Sunteți pe pagina 1din 20

Em entrevista ao G2, Professor Jacintho, nos conta um pouco sobre sua vinda e a do Instituto Federal para Votuporanga.

"PORQUE VOTUPORANGA FOI PONTO ESTRATGICO NA VINDA DO INSTITUTO FEDERAL?"

Para os alunos do Instituto federal, fiquem ligados, pois na pgina 1 7 h dicas de vagas para estgio.

Eventos do campus pgina 9

& mais

O Campus teve uma longa jornada para chegar at aqui, contaremos nessa matria, um breve resumo da histria de nosso Instituto e, de uma turma que ficar marcada, por ser a primeira do Projeto Integrador.

"Difcil foi chegar at aqui... mais difcil ainda ser esquecer essa turma !"

Aniversariantes do ms: pgina 16

Vamos nos divertir um pouquinho!! Piadas, cruzadinhas e muito mais!


1

"Difcil foi chegar at aqui...Mais Difcil ainda ser esquecer essa turma!"
Esse jornal, est at hoje devido ao trabalho da 1 turma de MSI Integrado do nosso campus.
Lembra-se ainda, quando as notcias saiam no jornal A Cidade: " O investimento da IFSP deve chegar $1 1 milhes (...)". Foram feitas muitas audincias, encontros entre o Reitor Arnaldo Augusto Siqueira e o prefeito Jnior Maro e tambm ministros da educao, Fernando Haddad, entre outros membros que foram essenciais para essa construo. Votuporanga foi contemplada, entre os 72 municpios do Estado de So Paulo com a instalao do IFSP - Uma grande conquista todos. O IFSP uma das instituies de ensino superior, bsico e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializada na oferta de educao profissional e tecnologias nas diferentes modalidades de ensino, desde Educao de Jovens e adultos, profissionalizantes e de doutorado profissional. (...) Finalmente, chegou o dia 01 de Fevereiro de 201 2, depois de tantas discusses e planos, todos se orgulharam de ver a entrada de vrios alunos no IFSP. As primeiras turmas sero com certeza as que ficaro na histria, pois foram as que inauguraram essa instituio. De muitos projetos, a sala de MSI ficou responsvel pelo Jornal Ligado na Federal, organizado pelo professor Ubiratan Zakaib do Nascimento. Repartimos a sala em vrios grupos, onde cada grupo era responsvel por um tema, havendo uma grande interao de todos. Infelizmente, esse grupo teve que se desfazer, por conta de outros projetos a serem realizados, ficando apenas 1 2 integrantes trabalhando efetivamente no jornal.

Pe rg u n ta s e R e s p o s ta s
Patrcia Ferreira - MSI Integrado Mdulo I: "Existem empresas em Votuporanga que trabalham com a linguagem de programao de computadores? Quais seriam elas?" "Sim, SB Informatica, Mega Sistemas, SoftMaster Sistemas. Essas so as que eu conheo em Votuporanga mas tem outras." Ubiratan Zakaib Do Nascimento Joo Marcos Edificaes Integrado Mdulo I: "O que constitui o solo?" "Ele constitudo em 3 fases: Slido (minerais e matria orgnica), lquido (Soluo do solo) e gasoso (ar). So quatro camadas: a primeira frtil, a segunda dividida em trs partes: 1 o calcrio, a 2 de argila e a 3 de rea, a terceira camada a das rochas, e a quarta a de rochas que esto comeando a se decompor, que seria a rocha matriz." (Professor(a) Edificaes)

Paulo Mdulo 3 - Noturno: "O que ? como funciona? e qual a porta de uso do FTP?" "FTP o Protocolo de transferncia de arquivos, responsvel pelo trnsito de arquivos nos servidores principalmente usado atualmente por desenvolvedores de sites e sistemas web para enviar seus arquivos para o servidor. A porta padro a 21 mas pode ser alterada caso seja necessrio. " Ubiratan Zakaib Do Nascimento

Letcia Bonfin - Edificaes Integrado Mdulo I: "O que aglomerantes?" "Material que tem a finalidade de aglutinao de outros materiais com isso tem a resistncia do material resultante. Ele um material ativo, ligante, e tem finalidade de formar uma pasta que promove uma unio em entre o que utilizado na obteno de argamassas e concretos. Um aglomerantes em contato com a gua vira uma pasta que moldvel e que permite formar natas ." (Por Professor(a) Edificaes)
3

Em entrevista ao G2, Ubiratan Nascimento conta um pouco sobre sua vida, desde quando comeou sua primeira faculdade at os dias atuais.
Bom, eu entrei na faculdade em 1 996. Fiquei na espera da UNESP e no fui chamado. E como eu no tinha prestado mais nenhuma outra a no ser a particular, eu fiquei meio em dvida, se eu iria ou no iria, porque eu teria que morar fora, pagar... Ento sentei com o meus pais, conversamos e eles disseram: Olha voc se preocupe em estudar, e ns nos preocupamos em pagar. E com isso eu fui para Lins, cheguei l em 1 996 mesmo, para fazer Engenharia Eletrnica. Fiquei por l durante quatro anos. S que no meu segundo ano de faculdade eu descobri o computador, e no segundo pro terceiro ano, consegui um estgio na da faculdade, dentro do setor CTI (Centro Didtico de Informtica). Com isso eu comecei a mexer com computador, e comecei a gostar. Ento do terceiro pro quarto ano, resolvi que eu iria mudar para Engenharia da Computao. Porm no ano de 2000, no feriado de 7 de setembro eu vinha de Lins para Votuporanga eu acabei dormindo na pista, e capotei o carro. Da ns acabamos sentando e conversando, que como tinha o curso de Engenharia da Computao aqui meus pais acharam melhor eu vir para Votuporanga. Chegando aqui fui atrs de fazer um curso de AutoCAD, cheguei Microlins para fazer este curso e estavam abertas as inscries para ser monitor de sala e com isso eu acabei no fazendo o curso de AutoCAD e entrei para monitor de sala. Com um ms e meio me ofereceram uma aula, e eu como nunca tinha dado aula na minha vida, fui embora com medo, pensando e agora? Cheguei em casa e fui falar com o meu pai: Olha me ofereceram uma aula, o que o senhor acha? Ele perguntou se eu conhecia o contedo, eu falei que sim, ento ele disse: Vai l e explica, a didtica vem com a prtica. Ento eu trabalhava e estudava em perodos alternados, como eu dava aula de manh, tarde e noite e tinha aula manh e tarde ento eu fazia um encaixe, entre aula e trabalho. Ento eu fiz isso durante quatro anos para me formar em Engenharia da Computao. Depois de formado decidi ir para o mercado de trabalho, e abri uma empresa e comecei a trabalhar com ela. Entrei na ps graduao, na Unifev. 4

"Tive que pedir demisso de todos os lugares para ficar aqui, ento hoje eu sou exclusivo do Instituto Federal e estou aqui."

E n tre vi s ta s

E n tre vi s ta s e O p i n i e s
Fiz a ps sobre redes de computadores, terminei minha graduao em 2004, ai no meio de 2005 eu comecei uma especializao que durou um ano e meio. S que nesse meio tempo eu terminei a minha ps, continuei trabalhando, iniciei outra ps e nesse um ano eu vi que o trabalho, era muito repetitivo e eu no conseguia usar meu conhecimento dentro dele e comecei a me sentir amarrado. Ento um amigo meu falou assim, Olha to precisando de professor em Jales. Mandei meu currculo, no mesmo dia que mandei o coordenador me ligou, falando: Por que voc no vem pra c, para a gente fazer uma entrevista. Ele me chamou na sexta. Por fim, acabaram me dando cinco disciplinas pra lecionar. Fiquei em Jales por cinco anos, nesse meio tempo eu prestei um concurso na ETEC de Fernandpolis, passei e comecei a dar aula l e na Faculdade de Jales. S que ai, abriu o Instituto Federal, no final do ano retrasado se eu no me engano, ento eu prestei um concurso e nem me classifiquei, s que nisso ningum classificou, e tiveram que reabrir o concurso. O primeiro concurso que eu fiz foi em So Paulo e o segundo foi em Birigui, da no segundo tambm no consegui classificao nenhuma. Ai eu fiquei desanimado, mais continuei trabalhando, dando aula nesses dois lugares. At que abriu outro concurso, prestei um para o Instituto Federal e outro para FATEC em Jales. Passei na primeira fase do IFSP e fui para a segunda. S que na primeira fase eu passei empatado com outro rapaz, que inclusive foi meu professor na graduao e na ps. Meu objetivo era fazer mais pontuao que ele na prova escrita, que no foi o que aconteceu, porque ficamos empatados, ento o segundo jogo era ganhar muito bem dele na prova prtica que seria difcil porque ele j tinha mais de quatorze anos de experincia. S que ai quando fui fazer a aula prtica eu passei e ele no, ai eu fiquei na espera da ultima fase, em que voc entrega todos os seus currculos todos os seus cursos tudo o que voc fez, com toda a sua experincia profissional, e isso valia uma pontuao. O homem que ficou em segundo nunca deu aula, em compensao ele tem nove anos de profissionalismo enquanto eu s tinha cinco, ento ele ia ter mais ponto que eu nisso, e eu mais ponto que ele em aula. A hora que terminou a segunda fase eu tinha exatamente 1 4.33 na frente dele ento ele tinha que tirar 20 pontos no mnimo a mais para me alcanar, e ele conseguiu s 1 0. Foi assim que eu consegui entrar no Instituto Federal. Porm eu tambm passei no concurso da FATEC. Da eu passei dezembro e o comeo de janeiro pensando no que eu iria fazer. Tive que pedir demisso de todos os lugares para ficar aqui, ento hoje eu sou exclusivo s do Instituto Federal, e estou aqui.

A Professora Cristiane Paschoali, em entrevista ao G2, nos contou um pouco de sua experincia de vida e tambm sobre quando ela chegou ao Instituto Federal.

E n tre vi s ta s e O p i n i e s

"O Instituto Federal era bem diferente, havia poucos professores e tinha apenas duas turma, sendo uma de MSI e a outra de edificaes."
Quais eram suas expectativas, em relao ao seu futuro profissional quando comeou sua primeira faculdade?
"A minha primeira faculdade na verdade foi farmcia bioqumica, na qual no conclui. A segunda faculdade foi biologia, que eu quase conclui. Depois disso passei um certo tempo longe dos estudos, e quando voltei j trabalhava na rea de informtica. Ento eu mudei o foco, sai da rea de biolgicas e entrei na rea de informtica. Eu sempre gostei da rea de redes e internet , ento minha ideia que eu tivesse um diploma para me aprofundar no conhecimento e j visava dar aulas."

Como estava o Instituto Federal quando voc chegou, tanto em relao ao corpo Fsico quanto ao Docente.
"Era bem diferente, havia poucos professores, e tinha apenas a turma de MSI e edificaes. No existia a estrutura fsica que h hoje, havendo apenas um bloco que estava em construo. Logo quando ns chegamos, contamos com o apoio da prefeitura que cedeu duas salas na escola municipal Faustino. Ento em junho quando o prdio foi inaugurado, ns j viemos para c. A partir do segundo semestre as aulas passaram a ser no Instituto, que ainda era bem diferente de hoje. Com o tempo vieram mais professores e ainda est previsto para chamar mais professores. No futuro havero cursos de graduao e assim vo se completando aos poucos."

O Instituto causou muitas mudanas em sua vida? Se sim, cite as principais.

"Muitas. Mudou completamente, pois no era de Votuporanga, morava em Lins e dava aula no centro universitrio de l. Ento quando eu me dispus a prestar o concurso j sabia que teria que abandonar a cidade que morava h algum tempo, deixando minha famlia e meus amigos. Vindo para uma cidade nova onde eu no conhecia ningum, no conhecia o instituto e nunca tinha ouvido falar nele, no sabia o que me esperava aqui. Mas eu no me arrependo pois o resultado tem sido gratificante. E alcancei meu sonho de ser professora e coordenadora de TI."

E n tre vi s ta s e O p i n i e s
Professor Jacintho, nos conta um pouco sobre a sua vinda e a do Instituto Federal para Votuporanga.

Ento o Instituto viu que aqui, era um ponto estratgico, ento disseram: Por que no ser na cidade de Votuporanga?
Explique-nos um pouco sobre a vinda do Instituto Federal para Votuporanga.
"As vrias cidades se candidataram, e quando se candidatam a isso tem um padro, que da parceria entre vrias cidades de vrias regies e estados. As primeiras cidades foram sendo contempladas, e os projetos foram chegando, os primeiros sendo aprovados fechando as parcerias com as respectivas prefeituras. O nosso campus foi na fase dois de expanso. J existia na primeira fase, os campus de Cantanduva, Barretos e Birigui. Ns viemos na segunda fase, quando a cidade apresentou um projeto, com uma participao ativa da prefeitura, que comeou com o prefeito anterior, o Carlo e agora deu continuidade com o atual prefeito Jnior Maro. Ento a cidade se candidatou e se interessou. Ento voc v a viso, e evidente que, no s a cidade se interessou, mas tambm houve a estratgia de descentralizao do Instituto Federal. Se voc notar aqui s estamos ns na regio, ento voc vai em um lugar entre 1 70 1 80 km e ns somos o nico ponto de referncia de Instituio Federal Publica. Voc tem alguma coisa assim de nvel superior, por exemplo, s em Ilha Solteira, que a UNESP, voc no tem nenhuma outra pblica, a no ser a FATEC em Jales. Ento o instituto viu que aqui era um ponto estratgico, ento falaram por que no ser na cidade de Votuporanga? Ento juntou de um lado o interesse da cidade e do outro lado a importncia da cidade como um polo. E da que surgiu o campus Votuporanga."

Agora conte-nos um pouco sobre sua vinda para Votuporanga.

"Eu sou de So Paulo nasci, fui criado e estudei l. Fiz meu curso de engenharia l, junto com todos os meus estudos que tambm foram feitos l. Estou no Instituto federal desde quando este ainda era uma escola tcnica federal, que foi em 1 993. Ento j estou completando 20 anos de Instituto Federal.

Quando surgiu o debate sobre os novos campus que seriam construdos, eu j conhecia a regio por causa de algumas viagens que fiz para visitar alguns parentes do meu filho que moram em Paranaba. Quando surgiu essa oportunidade de escolha da nova diretoria, evidentemente dentro da escola, eles fazem uma seleo: Primeiro os interessados. A reitoria escolhe o primeiro diretor, ele indicado pelo nosso conselho. E evidentemente eles levam em considerao uma series de coisas, que so os critrios que se tem que seguir. Ento foi nessa ocasio que logicamente a gente tem que demonstrar interesse. E com isso, havendo algumas oportunidades, nos oferecemos e fizemos uma reunio com reitor em que estavam eu e mais outros candidatos que agora tambm so diretores de outras instituies em outras cidades. O reitor colocou as necessidades e os critrios, que deviam ser adotados, ento ele sugeriu as cidades com campus disponveis e eu escolhi Votuporanga, por j conhece- l, e tambm pelos cursos que seriam abertos pela escola, como edificaes, MSI e Mecnica que a minha rea, e eltrica. Ento aproveitando a experincia tanto de indstria quanto da rea acadmica, foi da que o reitor acabou me convidando. Quando foi para vir para Votuporanga, o campus ainda no estava pronto, mais j estava no momento de vir. Isto aconteceu no final de 201 0. Ento eu sai do campus de So Paulo, e vim para c e agora estou morando aqui. "

E n tre vi s ta s e O p i n i e s

Quais so suas expectativas e ideias para que o IFSP continue crescendo?

"Bom, as expectativas primeiro: a primeira que nos possamos fazer um campus que tenha uma cultura da inovao, que seja empreendedora, mas que no se esquea do respeito, tanto em relao as pessoas ligadas ao IFSP, quanto do respeito ao meio ambiente. Em relao as ideias para o futuro: uma delas entrar com os cursos superiores, no deixando o curso integrado de lado. O integrado para ns um curso muito importante, pois queremos que essa parceria do estado com o federal de muito certo. Isso importantssimo principalmente para os alunos, pois uma expectativa de crescimento nesse sentido, j que podemos abrir mais turmas a partir do ano que vem. Ento queremos colocar cursos superiores, juntamente se possvel com uma licenciatura. Sabemos que temos uma expectativa em toda regio de Votuporanga para o curso de engenharia. Portanto pelo menos 50% das vagas sero destinadas ao ensino mdio tcnico integrado, 30% das vagas voltado ao bacharelado e 20% para as licenciaturas, 50% das vagas sero destinadas ao ensino mdio tcnico integrado, 30% das vagas voltado ao bacharelado e 20% para as licenciaturas. "

Meses: Maio: palestras, com perfis de profissionais de tenologia em MSI. Agosto: palestras de linguagem JAVA institulada/ ou tecnologia JAVA com usurios de JAVA compartilharam informaes e vrios tipos de oportunidades. Outubro: Latinoware e Semana Acadmica. Visitas: Professor Ceclio levou os alunos em So Jos do Rio Preto, para o evento com o tema: linguagem JAVA. Eventos para este ano. Palestras do SENAC e sobre as tecnologias.

Na rea de Manuteno e Suporte de Informtica (MSI)

Veja os eventos acontecidos em 2011

N o tc i a s G e ra i s

E ve n to s D e s ta c a d o s e m 2 0 1 2
Alunos do curso de Eletrotcnica visitaram no dia 31 de maro a Feicon Batimat, principal evento do setor da construo da America Latina no qual o objetivo seria propor o entendimento do curso.

Os alunos do curso de Eletrotcnica visitaram no dia 31 de maro a CTEEP-Companhia de Transmissores de Energia Eltrica Paulista . No qual objetivo seria propor os alunos a visualizao, o entendimento e a ambientao dos procedimentos do trabalho.

N o tc i a s G e ra i s
Programao de Eventos
28/05 a 01 /06 - II Frum Mundial de Educao Profissional e tecnolgica (Florianpolis- Santa Catarina- brasil) O Frum mundial de educao Profissional e Tecnolgica (FMEPT) um frum temtico do Frum Mundial de Educao (FME), um movimento pela cidadania e pelo direito universal educao. Objetivo: Levantar propostas que interagrem a plataforma mundial de educao.

Programao

Conferncias, Debates, Oficinas, Mostra de Inovao Tecnolgica, Mostra de Artes Visuais, Mostra de Psteres, Feira Gastronmica, Feira de Economia Solidria e Feira do Livro. Alm de toda programao oficial, diversas atividades artsticas faro parte da programao cultural, que contar com grandes shows de abertura e encerramento.

Local:

Centro Sul e Passarela Nego Quirido Plenrio : 3 mil pessoas .

10

28/06 Curso para todos os servidores do IFSP, rea tcnica. Tema: As dificuldades do Educador. 24/07 ao 27/07 Congresso Internacional de Educao do Noroeste do Estado de So Paulo Tema: Formao de Professores: tica e Prtica na Educao. Organizadores: IFSP + Prefeitura, em especial Secretaria de Votuporanga. Podero participar professores do IFSP e da rede municipal de Ensino. No s professores de Votuporanga, mas como toda a regio, pois fazem parte do Arranjo do Desenvolvimento da Educao do Noroeste do Estado de So Paulo. Vestibular Processo Seletivo IFSP. Inscries abertas- 30/04 at as 1 5h00min horas do dia 01 /06 Site para inscries: www.vunesp.com.br Vagas para quatro cursos: - Eletrotcnico. - Edificaes (EDI). - Manuteno e Suporte da Informtica (MSI) - Mecnica. So 40 vagas para cada curso.

11

Ocorreu essa semana, no dia 22 de maro, o debate sobre Educao com professores da USP, UNICAMP e Conselho Nacional de Educao.
Professores Ubiratan, Ceclio, Gustavo, Cris Marin e Jacintho participam em Simpsio de Ensino Integrado em SP. Com principal objetivo, problemas com jovens adolescentes no ensino mdio, principalmente em escolas pblicas, os alunos perderam o interesse de estudar tendo evases. A ideia de Integrar o Tcnico ao Ensino Mdio, para melhorar o nvel do ndice educacional. Houve palestras para professores, reunindo tcnico e ensino mdio para discutir o que est acontecendo em nossos Campus e tambm em outros Campus, com a principal forma de idealizar o certo e errado. Palavras de nosso reitor Arnaldo: Reconhecimento das dificuldades o primeiro passo para a superao delas.
Professor Ceclio diz: "Desafios que o Instituto encontra, a dificuldade de que os alunos no conseguem se manter em p!" Disse ainda que h um grande segredo.... Qual ser esse segredo?
12

Ch a ra d a s e Pi a d a s E d u c a ti va s :
1 ) Qual o medicamento que vai a padaria por voc?
R: Busco-Pan.

2) O que um caderno disse para o outro em plena aula de matemtica, onde os alunos estavam copiando atentamente a reviso para a ltima prova do ano?
R: Nada. J Viu Caderno Falando?

3) Vestibular

A filha pergunta para o pai. - Pai, eu sei que o senhor gosta de piadas! O senhor conhece a ltima do vestibular? - No - responde o pai. - Sou eu!

4) Qual o cmulo da sede?


R: Tomar um nibus.

5) Joozinho:

A professora fala pro Joozinho: - Joozinho, fale trs pronomes! - Quem? Eu? Porqu? - Parabns Joozinho!

6) 1 0 anos

Joozinho e sua me foram passear. Para isso, eles precisavam pegar um nibus. No nibus, a me percebeu uma placa avisando: CRIANCAS MENORES DE 1 0 ANOS NAO PAGAM PASSAGEM. Visto isso, a me cochichou com Joozinho: - Joaozinho, se o cobrador perguntar quantos anos voc tem, diga que tem 1 0 anos, e no onze. - Esta bem, mame - disse Joozinho. O cobrador perguntou: - Quantos anos voc tem, menino? - Dez anos - respondeu Joozinho. - E quando voc faz onze? - Quando eu descer do nibus.

13

J o g o s d e L g i c a s
Travessia do Barco: Existia uma famlia de quatro pessoas, duas adultas e duas
crianas. Os adultos pesavam 80 kg, e as crianas 40 kg. Eles precisam atravessar o rio, porm o barco que eles tinham s carregava 80 kg por vez. Como a famlia conseguiu atravessar o rio sem afundar o barco?

Travessia dos animais: Um homem precisa atravessar um rio com um barco que
possui capacidade de carregar apenas ele mesmo e mais uma de suas cargas que so: 1 lobo, 1 mao de alfafa. O bode pode comer alfafa e o lobo pode comer o bode. Quais os passos que o homem deve executar para atravessar todas as cargas sem perde-las ?

Travessia da Floresta: Uma famlia de seis pessoas precisava atravessar o outro

lado da floresta, com eles haviam tambm um policial e um prisioneiro. Para atravessar eles tinham um jipe, s que o jipe carregava duas pessoas por vez por causa do excesso de malas que havia, porm s a me, o pai e o policial podiam dirigir, sendo que a me no poderia ficar sozinha com os filhos, pois eles brigavam, nem o pai ficar sozinho com as filhas, pois elas tinham medo dele, e o prisioneiro no podia ficar sozinho com nenhumas das pessoas, pois poderiam ser feitas de refm. Como todas as pessoas conseguiram atravessar a floresta?

*Respostas: no final do Jornal


14

U se a Ca b e a
Testes sobre o ensino mdio
1 ) A medida de 3 nmeros 21 . A medida de 2 desses nmeros 26. Qual o
a) 1 8 b) 1 6 c) 1 1 d) 9

2) Todos os participantes de uma festa so apresentado um ao outro, 1 0 apertos de mo so feitos no total quantas pessoas esto na festa?
a) 5 b) 6 c) 2 d) 3

Travas Lnguas
O tempo perguntou pro tempo: Quanto tempo o tempo tem? O tempo respondeu pro tempo. Que no tem tempo de ver quanto tempo o tempo tem. Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que no sabes e o que no sabemos, Ambos saberemos se somos sbios, Saberamos se somos sabedores. Um, dois, feijo com arroz; Trs, quatro, feijo no prato; Cinco, seis, feijo ingls; Sete, oito, comer biscoito; Nove, dez, comer pastel. Padre pouca roupa tem, Porque pouca capa compra. Quatro pratos de trigo para quatro tigres tristes.

15

An i ve rs ri a n te s
Gilberto Jos Fernandes Camargo 06/06 Turma 5 EDI Mdulo 1 Letcia Franciti Santa Gessi 1 3/06 Turma 5 EDI Mdulo 1 Arthur Pechoto 08/06 Turma 2 MSI Mdulo 2 Henrik Fernandes Marques 1 1 /06 Turma 1 EDI Mdulo 2 Lucia Carcas Bonata 09/06 Turma 4 MSI Mdulo 3 Wallacy Rezende da Silva 20/06 Turma 3 MSI Mdulo 3 Pedro Fellipe Custodio MIlani 28/06 Turma 4 MSI Mdulo 3 Adrielle Fernanda Mancini 1 6/06 Turma 1 ELE Mdulo 1 Pedro Pereira Rezende 26/06 Turma 1 ELE Mdulo 1 Daniel Costa Abreu 1 1 /06 Turma 1 ELE Mdulo 1 Joo VItor Piacentto dos Santos 20/06 Turma 1 ELE Mdulo 1

Ms de Junho

Renan Junior de Almeida SIlva 1 8/06 Turma 1 ELE Mdulo 1 Maysa Nascimento da SIlva 1 8/06 Turma 3 EDI Mdulo 3 Anderson Martins de Souza 1 9/06 Turma 5 MSI Mdulo 1 Vincius Roberto de Farias Costa 1 3/06 Turma 4 MSI Mdulo 3 Acleciano Soares Souza 30/06 Turma 4 EDI Mdulo 3 Luandra Batista Dias 03/06 Turma 5 MSI Mdulo 1 Grazyela Alves Guedes 1 3/06 Turma 5 MSI Mdulo 1 Caroline Liberata Marchiolli 26/06 Turma 1 MEC Mdulo 1 Lus Carlas da Silva Santos 1 9/06 Turma 1 MEC Mdulo 1 Alison Lzaro Horn 03/06 Turma 1 MEC Mdulo 1 Francielle da Silva Nunes 1 2/06 Turma MSI Integrado ao Ensino Mdio

16

E s t g i o s
Dicas sobre estgio
MSI Integrado: O aluno de MSI pode estar fazendo estgio a partir do 2 ano de estudo, precisa de 360 dias de estgio ou precisar fazer o TCC (Um trabalho de concluso de curso) ele pode ser remunerado ou no, geralmente o aluno ir pagar uma taxa de aproximadamente R$ 25,00. O aluno tambm poderia fazer o TCC e o estgio ao mesmo tempo. Atravs do programa do Jovem Aprendiz voc aluno poder participar de vrios estgios. J estamos entrando em contato com empresas da regio para estgios remunerados. Abaixo, algumas dicas de estgio ou empregos que est precisando de jovens que tenham interesse e seja um bom profissional. Veja a seguir: ESTGIOS : 01 vaga de EDI. EMPREGOS : 1 0 vagas para auxiliar de operao; 02 vagas para eletrotcnica; 01 vaga para mecnica industrial.

OBS.: Para informaes mais complexas, conversar com o prof. Ceclio de MSI.

17

E s p o rte s
Incentivos aos esportes - Campus
D-se o nome de esporte s atividades fsicas realizadas por pessoas que se submetem a regulamentos e participam de competies. A prtica de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e at mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenas, contribui para a formao fsica e psquica alm de desenvolver e melhorar tais formaes. Na adolescncia, as pessoas so influenciadas pelo consumismo, problemas psicolgicos, hbitos prejudiciais e outros que tambm influenciam as demais faixas etrias, gerando conflitos internos que desviam valores e aprendizagens antes obtidos. neste processo que o esporte mostra sua grande contribuio sociedade. Cada esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar. Os esportes influenciam no desenvolvimento saudvel dessas e os distanciam da mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que as pessoas se distanciem da criminalidade que est presente em todos os locais de forma bastante organizada.

Guia Prtico do CAMPUS


O homem moderno vem deixando de lado as prticas esportivas, o que muitas vezes leva a um estilo de vida sedentrio e provoca distrbios como m alimentao, obesidade, tabagismo, estresse, doenas coronarianas, etc. Como reao a essa atitude, a cincia do esporte vem desenvolvendo estudos e demonstrando a importncia que a prtica constante de uma atividade fsica bem planejada tem para que as pessoas possam ter uma vida mais saudvel. Para ns estudantes do Campus, o esporte tambm auxilia na capacidade mental, pessoas ativas apresentam reflexos mais rpidos , maior nvel de concentrao e memria mais apuradas. Em relao ao sono, aquele que se exercita , dorme com mais facilidade e acorda restabelecido, sendo assim, uma pessoa que tem uma boa noite de sono tem melhor aprendizado.

Tnis de Mesa na Campus


Estamos sendo privilegiados com uma mesa de Ping-Pong no Campus Votuporanga. O tnis de mesa um dos esportes mais populares e conhecido como o esporte com o tipo de bola mais rpida do mundo, tendo o uso da raquete que produz efeito de rotao na bola.

18

Jogos de Lgica Travessia do Barco:

R e s p o s ta s

1 As duas meninas atravesso do outro lado; 2 Uma volta com o barco, busca o pai e fica l; 3 O pai volta com o barco; 4 E a outra menina volta para a margem; 5 As duas voltam novamente; 6 E uma vai para buscar a me; 7 A me volta com o barco; 8 E busca a outra menina; 9 Que pega a irm; 1 0 E consegue atravessar a ponte;

Travessia dos animais:

1 Pegue o bode 2Leve ele para o barco 3Atravesse o rio 4Deixe-o do outro lado do rio sozinho 5Volte pelo rio at o lado onde o lobo e a alfafa esto 6Pegue o lobo 7Coloque-o no barco 8Atravesse o rio 9Deixe o lobo do outro lado 1 0Pegue o bode 1 1 Volte pelo rio at o lado onde est a alfafa 1 2Deixe o bode que estava no barco 1 3Pegue a alfafa 1 4Atravesse o rio 1 5Deixe a alfafa junto com o lobo 1 6Volte pelo rio at onde est o bode 1 7Pegue o bode 1 8Atravesse o rio 1 9Deixe-o do outro lado junto com os outros.
19

R e s p o s ta s
Travessia da Floresta
1 Vai a me e uma filha; 2 Volta a me e busca a outra filha; 3 A me volta com o jipe; 4 O pai leva um filho; 5 E volta sozinho; 6 Busca o outro filho; 7 E retornam; 8 Volta para o outro lado com a me; 9 A me fica e volta o pai; 1 0 O policial e o prisioneiro atravessam; 1 1 Volta a me com o jipe; 1 2 Busca o pai e eles voltam; 1 3 E conseguem atravessar;

Teste sobre o Ensino Mdio


Respostas 1 . c) 1 1 2. a)5

20

S-ar putea să vă placă și