Sunteți pe pagina 1din 9

OBJETIVO

Nosso objetivo neste trabalho mostrar o correto dimencionamento das molas helicoidais, sua aplicaao e utilizaao, e alem disso estudar suas estruturas e composiao, a maneira como se calcula suas caracteristicas finais e o destino de sua aplicaao, vamos analizar ainda a sua aplicabilidade no meio industrial e como este elemento se tornou indispensavel em muitos processos.

INTRODUO
As molas so equipamentos fundamentais para o funcionamento de vrios componentes onde se necessita de transferncia de fora, amortecimento, armazenamento de energia cintica, e ainda diversa outros esforos mecnicos. So inmeras as aplicaes que podemos confiar a uma mola e isso faz dela um equipamento altamente requisitado na mecnica e em diversos setores produtivos industriais de nossa vida moderna. As molas so na verdade um equipamento com o qual podemos impulsionar ou ainda dar resistncia a qualquer componente, podemos utiliz-la, por exemplo, para proporcionar uma movimentao, prender objetos, amortecer algum tipo de movimento entre outros.

DEFINIO DE MOLAS
As molas podem ser de diversas formas e tamanhos, e, contudo, pode apresentar diversas maneiras de utilizao levando em conta a necessidade de aplicao que se tem. Neste caso especifico, estudaremos as molas helicoidais que, como outras molas, sabemos que um objeto elstico e flexvel e isso nos possibilita utiliz-la tambm para diversas aplicaes. Na maioria das vezes encontramos molas no mercado feitas de ao endurecido, porem podemos ter molas de elementos de liga dependendo da aplicao que desejamos dar a ela. Os elementos que caracterizam as molas so a flecha, a rigidez e a flexibilidade. Estes elementos so explicados abaixo:

* Flecha a deformao sofrida pela mola sob a ao de uma


determinada fora, medida na direo da prpria fora. Tal conceito pode [***] estender-se tambm a um elemento elstico sujeito a um binrio, neste caso a fora substituda por um momento aplicado e a deformao retilnea pelo deslocamento angular.

* Rigidez a propriedade de um material, de sofrer tenses sem se

deformar permanentemente. Sob tenso crescente, o material ir se deformar de forma elstica at o ponto em que se deforma permanentemente seja de forma rptil, seja de forma dctil o que depende das propriedades reolgicas do material e tambm das condies termodinmicas e do tempo em que a tenso aplicada.

* Flexibilidade a capacidade de um determinado material se


tornar flexvel, que se pode dobrar, curvar, etc.

Figura 01 Exemplos De Molas Helicoidais

MOLAS HELICOIDAIS
Este tipo de mola tem alta aplicao na mecnica e em dispositivos diversos, por ser altamente malevel e possuir um alto potencial elstico tem uma utilizao muito alta por desenvolvedores. Normalmente enrola-se uma barra de ao em forma de hlice que pode ser cilndrica ou cnica podendo ainda ter uma seo retangular, circular, quadrados e diversos outros modelos. Uma curiosidade sobre as molas helicoidais que a maioria se enrola pela direita embora haja molas de lado esquerdo. A mola helicoidal a mais usada em mecnica devido a sua alta aplicabilidade e tambm por ser utilizada em locais relativamente pequenos. Quando a mola helicoidal for enrolada esquerda, o sentido da hlice deve ser indicado no desenho. As molas helicoidais podem funcionar por compresso, por trao ou por toro. A mola helicoidal de compresso formada por espirais. Quando esta mola comprimida por alguma fora, o espao entre as espiras diminui, tornando menor o comprimento da mola.

Figura 2 - Mola Helicoidal solicitada Compresso

Da mesma forma que na barra de toro, o torque na mola helicoidal torce o fio quando a carga aplicada. Assim, para que haja deformao linear da mola, deve haver deformao angular do fio. Interessante notar que as tenses causadas pelo cisalhamento devido fora cortante e pelo cisalhamento devido ao torque se somam na parte interna do fio da mola. Nessa regio a tenso mxima, enquanto que na regio externa do fio mnimo, j que as tenses atuam em sentidos diferentes. As molas helicoidais de trao tambm sofrem os mesmos esforos. As tenses so maiores tambm na regio interna do fio, alm disso, as molas de trao possuem gancho, o que pode levar a concentrao de tenses devido curvatura.
A relao entre os dimetros da mola (mdio) e do fio chamada de ndice de Mola C. Esse valor indica o quanto o fio deve ser curvado para formar o dimetro mdio D. Fios com menores ndices de mola tm maiores curvaturas. A curvatura em uma mola responsvel pelo aumento das tenses originais. Os fios tm maior rigidez no lado interno do que no lado externo, j que o comprimento a ser torcido menor internamente. O aumento da rigidez causa um aumento na tenso. A composio do aumento da rigidez com o fato de que as tenses devidas aos esforos se somam no lado interno dos fios levada em conta atravs do fator de Wahl, nomeado a partir do pesquisador A.M. Wahl, da Whestinghouse Corporation.

O fator de Wahl Kw utilizado para solicitao varivel. Para solicitao esttica, o fator KS deve ser usado. Os fatores Kw e KS so apresentados nas equaes mostradas abaixo.

RESISTNCIA DE MOLAS HELICOIDAIS

A resistncia dos fios de molas helicoidais depende do dimetro do fio, devido ao processo de fabricao. Fios menores tm uma maior parte de sua seo transversal afetada pelo processo de estiramento, tornando-se mais resistentes. O apndice 1 mostra o grfico de resistncia a trao (Su) dos materiais mais comuns em funo do dimetro do fio. Para evitar que a mola "assente", ou seja, diminua de tamanho em servio devido a deformao plstica por carregamento excessivo, as

molas so projetadas para que no haja escoamento significativo. Para tanto, estudos mostraram que a tenso limite em materiais ferrosos para que no haja uma deformao maior do que 2% de 0,45.Su. Para outros materiais no ferrosos, o valor limite de 0,35.Su. Essa tenso limite deve ser utilizada para comparar com a tenso que leva ao comprimento slido (S), que o comprimento da mola com todas as espiras encostadas umas nas outras. Quando a mola sofre um pr-assentamento durante a sua fabricao, o efeito uma tenso residual no sentido inverso da aplicao da carga. Essa tenso benfica para aplicao de solicitaes posteriores no mesmo sentido. Para levar o pr-assentamento em conta, convencionou-se aumentar a tenso limite. Dessa forma, a tenso limite em materiais ferrosos de 0,65.Su. Para outros materiais no ferrosos, o valor limite de 0,55.Su. A fim de no permitir que as espiras se fechem totalmente sob carregamento em servio, recomendvel deixar uma folga de cerca de 10% da deflexo mxima, que a deflexo sob carga mxima. Assim, molas geralmente trabalham sem que as espiras encostem umas nas outras. Essa recomendao vem do fato de que, quando a mola se aproxima do comprimento slido, algumas espiras vo se fechar primeiro, alterando o valor da constante de mola e modificando o comportamento da mola como um todo.

Nmero de Espiras Efetivas e Comprimento Slido


O nmero total de espiras Nt dado pela simples contagem do nmero de espiras. Como as espiras que esto em contato com os anteparos no colaboram na deformao da mola, o nmero efetivo de espiras ( N ) obtido pela subtrao dessa duas espiras do nmero total. O clculo do comprimento slido (LS) deve considerar a forma das extremidades da mola. Molas com extremidades retificadas em esquadro permitem o clculo direto como o produto do nmero de espiras pelo dimetro do fio. Para outras configuraes, o comprimento slido varia. A figura a seguir mostra os principais formatos para as extremidades Figura 3 - Formato das Extremidades da Mola

FLAMBAGEM DE MOLAS E COMPRESSO


Dependendo da relao entre o comprimento e o dimetro mdio, da mesma forma que no caso de colunas, molas a compresso podem falhar por flambagem. A figura a seguir mostra um grfico no qual so mostradas as regies de estabilidade e instabilidade para as molas. As curvas A e B representam os casos onde a mola est totalmente presa nas extremidades ou est livre para deslocar-se transversalmente, respectivamente. Nos eixos mostrados esto expressos as razes entre o comprimento livre Lf e o dimetro mdio D, e entre a deflexo mxima e o comprimento livre. Comprimento livre o comprimento original da mola sem nenhuma carga.

Figura 4 - Grfico para a Verificao da Propenso Flambagem de


Molas a Compresso

MOLAS SOLICITADAS TRAO


Molas solicitadas compresso necessitam de extremidades que permitam que a carga de compresso seja centrada no eixo principal da mola. Isso ocorre para que no surja um momento que facilitaria a flambagem. No caso de molas trao, a transmisso da carga para a mola requer uma forma de acoplamento entre ambas. A forma mais simples atravs de um gancho, feito com o prprio fio da mola, que fica nas extremidades da mola. A prxima figura mostra o arranjo em vista frontal e lateral. Nessas mesmas vistas possvel visualizar as tenses de flexo e cisalhamento geradas pela excentricidade da carga. Como os fios tm que ser conformados para a formao do gancho, surge intensificador em ambas as tenses. A equao para as tenses mostradas abaixo de cada uma das figuras mostra os intensificadores entre parnteses. O gancho o principal local de falha em molas solicitada trao. O dimensionamento das demais partes similar ao visto para molas compresso.

As molas trao normalmente so construdas com um prcarregamento inicial que as mantm fechadas. Isso acontece para que seja necessrio um esforo mnimo para abr-las, j que no tm um limite mximo de fora que pode ser aplicada, como nas molas sob compresso quando chegam ao comprimento slido.

Figura 5 - Concentrao de Tenses em Mola Helicoidal solicitada


Trao

FADIGA EM MOLAS
O clculo de fadiga em molas leva em considerao o fato de que molas normalmente trabalham a trao ou a compresso, raramente com os dois tipos de solicitao. Assim, os diagramas de fadiga so baseados em tenso mnima e tenso mxima que a mola suporta, e no em tenso alternada e mdia como para fadiga em eixos. Isso se deve ao fato de que uma mola deve ser projetada para trabalhar entre um valor de carga mnimo e um mximo, permitindo mais facilmente o clculo das tenses mnimas e mximas. A figura 6 nos mostra um grfico padro para a resistncia fadiga em molas. Esse grfico foi derivado dos grficos usuais e essa derivao foi apresentada em classe. O eixo horizontal mostra tenso mnima e o eixo vertical a tenso mxima, ambas divididas pelo limite de resistncia. A reta com inclinao unitria representa o caso de que a tenso mnima igual a mxima, isto , a tenso constante. O valor mximo de 0,8.Su para a tenso de cisalhamento coerente com o j visto na apostila de fadiga. J a figura 7 nos mostra um diagrama de tenso pelo nmero de ciclos (S-N) para o caso em que a tenso mnima igual a zero. Nesse diagrama tambm so mostradas duas curvas de projeto, uma para material do fio jateado por granalhas e outro sem o jateamento.

Pode-se notar que as curvas incluem um coeficiente de segurana de cerca de 1,5. Em contrapartida, a figura 8 nos mostra o diagrama real de uma mola utilizada para fechamento de vlvulas. O grfico tem a forma praticamente igual ao da figura 7, mas com valores reais. Tambm nesse caso so mostrados os dados para material jateado por granalhas e para material no jateado. Esse diagrama no est normalizado pelo limite de resistncia trao.

Figura 7 - Diagrama de Tenso pelo Nmero de Ciclos (S-N) para Molas

Figura 8- Diagrama de Tenso Constante Real para Molas de


Vlvula

ESTUDO DAS FREQUNCIAS NATURAIS EM MOLAS HELICOIDAIS


Toda mola com carregamento varivel deve trabalhar longe de sua freqncia natural.

Quando uma mola solicitada, a carga inicialmente transferida para a primeira espira e esta comea a se deformar. Logo em seguida, a segunda espira comea a se deformar e assim por diante. Esse movimento no uniforme de movimento das espiras faz com que surjam outras frequncias de vibrao diferentes da frequncia de solicitao. Estudos mostram que molas de vlvulas podem ter frequncias de at 13 vezes a frequncia de solicitao agindo na mola. Dessa forma, para evitar o aumento descontrolado da amplitude do movimento, que aparece na frequncia natural da mola, deve-se garantir que esta seja pelo menos 13 vezes a frequncia de solicitao.

CONCLUSO
Qualquer elemento mecnico, metlico ou no, pode ser considerado uma mola. Em ltima anlise, todos tm alguma elasticidade e respondem elasticamente pelo menos num pequeno intervalo de solicitao. Essa resposta elstica depende do elemento e do material. Assim, uma alavanca uma mola j que, quando fletida, responde elsticamente a solicitao, desde que nenhuma parte desta sofra deformao plstica. Mesmo quando parte do material sofre deformao plstica, ainda existe uma resistncia a deformao que responde ao esforo aplicado, atuando contra esse. Molas de todos os tipos, respondendo mais ou menos, somente elsticas ou com esforos acima do limite de escoamento, podem ser construdas. O limite a engenhosidade do projetista na soluo de seu problema. Molas podem ter o formato de alavancas, mas as de uso mais comum na engenharia so as helicoidais, planas, prato e as de tenso constante. As primeiras so as mais utilizadas e podem ser vistas em torno do amortecedor de carros de passeio, em veculos ferrovirios, nos suportes de mquinas ferramenta e em uma infinidade de outros lugares, nas mais diversas aplicaes. Essas molas tm esse nome porque causam uma fora constante durante todo o desenrolamento, isto , tem uma constante de proporcionalidade entre a tenso e a deformao nula. Neste trabalho tratamos basicamente de molas helicoidais.

BIBLIOGRAFIA
Sites: www.ebah.com.br www.scribd.com www.pt.wikipedia.org

Obras:
JUVINALL, R. C. & MARSHEK, K. M. Fundamentals of Machine Component Design. Ed. John Wiley & Sons. New York, 1991. 2a ed. Apostila de Sistemas Mecnicos, Faculdade de Engenharia Mecnica da UNICAMP. 2003. DOS SANTOS, Auteliano Antunes, Jr., Molas Helicoidais, Apostila de Sistemas Mecnicos , Faculdade de Engenharia Mecnica da UNICAMP. 2003. NORTON, R.L., Projeto de Mquinas, PoA, Bookman, 2004. ULBRA Universidade Luterana Do Brasil.

S-ar putea să vă placă și