Sunteți pe pagina 1din 4

Freud: A Provocao do Atesmo Psicanaltico

Freud, fundado da psicanlise moderna, foi aquele que conseguiu levar a corrente de pensamento atesta para a burguesia ocidental. Para Freud, Deus uma iluso. Sendo uma iluso, ele v a necessidade da substituio dessa concepo religiosa de mundo pela cincia. Portanto, para Freud, a religio seria apenas um processo psicolgico, manifestado como uma neurose nos indivduos.

1.

O conflito: natureza e cultura.

Para Freud, o homem um ser insatisfeito por natureza, que almeja sempre maior felicidade. Porm, existe uma enorme distncia para a realizao de seus desejos. Tal distncia, pontua Freud, seria apenas um produto do desejo e da fantasia humana, que visa apenas a satisfao ou conquista dessa felicidade, podendo ser alcanada por um Deus ou uma Providencia benevolente. Freud tenta descobrir a gnese psicolgica da religio e da ideia de Deus. Ele pontua o homem como um ser dotado de diversas disposies instintuais, que so definidas na fase da primeira infncia em suas respectivas experincias. Porm, a satisfao de todos os seus instintos resultaria em um conflito com os demais indivduos. Para evitar tal efeito, Freud apresenta a cultura como um pacto mtuo contra as ameaas da natureza mais forte, ou seja, um conjunto de normas que possibilitam a conservao da vida de cada individuo. Para Freud, a religio ou Deus, vem a ser a perpetuao do infantilismo na vida humana. Pois, a ideia de uma divindade seria a continuao da condio infantil do homem, ou seja, Deus seria o pai benevolente que o protege de todos os perigos, sendo uma autodefesa contra a fora ameaadora da natureza. Freud fundamenta essa tese utilizando do conceito da trade psicanaltica: o id, o ego e o superego. Segundo Freud, do contraste entre os impulsos sexuais do subconsciente ( sua dimenso instintiva, manifestada na funo libidinal) e as superestruturas morais e sociais constitudas por proibies e censuras adquiridas na primeira infncia nascem fenmenos como os sonhos, fantasias, brincadeiras e humorismos, doenas mentais e atravs da

sublimao, ou seja, a transferncia do impulso sexual para outro objeto, surge a ideia de religio, arte, metafsica etc. Esse processo do subconsciente, segundo Freud, fruto da relao entre o ego, o id e o superego. O id representa a parte instintiva do homem, seus impulsos, desejos e paixes. O

ego seria um organizador da defesa, um censor, que regula os conflitos, opera a censura e representa a razo, a sabedoria,a percepo e a memria. E o superego o representante dos aspectos restritivos da psique, seria o grande juiz da subjetividade humana, fruto das regras impostas pelos pais e projees das prprias agresses da criana em sua infncia. O conflito entre instinto e censura, como meio de conservao da vida individual e social, para Freud, resulta em processos como a sublimao, dando origem a ideia de religio e divindade. Ideias que tem como objetivo base ao alvio para os conflitos da infncia do individuo, ou seja, a religio seria uma forma de prender o homem em sua infncia, desta forma, Freud v a necessidade de libertar o homem dessa iluso pela cincia.

1.2

Religio e psicanlise

Freud apresenta a psicanlise como uma grande interpretao do inconsciente humano. Freud cita a psicanlise como um meio de maturao para os indivduos, ou seja, uma ferramenta que nos leva a um autoconhecimento, permitindo a superao de muitas afeces que adquirimos. A base para adentrar-se no inconsciente humano est na interpretao das manifestaes do psiquismos (como os sonhos, atos falhos, neuroses, fantasias) por um terapeuta. Tendo como nfase a investigao da primeira infncia, pois nela que o homem sofrer as primeiras represses e sublimaes em vista da conservao da vida. A religio tem um destaque importante nas obras de Freud. Obras como Totem e Tabu (1913); Moiss e a religio monotesta (1938), tem como base hipteses muito ricas em fantasia sobre a origem e natureza da religio, baseadas sempre num atesmo postulado e dogmtico. A crtica a religio em Freud tem como fundamento o conceito de represso, porque em Freud a religio apenas neurose. Todavia, ele pontua que mesmo com a represso realizada pela conscincia, o subconsciente continua operando, mesmo que de maneira mais sutil, esses elementos que tentam ser esquecidos pela conscincia. Portanto, Freud apresenta que a represso pode tornar-se um mecanismo de defesa, que utilizando-se de ferramentas como a sublimao, causaro o homem consequncias difceis, como o sentimento de angstia, sentimento de culpabilidade e o desejo de autopunir-se.

1.3

A religio: neurose obsessiva

Freud pontua a religio como uma fuga humana da dura realidade, escondendo-se num mundo ideal da infncia. A religio seria uma grande iluso, seria como o temor e medo do

castigo e desejo de consolo, ou seja, uma resposta dureza da vida, da qual se originam as iluses e neuroses. Freud fundamenta essa teoria pontuando que as represses debilitantes na primeira infncia, que do inicio as primeiras renuncias aos instintos e impulsos, levam o homem a uma fuga da sua condio adulta para o mundo infantil. A religio seria como o pai que tem a funo de proteger a criana e ajuda-la a suportar o meio social. A origem da religio, segundo Freud, meramente psicolgica. Fruto do sentimento de culpa, que se originou no complexo de dico, no qual o pai representa um tirano dominador que impe leis e seus filhos o matam por dio. Em Freud a religio rejeitada, sendo pontuada como um mecanismo de fuga frente a dura realidade ao qual faz parte. A religio, para Freud, foi um meio do homem dominar a natureza, que sendo ineficaz, carece da purificao gradual da cincia, nico meio de dominao e compreenso de si e do meio em que est inserido.

1.4

A religio: mera iluso infantil

Para Freud, o fundamento ultimo da religio o desamparo infantil, ou seja, diante da natureza, o homem-menino forja-se deuses segundo o modelo de pai, tornando a religio uma fuga da realidade. A religio, segundo Freud, possui uma dimenso positiva, pois conseguiu dominar e auxiliar o homem por milnio. No entanto, ele v a necessidade do abandono das concepes limitadas e ilusrias da religio, sendo substituda pelo pensar cientifico. Portanto, para Freud, a religio seria a doena que mantm o homem em seu estado de infncia. Tal doena deve ser curada por meio da educao, que substituir a f em Deus pela f na cincia, nico caminho que pode levar o homem a banir o terror pela natureza, dominala e oferecer ao homem um ideal de vida.

REFERNCIA BIBLIOGRAFICA

ZILLES, Urbano. Filosofia da religio. SP: Paulus, 2009.

S-ar putea să vă placă și