Sunteți pe pagina 1din 36

109

A tica na Bblia
O meu mandamento este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. Ningum tem maior amor do que aquele que d a sua vida pelos seus amigos. Vocs sero meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. [ ... ] Vocs no me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permanea. JOO 15.12,13,16

Charlie Brown est confortavelmente sentado numa cadeira, na sala de visitas, quando ouve um barulho vindo da cozinha. Vai verificar o que est acontecendo e flagra Snoopy assaltando a geladeira. - Ei! O que est fazendo? - pergunta o menino. - Voc no pode simplesmente ir pegando o que est na geladeira. - E, sacando a Bblia, acrescenta: - Veja, est aqui no xodo: "No furtars". Snoopy, tambm versado na Bblia, tira o livro da mo do garoto, vira algumas pginas e mostra a Charlie Brown a passagem de Deuteronmio 25.4. Enquanto seu dono est lendo "No amordacem o boi enquanto est debulhando o cereal", Snoopy sai de fininho e volta sua posio confortvel no topo da casinha de cachorro. Ao terminar de ler o versculo, Charlie Brown percebe o que aconteceu. - Nunca vi voc debulhar cereal nenhum! - grita ele. Snoopy interrompe a refeio o tempo suficiente para responder: - Saiu meio de contrabando.

110

Como dissemos no primeiro captulo, a tica no uma tarefa exclusivamente crist. Muitos j tentaram estabelecer uma vida tica e depois segui-la. Vimos esse interesse mais amplo atravs das lentes da tradio da tica filosfica originada na Grcia antiga. Nossa preocupao, porm, ir alm da tica geral para mostrar uma tica crist. Embora a tradio tica crist se tenha desenvolvido em uma cultura que muito devia aos filsofos gregos, os cristos sempre viram primeiramente a Bblia como o fundamento para a vida prtica. Portanto, se quisermos formular uma tica crist para os dias de hoje, devemos ocupar-nos das Escrituras. Como Snoopy, provvel que cada um de ns j se tenha sentido culpado algumas vezes por fazer mau uso da Bblia. provvel que todos tenhamos usado as Escrituras s para sair pela tangente, "meio de contrabando", em certas situaes da vida. Mas os cristos sensveis querem que a Bblia seja o instrumento por meio do qual o Esprito Santo os guie a uma vida devota. De fato, o objetivo central da Bblia instruir a comunidade dos cristos acerca da vida tica. Conseqentemente, as Escrituras so fundamentais para a tica crist. Muitos cristos concordam que a tradio tica crist repousa na Bblia. O que, porm, significa essa afirmao? Qual a tica bblica? Como passar da Bblia para a vida prtica nos tempos atuais? Nosso primeiro impulso pode ser propor que a tica bblica consiste nos preceitos, princpios e leis de conduta humana contidos nas Escrituras. Trataremos dessa questo com mais detalhes no captulo 7, por isso nos limitaremos aqui a dizer que muitos eticistas cristos julgam essa abordagem uma simplificao exagerada de como a Bblia relaciona-se com a vida. Nos ltimos anos, estudiosos de todas as reas teolgicas tm observado que, alm de qualquer outra coisa, a Bblia uma narrativa. Narra uma histria que inclui comeo, meio e fim.l Em vez de abstrair dessa histria as leis que se encontram nas Escrituras, para atribuir-lhes um valor universal, esses pensadores concluram que a tica dos ensinamentos da Bblia est entranhada na narrativa e s pode ser entendida no contexto da histria bblica. 2 Esses eticistas cristos levam a idia um passo adiante. Esto convencidos de que o foco principal da narrativa bblica Jesus Cristo. Conseqentemente, para eles a tica, vista de uma perspectiva bblica, preocupa-se com o estilo de vida a ser seguido pela comunidade de f tal qual revelado na histria de Jesus.

111

Como declara R. E. O. White:


A essncia da moralidade bblica no um sistema legal, um cdigo escrito, uma filosofia moral abstrata, mas um esprito e uma lealdade, uma viso e uma f encarnadas na inexaurivelmente rica e variada personalidade de Jesus.

Ou, nas palavras do estudioso catlico romano Robert J. Daly, a tica crist "a cincia e a arte de refletir sobre os aspectos prticos da existncia de Cristo para ento p-los em prtica". Nossa principal tarefa neste captulo mostrar como as linhas dos ensinamentos ticos da Bblia convergem para Cristo. Faremos isso explorando os temas ticos centrais presentes na narrativa bblica.

A VIDA MORAL E AS ESCRITURAS HEBRAICAS


A Igreja deve sua existncia ao antigo Israel, pois, seguindo o exemplo de Jesus, os primeiros cristos viam a si mesmos como a continuao do que havia comeado na poca do AT. Eles estavam convencidos de que em Jesus a histria de Deus agindo na histria humana havia atingido um novo nvel. Motivada por essa crena, a comunidade crist inicial investigou as implicaes do evangelho e os ensinamentos de Jesus para a vida no mbito de seu contexto histrico. Ao executar essa tarefa, porm, os primeiros cristos tinham os olhos voltados para o antigo Israel, afirmando que as Escrituras hebraicas acalentavam um consenso quanto ao significado de viver como povo de Deus neste mundo. Por essa razo, nosso levantamento dos fundamentos bblicos da tica crist deve comear pelas Escrituras hebraicas. Todavia, no comeamos pela tica do AT como tal. Em certo sentido, "tica do AT" um termo imprprio. Como observa Walter Kaiser, "no h no Antigo Testamento nenhum conceito abstrato, abrangente, que se assemelhe ao nosso termo moderno 'tica' ".5 Em vez disso, precisamos examinar o fio condutor da histria do AT. Bruce Birch fala em nome de muitos estudiosos quando observa: "No temos no Antigo Testamento discursos filosficos abstratos sobre moralidade ou sistemas ticos tericos, codificados. Temos elementos que contam a histria de Israel ou do testemunho dela".6

112

Portanto, mais que procurar princpios atemporais de conduta que possam estar dispersos nas Escrituras hebraicas, nosso objetivo resumir os temas centrais da narrativa do AT que moldaram a antiga concepo hebraica do que significa ser povo de Deus neste mundo. Esse entendimento, por sua vez, serviu de bero para os ensinamentos ticos de Jesus e as subseqentes reflexes da comunidade crist primitiva. O tema bsico: Deus em aliana. Fundamental para tudo o que os autores das Escrituras hebraicas dizem sobre o que podemos chamar "vida tica" o tema da aliana. De fato, pode-se dizer que toda a narrativa bblica conta a histria da aliana. O pano sobe, e aparece a relao de aliana entre Deus e a humanidade (Gn 1.27-30), situada no contexto do ato divino da criao do cu e da terra "no princpio" (Gn 1.1). Por intermdio de No, Deus mais tarde renovou a aliana universal (Gn 9.9-11). Mas significado especial tem a aliana de Deus com Israel, que, na qualidade de descendente de Abrao, deveria ser a nao por meio da qual Deus abenoaria todos os povos (Gn 12.1-3). O estudioso alemo do AT Walther Eichrodt declara que o conceito de aliana "cultua a convico mais fundamental de Israel, a saber, a conscincia de um relacionamento nico com Deus". No surpreende, portanto, que o entendimento de que eles eram um povo em aliana com Deus fornecesse o fundamento para as reflexes ticas entre os antigos hebreus. No mago da idia da aliana, estava a percepo de que o relacionamento de Israel com Deus decorria inteiramente da graa divina. O acontecimento que mais influenciou a existncia dessa aliana foi sem dvida o xodo. Deus resgatou o povo da servido no Egito, e, mais que qualquer outra experincia, esse acontecimento constituiu os hebreus como povo da aliana com Deus. Desse ponto em diante, a aliana encontrou sua base na graciosa iniciativa de Deus na salvao. A declarao "Eu sou o SENHOR, o teu Deus que te tirou do Egito, da terra da escravido" repetidas vezes serviu para introduzir injunes divinas acerca da vida na comunidade da aliana (e.g., x 20.2). Israel, no entanto, sabia que o xodo, e portanto, a prpria aliana, fora obra da bondade e da misericrdia de Deus. Comeando no Sinai, a histria do AT tornou-se a narrativa da fidelidade de Deus aliana, mesmo diante das falhas de Israel. A aliana no era uma rua de mo nica, bvio. Ser parceiro de Deus na aliana - ser o recipiente da graa divina - implicava obrigaes por parte do povo de Israel.

113

Essa percepo levou ao "ensinamento" sobre o "caminho".11 Kaiser sem dvida est certo quando observa: "A tica do Antigo Testamento preocupa-se com o estilo de vida que a aliana mais antiga prescreve e aprova". 12 Acima de tudo, a aliana significava que Israel deveria ser uma "reunio santa" (x 12.16).13 De fato, o povo que mantinha aliana com um Deus santo deveria ser igualmente santo.14 Santidade envolvia obedincia ao Deus da aliana, motivada por amor e gratido (Dt 6.5,20). A obedincia aliana expressava-se por meio de cuidadosa preocupao com a vontade divina revelada no Sinai e na Tor. Contrastando, portanto, com os filsofos gregos, os hebreus no partiram em busca do viver bem, como o objetivo final da existncia humana. Tampouco se fixaram no cultivo de um conjunto de virtudes como a melhor forma de chegar ao bem. Em vez disso, o povo do AT preocupava-se com a justia. E essa justia envolvia a obedincia da santidade. A obedincia inclua a separao pessoal de tudo o que fosse profano ou impuro, como, por exemplo, a adorao a outros deuses. Implicava a consagrao ao servio do prprio Deus. Todavia, ser o povo santo de Deus significava mais que levar uma vida direcionada para Deus. Manter aliana com Deus exigia que Israel fosse uma comunidade santa, um povo ciente de que essa condio deveria traduzir-se em conduta apropriada para com os outros. A vida santa abrangia todas as dimenses da interao humana, at mesmo aspectos to diversos como vida em famlia e atividade comercial. A santidade exigia tambm preocupao com os menos afortunados, punha limites vingana (Dt 25.3) e at mesmo exigia tratamento adequado aos animais (Dt 22.1-4). Resumindo, ser parceiro de Deus na santa aliana no permitia nenhuma bifurcao entre a adorao no templo e a vida cotidiana. Ser recebido pelo Senhor no sbado exigia uma atitude correta para com Deus, bem como uma conduta apropriada durante a semana. Envolvia no apenas o corao puro, mas tambm mos puras; no apenas a rejeio idolatria, mas tambm atitudes de lealdade: "Quem poder subir ao monte do SENHOR? Quem poder entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mos limpas e o corao puro, que no recorre aos dolos nem jura por deuses falsos" (S124.3,4)

114

A "conduta ntegra", portanto, era altamente social: SENHOR, quem habitar no teu santurio? Quem poder morar no teu santo monte? Aquele que ntegro em sua conduta e pratica o que justo, que de corao fala a verdade e no usa a lngua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e no lana calnia contra o seu prximo [ ... ] que mantm a sua palavra mesmo quando sai prejudicado, que no empresta o seu dinheiro visando ao lucro nem aceita suborno contra o inocente (SI 15; cf. 51.6; 66.18; 118.20; 141.2-4). Como sugerem essas consideraes, a santidade no se concentrava na obedincia cega a um conjunto de leis impostas de fora para dentro como um fim em si mesmo. Envolvia, em vez disso, a atitude de levar a srio a responsabilidade inerente ao recebimento do dom da graa divina. Assim, a lei da aliana visava a um propsito mais alto. Era um guia mostrando o que significava para Israel ser santo - isto , ser uma nao distinta das outras. A observncia da Lei, portanto, no era um meio de tornar Israel o povo da aliana de Deus. Na verdade, Israel constituiu-se povo em virtude de seu relacionamento com o Senhor. As leis ofereciam orientao e instruo, de modo que a comunidade pudesse apreender e praticar as implicaes de estar nessa relao de aliana. 17 Pondo-as em prtica, Israel poderia cumprir a misso designada por Deus, que era a de servir de preceptor, modelo e at mediador para as outras naes. 18 Viver como o povo da aliana com Deus significava viver como parceiro numa aliana divina. De fato, isso constitua o objetivo da aliana. Como observa Kaiser, "a aliana visa a estabelecer uma relao pessoal, e no um cdigo de conduta abstrato". 19 Mais importante que qualquer norma ideal para a mensurao de conduta era a relao entre Deus e Israel, na qual Deus se mostrava fiel ao longo do tempo. Acima de tudo, portanto, ser parceiro na aliana com Deus significava modelar a vida de acordo com o padro divino incorporado na narrativa da convivncia entre Deus e Israel.

115

Envolvia conformar a vida humana aos mtodos do Deus da aliana. At a prpria Lei estava embutida no fluxo da narrativa da aliana. Conseqentemente, no apenas a vontade divina, mas tambm o carter e a atividade de Deus estavam na base do conceito de vida digna do AT.22 O povo da aliana divina deveria ser santo porque o Deus que estabelecera a aliana se mostrara santo (Lv 18.5,6; 19.2-4).23 A vida sob a aliana, em suma, deveria ser a imitao de Deus. Ao longo da histria da aliana com Israel conforme descrita na narrativa bblica, Deus revelou seu carter. Com isso, na histria da aliana, Deus mostrou a Israel o que o bem (e.g., Mq 6.1-8).25 Os profetas hebreus perceberam o fato com clareza. O Autor da aliana (que eles haviam conhecido) era fiel (Jerernias), justo (Ams), amoroso (Osias), santo (Isaas) e misericordioso (Miquias). Juntando essas caractersticas, os autores do AT apresentaram esse Deus como, acima de tudo, cheio de compaixo. De fato, a compaixo que nasce do amor divino caracterizou a relao fundamental entre Deus e o povo da aliana. O tema do Deus compassivo torna-se evidente na formulao central da f da comunidade hebraica, que segundo o livro de xodo tinha sua fonte na prpria auto-afirmao de Deus. Depois de revelar seu nome a Moiss no monte Sinai, o Senhor descreveu-se como o "Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade" (x 34.6). A declarao de que Deus tem amor em abundncia e cheio de compaixo aparece repetidas vezes ao longo do AT, constituindo, por assim dizer, sua declarao teolgica central (e.g., Ne 9.17; SI86.15; 103.8; 111.4; 116.5; 145.8; Jl 2.13, Jn 4.2; Is 54.10). A respeito disso, Williston Walker conclui: "Nada, portanto, mais proeminente no Antigo Testamento que a atribuio de compaixo, piedade, misericrdia etc. a Deus. Pode-se dizer que o povo se vangloriava disso" .27 Como sugerem essas observaes, a concentrao no Deus da aliana deu ao povo hebreu da Antiguidade uma perspectiva distintivamente histrica. Se Deus fez aliana com Israel, ento a histria desse povo a histria dessa aliana. De modo mais especfico, a histria da resoluta fidelidade aliana por parte de seu Autor. Porque Deus fiel, concluiu o povo do AT, os justos no fim triunfaro sobre os inimigos.

116

No podemos superestimar a importncia do tema da aliana para a tica do AT. Fornecendo um fundamento teolgico para uma vida prtica santa, a convico de que Deus firmara aliana com Israel criou um lao indissolvel entre a crena interior e a conduta exterior. Como enfatiza o livro de Provrbios, a sabedoria (entendida no sentido prtico de conhecer a maneira apropriada de viver e assim viver apropriadamente) comea pelo temor a Deus. A histria da convivncia entre Deus e Israel tambm forneceu aos autores do AT um ponto de referncia teolgico transcendente - inserido de fato numa histria especfica - para conceitos como justia e imparcialidade. Acima de tudo, a convico de que Deus estabelecera uma aliana com Israel levou a um entendimento teolgico do "bem". Como observamos no captulo anterior, os filsofos gregos associavam o bem com certos ideais centrados no homem, como o bem-estar pessoal e a paz de esprito. Divergindo deles, os hebreus evitaram com cuidado assentar seu esquema de vida moral em supostas capacidades morais humanas. Utilizaram, em vez disso, o carter revelado de Deus. Qualquer concepo do que seja o "viver bem" que os hebreus possam ter tido, estava sempre ligada vida sob a aliana com o Deus da histria de Israel. A abordagem hebraica est expressa de modo claro nas palavras de Jesus: "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justia, e todas essas coisas lhes sero acrescentadas" (Mt 6.33). Nessa breve declarao, nosso Senhor resume a viso hebraica e relega a busca helnica do bem condio de derivado de algo ainda mais fundamental: a busca da justia numa relao com a Fonte de toda a justia, o Deus que fez a aliana. Ao estabelecer essa ligao, o AT oferece embasamento teolgico para uma intensa discusso com a tradio filosfica grega, que alcanaria os pensadores cristos. Os temas de sustentao: pecado pessoal e justia social. Paralelamente ao reconhecimento do Deus que fizera a aliana, havia uma profunda percepo da falha humana. Para os antigos hebreus, o pecado era fundamentalmente a obstinao, ou seja, a recusa de Israel em viver altura das responsabilidades contradas pela aliana. O povo de Israel mostrara-se infiel diante da fidelidade de Deus. Em vez de consagrar-se como povo santo, os hebreus serviram a outros deuses. Em vez de imitar o Deus justo nos vrios relacionamentos com a comunidade, no agiram com justia.

117

Como j observamos, as responsabilidades de Israel decorrentes da aliana estavam codificadas na Lei. Isso sugere que os autores sagrados no viam a obedincia Lei em si como o objetivo da existncia humana. Esse objetivo consistia antes em serem fiis parceiros do Deus que estabelecera a aliana com eles. O objetivo da Lei era mostrar que a aliana trouxera responsabilidades para com Deus (e.g., os quatro primeiros dos Dez Mandamentos) e para com os outros (e.g., os outros seis mandamentos). Tampouco foram as leis que constituram Israel como o povo da aliana. Como a prpria narrativa bblica indica, a relao de aliana entre Israel e Deus precedeu a codificao da Lei. Esse relacionamento criou o contexto em que a Lei tornou-se importante. A Lei oferecia orientao para que Israel, na prtica, vivesse de acordo com sua identidade de parceiro de Deus na aliana. Por esse motivo, a violao de qualquer lei isolada, embora prejudicasse a relao entre Deus e Israel, por si s no invalidava a aliana, que dependia primeiramente da fidelidade de Deus. A compreenso do papel da Lei levou a uma conscincia mais profunda da natureza do pecado, que mais tarde permearia os ensinamentos de Jesus, bem como a tica do NT. O pecado no simplesmente a transgresso externa de uma lei: primeiramente uma mancha interna. O pecado consiste no corao mal orientado. Por esse motivo, depois de terrveis atos de adultrio, trapaa e assassinato, Davi confessou a Deus, que o escolhera como rei de Israel: "Contra ti, s contra ti, pequei" (Sl 51.4). Tendo conscincia desde a queda de seu predecessor, Saul, de que Deus exigia mais que simples obedincia externa, Davi reconheceu que seu corao estava manchado e precisava desesperadamente de renovao: "Cria em mim um corao puro, Deus, e renova dentro de mim um esprito estvel" (v. 10). O exemplo de Davi sugere que o conceito de existncia humana adequada expresso no AT juntava as dimenses individuais e coletivas da vida. Ao contrrio de muitos cristos de hoje, os antigos hebreus tinham um senso aguado da reciprocidade entre indivduo e grupo. Viver como o povo da aliana significava que cada membro de Israel era parte de um corpo, de uma comunidade. O antigo povo de Deus caracterizava-se por aquilo que Walter Kaiser denomina solidariedade conjunta. Dito de modo simples, os indivduos sabiam que estavam interligados. Por causa dessa solidariedade fundamental, todo o grupo formava uma unidade (e.g., 1Sm 5.10,11), que podia funcionar como um todo por meio de uma nica figura representativa.

118

Igualmente, o que uma nica pessoa fizesse afetava o grupo, ora envolvendo todos no pecado, ora atraindo sobre todos uma bno. Essa solidariedade conjunta evidente na reao de Isaas viso do Deus santo. Ele no s declarou: "Sou um homem de lbios impuros", mas tambm confessou: "Vivo no meio de um povo de lbios impuros" (Is 6.5). De modo semelhante, Daniel, quando suplicava a Deus que honrasse a promessa de restaurar Jerusalm, no s reconheceu os prprios pecados, mas tambm apresentou uma extensa lista dos pecados de seu povo, Israel:
Senhor, Deus grande e temvel, que mantns a tua aliana de amor com todos aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos, ns temos cometido pecado e somos culpados. Temos sido mpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis. No demos ouvidos aos teus servos, os profetas (Dn 9.4-6).

A solidariedade social do AT tem uma dimenso tica que ultrapassa a unidade fundamental do povo na culpabilidade por suas falhas no cumprimento das obrigaes da aliana. Significa que os integrantes da comunidade parceira de Deus no alcanariam o significado de seu verdadeiro ser como indivduos, e sim como membros da comunidade. Esse entendimento criou um novo nvel de responsabilidade recproca entre o indivduo e o grupo, como explica Thomas Ogletree: "Nossa integridade como seres morais no pode ser abstrada da retido moral da comunidade qual pertencemos".35 Assim, os membros da antiga comunidade da aliana no estavam unidos apenas no fracasso, mas tambm na promoo do bem estar do grupo. Contudo, o indivduo no se perdia nesse profundo senso de solidariedade conjunta. A nfase no povo como um todo era contrabalanada por uma nfase igualmente importante no membro individual da comunidade. Segundo o AT, alm de todos serem participantes do grupo, cada membro isoladamente estava na presena de Deus, e essa responsabilidade perante o Senhor fazia de cada hebreu uma pessoa individual. Com Jeremias e Ezequiel, essa perspectiva, que perpassa toda a narrativa bblica. encontrou sua expresso sucinta.

119

A partir de ento, por meio do profeta, Deus manifestou a responsabilidade de cada indivduo pelos prprios pecados: "Aquele que pecar que morrer" (Ez 18.4). Essa noo de responsabilidade individual abriu caminho para o conceito dos remanescentes justos no seio da nao rebelde. Mesmo que a nao se afastasse de Deus, o fiel Autor da aliana preservaria um remanescente de pessoas dispostas a obedecer (Ed 9.8; Is 11.11; Jr 23.3; Zc 8.12). Logo no incio da histria de Israel, Deus prometeu a Salomo que a ao de alguns poucos fiis - os remanescentes - seria benfica para os muitos desobedientes: "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos maus caminhos, dos cus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra" (2Cr 7.14). O conceito de grupo remanescente, por sua vez, d origem ao que R. E. O. White v como o "pinculo da tica do Antigo Testamento,39 o sofrimento voluntrio de quem no tem culpa como o meio de regenerao da nao inteira. A idia do sofrimento do inocente a favor do povo encontra sua expresso mais vigorosa nos poemas do Servo Sofredor de Isaas:
Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgresses, foi esmagado por causa de nossas iniqidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos ns, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de ns se voltou para o seu prprio caminho; e o SENHOR fez cair sobre ele a iniqidade de todos ns (Is 53.5,6).

Isaas talvez no tenha conhecido a identidade desse Justo sofredor. Mas, segundo o NT, esse Homem sem pecado, que voluntariamente sofre pelo povo e assim traz a regenerao, Jesus, "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Os primeiros cristos acreditavam que o Cristo ressuscitado convidava seus seguidores a participar de seus sofrimentos.

120

O tema culminante: a perspectiva escatolgica. O fundamento da tica do AT assentava-se na ao pela qual Deus, no passado, constitura Israel o povo da aliana. A histria, todavia, no terminou naqueles tempos remotos. O antigo povo de Deus desenvolveu intensa expectativa do futuro. Aos hebreus fora anunciado que Deus atuaria novamente, de forma gloriosa, em favor da salvao deles. Um dia, declararam os profetas, Deus iria restaurar aquele povo, que decepcionara seu Parceiro de aliana. Essa restaurao, porm, no seria o simples restabelecimento de alguma poca urea do passado. Em vez disso, os profetas voltavam suas esperanas para a chegada do Reino perfeito do Deus soberano sobre toda a Terra e para a misso de Israel nesse Reino.41 Essa expectativa, que se fixava na vinda do Messias, conferiu tica uma perspectiva escatolgica.42 A perspectiva escatolgica evidente na insistente chamada proftica para uma vida reta no presente com base na promessa da futura obra de Deus. Poderamos de fato sugerir que a essncia da viso proftica era anunciar as intenes de Deus para o futuro a fim de convocar Israel (e as naes ao redor) a proceder de maneira tica no presente. A esperana numa futura participao no Reino de Deus tinha graves implicaes ticas. Significava que decises morais carregavam conseqncias para o futuro. Apenas os justos poderiam participar da era messinica (e.g., Dn 12.2). Conseqentemente, os profetas convocavam a comunidade a levar o tipo de vida apropriado expectativa que eles tinham do Reino de Deus. Tal modo de vida poderia at contribuir para uma concepo correta do que era o Reino.43 A crescente expectativa escatolgica levou percepo de que a vingana dos justos e o julgamento dos maus por parte de Deus talvez no acontecessem nesta vida. Talvez o justo descesse sepultura clamando pela interveno divina. Contudo, os profetas nutriam a esperana de que, mesmo no obtendo uma resposta divina de imediato, Deus certamente atuaria a favor do povo da aliana no fim dos tempos.

JESUS E A VIDA MORAL


Com seu enfoque escatolgico, a tica do AT encerrou-se num tom de esperana. O povo hebreu aguardava o dia em que Deus agiria de forma decisiva em benefcio deles. Os remanescentes de Israel mantiveram viva a esperana, enquanto procuravam preparar-se para o grande Dia.

121

Fiel promessa, Deus respondeu a essa expectativa, declararam os evangelistas do NT, enviando Jesus. O relato da vida, morte, ressurreio e exaltao de Jesus ocupa o centro da Bblia. Da mesma forma, esse relato o mago da tica bblica. Tendo isso em vista, concentraremos nossa ateno na tica de Jesus. Minha preocupao nestes pargrafos no fazer um levantamento exaustivo de seus ensinamentos ticos, e sim descobrir que temas esto na base desses ensinamentos, a fim de mostrar como Jesus situa-se na base do fluxo da tica bblica. Wolfgang Schrage observa que o critrio bsico da tica do NT o ato de salvao de Deus em Jesus Cristo. Em sintonia com essa observao, queremos descobrir o fundamento cristolgico que nos permite entender o que significa viver como povo da aliana com Deus. De fato, quando o profeta de Nazar veio ao mundo, ele no apenas articulou o estilo de vida para o novo povo de Deus: tambm o encarnou. O contexto: Jesus e os lderes religiosos judeus. S entenderemos a importncia dos ensinamentos ticos de Jesus se considerarmos o contexto de sua interminvel discordncia com os mestres religiosos de seu tempo, especialmente os escribas e fariseus, acerca do que significava viver em aliana com Deus. Ernst Ksemann resume a situao de forma comovente: "Jesus [ ... ] foi alm da espiritualidade e da teologia de seus contemporneos e substituiu a Lei mosaica pela promessa e pelo amor de Deus; a casustica, pelo legado do Esprito; e as obras, pela graa". Essa discordncia logo levou os lderes judeus a atacar o ministrio de Jesus, resultando na deciso de provocar sua morte. Apesar do que Ksemann infere, Jesus e seus inimigos no discordavam sobre a importncia fundamental da Lei como apresentada nas Escrituras hebraicas para orientar a vida no seio da comunidade da aliana. Divergiam, porm, sobre as implicaes das Escrituras sobre o modo de viver como povo de Deus e sobre a natureza da vontade divina, como ressalta Eduard Lohse: "Jesus no pensou em questionar a validade da Lei, mas atacou a hipocrisia dos que supunham ter feito o suficiente quando apenas respondiam s exigncias da Lei por meio de uma interpretao casustica". 47 Conseqentemente, Jesus procurou esclarecer seus ouvintes acerca da natureza da justia, do propsito de Deus na transmisso da Lei e da melhor maneira de interpretla. Resumindo, Jesus pretendia corrigir os ensinamentos errados de seus opositores acerca do que caracteriza a postura tica apropriada ao Deus da aliana. 49

122

Nosso Senhor discordava dos lderes judeus de seu tempo acerca de quem era de fato o povo de Deus. Os fariseus e escribas viam a si mesmos como pessoas realmente justas e do agrado de Deus. Consideravam-se justos porque s eles obedeciam aos rigores da devoo judaica e observavam a Lei ao p da letra. Jesus, ao contrrio, proclamava que o povo de Deus no constitudo dos que parecem justos, e sim dos que demonstram arrependimento. Deus aceita os que se humilham e clamam por misericrdia e rejeita os orgulhosos que declaram no precisar de perdo. Numa parbola comovente, Jesus acentua essa discordncia. Contrastando com o fariseu que se exaltava em sua orao supostamente espiritual, o cobrador de impostos nem sequer conseguia olhar para cima, mas humildemente implorava: "Deus, tem misericrdia de mim, que sou pecador". Jesus chega a uma concluso contundente: "Eu lhes digo que este homem, e no o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta ser humilhado, e quem se humilha ser exaltado" (Lc 18.14). Isso demonstra que a preocupao de Jesus sistematicamente ia alm da simples discusso sobre acerto e erro em aes isoladas. Ele preferia falar sobre o agente, pois sua primeira considerao aqui no diz respeito ao que se deve fazer, mas sim a quem o faz. 50 Um exemplo oportuno a resposta de Jesus ao perito na Lei que lhe perguntou: "E quem o meu prximo?" (Lc 10.29). O objetivo do autor da pergunta era determinar os limites do crculo daqueles a quem ele deveria amar. Jesus, porm, preferiu no se envolver nesse tipo de casustica. Por meio da parbola que passou a contar, inverteu a direo da pergunta. O ponto crucial no : "Quem o meu prximo?", e sim: Para quem posso ser o prximo' Jesus tambm discordava de seus contemporneos acerca do mrito humano e da recompensa divina. Muitos judeus de sua poca acreditavam que Deus recompensaria os que obedecessem rigorosamente s normas estabelecidas na tradio religiosa judaica. Conseqentemente, determinavam com rigor as exigncias e proibies da Lei e submetiam-se como escravos a rigores por eles mesmos inventados. Supunham que desse modo estariam atraindo o favor divino.

123

Jesus negou que os seres humanos pudessem exigir de Deus o que quer que fosse. No podemos tornar-nos credores de Deus, ele declarou. Tampouco podemos esperar merecer os favores de Deus pelo que fazemos. Por maiores que sejam nossos esforos, jamais nos tornaremos justos aos olhos de Deus: "Se a justia de vocs no for muito superior dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entraro no Reino dos cus" (Mt 5.20). Contudo, a mensagem de Jesus no elimina a esperana. Podemos ser justos, uma vez que Deus nos concede livremente seus favores por pura graa incondicional. A justia de Deus uma ddiva inefvel. No centro da interao de Jesus com seus opositores, estava a discordncia acerca da inteno da Lei. Os lderes religiosos judeus davam-se por muito satisfeitos com aes exteriores, acreditando que Deus exigia meticulosa conformidade com os padres de conduta estabelecidos na Lei. Jesus, porm, no estava disposto a restringir-se conduta externa. Em vez disso, seus ensinamentos penetravam at o cerne, at a dimenso interior da existncia humana. No o desempenho pblico, mas a pessoa por trs da fachada visvel que tem importncia fundamental. No a mera conformidade exterior com a Lei, mas a obedincia interior que caracteriza o verdadeiro temor a Deus. Jesus preocupava-se primeiramente com o carter, a motivao e o corao. A preocupao de Jesus com o corao nasceu de sua reveladora percepo de que a fonte da maldade est dentro da pessoa. A menos que esse problema "interior" seja sanado, a obedincia "exterior" no resiste muito tempo: "Considerem: Uma rvore boa d fruto bom, e uma rvore ruim d fruto ruim, pois uma rvore reconhecida por seu fruto" (Mt 12.33). Jesus tambm tinha conscincia da misteriosa inclinao do ser humano a enganar-se a si mesmo. possvel que eles realmente acreditassem estar obedecendo Lei, mesmo que externamente dessem a impresso de no haver entendido sua inteno. Ou, pior ainda, talvez deliberadamente desobedecessem Lei, mesmo que externamente dessem a impresso de viver de acordo com ela. Jesus acusou os fariseus desse tipo de desobedincia ao esprito do quinto mandamento, por exemplo ("Honra teu pai e tua me"). Eles estavam dispostos a abolir a responsabilidade dos filhos em prover o sustento dos pais, declarando que os recursos financeiros separados para eles, os fariseus, eram Corb, isto , "uma oferta dedicada a Deus" (Mc 7.11).

124

No surpreende que Jesus muitas vezes tenha lamentado que as aes aparentemente impecveis dos fariseus e escribas escondiam um corao frio, duro e ardilosamente mau. Ele aplicou as palavras de Isaas a seus contemporneos: "Este povo me honra com os lbios, mas o seu corao est longe de mim" (Mc 7.6) Acima de tudo, porm, Jesus sabia que a obedincia interior, e no a conformidade exterior Lei, caracterizava o verdadeiro temor a Deus, porque a inteno divina era criar relacionamentos corretos. O Autor da aliana desejava estabelecer um relacionamento de pessoa para pessoa com o povo da aliana. A mera obedincia s leis no podia mediar esse relacionamento. Talvez isso estivesse perto do mago do que Jesus estava tentando comunicar aos fariseus e escribas de sua poca. O Mestre enfatizava que a fidelidade aos complicados desdobramentos da Lei que os lderes religiosos lhe apresentavam no era o que interessava a Deus. Deus no buscava a rigorosa recusa em percorrer mais que certa distncia no sbado, por exemplo. Honrar o sbado podia ser um meio vlido de expressar a sinceridade que Deus desejava. Mas o que o Autor da aliana queria mesmo era parceiros com o corao voltado para Deus, que, portanto, refletissem o corao divino em todos os seus relacionamentos. Finalmente, Jesus discordava de seus contemporneos sobre o fundamento teolgico da vida tica. Os lderes religiosos judeus que ele conheceu honravam o Deus como o Legislador divino. Deus era a origem da Lei. Deus confiara a Moiss as tbuas no monte Sinai. No entendimento deles, a vida tica consistia na tentativa de agradar ao Legislador por meio da obedincia Lei divinamente transmitida. Jesus foi alm desse conceito. Proclamou que Deus o Pai celestial e que conhec-lo confiar nele, am-lo e obedecer-lhe com alegria no corao. Agindo assim, Jesus mudou a direo da vida tica. Sendo o Pai o Deus de toda a bondade e verdade, a vida tica nasce de um relacionamento ntimo com esse Deus, e no da obedincia servil a normas intermedirias entre Deus e os homens. Jesus convidou outros a compartilhar sua confiana nos favores divinos para com a humanidade, que Deus j mostrara livremente.

125

Podemos dizer que, para Jesus, a vida tica surge como nossa resposta demonstrao de amor, graa e favor de Deus para conosco, mais do que como tentativa de conquistar os favores divinos por meio de atos de obedincia. E essa resposta consiste acima de tudo na busca do Reino de Deus e sua justia. Agindo assim, as pessoas descobriro que Deus j lhes deu livremente tudo aquilo de que elas realmente necessitam. Nos debates com seus opositores, Jesus no tentava demonstrar a verdade de sua posio pela anlise lgica. Em vez disso, fixava-se no apelo que a verdade moral exerce sobre o corao. Procedia firmado na pressuposio de que a verdade acharia o caminho at o corao dos que estivessem dispostos a crer. Para isso, ele repetidas vexes utilizou-se de histrias e parbolas, preferindo-as aos silogismos e aos complicados exerccios intelectuais. A tica do Reino. Jesus ponderou os ensinamentos dos lderes religiosos de seu tempo e descobriu que eram deficientes. Mas o que ele apresentou em seu lugar? Que tipo de tica ele props? A maioria dos estudiosos reconhece que no centro do ministrio de Jesus estava o anncio do Reino de Deus, que marcou a inaugurao de uma poca escatolgica (e.g., Mc 1.14). Isso sugere que, alm de tudo mais, nosso Senhor apresentou uma tica do Reino. Segundo L. H. Marshall, "todo o ensinamento tico de Jesus simplesmente uma exposio da tica do Reino de Deus". Seus ensinamentos falavam de como as pessoas "inevitavelmente se comportam quando de fato sujeitam-se ao domnio de Deus". R. E. O. White sugere que a articulao da tica do Reino de Jesus foi sua nica contribuio para o pensamento tico. 57 Os Evangelhos sinpticos apresentam a misso de Jesus como primeiramente dirigida ao Reino de Deus. Na base de tudo o que ele disse e fez, portanto, estava a idia de que Deus atuava em benefcio do povo da aliana. O Reino de Deus estava prximo. Em sua plenitude, o Reino ainda era futuro, pois se manifestaria universalmente na chegada do Filho do homem. Todavia, Jesus ensinou que o Reino de Deus estava, apesar de tudo, presente: j era possvel ingressar nele (Mt 11.12). Portanto, a mensagem do Reino - da graa de Deus na histria humana - pedia uma resposta. Jesus declarou que a entrada no Reino se dava por meio de arrependimento e f (Mc 1.15), resultando em uma mudana de corao e vida. Essa mudana implicava a total dedicao a Deus, mais que mero zelo legalista.

126

Esse enfoque tinha implicaes ticas. Para Jesus, o viver bem no a busca da felicidade, e sim a busca do Reino de Deus (Mt 6.33). Viver bem equivale a ter a vida sob o reinado de Deus ou segundo a vontade do Rei. At a ordem de nosso Senhor "Creiam nas boas novas [ou no evangelho]" continha um aspecto tico: os que atendessem ao apelo deveriam ser governados pelo evangelho. Assim, a bondade comea no corao, que a fonte das aes (Mc 7.21; Lc 6.45). Pensando nisso, Rudolf Schnackenburg conclui: ''A verdadeira razo da obrigao moral a ao salvadora de Deus perceptvel na vinda e na atividade de Jesus, sua revelao da redeno, que ao mesmo tempo histrica e escatolgica e garante a realizao plena que est por vir". 61 De acordo com Jesus, ser seu discpulo significava participar do Reino do Rei celestial. A vida sob sua soberania implicava no apenas uma nova maneira de pensar, mas tambm uma converso radical que levava obedincia voluntria vontade do Pai, em parte revelada nos mandamentos de Jesus.62 Por isso, o Mestre ensinou seus discpulos a orar: "Venha o teu Reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no cu" (Mt 6.10). Jesus resumiu a vontade do Rei no duplo mandamento do amor,63 que Rudolf Schnackenburg afirma ser "o cerne e o pice de toda a doutrina moral".64 Resumir todo o AT no mandamento de amar a Deus e ao prximo talvez seja a peculiaridade distintiva da mensagem de Jesus. Em todo caso, para ele o princpio central da tica do Reino o amor sincero a Deus e ao prximo. Os cidados do Reino so aqueles que amam a Deus de corao e amam aos outros como a si mesmos. Tal amor, porm, no mero afeto interior. Ao contrrio, envolve o servio humilde a Deus e ao prximo. Jesus prescreveu uma tica para uma comunidade que vivia na expectativa do futuro escatolgico e tivera a experincia de viver j naquela poca o comeo desse futuro. A vida no Reino afeta todos os aspectos dos relacionamentos humanos. Por isso, Jesus falava de instituies sociais como casamento e divrcio. Os cidados do Reino tambm devem achar sua segurana em Deus, e no nos bens materiais. Os que buscam o Reino de Deus tambm provaro o cuidado do Soberano (Mt 6.33). A riqueza, por sua vez, no a chave para se viver bem. Ao contrrio, ela traz perigos. Por isso Jesus ensinava que, mais que um trunfo, a riqueza pode realmente ser um empecilho participao no Reino.

127

Em nenhum ponto isso fica mais evidente do que no caso do jovem rico que rejeitou a Jesus por dar mais valor s riquezas que participao no Reino (19.16-22). Sobre isso, observou Jesus: " mais fcil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus" (v. 24). A interao de Jesus com o jovem traz-nos mente outra dimenso da tica do Reino. "Se voc quer ser perfeito", disse nosso Senhor, "v, venda os seus bens e d aos pobres, e voc ter um tesouro nos cus. Depois, venha e siga-me" (v. 21). A tica do Reino exige a assistncia aos necessitados. O desejo do Rei que os que foram por ele abenoados com bens materiais usem essas ddivas em benefcio dos outros. Uma tica para a famlia de Deus. Jesus declarou que o Rei de cujo Reino seus seguidores so cidados no nenhum tirano distante. Ao contrrio, esse Rei nada menos que o prprio Pai celestial de Jesus e, conseqentemente, tambm o Pai amoroso deles. Mais ainda, a mensagem do Reino de Jesus exigia arrependimento e f da parte dos ouvintes (Mc 1.15). Mas essa resposta implicava o abandono da hipocrisia e a humilde aceitao da graciosa providncia de Deus - recebendo o Reino como criancinhas, vendo nele uma ddiva imerecida (Mt 18.1- 5; Mc 10.15; Lc 18.17). Assim, a mensagem do Reino com sua convocao ao arrependimento e f logo desembocou na idia de que o discipulado envolvia a entrada numa nova famlia, "nascendo de novo" (Jo 3.1-8). Por meio do novo nascimento - "nascendo de Deus"-, os discpulos de Cristo haviam-se tornado filhos de Deus (Jo 1.12,13). De acordo com essas consideraes, podemos ver os ensinamentos ticos de Jesus da perspectiva da participao na famlia de Deus. Essa perspectiva sugere que Jesus proclamou uma tica para a famlia de Deus. Segundo Jesus, o fundamento da verdadeira vida est em fazer parte de uma famlia como filhos daquele que ele chamou "Aba" (Pai). De acordo com Jesus, a participao na famlia de Deus traz certos privilgios. Acima de tudo, os filhos de Deus podem depositar sua confiana na bondade do Pai. Uma f igual das crianas no amoroso Pai celestial formava o contexto dos ensinamentos de Jesus sobre os bens materiais e a riqueza aqui na Terra. Somente os tolos se vangloriam do acmulo de bens materiais como sua fonte de segurana, disse ele (Lc 12.13-21). Em vez disso, tomando o exemplo das aves do cu e das flores do campo, os filhos de Deus voltam-se para o Pai celestial, que cuida deles e graciosamente lhes supre as necessidades (Mt 6.24-34).

128

A confiana no Pai deveria igualmente levar os discpulos de Jesus a orar de um modo novo. Os fariseus ofereciam oraes elaboradas como um ato de devoo ou sinal de justia (e.g., Mt 6.5). Os filhos de Deus, ao contrrio, oram a fim de se unirem fonte inesgotvel do amoroso Pai celestial (Mt 7.9-11). Jesus ensinou que a participao na famlia de Deus tinha implicaes ticas. Na base dessa tica, estava o princpio de que ser membro de uma famlia envolve semelhanas familiares. De modo similar ao enfoque do AT na imitao de Deus, Jesus exortava seus discpulos a serem parecidos com o Pai celestial, assim como as crianas naturalmente se parecem com os pais terrenos. Por exemplo, ele mencionava o amor de Deus pelos injustos para desafiar os ouvintes a uma tica de amor ilimitado: "Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocs venham a ser filhos de seu Pai que est nos cus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos" (Mt 5.44,45; v. Lc 6.32-36). De fato, os membros da famlia deveriam ser como o Pai deles em tudo: "Sejam perfeitos como perfeito o Pai celestial de vocs" (Mt 5.48).69 Birger Gerhardsson ressalta a natureza radical dessa injuno. Nosso Senhor exigia que o discpulo fosse "completo, inclume, indiviso e irrepreensvel na atitude de seu corao e, conseqentemente, em todas as suas aes [...] 'perfeito' ".70 A semelhana estendia-se tambm aos irmos. Como filhos de um Pai comum, os discpulos de Jesus deveriam entender que eles formavam um grupo nico. Por serem uma famlia, os seguidores de Cristo deveriam tratar-se mutuamente como irmos e irms. Mas esse princpio de solidariedade familiar ia alm da mera troca de gentilezas. Em ltima anlise, a tica familiar exigia a participao na famlia em si. Por isso, o ideal moral de Jesus s poderia ser de fato realizado em comunidade. Os discpulos de Jesus s poderiam viver como seus verdadeiros seguidores num relacionamento com outras pessoas. Eles punham a tica crist em prtica pela convivncia. Portanto, a participao na famlia de Deus deveria criar uma solidariedade especial entre os discpulos de Jesus. Ele ordenou que seus seguidores amassem uns aos outros. De fato, baseando-se no prprio AT, nosso Senhor considerou o amor ao prximo abaixo apenas do amor a Deus (e.g., Mt 22.27-40).

129

O amor familiar, porm, era mais que simples emoo. Consistia numa forte lealdade natural, o compromisso de permanecer unidos uns com os outros, como quem faz parte de um mesmo corpo. A solidariedade familiar tambm encerrava o dever de perdoar. Aqui mais uma vez os discpulos seguiam o exemplo do Pai celestial. Assim como Deus lhes perdoara uma grande dvida, eles tambm deveriam perdoar as dvidas uns dos outros, que, comparativamente, so minsculas (Mt 18.21-35). Essa solidariedade familiar teria implicaes de longo alcance para os relacionamentos humanos. A tica de Jesus exigia que seus seguidores vissem a participao na famlia divina com a mxima seriedade. Seus discpulos j no deveriam seguir o padro do AT, que encarava a famlia fsica como o vnculo humano mais estreito. Jesus ensinou que mais importantes que os antepassados fsicos e nossos pais so os antepassados espirituais - o nosso Pai celestial (e.g., Lc 3.7,8; Jo 8.31-59). Em conseqncia disso, a famlia primeira dos discpulos j no dependia de laos terrenos de parentesco, uma vez que nenhum outro relacionamento deveria competir com a qualidade de membro da famlia de Deus. O relacionamento fundamental dos participantes da famlia celestial deveria ser entre os discpulos e Deus e, por extenso, entre eles mesmos. Jesus, portanto, advertia seus ouvintes: "Quem ama seu pai ou sua me mais do que a mim no digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim no digno de mim" (Mt 10.37). Contudo, ele prometeu a seus discpulos leais uma famlia espiritual maior, para compensar a perda implcita no abandono da famlia natural por causa da condio de discpulo:
"Digo-lhes a verdade: Ningum que tenha deixado casa, irmos, irms, me, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixar de receber cem vezes mais, j no tempo presente [ ... ] e, na era futura, a vida eterna" (Mc 10.29,30).

O que o Mestre exigia de seus seguidores, ele mesmo praticava. Ele tambm abandonou a famlia para obedecer vontade do Pai. Em vez de ligar-se me e aos irmos naturais, considerava sua verdadeira famlia "quem faz a vontade de meu Pai que est nos cus" (Mt 12.50). Embora centrada na famlia de Deus, a tica de Jesus no terminava nesse ponto. Ao contrrio, conduzia a uma preocupao mais ampla.

130

Os discpulos estavam compromissados com a obra divina da reconciliao. Do mesmo modo que eles provaram a paz, recebendo os favores de Deus sem merec-los, assim tambm deveriam almejar tornar-se pacificadores. Por isso Jesus declarou: "Bemaventurados os pacificadores, pois sero chamados filhos de Deus" (Mt 5.9). Uma tica da imitao. Ver os ensinamentos de Jesus como a apresentao de uma tica para a famlia de Deus conduz a outra perspectiva. Os ensinamentos ticos de Jesus deram origem tica da imitao: os discpulos deveriam imitar seu Mestre. Agindo assim, estariam realmente imitando Deus. R. E. O. White afirma que essa perspectiva "no cristianismo o princpio que mais se aproxima de uma verdade moral absoluta", pois ela "continua sendo o cerne da tica crist". Mas a determinao de quais sejam exatamente as implicaes da imitatio Christi exige mais reflexo. Ao longo de seu ministrio, Jesus indicou o prprio exemplo como modelo de vida tica. Alm de oferecer-lhes seus ensinamentos, orientou os discpulos a observar sua conduta pessoal. Assim, desafiou-os prtica do amor recproco seguindo o modelo de seu amor por eles (Jo 13.34; 15.12). Aconselhou-os igualmente a obedecer ao Pai celestial conforme seu exemplo de submisso vontade do Pai, que chegaria ao extremo de lev-lo cruz. Nosso Senhor dramatizou ou exemplificou a vida que desejava para seus discpulos servindo-se de certos atos simblicos.76 Talvez nenhum desses gestos seja mais tocante que a ocasio em que ele lavou os ps dos discpulos (Jo 13.1-11). Na Palestina do sculo I, era habitual o anfitrio colocar um servo junto porta para lavar os ps dos hspedes que iam chegando aps uma jornada pelas ruas poeirentas da cidade. Naquela noite, no salo do piso superior, nenhum servo aguardava Jesus e seus amigos junto porta. Da parte deles, os discpulos estavam preocupados demais discutindo entre si para saber qual deles era o maior, e ningum pensou nessa tarefa inferior (Lc 22.24). Ento Jesus levantou-se da mesa, cingiu-se de uma toalha e, um por um, lavou os ps daqueles homens briguentos. Ao terminar a tarefa, anunciou a natureza simblica de seu ato: "Pois bem, se eu sendo Senhor e Mestre de vocs, lavei-lhes os ps, vocs tambm devem lavar os ps uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocs faam como lhes fiz" (Jo 13.14,15). Todavia, a tica da imitao no se completava quando o discpulo seguia o exemplo de Jesus.77 A motivao final da vida tica situa-se alm do mero pautar-se pela conduta exemplar de um grande lder.

131

Ela nasce do tipo de devoo que vinculava os discpulos ao Senhor no nvel pessoal mais profundo: eles eram devotados a Cristo. Isso produzia uma conformidade cada vez maior com seu Senhor. O prprio Jesus apontou nessa direo. Depois de lavar-lhes os ps no salo do piso superior, ele no os aconselhou a simplesmente amar como eles o tinham visto amar. Em vez disso, estas foram suas palavras: "Como eu os amei, vocs devem amar-se uns aos outros" (Jo 13.34). Eles deveriam amar como ele os havia amado, isto , da maneira em que, em relao a cada um deles, ele provara pessoalmente seu amor, de modo direto. O ideal moral de Jesus incorporava no apenas um exemplo que seus seguidores haviam observado. E, mais importante, era uma qualidade que eles haviam provado. Eles conheciam por experincia direta o amor de seu Mestre. Esse conhecimento podia produzir sentimentos sinceros de amor e devoo. O objetivo da devoo supriu a base racional fundamental para a nfase de Jesus na interioridade. A conduta flui do carter, ensinava ele, mas o verdadeiro carter nasce da devoo. De fato, a devoo ao Mestre tornou-se a fonte para o desenvolvimento de um carter semelhante ao dele em seus discpulos. Em breve, os seguidores de Jesus no seriam mais motivados a seguir seu Senhor pela admirao da pessoa histrica que realizara alguns grandes feitos. Em vez disso, o discipulado deles decorreu da gratido e do amor pessoal para com aquele cujo amor haviam provado. Esse discipulado abriu caminho para o enfoque do NT na unio e na conformidade com Cristo. A tica da devoo oferece uma ligao entre Jesus e seus discpulos em todos os tempos. A dinmica da devoo significa que j no nos situamos fora da histria bblica. Ao contrrio do que acontece quando observamos a trama de um bom romance ou at mesmo quando acompanhamos a biografia de um grande heri, no somos meros observadores alheios narrativa do evangelho. Somos, isto sim, participantes no drama do evangelho, algum que recebeu o amor de Cristo, exatamente como aconteceu com os primeiros cristos. Fomos tocados diretamente no apenas pelo ideal moral incorporado por Jesus, mas pelo prprio Senhor ressuscitado. Conseqentemente, no nos limitamos a admirar Jesus como talvez admiremos outras figuras histricas como Gandhi, Albert Schweitzer ou Madre Teresa.

132

No nos limitamos a tirar de sua biografia inspirao ou um modelo de vida como poderamos fazer com outras personalidades histricas. A tica crist no v em Jesus apenas um exemplo histrico digno de imitar. No vemos nele apenas o protagonista de uma histria ocorrida em tempos distantes, com a possibilidade de refletir sobre sua vida e assim aprender com ele. Mais propriamente, ele nos amou e sacrificou-se por ns. Diante dessa experincia pessoal de amor, somos compelidos a corresponder com amor e gratido. Assim, mais que simplesmente pautar nossa vida pela biografia de Jesus, estabelecemos com ele um relacionamento. Nesse relacionamento, almejamos viver como Cristo gostaria que vivssemos, isto , desejamos ter Cristo formado em ns. A tica da devoo tem caracterizado os cristos atravs dos tempos. Os seguidores de Cristo tm sistematicamente estabelecido diferenas entre outras pessoas-modelo (como os patriarcas, os apstolos e os mrtires), cuja memria eles trazem no corao, e Jesus Cristo, que por meio de seu Esprito fez morada em nosso corao. Assim o etos cristo intensificou e personalizou o conceito bblico da presena de Deus no meio de seu povo. A presena divina nada mais do que uma realidade interior do Senhor Jesus Cristo mediada pelo Esprito Santo. Do mesmo modo, a tica da devoo a Jesus forma a ponte mais direta para a tica veterotestamentria da imitao de Deus. O fundamento dessa ligao est na misso de Jesus como o Filho bem-amado em quem o Pai se agrada (Mc 1.11).80 Dotado com o Esprito divino, Jesus revelou o carter do Deus santo, que amoroso, misericordioso e compassivo. Assim, ele encarnou a vida divina. Em conseqncia disso, Cristo serve de modelo para todos os seres humanos viventes. Derramando o Esprito sobre seus seguidores, o Senhor ressuscitado conferiu-lhes por sua intermediao a dinmica divina que lhes possibilitou a imitao do Deus revelado em Jesus de Nazar.

A TICA DA IGREJA PRIMITIVA: O EXEMPLO DE PAULO


"Se os ensinamentos ticos de Jesus so uma nova e inexaurvel fonte de inspirao moral, alimentada pelos profundos reservatrios da longa experincia de Israel", comenta R. E. o. White, "ento a tica apostlica representa a canalizao daquele fluxo renovvel para terras mais distantes". 81

133

De fato, exatamente como a tica de Jesus serviu-se do repositrio de Israel e do AT, assim tambm os ensinamentos do Mestre formaram o alicerce sobre o qual construram os autores do NT. medida que o evangelho foi ultrapassando as fronteiras da Palestina, os primeiros cristos depararam com a seguinte questo: "O que significa ser discpulo de Jesus de Nazar e assim reconhecer o Deus de Israel no contexto de um mundo pago?. Em resposta, eles canalizaram o fluxo decorrente da vida do prprio Mestre para a tarefa do discipulado dentro daquele novo contexto. O apstolo Paulo no foi, naturalmente, o nico entre os primeiros lderes cristos a refletir sobre a importncia da vida, morte e ressurreio de Jesus, para quem vive como o povo da nova aliana. Contudo, ele apresenta-se como o exemplo mais influente e impressionante dentre os que assumiram esse desafio. Por essa razo, concentrarei minha ateno na orientao fundamental para a vida crist que emerge de seus escritos a fim de analisar o enfoque cristolgico de Paulo ao que ele entendia ser a maneira crist de viver - isto , ao que podemos chamar "tica" ou "vida moral".82 Salvao: a base da vida moral. A tica da igreja primitiva surgiu da firme crena de que em Cristo o Deus de Israel, o Autor da aliana, agira em favor da humanidade. O plano glorioso de Deus para os tempos futuros agora se manifestava, e esse plano csmico centrava-se em Jesus. Seu objetivo era chamar um povo dentre todas as naes, um povo que pertenceria a Deus. A tica do NT nasceu da preocupao dos primeiros discpulos em viver luz da ao gloriosa de Deus como parceiros de sua aliana escatolgica. Segundo Paulo, a ao poderosa de Deus foi fundamentalmente soteriolgica. Deus agira para a salvao humana. Essa ao gloriosa emergia no contexto da falha moral humana e do pecado. Os homens haviam-se tornado presas do pecado que, como um poder externo, os prende em suas garras perversas, instila neles uma hostilidade contra Deus e os deixa impotentes para remediar essa situao (Rm 7.14-24). Em meio falha moral e depravao humana, porm, Deus agira de modo definitivo. Tal ao divina mostrava a prpria justia de Deus: "No evangelho revelada a justia de Deus" (Rm 1.17; v. 3.21). Deus confirmou sua justia, declarou Paulo, demonstrando fidelidade definitiva aliana (e.g., Rm 9-11).83 Por isso, a tica paulina foi radicalmente teolgica; nasceu da conscincia de que toda a vida e todo o ser da pessoa dependem do poder soberano e redentor de Deus.

134

Embora a demonstrao da justia de Deus envolva o julgamento do pecado humano (Rm 1.18), seu enfoque, para Paulo, Cristo, e por meio de Cristo ela est centrada no Esprito Santo. Esse enfoque comea no passado, com a histria de Jesus, que compartilhou a condio humana. Papel central nessa narrativa tiveram a cruz e a ressurreio. Ao ser crucificado, Cristo assumiu o pecado para que os seres humanos pudessem reconciliar-se com Deus. Em sua ressurreio, ele deu a seus seguidores a possibilidade de uma vida nova. J. Paul Sampley ressalta a importncia da cruz para o apstolo:
A morte e ressurreio de Jesus Cristo o ponto de referncia bsico no mundo do pensamento de Paulo. Ele v o passado, o presente e o futuro luz desse acontecimento central. Para o apstolo, os cristos referem-se morte e ressurreio de Cristo como elemento formativo em seu passado.84

Para Paulo, a salvao vem do passado e estende-se at o presente. Como conseqncia da cruz e da ressurreio, os seguidores de Cristo desfrutam uma nova dinmica moral dentro de si mesmos - o Esprito Santo, que o Esprito de Cristo. Por meio do Esprito, portanto, Cristo est presente em seus seguidores. E, por causa do Esprito de Cristo que neles habita, eles esto unidos com Cristo em sua morte e ressurreio (Rm 6.1-14). De acordo com Paulo, o horizonte da salvao vai alm do presente. De fato, o presente tem sua importncia por ser o tempo entre o passado e o futuro. Na morte e ressurreio de Cristo, o novo aeon surgiu. Mas o antigo aeon continuar em ao at a futura parousia de Cristo, ou seja, at seu retorno glorioso. Enquanto isso, a forma presente do mundo est-se escoando, e a nova criao j comeou. A salvao forma o grande "indicativo" no pensamento de Paulo: o Deus que fiel aos planos divinos tem atuado em Cristo a favor da humanidade pecadora e por meio dele tem derramado o Esprito Santo no corao daqueles que esto "em Cristo". Os que morreram com Cristo ressuscitaro um dia com ele. O grande indicativo forneceu a base para o "imperativo" indissoluvelmente ligado a ele. Os cristos devem agora viver em sintonia com a salvao escatolgica que receberam.

135

Seu comportamento deve revelar a nova vida que Deus, por sua graa, lhes concedeu e que um dia lhes pertencer em sua plenitude. Na condio de ressuscitados com Cristo, eles j podem viver "uma vida nova" (Rm 6.4). Portanto, Paulo intimava seus leitores a viver na luz do dia que h de vir (e.g., Rm 13.11-14; l Co 7.29-31). Dessa maneira, o destino final (eschaton) lana seus raios de luz sobre o presente e se torna claro no j agora da vida moral da comunidade dos que crem. 86 Semelhana com Cristo: o objetivo da vida moral. Em certo sentido, o imperativo paulino simplesmente um conselho para os que esto "em Cristo", a fim de que vivam de modo coerente - como os que esto "em Cristo". O imperativo moral de viver "em Cristo" sugere que na viso de Paulo a vida crist uma dinmica. Ela envolve, usando as palavras endereadas aos colossenses, "Cristo em vocs, a esperana da glria" (CI 1.27). O imperativo moral paulino enfoca uma realidade radicalmente nova. Muito mais que a simples reordenao de caractersticas de uma vida anterior, estar "em Cristo" envolve uma "nova criao" (2Co 5.17), que nasce do prprio Deus. Paulo v nessa ao divina Deus extraindo vida da morte (Rm 4.17; Ef 2.1-10). O objetivo dessa dinmica nada menos que a perfeita conformidade com Cristo: todo o ser se transforma para tornar-se igual a Cristo. Para o apstolo, portanto, no mago da vida moral est a imitao de Cristo (e.g., Rm 15.7; 2Co 10.1; Ef 5.25), ou a imitao de Deus de acordo com o modelo de Cristo (Ef 4.32-5.2). Segundo esse enfoque, a vida moral realiza-se quando um cristo se conduz pelo exemplo dos que seguem Cristo e torna-se um modelo a ser seguido por outros. Assim, Paulo podia aconselhar os corntios: "Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo" (1 Co 11.1; v. lCo 4.16,17; Fp 3.17; lTs 1.6,7; 2.14).88 A semelhana com Cristo inclui ter a atitude de Cristo: "Seja a atitude de vocs a mesma de Cristo Jesus" (Fp 2.5). Paulo aconselhava seus leitores a pautar-se por aquele que "no considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou a si mesmo" (v. 6,7). Para Paulo, todavia, a atitude semelhante de Cristo tambm tem um lado intelectual: "Destrumos argumentos e toda pretenso que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para tornlo obediente a Cristo" (2Co 10.5).

136

A semelhana com Cristo implica tambm a apresentao do carter de Cristo. Mais especificamente, Cristo deve ser formado em seus discpulos, pelo Esprito Santo. Por isso, quando Paulo lista os componentes do fruto do Esprito - "amor, alegria, paz, pacincia, amabilidade, bondade, fidelidade, mansido e domnio prprio" (Gl 5.22,23) - os cristos acertadamente encontram nessas qualidades a descrio de Cristo, uma vez que muitos desses termos so usados em textos referentes a ele. Tornar-se como Cristo, porm, no uma experincia individual. Para Paulo, a mentalidade e o carter de Cristo formam-se nos discpulos medida que eles se envolvem com a comunidade dos que crem e tambm com o ministrio que seu Mestre lhes confiou. De fato, o apstolo prenuncia que os fiis se entregaro obra de Cristo at o ponto de sofrer perseguies por causa de seu Senhor (2Tm 3.12). Isso significa simplesmente que eles participam dos sofrimentos de Cristo (Fp 3.10; v. 1Pe 4.13). Conflito espiritual: o contexto da vida moral Como sugere o tema do sofrimento, tornar-se como Cristo no algo que acontece sem luta. De fato, segundo Paulo, a vida crist implica conflito espiritual. Esse conflito posiciona o "Esprito" contra a "carne", "pois a carne deseja o que contrrio ao Esprito; e o Esprito, o que contrrio carne. Eles esto em conflito um com o outro, de modo que vocs no fazem o que desejam" (Gl 5.17). A palavra "carne" (sarx) tem uma variedade de significados nos escritos de Paulo, dependendo do contexto em que ocorra. s vezes, refere-se simplesmente ao material que compe um corpo fsico ou ao prprio corpo humano. Mais importante, porm, que ela tambm representa toda a pessoa humana no aspecto puramente fsico da existncia. Por isso, "carne" tambm pode referir-se existncia neste mundo, especialmente no que diz respeito sua fragilidade, limitaes e mortalidade. No entanto, quando a palavra aparece no contexto de um conflito moral, devemos cuidar para no lhe conferir conotaes puramente fsicas, o que nos levaria a situar a fonte do mal na dimenso fsica da existncia humana, em oposio a qualquer aspecto imaterial ou supostamente "espiritual. Nunca foi inteno de Paulo estabelecer uma forte dicotomia entre o material e o imaterial. Ele tampouco imaginava um dualismo tico que identificasse o impulso do mal na dimenso fsica da existncia humana.

137

Em vez disso, seus ensinamentos nasceram da antropologia hebraica e semtica, que sabia enxergar a mesma realidade humana de vrios pontos de vista. Mais do que referir-se ao fsico em si, a palavra "carne", como princpio tico derivado da idia de fraqueza e mortalidade, refere-se vulnerabilidade moral humana em relao ao pecado.l" A "carne" significa a pessoa humana em seu aspecto frgil e, portanto, suscetvel tentao e presa fcil do pecado. Refere-se ento pessoa humana em sua propenso a dar oportunidades ao mal, afastando-se assim de Deus. Partindo desse entendimento, basta um pequeno passo para chegar ao significado escatolgico presente no mago da dicotomia paulina entre carne e Esprito. Esses termos descrevem dois tipos de existncia. O primeiro est condicionado poca presente, que j est escoando. O segundo, ao contrrio, descreve a nova vida do cristo por meio da unio com Cristo pelo Esprito que habita em ns. No deve surpreendernos o fato de que, nesta poca intermediria, a "carne" trave combate mortal com o "Esprito". Na viso de Paulo, a carne torna-se inimiga do Esprito de duas maneiras, as quais esto entrelaadas. Como fonte de desejos insaciveis (Rm 13.14; GI 5.16,17,24), ela o meio pelo qual o pecado escraviza a pessoa humana (e.g., Rm 7.25). Como fonte de auto-suficincia - e, portanto, de confiana na capacidade de alcanar a justia pela obedincia Lei -, ela proporciona o fundamento para a independncia orgulhosa de Deus (Fp 3.3,4) e para a ao salvadora da graa divina em Cristo. Por esse motivo, Paulo no apenas previne seus leitores contra a vida que procura satisfazer os desejos da "carne", mas tambm os aconselha a evitar o auto-elogio (2Co 10.18) e a vanglria, seja qual for o motivo (Rm 3.27; 1Co 1.29), a no ser pela cruz de Cristo (GI 6.14; v. 1Co 1.31; 2Co 10.17).97 O conflito espiritual que caracteriza a vida crist no somente uma questo individual. No um mero conflito no mbito do corao do indivduo e de sua crena. Ao contrrio, a principal preocupao de Paulo ao discorrer sobre carne e Esprito diz respeito vida no seio da comunidade. Portanto, seu conselho de "caminhar" no Esprito - que sua maneira mais comum de descrever ou promover o comportamento tico - convida os que crem prtica do amor recproco. Da resulta o fruto do Esprito, que inclui amor, alegria e paz praticados entre os que fazem parte do povo de Deus.

138

O conflito espiritual tem outra dimenso. Por trs da luta que os cristos travam dentro de si mesmos e entre eles, existe um conflito externo, uma batalha csmica da qual muitas vezes eles so participantes involuntrios. Paulo refere-se a esse conflito como "guerra espiritual". Os cristos alistaram-se nas fileiras de Deus e, portanto, so inimigos dos exrcitos espirituais mobilizados contra Deus.100 "Nossa luta no contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as foras espirituais do mal nas regies celestiais" (Ef 6.12). A presena do conflito do qual participam os fiis conduz a outra orientao tica central do apstolo, o repetido conselho de "despir-se" e "vestir-se" (e.g., Rm 13.11-14; Ef 4.22-24; C13.9,10). Os cristos devem "despir-se" de uma realidade e "vestir-se" de outra: despir-se da carne e vestir-se do Esprito. Despir-se da antiga vida e vestir-se da vida nova. Despir-se das obras da carne e revestir-se do Senhor Jesus Cristo. Despir-se das atividades das trevas e vestir-se das aes da luz. Foi nesse estilo inflamado que Paulo caracterizou a tica crist como sendo o abandono da velha vida para viver num estilo novo. Temos aqui novamente uma tica escatolgica. Amor: o estilo da vida moral. Mas o que vem a ser esse novo estilo de vida? Aqui Paulo retoma a caracterstica principal que Jesus recebeu do AT e transmitiu a seus discpulos. O princpio moral fundamental o amor. Em certo sentido, ao anunciar sua tica do amor, Paulo baseia-se no conflito entre Jesus e os lderes religiosos. A exemplo do Mestre, ele confirmava a Lei, que de modo algum fora abolida (Rm 3.31). A Lei representa a norma para a vida prtica. Por isso, o apstolo afirma: "O mandamento santo, justo e bom" (Rm 7.12). E, ao aconselhar os cristos, Paulo deliberadamente serve-se das Escrituras hebraicas como textos autorizados (e.g., 2Co 8.15; 9.9).101 De modo semelhante ao Senhor, porm, Paulo adota uma interpretao cristolgica da Lei. O papel positivo da Lei na salvao emerge apenas quando ela vista luz de Cristo e de sua vinda (v. G13.19-25). 102 Assim, a Lei deve ser vista atravs das lentes do Evangelho, isto , o papel de Cristo como o cumprimento da Lei (Rm 10.4)103 e, acima de tudo, pela cruz e da ressurreio de Jesus Cristo. 104 Essa viso da Lei permite que se perceba que ela nunca foi destinada a ser o agente da salvao humana.

139

A justia jamais poderia ser alcanada por esforo humano, em obedecer Lei. Ela , isto sim, um dom gratuito de Deus para todos os que esto "em Cristo". O entendimento do apstolo, a Lei cumpre apenas um papel tico circunscrito, a saber, o de estabelecer limites. Com isso, ela destaca - e at provoca - o insucesso, a incapacidade e o pecado do ser humano. E o nico resultado a condenao (Rm 7.514). A Lei pode informar quais so os limites, mas incapaz de impedir que esses limites sejam transgredidos. Nesse contexto, Paulo invoca a prpria experincia: ele sabia o que era certo, mas fazia o que era errado (v. 14-23). Tal experincia s poderia lev-Ia a gritar:
"Miservel homem que eu sou! Quem me libertar do corpo sujeito a esta morte?" (v. 24).

Para Paulo, ento, a Lei rigorosamente limitada. Seguindo os prprios ensinamentos de Jesus, o apstolo d a entender que, por serem naturalmente externas pessoa humana, as leis jamais podem criar o tipo de relacionamento que Deus deseja manter com o ser humano. Elas apenas mostram os limites dentro dos quais podem surgir relacionamentos verdadeiramente espirituais. Paulo declara terminantemente que apenas o Esprito - e no a Lei pode dar vida (Rm 8.1-4). E a vida dada pelo Esprito caracteriza-se pelo amor. De fato, o Esprito nos liberta para amar. 105 Segundo Paulo, o amor o caminho "mais excelente" (lCo 12.31), superior at mesmo f e esperana (13.13). Por isso, o apstolo reitera os ensinamentos de Jesus sobre o papel central do amor ao prximo. Agindo assim, chega concluso lgica dos ensinamentos do seu Mestre, isto , que o amor o cumprimento da Lei: "No devam nada a ningum, a no ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu prximo tem cumprido a Lei. Os mandamentos [ ... ] se resumem neste preceito: Ame o seu prximo como a si mesmo (Rm 13.8,9; v. G1 5.13,14). Isso no significa que as mltiplas leis das Escrituras hebraicas sejam reduzidas a uma nica e nova lei, tampouco que os mandamentos individuais sejam absorvidos numa lei to abrangente. Em vez disso, Paulo d a entender que o amor recapitula a Lei. E, como o vnculo que une os mandamentos individuais num todo, o amor proporciona aos cristos uma perspectiva para o entendimento da Lei. Por que o amor? Paulo parece apresentar uma trplice resposta. Em sintonia com os ensinamentos ticos do AT e de Jesus, ele concorda que o amor crucial por caracterizar Deus.

140

O registro da grande ao divina em favor da humanidade pecadora revela a grandeza do amor de Deus. Quando amamos, imitamos Deus. Isso confirma que, quando o Esprito escatolgico cria um povo que reflete o prprio carter de Deus - o qual amor -, a inteno da Lei se cumpre plenamente. 107 Alm disso, o amor est no mago da tica de Paulo por causa de sua suposio de que a comunidade de f o contexto primeiro para vivermos como cristos. 108 Apesar do repetido enfoque ao aspecto individual, o apstolo no imagina os seguidores de Cristo levando uma vida isolada, solitria. Ao contrrio, estes so convocados a juntar-se em Cristo, convocados a ser a ekklesia (assemblia ou "igreja"). Percebendo que eles formam o nico Corpo de Cristo (e.g., 1Co 12.12), os cristos devem naturalmente dispor seus dons a servio do bem comum (lCo 12.5), praticar a reciprocidade (Ef 5.21) e mostrar qualidades semelhantes s de Cristo, como a disposio de sacrificar-se pelos outros (G1 2.2; Fp 2.1-11), chegando a ponto de renunciar a direitos pessoais em benefcio alheio (1 Co 10 .23-33). Numa palavra, essa vida comunitria a vida do amor. E o amor s existe na vida comunitria.109 Victor Paul Furnish captou essa dimenso crucial da tica paulina, pois declara:
A vida e os atos do fiel sempre acontecem no meio dos irmos em Cristo, com eles e por eles. Para ele, a ao moral nunca se trata de um agente isolado escolhendo dentre uma variedade de ideais abstratos qual deles so "bons" ou "maus" em si mesmos. Em vez disso, sempre uma questo de escolher e fazer o que bom para o irmo e o que eleva toda a comunidade de irmos.110

A tica de Paulo tem sido acertadamente chamada "tica da vida em comunidade"111. A terceira razo para o enfoque do amor fica visvel no culminante "hino do amor" de Paulo. Enquanto todos os outros aspectos da existncia crist tero de cessar um dia, o amor permanece no novo aeon. Isso indica que, dentre as vrias dimenses da vida moral, somente o amor oferece um vislumbre dos tempos futuros. De fato, o amor a qualidade real dos tempos que esto por vir.113 Por isso, segundo Paulo, onde existe amor, ali est presente o novo aeon. E a vida moral um estilo de vida escatolgico: envolve viver agora como aqueles que pertencem aos tempos futuros.

141

Autodisciplina: o meio para a vida moral. Embora negue que a Lei possa produzir a vida tica, Paulo no defende nenhuma vida destituda de "lei". Ele no era antinomista. Nas palavras de Gordon Fee, "ser 'sem-Lei' no significa ser contra a lei". Ao contrrio, para o apstolo a vida tica tambm inclui diligncia e auto disciplina. Repetidas vezes, Paulo ordena a seus leitores que sejam diligentes (1 Tm 4.15), que trabalhem pela salvao (Fp 2.12) ou que sejam esforados (2Tm 2.15). Ele destaca, sobretudo, a autodisciplina, comparando a vida do cristo de um atleta disciplinado que treina para uma competio (lCo 9.27). Nesse contexto, Paulo mostra com seu testemunho pessoal como ele mesmo se contratava - chegando a esmurrar o prprio corpo, fazendo-o escravo (v. 29). R. E. O. White descreve a perspectiva de Paulo sobre o assunto:
Est bem claro que o cristo trocou a necessidade externa do cumprimento de regras por obrigaes internas de um ideal muito elevado. Todavia, isso libertao, pois as compulses nascem do interior do eu e so exercidas por um ideal livremente aceito.116

Assim, de acordo com Paulo, o cristo substituiu a lei externa por uma forma de diligncia ainda mais rigorosa: a autodisciplina. Mas por que levar uma vida disciplinada? A resposta do apstolo invoca os objetivos que os fiis devem ter em vista. O objetivo intermedirio da autodisciplina o ministrio: serem servos de Cristo seriamente envolvidos no trabalho que o Mestre lhes confiou. Os servos fiis sabem que certas atividades, embora no necessariamente ms, no contribuem para o ministrio: 'Tudo permitido', mas nem tudo convm. 'Tudo permitido', mas nem tudo edifica (lCo 10.23). Fui criado como filho de pastor. Quando era adolescente, meus pais s vezes solicitavam que eu no me envolvesse em certas atividades - no porque as consideravam erradas, mas por saber que seriam prejudiciais ao ministrio de meu pai. Essa atitude derramou nova luz sobre a questo.

142

Meus pais poderiam ter estabelecido um esquema legalista, simplesmente proibindo-me aquelas atividades. Mas no o fizeram. Apelavam para o respeito que eu tinha por meu pai e pelo ministrio que ns, como famlia, compartilhvamos. Com isso, eles me convidavam a exercitar a disciplina interna, um desafio que mantenho como fator de orientao pessoal. Muitas vezes, volto pergunta da convenincia: "Ser que esta atividade favorece ou atrapalha o ministrio?". Seja qual for nossa ocupao, a vocao de todos os que crem em Cristo o ministrio. Para Paulo, o objetivo compartilhado de desejarmos ministrar como servos de Cristo exige que vivamos com diligncia e pratiquemos a autodisciplina. O horizonte de Paulo, porm, ligava o intermedirio ao escatolgico. O objetivo final da vida crist a participao na gloriosa salvao futura. O desejo de conseguir um lugar eterno na nova comunidade de Deus motivava o apstolo a exercitar a auto disciplina e a diligncia. Por isso ele revelou que o motivo de escravizar o prprio corpo estendendo a metfora do corredor olmpico - "para que, depois de ter pregado o evangelho aos outros, eu mesmo no venha a ser reprovado" (ICo 9.27). Para Paulo, todavia, o ponto bsico estava alm de qualquer recompensa que ele pudesse receber. Acima de tudo, sugere ele, os cristos praticam a auto disciplina porque desejam agradar a Cristo. A recompensa que Paulo queria conseguir era o elogio de seu Senhor. Isso nos leva de volta tica da imitao que encontramos nos ensinamentos de Jesus. Para o apstolo, a vida tica implica a diligncia e a auto disciplina modificadas pelo amor de Cristo. Assim, esse tipo de tica caracterizado pela consagrao. Os cristos vivem como vivem porque se dedicam pessoa de Cristo e a Deus, que os reconciliou em Cristo. Conseqentemente, os cristos devem levar uma vida digna - digna de seu chamado (Ef 4.1), digna do Deus que os chamou (lTs 2.12), digna do Senhor (Cl1.10) e digna do evangelho de Cristo (Fp 1.27). O Esprito Santo: o agente da vida moral. Como observamos anteriormente, Paulo baseia sua construo na discordncia entre Jesus e os fariseus acerca da eficcia da Lei. As tentativas humanas de obedecer Lei e com isso alcanar a justia - que era o estilo dos fariseus - esto fadadas ao fracasso. 117

143

Na viso de Paulo, a incapacidade da Lei em produzir vida derivou em parte do radicalismo do pecado humano. A Lei no tem poder para produzir a justia porque ela "enfraquecida pela carne" (Rm 8.3). Os seres humanos esto "mortos em suas transgresses e pecados" (Ef 2.1). A implicao aqui grave: no h como conceber que um ser humano possa cumprir a tica crist. Qual seria a soluo? O prprio Paulo faz-se essa pergunta: "Quem me libertar do corpo sujeito a esta morte?" (Rm 7.24). De acordo com o apstolo, a resposta encontrase no Esprito Santo, que derramado na vida daqueles que pela f foram unidos a Cristo. O Esprito a causa da vida justa, e Paulo sabia disso por experincia prpria: ''A lei do Esprito de vida me libertou da lei do pecado e da morte" (8.2). A tica crist, portanto, implica a vida no Esprito. Cristo veio, declara Paulo, "a fim de que as justas exigncias da Lei fossem plenamente satisfeitas em ns, que no vivemos segundo a carne, mas segundo o Esprito" (v. 4). De acordo com Paulo, o Esprito a ligao entre o indicativo e o imperativo.! O mesmo Esprito interior que faz a mediao da salvao pela unio dos que crem com Cristo tambm prov o necessrio poder divino para a vida crist. O Esprito que habita em ns permite-nos viver num novo plano de existncia (Rm 8.2-4; G14.6). Assim, os imperativos ticos de Paulo resumem-se nossa apropriao do Esprito Santo. Em vez de nos embriagar com vinho, devemos deixar-nos "encher pelo Esprito" (Ef 5.18). Se vivemos "pelo Esprito", no satisfaremos os "desejos da carne" (G15.16). A apropriao do Esprito interior o caminho para a mentalidade de Cristo, pois "quem vive de acordo com o Esprito, tem a mente voltada para o que o Esprito deseja" (Rm 8.5). Desse modo, o enfoque de Paulo sobre o Esprito leva-nos de volta tica de Jesus, pois viver no Esprito - isto , ser conduzido pelo Esprito - prova de que os que crem so filhos de Deus (v. 14). Somos membros da famlia de Deus. Os que esto unidos a Cristo pelo Esprito experimentam uma transformao moral, pois esto sendo transformados na imagem de Cristo (2Co 3.18). Para Paulo, o papel do Esprito estende-se s situaes especficas da vida. O Esprito orienta o cristo at mesmo no que diz respeito a condutas especficas. Por meio do Esprito, o cristo consegue discernir a vontade de Deus e perceber o que constitui o comportamento apropriado.

144

Desse modo, aqueles em quem o Esprito habita podem pr em prtica as exigncias de Deus no dia-a-dia (v. Rm 8.4-9,13,14; G1 5.16; Cl 1.10).119 O Esprito tambm a principal ligao entre o passado, o presente e o futuro escatolgico. O mesmo Esprito interior que facilita a unio dos cristos com Cristo em sua morte tambm o "pagamento inicial" que lhes garante a participao escatolgica na ressurreio de Cristo (Rm 8.11; 2Co 1.22; 5.5). Essa ligao indica a profunda unio que Paulo estabelece entre Cristo e o Esprito (e.g., 2Co 3.17). De fato, podemos dizer que a pneumatologia de Paulo a extenso radical de sua cristologia. H. Wheeler Robinson acertadamente conclui: "A doutrina de Paulo sobre o Esprito, que atua na regenerao e na santificao do cristo unido a Cristo por meio da f e do batismo, sua mais importante e distinta contribuio para a antropologia crist". 120 Assim, a tica de Paulo no apenas radicalmente teolgica; tambm radicalmente soteriolgica. Em conseqncia disso, ela no apenas radicalmente cristolgica, mas tambm radicalmente pneumatolgica. Portanto, podemos resumir a tica de Paulo - e a do NT como um todo - na seguinte frase: "Pelo poder do Esprito interior, seja (isto , torne-se) quem voc " .121 Por ser o Esprito Santo "o elemento absolutamente essencial de toda a vida crist", para citar mais uma vez Gordon Fee, 122 a tica crist a vida de santidade - a vida do povo que santo perante o Senhor -, cumprindo-se nisso a busca do AT.

S-ar putea să vă placă și