Sunteți pe pagina 1din 5

SE X T A - FE I R A , 3 DE OU T U B R O DE 2 0 0 8

Resumo do Livro como Pregar em 12 Dias. por Domiciano Jose.


Como Pregar em 12 dias. Com Pr. Nerildo Accioly Primeiro Dia Designaes do Obreiro - Quem pode ser pregador ? A bblia sagrada usa diferentes nomes e ttulos quando se refere aqueles que foram separados por Deus para servirem no ministrio Cristo. Pastor- aquele que alimenta, cuida, dirige e guia as ovelhas. Evangelista um dom ministerial, refere-se aqueles que pregam o evangelho, o termo se estende a todos os crentes pois todos devem pregar o evangelho de Cristo. Dicono o dicono significa o que serve algum , sendo este de grande importncia na igreja do Senhor. Obreiro e assim chamado porque trabalha na obra do senhor ( Mt 9.37; II Tm 2.15 ) Concluindo muitas outras qualificaes poderiam constar nesta lista, estas porem so as mais importantes, lembrando que ttulos ou nomes no conferem autoridade ou capacidade para o desempenhado para Deus. Segundo Dia Como desenvolver um esboo ? Toda mensagem parte de um texto bblico, sendo assim temos que esta sempre ligados com nosso Deus pois somente o Esprito Santo pode colocar o pensamento certo em nossa mente, as palavras corretas em nossos lbios e encher nos de amor e graa para entregar a mensagem . Atravs do Esprito Santo escolha uma passagem. A preparao da passagem exige uma pesquisa diligente e uma atitude de orao. Deve se descobrir o foco da mensagem esta e a verdade que o pregador transmite ao corao dos ouvintes atravs da mensagem. O esboo deve ser preenchido com o material que transmita aos ouvintes de modo apropriado as idias representadas pelas divises principais do esboo.

Terceiro Dia Como desenvolver um tema bblico ? Todo tema deve estar ligado a ocasio em que a mensagem esta sendo apregoada Tema : Vises de um Jovem na Igreja ( Is 6.1-8 ) Viso Viso Viso Viso de de da do Deus ( Is 6.1 ) Pecado ( Is 6.5 ) Purificao ( Is 6.7 ) Servio ( Is 6.8 )

Quarto Dia A preparao do pregado ! Duas reas so indispensveis para a preparao do pregador, do Evangelho:a rea espiritual e a rea natural , vamos ver alguns tpicos de cada. rea Espiritual. Sua piedade pessoal, posto que ele deve estar disponvel para Deus. Sua f espontnea e corajosa. Convico da chamada , aliada a uma reconhecida vocao Crist. Humildade pois quem na bblia foi usado sempre foi humilde. Esprito de orao, para ter canal livre para estar com Deus. Viso da obra de Deus. rea Natural ; O pregador do Evangelho deve cuidar. Do desenvolvimento da sua inteligncia. Do exerccio da memria. Do adestramento da sua dico. Aprofundar no conhecimento do seu idioma. Da sua cultura geral. De sua preparao psicolgica. Quinto Dia. Mtodos de pregao:

Existem alguns mtodos para formalizar uma pregao atravs da revelao do Esprito Santo aqui segue alguns destes mtodos. A pregao TEXTUAL Designa-se por um texto sendo a mensagem que apresenta um texto bblico e o examina literal e detidamente , recomendando assim no uso de mensagens textuais, o exame prvio de diferentes verses e tradues da Bblia. A pregao EXPOSITIVA A pregao expositiva aquela que, partindo de um texto bblico segue uma exposio lgica e objetiva pondo diante do auditrio princpios gerais bblicos. A pregao por TOPICOS A pregao por tpicos, parte de um texto que, de imediato e dividido em sentenas lgicas independentes ,envolvendo argumentos progressivos ate uma aplicao. Qualquer que seja o mtodo o pregador deve partir de um texto bblico. Sexto Dia O pregador e a palavra O pregador deve conhecer a palavra de Deus, pois o pregador que no conhece a bblia no tem autoridade para prega-la. Desconhecendo portanto , as verdades da bblia nenhum pregador estar capacitado a cumprir a misso de enviado de Cristo, mesmo que tal pregador haja assimilado todos os conhecimentos humanos.

Stimo Dia Cuidados pessoais do pregador 1. Cuidar do testemunho pessoal 2. Cuidar da sade.

3. Manter-se ungido pelo Esprito Santo. 4. Cuidar da aparncia e dos negcios. 5. De maneira especial cuidar da voz. Grite menos e estude mais. Muitos pregadores querem substituir a falta de conhecimento com gritaria , fale alto com autoridade, porem sem gritar. Oitavo Dia A pregao pedaggica. Queridos irmos o pregador tem que ser uma pessoa muito estudiosa, para que possa pregar a todos os tipos de pessoa e no somente aos ignorantes e tambm no somente a um grupo de telogos o pregador ter que ler muito a bblia para esboar qualquer tipo de tema para no ficar embaraado diante de uma platia que espera algo de Deus. Tendo tambm em sua casa bons livros Cristos e instrutivos em geral. Paulo pediu a Timteo para que trouxesse os livros e principalmente pergaminhos II Tm.4.13 esta passagem mostra que o apostolo Paulo lia bons livros e principalmente a Bblia sagrada. Nono Dia Habito de um bom pregador Como portar-se em no plpito. 1. Quando estiver chegando a hora de pregar nunca conversar com ningum. 2. Repasse mentalmente a mensagem, enquanto espera o momento da mensagem . 3. No comece a falar enquanto todos no estiver olhando para voc, fale calmo e seguro. 4. Comprimente a todos com a paz do Senhor Jesus no importando com os grandes pregadores que esto ouvindo voc falar. 5. Nunca fale muito perto e nem muito longe do microfone. 6. Pregue a palavra e Deus e no usos e custumes da igreja. Procure sempre respeitar um horrio prudente para falar no abuse da voa vontade do povo. Dcimo Dia Psicologia da pregao

Conselhos psicolgicos ao pregador. O pregador deve ser uma pessoa que tenha muita psicologia e senso da adaptao, o pregador deve saber situar-se em qualquer lugar ambiente que estiver falando devera saber onde, porque e a quem esta falando. Dcimo Primeiro Dia Como memorizar a palavra Procure ler assunto com a mesma caracterstica, se voc ler sobre salvao no queira ler sobre uno, lembre-se tenha um padro de leitura siga um ordem cronolgica.pense na mensagem sempre pois assim ter liberdade no plpito ou em qualquer lugar que queira falar. Dcimo Segundo Dia Esboo de mensagem Na vida s h o seguinte , em dois grupos bem separados DE UM LADO DO OUTRO LADO 1. Caminho direito 1. Caminho da Morte 2. Luz 2. Trevas 3. Bem 3. Mal 4. Felicidade 4. Sofrimento 5. Satisfao 5. Remorso 6. Virtudes 6. Pecados 7. F 7. Incredulidade 8. Amor a Deus e o Prximo 8. Amor a Satans e a 9. Tranqilidade 9. Insegurana 10. Salvao 10. Perdio Cada esboo de mensagem depende da inspirao do Senhor Jesus quanto ao tema e tudo o que nele e esboado para haver assim , derramamento do Esprito de Deus na Igreja. Bibliografia ACCIOLY.Nerildo. Como pregar em 12 dias ?.Terceira edio. Diadema - SP: Vem-Deus Fiel.2000
Postado por Domiciano s 12:34 0 comentrios

S-ar putea să vă placă și