Sunteți pe pagina 1din 2

EDITAL PARA SELEO DE PROFESSORES A Faculdade de Cincias Sociais Aplicadas Ibmec/RJ torna pblica a abertura de processo seletivo para

contratao de professor horista para o Curso de Graduao em Direito. I Das vagas abertas para seleo - O presente processo de seleo tem por objetivo preencher vagas e eventualmente formar cadastro de docentes para as seguintes reas: Direito, Pessoa e Sociedade: Unidade I: pensando o direito: a) panorama sobre autores: A contribuio de Karl Marx, Max Weber, mile Durkheim, Norbert Elias e Pierre Bourdieu; b) Sociedades modernas e sociedades civilizadas: a antropologia e o direito. Unidade II: Direito e sociedade: a) interaes entre direito e sociedade; b) o indivduo, os processos de socializao e o controle social; c) adequao das normas jurdicas ao contexto social; d) direito como condicionante da realidade social; e) tridimensionalidade do direito: eficcia, vigncia e fundamento; f) formas da norma jurdica (transformadora, conservadora e educativa). Unidade III: Atualidades: a) pluralismo jurdico; b) direito informal: a normatividade extra-oficial; c) direito alternativo e uso alternativo do direito; d) direito e opinio pblica; e) desigualdade social e direito moderno; f) a criminalidade e o Estado brasileiro. Interpretao e Argumentao Jurdica: Noes introdutrias. Definio, mbito e significado da hermenutica. Hermenutica clssica e contempornea. Teorias clssicas da interpretao jurdica. A normativizao da interpretao. O giro hermenutico e a discusso sobre o mtodo jurdico. Hermenutica e Constituio. Hermenutica, Constituio e o direito privado. Constituio, princpios, regras e valores. Teoria da Argumentao.

- O candidato selecionado ser convidado a assumir a funo de professor horista junto ao Curso de Graduao em Direito do Ibmec/RJ, com aproveitamento imediato no segundo semestre de 2013. - O candidato considerado apto, mas que no seja convidado a ministrar aulas no segundo semestre de 2013, poder ser chamado a faz-lo no primeiro semestre de 2014, a critrio da Coordenao do Direito. II Da seleo - O presente processo de seleo ser feito via avaliao da informao curricular do candidato, eventual entrevista por telefone e, para os candidatos habilitados, aula teste que ser avaliada por uma banca de professores a ser designada pela Coordenao do curso de direito.

III Titulao Mnima - Mestre ou Doutor em Direito ou rea afim (especificamente no caso de seleo para Interpretao e Argumentao Jurdica e Direito, Pessoa e Sociedade).

IV Do cronograma O candidato dever enviar um e-mail para recursos.humanos@grupoibmec.com.br com o ttulo Seleo de Professores Direito at s 16 horas do dia 08 de julho de 2013 (segunda-feira), anexando seu Currculo Lattes ou Curriculum Vitae e indicando telefone fixo e celular para contato. A Coordenao do Direito poder realizar entrevista por telefone para esclarecimento de questes relativas ao currculo do candidato. Os candidatos pr-selecionados sero convocados at 12 de julho de 2013 para ministrar uma aula teste, cujo tema, comum a todos os candidatos de cada seleo, ser divulgado com antecedncia mnima de 24 horas. As aulas teste tero a durao mxima de 45 minutos e sero realizadas no dia 18 de julho (estendendo-se ao dia seguinte, caso necessrio), no Ibmec (Avenida Presidente Wilson, 118 Centro RJ). Na mesma ocasio o candidato dever apresentar, brevemente, seu currculo. 08 de julho: data final da inscrio 12 de julho: convocao para aula teste 18 de julho: realizao da aula teste 22 de julho: resultado do processo seletivo. V Resultado do Processo Seletivo e Documentao Requerida Encerradas a avaliao dos currculos e as entrevistas ou seminrios acadmicos, caso estes venham a ocorrer, os candidatos aprovados ou considerados aptos sero comunicados por telefone e e-mail. A contratao ser imediata, bem como devem ser a resposta e a disponibilidade do candidato. Ser indispensvel para a contratao, entre outros documentos que sero requeridos pelo Departamento de Recursos Humanos do Grupo Ibmec, o comprovante do ttulo de Mestre ou Doutor, nacionalmente reconhecido na forma da lei, e cpias das publicaes cientficas mais importantes do candidato, se houver. VI Das Disposies finais - Os casos omissos sero analisados e resolvidos pela Coordenao do Curso de Direito do Ibmec/RJ.

Rio de Janeiro, 16 de junho de 2013.

S-ar putea să vă placă și