Sunteți pe pagina 1din 4

43 LIO 8 UTILIZAO DA INFORMTICA E OUTRAS FERRAMENTAS NECESSRIAS AO PREPARO DO ESTUDO BBLICO

INTRODUO. Nesse estudo vamos conhecer os recursos disponveis na rea de informtica, que so ferramentas indispensveis ao bom preparo de um estudo bblico. O preparo do estudo bblico no passado.

Os recursos atuais. Livros e CDs, internet.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA. 1. Comentrios 2. Dicionrios 3. Mapas 4. Verses da Bblia. 5. Bblia on Line.

CONHECENDO O PROGRAMA BBLIA ON LINE1 O programa Bblia on-line uma importante ferramenta de pesquisa na rea bblica. Ele tem mais de 50 verses da Bblia, com o texto grego e hebraico. Possui tambm 40 obras de comentaristas, dicionrio, mapas e muito mais. O seu manuseio muito fcil, principalmente a verso 2.01. Com ele voc poder desenvolver perfeitamente o seu estudo, mesmo no tendo os livros para pesquisa.

Existe no mercado um programa que se chama LOGOS 2, que um pouco parecido com Bblia on-line, mas que traz o texto da Septuaginta, que a verso grega do Antigo Testamento, feita em 250 a.C.

44
SITES TEIS PARA PESQUISA Na internet, o estudante da Bblia tambm tem ao seu dispor, uma grande quantidade de informaes teis ao preparo de um estudo bblico. quase impossvel alistar todos eles, por isso, iremos apresentar apenas alguns para serem acrescentados sua lista. 1. www.ejesus.com.br Nesse site temos estudos bblicos, sermes, ilustraes e muito

mais.

2. www.bible.org Para quem domina o ingls, esse site oferece um timo material de pesquisa. So textos que trazem o pano de fundo de cada livro, divises e tambm comentrio dos textos. 3. www.eclesianet.com.br 4. www.bibliaworld.com.br 5. www.bsula.cjb.net 6. www.christianworld.com.br 7. www.edsonestudos.hpg.com.br 8. www.chamada.com.br 9. www.elosdejesus.com.br 10. www.ebd.com.br 11. www.escoladominical.com.br 12. www.cursobiblico.com.br

ORGANIZAO E DIAGRAMAO DO ESBOO.


Depois de estudarmos sobre a observao, interpretao e aplicao, e investigarmos um pouco sobre Lucas 19, quero falar sobre o modelo de esboo de um estudo bblico. Depois de muitas horas de estudo de um texto bblico, o dirigente deve ter em mente o ensino que ele vai querer transmitir para o grupo. Esse ensino deve ser claro, objetivo e atraente, para que fique gravado na mente dos alunos. Um exemplo pode ser: JESUS TEM PODER PARA RESTAURAR PESSOAS DISCRIMINADAS PELA SOCIEDADE.

45
Tendo isso em mente necessrio organizar o esboo. Todo estudo deve ser dividido em trs partes Introduo, desenvolvimento e aplicao.

I.

Introduo
Desenvolvimento A. 1. 2 B. C. Concluso

A introduo tem o propsito de captar a ateno dos participantes para aquilo que vai ser falado. Se ela for atraente, certamente vai causar um impacto nas pessoas. Por isso, ela deve ser curta e relacionada ao assunto, e no passar de 5 minutos. importante que ela esteja bem interagida com aquilo que voc vai falar. Em seguida introduo vem o desenvolvimento daquilo que voc vai falar. Essa sesso do estudo que leva mais tempo. Para uma melhor organizao, esse desenvolvimento dividido em subdivises. A ltima etapa a concluso. Essa parte o clmax do estudo. o momento onde voc vai aplicar tudo aquilo que foi estudado e desenvolvido. Ela tambm no pode ser longa, mas breve e atraente.

II.

III.

RECOMENDAES TEIS PARA O DIRIGENTE. Se voc est comeando e pretende aplicar o seu estudo numa casa, necessrio considerar antes os seguintes itens: 1. Nos primeiros estudos, normal que o dirigente fique um pouco nervoso. Isso natural e leva a pessoa a se preocupar muito mais com o que vai falar e como vai falar. importante saber que o nervosismo combatido com o domnio sobre o contedo e com a experincia. Nunca retroceda ou se acomode por causa da inibio, pelo contrrio v em frente. Estabelea uma data e local para aplicar o seu estudo e fique firme. 2. Tenha o seu esboo bem elaborado. Antes de aplic-lo, faa uma reviso antes em casa e tambm antes do estudo. 3. Evite ficar meditando nas possveis falhas, roendo unha e externando o que passa no seu interior. Inicie com segurana o seu estudo. A primeira frase a mais importante. Por isso, treine bastante a introduo do seu estudo. 4. Procure chegar ao local antes do horrio e verificar de onde voc vai falar, se tem microfone, plpito etc. 5. Faa o uso de toda a sua expresso corporal. Levante a cabea e olhe para todas as pessoas e comunique com convico. Seja natural com os seus gestos e no exagere. 6. Com relao voz, esteja atento sua dico, altura de voz, ritmo, e tambm os vcios de linguagem.

46
7. Se o estudo for num grupo de 15 a 20 pessoas, procure faz-lo de forma indutiva, levando todas pessoas a participarem do mesmo. Para tal, lance algumas perguntas e v coordenando o grupo, caminhando para um final e aplicao. 8. Por fim, esteja atento ao horrio de comear e tambm de terminar. 9. aconselhvel que os primeiros estudos sejam feitos de forma indutiva. Esse mtodo consiste em dirigir aos participantes algumas perguntas, para que eles esteja participando e contribuindo com sua opinio. Assim, o dirigente vai conduzindo o estudo para um objetivo previamente proposto. RECAPITULAO Essa lio teve como objetivo apresentar os recursos da informtica e da internet. Alm disso, vimos algumas orientaes prticas sobre como preparar e diagramar o seu esboo do texto de Lucas 19.1-10.

EXERCCIOS 1. Procure entrar no Site www.ejesus.com.br e, do lado esquerdo da pgina, clic em ESTUDOS BBLICOS. Nessa pgina salve os seguintes estudos: A. Como estudar a Bblia. B. Os sete pecados mortais do Estudo Bblico. Esses dois textos trazem algumas dicas importantes para a pessoa que vai iniciar a tarefa de preparar um estudo bblico. bom tambm abrir algum outro estudo pronto, para verificar como o autor desenvolveu o mesmo. 2. Como parte final desse curso, o aluno deve continuar trabalhando no seu estudo sobre Lucas 19.1-10, fazendo o seu esboo c om a introduo, desenvolvimento e aplicao. CONCLUSO. Agora que voc j viu os passos necessrios para estudar a Bblia, e tambm os recursos da informtica, mos obra. Aplique o que voc aprendeu em cima de um outro texto, de preferncia uma narrativa, e planeje tambm aplic-lo quando possvel. Que Deus abenoe o seu ministrio.

S-ar putea să vă placă și