico e indirectamente, quando o Estado age como agente de regulao econmico-social e regula o acesso actividade econmica, regula a concorrncia, regula o consumo. o abandono do liberalismo, substituio do capitalismo liberal pelo capitalismo social. Os primeiros embries de Dt Econmico serviam para salvar a economia liberal, para conservar a ordem existente, introduzindo normas para regular a concorrncia livre num mercado perfeito.
1

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Os segundos embries de Dt Econmico, aps a 1 guerra mundial, correspondiam a um direito, que visava reformar a ordem econmica existente. Os terceiros embries de Dt Econmico correspondiam a um direito que j no visava, salvar, nem reformar, mas sim substituir o sistema liberal pelo sistema socialista. O fenmeno que fez aparecer o Dt Econmico foi a mudana para um Estado intervencionista (do liberalismo para o capitalismo), o fim da era liberal em que a relao do Estado com a Economia se alterou. Para reformar o capitalismo foi necessria uma interveno poltica do Estado, a qual no poderia ser realizada sem recurso ao Direito. FUNDAMENTOS DA AUTONOMIA DO DT ECONMICO: 1. Ncleo originrio do Dt econmico Com as transformaes da ordem liberal clssica, surgem formas especficas de regulao pblica da economia, dando origem a um conjunto de normas, princpios e instituies que regem a organizao e direco da actividade econmica, impondo limites, condicionando ou incentivando os agentes econmicos com o objectivo de colmatar as insuficincias ou disfunes do direito privado clssico. 2. Desenvolvimento do Dt econmico Devido crescente complexidade e multiplicao dos agentes econmicos, as prprias entidades privadas passaram a produzir normas, no mbito da sua esfera de autonomia, por delegao pblica ou ainda pela negociao e concertao com os poderes pblicos. 3. Problemtica da Constituio econmica Perante um Estado de Direito Democrtico, os sistemas jurdicos e polticos no podem ficar indiferentes ao poder do sistema econmico, donde resultam as questes da subordinao do poder econmico ao poder poltico, do controlo ou do estabelecimento de uma democracia econmica. CARACERSTICAS DO DT ECONMICO: Disciplina a actividade econmica no seu conjunto (objecto do Dt Econmico); Visa edificar e organizar a actividade econmica, ordenar uma ordem econmica (funo do Dt Econmico); Regula a actividade econmica, atravs da criao de normas, para que a economia funcione de uma maneira harmoniosa, garantindo assim o interesse econmico geral (funo do Dt econmico).

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Para os liberais o equilbrio estava sempre garantido, logo a economia no era regulada. A economia liberal no estava desregulada porque tinha uma regulao natural; A finalidade do Dt Econmico alcanar, garantir o bom e harmonioso funcionamento da economia, satisfazendo assim o interesse econmico geral; O Dt Econmico s surge naquelas reas da actividade econmica em que necessrio a criao de normas jurdicas, para garantir o bom funcionamento das mesmas (Contedo); O direito econmico instrumental face ao poder poltico dominante; um ramo de Dt autnomo porque tem um objecto prprio, pois o nico ramo de direito que disciplina a actividade econmica no seu conjunto. (estuda o enquadramento jurdico do circuito econmico, os sujeitos do processo econmico e os aspectos de produo e distribuio). Tem uma funo prpria que ordenar e regular a actividade econmica no seu conjunto. Tem um fim prprio que garantir a satisfao do interesse econmico geral. Tem um contedo prprio que um conjunto de normas especficas s reas a ser reguladas. um direito disperso, pois disciplina a vida das empresas, a propriedade dos meios de produo, a actividade econmica pblica, etc. As suas normas incidem sobre fenmenos que so ncleos de outros ramos de Dt, que j so disciplinados por outros ramos; um direito quadro, pois enquadra a actividade econmica, atravs de normas que ao serem cumpridas, se realizam, deixando depois um espao jurdico para outros ramos de direito; Exige uma interdisciplinaridade interna, ou seja, para criar e interpretar o Dt Econmico necessrio conhecimento dos outros ramos de Direito; Exige uma interdisciplinaridade externa, ou seja, h necessidade de outros conhecimentos externos ao Direito; Utiliza conceitos puros de economia, o que no acontece com os outros ramos de Direito (economizao do Direito); mais concreto do que os outros ramos de direito, pois cria normas para regular certas situaes em determinadas reas, num determinado momento, com o fim de realizar o interesse econmico geral; mutvel segundo as pocas e as opes polticas. As normas do Dt econmico mudam. (ex: em 1974 nacionaliza-se e nos anos 90 privatiza-se). O Dt econmico tambm pode evoluir com o avano das tecnologias e a realidade que o prprio Dt tem que regular;
3

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

malevel e flexvel, ou seja, dada a dificuldade das leis preverem todas as situaes, todos os casos da actividade econmica, o legislador tem que utilizar conceitos indeterminados e atribuio de poderes discricionrio; Tem um amplo poder discricionrio. Ex: Certas leis podem contrariar a lei da livre concorrncia, se apesar dessa restrio surgirem algumas consequncias positivas; Com a utilizao de conceitos indeterminados e atribuio de poderes discricionrios a jurisprudncia ganha importncia neste ramo de Direito; um Direito claro; um Direito constitudo por normas pragmticas; um Direito assistido de proteco coactiva como qualquer outro Direito. DEFINIO DE DT ECONMICO: O Direito Econmico consiste num sistema de disposies jurdicas (normas e princpios com caractersticas prprias), ou na disciplina que as estuda, elaboradas pelos poderes pblicos, privados e de natureza mista, no mbito de uma funo normativa de enquadramento global da actividade econmica, ordenando-a e regulando-a para garantir o interesse econmico geral. SISTEMAS ECONMICOS: (Estruturas de enquadramento da constituio econmica) Formas tpicas e globais de organizao e funcionamento da economia, baseadas em princpios fundamentais que regem economias com estruturas diferentes. uma unidade global organizada de interpretaes entre um conjunto de elementos pessoais e materiais que desenvolvem uma srie de processos econmicos enquadrados por instituies e princpios orientadores duradouros que tem por fim resolver os 3 principais problemas econmicos (O que produzir?, como produzir? e para quem produzir?)
Concretos Sistemas econmicos Abstractos Economia planificada (centralizada) Sistema greco-latino Pr-industriais Sistema feudal Sistema urbano medieval Sistema capitalista Industriais Sistema socialista Economia de mercado (aberta)

Sistemas abstractos:
4

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

So tipos ideais de organizao da economia, que correspondem aos princpios ideais que inspiram no s a organizao, mas tambm o funcionamento da economia, para resolver os problemas do consumo, da produo e da repartio. Perante as 3 questes fundamentais da economia (O que produzir?, como produzir?, e para quem produzir?) os sistemas concretos divergem:
Produzir O qu? (consumo) Economia de mercado O consumo determinado pelos consumidores que definem as suas necessidades, Prioridades e intensidades, confrontando-as no mercado livre. A produo organizada livremente pelos agentes econmicos que escolhem as tcnicas e os bens a produzir, tendo em conta a lei da procura e da oferta no mercado livre. A repartio do produto feita atravs dos mercados de factores de produo (em que uns vendem trabalho, capital, terra ou tcnica e outros compram tais bens com as receitas da venda dos seus produtos.) Economia planificada Cabe Direco central interpretar as necessidades dos sujeitos econmicos, estabelecendo quais elas so e qual a prioridade relativa de satisfao. Cabe Direco central, atravs da planificao da economia, definir quais os bens a produzir e em que quantidades.

Como? (Produo)

Para quem? (Repartio)

A Direco central fixa as quotas de resultados de produo que so distribudas a cada sujeito econmico, a cada factor de produo, a cada regio e sector.

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

O sistema de economia planificada um modelo econmico abstracto totalmente centralizado, dependendo de um plano central obrigatrio, que constitui o seu instrumento privilegiado para a resoluo de todos os problemas econmicos fundamentais. No sistema de economia centralizada o instrumento essencial o Plano. O sistema de economia de mercado um modelo econmico abstracto totalmente descentralizado, em que a resoluo dos problemas econmicos fundamentais se passa espontaneamente, como se no houvesse Estado, atravs dos mecanismos da procura e da oferta num mercado de livre concorrncia. No sistema de economia aberta o instrumento essencial o mercado Sistemas concretos: Caracterizam-se pelas instituies fundamentais da vida econmica e social, pela tcnica dominante de produo, pelo mbil que domina o comportamento dos sujeitos econmicos. Sistema econmico feudal: Sistema econmico concreto, caracterizado por uma economia de subsistncia auto-suficiente, com trocas escassas, aproximando-se economia de direco central. Estava dependente da natureza, instituies baseadas na autoridade poltica, decises econmicas planificadas e fraca circulao de moeda. Sistema econmico urbano-medieval Caracteriza-se pela coexistncia de formas de produo primrias (agricultura, pesca, etc.) com outros sectores de produo de tipo secundrio e tercirio (indstria artesanal e comrcio). A unidade de produo desenvolvia-se na oficina urbana medieval que era criada pelo arteso. A corporao tinha um papel importante para desenvolver o papel de mestre o qual era necessrio desenvolver uma obra prima para ascender categoria de mestre. O mestre arteso dominava a actividade produtiva. Na economia urbana tende-se para uma actividade econmica livre onde o objectivo do comerciante ter o maior nmero de produtos no mercado ao mais baixo custo (busca do lucro). O sistema capitalista a partir da economia urbana medieval que se vai iniciar o capitalismo. a Revoluo Industrial que marca o triunfo do capitalismo. O capitalismo vai passar a dominar a indstria. Os artesos fecham as oficinas e passam a trabalhar nas grandes fbricas industriais como trabalhadores.
6

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

O sistema capitalista um sistema econmico concreto, que assenta no princpio da propriedade privada, no princpio da liberdade econmica, no esprito de lucro. So instituies do sistema capitalista: - Empresa capitalista O centro de produo , por regra, a empresa capitalista. A empresa um subsistema, uma organizao de factores de produo que tem por objectivo produzir bens e servios para a troca. Aparecem para realizar o mximo de lucro. o capitalista que comanda o processo produtivo; - Capital O factor de produo dominante o capital, permitindo aumentar a produtividade dos trabalhadores, confere poder ao processo da actividade econmica e vai incutir na actividade econmica um esprito de racionalidade econmica; - Mercado o instrumento de coordenao da actividade econmica. Todos os interesses so confrontados, entre empresrios, entre produtores e consumidores, e entre empregadores e empregados. Com o fenmeno da globalizao o mercado alarga a um maior nmero, a uma maior rea. - Propriedade privada Regra para haver uma economia capitalista. Poder de dispor dos bens de forma absoluta. Foi recuperada a concepo romanista individualista de utilizar, usufruir e abusar. No entanto haviam restries propriedade privada entre as quais a possibilidade de nacionalizar e a funo social de propriedade (Ex: a propriedade no pode ser abandonada). - Liberdade econmica Traduz-se na liberdade dos diferentes agentes econmicos. A liberdade da empresa que se traduz na livre escolha de poder ter iniciativa, de ter uma actividade econmica, liberdade de organizao empresarial e liberdade de contratao. A liberdade de trabalho que se traduz na possibilidade do trabalhador poder escolher livremente a actividade. Existncia de um salrio mnimo e segurana social. O trabalhador a parte fraca na negociao das clusulas de trabalho. A liberdade de consumo ou liberdade do consumidor que permite o livre funcionamento dos mercados. - Mentalidade ou esprito capitalista O empresrio pretende obter o mximo lucro. O trabalhador busca o mximo salrio. O consumidor pretende obter os produtos ao mais baixo custo. O esprito de competio de todos os intervenientes no mercado faz com que se crie uma economia caracterizada por inovao constante. A investigao e o desenvolvimento econmico andam intimamente ligados. Forma econmica:
7

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

uma qualificao de um sistema econmico, que designa os modos tpicos de formao de um determinado sistema, diferenciados com vrios critrios: - Forma e dimenso da unidade de produo; - Tcnicas de produo; - Organizao dos sujeitos econmicos; - Modo de coordenao; - Relao entre o Estado e a actividade econmica. Atravs dos tempos o capitalismo apresenta diversas formas: Capitalismo liberal (Adam Smith) - Antes do sculo XX, caracterizado pela liberdade individual, defesa da propriedade privada, liberdade econmica, livre concorrncia, condies infra-humanas dos trabalhadores; Capitalismo ps-liberal - Incio do sculo XX, caracterizado por uma interveno do Estado, hetero-regulao pblica do mercado, restrio de liberdades econmica (nacionalizaes/privatizaes) e restrio liberdade de organizao, o objectivo do gestor j no o lucro, mas sim aumentar o seu poder, enquanto que o objectivo accionista que o lucro; Liberalismo com cariz social - Ps 1 Guerra Mundial, caracterizado por uma auto-gesto, movimentos sindicais, cooperativos, e sociais; Estado Providncia - as actividades produtivas de servios aumentam em detrimento da indstria, desenvolvimento das prestaes do Estado de forma gratuita ou quase (medicina, habitao, educao gratuita, cultura, desporto, ...). Esta forma de capitalismo apareceu com a asceno ao poder de governos sociais democratas, influenciada pelo pensamento Keynesiano sobre as polticas de interveno e despesa a favor dos desfavorecidos e pelo crescimento econmico durante 30 anos at meados dos anos 70. A ruptura do Estado - Providncia surgiu em 1973 com os preos dos combustveis a triplicar devido ao facto dos pases produtores de petrleo terem formado um cartel. Neo-liberalismo (Margaret Tatcher) Caracterizado pela existncia de privatizaes, liberalizao das actividades econmicas, abertura dos sectores da actividade econmica, desregulamentao dos mercados, teoria globalizante; 3 Via (Tony Blair) - Tentativa de conciliao entre a velha socialdemocracia e o movimento neo-liberal. Regimes econmicos
8

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Traduz a relao entre as formas diversas como o poder poltico se articula com a realidade econmica. No sistema capitalista distingue-se 3 modelos de regimes econmicos: Abstencionismo Caracteriza-se pela liberdade econmica dos sujeitos, e liberalizao do Estado. O poder poltico no intervm na actividade econmica; Intervencionismo caracteriza-se pela interveno do Estado para corrigir e defender o funcionamento do sistema e no para dirigir ou orientar. O poder poltico tenta alterar o comportamento dos agentes econmicos; Dirigismo - caracteriza-se pela procura do Estado em dirigir a economia, sem suprimir as instituies e os princpios bsicos da economia de mercado. Ex: Alemanha (Nazismo), Itlia (Fascismo), Portugal (Corporativismo). Sistema socialista um sistema econmico concreto, que se caracteriza essencialmente pela apropriao pblica dos meios de produo, pelo desaparecimento tendencial da propriedade e da iniciativa privada capitalista, pela gesto administrativa da economia, pela subordinao da actividade econmica ao plano. So Instituies fundamentais do sistema socialista: Capital - Forte criao de capital atravs de uma economia baseada na industrializao macia e intensa (energia, siderurgia e armamentos); Propriedade pblica - Propriedade colectiva dos meios e bens de produo; Nacionalizaes/expropriaes Nacionalizao de empresas e expropriao de terrenos; Iniciativa econmica pblica - O funcionamento da economia dependia de uma mquina administrativa autoritria e centralizada. Os bens de produo vo ser administrados por gestores do Estado; Empresas pblicas; O plano - Conjunto de previses da evoluo da economia e de decises acerca do que vai ser produzido, do que h-de ser consumido ou investido, etc., num dado perodo; Liberdade econmica Havia liberdade de trabalho e liberdade de consumo; Mentalidade socialista - Numa economia socialista o fim a atingir a mxima produo para atingir o mximo de satisfao. O socialismo entende que a mais valia incorporada pelo trabalho que permite a existncia dos juros, rendas e lucros. Assim acabando com a
9

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

propriedade privada os juros, as rendas e os lucros pertenceriam ao Estado, sendo que o nico tipo de rendimento no socialismo era proveniente dos salrios. O que marca a essncia do socialismo a maneira como reparte os rendimentos, s atravs de uma maneira os salrios. H dois sistemas socialistas: Socialismo planificado (colectivismo marxista) - prprio de uma forma totalitria da sociedade So caractersticas do socialismo planificado o relevo do capital, a apropriao pblica dos meios e bens de produo, a iniciativa pblica, gesto administrativa, centralizada e autoritria da economia, papel nuclear e imperativo do Plano centralizado, planificao do processo produtivo (o trabalho limita-se ao trabalho e ao consumo). O esprito socialista baseia-se na mxima produo para a mxima satisfao das necessidades. Socialismo autogestionrio (Tito na Jugoslvia) - era um socialismo de mercado, baseado na autogesto como princpio geral da economia. A autogesto como critrio geral de funcionamento da economia de "socialismo de mercado". Este modelo era caracterizado pelo facto da propriedade continua a ser pblica e o plano central continua a ser imperativo, a indstria foi o motor de desenvolvimento da economia, propriedade social dos meios de produo, ou seja, a posse, funo e gesto dos meios de produo caberiam aos trabalhadores, iniciativa auto-gestionria, ou seja, grande autonomia s unidades de trabalho que se encarregavam da produo, empresas autogeridas, ou seja, plano fortemente descentralizado, pequenas unidades de produo, descentralizadas e individuais, processo produtivo principalmente condicionado pelo mercado, introduo da moeda, liberalizao de preos, acumulao de excedentes, capitalizao dos planos da empresa. Pensamento marxista: O objectivo era a igualdade, cada um deveria receber conforme o seu trabalho. No entanto nem todas trabalham de forma igual e nem todas tm as mesmas necessidades. S existe verdadeira igualdade quando todos tiverem as suas necessidades igualmente satisfeitas. A aposta na planificao visava acabar com os desperdcios. A economia capitalista tinha 4 tipos de rendimentos provenientes do capital (juros), dos recursos (rendas), dos empresrios (lucros) e do trabalho (salrios). CONSTITUIES ECONMICAS:

10

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

o conjunto de preceitos e instituies jurdicas fundamentais que definem o regime jurdico do sistema econmico vigente. As Constituies econmicas podem ser de diversos tipos: Quanto estrutura: Em sentido formal - conjunto de normas e princpios jurdicos sobre o essencial da actividade econmica desenvolvida pelos indivduos, pelas pessoas colectivas ou pelo Estado plasmados no texto da Constituio do Estado. Em Sentido material - Ncleo essencial de normas jurdicas que regem o sistema e os princpios bsicos das instituies econmicas, quer constem ou no do texto constitucional. o conceito de constituio econmica em sentido material que nos interessa, porque permite a integrao de um conjunto de leis, que so fundamentais na definio da ordem jus-econmica, tais como as leis da concorrncia ou as leis que regulam a actividade especfica de determinados sectores da economia. Em sentido real - a noo de constituio econmica material, integra os aspectos relacionados com a aplicao e interpretao das prprias normas pela Administrao Pblica, pelos Tribunais e pela sociedade no seu conjunto. Quanto forma jurdica Explcitas - as constituies econmicas que se traduzem na formalizao de um conjunto de princpios e normas que tendem a caracterizar o sistema econmico na sua globalidade, com objectivos de orientao dos seus agentes, de enquadramento das instituies da economia e definio dos fins e programas de evoluo do sistema econmico. Implcitas - uma ordem jurdica da economia, incorpora sempre uma "constituio econmica", de cujos princpios essenciais decorre, ou com os quais dever ser minimamente coerente. Quanto ao contedo econmico Capitalistas Podem ser liberais, intervencionistas ou dirigistas. Tm como caractersticas a liberdade de iniciativa, de empresa, de trabalho e de consumo; propriedade privada como princpio e instituio fundamental; o mercado como instrumento de regulao da economia; a absteno do Estado ou interveno correctiva. Socialistas Podem ser centralizadas, autogestionrias. Tm como caractersticas a iniciativa pblica, a apropriao colectiva dos meios de produo; a gesto administrativa da economia.
11

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Mistas Podem ser aquelas que tomam por base a economia de mercado ou aquelas que procuram estabelecer uma economia baseada na interveno do Estado. Tm como caractersticas a combinao entre a liberdade de iniciativa privada com a liberdade de iniciativa pblica e social; a tentativa de combinao do planeamento com o mercado; a definio de regimes diversos em relao interveno do Estado. Quanto ao enquadramento poltico Regimes democrticos Regimes autocrticos autoritrios ou totalitrios. Quanto ao modo de regulao do sistema Estatutrias - garantir a ordem econmica existente Programticas - programa poltico-econmico visando reformar a ordem econmica existente. Directivas - no se limitam a reformar a ordem econmica existente, mas dirigem o legislador num certo sentido. Funo das constituies econmicas - Garantia dos direitos, liberdades e garantias no domnio econmico; - Delimitao dos poderes do Estado, das entidades menores e dos grupos sociais no domnio econmico; - Delimitao de objectivos scio econmicos a prosseguir pelo Estado ou por outras entidades; - Definio dos elementos jurdicos do sistema econmico e do regime econmico, bem como dos princpios gerais da ordem jurdica econmica; - Formulao de tarefas econmicas gerais do Estado e de critrios jurdicos para seleco dos objectivos da poltica econmica; - Definio de modelos de reformas estruturais (reforma fiscal, descentralizao, etc.; - Formulao de um processo de evoluo histrica que visa a construo de novos sistemas econmicos; A evoluo das constituies econmicas em Portugal Trs grandes fases das constituies econmicas modernas: - Liberalismo - 1822-1926 (com breve interregno entre 1826-1834) - Corporativismo - 1933-1974 - Fase actual A Constituio de 1822 - Revela uma filosofia individualista, de um liberalismo embrionrio, que consagrava a liberdade, a segurana e a propriedade, princpios
12

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

caracterizadores do capitalismo liberal, que, no entanto, so aqui concebidos de forma muito geral e abstracta; Os exerccios dos direitos de cidadania so limitados subsistncia econmica. As Cortes tm competncia para as matrias financeiras pblicas e para a administrao dos bens nacionais. Os municpios tm competncia para regular a actividade econmica. Constituio de natureza conservadora, explicada pela composio sociolgica das Cortes e dos seus principais apoiantes no pas. A Constituio de 1933 Vai romper com o capitalismo liberal e com os princpios de livre funcionamento do mercado; Reconhecimento expresso do papel central do Estado na promoo da ordem econmica; Constituio corporativa, voluntarista e de tipo programtica, marcada por um regime econmico fortemente dirigista, que no pretende suprimir as instituies da economia de mercado, mas "apenas" coordenar e regular superiormente a vida econmica; Dirigismo estatal autoritrio, de ideologia anti-liberal, mas no totalmente anti-capitalista; A iniciativa privada respeitada (a dos grandes grupos econmicos) Proteccionismo administrativo e condicionalismo industrial; Constituio pragmtica, pois tem como objectivo a reestruturao da ordem econmica, funcionando como instrumento da mutao da ordem scio-econmica; O princpio da subsidariedade da interveno do Estado na actividade econmica privada, s funcionava ao nvel da interveno directa; Ao nvel da interveno indirecta o Estado era omnipresente. O Estado rejeita a livre concorrncia no mercado e aceita e a propriedade privada; O Estado queria uma economia regulada pelas corporaes.

Princpios estruturantes da constituio de 1933 - Primado da economia nacional corporativa; - Primado da funo social da propriedade, dos meios econmicos e da harmonia de interesses; - Princpio da estrutura orgnica da sociedade; - Regulamentao da economia atravs do entendimento entre os parceiros sociais no seio dos organismos corporativos, e no atravs da livre concorrncia; - Subordinao das instituies capitalistas a objectivos nacionais;
13

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

- Integrao dos sindicatos na ordem corporativa, proibio da greve e do lock-out. A constituio de 1976 - Revogao imediata da parte econmica da CRP de 1933, em 1974; - Seguiram-se 2 anos sem Constituio Econmica de 1974 at 1976; - Sucedem-se as nacionalizaes, expropriaes e ocupaes neste perodo pr-constitucional; - Promulgao da CRP em 1976, por uma Assembleia Constituinte, constituda em 1975 e onde participaram todos os principais partidos polticos com uma predominncia do partido socialista; - Constituio com carcter compromissrio; - Influncia do M.F.A.; - Texto ps-revolucionrio: - A 1 reviso em 1982 consagrou o fim do processo revolucionrio, democratizao do regime poltico. A 2 reviso em 1989 alterou a constituio econmica, duplo esvaziamento do S.Pblico. A 3 reviso em 1992 alterou legislao para conformidade com o Tratado de Mastricht. A 4 reviso em 1997 consagrou uma alterao de natureza poltica e pouco de natureza econmica. A 5 Reviso em 2001 consagrou o alargamento da U.E.. Arts. 1 e 2 - Princpios fundamentais de respeito pela pessoa humana. - Carga ideolgica muito forte ( ditadura da classe trabalhadora) - Transio para o socialismo. Art. 9 alnea c) - Tarefa fundamental de socializar os meios de produo e a riqueza. - Abolir a explorao e a opresso do homem pelo homem. Art.10 n 2 - Desenvolvimento pacfico do processo revolucionrio. - Apropriao colectiva dos principais meios de produo. Art. 51 n 3 - Direito liberdade de trabalho. Art. 62 - Dt. propriedade privada e sua transmisso em vida ou por morte. Art. 80 e 81 - Fundamento da organizao econmico-social. - Desenvolvimento das relaes de produo socialistas. - Impedir a formao de monoplios atravs de nacionalizaes
14

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Art. 83 - Princpio da irreversibilidade das nacionalizaes efectuadas depois do 25 de Abril. Art. 85/1/2/3 - Direito iniciativa econmica privada, enquanto instrumento do progresso colectivo, em subordinao CRP, lei e ao Plano; - A CRP impunha a vedao dos sectores bsicos iniciativa privada (act. financeira, sector das industrias de base, servios pblicos, etc.); - O Estado abria a possibilidade de intervir na gesto de empresas privadas, que guardavam o seu estatuto privado (Empresas intervencionadas). Art. 89 e 90 - A coexistncia entre sector pblico, cooperativo e privado da economia, subsistiria apenas na fase de transio para o socialismo. Art. 91 e 92 - Objectivos do plano; - O Plano tem carcter imperativo para o sector pblico estadual; - O Plano define o enquadramento a que ho-de submeter-se as empresas dos outros sectores. Arts. 96 e 97 - A reforma agrria um dos instrumentos fundamentais para a construo da sociedade socialista (a terra a quem a trabalha). Dto de propriedade privada: - Aquisio dos ttulos de propriedade; - Usar e fruir; - Alienar; - Dt de no ser privado dos seus bens com excepo para as nacionalizaes e expropriaes; - O direito de propriedade um direito de natureza anloga (art 17) Dt de Iniciativa privada - Aceder, ou escolher as actividades econmicas - Organizao e gesto - Liberdade de contratao ASPECTOS A TER EM CONTA NA VERSO ORIGINRIA DA CRP (1976): A Constituio de 1976 consagra dois modelos: - Modelo imediato (capitalismo): Uma ordem jurdica integrada pelas instituies tpicas do capitalismo e um forte peso do sector pblico, resultante das nacionalizaes, mas de dimenso idntica dos outros pases ocidentais. - Modelo mediato (socialismo):
15

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

A consagrao do socialismo autogestionrio como modelo final a alcanar pela sociedade portuguesa. Lgica da concepo: - A aceitao de uma economia capitalista no imediato; - A vinculao do povo portugus a um fim: a transio para o socialismo; - A liberdade de meios: prevalecia o princpio democrtico. Sectores de propriedade (art 89): Haviam sectores vedados iniciativa privada que deveriam ser desenvolvidos pelo prprio Estado. A Lei 46/77 definia quais os sectores vedados de entre os quais se destacam: a actividade bancria e seguradora, a produo, transporte e distribuio de electricidade, gs, gua e comunicaes, os transportes ferrovirios, transportes colectivos, explorao de portos maritimos e aeroportos, a indstria de armamento, petroqumica, adubeira e cimenteira. Existncia de 3 sectores para a fase de transio com tendncia para o desaparecimento do sector pblico: Sector pblico (lgica do interesse pblico) No sector pblico empresarial a propriedade e a gesto tm de ser obrigatriamente pblicas. Este sector constitudo por 3 subsectores: O subsector Estadual, Regional e Local (subsector pblico): - Propriedade e gesto pblica; - Tipos de empresas: Empresas Pblicas (EP), soc. de capitais pblicos (SA), soc. de economia mista controlada, organizaes empresariais sem personalidade jurdica prpria; - Exemplos de empresas deste subsector: Servios municipalizados; O subsector autogestionrio: - Propriedade pblica e gesto colectiva dos trabalhadores; - Tipos de empresas: Empresas auto-geridas; - Exemplos de empresas deste subsector: Empresas em auto gesto. O subsector comunitrio: - Propriedade pblica ou comunitria e gesto efectuada pelas Comunidades locais; - No constituem organizaes empresariais; - Exemplos de empresas deste subsector: Moinhos, baldios, eiras, etc. Sector cooperativo (lgica de cooperao e interajuda): - Propriedade pblica, privada ou da cooperativa; - A gesto feita pelos cooperantes, tendo estes que obedecer aos princpios cooperativos, caso contrrio passa a funcionar como as sociedades comerciais passando a pertencer ao sector privado;
16

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

- So princpios cooperativos o princpio democrtico (a cada scio corresponde um voto), princpio daporta aberta (livre entrada e sadados scios) e distribuio dos excedentes em funo do valor com que cada scio colocou na cooperativa; - Tipos de empresas: Cooperativas; - Exemplos de empresas deste sector: cooperativas vinculas ou agrcolas. Sector Privado (lgica do lucro): - Propriedade e gesto privada, sendo que para pertencer ao sector privado basta que a propriedade ou a gesto sejam privadas; - Tipos de empresas: soc. capitais privados, soc. de economia mista participada, empresas de capitais privados intervencionadas, meios de produo pblicos concessionados a privados, meios de produo detidos por cooperativas que no respeitaram os princpios cooperativos; - O sector privado definido pela via negativa, ou seja, privada se no couber nos outros sectores. Nacionalizaes e expropriaes: Enquanto que a nacionalizao (arts. 82/1 e 83 CRP 1976) um acto poltico efectivado por lei que incide sobre todos os tipos de bens, nomeadamente sobre meios ou unidades de produo. A expropriao (arts. 62/ 2 e 82/2 CRP 1976) um acto administrativo que incide exclusivamente sobre bens imveis. A nacionalizao pode ser considerada inconstitucional, enquanto que a expropriao pode ser considerada invlida. As nacionalizaes quanto ao objecto podem ser: - Nacionalizao de sectores de actividade econmica Implica a nacionalizao de todas as empresas que a actuarem. Ex: nacionalizao do sector da energia elctrica. Em Portugal o sector bancrio foi quase todo nacionalizado, no entanto no houve um sector nacionalizado na totalidade apesar de haver sectores em que quase todas as empresas foram nacionalizadas. - Nacionalizao de empresas: O Estado passa a ser proprietrio dos bens de produo da empresa, todo o patrimnio transferido para o Estado. Sem rgos para gerir e sem patrimnio a empresa extinta por fora da lei que determinou a nacionalizao. Os scios da empresa tm direito a uma indeminizao correspondente ao valor das suas aces. Em 1976 a maior parte das empresas nacionalizadas pelo Estado passaram a ser geridas pelas EP`s. - Nacionalizao de participaes sociais:
17

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

O Estado opta por nacionalizar apenas uma parte da empresa. A empresa mantm-se e o Estado passa a ser scio da empresa dando origem a uma sociedade mista ou controlada se o Estado detiver a maioria do capital ou participada se o capital for menor. - Nacionalizao de bens do activo da empresa: nacionalizado apenas uma parte do activo da empresa. A empresa continua a existir, mas com o seu patrimnio empobrecido, logo tem que ser indeminizada. Outra classificao: - Nacionalizaes directas: Quando o Estado tem o objectivo de atingir ddirectamente uma determinada empresa. - Nacionalizaes indirectas: Quando por consequncia da nacionalizao de uma empresa, outra empresa cai na esfera econmica do Estado, por aquisio de partes, mesmo se tal no era a vontade inicial do Estado. NOTA: A indeminizao justa tinha que ser prvia (antes da expropriao no momento da mesma), integral (cobrir integralmente o valor do bem que perdido) e efectiva. Indeminizao justa expropriaes / indeminizaes adequadas nacionalizaes. Princpio da irreversibilidade (Art. 83 CRP de 1976) Este princpio vigorou at Constituio de 1989. A regra era a de que as nacionalizaes eram irreversveis no entanto havia uma excepo prevista no n 2 do art 83 da mesma Constituio em que era permitidaa privatizao desde que cumprissem de forma comulativa esses requisitos. PRINCIPAIS ALTERAES COM A REVISO DE 1982: Neutralizao ideolgica - Manuteno dos objectivos da transio para o socialismo (art 2), transformao numa sociedade sem classes (art 1) e abolio da explorao e da opresso do homem pelo homem (art 9/d) - Substituio da expresso exerccio do poder democrtico pelas classes trabalhadoras pela expresso interveno democrtica dos trabalhadores (art 80/f). - Eliminao de expresso relaes de produo O fim do processo revolucionrio - A extino do Conselho de Revoluo. - A eliminao do poder poltico revolucionrio e a democratizao plena do regime poltico (art 10).
18

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

- O reforo do sector privado definido em segundo lugar e pela via positiva (art 89) - Consagrao do princpio da coexistncia dos trs sectores (art 89/1; 80/c). Substituio do princpio do predomnio da propriedade social pelo princpio do desenvolvimento da propriedade social (art 80/e) Substituio do objectivo das unidades de produo do sector pblico estadual para formas de autogesto, pelo objectivo da co-gesto (art 90/3) Manuteno da garantia do sector pblico estadual - Manuteno do princ. da irreversibilidade nas nacionalizaes (art 83) - Manuteno do objectivo da apropriao colectiva dos principais meios de produo (art 80/c) - Manuteno dos sectores reservados iniciativa pblica (art 85/3 e Lei 46/77) Reduo da reforma agrria a um do instrumentos da realizao dos objectivos da poltica agrcola instrumento de realizao do socialismo, antes (art 96/2) O reforo da propriedade privada - Restrio da possibilidade de no pagamento de indemnizao ao caso da expropriao por abandono injustificado - Eliminao do rendimento mximo nacional (art 107/1) O reforo da iniciativa privada - Insero entre os direitos fundamentais, a par da iniciativa cooperativa e da iniciativa auto gestionria (art 61) - Eliminao da subordinao do seu exerccio ao plano A proteco dos consumidores atravs do reconhecimento de direitos (art 110) Afirmao expressa do carcter meramente indicativo do plano para os sectores pblico no estadual, privado e cooperativo (art 92/2) Implicaes em termos de sistema econmico consagrado - Reforo das instituies capitalistas - Manuteno do objectivo do socialismo - Maior indefinio de contornos do socialismo final - Eliminao do caminho revolucionrio

PRINCIPAIS ALTERAES COM A REVISO DE1989: Descarga ideolgica


19

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

- Substituio do objectivo da transio para o socialismo pelo objectivo da realizao de uma democracia econmica, social e cultural (art 2) - Substituio do empenhamento na transformao numa sociedade sem classes, pelo empenhamento na construo de uma sociedade livre, justa e solidria (art 1) - Manuteno da tarefa de promover o bem-estar e a qualidade de vida e a igualdade real, e fim da tarefa estadual de abolir a explorao a opresso do homem pelo homem (art 9) Duplo esvaziamento do sector pblico - Sada do subsector autogestionrio e comunitrio (art 82/2) - Substituio do princpio da irreversibilidade pelo princpio da reprivatizao de empresas antes nacionalizadas (art 85) Triplo esforo do sector privado - Possibilidade de receber empresas atravs das reprivatizaes - Possibilidade de criar empresas em reas antes vedadas (alteraes em Lei 46/77 Lei de delimitao dos sectores vedados iniciativa privada, a qual faz parte da constituio econmica em sentido material) - Diminuio da possibilidade de perder empresas pela substituio do princpio da apropriao colectiva dos principais meios de produo pelo princpio da apropriao colectiva de meios de produo de acordo com o interesse pblico (art 80/c; 83) Reunio da propriedade social num s sector (art 82/4) e supresso do objectivo do seu desenvolvimento. Fim da reforma agrria e adeso poltica agrcola comum Paridade de reconhecimento dos direitos do consumidor com direitos de outros agentes econmicos (trabalhadores, empresrios, simples proprietrios) com a sua insero entre os direitos fundamentais (art 60) Consolidao do mercado como instrumento base de coordenao da actividade econmica ou o fim da imperatividade do plano (art 91) Criao de uma economia concertada. - Extino do Conselho Nacional do Plano e criao do Conselho Econmico-social (art 95) Implicaes em termos de sistema econmico consagrado - O sector privado tornado regra, a perda da importncia real do sector pblico, ou o triunfo da lgica capitalista - O reconhecimento terico, por um lado, da falncia do planeamento e, por outro, dos mritos da concertao, ou o triunfo da economia do mercado (economia de mercado concertada entre os parceiros sociais) - O fim do socialismo A REVISO CONSTITUCIONAL EXTRAORDINRIA DE 1992
20

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Razes desta reviso extraordinria - A necessidade de ratificao para a entrada em vigor do tratado de Maastricht pelos Estados que o aprovaram - A incompatibilidade com a Constituio - A criao de um Banco Central Europeu com competncia exclusiva para a elaborao e execuo de uma poltica monetria nica - A colaborao dos bancos centrais nacionais (que integram o SEBC) As principais alteraes A alterao do art 105 sobre a competncia do Banco de Portugal As implicaes em termos de modelo econmico perfilhado A aplicao directa do direito comunitrio e a sua primazia sobre o direito comum interno, incluindo a Constituio As implicaes do Tratado de Maastricht ao nvel da Constituio econmica europeia Concluso A reviso das constituies nacionais como prius para a entrada em vigor da reviso dos tratados comunitrios ou o implcito reconhecimento dos tratados como autentica constituio europeia. A entrada pela porta comunitria de alteraes fundamentais constituio econmica portuguesa. A perda pelo Estado portugus de dois importantes instrumentos de poltica econmica (poltica monetria e cambial) e a reduo da margem de manobra nas restantes polticas econmicas, em especial na poltica oramental. A subordinao do Estado portugus a evidentes princpios liberais nas polticas monetria, cambial e oramental.

AS PRINCIPAIS ALTERAES COM A REVISO DE 1997 Retraco da iniciativa pblica empresarial e liberalizao de actividades econmicas bsicas. Passou a ser possvel a no vedao a qualquer sector, ou seja, a abertura a qualquer sector iniciativa privada; - A substituio da obrigao de reservar sectores bsicos para a iniciativa pblica pela faculdade de os reservar ou no (art 86/3) Reforo da iniciativa privada - A ascenso da liberdade da iniciativa privada a expresso princpio fundamental de organizao econmica (art 80/c) - A obrigao do Estado incentivar a actividade empresarial privada (art 86/1)

21

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Reforo da regulao pblica - Para assegurar o funcionamento eficiente dos mercados (art 81/e) - Para garantir o cumprimento das obrigaes legais, em especial por parte das empresas que actuam em sector bsicos (art 80/1) Acentuao da diversidade da estrutura da propriedade dos meios de produo - Alargamento do sector econmico e social com o sub sector de solidariedade social (art 82/4/d) - Qualificao expressa da economia portuguesa como economia mista (art 80/c) Implicaes em termos de modelo econmico consagrado - Reforo de base capitalista como motor da economia, pelo apoio directo ao sector privado e pela criao da possibilidade de esvaziar o sector pblico empresarial - Tentativa de criar contrapesos base capitalista, atravs do apoio a iniciativas de lgica alternativa (ou o estmulo ao 3 sector) - Reconhecimento da crescente necessidade do Estado regulador para contrabalanar o crescente desaparecimento do Estado empresrio - A integrao constitucional europeia com a adeso total ao modelo de economia de mercado aberto e livre concorrncia resguardando a diversidade dos tipo de propriedade, j que o Tratado das Comunidades Europeias neutro nessa matria (art 222 TCE) - Se as outras revises constitucionais clarificaram o sistema econmico, esta clarificou, sobretudo o regime. Concluso - Em 1989 ficou clarificado o sistema capitalista. Em 1997 a preocupao foi aclarar o regime econmico; - Por um lado, reforou-se a base capitalista como motor da economia (sector privado e empresa privada); - Por outro lado, tentou criar-se contrapesos para esta base capitalista (iniciativas do 3 sector); - Por outro lado, o reconhecimento do Estado regulador para contrabalanar o crescente desaparecimento do Estado empresrio; - Aproximao do modelo comunitrio que veio clarificar o papel do Estado. VERSO ACTUAL DA CONSTITUIO (2001): Modelo Constitucional da sociedade consagrado (arts 1 e 2): - Sociedade baseada na dignidade da pessoa humana, assente na liberdade, justia e solidariedade; - Realizao de uma democracia econmica, social e cultural.
22

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Posio jurdica e econmica dos cidados: Numa sociedade que se quer livre, justa e solidria a Constituio consagra: Direitos e deveres econmicos, direitos fundamentais de natureza econmica tais como o Dt ao trabalho (art 58), Dt dos trabalhadores (art 59), Dt dos consumidores (art60), Dt dos empresrios (Dts de iniciativa econmica). O Dt iniciativa econmica pode ser do tipo privada, cooperativa ou autogestionria e contempla a liberdade de acesso, de desenvolver actividades econmicas, de organizao e de gesto. Os direitos econmicos so direitos anlogos aos Direitos, Liberdades e Garantias porque so direitos negativos tais como os DLG`s em que o Estado nada pode fazer, no se pode exigir ao Estado a concretizao destes direitos. Tal como os DLG`s, estes direitos s podem ser restringidos nos casos expressamente previstos na lei em que se torna necessrio para salvaguardar outro direito ou interesse constitucionalmente previsto, devendo respeitar o princpio da proporcionalidade. Posio jurdica e econmica do Estado: A Constituio consagra tarefas fundamentais que o Estado tem que desempenhar (art 9), bem como as suas incumbncias prioritrias (art 81) e outros objectivos a cumprir (arts 93, 99, etc.). As principais funes, de natureza econmica e social, que o Estado deve assumir so: - Tem uma funo ordenadora da actividade econmica, na medida em que cria as leis fundamentais, de acordo com as quais se deve desenvolver a actividade econmica; - Tem uma funo reguladora, na medida em que adopta medidas que tenham em vista corrigir ou alterar aquilo que seria o comportamento dos agentes econmicos, no sentido de garantir o bem-estar econmico geral; - Tem uma funo prestadora, na medida em que garante a educao, sade, etc, uma garantia de bem-estar; - Tem uma funo empresarial, assumindo o papel de agente econmico. Princpios essenciais em que assenta a organizao e o funcionamento da economia portuguesa: Princpio da subordinao do poder econmico ao poder democrtico (art 80) - Participao ou interveno dos interessados (trabalhadores, consumidores) em todas as instncias do Governo da Economia (Empresa, rgos de consulta da poltica econmica e social Conselho Econmico-Social);
23

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

- Controlo pblico do poder econmico privado, impedindo-o de se tornar um poder que interfira nas decises polticas. Princpio da coexistncia dos sectores pblico, privado e cooperativo e social (art 80) - Garantia da existncia dos 3 sectores em que assenta a economia portuguesa; - Impede o legislador ordinrio de extinguir qualquer um dos 3 sectores; - Limite material de reviso constitucional (alnea f) art 288) Princpio da alternatividade de apropriao pblica e privatizao dos meios de produo - Tanto se podem fazer nacionalizaes como privatizaes desde que seja de acordo com o interesse pblico (art 83 e alnea d) art 80); - Grande abertura da Constituio em relao s nacionalizaes e privatizaes tendo como critrio e limite o interesse pblico; - O Tratado da Unio Europeia em nada prejudica o disposto nos estados membros em relao propriedade dos meios de produo, sendo que obriga ao princpio de igualdade de tratamento entre empresas pblicas e privadas. Princpio da compatibilidade das iniciativas econmicas empresariais pblicas, privadas, cooperativas e autogestionrias (art 61) - Pode-se fazer tudo o que no seja proibido (possibilidade de vedao de sectores) princpio da liberdade; - A base da nossa economia a iniciativa privada; - Quando se fala em iniciativa pblica advm que o Estado s pode actuar quando para tal estiver autorizado ou quando tal se justifique. O Estado no totalmente livre. Princpio da complementaridade da autoregulao da economia pelos princpios de mercado com a heteroregulao pblica e autoregulao corporativa - A regra a autoregulao natural (mercado), mas h heteroregulao pblica (artificial) e autoregulao corporativa (artificial) Ex: Ordem dos advogados. - H competncias reguladoras que passaram do Estado para a Comunidade Europeia (princpio da comunidade aberta e de mercado). Princpio da concertao econmica e social (art 90) Princpio de uma economia mista de bem-estar - Esta economia no dispensa uma componente forte de bem-estar;
24

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

- Esto consagrados Dtos econmicos sociais e culturais aos cidados e impostas tarefas e incumbncias ao Estado; - O Estado tem uma funo prestadora; - reforado o Estado Providncia; - Proibio da revogao simples, ou no substitutiva, de normas ordinrias implementadoras de preceitos constitucionais no exequveis por si mesmo. Significa que as disposies ordinrias constituidoras de normas de bem-estar no podem ser revogadas sem serem substitudas; - Em caso de pluralidade de sentidos de uma norma concretizadora das normas ou incumbncias de bem-estar deve-se dar preferncia interpretao conducente mxima efectividade; - Qualquer retrocesso na implementao jurdica de um determinado grau ou substituio de bem-estar devesersempre justificado sob pena de inconstitucionalidade (princpio da proporcionalidade). Relaes econmicas com o exterior: *

25

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

CONCLUSES: - uma constituio aberta, onde so possveis vrias opes dando amplas liberdades ao legislador ordinrio e ao Governo para conduzir a poltica econmica; - So garantidos diversos sectores comlgicas diferentes; - So garantidas diversas iniciativas econmicas; - uma economia de base capitalista (base privada, iniciativa privada, mercado), mas com interveno do Estado (Empresa pblica, iniciativa pblica, plano), gerando uma economia mista; - Consagra um regime intervencionista (funo prestadora com uma componente fortede bem-estar.

26

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

27

S-ar putea să vă placă și