Sunteți pe pagina 1din 11

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TRT-RJ PROFESSOR: GUILHERME NEVES

Aula Demonstrativa Matemtica e Raciocnio Lgico para TRT-RJ


Apresentao..................................................................................................................................................... 2 Regra de Trs ..................................................................................................................................................... 3 Relao das questes comentadas.................................................................................................................. 10 Gabaritos ......................................................................................................................................................... 11

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TRT-RJ PROFESSOR: GUILHERME NEVES

Apresentao Ol pessoal! Meu nome Guilherme Neves. Sou matemtico e comecei a lecionar em cursos preparatrios para concursos aos 17 anos de idade, antes mesmo de iniciar o meu curso de Bacharelado em Matemtica na UFPE. Minha vida como professor sempre esteve conectada com os concursos pblicos nas matrias de ndole matemtica (matemtica financeira, estatstica e raciocnio lgico). Sou autor do livro Raciocnio Lgico Essencial Editora Campus-Elsevier. Pois bem, este a aula demonstrativa do curso de Matemtica e Raciocnio Lgico para o concurso do TRT-RJ. Seguiremos o seguinte cronograma.
Aula 0 Aula 1 Aula 2 Aula 3 Regra de Trs (simples e Composta). Nmeros e grandezas proporcionais. Razo e Proporo. Diviso Proporcional. Porcentagem. Juros Simples e Compostos Matemtica: Conjuntos numricos: racionais e reais operaes, propriedades, problemas envolvendo as quatro operaes nas formas fracionria e decimal. Conjuntos numricos complexos Raciocnio Lgico-Matemtico: estrutura lgica das relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictcios; deduo de novas informaes das relaes fornecidas e avaliao das condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. Compreenso e anlise da lgica de uma situao, utilizando as funes intelectuais: raciocnio verbal, raciocnio matemtico, raciocnio sequencial, orientao espacial e temporal, formao de conceitos, discriminao de elementos. (parte 1) Parte 2 Parte 3

Aula 4

Aula 5 Aula 6

Nesta aula, que demonstrativa, estudaremos Regra de Trs. As dvidas que vocs vierem a ter podero ser esclarecidas no nosso frum de dvidas. Esta aula, por ser demonstrativa, ser mais curta que as demais aulas do curso. A aula mais curta do curso ser a aula 1 (algo em torno de 30 pginas). Todas as outras aulas do curso tero mais de 50 pginas. Sem mais delongas, vamos comear!

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TRT-RJ PROFESSOR: GUILHERME NEVES Regra de Trs Nesta aula resolveremos questes sobre Regra de Trs. Lembremos que para resolver questes deste assunto, devemos construir uma tabela agrupando as grandezas da mesma espcie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espcies diferentes em correspondncia. Em seguida devemos determinar se as grandezas so direta ou inversamente proporcionais. O ltimo passo montar a proporo. Quando as grandezas so diretamente proporcionais (ou seja, quando uma delas aumenta (diminui), a outra tambm aumenta (diminui) na mesma proporo), devemos armar as fraes no mesmo sentido das setas. Quando as grandezas so inversamente proporcionais (ou seja, quando uma delas aumenta (diminui), a outra diminui (aumenta) na mesma proporo), devemos armar as fraes no sentido oposto aos das setas. Por fim, a seta da coluna da grandeza desconhecida sempre fica para baixo!

01. (Agente Administrativo DNOCS 2010/FCC) Suponha que 8 mquinas de terraplanagem, todas com a mesma capacidade operacional, sejam capazes de nivelar uma superfcie de 8.000 metros quadrados em 8 dias, se funcionarem ininterruptamente 8 horas por dia. Nas mesmas condies, quantos metros quadrados poderiam ser nivelados por 16 daquelas mquinas, em 16 dias de trabalho e 16 horas por dia de funcionamento ininterrupto? (A) 16 000 (B) 20 000 (C) 64 000 (D) 78 000 (E) 84 000 Resoluo Trata-se de um enunciado tpico de uma questo de regra de trs. Vamos relacionar as grandezas com uma tabela:
Mquinas 8 16 Metros quadrados 8.000 Dias 8 16 Horas por dia 8 16

Para facilitas as contas, vamos simplificar as colunas. Cada coluna pode ser simplificada por 8.

Mquinas Prof. Guilherme Neves

Metros quadrados

Dias

Horas por dia

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TRT-RJ PROFESSOR: GUILHERME NEVES


1 2 8.000 1 2 1 2

Devemos comparar cada uma das grandezas conhecidas com a grandeza desconhecida. Aumentando o nmero de mquinas, a rea a ser nivelada aumenta. As grandezas so diretamente proporcionais. Aumentando a quantidade de dias, a rea a ser nivelada aumenta. As grandezas so diretamente proporcionais. Aumentando a carga horria diria, a rea a ser nivelada aumenta. As grandezas so diretamente proporcionais.
Mquinas 1 2 Metros quadrados 8.000 Dias 1 2 Horas por dia 1 2

Vamos armar a proporo:

Sero nivelados 64.000 metros quadrados. Letra C 02. (Agente de Estao METRO-SP 2007/FCC) Se um trem leva 2 minutos para percorrer o trajeto entre duas estaes, o esperado que outro trem, cuja velocidade mdia 80% da velocidade do primeiro, percorra o mesmo trajeto em (A) 2 minutos e 40 segundos. (B) 2 minutos e 30 segundos. (C) 2 minutos e 20 segundos. (D) 2 minutos e 15 segundos. (E) 2 minutos e 5 segundos. Resoluo

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TRT-RJ PROFESSOR: GUILHERME NEVES Vamos considerar que a velocidade do trem na primeira situao igual a 100. Neste caso, o trem gasta 2 minutos para percorrer o trajeto. Como a velocidade do outro trem igual a 80% da velocidade do primeiro trem, ento a sua velocidade ser igual a 80. Qual o tempo gasto por ele? Vamos armar a regra de trs.
Velocidade 100 80 Tempo (min) 2

Diminuindo a velocidade, o tempo gasto para percorrer o trajeto aumentar. As grandezas so inversamente proporcionais. Devemos inverter a coluna das velocidades no momento de armar a proporo.
Velocidade 100 80 Tempo (min) 2

Letra B 03. (DPE-SP 2010/FCC) Um professor tem de corrigir 48 trabalhos de seus alunos. Nos primeiros 40 minutos de trabalho ele corrige 6 trabalhos. Se continuar corrigindo no mesmo ritmo, ele utilizar para corrigir os 48 trabalhos (A) 5 horas e 20 minutos. (B) 5 horas e 10 minutos. (C) 4 horas e 50 minutos. (D) 4 horas e 40 minutos. (E) 4 horas e 30 minutos. Resoluo Quem j tem um pouquinho mais de experincia pode j seguir o seguinte raciocnio: Ele gasta 40 minutos para corrigir 6 trabalhos. Para corrigir 48 trabalhos (observe que o nmero de trabalhos 8 vezes maior), gastar 8 vezes mais tempo.

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TRT-RJ PROFESSOR: GUILHERME NEVES O tempo necessrio ser igual a Podemos, alternativamente, armar a tabela da regra de trs.
Trabalhos 6 48 Tempo (min) 40

A coluna referente ao nmero de trabalhos pode ser simplificada por 6.


Trabalhos 1 8 Tempo (min) 40

Aumentando a quantidade de trabalhos a serem corrigidos, aumenta-se o tempo gasto para efetuar o servio. As grandezas so diretamente proporcionais.

Para transformar esta resposta para horas e minutos, devemos dividir o resultado por 60.

Portanto:

Letra A 04. (TRF 2 Regio 2007/FCC) Em uma grfica, foram impressos 1 200 panfletos referentes direo defensiva de veculos oficiais. Esse material foi impresso por trs mquinas de igual rendimento, em 2 horas e meia de funcionamento. Para imprimir 5 000 desses panfletos, duas dessas mquinas deveriam funcionar durante 15 horas, (A) 10 minutos e 40 segundos. (B) 24 minutos e 20 segundos. (C) 37 minutos e 30 segundos. (D) 42 minutos e 20 segundos. (E) 58 minutos e 30 segundos. Resoluo
Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TRT-RJ PROFESSOR: GUILHERME NEVES Temos que 1.200 panfletos foram impressos por 3 mquinas em 2 horas e meia de funcionamento. Queremos calcular o tempo que duas mquinas gastam para imprimir 5.000 panfletos.
Mquinas 3 2 Tempo (h) 2,5 Panfletos 1.200 5.000

Podemos simplificar a coluna dos panfletos. Dividindo 1.200 por 100 e dividindo 5.000 por 100 obtemos 12 e 50, respectivamente.
Mquinas 3 2 Tempo (h) 2,5 Panfletos 12 50

Diminuindo a quantidade de mquinas, o tempo gasto para imprimir os panfletos aumenta. As grandezas so inversamente proporcionais. Portanto, devemos inverter a coluna das mquinas no momento de armar a proporo. Aumentando a quantidade de panfletos, aumenta-se o tempo para imprimi-los. As grandezas so diretamente proporcionais.
Mquinas 3 2 Tempo (h) 2,5 Panfletos 12 50

Podemos simplificar esta frao por 3.

Vamos dividir 125 horas por 8.

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TRT-RJ PROFESSOR: GUILHERME NEVES

As 5 horas do resto devem ser convertidas para minutos para continuar a diviso. Para transformar 5 horas em minutos, devemos multiplicar por 60.

Neste momento j podemos marcar a letra C. Para continuar a diviso, devemos transformar os 4 minutos do resto em segundos. Para isto, devemos multiplicar 4 por 60 obtendo 240 segundos.

Portanto, o tempo gasto igual a 15 horas, 37 minutos e 30 segundos. Letra C 05. (MPE-AP 2009/FCC) Em um escritrio, trs digitadores de produtividade idntica realizam a tarefa de digitar 2400 pginas em 20 dias. Para realizar uma tarefa de digitao de 6000 pginas em 15 dias, o nmero mnimo de digitadores que devem ser incorporados equipe, com a mesma produtividade dos trs primeiros (A) 6 (B) 7 (C) 8 (D) 9 (E) 10 Resoluo Vamos montar uma tabela para relacionar as grandezas.
Digitadores 3 Pginas 2.400 6.000 Dias 20 15

Vamos simplificar as colunas: A segunda coluna pode ser simplificar inicialmente por 100. Sero cortados os 2 zeros de cada um dos nmeros. Ficamos com 24 e 60 que podem ser simplificados por 12. 24 dividido por 12 igual a 2 e 60 dividido por 12 igual a 5. A terceira coluna pode ser simplificada por 5.
Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TRT-RJ PROFESSOR: GUILHERME NEVES

Digitadores 3

Pginas 2 5

Dias 4 3

Aumentando o nmero de pginas, deve-se aumentar digitadores. As grandezas so diretamente proporcionais.

nmero

de

Diminuindo o prazo, devemos aumentar a quantidade de digitadores. As grandezas so inversamente proporcionais. Devemos inverter a terceira coluna no momento de armar a proporo.
Digitadores 3 Pginas 2 5 Dias 4 3

Como h 3 digitadores, so necessrios, no mnimo, 7 digitadores. Letra B

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TRT-RJ PROFESSOR: GUILHERME NEVES Relao das questes comentadas 01. (Agente Administrativo DNOCS 2010/FCC) Suponha que 8 mquinas de terraplanagem, todas com a mesma capacidade operacional, sejam capazes de nivelar uma superfcie de 8.000 metros quadrados em 8 dias, se funcionarem ininterruptamente 8 horas por dia. Nas mesmas condies, quantos metros quadrados poderiam ser nivelados por 16 daquelas mquinas, em 16 dias de trabalho e 16 horas por dia de funcionamento ininterrupto? (A) 16 000 (B) 20 000 (C) 64 000 (D) 78 000 (E) 84 000 02. (Agente de Estao METRO-SP 2007/FCC) Se um trem leva 2 minutos para percorrer o trajeto entre duas estaes, o esperado que outro trem, cuja velocidade mdia 80% da velocidade do primeiro, percorra o mesmo trajeto em (A) 2 minutos e 40 segundos. (B) 2 minutos e 30 segundos. (C) 2 minutos e 20 segundos. (D) 2 minutos e 15 segundos. (E) 2 minutos e 5 segundos. 03. (DPE-SP 2010/FCC) Um professor tem de corrigir 48 trabalhos de seus alunos. Nos primeiros 40 minutos de trabalho ele corrige 6 trabalhos. Se continuar corrigindo no mesmo ritmo, ele utilizar para corrigir os 48 trabalhos (A) 5 horas e 20 minutos. (B) 5 horas e 10 minutos. (C) 4 horas e 50 minutos. (D) 4 horas e 40 minutos. (E) 4 horas e 30 minutos. 04. (TRF 2 Regio 2007/FCC) Em uma grfica, foram impressos 1 200 panfletos referentes direo defensiva de veculos oficiais. Esse material foi impresso por trs mquinas de igual rendimento, em 2 horas e meia de funcionamento. Para imprimir 5 000 desses panfletos, duas dessas mquinas deveriam funcionar durante 15 horas, (A) 10 minutos e 40 segundos. (B) 24 minutos e 20 segundos. (C) 37 minutos e 30 segundos. (D) 42 minutos e 20 segundos. (E) 58 minutos e 30 segundos.

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

10

PACOTE DE TEORIA E EXERCCIOS PARA TRT-RJ PROFESSOR: GUILHERME NEVES 05. (MPE-AP 2009/FCC) Em um escritrio, trs digitadores de produtividade idntica realizam a tarefa de digitar 2400 pginas em 20 dias. Para realizar uma tarefa de digitao de 6000 pginas em 15 dias, o nmero mnimo de digitadores que devem ser incorporados equipe, com a mesma produtividade dos trs primeiros (A) 6 (B) 7 (C) 8 (D) 9 (E) 10 Gabaritos
01. 02. 03. 04. 05. C B A C B

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

11

S-ar putea să vă placă și