Sunteți pe pagina 1din 3

OS Druidas e as origens da Maonaria

- Mestre, quantos anos levarei para me tornar um Druida? Perguntou o jovem discpulo. - Se voc se esforar quatro horas por dia, em oito anos. Respondeu o Mestre. - Ento Mestre eu me esforarei oito horas por dia, e em quanto tempo eu serei um Druida? - Em dezesseis anos. Disse o Mestre. - E se eu me esforar doze horas????? - Em trinta e dois anos. Disse o Mestre.
(Mago, Maon e Mestre de Sabedoria Flvio Lins)

No h historigrafo maom que no inclua essa misteriosa Escola como elemento obrigatrio na gnese da Ordem. Afirma-se que foram eles que, nos primeiros sculos do Cristianismo lanaram as sementes da Iniciao manica nas Ilhas Britnicas. Eram considerados sacerdotes dos antigos galos e celtas dos quais deixou Jlio Csar umas impresses em seus Comentrios da guerra nas Glias: "Exercem o culto, oferecem os sacrifcios pblicos e privados e interpretem os mistrios da religio. So eles que aplicam as sentenas em quase todos os pleitos, no somente os de carter comum, como os privados; se algum delito se comete, se sucede alguma morte, ou se h questo sobre herana ou de limites entre vizinhos, so eles que decidem. Morto este ser seu sucessor o que reunir maior nmero de qualidades ou atributos. Em caso de haver muitos em tais condies, procede-se eleio com os votos dos Druidas. No vo a guerras nem pagam tributos como os demais. Esto isentos da milcia e de toda classe de obrigaes. Esmeram-se, especialmente, em defender a crena na Imortalidade da alma e sua transmigrao de uns corpos para outros (MENTEMPSICOSE). Muitas coisas discutem e ensinam juventude acerca dos astros e de seu movimento, da magnitude do orbe terrestre, da natureza das coisas, do poder e soberania dos deuses Imortais." Os Druidas, segundo historiadores manicos, conservavam os mistrios das Iniciaes antigas, e foram combatidos e destroados pelas hostes do Imperador Jlio Csar e mais tarde caados pelo Imperador Cludio, quando Roma submeteu todo o ocidente europeu. Afirmou o maom Jos Maria Raggon, que desapareceram as antigas iniciaes nas Universidades Druidas aps as perseguies de Jlio Csar nas Glias, at que em 1646, surgiu a Maonaria Filosfica concebida em trs Ritos por Elias Ashmole, Fenelon e Saint Germain, aos que foram incumbidos deste trabalho de restaurar a antiga Iniciao. Mas, de onde procediam, por sua vez, os Druidas? Para alguns comentaristas e pesquisadores, originam-se de povos brbaros da Crimia; tinham o nome de Cimbros, e invadiram grandes regies da Europa Central no ano de 600 antes de Cristo espalhando-se

em densas hordas pelos vales dos grandes rios ocupando o norte e o ocidente da Europa. Na Escandinvia eram conhecidos por Druidas, nas Glias. Implantaram a religio e os mistrios iniciticos de crenas e costumes que j haviam recebido de povos orientais. O que os romanos foram descobrir dos Druidas j vinha dos ensinamentos dos Cimbros ou dos Thuata-D-Danan. dito que eles se dividiam em trs classes (na realidade em sete): os Ovates ou Vates, os Bardos e os Eubages. Os Vates eram os depositrios dos dogmas secretos, da religio e da filosofia, e exerciam a funo de sacerdotes e de juzes. Os Bardos eram poetas que compunham hinos e cantavam nas cerimnias do culto, os feitos hericos da nao e dos seus heris. Os Eubages eram considerados pelos romanos como os seus ugures e adivinhos, estes prdruidas tinham a seu cargo o governo civil e a agricultura, assim como o relativo aos calendrios. No tinham templos tal qual conhecemos; j que na Doutrina Druida tem que haver uma perfeita harmonia entre o homem e o meio-ambiente, estes templos estavam alm da compreenso do homem comum e at hoje alm de nossa tecnologia e, segundo alguns, a frente de algumas civilizaes aliengenas que j foram derrotadas pelos Druidas (vide a lenda de que os Druidas aprisionaram vrios "Demnios" e expulsaram muitos da Terra); celebrando suas cerimnias no interior dos bosques, em volta de uma coluna de pedra, ou de uma rvore frondosa, de preferncia um Carvalho, qual dedicavam especial venerao, como uma rvore sagrada. Seu culto principal era a Natureza. Como sucedia com os sacerdotes egpcios, os Druidas transmitiam as instrues sagradas atravs de ritos iniciticos queles que eram considerados dignos de receb-las. Apesar do pouco que se conhece sobre suas cerimnias secretas, sabe-se que usavam um altar triangular, a espada de Belinus (Heri representado pelo Sol), e um cofre mtico. No sendo possvel enfrentar a guerra de extermnio que lhes moveu Roma, refugiaram-se em vrias regies da Europa, notadamente na Germnia e na Escandinvia, continuando a transmitir s geraes que surgiam, seus ritos e mistrios, de forma que, no sculo XII ressuscitaram as antigas cerimnias, embora j bastante modificadas. Outros historiadores do os Cimbros como originrios do norte da Alemanha, na regio da foz do Elba. Unidos aos teutos derrotaram os romanos no cerco de Noria. Invadiram a Glia e a Espanha onde foram vencidos pelos celtiberos, seguindo para a Itlia, onde tambm foram derrotados. Invadiram a Glia e a Espanha onde foram vencidos pelos celtiberos, seguindo para a Itlia, onde tambm foram derrotados. Se os Druidas eram realmente descendentes dos Cimbros, cultura pr - clssica, e se organizaram em Corporaes de Construtores, e mais tarde em Guildas, uma das referncias histricas e razo principal da criao da Maonaria Operativa; se possuam templos por mais simples e primitivos que fossem; um dos argumentos para no haver uma ligao entre estas Entidades, qual interesse em negar suas verdadeiras origens?.

E de sua trajetria, de seiscentos anos por amplas regies da Europa onde deixaram Tradies entre celtas e galos como um Corpo de Iniciados, Entidade de Mistrios e Iniciaes, das quais pouco ou nada conhecemos, como admitir que a Maonaria seja a Operativa ou Especulativa, tenha tambm seu cordo umbilical ligado Tradio Druida ?

S-ar putea să vă placă și