Sunteți pe pagina 1din 11

A Delinqncia Juvenil e suas Relaes com a Funo Paterna

Isael de Jesus Sena Thiago Ribeiro Carvalho Machado Maria Thereza vila Dantas Coelho

RESUMO

O presente artigo busca analisar o problema da delinqncia juvenil, em suas relaes com a funo paterna. De um lado, discute o crescimento do ato infracional a partir do contexto scio-econmico mais amplo. De outro, questiona se esse aumento est vinculado falncia da funo paterna em nossa contemporaneidade. O artigo mostra que diversos estudos tm apontado para uma crise na estrutura familiar dos menores infratores. Por fim, ele revela como o ato infracional tem sido o caminho pelo qual os menores tm se inscrito no discurso social jurdico e poltico, ao tempo em que a lei jurdica parece funcionar como uma alternativa para a debilidade da lei paterna. Palavras chaves: Delinqncia Juvenil Funo Paterna Famlia Psicanlise.

Introduo
No Brasil, podemos constatar que a delinqncia juvenil tem assumido propores assustadoras. O patrimnio pblico e o patrimnio pessoal vm sendo ameaados por um contingente cada vez maior de assaltantes e homicidas, entre os quais encontramos alguns menores. Se observarmos atentamente as grandes cidades brasileiras, o ndice de criminalidade cresce em ritmo acelerado. Parte desses crimes cometida por menores de

Bacharel em Psicologia pela Universidade Salvador UNIFACS.

Bacharel em Psicologia pela Universidade Salvador UNIFACS. Professora titular da UNIFACS, mestre e doutora em Sade Coletiva pela UFBA, membro do Colgio de Psicanlise da Bahia.

idade, que costumam assaltar cidados indefesos, invadindo suas casas e, muitas vezes, matando-os, quando julgam necessrio. Diante desse contexto, que leitura podemos realizar a partir desses comportamentos? Ser que estamos diante de menores que desconhecem a lei, ou poderamos sugerir que estamos diante de adolescentes que enfrentam o dilema de serem frutos de famlias onde a funo paterna fracassou?

Podemos abordar esse fenmeno apontando para a privao materna ou paterna, principalmente pelo que a figura do genitor representa em termos de hierarquia, autoridade e disciplina. Trata-se de uma questo complexa, que para ser analisada requer a articulao entre diferentes esferas do saber. Podemos refletir juntamente com Barros (2000) que estamos enfrentando uma ruptura no tecido social e um enfraquecimento dos limites de coero. Tal perspectiva nos conduz seguinte questo: que tipo de sociedade, que formas de sociabilidade, que padro de dignidade humana estamos construindo na nossa coletividade? Como garantir direitos em uma sociedade na qual a desigualdade extrema e a pobreza, negao manifesta dos direitos fundamentais, conformam a vida de uma grande parcela da populao? Como promover os direitos civis e sociais, de forma efetiva para a populao como um todo, e essencialmente para grupos socialmente vulnerveis, como os infratores? Como garantir, assim, os direitos da populao segurana pessoal e social?

fato que alguns desses meninos foram criados margem do sistema, violentados pela segregao de uma poltica alicerada no saber sobre o outro. Eles aprenderam, desde novos, a linguagem da violncia, na luta pela sobrevivncia. Esses infratores so pessoas que tentaram fazer a sua inscrio na rede de assistncia do Estado das mais diversas formas e, na maioria das vezes, as portas desta rede lhes foram fechadas. Eles reagem e impem, como podem, a sua revolta, fazendo retornar sociedade a violncia com que foram segregados, exigindo um lugar nela. O ato infracional, nesse sentido, uma resposta do sujeito, um modo dele se apresentar, evidenciando a cunhagem sobre a subjetividade que um contexto sociolgico pode produzir. Ele um modo de dizer no condio de objeto, na impossibilidade de realizar isto de outra forma.

A Gnese da Delinqncia Juvenil e as Medidas Scio-Educativas

Considerando a delinqncia como um fenmeno multifacetado, comeamos por nos questionar quais os fatores que contribuem para a manifestao deste sintoma social e para a sua manuteno. Instigados em busca de respostas, nos deparamos com uma srie de publicaes que problematizam a delinqncia enquanto um sintoma. Alguns estudos apontam que a delinqncia est relacionada a uma superviso inadequada da parte da me, devido a seu trabalho externo (LEAL, 1983). Outros apontam para a falta de condies de sade fsica e psquica dos pais (VIOLANTE, 1985), desagregao familiar (GOLDENBERG, 1991), falta de entrada da lei paterna no lar (MENESES e BRASIL, 1998), fragilidade da figura de autoridade ou substituta (HENNIGEN e GUARESCHI, 2002) e excluso social (FEIJ e ASSIS, 2004).

Existe uma srie de comportamentos delinqentes tipificados pela lei. No entanto, de acordo com Chaves (1997), convm assinalar que se considera como adolescentes infratores aqueles que se envolvem com furtos, roubos, txicos, homicdios e latrocnios. O autor comenta que tem sido cada vez mais freqente o roubo mo armada e a difuso de entorpecentes. Leal (1983) acrescenta que os comportamentos anti-sociais praticados por menores, tipificados nas leis, no devem ser encarados sob uma perspectiva meramente jurdica, devendo incluir tambm os comportamentos anormais, irregulares ou indesejados praticados pelos adolescentes. Numa pesquisa realizada com 61 jovens infratores do sexo masculino, que cumpriam medidas scio-educativas em instituies do Rio de Janeiro e de Recife, no ano de 1997, FEIJ e ASSIS (2004) discutem que uma srie de fatores relacionados pobreza, excluso social, ausncia da funo paterna e ausncia da me acabou constituindo um contexto de vulnerabilidade, que levou os adolescentes delinqncia. Nessa condio, desassistidos dos direitos fundamentais inerentes pessoa humana, que possibilitam o desenvolvimento em condies de liberdade e dignidade, a rua se torna uma alternativa ou o nico espao no qual esses sujeitos podem se reconhecer e adquirir uma identidade. Sobre isso, Violante (1985, p. 46) prope a seguinte anlise:

Os menores marginalizados encontrados na rua possuem acesso aos valores dominantes, utilizamnos de uma forma instrumental, adaptando-os s suas prticas conforme as circunstncias. Os valores subjacentes s suas condutas so instrumentais e relativos, tanto quanto suas estratgias de sobrevivncia. Longe de se opor ou negar a ideologia dominante, o Menor a utiliza de modo

adaptado sua realidade.

importante observar que, apesar da excluso e da violncia da rua, os menores preferem manter-se nela e fugir da famlia e das instituies. Esses adolescentes tm no seu imaginrio a idia de que a rua garante a liberdade, autonomia e independncia, no necessitando eles do controle de ningum. O abandono se torna uma conquista, criando um cdigo que desvaloriza e contesta os preceitos jurdicos, familiares e educacionais da sociedade. Esse cdigo contrasta com a persistncia, neles mesmos, dos modelos e regras da sociedade. A necessidade de vincular-se e pertencer ao grupo da rua como condio de sobrevivncia promove uma dissociao entre o que fazem e dizem (ROSA, 1999). Leal (1983) discute que eles no temem o perigo e todas as pessoas, de todas as classes sociais, podem ser vtimas da ao desses delinqentes.

Nogueira (2003) assinala que, diante de um ato infracional como furto, roubo, pinchao, homicdio e parricdio, entre outros, a polcia imediatamente acionada, efetuando a ocorrncia policial e o inqurito na delegacia. Logo depois, o adolescente encaminhado Promotoria, que decide ou no por realizar uma representao. O juiz pode determinar a realizao de um estudo junto ao Servio Social ou de Psicologia. O laudo desses profissionais subsidia a deciso do juiz, que julga qual a medida scioeducativa a ser aplicada. A medida visa reparar o que houve de excesso e de invaso no campo do outro, e construir um novo padro de comportamento. Goldenberg (1991) critica que as Medidas Tutelares tm um carter repressivo e so nutridas pela iluso de que servem para reeducar o sujeito. Para Chaves (1997), as medidas variam entre advertncia, obrigao de reparar o dano, prestao de servios comunidade, liberdade assistida, insero em regime de semiliberdade e internao em estabelecimento educacional. Valle (2003) critica essas medidas, pois os programas e instituies para o cumprimento das mesmas no tm assegurado a referncia necessria aos menores para que a determinao judicial seja cumprida. A criana corre o risco de ficar estigmatizada, contribuindo assim para a sua marginalizao.

Sposato e Vieira (1998) criticam a utilizao exacerbada da internao, em

detrimento de medidas scio-educativas como liberdade assistida e semiliberdade. Os estabelecimentos onde esses adolescentes so fechados, constituem, freqentemente, espaos de violncia que tendem a reforar a excluso social e o potencial criminal dos adolescentes, muitas vezes agravando a situao de marginalizao dos mesmos. Violante (1985) ressalta que essas entidades apenas lhe provm, ainda que precariamente, a base material para sua sobrevivncia fsica, mas no a necessria para seu desenvolvimento afetivo e emocional. Observa-se que o adolescente permanece prisioneiro social de um aparente sistema tutelar, inserido dentro de uma estrutura que refora o desajustamento, estrutura que deve ser analisada como produtora e reprodutora da violncia. Os delinqentes geralmente so adolescentes que nasceram em famlias desestruturadas e acabam se tornando, novamente, vtimas de um sistema jurdico perverso e distorcido.

Segundo Barros (2000), essa problemtica no tem uma causa ou soluo simples. O seu desdobramento exige a articulao de diferentes esferas do saber e uma conexo entre lgicas, discursos e sistemas distintos. O fato que estamos diante de uma nova juventude, que emerge no contexto da sociedade moderna, tecnocrtica e consumista. Para se afirmar, ela busca experincias imediatas, desafios e, diante da falta de um projeto de vida, sente um certo esvaziamento do sentido da vida, o que gera o medo, a solido, o tdio, a frustrao, a agressividade e o conflito.

A partir da nossa insero na Fundao da Criana e do Adolescente no Estado da Bahia (FUNDAC), na condio de ouvintes do menor infrator, comeamos a nos questionar sobre as possibilidades de leitura para a compreenso dos aspectos subjetivos que envolvem o ato infracional. Afinal, o que esses meninos solicitam atravs desses atos? Diferentemente de outros discursos, a Psicanlise problematiza essa questo a partir de um outro lugar, reconhecendo nesses atos um pedido de socorro.

A Famlia e a Lei

Um aspecto que tem sido ressaltado na delinqncia juvenil o de que o adolescente infrator encontra-se em conflito com a lei. Tal aspecto suscita uma outra

questo, no menos relevante: qual a lei que o infrator contesta quando invade o campo do outro? Estaria o problema dessa invaso reduzido apenas dicotomia entre pblico e privado? fato que o adolescente infrator assim nomeado de um outro lugar, o discurso jurdico, que est, por sua vez, sob o ordenamento de uma lei com a qual ele tem que se deparar, o chamado texto jurdico.

Valle (2003) salienta que a terminologia menor em conflito com a justia ou, como preferimos, com a lei refere-se ao aparato jurdico a que o adolescente passa a estar subordinado aps a atuao infracional. O autor articula essa expresso com a psicanlise, apontando para as dificuldades do Menor diante da Lei da castrao, que o insere no registro da cultura. Mas o que a cultura tem a oferecer aos adolescentes? Pelegrino (1987) sustenta a idia de que a Lei da Cultura um pacto que implica deveres e direitos. Ela s se sustenta se funciona como uma verdadeira mo dupla, um toma l d c. Esse o pacto primordial que prepara e torna possvel um segundo pacto, em torno da questo do trabalho. O primeiro pacto garante o segundo, mas este, por retroao, confirma ou infirma o primeiro. A m integrao da Lei da Cultura, por conflitos familiares no resolvidos, pode gerar uma conduta anti-social. Da mesma forma, uma patologia social pode tambm ameaar ou mesmo quebrar o pacto com a Lei do Pai.

Analisando atentamente a delinqncia, percebemos que, para que haja uma tendncia anti-social, preciso ter ocorrido um verdadeiro desapontamento, no uma simples carncia de ordem scio-econmica, embora esta seja muito relevante. Esse desapontamento envolve a perda de algo que foi positivo na experincia da criana, nos primeiros estgios de seu desenvolvimento. Winnicott (1999) ratifica isso esclarecendo que a criana anti-social simplesmente olha um pouco mais longe e acaba recorrendo sociedade, em vez de recorrer famlia ou escola, para que esta lhe fornea a estabilidade de que necessita, a fim de transpor os primeiros e essenciais estgios de seu crescimento emocional. Da mesma forma, para Lacan (1984/1987), a famlia desempenha um papel primordial na transmisso da cultura, pois ela responsvel pela educao e represso dos instintos de seus membros.

E quanto ao lugar do pai? O que dizer sobre a funo paterna? Essa funo tambm tem um importantssimo papel durante o primeiro ano de vida da criana, no apenas como elemento que estabelece o corte da relao me-filho e impe a lei, mas tambm como modelo de identificao e objeto de amor. Lacan (1958/1999) dimensiona a interveno do pai como aquela que corrige a fantasia da criana, que v seu pai, inicialmente, como um irmo que rivaliza com o beb pelo desejo da me. Depois, o pai funciona como um superego, mostrando criana que ela no extenso da figura materna, promovendo, assim, a sua separao. O pai rompe com esse encanto inicial para, finalmente, colocar-se como doador e como objeto de desejo e de identificao.

importante observar que, conforme Goldenberg (1991) esclarece, quando o adolescente comete atos infracionais, est denunciando algo que tem uma forte relao com o mau estabelecimento da funo paterna. O adolescente considerado infrator acaba recorrendo, atravs de comportamentos anti-sociais, sociedade, em busca de algum que possa representar o pai, que seja forte e lhe apresente a lei. Segundo Winnicott (1999), o comportamento de modo anti-social no , necessariamente, uma doena. Em certos casos ele um SOS do menor, pedindo o controle de pessoas fortes, amorosas e confiantes. Dessa forma, a funo paterna fundamental para a constituio do sujeito, sendo a grande estimuladora na direo de possibilidades novas e futuros investimentos realizados pelo sujeito.

Julien (1997), no Ensaio sobre a Paternidade, discute que, no sculo XXI, o poder do pai sobre a famlia nuclear est cada vez mais limitado pela autoridade, enfim reconhecida, da me, e pela interveno crescente da sociedade civil junto criana, em nome de seu interesse, de seu bem e de sua felicidade. Estamos de acordo com Winnicott (1997) quando, ao abordar a importncia do papel do pai para a criana durante os primeiros estgios do desenvolvimento, ele aponta para o fato de que as crianas precisam do pai justamente por causa das qualidades positivas e das coisas que o distinguem de outros homens. justamente nessa fase que as crianas formam seus ideais, em parte com base no que vem ou pensam que vem quando olham para o pai.

Para Rodriguez (1988), a figura do pai concentra a funo de guarda dos tabus familiares, especificamente do tabu do incesto, e responsvel em apresentar a lei criana para que a mesma a introjete e consiga lidar com as demandas da vida em outras etapas do seu desenvolvimento. Tal perspectiva nos leva a refletir sobre o pensamento de Freud (1913/1974) ao escrever Totem e Tabu. Freud associa a Lei proibio do incesto, afirmando que para que ela seja respeitada e aceita, precisa ser temida. Uma lei que no seja temida pode se tornar impotente. Pelegrino (1987) revela que uma lei que se imponha apenas pelo temor uma lei perversa, espria. Para ele, s o amor e a liberdade, subordinados e transfigurados ao temor, vo permitir uma verdadeira, positiva e produtiva relao com a lei. A Lei existe, no para humilhar e degradar o sujeito, mas para estruturlo e integr-lo sociedade.

Gomes e Resende (2004) apontam para o fato de que, na contemporaneidade, a sociedade tem adotado vrias formas de convivncia familiar, de modo que uma nova figura paterna emerge, no mais ancorada no poder econmico. Para esses autores, o modelo de famlia, organizado com base na hierarquia, vem se alterando e estas transformaes repercutem na concepo de paternidade, acabando por redefinir as relaes internas e externas familiares.

Costa (2004) traz para a discusso que, na atualidade, tornou-se banal constatar que a famlia vai mal. As explicaes que sustentam essa idia passam pela: desestruturao da famlia, apontada pelo afrouxamento dos laos conjugais; enfraquecimento da autoridade do pai; emancipao da mulher; conservadorismo do homem; rebeldia da adolescncia; represso da infncia; excesso de proteo aos filhos e ausncia de amor para com eles. Dessa forma, o prprio autor aponta que os indivduos estariam desaprendendo as regras de convivncia que manteriam a famlia coesa. Portanto, concordamos com Rosa (1999) que os atos delinqentes, praticados pelos adolescentes, so tentativas de inscrio na ordem simblica e de participao na ordem social. Falta, a esses jovens em conflito com a lei, uma significao flica, determinada pela funo paterna. Se isso no ocorre, falha o lao social e eles esperam que a sociedade lhes produza uma marca simblica.

Consideraes Finais
Diante de tudo o que foi exposto, entendemos que a delinqncia est relacionada estrutura familiar. No conclumos que ela seja somente fruto das circunstncias que a vida impe aos adolescentes, mas pensamos que importante tambm compreend-la no contexto objetivo em que se desenvolvem suas aes. Observamos que a socializao depende tanto de condies objetivas, quanto de condies subjetivas de desenvolvimento biopsicossocial. Pudemos perceber que as transformaes ocorridas no seio da famlia possibilitaram uma grande incidncia de adolescentes margem da dinmica familiar. Os efeitos disso podem ser pensados atravs do apelo justia para intervir no conflito. Os jovens precisam de uma lei, um julgamento, uma sano, que lhes aplique o preo a ser pago pelo ato delinqente. Nessa perspectiva, a lei jurdica vem suprir a lei do pai. A justia, portanto, deve escutar o ato infracional como um pedido de socorro, uma solicitao diante dos conflitos pessoais e intersubjetivos da famlia e da sociedade como um todo.

No nosso contexto atual, a lei pouco tem assegurado os direitos essenciais de cada ser humano como proteo vida, direito sade, educao, moradia, segurana e direito de liberdade e igualdade entre os homens. A mdia vem constantemente retratando a falncia da lei em assegurar o direito ao cidado. Enfrentamos crises na poltica, no cenrio religioso e nas escolas. A lei no garante, a sua aplicao falha e nos deparamos, em cada esquina, com situaes de misria e de abandono. Diante disso, o que resta ao adolescente que vive margem da sociedade? A delinqncia se apresenta, para alguns, como uma sada.

Referncias Bibliogrficas
BARROS, F. O. (2000) Do Direito ao pai. Belo Horizonte, Del Rey. BARROS, F. O. (2003) T fora: o adolescente fora da lei. O retorno da segregao. Belo Horizonte, Del Rey. CHAVES, A. (1997) Comentrios ao Estatuto da Criana e do Adolescente. So Paulo,

LTR Editora. COSTA, J, F. (2004) Ordem Mdica e Norma Familiar. Rio de Janeiro, Graal. FEIJ, C. M; ASSIS, G. S. (2004) O contexto de excluso social e de vulnerabilidade de jovens infratores e de suas famlias, in Revista Estudos de Psicologia, n (1), v (9), Natal, EDUFRN, p. 157-166. FREUD, S. (1913/1974) Edio Standard das Obras Psicolgicas Completas, Rio de Janeiro, Imago. Totem e Tabu, v. XIII, p. 13-194. GOLDENBERG, G. W. (1991) Psicologia jurdica da criana e do adolescente. Rio de Janeiro, Forense. GOMES. A. J. S.; RESENDE. V. R. (2004) O pai presente: o desvelar da paternidade em uma famlia contempornea, in Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, n (2), v (20), So Paulo, p. 119-125. HENNIGEN, I; GUARESCHI, N. M. F. (2002) A paternidade na contemporaneidade: um estudo de mdia sob a perspectiva dos Estudos Culturais, in Revista Psicologia & Sociedade, n (1), v (14), Porto Alegre, p. 44-68. JULIEN, P. (1997) O manto de No: ensaio sobre a paternidade. Rio de Janeiro, Revinter. LACAN, J. (1958/1999) O Seminrio livro 5, As formaes do inconsciente. Rio de Janeiro, Jorge Zahar. LACAN, J. (1984/1987) Os complexos familiares. Rio de Janeiro, Jorge Zahar. LEAL, C. B. (1983) A delinqncia juvenil: seus fatores exgenos e preveno. Rio de Janeiro, Aide. MENESES, D.M.A; BRASIL, K.C.T. (1998) Dimenses psquicas e sociais da criana e do adolescente em situao de rua, in Psicologia: Reflexo e Crtica, n (2), v(11), Porto Alegre, p. 327-344. NOGUEIRA, P. S. C. (2003) O adolescente infrator, in T fora: o adolescente fora da lei. O retorno da segregao (org. BARROS, F. O.), Belo Horizonte, Del Rey. PELEGRINO, H. (1987) Pacto edpico e pacto social, in Grupos sobre grupo (org. PY, L. A.), Rio de Janeiro, Rocco. RODRIGUEZ, S. A. (1988) Psicanlise de sintomas sociais. So Paulo, Escuta. ROSA, M. D. (1999) O discurso e o lao social dos meninos de rua, in Revista de Psicologia USP, n (2), v (10), So Paulo, EDUSP, p. 205-217.

SPOSATO, K; VIEIRA, V. (1998) Delinqncia juvenil, in Correio Brasiliense, Braslia. Disponvel em: < http://www.rolim.com.br>. VALLE, F. (2003) A reincidncia de atos infracionais em adolescentes em conflito com a lei: marcas de uma subjetividade, in T fora: o adolescente fora da lei. O retorno da segregao (org. BARROS, F. O.), Belo Horizonte, Del Rey. VIOLANTE, M. L. V. (1985) O dilema do decente malandro. So Paulo, Cortez. WINNICOTT, D. W. (1997) Privao e delinqncia. So Paulo, Martins Fontes. WINNICOTT, D. W. (1999) A famlia e o desenvolvimento individual. So Paulo, Martins Fontes.

S-ar putea să vă placă și