Sunteți pe pagina 1din 2

Produo de lcool etlico da Cana-de-acar O lcool etlico um dos combustveis mais utilizados atualmente.

. Mas at chegar aos postos de abastecimento, o caminho a ser percorrido bastante longo e envolve muitos custos, tecnologia e pessoal qualificado. A cana-de-acar a matria prima para a produo do lcool no Brasil. Ela muito cultivada no Brasil tanto para a obteno do combustvel, quanto para a produo de acar. Aps a colheita da cana madura, rica em acares e com pouca gua, realizado um processo de pesagem e posterior limpeza, retirando impurezas, como a terra aderida e at mesmo insetos. No passo seguinte, a cana ser picada e moda vrias vezes, obtendo-se assim o maior volume do contedo tecidual (caldo) da planta, constitudo em grande parte de lquido adocicado, com partes slidas suspensas no meio. O que sobra da cana resultante deste ciclo denominado bagao, o qual tem vrias utilidades. Uma das aplicaes atuais do bagao a queima em caldeiras, gerando vapor que aciona geradores, produzindo energia eltrica utilizada nas prprias usinas para o funcionamento das mquinas (exemplo: para triturar e moer a cana, entre outras). A energia que sobra da queima do bagao muitas vezes vendida para abastecer o mercado de energia. O bagao pode tambm retornar ao campo como cobertura do solo ou servir para alimentao animal. A partir da coleta do caldo ocorrem vrias etapas: aquecimento (para eliminar parte dos microrganismos presentes e dar incio concentrao do acar), decantao (para a retirada dos slidos em suspenso), evaporao (at atingir a concentrao ideal de acar ou BRIX que a levedura precisa para produzir etanol), fermentao (adio da levedura ao caldo e transformao do acar em lcool, que agora se chama mosto) e centrifugao (para separar as clulas das leveduras do caldo fermentado). As clulas da levedura sero aproveitadas para nova fermentao (reciclo) e o caldo fermentado livre de clulas e contendo lcool passa pelo processo de destilao para a obteno do etanol. na fermentao que se obtm o etanol a partir do acar, tarefa realizada por uma levedura do gnero Saccharomyces. Para ser considerada uma boa levedura desse processo, ela deve apresentar algumas caractersticas: capacidade de resistir aos outros micro-organismos competidores que invadem o processo fermentativo; estabilidade de rendimento; velocidade de fermentao (medida atravs da quantidade de acares fermentados por certa quantidade de leveduras em um determinado tempo) e tolerncia ao lcool que elas mesmas produzem.

Para cada tonelada de cana utilizada na produo de lcool so gerados cerca de 280 kg de bagao, o qual pode ser utilizado de vrias maneiras, conforme descrito acima. Atualmente, existem vrias pesquisas em andamento que buscam produzir mais lcool a partir do bagao. Abordaremos essa questo nos prximos boletins.

Maiores detalhes em: BORTOLAZZO, N. G. Isolamento e seleo de fungos celulolticos para hidrlise enzimtica do bagao de cana-de-acar. 2011. 76 f. Dissertao (Mestrado em Cincias, rea de concentrao de Microbiologia Agrcola) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade Estadual Paulista, Piracicaba, 2011.

PITARELO, A. P. Avaliao da Susceptibilidade do Bagao e da Palha de Cana-de-acar Bioconverso via Pr-tratamento a vapor e Hidrlise Enzimtica. 2007. 125 f. Dissertao (Mestrado em Qumica, Sub-rea de Qumica Orgnica) Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2007. Colaborao de Fernanda Martins Gonzaga de Oliveira, estudante de Cincias Biolgicas da UNESP, Campus Rio Claro, SP; e Francisco Eduardo de Carvalho Costa, Ps-Doutorando em Microbiologia Aplicada, UNESP, Campus Rio Claro, SP

Contato: pagnocca@rc.unesp.br

S-ar putea să vă placă și