Sunteți pe pagina 1din 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Daniel Maia da Silva

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO

CAMPO GRANDE 2013

Daniel Maia Da Silva


R.A.: 5945222179 Turma D11

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO

Trabalho apresentado no curso de graduao Universidade Anhanguera Uniderp, curso de arquitetura e urbanismo, para auxilio de nota. Orientao: Prof Tacia C. P. S. B. Ronda

CAMPO GRANDE 2013

ESTATUDO DA CIDADE

1.1

HISTRICO

No Brasil, a primeira Constituio a tratar da questo urbana foi a de 1988, com os artigos 182 e 183, feita quando as cidades j abrigavam mais de 80% da populao. A partir da crise mundial de 1929, o Brasil passou a ser caracterizado por uma aglomerao demogrfica em ncleos urbanos, e alcanou o ciclo do caf paulista empurrou grandes contingentes de desempregados em direo s cidades. Esse processo acentuou-se entre a segunda metade dos anos de 1950 e a dcada de 1970. Ao longo desses anos, caracterizados por elevadas taxas de crescimento demogrfico, a populao brasileira passou a concentrar-se maciamente em cidades cada vez maiores, que adquiriram um perfil metropolitano. Os municpios viram-se obrigados a lidar com os efeitos da urbanizao acelerada inteiramente despreparados para essa imensa tarefa. No havia recursos financeiros suficientes, meios administrativos adequados nem instrumentos jurdicos especficos. Influenciado pelos setores dominantes na economia urbana, o Estado dirigia seus escassos recursos para investimentos de interesse privado e adotava normas e padres urbansticos moldados pelos movimentos do capital imobilirio. Como resultado, ocorreu a segregao de grandes massas populacionais em favelas, cortios e loteamentos perifricos, onde as pessoas eram excludas do consumo de bens e servios urbanos essenciais. Diante disso, foram criados diversos movimentos sociais urbanos para exigir do poder pblico o suprimento dessas carncias. Muito ativas na dcada de 1970, essas organizaes, aliadas a entidades representativas de certas categorias profissionais, como arquitetos, engenheiros, gegrafos e assistentes sociais, constituram em 1980 o Movimento Nacional pela Reforma Urbana (MNRU), com o objetivo de lutar pelo o direito moradia digna em ambiente saudvel para todos os brasileiros. Aps anos de tentativas frustradas, o projeto de lei que acabou sendo transformado no Estatuto da Cidade no se originou de um parlamentar que representasse algum movimento popular ps-moradia. O autor do projeto foi o senador Pompeu de Souza (1916 a 1991), jornalista e professor, que no viveu para presenciar a aprovao de seu projeto, j bastante modificado.

O projeto foi apresentado em junho de 1989 e recebeu o nome de Projeto de Lei do Senado (PLS) n 181, de 1989 (estatuto da Cidade). Foi aprovado no Senado exatamente um ano depois e enviado Cmara dos Deputados, onde permaneceria por 11 anos e seria reformulado diversas vezes, at enfim ser sancionado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 10 de julho de 2001, o Estatuto da cidade tornou-se lei.

1.2

OBJETIVO DO ESTATUTO E PLANO DIRETOR

O Estatuto da Cidade regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituio Federal, que dispem sobre a Poltica de Desenvolvimento Urbano e trata da aquisio da propriedade pelo ocupante de imvel urbano que o utiliza para sua moradia ou de sua famlia, dando o direito de propriedade quele que, de fato, d a ela uma destinao compatvel com sua vocao legal. Segundo o pargrafo nico do Art. 1 do Estatuto da Cidade Lei 10.257/2001- esta Lei [...] estabelece normas de ordem pblica e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurana e do bem-estar dos cidados, bem como do equilbrio ambiental. Em outas palavras, o instrumento dos governos municipais voltado definio de um padro de ocupao de seu territrio urbano, para garantir a melhoria da qualidade de vida da populao e a preservao dos recursos naturais. O Estatuto utiliza diversos instrumentos para realizar o planejamento municipal, entre eles o plano diretor.

PLANO DIRETOR

2.1

IMPORTNCIA DO PLANO DIRETOR

O plano diretor est definido no Estatuto das Cidades como instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e expanso urbana (Art. 40), reunindo os demais instrumentos e estabelecendo como cada poro do territrio municipal cumpre sua funo social. uma lei municipal que deve ser revista pelo menos a cada dez anos e deve expressar a construo de um pacto social, econmico e territorial para o desenvolvimento urbano do Municpio.

Tem por objetivo planejar o futuro da cidade, incorporando todos os setores sociais, econmicos e polticos que a compe. No incio, o plano diretor tradicional era um documento exclusivamente tcnico. Hoje, o Plano Diretor participativo, ou seja, realizado com o auxlio da sociedade. Para que o processo de elaborao e implementao do Plano Diretor realmente expresse um pacto social, econmico e territorial, fundamental que haja a participao efetiva da populao em todas as etapas.

2.2

CIDADES QUE DEVEM FAZ-LO


O Estatuto da Cidade define quais cidades tm a obrigatoriedade de elaborar o Plano

Diretor, que no deve tratar somente da rea urbana, mas da totalidade do territrio municipal, tanto na rea urbana quanto na rea rural. Logicamente que os Planos Diretores passam a ser diferentes de um municpio para outro, em funo da regio do pas em que o municpio se insere, do bioma, da extenso do territrio municipal, dentre outros fatores. O Art. 41 do Estatuto da Cidade define que o plano diretor obrigatrio para cidades: I com mais de vinte mil habitantes; II integrantes de regies metropolitanas e aglomeraes urbanas; III onde o Poder Pblico municipal pretenda utilizar os instrumentos previstos no 4o do art. 182 da Constituio Federal; IV integrantes de reas de especial interesse turstico; V inseridas na rea de influncia de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de mbito regional ou nacional. VI - includas no cadastro nacional de Municpios com reas suscetveis ocorrncia de deslizamentos de grande impacto, inundaes bruscas ou processos geolgicos ou hidrolgicos correlatos.

Porm, qualquer municpio do Pas pode e deve ter seu Plano Diretor, desde que seja elaborado de acordo com as normas e implementado com a participao efetiva de todos os cidados do municpio. Caso o Plano no seja construdo de maneira participativa, o prefeito pode ser julgado por improbidade administrativa, conforme o artigo 52 do Estatuto da Cidade que pode, dependendo do resultado do julgamento, levar prefeitos e/ou vereadores perda de mandato. A responsabilidade de elaborar o plano do poder local, que pode atuar inclusive procurando apoio por parte do Ministrio Pblico, que repassa recursos financeiros diretamente aos municpios, atravs de programas do prprio Ministrio e de parcerias com organismos internacionais e outros ministrios do Governo Federal. Alm disso, apoia as cidades atravs de publicaes, atividades de sensibilizao e capacitao e assistncia aos tcnicos de prefeituras e s lideranas populares. Para isto lanou em 2005, a campanha Plano Diretor Participativo: Cidade de Todos. A campanha foi criada pelo Ministrio, o Conselho das Cidades e parceiros para fazer chegar aos municpios esta nova viso de planejamento (Plano Diretor Participativo). Uma nova maneira de tratar as cidades e seus moradores. Para chegar aos municpios, a campanha foi descentralizada em Ncleos Estaduais que receberam materiais e apoio financeiro do Ministrio. A Campanha propiciou que aproximadamente 1.700 municpios cumprissem a determinao quanto obrigatoriedade de aprovarem seus planos at outubro de 2006, e contribuiu, significativamente, para a incorporao nesses planos dos princpios e instrumentos contidos no Estatuto. Em nosso estado, 21 municpios tem obrigatoriedade de fazer e rever o Plano Diretor, sendo eles: Campo Grande, Amambai, Anastcio, Aquidauana, Bela Vista, Caarap, Cassilndia, Corumb, Coxim, Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Miranda, Navira, Nova Andradina, Paranaba, Ponta Por, Rio Brilhante, Sidrolndia e Trs Lagoas.

2.3

COMO ELE DESENVOLVIDO


O processo deve ser conduzido pela equipe tcnica e poltica da prefeitura, em

conjunto com a Cmara de Vereadores e envolvendo todos os segmentos sociais presentes na cidade. Estes devem compartilhar a coordenao de todo o processo, ou seja, da preparao implantao e gesto. O Plano diretor elaborado em diversas etapas.

2.3.1 NCLEO GESTOR


O processo comea pela criao do Ncleo Gestor, composto de representantes do poder pblico e da sociedade civil. Ele deve expressar a diversidade de todos os setores sociais no municpio. O Ncleo Gestor tem papel estratgico: cabe a ele preparar, conduzir e monitorar a elaborao do Plano Diretor.

2.3.2 PREPARAO
Nessa etapa identifica-se a realidade vivida pelos moradores, sempre observando que a construo de uma cidade depende da participao de todos. Fase tcnica.

2.3.3 INAUGURAO
a mobilizao da sociedade; momento em que se anunciam o incio do processo e as regras para elaborar o Plano Diretor municipal e convoca-se a sociedade para participar do trabalho. Deve ser amplamente divulgado por todos os meios de comunicao pblica disponveis, principalmente em locais pblicos abertos.

2.3.4 CAPACITAO
Fase de esclarecimento da populao sobre o que o Plano Diretor Municipal, a importncia do Plano como instrumento para resolver problemas recorrentes da organizao socioespacial da cidade. Importante para que os cidados conheam as definies e a discusso possa comear adequadamente. A capacitao se faz tambm no interior da Prefeitura, estimulando a articulao e integrao das diversas reas.

2.3.5 LEITURA COMUNITRIA


Etapa onde so expostos os problemas, potencialidades e capacidades da cidade, especialmente nos aspectos referentes s desigualdades. Apresenta-se as questes em escala

da comunidade local e do bairro, para que o planejamento possa ser feito de maneira mais justa.

2.3.6 DISCUTIR AS ESTRATGIAS


Fase interna administrao, supervisionada pelo Ncleo Gestor, no qual se integra e sistematiza a leitura comunitria com as leituras tcnicas feitas ou contratadas pela administrao.

2.3.7 CONSTRUIR O PACTO E O PROJETO DE LEI


Tendo em vista que o Plano Diretor no pode ser fictcio, parcial, ou fora da realidade e condies do municpio, existem vrias barreiras entre a cidade desejada e a cidade possvel, como por exemplo, as foras polticas, sociais e econmicas que atuam na cidade, bem como as possiblidades oramentrias. As leituras sistematizadas transformam-se no Projeto de Lei do Plano Diretor Municipal. nesse momento que as diretrizes transformam-se em instrumentos concretos de carter jurdico e urbanstico. Em suma, o acordo entre o que a populao deseja, e o que a administrao pode realizar.

2.3.8 DISCUSSO NA CMARA MUNICIPAL E APROVAO


Feito o pacto e o Projeto de Lei, deve-se realizar uma audincia pblica e apresentar sociedade os resultados. Posteriormente, este dever ser enviado para a Cmara Municipal para discusso. Quanto maior a participao do Legislativo nos processos anteriores, maiores as chances de aprovao sem grandes alteraes que o descaracterizem.

2.3.9 IMPLEMENTAR O PLANO DIRETOR


Fase de implementao definitiva do Plano Diretor, levando em conta critrios prestabelecidos. Ordem cronolgica, distribuda em categorias de prioridade.

2.3.10 MONITORAMENTO
Momento de avaliar os impactos das proposies formuladas e monitorar os resultados obtidos.

2.4

FERRAMENTAS QUE O COMPEM


O Estatuto da Cidade oferece mais de 30 instrumentos tributrios, financeiros,

jurdicos e polticos para apoiar o municpio no planejamento e controle do seu territrio. Mas o Estatuto uma caixa de ferramentas que cada municpio pode usar em funo da sua realidade. Alguns so obrigatrios e indispensveis para todos, como o planejamento, a definio do permetro urbano, o cadastro e a cobrana do IPTU. A grande inovao que, alm dos instrumentos tradicionais de planejamento urbano de natureza normativa, o Estatuto apresenta uma srie de novos instrumentos para induzir o desenvolvimento e a incluso territorial da populao marginalizada, e para fazer a gesto democrtica do municpio. Um deles instrumento o parcelamento e edificao compulsrios, pelo qual o proprietrio obrigado a dar uma destinao de seu terreno vazio ou subutilizado num prazo definido por lei municipal. Se ele no cumpre o prazo, ele onerado com o IPTU progressivo. Outro instrumento a outorga onerosa. O Poder Pblico permite uma ampliao de gabarito numa rea que no podia, por exemplo, mas o proprietrio do imvel obrigado a uma contrapartida. Essa diferena vai para um fundo de desenvolvimento urbano e habitao a ser aplicado em reas mais carentes.

Outro instrumento o Direito de Preempo. O Plano Diretor detecta reas onde faltam escolas, postos de sade, creches e grava os imveis vazios daquela regio na planta da cidade. Seus proprietrios estaro, a partir desta medida, obrigados, quando quiserem vender seus terrenos, a dar preferncia na compra ao Poder Pblico. Outro instrumento o Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV), que vai estabelecer quais os empreendimentos, antes de ser instalados num lugar, devem ser apresentados e discutidos com os usurios do entorno em virtude do que vo gerar, tipo barulho, trnsito, valorizao imobiliria, impacto no meio ambiente ou no patrimnio cultural.

REFERNCIAS
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10257.htm Acesso em: 20 abr. 2013.

O Estatuto da Cidade : comentado = The City Statute of Brazil : a commentary / organizadores Celso Santos Carvalho, Ana Claudia Rossbach. So Paulo : Ministrio das Cidades : Aliana das Cidades, 2010. Plano Diretor Participativo / Coordenao Geral de Raquel Rolnik, Benny Schasberg e Otilie Macedo Pinheiro Braslia: Ministrio das Cidades, dezembro de 2005. Plano diretor participativo: guia para a elaborao pelos municpios e cidados / Coordenao Geral e Reviso de Contedo: Raquel Rolnik e Otilie Macedo Pinheiro Ministrio das Cidades, 2004. Polticas urbanas e regionais no Brasil / organizadores: Rodrigo de Faria e Benny Schvarsberg _ Braslia : Universidade de Braslia, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2011.

S-ar putea să vă placă și