Sunteți pe pagina 1din 2

Folha de Londrina - Envie para um amigo

Page 1 of 2

http://www.bonde.com.br/folha/folhad.php?id_folha=2-1--30847-20071210

10/12/2007

Cidade volta a crescer verticalmente


Com apenas 73 anos, Londrina a 7 do Pas em nmero absoluto de prdios e a 12 no mundo na relao entre edifcios e populao

Londrina cresce e aparece, literalmente. Basta olhar para o alto. Nos ltimos trs anos, a cidade voltou a crescer verticalmente, relembrando os tempos ureos do caf e do ''boom'' imobilirio dos anos 70 e 80. Hoje, Londrina volta a se destacar no horizonte graas ao nmero expressivo de edifcios residenciais e comerciais espalhados por quase todas as regies da cidade. De acordo com levantamento recente, feito pela Brain Consultoria, de Curitiba, a pedido do Sebrae e Sinduscon Norte, Londrina aparece como a 7 cidade brasileira em nmero absoluto de edifcios acima de 12 pavimentos. Porm, se a correlao for feita entre nmero de prdios e nmero de habitantes, Londrina aparece ainda melhor posicionada: a 3 do Pas, atrs apenas de Balnerio Cambori (SC) e Vitria (ES), e a 12 do mundo. O estudo aponta a existncia de 412 prdios acima de 12 andares na cidade. Contudo, se computados os nmeros de construes com menos pavimentos, a quantidade de prdios passa dos mil. Dados do Sindicato da Habitao e Condomnios (Secovi), apontam a existncia de 1.140 condomnios na cidade, 590 deles esto no Centro. A pesquisa do Sebrae e Sinduscon mostra ainda que o nmero de lanamentos de novos prdios vem aumentando a cada ano em Londrina. Em 2004, houve 11 lanamentos. Atualmente existem 17 prdios em construo pela cidade. E a febre imobiliria parece que ainda vai perdurar e se manter aquecida, segundo os analistas da rea. ''O momento econmico muito bom. H crdito disponvel no setor, os prazos de pagamento esto longos, os juros esto baixos e a estabilidade econmica possibilita o planejamento financeiro. Por isso, a cidade voltou ao ritmo forte de crescimento vertical'', analisa o presidente do Sinduscon Norte do Paran, Junker de Assis Grassiotto. O engenheiro civil, que conhece e acompanha o mercado local desde os anos 70, avalia o desenvolvimento do setor como algo mais slido e consistente. ''Londrina j passou por outros momentos de expanso imobiliria, mas que sempre acabaram frustrados pela economia. Agora, o panorama outro e as expectativas so melhores'', diz Grassiotto. Vantagens Alm da estabilidade econmica, outros pontos podem explicar a verticalizao de Londrina. A segurana oferecida por estes tipos de construo; a maior oferta de reas de lazer e entretenimento; taxa de condomnio reduzida, devido ao aproveitamento maior do espao do terreno (mais apartamentos e mais andares) e a localizao privilegiada (prximo ao Centro, shoppings, escolas, supermercados).

http://www.bonde.com.br/folha/folha_form.php?oper=imprima&id=30847&dt=20071210

30/11/2010

Folha de Londrina - Envie para um amigo

Page 2 of 2

Para Leonardo Yoshii, gerente de marketing da Construtora A. Yoshii, em 2007 a empresa comeou a construo de seis novos prdios, seu recorde anual. ''A verticalizao de Londrina que j era uma tradio se tornou mais forte. Alm das novas tendncias nos condomnios, com reas de lazer ampliadas, a cidade mudou seu foco agroindustrial para se tornar um plo de tecnologia e conhecimento. Isso faz com que a cidade se torne mais atrativa, tanto s novas famlias quanto aos investidores'', avalia Yoshii. Outra construtora londrinense, a Plaenge, vislumbra aquecimento forte no mercado. O ritmo de lanamentos pesado: em 2007, a empresa lanou quatro prdios. Ano que vem, outros sete empreendimentos devem ser apresentados. ''A construo civil voltou a ser uma mola do crescimento e fonte de enriquecimento para a cidade. Nossa perspectiva bem positiva quanto a essa contribuio'', afirma Clia Catussi, gerente da Plaenge. Oportunidades O crescimento da construo civil tambm responsvel, diretamente, pelo desenvolvimento da cidade como um todo, j que proporciona a gerao de empregos, de novos negcios, do aumento de renda e da capacitao de mo-deobra. ''O avano do setor abre novas oportunidades, obriga a qualificao de funcionrios, o aumento da produtividade e o investimento em tecnologia. Isso tudo, na prtica, promove o desenvolvimento social e econmico da cidade'', avalia o presidente do Sinduscon. Outra curiosidade do mercado local que, devido a forte demanda, a qualidade e a rapidez das obras so maiores se comparadas a outras cidades. Na pesquisa do Sebrae e Sinduscon, foi possvel constatar que as obras so entregues em mdia 30 meses aps o lanamento, com cerca de 80% a 90% das unidades vendidas. Para conseguir tais resultados, as construtoras investem pesado em tecnologia e capacitao. Na Plaenge, segundo Clia, as obras em Londrina servem de referncia. '' comum a gente exportar tendncias descobertas aqui para nossas obras em Curitiba e Campo Grande (MS), por exemplo''.
Maurcio Della Barba Especial para a FOLHA

Copyright 2010 Web Portal Paran Ltda. proibida a reproduo total ou parcial do contedo da Folha de Londrina para fins comerciais.

http://www.bonde.com.br/folha/folha_form.php?oper=imprima&id=30847&dt=20071210

30/11/2010

S-ar putea să vă placă și