Sunteți pe pagina 1din 15

A globalizao e o mercado: Uma anlise etnogrfica das negociaes na Ceasa de Tiangu-CE 1.

Estava pensando com os meus botes que o debate dessa disciplina poderia ser muito profcuo para o amadurecimento do seu projeto de mestrado, no entendi porque ainda t no CEASA, voc pode dizer no fui a campo, mas, o campo tambm vc. Tudo o que vc pesquisou sobre o fair trade, que relaes esse mercado que se instala no Brasil se relaciona com os outros pases, como se d esse circuito? No precisa dizer eu estive l, sei q vc tem muita coisa sobre o fair trade que s possvel com esse processos globais. Como se configura esse mercado? Quantas comunidades so certificadas com esse selo? Quais as vantagens de ser certificado? A importao para outros pases etc. Acho q desenvolver esses pontos colaboraria para pensar muito seu novo objeto, sinto que vc praticou o desapego ainda.

Introduo ACHO Q NA PRIMEIRA FRASE VC DEVERIA FALAR O OBJETIVO DO SEU TEXTO. A palavra globalizao dada aos fenmenos que tm se intensificado nos ltimos sculos e tem (acho essa expresso desnecessria) colocado em pauta reflexes sobre diversos temas como econmicos/liberalizao, polticos/democratizao e culturais/universalizao. De forma positiva ou negativa inegvel que o fenmeno tem atingido a todos em escala planetria, essa aspecto nos remete desde os grandes centros econmicos e polticos mundiais at aos pequenos grupos no interior de pases perifricos. AQ PODE SER A DEIXA PRA VC INSERIR SUA PROBLEMTICA. Para pensar a condio posta e contribuir para a reflexo sobre a contemporaneidade remeto-me ao pensamento de Habermas (2001) que realiza uma retrospectiva do sculo XX destacando o aumento populacional percebido como organizao de massas e, posteriormente, como pblico das mdias de massa; a mudana nas estruturas do trabalho que deixa a agricultura, passando pelo setor industrial e chega ao comrcio e servios, sendo conhecida como sociedades ps-

industriais onde o trabalho baseado no saber como servios de sade, indstrias de tecnologia, pesquisas; e por fim, o desenvolvimento cientfico-tecnolgico, que, ao longo do sculo XX influenciaram a economia, a distribuio de produtos e da produo, a comunicao, os transportes, a concepo de espao e tempo, a circulao da vida. Essa fisiognomia do sculo XX (HARBERMAS, 2001, p. 58-64) percebida pelo o autor para pensar o que ser denominado de ps-nacional. (o que o psnacional? Surge quando? Depois das grandes guerras mundiais?) A anlise da globalizao de Habermas tem um carter poltico considerando que a ideia de Estado, democracia e o modelo capitalista ocidental como elementos desse fenmeno (essa frase ta confusa). A intensificao das relaes de comunicao e trnsitos para alm das fronteiras nacionais, com destaque para as transaes econmicas globais, onde uma crise em algum elemento do globo refletida de alguma forma com menor ou maior intensidade nos demais. Assim sendo, o Estado nacional clssico, a democracia local, a segurana, a justia, o Estado administrativo, a soberana do Estado territorial, a identidade da nao e a legitimidade democrtica e institucional do Estado nacional so influenciadas por fatores externo a eles, necessitando se adequar a outras lgicas agora globais e no apenas de um regime imperialista. O contexto psnacional tem se apresentado com intensidade aps a II Guerra mundial e tem sido observada nitidamente aps o fim da guerra fria. Analisando o mercado e a economia no contexto ps-nacional, teramos uma ordem econmica global, ou melhor, um capitalismo ps-nacional. Contribuindo para o fim do grande comrcio mundial, onde s trocas comerciais dariam lugar internacionalizao da empresa e da produo, sendo administrada a distncia e aos deslocamentos de capitais em ritmos cibernticos. No modelo desse mercado global a empresa seria onipresente. As manobras econmicas estariam ligadas a situao global e no local. A concepo desse modelo de mercado amplia a ao do indivduo/empresa dentro de um campo econmico amplo, onde as transaes financeiras, de troca de mercadoria/consumo, as significaes simblicas, passam por um processo de [re]significao de [re]adaptao e estruturao para a insero nesse modelo, por exemplo o maior acesso ao crdito para todos os nveis de empreendedores, o incentivo para a expanso da produo/servio, a resignificao do masculino e feminino para o

trabalho e produo, uma mudana estrutural familiar baseado na lgica do modelo analisado entre outros diversos exemplos. Com essas informaes fica explicito que o fenmeno da globalizao tem atingido a todos desde o cidado at o Estado nao. com essa (nessa ou nesta seria melhor) perspectiva busco analisar as relaes de comercializao de produtos na Ceasa de Tiangu, onde os corpos tem significado relevante e como suas aes so representadas. As observaes aconteceram durante os anos de 2010 e 2011, para auxiliar na interpretao foi realizado entrevista com uma perspectiva de conversa informal e depois forma anotadas e analisadas com base em um arcabouo terico (qual arcabouo?) (frase confusa). A estrutura do trabalho segue a seguinte modelo onde apresentado o espao fsico da Ceasa, seu funcionamento, uma tipologia ideal dos grupos e aps uma anlise de alguns comportamentos observados durante as visitas a Ceasa.

Onde? - Espao fsico A Ceasa de Tiangu localiza-se margem da BR 222 no Bairro Monsenhor Tibrcio, conhecido tambm como bairro da Ceasa, na Cidade de Tiangu, Cear (essa frase pode ser enxugada, tem informaes repetidas). Tem (no se inicia frase com esse tipo de expresso) uma localizao estratgica, pois a BR 222 liga o estado do Cear ao Piau. Saem da Ceasa/Tiangu mercadorias para vrios estados como Maranho, Par, Piau, Rio Grande do Norte, Bahia e Distrito Federal, sendo referncia em maracuj e tomate. A Ceasa dividida em espaos distintos de acordo com sua funo, dos quais h dois galpes. O primeiro fica localizado junto administrao, onde so realizadas as vendas dos produtos pelos produtores. Este conhecido como Galpo 1 ou Galpo do Produtor. O segundo galpo fica ao sul do Galpo 1. Nele so comercializados somente maracuj, produto que seria um dos carros chefes da Ceasa de Tiangu 1. Ambos os galpes tm boxes que so alugados pela Administrao da Ceasa.
1

A produo de hortifrutigranjeiro da Serra da Ibiapaba tem como principais produtos o maracuj que produzido em Tiangu e o tomate que produzido em Viosa do Cear, Tiangu, Ubajara, Ibiapina, So Benedito e Guaraciaba do Norte.

Alm desses dois espaos existem outros que podem ser classificados como espaos alternativos, devido no estarem no planejamento inicial e oficial, segundo a administrao da Ceasa. Na frente do local de pesquisa encontram-se barracas que vendem lanches, comidas caseiras, roupas, produtos piratas (como CDs e DVDs) e ainda produtores que no tm autorizao para comercializar dentro do Mercado Produtor por no serem regulamentados. Outro espao que utilizado para a comercializao de frutas, sejam elas produzidas no Cear ou em outros estados, fica ao norte do Galpo 1 e chamado de feira das frutas. Existe ainda espao para venda de produtos em pequena quantidade que fica ao sul do Galpo 2, onde so comercializados banana, abacate, rapadura e o que mais o pequeno produtor desejar levar. Esse nome tem uma representao importante, pois os produtos que so comercializados nessa parte da CEASA so usualmente desvalorizados pelos grandes atacadistas, como relata um entrevistado: O que vendido l 'num' bom e ainda 'num' vale a pena comprar, porque eles no sabem negociar e nem tem muita mercadoria para vender. A fala mostra como o individuo d uma qualificao para a mercadoria, ou a desqualifica levando em considerao o seu local de venda, essa adjetivao refleti em no vendedor do produto. A descrio dos espaos est de acordo com uma definio usual dos entrevistados, tendo uma pequena variao em alguns casos. Porm, atribuem a mesma funo de cada espao. Por esse motivo a definio dos espaos da Ceasa so relativas atividade desenvolvida que d nfase ao seu espao. A necessidade de apresentar o espao para uma melhor localizao do individuo no decorrer do trabalho.

Como? O funcionamento da Ceasa A Ceasa funciona de segunda-feira a sbado, os dias de maior movimento so as quartas-feiras e sbados, quando so realizadas as feiras, denominao dada pelos atores aos dias em que o mercado funciona e quando realizada a maioria das trocas. Nesses dias h um grande movimento de pessoas de vrios locais da regio norte do estado do Cear e alguns de outros estados, trazendo produtos diversos para serem vendidos, deixando cores e cheiros que fascinam os olhos e o olfato do pesquisador. O funcionamento da Ceasa baseado em uma estrutura comercial que procura aproximar o produtor e o atacadista para que os produtos sejam negociados da melhor

forma entre as partes. As feiras dias em que a Ceasa tem maior fluxo de pessoas e mercadorias, acontecem s quartas-feiras e sbados, dias em que concentrada a maior parcela da produo disponvel para venda. Nesses dias os produtores podem entrar na Ceasa a partir das cinco horas da manh para que possam organizar seus produtos para a venda, j os atacadistas s podem entrar no inicio da feira que acontece s oito horas do dia. Entre oito e dez horas acontecem o maior volume de negociaes o horrio de pico da feira, nesse momento tambm realizada uma pesquisa de preo para que todos tenham um referencial do valor de cada produto. A tabela de preo influenciada pelos preos locais, de outras Ceasas do pas, pela safra local e na regio de distribuio. A entrega da mercadoria e realizada de forma imediata.

Quem? Produtores, atacadistas, carregadores e administrao da Ceasa Os indivduos que realizam transaes comerciais na Ceasa so o foco da pesquisa realizada por isso importante perceber e analisar seus comportamentos. Utilizo as orientaes de Mauss (2002:401) quando afirma que para compreender o uso do corpo devemos proceder do concreto ao abstrato, no inversamente. Realizo ento uma descrio dos corpos buscando uma tipologia ideal dos grupos que foram identificados durante a pesquisa e foco em suas relaes como so significadas e quais suas representaes. Os indivduos que fazem o mercado na Ceasa tm uma funo de produtor/vendedor ou atacadista/atravessador entras outras que considerei secundria por objetivao terica, assim apresento tipos ideais para alguns grupos identificados afim de facilitar a compreenso de suas relaes e aes no campo pesquisado. O primeiro grupo analisado so o dos produtores denominados assim porque eles plantam, colhem e levam seus produtos para a comercializao na Ceasa. Os indivduos que, em sua maioria compem esse grupo utilizam chapus, costumam trabalhar na Ceasa de calas e camisas/camisetas, calam chinelos ou botinas, apresentando-se de forma simples2 e higinica, mantm suas decises de negociaes, em termo locais tem palavra e apresentando simplicidade se comparado aos atacadistas. A aparncia do produtor metamorfoseada quando ele est em sua horta, pois em seu trabalho na plantao ele bem menos exigente com a aparncia, indo trabalhar de short e camiseta. O comportamento do grupo pautado na honestidade,
2

Os adjetivos utilizados para qualificar os indivduos e seus grupos tem relao mutua pois um encontra no outro o seu ponto relacional.

clareza das aes e fidelidade com o cliente. A aparncia segundo Le Breton utilizada com o propsito de orientar o olhar do outro ou para ser classificado, revelia, numa categoria moral ou social particular (LE BRETON, 2007. p. 33) o intudo de transparecer honestidade e confiana faz parte do jogo para conseguir vender seus produtos com o melhor preo possvel, ento usam os hbitos desse campo para atingirem seus objetivos No grupo dos produtores temos os seus familiares, filhos e esposas, que cuidam da mercadoria enquanto o responsvel, na maior parte das vezes o homem, cuida das negociaes. As poucas mulheres que realizam a venda de sua produo na Ceasa buscam mais discrio na vestimenta evitando decotes provocantes, como diz uma produtora tenho que me dar o respeito, porque se no os homi daqui no respeitam a gente3. O ambiente de comercializao tem uma maioria masculina e a presena de outras mulheres no campo que so pedintes e algumas prostitutas e utilizam roupas decotadas no sendo respeitadas por parte dos homens do ambiente. As diferenas entre elas so inmeras, entre elas que a produtoras se colocam de forma igual aos homens mostrando a astucia e habilidade em negociar, no entanto, caso aparea algum contra tempo elas tem algum homem a quem ele recorreria sendo normalmente um parente prximo. As produtoras contam ainda com a ajuda dos familiares (filhos, primos, tios), elas evitam expor o corpo para impor respeito e negociando em p de igualdade com os seus clientes dentro da Ceasa. Elas vestem-se com calas compridas e blusas sem decotes, mas usam batom, brincos e outros adereos femininos discretos. A participao dessas mulheres no mercado, local que percebido com um espao masculino, uma amostra do que os fenmenos advindos da globalizao podem fazer. Para analisar melhor essa colocao do corpo feminino em um espao masculino utilizo Bourdieu (2012) que trata da questo da dominao masculina principalmente de uma perspectiva simblica, ou melhor, uma violncia simblica. O conceito de dominao masculina compreende o poder que impes significaes, impondo-as como legtimas, de forma mascarar as relaes de fora que sustentam a prpria fora. Isso se dar atravs da manuteno de um poder que dissimular as relaes e se infiltra na nossa forma de perceber o mundo.
3

As falas descritas foram colhidas durante a pesquisa entre 2010 e 2011, sendo apresentada apenas com a funo do individuo que proferiu a fala, exemplo o produtor disse, segundo o atacadista; isso se dar por no ter o consentimento de revelar os nomes dos entrevistados e em respeito aos mesmo resolvi utilizar esse modelo.

As desigualdades entre os sexos encontram espao no corpo e na biologia, as ideias de dominao masculina seriam naturalizadas. No texto de A dominao masculina a relao de gnero colocada no centro da economia das trocas simblicas onde o corpo percebido como o lugar onde se inscrevem as disputas pelo poder, nele que o nosso capital cultural apresentado, ele a que nos identifica desde o nascimento - homem ou mulher - sendo o sexo que define se seremos dominantes ou dominados e no corpo o lugar do exerccio do poder. Para complementar Bourdieu denncia o modo de pensar em dicotomias e oposies para analisar a relao de dominao de um pensamento sobre outro, utiliza a relao masculino e feminino, mas podem operar em outras situaes como autos e baixos, ricos e pobres. A estrutura lingstica ocidental que baseada nesse modelo dicotmico nos leva a pensar a realidade de forma de pares que se opem entre si. Baseado nessa conexo que os conceitos normativos so estabelecidos e expressos pela religio, poltica, educativa e tornam-se inquestionveis. A condio dessas mulheres no campo de observado se apresenta como uma desmistificao do espao econmico como masculino, porm foi percebido a proximidade da aparncia de ornamentos das mesmas com o outro sexo. Como j descrito anteriormente. A presena dessas mulheres no mercado vista pelo seus pares, os produtores, como um aspecto positivo e ainda tem um tratamento diferenciado entre eles, pois elas modelam as formas de falar de alguns produtores ou compradores que negociam mais formal. Para demarcar seu espao fsico o produtor, seja ele homem ou mulher, deve ocupar uma pedra4 como chamado o local onde as mercadorias ficam expostas a venda. Outra rea que deve ser marcada a de clientes que esse produtor tem, que possibilita uma definio de espao e poder dentro do seu grupo. Outro ponto importante para que o indivduo possa ser visto como produtor na Ceasa que o mesmo valorize sua famlia, ajudando financeiramente os mesmos e que isso seja divulgado no ambiente da Ceasa, atravs de fofocas, sua ideologia de status disseminou-se e foi mantida por um fluxo constante de fofocas, [...] que se agarrava a qualquer acontecimento entre as pessoas da outra zona, capaz de reforar a imagem negativa do loteamento. (ELIAS, 2000. p. 65) a concepo da fofoca de Elias contribui
4

Espao de 1m80cm (um metro e oitenta centmetros). Para usar esse local cobrada uma taxa de R$ 6,75 (seis reais e setenta e cinco centavos) por dia de uso.

para que seja criado e/ou reforada uma imagem positiva ou negativa do ator na Ceasa, aspecto esse que vale para todos os grupos. O segundo grupo observado so os atacadistas ou atravessadores 5, que compram os produtos e transportam para seu destino final. Eles querem ocupar um espao de poder e respeito dentro de seu grupo e do ambiente pesquisado. Eles se apresentam usualmente com calas, camisetas, tnis ou sapatos dando preferncia s roupas de grifes, sejam elas autenticas ou no, busca apresentar seu potencial financeiro, deixando sempre mostra as chaves dos caminhes e carros que pertencem a eles e ainda utilizam adornos como, pulseiras, cordes de ouro, relgios brilhantes. Essa ostentao para mostrar sua vida boa para os produtores. Essas inscries corporais (LE BRETON, 2007) reforam a definio do grupo a que pertencem dentro da Ceasa, estas marcas do corpo esto ligadas tambm a uma forma de justificar sua condio financeira reafirmando sua inteno, endossando ao outro que seu discurso verdadeiro. O atacadista no deseja ser questionado quanto sua capacidade financeira, seria uma forma de contradio de seu discurso, colocando em dvida sua posio de respeito dentro do campo. Para que isso no acontea o atacadista utiliza seu histrico de transaes com outros atacadistas ou produtores, para confirmar/rubricar a sua posio dando um valor de verdade sua posio, os objetos valiosos e sua histria so utilizados para que no exista essa dvida. Dessa forma afirma sua posio de atacadista e negociador honesto capaz de cumprir seus contratos. Para fazer parte do grupo necessrio mostrar que tem capacidade de realizar suas compras e honrar seus compromissos e ainda manter uma relao de troca com seus iguais os atacadistas essas aes medem sua honra dentro do grupo. Para a construo da imagem de um atacadista busquei percepes gerais do grupo como a necessidade de ter um local para armazenar ou proteger sua mercadoria aps a feira, o que eles chamam de depsito de verduras, e possuir transporte prprio e/ou alugados. Entre os membros do grupo o desejo de se sobrepor ao outro explcito, seja atravs da capacidade financeira, da forma do corpo robusto, pela habilidade corporal e de negociao, pela quantidade de mulheres mantidas fora do casamento, ou se no for casado pelas aventuras sexuais, pelo desempenho da famlia e dentro da sociedade fora da Ceasa, pelas vantagens adquiridas junto administrao da Ceasa e pela sua
5

No grupo no foi identificado nenhum atacadista ou vendedora do sexo feminino durante a pesquisa.

capacidade de crdito entre os produtores. As compras so realizadas a prazo e a negociao apenas verbal necessitando da confiana do produtor. Essa descrio dos fatos mostra uma gama de posies que o indivduo deve assumir para ser reconhecido como atacadista e como esse se posiciona dentro do grupo. O terceiro grupo so os carregadores ou pees. Eles so responsveis pela carga e descarga assim como pelo leva e traz de mercadorias dentro da Ceasa. Esse grupo composto por homens que tm uma forma fsica robusta, pois chegam a levar at 50 (cinquenta) quilos de mercadoria nas costas. Apresentam-se de forma simples usando short, camiseta, chinelo e bon para proteger do sol. Eles usam o seu corpo como mercadoria vendendo sua fora para realizar o trabalho. Trabalhando tanto para os produtores, como para os atacadistas. Le Breton cita Mauss: O corpo o primeiro e o mais natural instrumento do homem (LE BRETON apud MAUSS, s/d, p. 39), como forma de instrumento os carregadores trocam a fora de seu corpo por dinheiro. Nesse contexto podemos ver como o uso do corpo do carregador apresenta uma tcnica para o rendimento onde ele aprende a realizar um trabalho para trocar por dinheiro. Esse desempenho corporal resultado de um adestramento que o torna hbil para o trabalho, sendo adaptado para saber fazer da melhor forma. Mauss classifica essa forma de aprendizado do uso do corpo como Classificao das tcnicas do corpo em relao ao rendimento (MAUSS, 2003, p. 410) onde o homem adestrado para fazer seu corpo render mais, tornando essa forma uma habilidade. Muitos dos carregadores buscam trabalhos tambm nos depsitos de verduras, fazendo disso um diferencial entre eles. A administrao da Ceasa formada por indivduos contratados pelo Estado para normatizar o funcionamento e resolver problemas inerentes ao local. O grupo apresenta-se de forma que deve manter o respeito e a ordem entre os demais. Como representantes do Estado no ambiente da Ceasa, a administrao pode ceder ou retirar a sua identificao dentro do ambiente, como tambm proibir que o produtor ou atacadista exera alguma funo na Central de Abastecimento. Eles tm o poder de Estado na Ceasa. Por fim, temos um grupo menor e excludo das relaes comerciais da Ceasa. So os pedintes formados por mulheres e crianas que a circulam pedindo ou surrupiando mercadorias. As mulheres usam roupas ajustadas ao corpo e curtas, mostrando seu corpo que, em alguns casos, mercadoria. As crianas vestem-se com

10

roupas maiores que seu tamanho e com uma aparncia suja. Todos so vistos de forma negativa, um modelo a no ser seguido, excedendo o que considerado como normal. As mulheres desse grupo seguem as caractersticas de dominao que a teoria de Bourdieu(2002) discute, pois elas no tem um poder dentro do mercado e so percebida como objetos a serem utilizados ao prazer dos homens que as subjugam a uma condio inferior a ele e as das outras mulheres no ambiente pesquisado. Contudo os modelos aqui apresentados no so uniformes e homogneos eles so tipificaes ideais para podermos compreender melhor as aes e os movimentos dos indivduos dentro da Ceasa.

O corpo em movimento O uso do corpo observado levando em considerao as aes dos pesquisados durante a sua atuao no campo da pesquisa. De acordo com Le Breton (2007) as aes, gestos, forma de sentir e de se expressar so construdos social e culturalmente, assim como tem uma representao simblica. A forma de comunicao e como utilizam o corpo para isso um dos fatores que podem ser observados dentro da Ceasa, alm da aparncia que j comunica uma simbologia compartilhada por eles, tm-se gestos de amizade e reconhecimento. Os gestos e as formas de comunicao no so criados especificamente para utilizao na Ceasa, mas em toda a sociedade. Os atores costumam fazer um movimento afirmativo com a cabea um para o outro, quando os mesmo se conhecem de alguma forma, seja por terem trabalhado juntos, por terem amigos em comuns ou por estarem ocupados ou com pressa para resolver alguma coisa. Esse cumprimento representa um respeito e um reconhecimento do outro firmando um lao entre ambos. O aperto de mo que difundido na sociedade ocidental contempornea, utilizando a mo direita, realizado tambm na Ceasa. Segundo alguns entrevistados, entre atacadistas e produtores, a justificativa uma forma de fechar negcio. O aperto de mo acontece quando os atores se encontram e desejam iniciar uma conversa um com o outro, utilizado tambm quando fechada uma negociao. Essa segunda prtica corriqueira no mundo comercial sendo simbolizada de vrias formas. No caso mais especifico da Ceasa o aperto de mo representa o negcio acertado entre as partes, afirma a confiana que o produtor tem no atacadista. J o atacadista demonstra para os

11

seus pares seu crdito diante dos produtores. O ato de apertar as mos afirma, ainda, que o atacadista est ciente e que realizar o que foi negociado. Os atores da Ceasa tm uma forma de fazer referncia a seus pares, que nome-los com seu nome e um codinome, geralmente nome do produto que ele especializado em vender, por exemplo, o Z da Laranja, o Joaquim do Repolho e etc. Essa forma simblica de denominar os indivduos auxilia na venda de seu produto j que ele visto como um especialista naquela mercadoria Ouvir gritos na Ceasa algo comum. Atacadistas e produtores utilizam-se de gritos para se comunicarem, auxiliando o reconhecimento no somente do Z da Laranja, mas tambm dos produtos que so vendidos. Esse corpo em movimento objetivado para realizar as transaes comercias, observando suas representaes. Alm dos gritos, outra forma de expor sua presena na Ceasa varia de acordo com o grupo. Se for produtor busca estar sempre andando de um lado para o outro em busca de informaes de preos e produtos disponveis, assim como verificar quais negociaes esto sendo forjadas para que ele possa realizar a sua de forma que satisfaa seus interesses. Enquanto os atacadistas geralmente estacionam seus veculos de transportes prximos uns dos outros e procuram os produtores com menor quantidade de mercadoria para comprar e s depois disso inicia uma pesquisa de preo mais bem elaborada, baseada na compra realizada anteriormente, mesmo que seja preciso distorcer algumas informaes da negociao. Essa ao faz com que o mesmo mostre seu interesse por determinados produtos As trocas praticadas na Ceasa no so apenas econmicas, sua percepo est alm desse elemento. Atravs da troca econmica criada uma forma de ver e ser visto, assim como so atribudos valores a um individuo por suas aes. A sociabilidade na Ceasa acontece atravs dos interesses dos indivduos em determinado produto. Fazendo com que eles se comportem de forma a suprir esse interesse. Segundo Bourdieu (1996) o interesse que move os atores sociais a realizarem determinada ao em uma situao especfica isso pode gerar associao e conflito com a finalidade de satisfazer seus interesses. As relaes observadas dentro do jogo social na Ceasa esto ligadas as regras inerentes ao jogo como tambm ao habitus, que segundo Bourdieu:
(...) esse princpio gerador e unificador que traduz as caractersticas intrnsecas e relacionais de uma posio em um estilo de vida unvoco, isto ,

12
em um conjunto unvoco de escolhas de pessoas, de bens, de prticas. (BOURDIEU,1996, p. 22).

O termo utilizado por Bourdieu para mostrar que as prticas no so apenas produto de uma estrutura, mas de uma forma de perceber e interpretar as aes, sendo o habitus uma forma de agir de acordo com esquemas adquiridos em uma experincia anterior, onde os grupos criam e legitimam regras, representaes e formas de comportamento. O habitus criado e adquirido na e para a ao, sendo ele transfervel, uma aptido social, no sendo esttico ou eterno, segundo Wacquant. Esse habitus criado e vivido de forma que os indivduos que esto inseridos dentro do grupo percebam como ele funciona e entenda-o. A percepo do habitus est presente na forma como os indivduos se apresentam dentro da Ceasa, como eles utilizam seus corpos no ambiente. Alm da perspectiva corporal o habitus inerente a todos os membros do grupo social para que eles possam se perceber e perceber o outro. Bourdieu (19961. p.138) afirma que os agentes sociais no agem de maneira disparatada, que eles no so loucos, que eles no fazem coisas sem sentido. Tendo uma razo em todos os atos realizados pelos agentes sociais, a sociologia postula uma busca por essa razo atravs da observao de uma srie de condutas aparentemente incoerentes, arbitrrias, em uma srie coerente, em que algo que se possa compreender a partir de um princpio nico ou de um conjunto coerente de princpios. (BOURDIEU, 1996, p. 138). Essa razo na ao dos indivduos est ligada aos seus interesses que um investimento, ou seja, acreditam na importncia do jogo social, percebendo o mesmo a partir do interesse em participar e admitir que o jogo merece ser jogado (BOURDIEU, 1996). Na busca de analisar o uso do corpo entre os atores do Ceasa pude perceber que as aes, formas de apresentao, forma de comunicao e ate mesmos os gestos tem uma representao simblica que entendida pelos os atores do Ceasa e demais pessoas no sendo uso exclusivo deles. A representao do corpo no as percebida de forma racional, no sentindo de fazer aquilo de forma planejada, mas eles conseguem entender e interpretar as mensagens passadas pelo corpo de acordo com observaes acima.

13

Como o ambiente de socializao analisado uma local de comercializao; a forma que eles utilizam para representar e perceber o corpo do outro relacionado diretamente ao comrcio e as intenes comerciais. Assim as aes e representaes esto ligadas a um jogo onde o melhor jogador vai conseguir sair ganhando mais com a transao. Por isso, h uma nfase na aparncia e nas representaes que entendida por eles. A simples ao de apresentar-se na Ceasa j cria no outro (atacadista ou produtor) uma expectativa. Como o primeiro contato, usualmente, visvel fica implcito e/ou explicito diversas ideias por isso o uso do corpo na Ceasa composto por simbolismo. O uso de bon, chapu ou nenhum desses pode mostrar a funo do sujeito no campo de pesquisa. De acordo com Bourdieu o poder simblico , com efeito, esse poder invisvel o qual s pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que no querem saber que lhe esto sujeitos ou mesmo que o exercem. (BOURDIEU, 2001. p. 7-8) usar o corpo para manter ou definir as relaes de poder despercebido por muitos personagens do campo de pesquisa, pois como j citado os produtores sociais se conhecem pelo seu nome e do produto que vendem e junto ao nome sempre vem histrias sobre suas aes que ajudam na construo de uma imagem daquele indivduo apenas por esse fato. A Ceasa um local multidimensional o corpo representa mais que poder, pois os pesquisados utilizam-se dele para (re)afirmar sua posio no ambiente pesquisado. O corpo tambm utilizado como fonte de intencionalidades, pois ele deixa expressar as emoes do pesquisados, facilitando a comunicao entres os envolvidos em uma negociao. Devido mostrar uma satisfao em fazer uma negociao atravs de gestos e aes positivas como aberto de mo, assim como demonstra aes positivas o corpo tambm mostra emoes negativas como um prejuzo, ou a no inteno de negociao com o outro negando a ele a ateno. Assim a presena do corpo na Ceasa fundamental por materializar histrias, aes, emoes, desejos, poder, enfim condies simblicas que so inerentes ao homem e ao campo. Consideraes finais No contexto ps-nacional as lgicas mercadolgicas se apresentam de forma semelhante nos diversos contextos, por isso a nfase no uso do corpo para uma

14

percepo da legitimao dessas lgicas quanto ao cotidiana. A Ceasa em TianguCE mais um modelo de mercado que tem regras prprias e indivduos que aprender a jogar com elas (concordncia). O espao de negociao torna-se mais democrtico, onde homens, mulheres, trabalhadores, mendigos, funcionrios do Estado, prostitutas se relacionam de forma diversas. Essa abertura para participao de outros que no o que convencionado como modelo padro, confere uma ruptura com as lgicas de antigas tradies e dar espao para uma nova organizao fundamentada no capital, ficando em outros planos de relevncia os antigos conceitos sociais. Os corpos desses indivduos se apresentam no mercado como a prpria empresa, tornando-se parte de seu produto. As aes que realizado no campo do negocio so racionalizadas e justificadas por uma lgica do prprio mercado que cobra do individuo uma tomada de posio diante das situaes vividas. A analise realizada mostra que os contexto ps-nacional se mostra de forma diversas, porm traz um mix de alternativa para o individuo sobrevivia nesse modelo (concordncia).

Referncias bibliogrficas BOURDIEU, Pierre. Razes Prticas: sobre a teoria da ao. Traduo: Mariza Corra. 6 ed. Campinas: Papirus, 1996. ______. Da Regra s Estratgias. So Paulo: Brasiliense, 1990. ______. O poder simblico. Traduo: Fernando Tomaz (portugus de Portugal). 4 ed. Rio de Janiero: Bertrans Brasil, 2001. ______. A dominao masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. ______. A economia da trocas lingsticas. So Paulo: EDUSP, 1996. CEASA/CE. Centrais de abastecimento do Cear S/A. http://www.ceasa-ce.com.br>. Acesso em 01 set 2013. Disponvel em <

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relaes de poder a partir de uma comunidade. Traduo Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000 . HARBERMAS, J. A constelao ps-nacional, ensaios polticos. So Paulo: Littera Mundi, 2001. LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 2007. MAUSS. Marcel. Introduo Da ddiva e, em particular, obrigao em retribuir os presentes. In: Sociologia e Antropologia. So Paulo: Cosac Naify, 2003.

15

______. As tcnicas do corpo. In: Sociologia e Antropologia. So Paulo: Cosac Naify, 2003. WACQUANT, L. Esclarecer o habitus. Traduo: Jos Madureira Pinto e Virglio Borges Pereira . Disponvel em:<http://sociology.berkeley.edu/faculty/wacquant/wacquant_pdf/ESCLARECEROH ABITUS.pdf>. Acesso em 1 de jun de 2010.

S-ar putea să vă placă și