Sunteți pe pagina 1din 3

Atividade 2 tcnicas, instrumentos, escalas e inventrios que podem ser utilizados na interveno com a TCC nos transtornos de humor.

. Alethia Capelasso Aps o diagnstico o terapeuta deve buscar as tcnicas de interveno que melhor se adqem ao paciente em questo. Alm das tcnicas de interveno j citadas, encontramos: 1. O MTODO SOCRTICO: O qual segundo Rang (2001 apud Tavares 2005) consiste em perguntas feitas pelo terapeuta com o objetivo de questionar os fundamentos dos pensamentos automticos do paciente. A partir dessas perguntas torna-se claro que tais pensamentos so infundveis e assim que se tornam passiveis de mudanas. Cordioli (2004 apud Tavares 2005) destaca alguns exemplos de perguntas que o paciente deve se fazer a partir do mtodo socrtico, so elas: que evidencias tenho de que aquilo que passou pela minha cabea naquele momento verdadeiro? existem explicaes alternativas? Que provas tenho de que de fato o que imaginei na ocasio vai acontecer? 2. TESTES COMPORTAMENTAIS Cordioli (2004 apud Tavares 2005) sugere que as crenas sejam modificadas ao desafi-las em situaes prticas. Nesse exerccio, a crena tida como hiptese que ser testada na prtica. Os testes comportamentais consitem em experienciar na prtica se a crena do paciente de fato real ou no. Por exemplo: um paciente que possua crenas do tipo: Nada do que falar em grupo ser interessante, teste na prtica essa sua crena, observando a resposta de outras pessoas s suas falas. Caso observe que algumas pessoas respondem s suas falas, a crena ser questionada, na medida em que a fala foi interessante para a outra pessoa. 3. PRESCRIO DE TAREFAS GRADUADAS Consiste em ajudar o paciente a recuperar suas atividades normais, sempre considerando e respeitando seus limites e dificuldades momentneos. Para ter sucesso as tarefas devem seguir em ordem de dificuldade crescente, comeando por aquelas que o paciente tem menos desconfortou ou ansiedade e obtm maior prazer ao realiz-las. (Rang 2001, apud Tavares 2005) 4. A PREVENO DE RECADAS Segundo Caballo (1996) pode ser utilizado nos programas de mudana de comportamento em geral e consiste em um programa de autovigilancia, no qual o paciente deve prestar ateno ao seu comportamento e, inibir o comportamento habitual, identificando situaes de alto risco onde a recada provvel. 5. TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS (THS) Caballo (1996 citado por Tavares 2005) explica que o THS consiste na aprendizagem de um novo repertrio de respostas e se d a partir de procedimentos como as instrues, a modelao, o ensaio comportamental, a retroalimentao e o reforamento. O intuito tambm diminuir a ansiedade nas situaes problemticas, realizar a reestrutura cognitiva e obter um treinamento de soluo de problemas.

6. O ENSAIO COMPORTAMENTAL Colocado por Caballo (1996 apud Tavares 2005) consiste em representar de maneira apropriada as situaes aversivas que o paciente pode enfrentar em sua vida real. O paciente ir aprender com o terapeuta em uma situao fictcia e confortvel novos repertrios de respostas adequadas s situaes que geram desconforto a ele. Diferentemente do psicodrama, o ensaio comportamental concentra-se na mudana de comportamento, e no na identificao e expresso de supostos conflitos. 7. ROLE-PLAYING Terapeuta e paciente imitam o comportamento de alguma pessoa relevante no ambiente natural do sujeito ou fazendo uma representao do comportamento do prprio sujeito em alguma situao social. Serve para treinar o paciente a interagir adequadamente em situaes sociais (RANG, 2001, apud Tavares 2005). 8. O PROCEDIMENTO DE DESSENSIBILIZAO SISTEMTICA (DS) Conforme Turner em CABALLO (1996, apud Tavares 2005), a dessensibilizao sistemtica (DS) uma interveno teraputica desenvolvida para eliminar as sndromes de evitao. Consta de quatro passos principais: a) Treinamento no emprego da escala SUDS; b) Uma completa anlise comportamental e o desenvolvimento de uma hierarquia de medos; c) Treinamento do relaxamento muscular profundo ou algum outro procedimento de relaxamento; d) A combinao da exposio, na imaginao, hierarquia de medos junto com o estabelecimento de uma resposta de relaxamento profundo no paciente a dessensibilizao propriamente dita. Atravs da Escala de Unidades Subjetivas de Ansiedade (SUDS) busca-se que o paciente faa discriminaes precisas de seus medos, colocando, por exemplo, numa escala de 0 a 100 situaes consideradas mais aterradoras at aquelas que lhe proporciona tranqilidade. 9. RESOLUO E SOLUO DE PROBLEMAS Apresentada por Nezu (1999), possui 5 etapas: a) definio do problema; b) compreenso do problema; c) preparao para a ao, d) tomada de deciso; e) implementao da estratgia escolhida e avaliao. 10. Inventrio de Ansiedade - Estado de SPILBERGER Utilizado por Cade e Prates (2001) para identificar o nvel de gravidade dos sintomas. 11. Auto-reforo O terapeuta vai auxiliar o paciente a aumentar o uso de auto-avaliaes positivas e identificar reforos que estejam associados a comportamentos positivos (Carvalho 2012). 12. Diminuio da ruminao e do egocentrismo O terapeuta incentiva o paciente a ter um comportamento ativo que substitua a passividade e o egocentrismo (Carvalho 2012) Referencias bibliogrficas Carvalho, S. depresso tratamento cognitivo-comportamental. 2012. Disponvel em http://www.slideshare.net/psymif/terapia-cognitivocomportamental-dadepresso acesso em 01/10/2013. Nezu AM, Nezu CM. Treinamento em soluo de problemas. In Caballo VE. Manual de tcnicas de terapia e modificao do comportamento. So Paulo:Santos, 1999. cap. 22, p. 471-493.

Tavares, L. Abordagem Cognitivo-comportamental no atendimento de pacientes com histria de depresso e dficit em habilidades sociais. Santa Catarina, 2005. Disponvel em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/tcc/83.pdf acesso em 01/10/2013.

S-ar putea să vă placă și