Sunteți pe pagina 1din 5

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

PR

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

DEPARTAMENTO ACADMICO DE GESTO E ECONOMIA ECONOMIA I S21

PAULO HENRIQUE PUGSLEY WERNER RODRIGO CARDOSO DURGIEWICZ WAGNER AMORIM SILVA WILLIAN RUDY BOSLOOPER

ATIVIDADES - ECONOMIA I

CURITIBA 2013

MINISTRIO DA EDUCAO
UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

PR

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

PAULO HENRIQUE PUGSLEY WERNER RODRIGO CARDOSO DURGIEWICZ WAGNER AMORIM SILVA WILLIAN RUDY BOSLOOPER

ATIVIDADES - ECONOMIA I

Atividades apresentadas disciplina de Economia I, do Curso de Engenharia Eltrica da Universidade Tecnolgica Federal do Paran, como parte da nota que compe a mdia do primeiro semestre letivo de 2013, sob orientao do Prof. Moises Francisco Farah Junior.

CURITIBA 2013

1) A atual crise nvel de emprego no mundo pode ser atribuda somente crise econmica financeira que iniciou em 2008? Justifique a resposta. R: A crise no nvel de emprego no pode ser atribuda somente crise econmica financeira que iniciou em 2008. Fatores como ajuste fiscal excessivo, a flexibilidade do mercado de trabalho, a grande oferta de crdito no mercado imobilirio, a utilizao crescente de Tecnologia da Informao, a grande entrada de asiticos no mercado de trabalho e consumo, tiveram grande importncia para o aumento das taxas de desemprego. 2) Pode-se afirmar que as polticas de austeridade econmicas praticadas na Europa Ocidental (Zona do Euro) so obstculos a retomada da economia, da produo e do emprego? Qual a relao desta poltica de austeridade e o corte de gasto pblico na Europa? Ser que isto a raiz da crise que l se verifica? Justifique a resposta. R: As medidas de austeridade empregadas pela Unio Europeia tm sido fortemente criticadas nos ltimos anos, haja vista o baixo crescimento das economias nessa zona e a forte crise de emprego. As medidas de austeridade, de certa forma, dificultam sim a retomada do crescimento econmico, da produo e do emprego, segundo esses crticos, por serem reduzidos os investimentos e os gastos com o fim de desenvolver essas reas. Os cortes dos gastos pblicos na Europa podem ser entendidos como parte dessas medidas de austeridade e tentativas para conter a crise instaurada. Muitos crticos afirmam que essas medidas so desnecessrias, uma vez que a raiz da crise instaurada no continente no so os gastos pblicos excessivos, mas o estouro da bolha imobiliria e a perda de competitividade da indstria. 3) Porque o desemprego que vem aumentando ps-crise de 2008 est tornando-se estrutural? O que vem a ser desemprego estrutural? R: Para muitos pases o desemprego est se tornando um problema estrutural, pois as polticas implementadas para erradicar este problema, no esto lidando com a raiz da crise, as dividas pblicas. O desemprego estrutural caracterizado quando a oferta de mo-de-obra maior que a quantidade de empregos disponveis. 4) Com base no texto Gasto sobe..., o que vem a ser supervit primrio? Qual a relao entre investimento pblico e dficit fiscal nos estados? Justifique. R: Supervit primrio uma poupana sobre os oramentos dos estados, com a finalidade de proporcionar o abatimento de dividas publicas. Os elevados investimentos pblicos contribuem expressivamente para o dficit fiscal nos

estados, pois a arrecadao de impostos e outras receitas crescem em ritmo mais lento que os investimentos. 5) A atual poltica monetria, fiscal e creditcia praticada no Brasil pode ser considerada contracionista ou expansionista? Justifique sua resposta. R: A poltica monetria visa defender o poder de compra de uma moeda, podendo ser expansionista ou restritiva. A poltica fiscal est relacionada arrecadao de tributos e a forma como eles sero utilizados e tambm pode assumir um carter expansionista ou contracionista. Na poltica restritiva ou contracionista, o dinheiro em circulao diminudo ou estabilizado para desaquecer a economia e manter os preos de mercado. Na poltica expansionista, o dinheiro em circulao aumenta de quantidade para aquecer a economia, a demanda de mercado e consequentemente o crescimento econmico do pas. O aquecimento possui risco de gerar efeito inflacionrio na economia. Atualmente, o Banco Central tem se esforado para manter a inflao sob controle, o que bastante difcil com a atual alta do dlar que faz o preo de todos os importados subirem. No entanto, apesar de todo este esforo a inflao continua subindo e grande parte disso deve-se a gesto da poltica fiscal feita pelo governo federal, que e uma poltica expansionista. Deste modo como se o Banco Central estivesse indo para um lado e o governo para o outro. O resultado desse descompasso como pode perceber, o crescimento da taxa de inflao e o baixo crescimento da economia.

Glossrio
Ativos: Todos os bens e direitos que uma instituio econmica possui e que possam ser valorizados em termos monetrios.

Austeridade: Est relacionado ao rigor com que se controlam os gastos em uma economia. Faz parte de um plano ou poltica aplicada quando algum pas est com alto dficit e normalmente aplicada por meio de corte de despesas dispensveis e/ou suprfluas.

BRICs: Sigla referente ao bloco de pases em desenvolvimento composto por Brasil, Rssia, ndia e China.

Dficit: Representa uma situao econmica em que os valores de sada de dinheiro em um sistema so maiores do que os valores de entrada. Portanto, entende-se que h prejuzo no sistema.

Hipoteca: Sujeio de bens imveis ao pagamento de uma dvida, sem se transferir ao credor a posse do bem gravado. Pode ser entendida como uma conveno de garantia de uma dvida.

PIB: Produto Interno Bruto. Representa a soma em valores monetrios de todos os bens e servios produzidos numa regio durante um perodo determinado de tempo.

Poltica Cambial: Diz respeito s medidas referentes s relaes comerciais e financeiras entre pases, ou seja, est ligada s transaes internacionais. Contempla as taxas de cmbio e outras ferramentas reguladoras do mercado externo.

Poltica Fiscal: Diz respeito s medidas relacionadas arrecadao de tributos e forma como estes sero arrecadados e empregados, bem como o controle das transferncias governamentais.

Poltica Monetria: Diz respeito s medidas empregadas por uma economia no sentido de controlar a oferta de moeda e a taxa de juros, a fim de proteger o poder de compra da unidade monetria.

Supervit: Representa uma situao econmica em que os valores de entrada de dinheiro em um sistema so maiores do que os valores de sada. Portanto, entende-se que h lucro no sistema.

Transferncias Governamentais: Parcela das receitas federais que so transmitidas para os Estados, Distritos Federais e Municpios.

S-ar putea să vă placă și