Sunteți pe pagina 1din 14

Psicol. USP vol.13 no.

2 So Paulo 2002
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642002000200005

ME UMA S? REFLEXES EM TORNO DE ALGUNS CASOS BRASILEIROS

Claudia Fonseca1
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O fato de as camadas abastadas terem adotado, nas ltimas dcadas, a famlia nuclear conjugal como norma hegemnica, sem dvida, explica por que existe uma tendncia de ver qualquer desvio dessa norma como problemtico. No entanto, pela evocao de casos etnogrficos, sugiro nesse artigo que a hegemonia dessa norma no se exerce com a mesma fora em todas as camadas sociais. Ainda mais, aponto para a possibilidade de dinmicas familiares "alternativas" que, apesar de no se encaixarem no modelo dominante de famlia, gozam de popularidade e at de legitimidade entre determinados setores da sociedade. Nesse caso, a compreenso da vida familiar no Brasil contemporneo exigiria do observador um esforo para considerar, alm da norma hegemnica, essas dinmicas alternativas, sendo a circulao das crianas em grupos populares apenas um exemplo. Descritores: Crianas adotivas. Mes. Famlia.

J faz alguns anos, num almoo com colegas da faculdade, a conversa virou para um
assunto que me interessava sobremaneira. Uma amiga, sabendo das minhas pesquisas sobre a circulao de crianas2 entre famlias de grupos populares, comeou a falar de sua prpria infncia. Nascida em 1955, numa famlia interiorana nada pobre, foi "dada", depois da separao dos pais, para uma tia paterna - uma professora desquitada que acolheu a menininha como ddiva. Assim, ao mesmo tempo que manteve contato quase dirio com seu pai e a av paterna (com quem sua tia morava), ela cresceu ciente que tinha duas "mes". Alguns dias depois dessa conversa, outra colega, coincidentemente do mesmo departamento, surpreendeu-me com um novo depoimento pessoal. Sua famlia, sustentada pelo pai caminhoneiro, gozava de um padro razovel de vida. Mesmo assim, sua me, encontrando-se com cinco crianas pequenas e o marido freqentemente longe de casa, resolveu pedir socorro a sua irm. Esta, que morava com seu marido numa cidade a quase mil quilmetros de distncia, tinha tido apenas um

filho (j, a essas alturas, grande) e gostou da idia de receber na sua casa a menina de cinco anos - a mais levada de um par de gmeas. A transferncia da criana era para ser, no incio, temporria, mas com o passar do tempo, a menina se habituou nova famlia de tal maneira que era impossvel cham-la de volta. Assim, ela tambm cresceu com uma me que, de fato, era tia - alm de sua me biolgica. Depois desses meus primeiros contatos com histrias sobre a circulao de crianas em camadas mdias brasileiras dos anos 50 e 60, fui me dando conta que tais casos no eram, ao todo, infreqentes. Os detalhes variavam muito. s vezes, a me biolgica era uma moa solteira ou desquitada, s vezes era uma mulher casada, constrangida por um motivo ou outro a se livrar (pelo menos temporariamente) de um filho. Diferentemente do que constava em grupos populares (onde, conforme meu levantamento, quase a metade de crianas que "circulavam" acabavam em abrigos ou famlias no aparentadas), em quase todos os episdios relatados por meus colegas universitrios, as crianas ficavam dentro da rede consangnea de parentes. Resguardadas, porm, as diferenas, foi para mim altamente interessante reconhecer a extenso de uma prtica que, at ento, eu imaginara como restrita aos grupos populares. Esses depoimentos de colegas no fizeram parte de minhas pesquisas etnogrficas entre famlias em grupos populares de Porto Alegre. Resolvi, no entanto, comear meu argumento pelas camadas mdias, justamente para me prevenir contra qualquer impresso de que as pessoas descritas a seguir sejam "exticas" ou inteiramente "outras". Conheo hoje meia dzia de professores universitrios (e - entre os que nasceram na dcada de 60 ou antes - um nmero ainda maior de estudantes) que, apesar de nascerem em famlias de renda mdia, foram "dados" na infncia. suficiente para me convencer de que, at pouco tempo atrs, a circulao de crianas, hoje facilmente considerada como sintoma de desorganizao familiar ou abandono materno, no era necessariamente mal vista. O fato de as camadas abastadas terem adotado, nas ltimas dcadas, a famlia nuclear conjugal como norma hegemnica (Duarte, 1996), sem dvida, explica por que existe uma tendncia de ver qualquer desvio dessa norma como problemtico. No entanto, pela evocao de casos etnogrficos, sugiro nesse artigo que a hegemonia dessa norma no se exerce com a mesma fora em todas as camadas sociais. Ainda mais, aponto para a possibilidade de dinmicas familiares "alternativas" que, apesar de no se encaixarem no modelo dominante de famlia, gozam de popularidade e at de legitimidade entre determinados setores da sociedade. Nesse caso, a compreenso da vida familiar no Brasil contemporneo exigiria do observador um esforo para considerar, alm da norma hegemnica, essas dinmicas alternativas, sendo a circulao das crianas em grupos populares apenas um exemplo.

Algumas noes chave Antes de seguir para a descrio etnogrfica, cabe esclarecer certas premissas epistemolgicas que subjazem a minha pesquisa. Em primeiro lugar, a noo de sujeito - o que representa esse "indivduo" com o qual falamos, cuja histria contamos? Ambert (1996), sociloga especializada nos estudos da infncia, lembra-nos que o "sujeito" dos cientistas sociais no necessariamente o dos psiclogos. Enquanto comum estes trabalharem com a idia de um sujeito humano universal, cujos mecanismos psquicos so basicamente os mesmos em qualquer lugar, os cientistas sociais tendem a centrar

seus esforos nas sensibilidades especficas a determinados contextos. Tal postura no implica na negao da unidade psquica da espcie humana: a idia de que todos nascem com as mesmas possibilidades de criatividade simblica. Porm, prioriza o fato de que as emoes e categorias de percepo de um indivduo se constrem dentro de circunstncias (um lugar e um tempo) concretas circunstncias essas que incluem uma maneira particular de conceber os limites entre a infncia e a vida adulta, as etapas de desenvolvimento psquica, e at a prpria noo de indivduo (ver tambm Mauss, 1973). Em outras palavras, essas concepes so vistas como variveis scio-histricas e no constantes. Tecendo uma crtica a teorias calcadas na noo do sujeito universal, Ambert (1996, p. 22) sugere que estas ("etnocntricas e ahistricas") tm validade apenas quando aplicadas no mesmo lugar em que foram desenvolvidas, isto , nos pases ocidentais. Ainda duvida que possam ser aplicadas sem radicais modificaes aos grupos minoritrios destes pases (ver tambm Prout & James, 1990). Efetivamente, a viso de Ambert muito prxima de Marcel Mauss, fundador da antropologia francesa, que, num artigo de 1937 sobre "a sociedade e a infncia" afirma :
Uma parte da psicologia da criana, por exemplo aquela que concebe e pratica o eminente psiclogo e pedagogo, Senhor Professor Piaget de Geneva, consiste de fato na anlise aprofundada da mentalidade de um pequeno grupo de crianas, em particular, as dele. (Ambert, 1996, p. 113, traduo do francs por CF)

Essa crtica - que Piaget formulava suas teorias a partir da observao de crianas "particulares" e no "universais" - inteiramente coerente com a o trabalho do historiador Aris (1981) sobre a construo social da infncia. Porm, apesar de pesquisadores de quase todas as reas humanas citarem favoravelmente a obra deste autor, nem sempre parecem ter clareza quanto s implicaes de sua abordagem. Seguindo essa linha "construcionista" de anlise, conceitos to aparentemente bvios como "me" ou "beb" podem ter, num dado contexto, significaes no previstas pelo observador de fora - donde a dificuldade de compreender as relaes, as emoes ou os traumas de indivduos precisos sem situ-los solidamente no universo simblico de seu lugar histrico. O universo simblico nos conduz segunda noo bsica de nosso argumento: a idia da cultura e, em particular, de diversidade cultural. Sabemos que, em tratados antigos, a diversidade cultural dizia respeito geralmente a territrios nacionais ou tribais. O "diferente" cultural era associado quele bantu ou trobriandes do outro lado do globo ou, eventualmente, queles pases (geralmente vizinhos) vistos como, de alguma forma, atrasados - os argentinos arrogantes, por exemplo, ou os paraguaios corruptos. Em todo caso, a diferena cultural era normalmente concebida como algo distante, ou, em todo caso, algo com o qual no era preciso lidar no dia a dia. A diferena cultural, chegando mais perto de casa, passou num primeiro momento a ser "folclorizada" (DeCerteau & Jlia, 1989). Nesta perspectiva, abria-se lugar apenas para aquelas figuras - "italianos", "afro-brasileiros" ou "ciganos" - que correspondiam pacificamente a nossa imagem deles. Aplicando uma noo estanque de cultura, reduzia-se a alteridade a alguns adereos folclricos - danas, msicas, roupas descartando o resto dos comportamentos como degradao cultural ou perda de alguma pureza originria.

Antroplogos atuais contrariam essas vises tradicionais, frisando que a diversidade cultural que deve nos preocupar hoje no necessariamente ancorada em grupos nacionais ou tnicos. Gerao, gnero, orientao sexual e classe (entre outros) podem ser fatores igualmente decisivos, multiplicando os critrios de diferena, ao mesmo tempo que complicam a demarcao de territrios exclusivos a uma "cultura" ou outra. Rompendo assim com a idia de que exista um "ns" versus um "eles", hoje, coloca-se a questo da alteridade dentro da sociedade complexa. Nessa perspectiva, a lgica particular de quem mora na esquina pode ser to "extica" (e to digna de nossos esforos interpretativos) quanto a dos aborgines que vivem do outro lado do globo (Geertz, 1999). Justamente para se afastar das imagens pacatas e folclorizadas da diferena cultural, os antroplogos cunharam novos termos: falam em "alteridade radical" (Ramos, 1991) ou "multiculturalismo crtico" (ver Turner, 1994), em oposio ao "multiculturalismo enciclopedaco" ou pluralismo neo-liberal; falam da diferena em vez da diversidade (Bhabha, 1998). Em todo caso, objetivam deixar claro que a alteridade cultural que hoje se constitui como objeto de interesse antropolgico, antes de nos entreter, algo que nos incomoda. Diz respeito no a figuras exticas, mas, sim, a pessoas morando perto, at em nossas casas, com as quais devemos lidar no dia a dia. Nesse cenrio, o papel do antroplogo seria o de explorar o terreno, muitas vezes minado, que existe entre um entendimento do mundo e outro. Seria o de fornecer uma espcie de mapa ou guia para transcorrer a distncia que existe entre "subjetividades variantes" (Geertz, 1999), aquele espao conturbado de "entre-lugares" (Bhabha, 1998) que ressalta a diferena. Chegamos, com isso, ao terceiro termo de nossa introduo: o social - termo que, principalmente quando tratamos dos grupos populares (vistos por alguns observadores como simplesmente "pobres", "sem cultura"), facilmente assimilado noo de problema social. Isto ocorre, em primeiro lugar, porque boa parte das pesquisas feitas entre grupos populares realizada em lugares de atendimentos para pessoas com problemas (clnicas, hospitais, abrigos, tribunais de justia...); muitas vezes a pesquisa tem, como objetivo explcito, contribuir para a soluo desses problemas. Produz-se, assim, conhecimentos sobre pessoas doentes, em conflito com a lei, ou vivendo um momento de crise - um campo certamente digno de estudo. Porm, freqentemente, a partir dessa fatia particular da populao, o nefito passa a tecer generalizaes sobre "as camadas de baixa renda", "os pobres" etc. A questo que se coloca : como pretender saber da cultura de "jovens da periferia" a partir de observao e entrevistas exclusivamente com infratores dentro da FEBEM? Como aprofundar a compreenso de relaes de gnero em grupos populares, usando apenas depoimentos de mulheres batidas entrevistadas no abrigo? Mesmo quando pesquisadores reconhecem que logicamente impossvel fazer tais generalizaes a partir de amostras "viciadas", a concentrao de energia em temas relacionados a "problemas sociais" - definidos de tal forma que, nove vezes em dez, so localizados (ou exemplificados) em populaes materialmente carentes - arrisca levar a concluses tendenciosas. Qualquer caracterstica dos casos problemticos que difere do hegemonicamente normal vista como causa do problema. Sem incluir entre nossas pesquisas aqueles irmos que no chegam na FEBEM, aquelas vizinhas que no chegam no abrigo, aqueles homens que no caem na delegacia ou nas urgncias do hospital - em suma, sem considerar o comportamento e dinmicas sociais (possivelmente diferentes dos padres dominantes) dos no-problemticos, difcil

colocar os "problemas" em perspectiva. Pressupomos o que "normal" a partir de nossa experincia pessoal (no caso de muitos pesquisadores, uma experincia de classe mdia alta), ou de modelos livrescos calcados na idia de um "sujeito universal". no intuito de tornar visveis "outras normalidades", prova que a modernidade no to monoltica assim, que passo a descrever alguns casos, tirados de pesquisas etnogrficas que realizo desde o incio dos anos 80 nos bairros populares da cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Esses casos especficos foram registrados no ano de 1993, num bairro localizado a sete quilmetros do centro da cidade, povoado por pessoas que ganhavam a vida com profisses modestas: as mulheres trabalhando como faxineiras, balconistas, costureiras... os homens como motoristas de nibus, funcionrios municipais (do DMAE ou do DMLU)3, sapateiros, mecnicos. De origem tnica mista, vivendo no seio da sociedade moderna e na economia do mercado, minha hiptese que essas pessoas atualizam, nas suas prticas cotidianas, certas lgicas que no podem ser explicadas em termos das normas dominantes. Nem mero resqucio do passado, nem necessariamente augrio do futuro, a circulao de crianas, tal como a descrevo, seria apenas uma entre vrias normalidades possveis entre as prticas familiares na sociedade complexa atual.

As trs mes de Claudiana Trata-se, no nosso primeiro caso, de Claudiana, uma pequena morena de sorriso radiante, com oito anos de idade. Eu a encontrei por acaso no dia em que fui visitar sua vizinha, Dona Dica, uma velha senhora tranqila que sempre tinha na sua casa, durante prolongadas estadias, um ou dois netos. Seguindo as habituais formas de sociabilidade, havia, neste dia, vrias outras pessoas de visita na sua casa. Duas de suas filhas casadas, que moravam perto, transitavam sem parar entre o salo e o quintal onde, em frente torneira de gua, elas aplicavam tinta aos cabelos. , portanto, com a maior espontaneidade que, ficando a par do tema de minha visita, elas chamaram Claudiana, uma das quatro crianas que brincavam nesse espao, acompanhando com orelhas atentas as rotinas dos adultos: "Vem, vem contar a essa senhora quantas mes tu tens." Claudiana, visivelmente encantada de ser o centro da ateno, pousou um dedo sobre o queixo para ponderar bem a pergunta, e disse: "Trs: a me de leite, a me de criao e a me que me ganhou. Eu tinha trs dias, vim para c, s fui embora com cinco anos. ..." A mais velha das duas irms apressou-se em explicar como Claudiana veio viver na sua casa:
A me dela pediu para ir na praia. Ela tinha seis dias e a me dela pediu para mim ficar com ela uns dias e eu fiquei. A, ela foi ficando, fui comprando leite, dando mamadeira e ela ficou at cinco anos... na minha casa, dormia e tudo. Onde eu ia, levava junto; era filha. Chama de me at hoje.

Quanto me de leite, nossa interlocutora explica: sua irm ganhou nen uma semana antes de Claudiana nascer e, aprendendo que a me da menininha no tinha leite, resolveu se oferecer para amamentar a recm-nascida, junto com seu prprio filho. Este caso pode no ser "tpico", no sentido estatstico do termo, mas encontram-se condensados nele elementos repetidos em muitas outras casas do quarteiro. Primeiro, o

aspecto rotineiro da circulao de crianas: entre as 120 famlias includas na minha pesquisa, realizada nos bairros populares de Porto Alegre, desde o incio dos anos 80, h em torno de cem relatos de indivduos que passaram vrios de seus anos formativos longe dos pais (Fonseca, 1995). Diversos episdios como o de Claudiana nos levam a acreditar que, para muitas pessoas, cuidar de uma criana um assunto que no se limita me, nem ao casal. Mobiliza uma rede de adultos que se estende para alm do prprio grupo de parentesco. Por vezes, o deslocamento da criana motivado por uma situao de crise - divrcio de pais ou falecimento de um tutor - mas no faltam exemplos em que esta circulao parece plenamente voluntria. As meninas vo trabalhar "numa casa de famlia" ou "fazer companhia" a uma senhora de idade, os meninos partem em busca da fortuna. Um aterrissa na casa de uma madrinha, outro na da av. Ainda outros acabam na casa de pessoas no aparentadas e, nesse caso, no raro as imaginaes correrem soltas sobre Fulano, recebido como filho numa "famlia de ricos", ou Beltrano "feito escravo" por tutores gananciosos. Entretanto, na maioria de casos, meus interlocutores falavam sem grande comentrio sobre suas idas e vindas entre um lar e outro, como se fosse algo banal. Assim, terminei por compreender que, apesar do ditado "Me uma s", de fato, muitas pessoas chamam mais de uma mulher por este ttulo4. Um segundo elemento levantado pela histria de Claudiana diz respeito ao prazer que se tem ao cuidar dos bebs. Seria errneo supor que, j que se coloca com relativa facilidade as crianas em outros lugares, estas no sejam queridas. Ao contrrio, quando chega em circunstncias minimamente propcias, a criana (especialmente as pequenas, at trs ou quatro anos de idade) parece ser uma rica fonte de divertimento para os adultos que acompanham seu dia a dia. Raramente se deixa um recm-nascido por muito tempo; h sempre um batalho de parentes, de vizinhos e de vizinhas prestes a tom-lo em seus braos. Como se tivessem um tipo de graa que pudesse se transmitir ao adulto que o toca, os bebs so passados de mo em mo - amimados, admirados, paparicados. A festa que envolve o primeiro aniversrio das crianas, por si s, acaba com as teses ariesianas da indiferena. claro que diferentes formas de crise - uma queda sbita de renda, uma briga conjugal - podem transformar a criana em fardo, mas, nesse caso, no necessariamente difcil localizar nas redondezas uma mulher velha ou um casal estril prontos para dar uma mo. Claudiana, como muitos de seus vizinhos, foi inscrita em sua famlia consangnea, antes mesmo de nascer, pelo seu nome. Evidentemente, como seus vizinhos, ela leva o sobrenome de seu pai no certificado de estado civil, assim como o de seu av materno como segundo nome. Entretanto, aqui o nome que liga o indivduo ao grupo no s o nome de famlia, mas tambm o primeiro nome. Assim, Claudiana a filha de Claudianor, ele mesmo irmo de Claudeci e Claudenir; antes dela, h uma irm, Claudia, e um irmo, Claudio. Por este tipo de nominao, os laos mais prximos de consanginidade so estabelecidos de um modo permanente, apesar das eventuais dissolues matrimoniais, novos casamentos ou nascimentos de meio-irmos e irms. No caso de Claudiana, a menina podia ser absorvida como "filha" na famlia da vizinha. Seu primeiro nome, usado no dia a dia, garantia que ningum esqueceria de sua inscrio genealgica na famlia de origem. A inscrio desta menina na sua famlia de criao de outra ordem. Existe, em primeiro lugar, o fato dela ter ingerido, junto com seu "irmo de leite", uma substncia de tremenda importncia simblica - o leite materno que, ao formar fisicamente o corpo

do beb, transmite um pertencimento social (Hritier, 1992)5. Alm dessa transmisso por fludos corporais, a relao entre Claudiana e sua famlia de criao se constri tambm nas atividades quotidianas de comer, brincar e dormir juntos. Este aspecto relacional - da identidade individual est imprimido no prprio vocabulrio que descreve a circulao de crianas. "A adoo", palavra freqentemente usada pelos brasileiros da classe mdia, no uma palavra corrente entre os habitantes dos bairros populares. (Sem dvida ela seria compreendida, mas no aparece espontaneamente nas conversaes). Nestes bairros, a idia da colocao no surge como instituio abstrata tal qual "o casamento" ou "a famlia". No se expressa sob a forma de substantivo. (Os termos "pais de criao" ou "filho de criao" existem, mas so raramente empregados). Expressa-se antes por variantes do verbo "criar" : "o menino que eu criei", "a me que me criou". A distino significativa, pois, lingisticamente, a nfase posta na relao mais do que no indivduo isolado. Poderamos levantar a hiptese que, tal como em muitas outras sociedades, o parentesco aqui no se limita ao aspecto biolgico, elemento imanente no indivduo, mas algo que se nutre na relao social ao longo da vida (Jeudy-Ballini, 1992; Schneider, 1984). Na histria de Claudiana, temos um caso em que a criana circula desde sua mais tenra infncia entre famlias no aparentadas, somando desta maneira uma nova unidade a sua rede de parentesco. Voltando agora ao caso de Dona Dica, a velha senhora em cuja casa encontramos Claudiana, descobriremos ainda outra histria da circulao de crianas uma histria que ilustra no apenas a importncia da rede familiar para a socializao dos jovens, mas tambm a tenso que pode surgir na disputa implcita entre mes rivais (nesse caso, entre parentes afins : Dona Dica e sua nora).

Batata na vov Com seus 36 netos e 18 bisnetos, Dona Dica pode falar com conhecimento de causa: "Neto - sempre tinha junto. Dois, trs, um ms dois, outro ms trs, outro ms nenhum. Iam e voltavam, iam e voltavam." Sentada mesa em uma pea estreita que servia de cozinha e de sala ao mesmo tempo, ela no parava, durante nossa visita, de verter um lquido colorido em saquinhos plsticos, a serem guardados em seguida em seu congelador. No momento de nosso encontro, a venda destes sacols de fabricao domstica era sua principal fonte de rendas. Eu tinha ido ao seu encontro para saber mais sobre um neto, de oito anos de idade, que vivia com ela h quase um ano. Esta criana, conhecida pelo singular apelido de Batata, filho de um filho (este falecido trs anos antes), tinha chegado evidentemente por vontade prpria. A histria que sua av me contou lembrava dezenas de outras que eu havia escutado no bairro.
Agora, ele veio por vontade dele. Quando vi, ele chegou a com a sacolinha, o pescoo aleijado dum lado deste tamanho assim. Cortou uma marca que ele tem aqui, e no deram ponto e saia aquela carne esponjosa. Ficou aquele enxume. A, eu curei ele.

Esta "salvao" da criana ferida ou adoentada um tema recorrente nos relatos das mes de criao. Estas no escondem em geral a identidade dos genitores, mas, para evitar qualquer rivalidade com eles, podem tentar convencer a criana, assim como as pessoas prximas, que seus pais agiram de forma irresponsvel, e na inteno de abandon-la. Seguem ento numerosas histrias (algumas com evidentes retoques de fantasia) a respeito do mau estado em que se encontrava o beb quando da sua chegada:

"Achei ele largado em cima de um formigueiro coberto de feridas". "Ele pesava um quilo e meio quando minha me pegou". "O nen estava sempre doente, e a sua me me falou: eu vou te dar este cago'. Tive que tratar ele com canja de galinha por seis meses". interessante lembrar que, em portugus, o vocbulo criar tem um duplo sentido. Alm de designar o ato de cuidar de qualquer ser em crescimento (quer seja criana ou animal), tambm alude ao ato artstico de inventar. Falando de crianas em circulao, nunca ouvi uma aluso deliberada a esta ltima significao - qualquer jogo de palavras ou brincadeira. No entanto, como no ver o jogo inconsciente que pode aproximar um ato do outro? Quando os genitores e os pais adotivos disputam as preferncias de uma criana, os ltimos diro: "Fui eu quem criei!" E o tema to freqentemente evocado nos relatos - da criana, chegada semi-morta, tendo que ser ressuscitada pela devoo de seus pais adotivos - no seria uma alegoria de criao? Uma forma de segundo nascimento - um parto simblico para selar os direitos dos novos pais? O pequeno Batata deixa subentender que ele teve uma participao ativa nas decises que o concernem: "Para minha me, eu disse: me, queria ir l na v. Da eu vim, ela pediu para eu morar com ela e eu morei." Dona Dica completa o relato de seu neto, explicando o quanto ela aprecia a sua presena: "Ajuda sim. Ele vai no armazm. Ele vai no supermercado. S no deixo atravessar a faixa (...) S ele que neto. S ele que est comigo. S eu e ele. Se no vem gente, passamos o dia os dois." De fato, Dona Dica recebe netos na sua casa h praticamente vinte anos. No incio era para ajudar seus prprios filhos que, adolescentes, ainda estavam mal situados para assumir a responsabilidade de uma criana. Mas, hoje, Dica recebe as recompensas desta ajuda que ela ofereceu h tanto tempo, pois seus descendentes no a deixam a ss. Considerando essas prticas na sua dimenso temporal, o pesquisador v esboar-se a lgica do dom e do contra-dom. A simbiose entre av e netos obedece aos imperativos do ciclo domstico. Os primeiro-nascidos de uma gerao freqentemente passam muito tempo com a av que, desta forma, "d uma mo" aos jovens adultos da nova gerao. Vinte anos depois, quando a obrigao transforma-se em direito, a av, j menos autnoma, pode reivindicar ela mesma ajuda, exigindo um dos netos mais novos para lhe fazer companhia. Finalmente, a histria de Dica e Batata lembra um elemento fundamental da circulao de crianas - que ela opera conforme o princpio da bifiliao, aproximando as crianas tanto de seus parentes patrilineares como matrilineares. Este detalhe freqentemente esquecido. J que os adultos responsveis pelos jovens so quase sempre mulheres, dse a impresso de que os homens, e particularmente os pais, no tm qualquer envolvimento nesta histria. Ora, estudos entre famlias "matrifocais", em outras regies da Amrica Latina, sugerem que a presena simblica do pai pode ser garantida na pessoa das consangneas paternas que muitas vezes passam a cuidar de seus netos e sobrinhos (ver, por exemplo, Smith, 1973). Em Porto Alegre, entre as mes de criao que pesquisei, as avs paternas eram to numerosas quanto as do lado materno e, em mais da metade dos casos de colocao entre outras consangneas (que no a av), tratava-se de uma relao agntica (parente do pai) da criana. Assim, como no caso do jovem Batata, constatamos que, mesmo quando a criana no mora com o pai, possvel ela se sentir solidamente enraizada no seu parentesco paterno, assegurando os termos genealgicos de sua identidade social.

Anedotas, anlises e modelos Depois de ter esboado esses dois casos de circulao de crianas, usando-os como suporte para arriscar alguns enunciados gerais, cabem certas ressalvas. Os problemas associados ao "reduccionismo anedtico" (Burke, 1945) aparecem diariamente no senso comum, segundo o qual basta um exemplo avulso para confirmar um esteretipo preconceituoso. No caso de populaes pobres, que muitas vezes s ganham visibilidade com os casos mais problemticos, os perigos desse tipo de reduccionismo so particularmente evidentes. Basta que os jornais publiquem um artigo sobre uma adolescente pobre que abandonou seu recm nascido numa lixeira, para que esta imagem se torne paradigmtica de todas as mes adolescentes. Quando se trata de pobres, um acontecimento que em outro contexto seria considerado excepcional - um caso isolado - torna-se facilmente emblemtico. Se ouso usar anedotas aqui para ilustrar certas hipteses sobre a organizao familiar, , portanto, com trs ressalvas. Em primeiro lugar, houve, para fundamentar essas anedotas, uma pesquisa de campo de flego suficiente (cento e vinte famlias, cada uma visitada diversas vezes) para calcular a normalidade desses comportamentos num determinado contexto. a partir da paciente observao no dia a dia durante certo perodo de tempo, justapondo casos que, primeira vista, pareciam isolados ou excntricos, que o pesquisador comea a descobrir patterns freqentemente inesperados da vida social. Nesse procedimento, as anedotas apresentadas no texto final no so catadas arbitrariamente para ilustrar hipteses pr-estabelecidas, formuladas a partir do senso comum; tampouco so escolhidas a dedo para comprovar teorias abstratas j sedimentados antes da pesquisa. So, pelo contrrio, selecionadas exatamente para levar para o leitor, em forma condensada, as surpresas da pesquisa de campo e, dessa forma, induzir nele novas perspectivas que s essa experincia pode proporcionar. Em segundo lugar, qualquer pesquisador srio deve levar em considerao a grande variedade de personagens e comportamentos que encontra durante a pesquisa de campo. (Falar de "a comunidade" como se fosse um grupo absolutamente homogneo de indivduos quase sempre enganador. Os "nativos" no so nunca todos iguais). Neste sentido, importante colocar que, entre as narrativas coletadas, existiam alguns casos nada cor-de-rosa da circulao de crianas: de filhos que se sentiram rejeitados, de mes que tentaram tirar proveito da colocao, de pais de criao nada generosos. Assim, teria sido possvel destacar um caso ali, outro acol, para reforar esteretipos negativos - aqueles que apontam para o modelo nuclear de famlia como o nico realmente aceitvel. No entanto, eu tinha, entre as histrias de circulao, um nmero infinitamente maior de relatos sobre filhos no ressentidos (ou at solidrios) com os pais, e adultos (que fossem pais biolgicos ou de criao) muito preocupados com o bem-estar dos filhos. Ressaltar os casos "positivos" no significa, portanto, que os problemticos no existem. reforar a idia de que tais comportamentos podem ser vividos e vistos como normais e da, comear a imaginar outras normalidades que no fecham necessariamente com as hegemonicamente aceitas. O ttulo deste artigo, em forma de questo aberta - "Me uma s?" -, serve como provocao para pensar pistas capazes de revelar essas outras normalidades.

A circulao de crianas um tema j bastante comentado por pesquisadores estudando o Brasil (Abreu, 2002; Kuznesof, 1998; Meznar, 1994). Como tentei mostrar em outros artigos, trata-se de uma prtica com densidade histrica, que evoluiu em determinadas circunstncias, nunca alheia, mas sim em simbiose com as foras do Estado (Fonseca, 2002). Sugiro que propiciou no somente a sobrevivncia, mas o acompanhamento carinhoso de geraes de jovens brasileiros. Mas como qualquer outra dinmica familiar, tem sido associada tambm a situaes conflituosas, de abandono ou de violncia. Meu intuito no idealizar a circulao de crianas, nem mesmo erguer essa prtica em modelo familiar com estatuto epistemolgico igual ao do modelo nuclear. Pelo contrrio, pesquisadores contemporneos questionam o prprio sentido das antigas tipologias modelares (nuclear, extensa etc.), procurando, ao invs, trabalhar dentro de um quadro terico mais dinmico (Stacey, 1992). Chegamos, com isso, terceira ressalva de meu argumento. O modelo nuclear um conceito analtico que se manifesta no somente empiricamente em determinados casos, mas tambm como idia bem definida no imaginrio social. A circulao das crianas um conceito analtico que, embora evidente na razo prtica de muitas famlias, no aparece como valor consciente, nem mesmo como prtica reconhecida, pela grande maioria de sujeitos envolvidos. Seria, portanto, altamente arriscado tratar os dois fenmenos como se fossem de ordem idntica. No entanto, devemos reconhecer que, hoje, o modelo nuclear no reina da mesma forma que h trinta anos atrs. H fissuras no edifcio desse ideal, abrindo brechas para pensar a normalidade de elementos diversos: de pais homossexuais (Cadoret, 2001; Heilborn, 1995), bebs de proveta (Novaes & Salem, 1995) e famlias recompostas (Legall & Martin, 1995; Martial, 1998; Meulders-Klein & Thry, 1993), a nascimentos virgens (Strathern, 1995) e avscriadeiras (Attias-Donfut & Segalen, 1998; Barros, 1987). diante da atual conjuntura, que pesquisadores, procura de um arsenal terico capaz de dar conta dessa complexidade, voltam seus olhares para a etnologia clssica, encontrando nas dinmicas de parentesco uma arena de discusso mais abrangente e flexvel (Bilac, 2002; Fonseca, no prelo; Segalen, 1995) do que no modelo de famlia nuclear. Nossa reflexo sobre a circulao de crianas em determinadas famlias brasileiras seria apenas um exemplo desse novo olhar analtico sobre as diversas relaes familiares na sociedade contempornea.

Fonseca, C. (2002). Multiple Motherhood: Reflections on Certain Brazilian Cases. Psicologia USP, 13 (2), 49-68. Abstract: The fact that the upper class has adopted, over the past decades, the nuclear conjugal family as a hegemonic norm explains clearly why there is a tendency to see any deviancy from this norm as problematic. Nevertheless, by evoking ethnographic cases, I suggest that this hegemonic norm is not evenly dominant in all social layers. Thus I point out to the possibility of alternative familial dynamics which, in spite of not fitting the standard family model, enjoy popularity and even legitimacy among other sectors of society. In this case, the understanding of family life in contemporary Brazil, will require, from the observer, an effort to consider, besides the hegemonic norm, these

alternative dynamics, being the circulation of children in popular groups just one example. Index terms: Adopted children. Mothers. Family.

Fonseca, C. (2002). Une Mere Unique ? Reflexions Autour de Quelques Cas Bresiliens. Psicologia USP, 13 (2), 49-68. Rsum : Le fait que les classes dominantes aient adopt, ces dernires dcades, la famille noyau conjugal comme norme hgmonique explique sans doute pourquoi il existe une tendance voir une dviation de cette norme comme un problme. Cependant, en voquant des cas ethnographiques, je suggre que l'hgmonie de cette norme ne s'exerce pas avec la mme force dans toutes les couches sociales. Mieux, je souligne la possibilit de dynamiques familiales alternatives qui, bien que ne faisant pas partie du modle de famille dominant, soient populaires et considres comme lgitimes parmi certains secteurs de la socit. Dans ce cas, la comprhension de la vie familiale au Brsil contemporain exigerait d'un observateur un effort pour considrer en plus de la norme hgmonique, ces dynamiques alternatives, comme par exemple la circulation d'enfants en groupes populaires. Mots-cls : Enfants adopts. Mres. Famille.

Referncias Abreu, D. (2002). No bico da cegonha: Histrias da adoo e da adoo internacional no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumar. [ Links ] Ambert, A. M. (1996). Perspectives internationales sur la sociologie des enfances: Organisation de la science et paradigmes de recherche. In R. Dandurand, H. Roche, & C. Le Bourdais (Eds.), Enfances: Perspectives sociales et pluriculturelles. Sainte-Foy: Institut Qubecois de Recherche sur la Culture. [ Links ] Aries, P. (1981). Histria social da criana e da famlia. So Paulo: Zahar. [ Links ] Attias-Donfut, C., & Segalen, M. (1998). Grands-parents: La famille travers les gnrations. Paris: Odile Jacob. [ Links ] Barros, M. L. (1987). Autoridade e afeto: Avs, filhos e netos na famlia brasileira. Rio de Janeiro: Zahar. [ Links ] Bhabha, H. K. (1998). O local da cultura. Belo Horizonte, MG: UFMG. [ Links ]

Bilac, E. (2002). O lugar da famlia na cincia contempornea: Desafios e tendncias na pesquisa. Trabalho apresentado durante o Congresso Internacional: Pesquisando a Famlia, organizado por GAPEFAM UFSC, Florianpolis, 24 de abril. [ Links ] Burke, K. (1945). A grammar of motives. New York: Prentice-Hall. [ Links ]

Cadoret, A. (1995). Parent plurielle: Anthropologie du placement familial. Paris: Harmattan. [ Links ] Cadoret, A. (2001). Etre pre sans femmes: La paternit gay. Tsantsa: Revue de la Soct Suisse d'Ethnologie, 6, 83-92. [ Links ] De Certeau, M., & Dominique J. (1989). A beleza do morto: O conceito de cultura popular. In J. Revel (Org.), A inveno da sociedade. Lisboa: DIFEL, Memria e Sociedade. [ Links ] Duarte, L. F. (1995). Horizontes do indivduo e da tica no crepsculo da famlia. InI. Ribeiro & A. C. Ribeiro (Orgs.), Famlia em processos contemporneos: Inovaes culturais na sociedade brasileira. So Paulo: Loyola. [ Links ] Fonseca, C. (1995). Caminhos da adoo. So Paulo: Cortez. [ Links ]

Fonseca, C. (2002). Inequality near and far: Adoption as seen from the Brazilian favelas. Law & Society Review, 36, 2. [ Links ] Fonseca, C. (no prelo). Olhares antropolgicos sobre a famlia contempornea. In I. Elsen & R. A. Coleta (Orgs.), Pesquisando a famlia. Florianpolis, SC: GAPEFAM. [ Links ] Geertz, C. (1999). Os usos da diversidade. Horizontes Antropolgicos, (10). [ Links ] Heilborn, M. L. (1995). O que faz um casal, casal? Conjugalidade, igualitarismo e identidade sexual em camadas mdias urbanas. In I. Ribeiro & A. C. T. Ribeiro (Orgs.), Famlia em processos contemporneos? Inovaes culturais na sociedade brasileira. So Paulo: Loyola. [ Links ] Hritier, F. (1992). A propos de les deux s urs et leur mre. Paris:Odile Jacob. [ Links ] Jeudy-Ballini, M. (1992). De la filiation en plus: L'adoption chez les Sulka de NouvelleBretagne. Droit et Culture, 23, 109-135. [ Links ] Kuznesof, E. A. (1998). The puzzling contradictions of child labor, unemployment, and education in Brazil. Journal of Family History, 23 (3), 225-239. [ Links ] Lallemand, S. (1993). La circulation des enfants en socit traditionnelle.Prt, don, change. Paris: Harmattan. [ Links ]

Legall, D., & Martin, C. (1995). Construire un nouveau lien familial: Beaux-parents et beaux-grands-parents. In M. Gullestad & M. Segalen (Eds.), La famille en Europe: Parent et perptuation familiale. Paris: La Dcouverte. [ Links ] Martial, A. (1998). Partages et fraternit dans les familles recomposes. In A. Fine (Ed.), Adoptions: Ethnologie des parents choisies. Paris: Maison des Sciences de l'Homme. [ Links ] Mauss, M. (1973). Sociologie et anthropologie. Paris: PUF. [ Links ]

Mauss, M. (1996). Trois observations sur la socit de l'enfance'. Texte prsent par Marcel Fournier. Gradhiva, 20, 109-115. [ Links ] Meulders-Klein, M. T., & Thry, I. (1993). Les recomositions familiales aujourd'hui. Paris: Nathan. [ Links ] Meznar, J. (1994). Orphans and the transition from slave to free labor in Northeast Brazil: The case of Campina Grande, 1850-1888. Journal of Social History, 27 (3), 499516. [ Links ] Novaes, S., & Salem, T. (1995). Recontextualizando o embrio. Revista de Estudos Feministas, 3 (1), 65-89. [ Links ] Prout, A., & James, A. (1990). A new paradigm for the sociology of childhood? Provenance, promise and problems. In A. James & A. Prout, Construction and reconstructing childhood: Contemporary issues in the sociological study of childhood. London: Falmer Press. [ Links ] Ramos, A. (1991). A hall of mirroirs. Critique of Anthropology, 11 (2), 155169. [ Links ] Schneider, D. M. (1984). A critique of the study of kinship. Ann Arbor: University of Michigan Press. [ Links ] Segalen, M. (1995). Introduction. In M. Gullestad & M. Segalen (Eds.), La famille en Europe: Parent et perptuation familiale. Paris: La Dcouverte. [ Links ] Smith, R. T. (1973). The matrifocal family. InJ.Goody(Ed.), The character of kinship. New York: Cambridge University Press. [ Links ] Stacey, J. (1992). Backward toward the postmmodern family: Reflections on gender, kinship, and class in the Silicon Valley. In B. Thorne & M. Yalom (Eds.), Rethinking the family: Some feminist questions. Boston: Northeastern University Press. [ Links ] Strathern, M. (1995). Necessidade de pais, necessidade de mes. Revista de Estudos Feministas, (2), 303-329. [ Links ]

Turner, T. (1994). Anthropology and multiculturalism: What is anthropology that multiculturalists should be mindful of it? In D. T. Goldberg (Ed.), Multiculturalism: A critical reader. Oxford: Basil Blackwell. [ Links ] Victora, C. (1991). Mulher, sexualidade e reproduo: Representaes do corpo em uma vila de classes populares em Porto Alegre. Dissertao de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. [ Links ]

Recebido em 31.07.2002 Aceito em 10.08.2002

Endereo para correspondncia: Rua Ivo Corseuil 571 CEP 90.690-410. Porto Alegre, RS. Endereo eletrnico: claudiaf2@uol.com.br
2

Usamos este termo para designar a transferncia de uma criana entre uma famlia e outra, seja sob a forma de guarda temporria ou de adoo propriamente dita (ver Fonseca, 1995; Lallemand, 1993).
3

Departamento Municipal de gua e Esgoto, Departamento Municipal de Limpeza Urbana.


4

Como em outros lugares (cf. Cadoret, 1995), existe tambm o ditado: me (ou pai) quem criou.
5

Victora (1991), ao falar do pai que "assume" seu filho pela compra de um saquinho de leite, lembra-nos, entretanto, que a significao de aleitamento tem repercusses que vo alm da dade me-filho. All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License Instituto de Psicologia Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202 Cidade Universitria Armando de Salles Oliveira 05508-900 So Paulo SP - Brazil

S-ar putea să vă placă și