Sunteți pe pagina 1din 14

Unidade II - O Design do Livro

O que um designer de livros deve saber?


Conhecimentos especcos de produo editorial. Domnio tcnico do processo de elaborao de um livro. Simbologia de correo de originais. Elementos que comporo o livro (miolo e capa). Softwares grcos e de editorao eletrnica.
2

Oportunidades de trabalho
Freelancer Escritrio Funcionrio de editora de livros, jornais e revistas Instituies privadas Instituies pblicas

Tipos de livro
Livro-texto: apenas texto, sem ilustraes. Livro ilustrado: composto de textos e imagens, fotograas ou ilustraes. A complexidade aumenta, pois a imagem deve acompanhar o texto. O grid imprescindvel. Livro de arte: o que se quer destacar a imagem e geralmente o texto entra como legenda ou em pequeno volume.

O projeto do livro

Etapas
1) Recebimento dos originais 2) Brieng 3) Leitura de originais 4) Projeto grco

O projeto grco
Formato do livro Modulao: diviso proporcional da pgina em mdulos Grid, margens e mancha do texto Estudos do projeto grco: tipograa, estilos, hierarquias, cabeos e flio (paginao), abertura de captulos, etc.

O formato do livro
Desde Gutenberg os livros so feitos no formato de retngulos verticais (proporo urea = 1:1,618...).

Formatos comuns no Brasil


Retangulares: 14x21cm 16x23cm 17x24cm 21x28cm Quadrados: 18x18cm 21x21cm

Imposio
So impressos em grandes folhas de papel, em seguida dobradas em cadernos de 8, 16, 32 ou 64 pginas. Deve-se sempre considerar mltiplos de 8 para as pginas. disposio das pginas na impresso do caderno chamamos de Imposio.

10

Margens
As pginas espelhadas (spreads) devem ser posicionadas uma em relao outra de forma que o leitor pense nelas como uma unidade. A medida ideal de uma linha pode variar entre 50 e 70 caracteres. Se a linha for mais longa que isso, deve-se acrescentar mais espao entre as linhas.

11

Especicaes tipogrcas
SCALA 11/18 X 29,2 PAICAS Nome da fonte Corpo da letra Entrelinha Largura da mancha (1 paica = 12 pontos ou 4,218mm).
12

Grid
Funo: indicar onde entram os elementos que comporo a pgina. Mais comum: diagrama de 12 unidades. No indesign: criao de guias 12 x 12. A separao entre as guias serve de proteo entre textos e imagens.

13

17

Estrutura do livro
Pr-textual: Falsa folha de rosto Folha de rosto Crditos Dedicatria Epgrafe Sumrio Lista de ilustraes Abreviaturas e siglas Prefcio Agradecimentos Introduo Parte Textual: Corpo de texto dividido em volumes e em pequenas sees. Parte Ps-Textual: Posfcio Apndice Glossrio Bibliograa ndice Colofo Errata

20

1) A falsa folha de rosto serve para proteger o rosto e leva apenas o ttulo do livro, sem subttulos nem nome do autor. 2) Nome do autor, ttulo do livro e, se houver, subttulo; nome do tradutor, ilustrador, nmero da edio ou reimpresso, nmero do volume, ttulo de coleo, logotipo da editora, cidade e ano da edio.
21

3) No verso da folha de rosto entra a pgina de crditos. Copyright ano e detentor Texto obrigatrio da lei de proteo de direito autoral Marca e dados da editora Crditos de copidesque, reviso editorial, design de capa, projeto grco e diagramao etc. Ficha catalogrca Ano de publicao e cidade
22

4) A dedicatria, quando existe, normalmente ca na pgina mpar fronteira ao verso da folha de rosto. 5) A Epgrafe, quando existe, ca na pgina mpar fronteira ao verso em branco da pgina de dedicatria ou pode estar na mesma pgina da dedicatria tambm. Sendo uma citao, uma sentena ou pensamento, pode ocorrer no incio dos captulos tambm.

24

6) O sumrio pode iniciar na pgina mpar ou depois do prefcio. 7) As listas de ilustraes, de abreviaturas e siglas podem entrar antes do sumrio ou ainda no m do texto. 8) O prefcio, prlogo, epgrafe e texto de apresentao devem comear em pgina mpar.
25

9) A introduo comea em pgina mpar e no deve ser confundida com o prefcio.

26

Importante
Flio = numerao das pginas. No deve ser colocado na parte pr-textual, entre a falsa folha de rosto e o incio do prefcio e nas pginas capitulares. Cabeos = aparecem no alto das pginas ou no p das mesmas para assinalar constncias (autor, ttulo) ou parciais (nome do captulo). Notas = anotaes do livro podem vir na parte textual ou na ps-textual. Para isol-las do corpo do texto, usar corpo 2 a 3 pontos menor e reforar separao.

27

Exemplos

28

Guarda e falso rosto

Estilos
Objeto Caractere Pargrafo Tabela

38

Pginas mestres

39

Correes (emendas)

PPV Design Editorial - AV2 - Parte 1


Escolha de um livro de co para preparao de edio de luxo. Leitura do primeiro captulo. Transcrio (digitao ou busca pelo texto na internet). Brieng: denio do tamanho do livro, nmero de pginas, adequao conceitual. Modulao, grid, estudos para elementos pr-textuais e captulo 1. Entrega: 21/10 - impresso em A4. Capa com nome completo e matrcula. Contedo: 1) Ttulo do Livro; 2) Autor; 3) Sntese do livro; 4) Resumo do primeiro captulo; 5) Pesquisa sobre o autor e contexto do livro; 5) Tamanho do livro e nmero de pginas; 6) Estudos (no mnimo 3) de modulao, grid para elementos prtextuais e textuais (capitular e corpo de texto); 7) Estudos de tipograa para elementos pr-textuais e textuais.
41

S-ar putea să vă placă și