Sunteți pe pagina 1din 3

Coisas de louco e a sbia depresso

Alceu A. Sperana

O professor Flvio Ricardo Vassoler, recordando o filme Um estranho no ninho (Milos Forman, 1975), observou que vem aumentando significativamente o nmero de doenas mentais. Fica difcil a cada um de ns evitar enquadramento em algum tipo de maluquice j identificada. Desde comer chocolate a conferir se as portas e janelas esto fechadas, qualquer coisa pode nos atochar um carimbo maluco: TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo); TDAH (Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade), vulgo Tadinho, para os ntimos; SP (Sndrome do Pnico ou So Paulo, sua escolha); TP (Transtorno Bipolar)... Claro, para tudo isso h remdio (e muitos remdios, vendidos em cada esquina). Razes para ficar maluco que no faltam num mundo sempre beira de desastres ambientais e guerras, com lderes sem a menor ideia de como resolver os problemas. Alis, criam mais problemas ao descambar para a corrupo e abandonar princpios elementares de gesto pblica, tais como cortar gastos inteis e investir mais em necessidades humanas.

Esse batalho de remdios entra no lugar de instrumentos repressivos do Estado, como os cassetetes policiais, os velhos Dops, Doi-Codi, KGB, Gestapo e a big sister CIA. No lugar disso tudo, entram os medicamentos tarja preta: O carrasco e a cela se tornaram obsoletos. O poder faz com que introjetemos as grades, assusta-nos Vassoler. A sanidade quer controlar os mecanismos da imaginao. Usar remdio para evitar a pirao imposta por uma sociedade cnica e injusta tambm uma forma de aceitar as regras do jogo mundial. aceitar a servido voluntria que o consumismo compulsivo e consequente endividamento obrigam. Se voc picha um muro com a frase Queremos Justia!, castigado pela mesma Justia pela qual clamou, mas se massacrar um desgraado em combate de MMA ganhar a glria na TV, trofu e um monte de grana. Pegamo-nos a olhar com pena para os amigos e parentes cados em depresso, orgulhosos de nossa resistncia. Mas por que tambm no camos em depresso, se vemos tanta sacanagem nossa volta? Essa tolerncia/resilincia no seria uma doena pior que o deprimido detestar as coisas que v? Dose pra leo a realidade ou aquilo que vem com a camisa de fora? Quem deveria ser internado, afinal? A propaganda amaldioa o cidado: roga-lhe a praga de que um dia ainda ter um automvel. O governo o fautor dessa indstria desde que Washington Lus fez a opo rodoviria.

um nibusautomvel ou um automvelnibus?

O Brasil gasta anualmente entre R$ 10,7 bilhes e R$ 24,3 bilhes (86% de todos os subsdios das trs esferas de governo) para favorecer a indstria automobilstica e assim todos possamos ter um ou mais carros. J h mais celulares que gente, cada qual com um dois, trs aparelhos. Com carros logo ser a mesma coisa, a se manter o forte incentivo dado pelo governo. O transporte pblico, evidentemente descartado como prioridade, recebe apenas 14% dos subsdios. Para essa gente mentalmente s e popularssima que nos governa, malucos somos ns, que exigimos a Tarifa Zero... Para que a maldio se cumpra e um dia at catador de lixo possa ter um automvel (celular j tem), quanto mais subsdios ao transporte individual, mais imensos gastos pblicos com obras de trfego, fortunas torradas e vidas perdidas com o impacto da poluio na sade humana e muitos bilhes rasgados na morosidade dos engarrafamentos. Coisa de louco, s! Maluquice bem parecida destinar mais de 40% do oramento nacional ao custeio do servio da inexplicvel dvida pblica e deixar os municpios mngua, tomando emprstimo em dlar no exterior. Cad meu remdio?
.... alceusperanca@ig.com.br .... O autor escritor

S-ar putea să vă placă și