Sunteți pe pagina 1din 15

COMUNICAO Brief Communication

A CONDIO PS-MODERNA E AS CINCIAS SOCIAIS


Cristhian Telo da Silva

RESUMO
Este breve artigo re-introduz o debate sobre a condio ps-moderna como contexto cultural com o intuito de sugeri-lo como condio de possibilidade para uma meta-cincia de carter etnogrco. A questo colocada consiste em saber qual a contribuio especca da condio psmoderna para as Cincias Sociais no que tange construo de novos problemas e objetos de pesquisa. A condio ps-moderna ser abordada por meio da hiptese seminal de Lyotard que a concebe como contexto ps-industrial caracterstico das sociedades contemporneas e da respectiva crtica feita por Giddens noo de ps-modernidade. O artigo ser concludo apontando a vocao meta-disciplinar da cincia ps-moderna a partir da etnograa do pensamento moderno e da cincia tal como propostos por Geertz e Latour.

PALAVRAS-CHAVE
discurso ps-moderno cincias sociais meta-disciplinaridade

TEORIA

SOCIEDADE n 16.1 janeiro-junho de 2008

p. 320-333

A CONDIO PS-MODERNA COMO DISCURSO SOBRE A CONTEMPORANEIDADE Moderno, modernidade, ps-modernidade, ps-modernismo, condio psmoderna, so temas difceis de serem abordados porque so difceis de serem diferenciados entre si. Mas, como distines so necessrias para a compreenso, possvel reunir tais noes em um mesmo ideograma que chamarei neste breve artigo de discurso ps-moderno. A justicativa para conjugar diferentes termos ao invs de destrinchar uma lista de denies particulares e contrastantes vlida somente nestes contextos onde o que j foi dito supera, em muito, o que ainda cabe dizer. Aps reetir sobre a dimenso discursiva da ps-modernidade como um campo discursivo, espera-se poder abstrair dele um nico tema que no ser nem a juno do moderno ao ps-moderno, tampouco a disjuno do ps e do moderno. Ao tratar o debate sobre a ps-modernidade e sua condio como uma discursividade, minha inteno fazer emergir, melhor seria dizer, fazer decantar o que h de slido na ps-modernidade que no foi desmanchado no ar dos jogos de linguagem acadmicos. Tentarei argumentar de que maneira um movimento intelectual tido como destrutivo e perturbador da ordem disciplinar vem contribuindo positivamente para a criao de novos projetos intelectuais nas Cincias Sociais, em particular para uma meta-cincia social. Para apresentar esta contribuio deve-se primeiro entender os principais argumentos expostos pela reexo ps-moderna, bem como de alguns de seus crticos que, nem por isso devem ser entendidos como anti-ps-modernos. O discurso ps-moderno pode ser representado hoje por uma legio de intelectuais comandados quase sempre por trs grandes nomes modernos: Freud,

Comunicao indita elaborada como parte do processo seletivo para Professor Adjunto em Cincias Sociais na Universidade de Braslia.

321

Nietzsche e Marx. Este autores tm em comum a criao de obras monumentais erguidas sobre uma metfora arquitetnica que descreve a realidade em dois nveis, um visvel e outro, oculto (por dois nveis arquitetnicos devemos compreender, respectivamente, a noo de inconsciente como causa do manifesto pela conscincia desenvolvida por Freud, a genealogia da moral como crtica da supercialidade da civilizao crist de Nietzsche, e a relao entre a vida cultural como uma superestrutura de uma base menos visvel de Marx).
1

Sob estas inuncias intelectuais, lsofos, socilogos, antroplogos, crticos literrios, gegrafos, historiadores, lingistas etc., se re-alinharam em torno das discusses de nomes como: Gilles Deleuze, Jean-Franois Lyotard, Jean Baudrillard, Michel Foucault, Jacques Derrida (no agrupamento francfono), David Harvey, Fredric Jameson, Edward Said, Gayatri Spivak, Homi Bhabha (no agrupamento anglfono) e assim por diante. Os regimentos ps-modernos se tornam incontveis ao inclurem todos aqueles que se identicam ou (re)produzem um discurso ps-moderno nas mais diversas reas podendo ser designados como ps-estruturalistas, ps-colonialistas, ps-imperialistas etc. Quando nos debruamos sobre este exrcito em ao nos vemos diante de um movimento crtico e destrutivo das prprias bases epistemolgicas fundadoras das disciplinas humansticas institudas. As manobras de ataque dos ps-modernos esto imbudas de uma postura ctica, crtica e irnica a qual mobilizam para desconstruir e para jogar lingisticamente com as verdades estabelecidas, com os efeitos de verdade dos discursos cientcos, jurdicos, religiosos, em suma com o poder e sua forma legitimada, o saber. Tamanha operao desconstrutiva no realizada sem a criao de novas metforas conceituais ou analogias para substituir os gastos conceitos de indivduo, cultura e sociedade e suas dicotomizaes respectivas (indivduo/sociedade; natureza/cultura; cincia/poltica). Eis que surgem os termos: disjuno, descentramento, fragmentao, uxos, uidez, hbridos, globalizao, no-lugar, entre-lugar, redes, fronteira, simulacro, dispora, reexividade, historicidade, multi-localidade etc., e esta no uma lista exaustiva. Torna-se inevitvel a desorientao, uma vez que os pontos cardeais assentados sobre sculos de produo intelectual eurocntrica so, um por um, destitudos de signicado e tornados signicantes do poder-saber. A tentativa, neste artigo, de caracterizar o discurso ps-moderno pela analogia da batalha e da luta representa um esforo para ser el ao prprio sotaque

1 Reproduzo aqui a leitura da modernidade proposta por Anthony Stanton (2006) em sua interpretao do Labirinto da Solido, de Octavio Paz.

322

TEORIA

SOCIEDADE n 16.1 janeiro-junho de 2008

ps-moderno falado pelas vertentes intelectuais acima mencionadas. O lxico psmoderno traz termos como: ttica, estratgia, jogo e poder como vocbulos recorrentes. O estranhamento causado pela metfora da guerra aplicada ao pensamento moderno e ocidental responsvel pela sensao de desorientao diante da (des)ordem discursiva ps-moderna. Vemo-nos diante de um debate de palavras e conceitos ainda indomados. Nossos autores nunca deixam de nos lembrar que seus escritos so escritos de circunstncia, ensaios alongados, hipteses. Tentam nos alertar, desse modo, que mesmo experimentando com metforas e conceitos provisrios e abstratos eles esto conscientes da hora de parar e comear a falar srio sobre problemas concretos e perenes, como so as condies de produo e reproduo material e simblica das sociedades contemporneas. O discurso ps-moderno caracterizado, portanto, por uma postura combativa. Os ps-modernos parecem falar sempre contra alguma coisa ou contra algum. Eles nos fazem repensar aquilo que acreditamos, aquilo que julgamos real e assim fazem desmanchar no ar tudo que julgamos slido. Motivado por esta (im)postura intelectual, gostaria de sugerir, a partir do escrito de circunstncia de Lyotard e alguns de seus crticos, que a questo psmoderna refere-se exclusivamente questo de quem somos, o que fazemos, e como vivemos atualmente, neste incio de sculo. Se o discurso ps-moderno ocupou-se, primeiramente, com a destruio da metanarrativa hegemnica do Ocidente, nomeadamente o Estado-nao capitalista como pice da histria, ento o que nos legou a crtica ps-moderna? Se os pressupostos morais e racionalistas de Descartes e Kant, Galileu e Newton, Hobbes e Rousseau, que nos asseguravam um ponto de vista privilegiado sobre a natureza, os outros e ns mesmos, foram desmontados um a um e reduzidos a meras representaes do que projetamos como realidade, ento o que resta para ser pensado pelas Cincias Sociais se que ainda podemos falar, sem culpa, em cincias da sociedade? Teria a condio ps-moderna nos legado apenas um profundo estranhamento, uma incerteza frente realidade concebida pelas cincias empricas, uma angstia? Se for apenas isso, ento, a ps-modernidade no oferece nada de novo ao que a losoa j vem nos oferecendo h muito mais tempo. Anal, pela transformao da angstia em perplexidade que a interrogao losca nos obriga a algum tempo a pensar sobre o que pensamos ser a realidade. Nesses termos, o discurso ps-moderno no passaria de mais uma parada reexiva da Filosoa sobre algo que nos aige desde sempre, a constituio da realidade. E como a realidade de hoje no totalmente a mesma de ontem, precisamos aprender a pensar com os termos e as coisas de hoje. Minha hiptese,

A CONDIO PS-MODERNA E AS CINCIAS SOCIAIS Cristhian Telo da Silva

323

entretanto, quer ir alm de uma apreenso do discurso ps-moderno como um modismo losco. Sou da opinio (at pensar o contrrio) que o discurso ps-moderno mais do que a crtica moderna modernidade. Quero crer (por enquanto) que o discurso ps-moderno inaugura uma nova ordem discursiva no mais disciplinar, mas interdisciplinar e porque interdisciplinar, metadisciplinar. Nesse sentido, trata-se de um esforo da modernidade dialogar consigo mesma para escapar do esgotamento oriundo de seu prprio desenvolvimento.
2

Qual a base epistemolgica que se pode obter da para a fundamentao das Cincias Sociais na era do capitalismo avanado o tema que motiva este artigo sobre o qual passarei a falar seguindo a recomendao de Nietzsche para quem os grandes problemas so como os banhos frios: preciso entrar rpido e sair da mesma forma!

PS-MODERNIDADE EM DEBATE: DEFINIES E CRTICAS RETROCEDENTES Agora que abrimos a caixa de Pandora do discurso ps-moderno e preservamos o tema em torno do qual parecem gravitar os demais: como denir o mundo em que vivemos, gostaria de resumir os termos por meio dos quais os ps-modernos vm tentando equacionar esta questo. Se pudermos distinguir hoje os contornos de um discurso ps-moderno isto se deve a um autor que balizou a condio ps-moderna e pr-determinou os rumos da discusso. Jean-Francois Lyotard foi o principal demarcador do debate ps-moderno quando interrogou o critrio de desempenho do modelo nipoamericano de produo como critrio vlido para legitimar outras produes, notadamente intelectuais e cientcas. A inteno de Lyotard era confrontar os jogos de linguagem do lsofo (interrogao) e do expert (concluso) para, enm, expor as limitaes do conhecimento objetivo do segundo. O ensaio intitulado A condio ps-moderna (1979) formulou (no sentido de formalizar, conferir formalidade) questo de como o saber produzido, distribudo e legitimado segundo a lgica cultural do capitalismo tardio (para falar como Jameson). A condio ps-moderna seria precisamente isso, uma condio, um pressuposto, um contexto para a produo, distribuio e legitimao dos saberes que so, por sua vez, aquilo mesmo que contar como riqueza no mundo ps-moderno. Para Lyotard, o cenrio ps-moderno essencialmente ciberntico2

Sobre o esgotamento progressivo na histria das cincias, ver Serres (1990).

324

TEORIA

SOCIEDADE n 16.1 janeiro-junho de 2008

informtico ou informacional, portanto a riqueza ps-industrial seria alcanada no mais pela produo de mercadorias mas, antes, pela circulao de dados e informaes no interior de relatos e metarrelatos. Neste cenrio, os relatos (que seriam a forma material dos saberes) circulam, viajam e assim tensionam a ordem moderna do mundo, quer dizer, relativizam o estatuto de verdade conferido s explicaes sobre a realidade e se fazem eles mesmos moedas de troca, coisas exteriores que podem ser apropriadas pelas pessoas para maximizar seu poder sobre os outros. A busca do saber (pesquisa) e a transmisso do saber (pedagogia) se fundem, em um momento, para fundar, em seguida, a circulao do capital na sociedade ps-moderna que o prprio saber exteriorizado, a informao. Na era psmoderna no podemos mais esperar que os indivduos se formem a partir da interiorizao dos saberes, pois as novas tecnologias e o acmulo de informaes converteram o conhecimento em um valor de troca. Para Lyotard, a condio ps-moderna aquela que estabelece os saberes como um valor intercambivel entre mltiplos agentes para o exerccio do poder sobre o ambiente e os outros. Da sua profecia de que as guerras do sculo XXI no seriam mais por territrios, mas por saberes, pois o poder se funda no saber e vice-versa. A condio ps-moderna designaria, portanto: o estado da cultura aps as transformaes que afetaram as regras dos jogos da cincia, da literatura e das artes a partir do nal do sculo XIX. Aqui, essas transformaes sero situadas em relao crise dos relatos (Lyotard 2002 [1979], p. xv). Para Lyotard o saber cientco seria uma espcie de discurso, um relato que as cincias fazem sobre as coisas. Em suas palavras: existe um entrosamento entre o gnero de linguagem que se chama cincia e o que se denomina tica e poltica: um e outro procedem de uma mesma perspectiva ou, se preferir, de uma mesma opo, e esta chama-se Ocidente (ibidem, p. 13). Lyotard recusa essa reduo de quem somos perspectiva Ocidental, uma vez que sob esta perspectiva no passamos de sociedades organicamente fechadas sobre si mesmas e cuja imagem no corresponde atomizao do social em exveis redes de jogos de linguagem (ibidem, p. 31) que Lyotard percebe existir na prtica entre sujeitos localizados em diferentes pontos da malha informacional e tecnolgica global. Como concluso apresentao das idias de Lyotard sobre a condio psmoderna, podemos indagar: o que devemos entender por ps-modernidade? Concordo com as reexes de Silviano Santiago para quem os mltiplos sentidos da ps-modernidade seriam relativos:

A CONDIO PS-MODERNA E AS CINCIAS SOCIAIS Cristhian Telo da Silva

325

Aos olhos revolucionrios, a ps-modernidade reformista. Aos olhos iluministas ela uma freguesa contumaz, ou seja, mais uma rebelio anrquica da irracionalidade. Aos olhos verdadeiramente modernos, ela apenas modernizadora. Porm, aos seus prprios olhos, a ps-modernidade anti-totalitria, isto , democraticamente fragmentada, e serve para aar a nossa inteligncia para o que heterogneo, marginal, marginalizado, cotidiano, a m de que a razo histrica ali enxergue novos objetos de estudo. (Santiago 1990, s/p).

Ao encontro desta leitura de Santiago vem se somar a interpretao de Homi Bhabha, entre outros, que se opem leitura da condio ps-moderna enunciada e anunciada por Lyotard como uma mera celebrao da fragmentao das grandes narrativas do racionalismo. Segundo Bhabha: A signicao mais ampla da condio ps-moderna reside na conscincia de que os limites epistemolgicos daquelas idias etnocntricas so tambm as fronteiras enunciativas de uma gama de outras vozes e histrias dissonantes, at dissidentes mulheres, colonizados, grupos minoritrios, os portadores de sexualidades policiadas (Bhabha 1998: 23-24). A ps-modernidade se fundaria, portanto, nas ssuras abertas entre as grandes narrativas, entre os metarelatos, entre os limites epistemolgicos que dividem as cincias e repartem seus objetos. Pois bem, se Lyotard deseja nos fazer crer que vivemos em um contexto psmoderno que se ergue entre as runas dos relatos que faziam da modernidade um projeto Ocidental de expanso e dominao unidirecional, h quem pense que tudo isso no passa de uma iluso de tica resultante das vertigens do mundo contemporneo que segue mais moderno do que nunca. Rero-me, particularmente, a Anthony Giddens que escreveu seu ensaio alongado, As conseqncias da modernidade, como uma resposta hiptese de Lyotard de que vivemos em um mundo ps-moderno. Dito de outro modo, para Giddens vivemos uma fase de radicalizao da modernidade, que seria, em suas palavras, o ... estilo, costume de vida ou organizao social que emergiram na Europa a partir do sculo XVII e que ulteriormente se tornaram mais ou menos mundiais em sua inuncia (Giddens 1991: 11). Se Lyotard se apresentou como lsofo para combater o discurso dos experts, Giddens se apresentar como socilogo para corrigir as indagaes do lsofo e, nesse sentido, defender a sociologia como importante geradora de conhecimento sobre a vida social moderna que apresenta hoje ntidos sintomas de modernidade aguda decorrente da expanso de um nico modelo de organizao social. Os sintomas seriam: perda de credibilidade nos fundamentos da epistemologia

326

TEORIA

SOCIEDADE n 16.1 janeiro-junho de 2008

iluminista de fundo kantiano e destituio do poder teleolgico histria que no pode desse modo nos oferecer nenhuma verso de progresso. sob esses termos que Giddens entende a ps-modernidade de Lyotard, como um momento crtico do processo de progressiva diferenciao interna das sociedades de capitalismo avanado, onde falar de ps-modernidade como suplantando a modernidade parece invocar aquilo mesmo que [...] declarado impossvel: dar alguma coerncia histria e situar nosso lugar nela (ibidem: 53). Para Giddens, portanto, jamais fomos ps-modernos, isto : No vivemos ainda num universo social ps-moderno, mas podemos ver mais do que uns poucos relances da emergncia de modos de vida e formas de organizao social que divergem daquelas criadas pelas instituies modernas (idem: 58). Toda essa discusso nos remete necessariamente a um terceiro autor a quem no podemos chamar de ps-moderno, porque provocativamente alega nem ser moderno. Bruno Latour escreve sua hiptese na forma de um ensaio intitulado Jamais fomos modernos (2000 [1991]), onde alega que, na verdade, nossa sociedade moderna nunca funcionou de acordo com a grande diviso que funda seus sistemas de representao do mundo: a separao radical entre a natureza, de um lado, e a cultura, de outro. As crticas retrocedentes leia-se, as crticas que nos fazem deixar de ser aquilo que supostamente seramos para armar que somos uma coisa anterior de Giddens e Latour caracterizao do mundo contemporneo como ps-moderno nos remetem a um movimento tpico nas cincias resultante do comportamento dos cientistas de negarem os objetos uns dos outros. Freud talvez tenha sido o primeiro a elucidar o fenmeno quando diagnosticou psicanaliticamente como negao a recusa dos seus colegas sua teoria da sexualidade (ver Freud 1978: 27). Em defesa de Lyotard, possvel argumentar que, se concordarmos ao mesmo tempo com Giddens, que nega o prexo ps, e Latour, que nega o adjetivo moderno, terminaremos sem nada nas mos, pois a ps-modernidade seria to ilusria hoje quanto o totemismo foi para a Antropologia em outros tempos (ver Lvi-Strauss 1986). Desse modo, prero sustentar que a ps-modernidade nunca foi o objeto de Lyotard que se referiu, ainda que provisoriamente como so todas as hipteses, condio ps-moderna do mundo atual. Ser realmente necessrio para descrever o mundo contemporneo que tenhamos que situ-lo na ponta de uma srie de estgios sucessivos? Ser que o trinmio Antigidade-Modernidade-Psmodernidade deve funcionar apenas como uma linearidade temporal se quisermos aplic-lo para interpretar aspectos do mundo em que vivemos? Se os argumentos de Giddens tendem a responder armativamente a essas questes, pois o mesmo dene a modernidade precisamente como uma srie de

A CONDIO PS-MODERNA E AS CINCIAS SOCIAIS Cristhian Telo da Silva

327

rupturas na concepo do tempo, penso que Latour responderia negativamente s mesmas, pois ele nunca deixou de reconhecer que h algo de podre no mundo moderno e aventou a possibilidade de que: Talvez o quadro moderno houvesse conseguido se manter por mais algum tempo caso seu prprio desenvolvimento no houvesse estabelecido um curto-circuito entre a natureza, de um lado, e as massas humanas, de outro (Latour 2000: 54). Sendo assim, ao negar o advento da sociedade moderna, Latour no nega os efeitos do projeto moderno ocidental de separao e puricao das sociedades face natureza. Independente dos rtulos que damos aos processos, esses existem e continuaro existindo. Para ele: a passagem moderna do tempo nada mais do que uma forma particular de historicidade (ibidem: 67). A iluso que deve ser combatida, portanto, a de que o passado realmente foi abolido quando da sua passagem. A iluso pensar que rompemos irreversivelmente com o passado quando nos vemos em diferentes momentos da nossa histria. Segundo a percepo de Latour no preciso ter sido moderno ou ser antimoderno para ser ps-moderno, tampouco abandonamos totalmente a antigidade quando tentamos nos fazer modernos. Isto porque a condio ps-moderna nos lembrou da simultaneidade de tempos mltiplos, o que no a mesma coisa que anacronismo ou transhistoricidade. Dito de outro modo, pr-moderno, moderno e ps-moderno no so estgios, mas culturas particulares que co-existem e operam a partir de redes localizveis em uma ou mais sociedades no tempo e no espao. Sendo assim, se Latour no se dene como ps-moderno porque no confunde a viso de mundo de uma cultura particular (o capitalismo tardio de estados nacionais) com a perspectiva terica e metodolgica que a cincia deve ter do mundo. Para Latour, a tese de Lyotard que a cincia se desconectou do coletivo humano e se conduz agora em nveis virtuais, meta-naturais, quer dizer, fora do mundo social. A proposta de Latour corrigir esta tese e nos fazer reconhecer que as cincias sempre estiveram ligadas aos coletivos por meio dos hbridos ou quase-objetos que criou. Aparentemente, se alguns autores tornam difcil aceitar a leitura ps-moderna do mundo, os mesmos no tem tido diculdades para reconhecer objetos, efeitos e fenmenos ps-modernos na realidade l fora.

A CONTRIBUIO PS-MODERNA PARA AS CINCIAS SOCIAIS Como vimos, o discurso ps-moderno informa uma tentativa recente de repre-

328

TEORIA

SOCIEDADE n 16.1 janeiro-junho de 2008

sentar o que somos e o mundo em que vivemos a partir de uma suposta condio ps-moderna. As cincias como um todo e as cincias sociais, em particular, so compreendidas por este pressuposto como narrativas menores do projeto Ocidental sobre a natureza e outras culturas que seriam deste modo outricados pelo relato (e libertados pela condio ps-moderna). O efeito do discurso ps-moderno sobre as Cincias Sociais acarretou a partir de ento uma (auto)crtica ao objetivismo das narrativas existentes no interior das disciplinas compactuadas com o chamado consenso ortodoxo (ver Giddens 1984). Esta (auto)crtica foi tratada por sua vez como um fator de desordem, conito e contaminao dos paradigmas constitutivos das disciplinas (ver Cardoso de Oliveira 1988) devendo, portanto, ser rechaada enfaticamente. A reao s crticas apoiadas na ps-modernidade como condio de possibilidade do mundo atual, por sua vez, apenas reforou a imagem de ortodoxia dos paradigmas dominantes nas cincias sociais, bem como das comunidades cientcas situadas nos pases centrais das disciplinas, dando origem aos movimentos intelectuais ps-tudistas. Quer dizer, tudo isso conspirou para a crise da categoria de ordem nos paradigmas do pensamento cientco sobre o social e para o levante dos apocalpticos de planto que passaram a pregar o m da Sociologia, da Antropologia e da Histria. A receptividade da condio ps-moderna pela conscincia hermenutica no passou desapercebida neste momento de crise paradigmtica nas Cincias Sociais e neste momento que se pode depreender a principal contribuio do discurso ps-moderno na forma de um novo paradigma cientco norteador de novos estilos de se fazer cincias sociais. Se esta argumentao tem algum propsito, este o de constatar que aps a destruio dos objetos das Cincias Sociais pelo movimento ps-moderno (o indivduo, a cultura e a sociedade, alm de suas mltiplas combinaes dicotmicas) o que colocado em seus lugares so as prprias cincias enquanto objetos da reexo ps-moderna. A Antropologia, a Sociologia, a Cincia Poltica, a Economia Poltica, entre outras, passam a ser tratadas como se fossem coisas. A cincia deixa de ser um tipo de conhecimento para se tornar algo a ser conhecido pelo pesquisador. Esta para mim a principal contribuio da condio ps-moderna s Cincias Sociais: a criao das condies epistemolgicas (crticas, por assim dizer) para a realizao de uma meta-cincia, onde as prprias cincias, entre elas as sociais, so convertidas em objeto do pensamento sociolgico, antropolgico, histrico, poltico e assim por diante.

A CONDIO PS-MODERNA E AS CINCIAS SOCIAIS Cristhian Telo da Silva

329

A VOCAO META-DISCIPLINAR DA ETNOGRAFIA PS-MODERNA Como concluso e ao encontro desta leitura construtiva dos deconstrutivismos psmodernos, aponto propostas desenvolvidas por dois antroplogos entretidos em um dilogo estreito com o discurso ps-moderno: Clifford Geertz e Bruno Latour. No acidente que ambos defendam a antropologia como uma disciplina capaz de articular mltiplos paradigmas para a compreenso emprica dos objetos hbridos da ps-modernidade, entre eles o pensamento moderno e sua manifestao mais especca, a prpria cincia. Anal, a etnograa compreende em si uma metodologia vocacionada para a meta-cincia (ver Cardoso de Oliveira 1988). Adianto, porm, que a principal diferena entre as propostas de Geertz e Latour reside no fato do primeiro apostar em uma etnograa do pensamento moderno a partir de seus produtos enquanto o segundo aposta em uma etnograa da cincia a partir de suas prticas ou seu fazer. O importante, porm perceber a abertura propiciada pela condio ps-moderna que caracteriza os mundos onde vivem os antroplogos de modo a permitir o deslocamento da interpretao antropolgica dos outros distantes aos outros prximos, entre ns mesmos. Para a Antropologia a condio ou o complexo cultural ps-moderno suscitou o exame do que precisamente pensamos sobre o pensamento (dos outros, por exemplo). Assim como em outras disciplinas, o discurso ps-moderno adentrou a Antropologia de modo a faz-la voltar contra si mesma. Quer dizer, obrigou a teoria antropolgica a considerar seu prprio discurso como um discurso particular de uma comunidade disciplinar especca e localizvel no tempo e no espao. Desse modo, se a grande questo que guiava a Antropologia era saber explicar a diversidade cultural de uma espcie nica, a condio ps-moderna re-deniu a questo em termos de como podemos entender e representar adequadamente a diversidade dos outros e para quem. Desse modo (e desculpo-me pela longa citao j conhecida do pblico antropolgico, mas um tanto quanto desconhecida de outros colegas das cincias sociais):
o fato de que o pensamento espetacularmente mltiplo como um produto, e maravilhosamente singular como um processo, tornou-se um paradoxo vivo e cada vez mais poderoso nas cincias sociais, conduzindo a teoria nas direes mais inesperadas [...]. Mas isso no tudo. A natureza desse paradoxo foi sendo cada vez mais associada aos enigmas da traduo, ou seja, forma pela qual um determinado signicado em um sistema de expresso expresso em outro sistema [...]. Nesse novo invlucro, o problema no necessariamente mais malevel do que era

330

TEORIA

SOCIEDADE n 16.1 janeiro-junho de 2008

antes; mas pelo menos torna-se mais fcil defend-lo, pois o enigma de como um seguidor de Coprnico entende um seguidor de Ptolomeu, ou um francs da Quinta Repblica, outro francs do ancien rgime, ou um poeta, um pintor, passa a ser idntico ao enigma de como um cristo entende um muulmano, um europeu, um asitico, um antroplogo, um aborgene, ou vice-versa. Agora somos todos nativos, e os que no estejam por perto so exticos. Aquilo que antes parecia ser uma questo de descobrir se selvagens eram capazes de distinguir fatos de fantasias, hoje parece ser uma questo de descobrir como que os outros, alm-mar ou do outro lado do corredor, organizam seu universo de signicados (Geertz 1999: 226).

Em suma, para Geertz, propor uma etnograa do pensamento moderno propor um projeto altamente necessrio, posto que a modernidade no se caracterizaria mais como um estgio avanado de onde se pode pensar o atraso dos outros. O pensamento moderno seria antes um modo de ser no mundo, uma cultura particular, passvel de ser descrita a partir de dentro tomando os prprios produtos do pensamento como artefatos culturais. A novidade com relao ao que se prope o prprio discurso ps-moderno est precisamente em chegar a descries melhores da nossa condio ps-moderna por meio da etnograa ao invs da interrogao e especulao loscas. Por esta mesma via emprica segue Bruno Latour ao propor uma Antropologia Simtrica. Dito de outro modo, se o discurso ps-moderno levou Geertz a conceber a todos como nativos, para Latour a questo passa a ser como eliminar denitivamente a grande diviso que separou nosso pensamento (moderno) do pensamento dos outros (pr-modernos). Anal, argumenta Latour por que: Era possvel analisar a crena em discos voadores, mas no o conhecimento dos buracos negros; era possvel analisar as iluses da parapsicologia, mas no o saber dos psiclogos; os erros de Spencer, mas no as certezas de Darwin. (Latour 2000: 92) Sugere Latour, portanto, que o ponto de partida para uma Antropologia comparada e simtrica est em uma etnograa da cincia, entendida esta como uma espcie de mito fundador e fato social total da cultura Ocidental moderna. por tratar a cincia como mito e fato que Latour consegue enxergar que a prpria noo de cultura um artefato criado por nosso afastamento da natureza. Sendo assim, diferente de Geertz, Latour no percebe uma pluralidade de culturas nativas. Para ele ... no existem nem culturas diferentes ou universais nem uma natureza universal. Existem apenas naturezas-culturas, as quais constituem a nica base possvel para comparaes (ibidem: 102). Anal, a prpria noo de cultura um artefato criado por nosso afastamento da natureza (ibidem, grifos do autor).

A CONDIO PS-MODERNA E AS CINCIAS SOCIAIS Cristhian Telo da Silva

331

Sob esta perspectiva, o mundo contemporneo no encolheu, como quer Harvey (1992) ao comentar a compresso do espao-tempo promovida por novas tecnologias de comunicao e transporte. O espao e sequer o tempo encolheram. Na verdade, ambos expandiram e se adensaram de signos e signicados compartilhados, entre outros que permaneceram obscuros na qualidade de provncias cada vez mais nitas e evanescentes de signicado. O desao imposto pela condio ps-moderna s Cincias Sociais consiste, precisamente em: construir os prprios coletivos em escalas cada vez maiores (Latour 2000: 107). A etnograa constitui um caminho seguro para lograr este empreendimento, porm devemos constituio ps-moderna do mundo contemporneo a perspectiva de que h muito mais a ser comeado e repensado do que a ser terminado nas Cincias Sociais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BHABHA, Homi. 1998. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG. CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 1988. Sobre o pensamento antropolgico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro/MCT/CNPq. FREUD, Sigmund. 1978. Cinco lies de Psicanlise (1910 [1909]). In: Freud. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural. GEERTZ, Clifford. 1999. O saber local: Novos ensaios em antropologia interpretativa. 2 edio. Petrpolis: Vozes. GIDDENS, Anthony. 1991. As conseqncias da modernidade. So Paulo: Editora Unesp. GIDDENS, Anthony. 1984. Hermeneutics and Social Theory. In: SHAPIRO, Gary & SICA, Allan (eds.). Hermeneutics: Questions and Prospects. Cambridge: Massachusetts Press. HARVEY, David. 1992. Condio Ps-Moderna. So Paulo: Loyola. LATOUR, Bruno. 2000 [1991]. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Ed. 34. LVI-STRAUSS, Claude. 1986. Totemismo hoje. Lisboa: Edies 70. LYOTARD, Jean-Franois. 2002 [1979]. A condio ps-moderna. Rio de Janeiro: Jos Olympio. SANTIAGO, Silviano. 1990. A condio ps-moderna. Jornal do Brasil. SERRES, Michel. 1990. Hermes: Uma losoa das cincias. Rio de Janeiro: Graal. STANTON, Anthony. 2006. El laberinto de la soledad y la apertura de canon. Srie Ceppac n 002. Braslia: CEPPAC/UnB, http://www.unb.br/ics/ceppac.

332

TEORIA

SOCIEDADE n 16.1 janeiro-junho de 2008

ABSTRACT
This brief article re-introduces the debate over the post-modern condition as a cultural context in order to suggest it as the condition of possibility for a meta-science notably ethnographic. The leading question aims at the specic contribution of the post-modern condition to the Social Sciences regarding the construction of new problems and objects of research. The approach to the postmodern condition departs from Lyotards seminal hypothesis (and Giddens reply) that conceives it as the post-industrial context of contemporary societies. The conclusion of the article points at the meta-disciplinary orientation of post-modern science as proposed by the ethnography of modern thought by Clifford Geertz and the etnography of science proposed by Bruno Latour.

KEY WORDS
post-modern discourse social sciences meta-disciplinarity

RECEBIDO EM
abril de 2008

APROVADO EM
janeiro de 2009

CRISTHIAN TEFILO DA SILVA


Mestre e Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Braslia e Professor Adjunto da mesma instituio.

A CONDIO PS-MODERNA E AS CINCIAS SOCIAIS Cristhian Telo da Silva

333

S-ar putea să vă placă și