Sunteți pe pagina 1din 22

Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE e-ISSN: 2176-0756 DOI: http://dx.doi.org/10.5585/riae.v10i1.

1717 Organizao: Comit Cientfico Interinstitucional Editor Cientfico: Benny Kramer Costa Avaliao: Double Blind Review pelo SEER/OJS Reviso: Gramatical, normativa e de formatao.

UMA AVALIAO DA PRODUO ACADMICA BRASILEIRA RECENTE SOBRE CLUSTERS DE NEGCIOS

AN ASSESSMENT OF ACADEMIC PRODUCTION OF RECENT BUSINESS CLUSTERS IN BRAZIL

UNA EVALUACIN DE LA PRODUCCIN ACADMICA BRASILEA RECIENTE SOBRE CLUSTERS DE NEGOCIOS

Joo Paulo Lara de Siqueira Doutor em Administrao pela Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade FEA/USP Professor do Programa de Mestrado em Administrao da Universidade Paulista UNIP E-mail: jp_unip@hotmail.com (Brasil)

Daniel Portillo Serrano Mestrando do Programa de Mestrado em Administrao da Universidade Paulista UNIP Professor de Marketing e Estudos de Comportamento do Consumidor na Faculdade ENIAC E-mail: danielserrano@uol.com.br (Brasil)

Irene Pereira de Oliveira Stenzel Rimonato Mestranda do Programa de Mestrado em Administrao da Universidade Paulista UNIP Professora da Universidade Nove de Julho UNINOVE E-mail: irenepo@ig.com.br (Brasil)

Regina Tartareli Mestranda do Programa de Mestrado em Administrao da Universidade Paulista UNIP E-mail: reginatartareli@ig.com.br (Brasil)

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

56

Uma Avaliao da Produo Acadmica Brasileira Recente Sobre Clusters de Negcios. UMA AVALIAO DA PRODUO ACADMICA BRASILEIRA RECENTE SOBRE CLUSTERS DE NEGCIOS

RESUMO Geralmente os pesquisadores enfrentam dificuldades para identificar os principais autores e textos do tema pelo qual se interessam, principalmente no caso de reas ainda no muito consolidadas, como o caso dos clusters de negcios. Este trabalho teve como objetivo identificar os autores nacionais mais importantes de artigos recentes sobre clusters de negcios em termos de volume de produo e nmero de citaes e quais os autores estrangeiros que mais influenciam a pesquisa brasileira nessa rea. Isso foi feito com uma amostra da literatura de interesse constituda pelos artigos apresentados no Enanpad e no Semead no perodo de 1997 a 2008 e com a utilizao da bibliometria, uma tcnica quantitativa e estatstica de medio dos ndices de produo e disseminao do conhecimento cientfico. Os resultados indicaram que Toledo, Szafir-Goldstein e Cmara so os autores mais produtivos, que os autores nacionais mais citados so Casarotto Filho, Pires, Amato Neto, Toledo e Zaccarelli e que os autores estrangeiros mais citados so Porter e outros, ligados rea da economia. O estudo sugere que a produo nacional de literatura sobre clusters encontra-se mais dispersa do que a de outras reas do conhecimento. Palavras-chave: Clusters; Bibliometria; Estratgia.

AN ASSESSMENT OF ACADEMIC PRODUCTION OF RECENT BUSINESS CLUSTERS IN BRAZIL

ABSTRACT Researchers often face difficulties when identifying the principal texts and authors in a field of knowledge of interest to them, especially in areas that are not consolidated, as in the case of business clusters. This studys objective is to identify the most important authors of recent papers on business clusters, in terms of production volume and number of citations, and which international authors play a major influence on the national research in this area. The study was conceived with a sample of the literature of interest constituted by the works presented in the EnANPAD and Semead events, between 1997 and 2008. The bibliometric technique was adopted a quantitative and statistical method to measure the production and dissemination of scientific knowledge -. Our findings demonstrate that Toledo, Szafir-Goldstein and Cmara are the most published national authors. The researchers having the largest number of citations are Casarotto Filho, Pires, Amato Neto, Toledo and Zaccarelli. International authors possessing a higher number of citations are Michael Porter and others related to the field of economics. The study suggests that the national literature concerned with clusters is more disperse than in other branches of knowledge. Keywords: Clusters; Bibliometrics; Strategy. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

57

Joo Paulo Lara de Siqueira, Daniel Portillo Serrano, Irene Pereira de Oliveira Stenzel Rimonato & Regina Tartareli. UNA EVALUACIN DE LA PRODUCCIN ACADMICA BRASILEA RECIENTE SOBRE CLUSTERS DE NEGOCIOS

RESUMEN Generalmente los investigadores enfrentan dificultades para identificar los principales autores y textos del tema por el cual se interesan, principalmente en el caso de las reas que an no son muy consolidadas, como es el caso de los clusters de negocios. Este trabajo tuvo como objetivo identificar los autores nacionales ms importantes de artculos recientes sobre clusters de negocios en trminos de volumen de produccin y nmero de citaciones y cules son los autores extranjeros que ms influyen en la investigacin brasilea en esa rea. Esto fue hecho con una muestra de la literatura de inters constituida por los artculos presentados en el Enanpad y en el Semead en el perodo de 1997 a 2008 y con la utilizacin de la bibliometra, una tcnica cuantitativa y estadstica que mide los ndices de produccin y diseminacin del conocimiento cientfico. Los resultados indicaron que Toledo, Szafir-Goldstein y Cmara son los autores ms productivos, que los autores nacionales ms citados son Casarotto Filho, Pires, Amato Neto, Toledo y Zaccarelli y que los autores extranjeros ms citados son Porter y otros, ligados al rea de la economa. El estudio sugiere que la produccin nacional de la literatura sobre clusters se encuentra ms dispersa que la de las otras reas del conocimiento. Palabras-clave: Clusters; Bibliometra; Estrategia.

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

58

Uma Avaliao da Produo Acadmica Brasileira Recente Sobre Clusters de Negcios. 1 INTRODUO Ao se dedicar explorao de um campo de pesquisa, um dos desafios que o pesquisador encontra o de identificar os autores e as obras mais relevantes, que serviro de base para seus estudos e iro constituir o referencial terico de sua pesquisa. A seleo de autores e obras uma etapa sensvel, cujas opes iro afetar os resultados do estudo, de forma que essa tarefa, alm de rdua, tambm de grande responsabilidade. Normalmente a escolha dos autores e textos se d aps uma quantidade razovel de leituras sobre o tema, consultas a especialistas e, at certa medida, por meio de um processo intuitivo, uma vez que raramente o pesquisador tem acesso a todos os textos publicados e, de antemo, possui a percia necessria para saber quais obras so as mais relevantes. Quando a pesquisa se d em um campo emergente do conhecimento, como o do estudo dos clusters de negcios, as dificuldades so ainda maiores, pois a produo cientfica esparsa, o conhecimento apresenta um baixo grau de estruturao e, em geral, os principais autores ainda no esto consagrados como tal. Uma tcnica que vem sendo empregada em diversas reas, inclusive a administrao, com a finalidade de mapear a produo cientfica, identificando os principais autores, as obras (artigos, livros ou textos) e revistas mais influentes a bibliometria. So exemplos da aplicao da bibliometria na rea de gesto o trabalho de Acedo et al. (2006), que investigaram a disseminao e as principais tendncias da Resource-Based Theory RBT nos peridicos mais importantes de administrao e o de Dombrow e Turbull (2002), sobre os indivduos e instituies que publicaram pesquisas acerca do mercado imobilirio entre os anos de 1989 e 1998. A tcnica bibliomtrica tambm tem sido utilizada no Brasil, como atestam os estudos de Lunardi et al. (2005) sobre as publicaes de sistemas de informao no ENANPAD e nas principais revistas brasileiras de Administrao (classificadas pela CAPES como A), de Benetti et al. (2008), que avaliou o estado da arte dos artigos de estratgia publicados na Revista de Administrao Contempornea entre 2005 e 2007 e de Moretti e Campanrio (2009), que abordou as publicaes brasileiras na rea da Responsabilidade Social Empresarial por meio da anlise dos trabalhos apresentados no EnANPAD, entre 1997 e 2007. Segundo Arajo (2006), a bibliometria tambm permite, por meio da anlise das citaes encontradas nas publicaes, identificar:
autores mais citados, autores mais produtivos, elite de pesquisa, frente de pesquisa, fator de impacto dos autores, procedncia geogrfica e/ou institucional dos autores mais influentes em um determinado campo de pesquisa; tipo de documento mais utilizado, idade

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

59

Joo Paulo Lara de Siqueira, Daniel Portillo Serrano, Irene Pereira de Oliveira Stenzel Rimonato & Regina Tartareli.
mdia da literatura utilizada, obsolescncia da literatura utilizada, procedncia geogrfica e/ou institucional da bibliografia utilizada; peridicos mais citados, core de peri dicos que compem o campo..

Em um estudo sobre a gesto da informao e do conhecimento, Guedes e Borschiver (2005), mencionam alguns princpios e leis da bibliometria, destacando como principais a lei de Bradford sobre a produtividade de peridicos, a lei de Zipf sobre a frequncia de palavras em textos cientficos e a lei de Lotka sobre a produtividade dos autores. O padro das leis e princpios bibliomtricos, segundo Guedes e Borschiver (2005), seria o da mxima poucos com muito e muito com poucos. Por exemplo, no caso especfico da lei de Lotka, a premissa bsica seria a de que alguns pesquisadores publicam muito e muitos publicam pouco (VOOS, 1974, apud GUEDES e BORSCHIVER, 2005). Esse fato foi corroborado por Price, que, ao realizar um trabalho que visava o aperfeioamento da lei de Lotka, e a partir de estudos realizados entre 1965 e 1971, concluiu que 1/3 da literatura produzida por menos de 1/10 dos autores mais produtivos (ARAJO, 2006). Posto isso, fica clara a importncia da identificao desse grupo de pesquisadores relativamente pequeno que mais contribui para o avano do conhecimento em determinada rea. Neste artigo apresentada uma aplicao de algumas tcnicas da bibliometria para explorao da produo brasileira sobre o tema clusters de negcios, com foco nos seus principais autores e nas influncias que estes receberam e que mais contriburam para seus trabalhos.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA E OBJETIVO

Como j foi mencionado, os estudiosos dos clusters de negcios, com maior ou menor intensidade, costumam enfrentar dificuldades para selecionar textos e autores para embasar seus estudos. Essa dificuldade comum em reas em que o conhecimento ainda no se encontra consolidado ou h atividade de investigao intensa e, consequentemente, manter-se atualizado uma tarefa mais complexa. A anlise dos autores que mais publicam sobre um tema e dos que recebem maior quantidade de citaes uma forma de medir a importncia ou a produo dos pesquisadores (ARAJO, 2006; GUEDES e BORSCHIVER, 2005; PAULA et al., 2010; MORETTI e CAMPANRIO, 2009 entre outros). O problema de pesquisa que se coloca a identificao dos pesquisadores-autores que mais tm influenciado os estudiosos brasileiros de clusters e que mais contribuies do para a compreenso desse fenmeno. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

60

Uma Avaliao da Produo Acadmica Brasileira Recente Sobre Clusters de Negcios. Dessa forma, a questo de pesquisa que se coloca : quais so os autores nacionais mais importantes na rea de clusters de negcios e quais so os autores internacionais que mais os influenciam? Alm disso, pretende-se verificar se na produo nacional sobre clusters de negcios podem ser observados o percentual de 1/3 da literatura sendo produzido por menos de 1/10 dos autores mais produtivos, conforme apontado genericamente por Price. Assim sendo, o objetivo geral deste artigo identificar os autores nacionais de artigos recentes sobre clusters de negcios mais importantes em termos de volume de produo e nmero de citaes por autores e quais os autores estrangeiros que mais influenciam a pesquisa brasileira na rea de clusters, alm de analisar a disperso dessa produo. Constituem objetivos especficos:

1. Identificar os autores nacionais mais produtivos; 2. Identificar os autores nacionais mais citados por autores nacionais (isto , que tm maior impacto sobre aqueles que pesquisam clusters); 3. Identificar os autores estrangeiros mais citados pelos autores nacionais (e seu respectivo impacto); 4. Verificar se na produo nacional sobre clusters observada uma disperso de acordo com a Lei de Lotka, conforme enunciada por Price.

Este artigo est estruturado em cinco partes, iniciando-se pela introduo, a apresentao do problema de pesquisa e havendo, a seguir, uma reviso preliminar da literatura, a apresentao da metodologia, a anlise dos resultados obtidos e as concluses. Com relao reviso da literatura, importante destacar seu carter preliminar, isto , no foram considerados os resultados obtidos na pesquisa bibliomtrica, que foi realizada em uma etapa posterior dos trabalhos. Os autores e textos utilizados na reviso bibliogrfica foram selecionados por meio de consultas feitas pelos autores especialistas no assunto, representando, portanto, um ponto de vista sobre o tema.

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

61

Joo Paulo Lara de Siqueira, Daniel Portillo Serrano, Irene Pereira de Oliveira Stenzel Rimonato & Regina Tartareli. 2 REVISO BIBLIOGRFICA A reviso da literatura abrange textos sobre clusters de negcios indicados por especialistas e tambm sobre conceitos relativos tcnica da bibliometria. Aspectos mais operacionais sobre bibliometria tambm so abordados na metodologia. 2.1 BIBLIOMETRIA A bibliometria vista como uma tcnica quantitativa e estatstica de medio dos ndices de produo e disseminao do conhecimento cientfico (ARAJO, 2006), um conjunto de leis e princpios empricos que contribuem para estabelecer os fundamentos tericos da Cincia da Informao (GUEDES e BORSCHIVER, 2005) ou, ainda, uma anlise quantitativa de variveis do discurso (LIMA, 1984). Pritchard (1969) apontado por autores mais recentes (GUEDES e BORSCHIVER, 2005; MORETTI e CAMPANRIO, 2009) como quem pela primeira vez usou o termo bibliometria. Para ele, bibliometria significa todos os estudos que tentam quantificar os processos de comunicao escrita. O objeto da bibliometria a anlise da produo cientfica e de seus contedos. Isso feito por meio da quantificao da produo e com o uso de processos variados de levantamento, tratamento e apresentao dos dados. Essa abordagem permite a construo de mapas do conhecimento, que incluem inter-relacionamentos e produtividade (MORETTI e CAMPANRIO, 2009). Ramos-Rodrguez e Ruz-Navarro (2004), citados por Acedo et al. (2006), destacam como uma das vantagens da bibliometria ser um mtodo objetivo, capaz de examinar a evoluo e as tendncias de um campo de estudo, sem que isso seja baseado na opinio de especialistas, que, por serem subjetivas, podem conter vieses. O emprego das tcnicas de bibliometria justificado pela necessidade dos pesquisadores de terem mapeadas as reas do conhecimento pelas quais se interessam, pelo compromisso que os bibliotecrios tm de manter seus acervos atualizados em relao s obras relevantes e tambm, como lembra Strehl (2005) pelo fato de que a crescente demanda por financiamento de atividades cientficas tem tornado necessrio o estabelecimento de critrios mais exigentes do que aqueles at ento utilizados na avaliao de pesquisadores e instituies. Atualmente a bibliometria aplicada nas mais diversas reas do conhecimento. Van Leeuwen (2005), em um artigo sobre a aplicao da bibliometria na avaliao das cincias sociais, _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

62

Uma Avaliao da Produo Acadmica Brasileira Recente Sobre Clusters de Negcios. sugere que o argumento de que nessa rea a bibliometria no poderia ser usada porque o padro de citaes muito diferente do que encontrado nas cincias naturais e da vida, deve ser contornado com a anlise de um maior nmero de publicaes e uma janela de tempo maior. Nesse seu artigo, especificamente, foi considerado um intervalo de tempo de 10 anos. O autor, inclusive, afirma que estudos, por exemplo, no Reino Unido e no Canad, tm indicado as possibilidades e vantagens da aplicao da bibliometria na avaliao das cincias sociais (VAN LEEUWEN, 2005). Uma das anlises possveis nos estudos bibliomtricos a anlise de citaes. Segundo Acedo et al. (2006), as citaes de um artigo cientfico indicam os fundamentos tericos e empricos do estudo e a anlise das citaes torna possvel identificar redes de autores e de textos pertencentes s mesmas escolas, paradigmas ou teorias. A anlise de citaes mostra o que foi publicado em determinado corte da literatura e relaciona o citante com o citado, dirigindo o leitor para outras fontes de informaes correlatas (LIMA, 1984). Os estudos bibliogrficos podem ser utilizados para o conhecimento do fator de impacto de uma publicao. Segundo Bergstrom e West (2008) e tambm Strehl (2005), o fator de impacto a medida do nmero mdio de citaes que os artigos de um peridico recebem ao longo dos dois anos seguintes sua publicao. De forma semelhante, o Journal Citation Reports define fator de impacto como a medida da frequncia com a qual o artigo mdio de um peridico foi citado em um particular ano ou perodo. Entre as leis e princpios existentes no campo da bibliometria encontra-se a lei de Lotka, relativa produtividade dos pesquisadores e segundo a qual se deve esperar que exista uma concentrao da produo cientfica em alguns poucos autores. A lei de Lotka considerado o eixo central da pesquisa bibliomtrica contempornea (MORETTI; CAMPANRIO, 2009). De acordo com a lei de Lotka, o nmero de autores que fazem n contribuies em um determinado campo cientfico aproximadamente 1/n2 daqueles que fazem apenas uma contribuio e a proporo daqueles que fazem uma nica contribuio de mais ou menos 60% (URBIZAGSTEGUI ALVARADO, 2002). Entre os aperfeioamentos que a lei de Lotka recebeu ao longo dos anos, desde sua formulao original em 1926, destaca-se o trabalho de Price, que concluiu que 1/3 da literatura produzida por menos de 1/10 dos autores mais produtivos, levando a uma mdia de 3,5 documentos por autor e 60% dos autores produzindo um nico documento (Arajo, 2006). Em uma reviso da literatura sobre a aplicao da lei de Lotka produo cientfica brasileira em diversas reas, Urbizagstegui Alvarado (2002) encontrou resultados contraditrios que vo desde a no conformidade dos dados Lei a desvios consideravelmente altos, dados que se _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

63

Joo Paulo Lara de Siqueira, Daniel Portillo Serrano, Irene Pereira de Oliveira Stenzel Rimonato & Regina Tartareli. ajustam mais claramente formulao proposta por Price e at um adequado ajuste Lei de Lotka propriamente dita. A tabela 1 apresenta esses resultados.

Tabela 1 - Aplicaes brasileiras da lei de lotka.

Fonte: URBIZAGSTEGUI ALVARADO, R. A Lei de Lotka na bibliometria brasileira Ci. Inf., Braslia, V. 31, N. 2, 2002, pp. 14-20.

2.2 CLUSTERS DE NEGCIOS

H algum tempo, o fenmeno dos clusters de negcios vem despertando o interesse dos pesquisadores, gerando um nmero razovel de publicaes em peridicos de prestgio de editoras consagradas. Trata-se de um tema multidisciplinar, que abrange as reas da economia, da administrao, da geografia econmica, da cincia poltica e da sociologia, entre outras. A identificao da capacidade dos clusters de negcios para estimular o desenvolvimento da economia de uma regio ou pas tem levado polticos, agncias de desenvolvimento e governos a se interessar por eles, reconhecendo-os como uma opo para estimular e ampliar a competitividade de indstrias, de reduzir desigualdades entre regies ou de criar polos de desenvolvimento. A literatura sobre os clusters, inicialmente, centrou-se nas concentraes de manufaturas, sendo, provavelmente, seu maior exemplo, os trabalhos de Porter (1990), envolvendo a produo de revestimentos cermicos na Itlia, instrumentos de monitoramento mdico nos EUA, mquinas de impresso na Alemanha e robs no Japo. Posteriormente foram publicados trabalhos sobre clusters tursticos e alguns poucos sobre clusters comerciais. O primeiro passo no sentido de oferecer uma teorizao sobre a configurao de negcios, que mais tarde viria a ser chamado genericamente de cluster, foi dado pelo economista ingls Alfred Marshall (1982), que, ao final do Sculo XIX, observou a existncia de artigos que eram _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

64

Uma Avaliao da Produo Acadmica Brasileira Recente Sobre Clusters de Negcios. produzidos em alguns lugares apenas, ou mesmo num nico lugar, e se difundiam por toda a Europa. Segundo esse autor, tais artigos seriam provenientes de uma concentrao de indstrias em certas localidades e esse fenmeno seria chamado comumente, embora no muito acertadamente, de indstria localizada (MARSHALL, 1982, p.231). Alm de identificar a concentrao de indstrias, Marshall tambm verificou algumas vantagens ligadas a essas configuraes produtivas: disponibilidade de trabalhadores com mais aptido pois dentro das concentraes os segredos da profisso deixam de ser segredos (p. 234) e com mais capacidade de inovar, o surgimento no local de atividades subsidirias e a possibilidade de ratear os custos para incorporao de novas tecnologias (ento mencionadas como maquinrio especializado). Desde ento, diferentes pesquisadores se interessaram pelos agrupamentos regionais de empresas, como Krugman (1991), que, em seus trabalhos sobre geografia econmica, relatou o caso do cluster de colchas para camas e tapetes em Dalton, na Gergia (EUA), exemplificando como um evento fortuito pode se constituir no ponto de partida para o desenvolvimento de um cluster e mostrando como a teoria econmica pode ser empregada para explicar porque negcios semelhantes so atrados para um local, uma vez iniciado o processo de agrupamento de atividades afins. Embora no exista um conceito de cluster universalmente aceito, provavelmente a concepo de Porter seja a mais conhecida. Em artigo publicado em 1998, Porter definiu concentraes geogrficas de companhias e instituies interconectadas em um campo particular como sendo um cluster, citando como exemplos as vincolas da Califrnia, o Vale do Silcio, a indstria automobilstica em Detroit, os cassinos em Las Vegas e os servios financeiros em Nova York. Na Europa, Porter identificou os clusters de moda de couro na Itlia e da indstria qumica na Alemanha. Anteriormente, Porter (1990) j havia apresentado os clusters da indstria robtica japonesa, de azulejos de cermica em Sassuolo, na Itlia, de mquinas impressoras na Alemanha e de equipamentos de monitorao de pacientes nos EUA. Altenburg e Meyer-Stamer (1999) afirmam que no seu sentido mais amplo, o termo cluster apenas descreve concentraes locais de certas atividades econmicas e que seu interesse reside no fato de apresentarem uma eficincia coletiva, que no seria atingida por aglomeraes de firmas no relacionadas. Essa eficincia coletiva teria origem em externalidades positivas, custos de transao baixos e ao conjunta. A definio operacional adotada no estudo desses ltimos autores a de que um cluster uma aglomerao considervel de firmas em uma rea espacialmente delimitada na qual h um perfil diferenciado de especializao e existem negcios e especializao entre empresas de forma _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

65

Joo Paulo Lara de Siqueira, Daniel Portillo Serrano, Irene Pereira de Oliveira Stenzel Rimonato & Regina Tartareli. substancial. Perry (2005), embora concorde com a interpretao frequente de que clusters estejam associados concentrao de uma atividade em uma localidade especfica, ressalta que essa concepo carece de elaborao, pois no permite distinguir um cluster de formas inferiores de agrupamento (PERRY, 2005, p.11). Esse autor pondera que existem vrias perspectivas para o uso do termo cluster e se identifica mais com duas delas: a primeira, que compreende os clusters como uma condio de localizao particular, segundo a qual clusters seriam um agrupamento geogrfico industrial distinto que possui a capacidade de obter vantagem sobre agrupamentos de atividade econmica alternativos (PERRY, 2005, p.12), e a segunda, para a qual os clusters so economias de alto desempenho, isto ,
localidades onde companhias esto presas, conjuntamente, por vrias formas de interdependncia, como organismos em uma biosfera. Os negcios competem entre si por participao de mercado, empregados e recursos, at mesmo mais vigorosamente do que aqueles que esto fora do cluster. Ao mesmo tempo, os negcios dependem uns dos outros (PERRY, 2005, p.12).

No Brasil, como em outros pases interessados em formas de estimular o desenvolvimento regional, os clusters tm despertado a ateno de diversos pesquisadores. Segundo Lastres e Cassiolato (2003), o termo cluster associa-se tradio anglo-americana e, genericamente, referese a aglomerados territoriais de empresas, desenvolvendo atividades similares. Zaccarelli (2004, p. 197), utilizando-se do ponto de vista estratgico, afirma que cluster significa um agrupamento de objetos similares, devendo ser entendido como um agrupamento competitivo e que o distrito industrial de uma cidade formar um cluster se todas as empresas a presentes se dedicarem a produzir o mesmo tipo de produto e se o agrupamento dessas empresas fizer com que a competio assuma caractersticas diferentes.. Na literatura da rea, so encontrados textos sobre clusters e tambm sobre os chamados arranjos produtivos locais APL. Em alguns textos, clusters e APLs so usados quase como sinnimos, ao passo que em outros parece haver algum tipo de diferenciao entre eles. Para Lastres e Cassiolato (2003), arranjos produtivos locais so aglomeraes territoriais de agentes econmicos, polticos e sociais focados em atividades econmicas especficas e que apresentam vnculos entre si. Geralmente envolvem empresas produtoras de bens e servios finais e seus fornecedores, comercializadoras, clientes, associaes e organizaes voltadas para pesquisa, desenvolvimento, poltica, promoo, financiamento e tambm a formao e capacitao de recursos humanos, como escolas tcnicas e universidades. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

66

Uma Avaliao da Produo Acadmica Brasileira Recente Sobre Clusters de Negcios. Em uma perspectiva prxima, mas de certa forma mais focalizada na operao do que na configurao desses arranjos, Suzigan et al. (2003) afirmam esses sistemas produtivos locais podem possuir empresas de portes variados, mas geralmente tm um conjunto expressivo de pequenas e mdias empresas no integradas verticalmente. Esses autores tambm apontam a presena de importantes instituies locais de apoio s empresas. A comparao entre o posicionamento desses autores em relao a clusters e APLs indica diferena discreta entre conceitos, podendo-se identificar, como aspecto comum, a considerao de aglomeraes territoriais de empresas semelhantes e afins e, como aspecto divergente, a presena nos APLs de uma conotao mais voltada ao desenvolvimento, em funo da preconizao de instituies de apoio, como escolas tcnicas e universidades; pesquisa, desenvolvimento e engenharia; poltica, promoo e financiamento. A observao e a anlise de clusters de negcios, sob a tica da estratgia, sugerem que esse tipo de agrupamento manifesta uma natureza sistmica, cujo reconhecimento conduz a uma compreenso mais ampla do prprio fenmeno cluster. Nesse sentido, Zaccarelli et al. (2008) afirmam que o conjunto de empresas de um cluster forma um sistema, que pode ser entendido como uma entidade supra-empresarial, e que, embora essa entidade possa ser considerada uma abstrao (p. 43), ela apresenta comportamento com caractersticas prprias, que no existem nas empresas isoladamente. Esses pesquisadores definem entidade supraempresarial como um sistema institudo pelo relacionamento entre um conjunto de negcios ligados a um produto, linha, categoria ou mercado, que apresenta efeitos sistmicos de amplificao da capacidade competitiva do sistema e de seus componentes em relao a empresas situadas externas a ele.

3 METODOLOGIA Entende-se mtodo como o conjunto das atividades sistemticas e racionais que, com maior segurana e economia, permite alcanar o objetivo (MARCONI; LAKATOS, 2009). Tendo em vista os objetivos definidos para o presente estudo, decidiu-se pelo emprego do mtodo indutivo, com a anlise dos artigos publicados dentro de um perodo de tempo especfico, em dois eventos que esto entre os principais na rea de administrao no Brasil. Tal procedimento semelhante ao empregado por Pegino (2005), que, ao pesquisar as bases filosficas das publicaes em estratgia, selecionou como fonte os textos da Enanpad, especificamente aqueles alocados na rea temtica Estratgia em Organizaes, fixando-se no _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

67

Joo Paulo Lara de Siqueira, Daniel Portillo Serrano, Irene Pereira de Oliveira Stenzel Rimonato & Regina Tartareli. perodo entre 2000 e 2004. Nesta investigao foram pesquisados os textos dos anais dos encontros da Anpad de 1997 a 2008, nas reas de estratgia e administrao geral e tambm os textos das mesmas reas nas edies do Semead de 2000 a 2008, exceto o de 2007, cujos artigos no se encontravam disponveis na poca da pesquisa. Uma deciso importante que deve ser tomada pelo pesquisador quando da realizao de uma pesquisa bibliomtrica quanto ao foco do estudo, que pode ser em artigos (textos), peridicos, autores ou combinaes desses elementos. Neste estudo, em funo do objetivo estipulado, optou-se pelo foco em autores. No presente artigo, especialistas consultados pelos pesquisadores sugeriram 11 autores como provveis fontes de citao e a frequncia com que esses autores foram citados nos textos analisados foi contabilizada. Alm desses nomes, selecionados de antemo, complementarmente tambm foram verificados todos os nomes constantes das referncias, de forma que eventuais falhas na listagem de autores provavelmente mais citados pudessem ser corrigidas. Os 11 autores selecionados a priori so os que se encontram relacionados na tabela 2, a seguir:

Tabela 2 - Autores selecionados a priori.

Os dados dos artigos foram coletados com o auxlio de um formulrio de observao desenvolvido especificamente para esse fim. De acordo com Boyd e Westfall (1979), deve-se entender por formulrio uma lista das informaes a serem obtidas pelo pesquisador. Essa lista tem por objetivo simplificar a identificao e o registro exato das informaes e facilitar a tabulao dos dados. Informaes sobre os autores foram obtidas no stio do sistema Lattes, do CNPQ. Como a identificao dos autores mais importantes est ligada diretamente ao problema de pesquisa, buscou-se uma forma de avaliar o impacto desses pesquisadores nas publicaes nacionais de clusters. Isso foi feito de forma semelhante ao clculo do impacto de um peridico. A _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

68

Uma Avaliao da Produo Acadmica Brasileira Recente Sobre Clusters de Negcios. avaliao do impacto de um autor foi calculada pela diviso do nmero total de artigos nos quais ele citado pelo nmero total de artigos analisados. Trata-se, portanto, de uma avaliao interna do impacto, isto , restrita ao conjunto de artigos analisados. A opo pela avaliao interna do impacto deve-se anlise preliminar dos autores dos artigos estudados. Essa anlise mostrou que muitos pesquisadores produzem tambm em outras reas da Administrao, e caso fosse simplesmente adotada uma mdia dos fatores de impacto de suas publicaes, haveria vis em relao aos quais deles so os mais importantes para os clusters. Dados os objetivos da pesquisa, a populao de interesse do estudo composta por todos os textos publicados sobre o assunto clusters ou sobre arranjos produtivos locais (conhecidos como APL), que possuam carter cientfico e que tenham sido publicados dentro do intervalo de tempo de 1997 a 2008. Dadas as dificuldades j bastante exploradas pela literatura de pesquisa cientfica de se conduzir estudos censitrios, optou-se pela utilizao de uma amostra, composta pelos artigos do Enanpad e Semead, conforme j explicitado. Est implcito na amostragem empregada que foi considerado que a produo nacional sobre clusters est representada pelos trabalhos publicados nos anais do Enanpad e Semead e que o foi entendido como recente. A seleo dos textos a serem pesquisados seguiu o critrio usado por Balestrin et al. (2010) e por Oliver e Ebers (1998) que verificaram nos ttulos, nos resumos e nas palavras-chave dos artigos termos que indicassem relao com o estudo. Neste caso, os termos procurados foram cluster, aglomerado, aglomerao e arranjo produtivo local APL. Posteriormente foram excludos os artigos que apenas utilizavam a tcnica estatstica de anlise de cluster e no pertenciam ao escopo da pesquisa. As limitaes do estudo dizem respeito, em primeiro lugar, validade interna dos resultados, isto , utilizao de um processo de amostragem no probabilstico, que inviabiliza o emprego de tcnicas estatsticas para generalizao dos resultados e, em segundo lugar, a escolha do Enanpad e do Semead para compor amostra, posto que poderiam ter sido escolhidas outras fontes, como as revistas RAUSP, RAE ou RAC alis, o que se pretende fazer como prosseguimento da presente investigao.

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

69

Joo Paulo Lara de Siqueira, Daniel Portillo Serrano, Irene Pereira de Oliveira Stenzel Rimonato & Regina Tartareli. 4 ANLISE DOS RESULTADOS

Foram localizados 26 artigos relativos a clusters de negcios nas reas de estratgia e administrao geral nos anais dos encontros da Anpad de 1997 a 2008 e do Semead de 2000 a 2008, exceto 2007. A apresentao dos resultados seguiu o critrio usado por Paula et al. (2010), que usaram grficos (que renem as publicaes por perodo e mostram sua evoluo com o tempo) e tabelas. No grfico 1 possvel observar a quantidade de artigos apresentados em cada ano e verificar que 2005, foi o ano que contou com a maior produo (oito textos), seguido por 2006 (seis textos).

Grfico 1 - Nmero de artigos publicados no Enanpad e Semead

Foram identificados todos os autores dos 26 artigos e seus nomes esto apresentados nas tabelas a seguir. Na tabela 2 esto os autores que publicaram apenas um artigo. Observa-se que 59 pesquisadores tiveram um artigo apresentado no Enanpad ou no Semead, no perodo considerado, e trs pesquisadores tiveram mais de um artigo aceito. Na tabela 3 esto os autores que publicaram mais de um artigo e a quantidade (a frequncia) de artigos publicados. O percentual da produo correspondente aos autores que publicaram apenas uma vez foi de 3,486%. O percentual da produo relativo aos autores com mais de uma publicao se encontra na tabela 4.

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

70

Uma Avaliao da Produo Acadmica Brasileira Recente Sobre Clusters de Negcios.


Tabela 3 - Autores que publicaram UM artigo.

Tabela 4 - Autores que publicaram MAIS DE UM artigo.

A tabela 4 deve ser complementada com a informao de que Toledo e Szafir-Goldstein so co-autores de trs artigos. Isso significa que os trs pesquisadores nacionais mais produtivos no perodo de tempo considerado e nos dois eventos analisados produziram, quando somados, um total de seis artigos. A anlise das citaes dos artigos que integraram a amostra permitiu elaborar as tabelas 5 e 7, que apresentam, respectivamente, os autores nacionais e estrangeiros que receberam o maior nmero de citaes. As tabelas 5 e 7 apresentam de forma consolidada as citaes recebidas pelos _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

71

Joo Paulo Lara de Siqueira, Daniel Portillo Serrano, Irene Pereira de Oliveira Stenzel Rimonato & Regina Tartareli. 11 autores apontados inicialmente pelos especialistas como provveis fontes de citao e que obtiveram mais de uma citao e tambm dos autores que, posteriormente, durante a anlise dos artigos, apresentaram mais de uma citao. Autores que foram citados apenas uma vez no constam nas tabelas 5 e 7. Nessas tabelas tambm so apresentados os impactos das citaes dos autores, calculados conforme indicado na metodologia.
Tabela 5 - Autores nacionais mais citados.

A tabela 6 apresenta as reas de atuao dos autores nacionais mais citados e as instituies s quais eles esto ligados.
Tabela 6 - reas e instituies dos autores nacionais mais citados.

Tabela 7- Autores estrangeiros mais citados.

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

72

Uma Avaliao da Produo Acadmica Brasileira Recente Sobre Clusters de Negcios. Dentro do intervalo de tempo considerado nesta investigao, os anos de 2004 a 2006 foi o perodo em que houve maior produo nos eventos Enanpad e Semead sobre o tema clusters de negcios. Os 26 artigos apresentados nesses eventos, nas reas de estratgia e administrao geral, foram escritos por 62 autores, resultando em uma mdia de 2,4 autores por artigo. Com relao a esse conjunto de autores, verificou-se que a grande maioria deles (59 autores) apresentou apenas um trabalho. Trs autores, Toledo, Szafir-Goldstein e Cmara, apresentaram mais trabalhos, nas quantidades de 4, 3 e 2, respectivamente. Esses trs pesquisadores so, portanto, os mais produtivos, podendo-se acrescentar que os dois primeiros so ligados rea de administrao e a terceira, da economia. Dos autores da tabela 7, certamente no causa espanto a presena em primeiro lugar de Michael Porter, autor da obra mais conhecida sobre clusters, o livro Vantagem Competitiva das Naes, que extrapolou os limites das leituras acadmicas. Os economistas Marshall e Krugman tambm so autores que, por razes diversas so bastante conhecidos. Marshall por sua importncia histrica na Economia e Krugman por ser um dos mais atuantes da atualidade, tendo recebido um prmio Nobel. Altenburg, Schimitz e Meyer-Stamer publicaram artigos na edio de 1999 do peridico World Development (volume 27, nmero 7), totalmente dedicado ao tema clusters. Castells, embora sendo de outra rea, a sociologia, tambm um autor conhecido alm dos limites acadmicos. Rosenfeld, por sua vez, autor de um artigo (Bringing Business Clusters into the Mainstream of Economic Development, publicado no peridico European Planning Studies, em 1997) considerado pelos especialistas como sendo bastante importante.

5 CONSIDERAES FINAIS As informaes obtidas pela anlise dos artigos apresentados nos eventos mencionados e no perodo de tempo considerado permitiu, dentro dos limites do mtodo empregado, atingir os objetivos do estudo. O primeiro objetivo, que era a identificao dos autores nacionais mais produtivos consta da tabela 4, que relaciona os autores que mais trabalhos apresentaram. Toledo, Szafir-Goldstein e Cmara so os pesquisadores mais produtivos. Identificar os autores nacionais mais citados por autores nacionais (isto , que tm maior impacto sobre aqueles que pesquisam clusters), era o segundo objetivo especfico. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011. Os

73

Joo Paulo Lara de Siqueira, Daniel Portillo Serrano, Irene Pereira de Oliveira Stenzel Rimonato & Regina Tartareli. pesquisadores nacionais que receberam maior nmero de citaes por outros autores nacionais so os que esto listados na tabela 5. Como j mencionado, foi observado que esses autores so tambm autores de livros sobre o tema. O terceiro objetivo, semelhante ao segundo, mas relativo aos autores internacionais mais citados, levou elaborao da tabela 7. O quarto objetivo do presente estudo era, com base na lei de Lotka, conforme apresentada por Price, verificar a relevncia dos autores nacionais na produo sobre clusters de negcios. Segundo essa proposio, seria esperado que 1/3 da literatura fosse produzida por menos de 1/10 dos autores mais produtivos. Como o total de autores foi 62 e apenas trs podem ser considerados os mais produtivos, 1/10 dos mais produtivos corresponderia a apenas um autor e 1/3 da literatura a, aproximadamente, nove artigos. Como o pesquisador mais produtivo, Toledo, autor de quatro textos e no nove, no possvel dizer que a literatura analisada segue os padres previstos por Lotka e Price. De forma geral, observou-se que h predominncia da rea de administrao em relao aos autores mais produtivos em clusters de negcios e tambm em relao aos autores nacionais mais citados (neste caso especfico, em situao de igualdade com a rea de produo), ao passo que entre as citaes internacionais, com exceo de Porter, praticamente todas as demais citaes so da economia. O fato de os padres de Lotka/Price no terem sido observados sugere que a produo nacional de literatura sobre clusters encontra-se mais dispersa do que a de outras reas do conhecimento. Espera-se que o presente estudo tenha contribudo para o mapeamento da produo brasileira sobre clusters de negcios e que isso auxilie os pesquisadores da rea a selecionar textos e autores para embasar seus trabalhos. O fato de haver uma razovel disperso da produo sobre clusters sugere que no Brasil h a possibilidade de que pesquisadores venham a se consolidar como especialistas nessa rea. Do ponto de vista da bibliometria, este estudo aponta as caractersticas da produo sobre clusters, de forma semelhante ao que, por exemplo, Urbizagstegui Alvarado (2002) fez com outras reas do conhecimento. importante frisar que devido ao tamanho reduzido da amostra 26 textos a utilizao de tcnicas estatsticas mais sofisticadas ficou prejudicada e que todas as concluses valem apenas para o conjunto de artigos e autores analisados. Por conta disso, imagina-se como desenvolvimento posterior deste estudo a pesquisa do mesmo assunto nos peridicos com os melhores conceitos da CAPES, assim como uma anlise das citaes dos textos internacionais mais representativos. A anlise da rede formada pelas citaes poderia ser feita com o auxlio de softwares como o UCINET 6.0. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

74

Uma Avaliao da Produo Acadmica Brasileira Recente Sobre Clusters de Negcios. REFERNCIAS

Acedo, F. J.; Barroso, C.; Galan, J. L. The reource-based theory: dissemination and main trends. Strategic Management Journal, Vol. 27, 2006, pp. 621-636. http://dx.doi.org/10.1002/smj.532 Altenburg, T.; Meyer-STamer, J. How to promote clusters: policy experiences from Latin America. World Development. V. 27. N.9, 1999, pp. 1963-1713. http://dx.doi.org/10.1016/S0305-750X(99)00081-9 Arajo, C. A. Bibliometria: evoluo histrica e questes atuais. Em Questo, Vol. 12, N. 1, Jan/Jun, 2006, Porto Alegre, pp. 11-32. Balestrin, A.; Verschoore, J. R.; Reyes JR, E. O campo de estudo sobre redes de cooperao interorganizacional no Brasil. RAC, V. 14, N. 3, 2010, pp. 58-477. Benetti, K. C.; Almeida, M. I. R.; Pereira, M. F.; Melo, P. A.; Roczanski, C. R. M. O Estado da Arte em Estratgia na Revista de Administrao Contempornea: um estudo bibliomtrico. Anais do XI Semead. So Paulo, 2008, pp. 1-16. Bergstrom, C. T.; West, J. D. Assessing citations with the Eigenfactor TM Metrics. Neurology, V. 71, 2008, pp.1850-1851. http://dx.doi.org/10.1212/01.wnl.0000338904.37585.66 Dombrow, J.; Turbull, K. T. Individuals and institutions publishing in research in real state 19891998. Journal of Real Estate Literature; Vol. 10, N. 1, 2002, pp. 45- 91. Boyd JR, H. W.; Westfall, R. Pesquisa mercadolgica: textos e casos. Rio de Janeiro: FGV, 1979. Guedes, V. L. S.; Borschiver, S. Bibliometria: uma ferramenta estatstica para a gesto da informao e do conhecimento, em sistemas de informao, de comunicao e de avaliao cientfica e tecnolgica. Anais do Encontro Nacional de Cincias da Informao, Salvador/BA, 2005. Disponvel em: www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/VaniaLSGuedes.pdf. Acessado em 09/07/2009. Journal Citation Reports: disponvel http://thomsonreuters.com/products_services/science/academic/impact_factor/ 18/04/2011 s 20:00. Krugman, P. Geography and trade. Cambridge: MIT Press, 1991. Lastres, H.M.M.; Cassiolato, J.E. Glossrio de arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais. Rio de Janeiro: UFRJ / Instituto de Economia. Nov. 2003. Disponvel em www.redesist.ie.ufrj.br . Acessado em 26/02/2009. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011. em em

acessado

75

Joo Paulo Lara de Siqueira, Daniel Portillo Serrano, Irene Pereira de Oliveira Stenzel Rimonato & Regina Tartareli. Lima, R. C. M. Estudo bibliomtrico: anlise de citaes no peridico "scientometrics". Ci. Inf., V. 13, N. 1, 1984, pp. 57-66. Lunardi, G. L.; Rios, L. R.; Maada, A. C. F. Pesquisa em Sistemas de Informao: uma anlise a partir dos artigos publicados no Enanpad e nas principais revistas nacionais de Administrao. Anais do XXIX Enanpad, 2005. Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. Fundamentos de metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2009. Marshall, A. Princpios de Economia. V. 1. So Paulo: Abril Cultural, 1982. Moretti, S. L. A., Campanrio, M. A. A Produo intelectual brasileira em responsabilidade social empresarial RSE sob a tica da bibliometria. RAC, V. 13, Edio Especial, 2009, pp. 68-86. Oliver, A. L.; Ebers, M. Networking network studies: an analysis of conceptual configurations in the study of inter-organizational relationships. Organization Studies, V. 19, N. 4, 1998, pp. 549-583. http://dx.doi.org/10.1177/017084069801900402 Paula, A. P. P.; Maranho, C. M. S. A.; Barreto, R. O.; Klechen, C. F. A tradio e a autonomia dos estudos organizacionais crticos no Brasil. RAE, V. 50, N.1, 2010, pp. 10-23. Pegino, P. M. F. As bases filosficas das publicaes na rea de estratgia das organizaes nos encontros nacionais da Anpad. Anais do XXIX Enanpad, 2005. Perry, M. Business clusters: an international perspective. New York: Routledge, 2005. http://dx.doi.org/10.4324/9780203310694 Porter, M. E. Clusters and the new economics of competition. Harvard Business Review, 1998, pp. 77-90. Porter, M. E.. The Competitive Advantage of Nations. New York: The Free Press, 1990. Pritchard, A. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of Documentation, V. 25, N.4, 1969, pp. 348-349. Rosenfeld, S. A. Bringing Business Clusters into the Mainstream of Economic Development. European Planning Studies, V. 5, N. 1, 1997, pp. 03-23. Strehl, L. O fator de impacto do ISI e a avaliao da produo cientfica: aspectos conceituais e metodolgicos. Ci. Inf., V. 34, N. 1, 2005, pp.19-27. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652005000100003 _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

76

Uma Avaliao da Produo Acadmica Brasileira Recente Sobre Clusters de Negcios. Suzigan, W.; Furtado, J.; Garcia, R.; Sampaio, S.E.K. Sistemas locais de produo: mapeamento, tipologia e sugestes de polticas. Anais do XXXI Encontro Nacional de Economia. Porto Seguro, Dezembro, 2003. Urbizagstegui Alvarado, R. A Lei de Lotka na bibliometria brasileira. Ci. Inf., V. 31, N. 2, 2002, pp. 14-20. Van Leeuwen, T. The application of bibliometric analyses in the evaluation of social science research. Who benefits from it, and why it is still feasible. Scientometrics, V. 66, N. 1, 2006, pp. 133154. Zaccarelli, S. B. Estratgia e sucesso nas empresas. So Paulo: Saraiva, 2004. Zaccarelli, S. B.; Telles, R.; Siqueira, J.P.L.; Boaventura, J.M.G.; Donaire, D. Clusters e redes de negcios: uma nova viso para a gesto dos negcios. So Paulo: Atlas, 2008.

______________________________ Recebido: 08/12/2010 Aprovado: 16/02/2011

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-76, jan/abr. 2011.

S-ar putea să vă placă și