Sunteți pe pagina 1din 6

QUESTO 10 O fazer docente pressupe a realizao de um conjunto de operaes didticas coordenadas entre si.

So o planejamento, a direo do ensino e da aprendizagem e a avaliao, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funes didticas, mas que convergem para a realizao do ensino propriamente dito. LIBNEO, J. C. Didtica. So Paulo: Cortez, 2004, p. 72. Considerando que, para desenvolver cada operao didtica inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didticos, avalie quais afirmaes abaixo se referem a conhecimentos e domnios esperados do professor. I. Conhecimento dos contedos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordlos de modo contextualizado. II. Domnio das tcnicas de elaborao de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos. III. Domnio de diferentes mtodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolh-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as caractersticas dos estudantes. IV. Domnio do contedo do livro didtico adotado, que deve conter todos os contedos a serem trabalhados durante o ano letivo. correto apenas o que se afirma em A) I e II. B) I e III. C ) II e III. D) II e IV. E) III e IV. QUESTO 12 Na escola em que Joo professor, existe um laboratrio de informtica, que utilizado para os estudantes trabalharem contedos em diferentes disciplinas. Considere que Joo quer utilizar o laboratrio para favorecer o processo ensino aprendizagem, fazendo uso da abordagem da Pedagogia de Projetos. Nesse caso, seu planejamento deve : A) ter como eixo temtico uma problemtica significativa para os estudantes, considerando as possibilidades tecnolgicas existentes no laboratrio. B) relacionar os contedos previamente institudos no incio do perodo letivo e os que esto no banco de dados disponvel nos computadores do laboratrio de informtica.

C)

definir os contedos a serem trabalhados, utilizando a relao dos temas institudos no Projeto Pedaggico da escola e o banco de dados disponvel nos computadores do laboratrio. D) listar os contedos que devero ser ministrados durante o semestre, considerando a sequncia apresentada no livro didtico e os programas disponveis nos computadores do laboratrio. E) propor o estudo dos projetos que foram desenvolvidos pelo governo quanto ao uso de laboratrios de informtica, relacionando o que consta no livro didtico com as tecnologias existentes no laboratrio. QUESTO 19 A professora de educao fsica Ktia percebeu que, em uma de suas turmas, uma aluna de 16 anos passou a apresentar perda de quantidade significativa do peso corporal e, ao mesmo tempo, demonstrava necessidade compulsiva de realizar, de forma contnua e vigorosa, as atividades fsicas propostas na aula. Ao trmino da ltima aula, essa aluna, interessada em realizar atividades fsicas extras, procurou a professora. Aproveitando o momento de dilogo, a professora demonstrou preocupao com a grande perda de peso da aluna nas ltimas semanas. A adolescente, ento, confessou que, por estar se achando muito gorda, havia iniciado, por conta prpria, uma dieta vigorosa, e tomava anfetamnicos sem o conhecimento da sua me, para emagrecer mais rpido. Ela disse que at passava alguns dias ingerindo apenas lquidos. A professora notou que a pele da aluna estava seca e suas unhas, quebradias. Aps orient-la a buscar auxlio de profissionais da rea de sade, tais como nutricionistas e psiclogos, a professora se despediu da aluna. Refletindo sobre a situao e valendo-se de seus conhecimentos cientficos, a professora levantou a hiptese de que a aluna poderia estar aproximando de um quadro de anorexia restritiva, em que a perda de peso conseguida por meio de dietas, jejuns e exerccios fsicos excessivos. A professora avaliou o fato como uma alterao comportamental e comunicou-o coordenao da escola e aos familiares da aluna. Em uma reunio, ela se prontificou a colaborar e ficou acordado que, entre as medidas a serem adotadas, inclua-se a de a professora Ktia ministrar uma palestra sobre a assunto para toda a turma. Abordando a situao a partir de uma dimenso pedaggica e tica, sem expor a aluna, seria correto a professora Ktia problematizar para a turma que I. os transtornos alimentares podem causar complicaes clnicas que provocam alteraes nos sistemas gastrointestinal (por exemplo, constipao), cardiovascular (por exemplo, arritmias), hematolgico (por exemplo, anemia), reprodutivo (por exemplo, amenorreia) e metablico (por exemplo, desidratao). II. o modelo cultural predominante na nossa sociedade supervaloriza os corpos delgados, o que tem acarretado aumento da incidncia de transtornos alimentares entre adolescentes, principalmente do sexo feminino. O culto magreza associa esse padro esttico ideia de liberdade, sucesso e aceitao social.

III. os meios de comunicao tm reforado o padro corporal magro, com o principal objetivo de auxiliar as campanhas de sade cujo foco combater a incidncia de sobrepeso na populao, o qual, por sua vez, pode associar-se a vrios outros fatores de risco. IV. a massa corporal abaixo da estabelecida como normal pode ser mantida por pessoas em fase de crescimento, principalmente adolescentes, de forma a se conter o aumento acelerado do nmero de obesos no Brasil; devese, porm, evitar estados de desnutrio. correto apenas o que se afirma em A) B) C) D) E) I e II. II e III. III e IV. I, II e IV. I, III e IV QUESTO 20 No fim do curso de licenciatura em Educao Fsica, Pedro prestou concurso pblico para Educao Fsica Escolar. Durante a formao universitria, seus professores debatiam as diversas abordagens da Educao Fsica Escolar e suas relaes com Filosofia, Histria e Sociologia. Esses conhecimentos estavam previstos no concurso pblico, o que facilitou o ingresso de Pedro no magistrio. O professor Pedro se deparou, ento, com o seguinte problema: como planejar suas aulas? Para isso, ele deveria conhecer o contexto da escola onde atuaria e as caractersticas dos alunos, bem como deveria organizar e sistematizar os contedos de Educao Fsica de forma coerente com os objetivos ticos e filosficos que permeariam sua prtica docente. Enfim, era necessrio superar a dicotomia entre teorias educacionais e organizao didtica de sua prtica docente. Para elaborar o planejamento das atividades pedaggicas, o professor Pedro deveria considerar a relao entre teoria e prtica A) valorizando o conhecimento terico/cientfico, em detrimento da contextualizao local, pois esse saber que explica a realidade. Assim, a prtica seria uma aplicao da teoria. B) compreendendo o papel do conhecimento terico/ cientfico da Educao Fsica Escolar, qual seja, o de contemplar a descrio das metodologias de ensino, as quais caberia ao professor aplicar. C ) desconsiderando o conhecimento terico/cientfico, pois a experincia prtica mais eficaz, j que est mais prxima da realidade, o que faz com que a teoria no sustente didaticamente a interveno do professor. D) tendo como referncia sua prpria histria de vida, ou seja, sua experincia prtica, de tal forma que se apresentasse como exemplo para as crianas, fornecendo-lhes uma base tica da qual deveriam apropriar-se. E ) reconstruindo sua prtica com referncia no conhecimento terico/cientfico, o que faria com que refletisse sobre sua didtica, tendo como base as teorias educacionais e as experincias no contexto local.

QUESTO 28 Os aspectos metodolgicos que envolvem a Educao Fsica no diferem substancialmente dos que envolvem as demais reas do conhecimento. Historicamente, o ensino da Educao Fsica vem buscando organizar formas metodolgicas que sejam colocadas em prtica para o atendimento das exigncias que permeiam o ensino, entre as quais, podemos citar: a Desenvolvimentista, a Construtivista, o Ensino Aberto e a Crtico-Superadora. ( OLIVEIRA, 1997, P.21-27) No texto, mencionada a Metodologia de Ensino Aberto, a qual A ) no considera histria, cultura, medos e aflies dos estudantes do Ensino Fundamental e Mdio . B) favorece, estimula e refora uma prtica desportiva centrada no treinamento e no rendimento . C) possibilita a insero dos estudantes do Ensino Mdio em algumas etapas do processo ensino-aprendizagem. D ) busca articular o contedo das aulas com os movimentos cotidianos dos estudantes, levando-os a participar do processo decisrio da aprendizagem. atividades esportivas de carter competitivo.

QUESTO 06 O anncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partcula que pode ser o bson de Higgs provocou furor no mundo cientfico. A busca pela partcula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmao. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa podero fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partculas large hadron colider (LHC), que sero utilizados em materiais de diagnstico mdico ou adaptados para a terapia contra o cncer. H um crculo vicioso na cincia quando se faz pesquisa, explicou o diretor do CERN. Estamos em busca da cincia pura, sem saber a que servir. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inditos ser til para algum setor. CHADE, J. Presso e disputa na busca do bson. O Estado de S. Paulo, p. A22, 08/07/2012 . Considerando o caso relatado no texto, avalie as seguintes asseres e a relao proposta entre elas. I. necessrio que a sociedade incentive e financie estudos nas reas de cincias bsicas, mesmo que no haja perspectiva de aplicao imediata. PORQUE II. O desenvolvimento da cincia pura para a busca de solues de seus prprios problemas pode gerar resultados de grande aplicabilidade em diversas reas do conhecimento. A respeito dessas asseres, assinale a opo correta.

A) X As asseres I e II so proposies verdadeiras, e a II uma justificativa da I. B) As asseres I e II so proposies verdadeiras, mas a II no uma justificativa da I. C) A assero I uma proposio verdadeira, e a II uma proposio falsa. D) A assero I uma proposio falsa, e a II uma proposio verdadeira. E) As asseres I e II so proposies falsas.

QUESTO 13 TExTO I O que vemos no pas uma espcie de espraiamento e a manifestao da agressividade atravs da violncia. Isso se desdobra de maneira evidente na criminalidade, que est presente em todos os redutos seja nas reas abandonadas pelo poder pblico, seja na poltica ou no futebol. O brasileiro no mais violento do que outros povos, mas a fragilidade do exerccio e do reconhecimento da cidadania e a ausncia do Estado em vrios territrios do pas se impem como um caldo de cultura no qual a agressividade e a violncia fincam suas razes. Entrevista com Joel Birman. A Corrupo um crime sem rosto. Isto. Edio 2099, 3 fev. 2010. TExTO II Nenhuma sociedade pode sobreviver sem canalizar as pulses e emoes do indivduo, sem um controle muito especfico de seu comportamento. Nenhum controle desse tipo possvel sem que as pessoas anteponham limitaes umas s outras, e todas as limitaes so convertidas, na pessoa a quem so impostas, em medo de um ou outro tipo. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. Considerando-se a dinmica do processo civilizador, tal como descrito no Texto II, o argumento do Texto I acerca da violncia e agressividade na sociedade brasileira expressa a A) incompatibilidade entre os modos democrticos de convvio social e a presena de aparatos de controle policial. B) manuteno de prticas repressivas herdadas dos perodos ditatoriais sob a forma de leis e atos administrativos. C) inabilidade das foras militares em conter a violncia decorrente das ondas migratrias nas grandes cidades brasileiras. D) X dificuldade histrica da sociedade brasileira em institucionalizar formas de controle social compatveis com valores democrticos.

E)

incapacidade das instituies poltico-legislativas em formular mecanismos de controle social especficos realidade social brasileira.

QUESTO 44 TExTO I Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganosos, e de prudncia nunca se fiar inteiramente em quem j nos enganou uma vez. DESCARTES, R. Meditaes Metafsicas. So Paulo: Abril Cultural, 1979. TExTO II Sempre que alimentarmos alguma suspeita de que uma ideia esteja sendo empregada sem nenhum significado, precisaremos apenas indagar: de que impresso deriva esta suposta ideia? E se for impossvel atribuir-lhe qualquer impresso sensorial, isso servir para confirmar nossa suspeita. HUME, D. Uma investigao sobre o entendimento. So Paulo: Unesp, 2004 (adaptado). Nos textos, ambos os autores se posicionam sobre a natureza do conhecimento humano. A comparao dos excertos permite assumir que Descartes e Hume A ) defendem os sentidos como critrio originrio para considerar um conhecimento legtimo. B ) entendem que desnecessrio suspeitar do significado de uma ideia na reflexo filosfica e crtica. C ) so legtimos representantes do criticismo quanto gnese do conhecimento. D) concordam que conhecimento humano impossvel em relao s ideias e aos sentidos. E) X atribuem diferentes lugares ao papel dos sentidos no processo de obteno do conhecimento.

S-ar putea să vă placă și