Sunteți pe pagina 1din 6

Grau Complementar

Mdulo 6

Geometria e lgebra

Tema Geometria e Trigonometria

Mdulo 6

Grau Complementar

Tema: Geometria e Trigonometria


Mdulo 6 - Geometria e lgebra (Este mdulo tem como precedncia o mdulo 4)

Introduo A interaco existente entre a geometria e a lgebra ser posta em evidncia neste mdulo com a introduo do mtodo cartesiano. Ser privilegiada a resoluo de problemas, salientando-se a possibilidade de se resolver um problema segundo uma abordagem analtica e/ou sinttica.

Competncias Identificar conjuntos de pontos do plano e do espao a partir de condies e reciprocamente, envolvendo: circunferncia, crculo, elipse e mediatriz; superfcie esfrica, esfera e plano mediador. Operar com vectores do plano e do espao, usando coordenadas. Resolver problemas que envolvam equaes vectoriais e cartesianas de rectas do plano e do espao; interseco de duas rectas; paralelismo de vectores e de rectas; colinearidade de trs pontos; ponto mdio de um segmento. Utilizar o produto escalar de vectores na resoluo de problemas sobre perpendicularidade de vectores e rectas. Representar num referencial ortonormado conjuntos definidos por condies e reciprocamente identificar uma condio que defina um dado domnio plano. Deduzir propriedades geomtricas e resolver problemas da Matemtica e da realidade utilizando a geometria das coordenadas.

Mdulo 6

Grau Complementar Orientaes metodolgicas Mtodo cartesiano A geometria esteve durante muito tempo ao servio do estudo da lgebra, mas, no incio do sculo XVI , Ren Decartes inverteu essa situao. A aplicao do mtodo cartesiano possibilitou a resoluo de inmeros problemas de geometria e tem, hoje em dia, uma forte aplicao a nvel das estruturas computacionais. Pretende-se, neste mdulo, introduzir o mtodo cartesiano a partir de situaes contextualizadas, utilizando tcnicas com coordenadas a par das tcnicas tradicionais da geometria sinttica na resoluo de problemas que envolvam paralelismo, perpendicularidade, distncias entre dois pontos, interseces e pontos mdios que so especialmente indicados para serem abordados pela via das coordenadas. Plano e espao Destaca-se ainda a referncia s correspondncias entre o plano e IR 2 e entre o espao e IR3; a resoluo de sistemas a partir de situaes relacionadas com a interseco de rectas, de planos e de rectas e planos; a referncia equao cartesiana do plano definido por um ponto e por um vector normal. .O tratamento analtico do plano e do espao deve ser feito em paralelo sendo importante salientar as analogias e as diferenas, sendo de evitar exageros de tcnicas e expresses desligadas do seu significado. Utilizao de tecnologias O programa de computador Geometers Sketchpad pode ser utilizado eficazmente no trabalho com coordenadas, num perspectiva de formular e validar conjecturas.

Tpicos matemticos Neste mdulo so abordados os seguintes tpicos de Matemtica: O mtodo cartesiano para estudar Geometria no plano e no espao:

Mdulo 6

Grau Complementar Refernciais cartesianos ortogonais e monomtricos do plano; correspondncia entre o plano e IR2, entre o espao e IR3 . Conjuntos de pontos e condies; distncia entre dois pontos. Circunferncia, crculo, elipse e mediatriz; superfcie esfrica, esfera e plano mediador. Vectores livres no plano e no espao: Adio de vectores e multiplicao por um escalar; propriedades; colinearidade de dois vectores. Soma de um ponto com um vector; diferena de dois pontos. Norma de um vector. Componentes e coordenadas de um vector num referencial ortonormado do espao Coordenadas de um ponto mdio de um segmento de recta. Produto escalar de dois vectores no plano e no espao: Definio e propriedades Expresso do produto escalar nas coordenadas dos vectores em referencial ortonormado ngulo de duas rectas; inclinao de uma recta; declive como tangente da inclinao no caso da equao reduzida da recta no plano. Perpendicularidade de vectores e de rectas. Conjuntos definidos por condies. Equaes cartesianas da recta no plano e no espao. Interseco de planos; interpretao geomtrica. Resoluo de sistemas. Paralelismo e perpendicularidade de rectas e planos.

Recursos A utilizao do programa de computador Geometers Sketchpad, no trabalho com coordenadas, um bom recurso para este mdulo. De igual modo se devem utilizar modelos de referenciais, no espao, que facilitaro a visualizao e a compreenso dos processos utilizados.
Mdulo 6 4

Grau Complementar

Quanto a referncias bibliogrficas so de salientar: Lopes, A. et al. (1990). Actividades Matemticas na Sala de Aula. Lisboa: Texto Editora, Coleco Educao Hoje. Loureiro, C. et al. (1997). Geometria.11 ano de escolaridade. Lisboa: Ministrio da educao Departamento do Ensino Superior. NCTM (1991). Normas para o Currculo e a Avaliao em Matemtica Escolar. Lisboa: APM e IIE.

Avaliao Sendo pertinente a utilizao de testes escritos, individuais e em grupo, para avaliar a aquisio, por parte dos formandos, de um grande nmero de competncias deste mdulo, no dever ser este o nico instrumento de avaliao a ser utilizado, podendo recorrer-se elaborao de relatrios sobre a resoluo de problemas que permitam que os formandos organizem e comuniquem os seus processos de raciocnio. A realizao de actividades com o computador que permitam a formulao e validao de conjecturas tambm poder ser utilizada como instrumento de avaliao, quer por observao do trabalho desenvolvido, quer atravs da elaborao de relatrios. A realizao de trabalhos de pesquisa sobre episdios da Histria da Geometria, mais directamente relacionados com o mtodo cartesiano, tambm poder ser um instrumento de avaliao vlido, onde se deve valorizar a diversidade de fontes consultadas e a relevncia da informao recolhida.

Articulaes horizontais Na elaborao dos relatrios e dos trabalhos de pesquisa ser importante a articulao com a Lngua Portuguesa.

Mdulo 6

Grau Complementar Na escolha das situaes problemticas a resolver devero ser privilegiadas aquelas que se relacionem com a realidade.

Durao: 40 horas

Mdulo 6

S-ar putea să vă placă și